GT Territórios e Fronteiras
Fernando Pinheiro Villar (UnB) – coordenador
Maria Beatriz Mendonça (Bya Braga) (UFMG) – vice-coordenadora

 

 

 Comunicações Internas dos Grupos de Trabalho
Programação dia 29/10 - manhã 09:00 até 12:00

 

 

9:00 – 10:15
Primeira sessão Espaço Aberto (Open Space). Escolhas de temas e divisão das salas/grupos

 

10:16 – 10:29
Intervalo

 

10:30 – 12:00
Segunda sessão Espaço Aberto

 

Todas as sessões, com exceção da primeira e última, serão multiplicadas em seis salas e grupos. A primeira e a última sessões reunirão todo o GT em uma só sala. Os números de integrantes em cada sala podem variar, inclusive durante as sessões.

 

Comunicações

 

Aldiane Aparecida Dala Costa

DANÇA-TEATRO E DRAMATURGIA: A RELAÇÃO ENTRE CORPO E PALAVRA, EMOÇÃO E RAZÃO

 

 

Alex Beigui de Paiva Cavalcante

DISFUNCTORIUM E O MUSEU DO PERECÍVEL: ESTILHAÇOS DE CORPOS NA CENA POTIGUAR

 

 

Alexandra Gonçalves Dias

PERFORMANCE: MOVIMENTOS

 

 

Alexandre Pieroni Calado

ATOR / PERFORMER: AJUDA O HAPPENING A PENSAR A ATUAÇÃO CONTEMPORÂNEA?

 

 

Amabilis de Jesus da Silva

FIGURINOS: METÁFORAS E AJUSTES

 

 

Ana Caldas Lewinsohn

TÊTE À TÊTE: O ENCONTRO DO ATOR COM O ESPECTADOR NO TEATRO DE RUA

 

 

Ana Clara Cabral Amaral

UM DIÁLOGO ENTRE DANÇA E TEATRO PERMITINDO A POSSÍVEL CRIAÇÃO DE MICROPERCEPÇÕES

 

 

Experiência e percepção

ANA CRISTINA COLLA

 

 

Ana Goldenstein Carvalhaes

NOVAS MIDIAS NA CENA CONTEMPORÂNEA – TOPOS MITHO-TECHNÉ

 

 

Ana Maria de Bulhões Carvalho

A AUTOFICÇÃO NO TEATRO CONTEMPORÂNEO: UM EXEMPLO ARGENTINO

 

 

André Silveira Lage

A PICTOGRAFIA E AS GLOSSOLALIAS DE ANTONIN ARTAUD

 

 

Andrea Stelzer

MÍMICA CORPORAL E A ESCRITURA DO ATOR

 

 

Andreia Maria Ferreira Reis

EU CORPO A CORPO COMIGO MESMA: DES(H)ARMONIZANDO O ESPAÇO DO (IN)VISÍVEL

 

 

Antônio Carlos de Araújo Silva

A ENCENAÇÃO-EM-PROCESSO

 

 

Arlete Cavaliere

O TEATRO SIMBOLISTA RUSSO:CRIAÇÃO E CRÍTICA

 

 

Brisa de Oliveira Vieira

PINTANDO TUDO COM AQUARELA

 


  Comunicações Internas dos Grupos de Trabalho

Programação dia 29/10 - tarde 15:30 até 19:30

 

15:30 - 17:00 - Terceira sessão Espaço Aberto

 

17:01 - 17:14 - Intervalo

 

17:15 - 19:00 - Quarta sessão Espaço Aberto

 

Todas as sessões, com exceção da primeira e última, serão multiplicadas em seis salas e grupos. A primeira e a última sessões reunirão todo o GT em uma só sala. Os números de integrantes em cada sala podem variar, inclusive durante as sessões.

 

Comunicações

 

Bruna Christófaro

INSTRUMENTOS: O USO DO “TEXTO-IMAGEM” COMO FERRAMENTA DE ESTUDO E REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE UMA CRIAÇÃO

 

 

Carolina Dias Laranjeira

NÍVEIS DE DRAMATURGIAS NO CORPO DA BRINCADEIRA

 

 

Caroline Silveira Peter

CORPO-EM-ARTE, CORPO-SUBJÉTIL, CORPO-POSSIBILIDADE

 

 

Cassiane Tomilhero Frias

A POLÍTICA NO TEATRO E A CRUELDADE ARTAUDIANA

 

 

Cassiano Sydow Quilici

O TREINAMENTO DO ATOR/PERFORMER E A INQUIETUDE DE SI

 

 

César Lignelli

SONOPLASTIA E/OU ENTORNO ACÚSTICO: SEU LUGAR NA CENA TEATRAL

 

 

Ciane Fernandes

ENTRE ESCRITA PERFORMATIVA E PERFORMANCE ESCRITIVA: O LOCAL DA PESQUISA EM ARTES CÊNICAS COM ENCENAÇÃO

 

 

Daniela Aquino Camargo

ENCONTRO ENTRE TEATRO E MEDICINA NA CONSULTA ENCENADA

 

 

Denise Araújo Pedron

EM TORNO DA PERFORMANCE

 

 

Diego Elias Baffi

O PALHAÇO ITINERANTE E O ESPAÇO PÚBLICO COMO ZONA DE EXPERIÊNCIA

 

 

Dora de Andrade Silva

ESPONTANEIDADE, ENVOLVIMENTO E IMPREVISIBILIDADE NA DANÇA CONTEMPORÂNEA

 

 

Erika Carolina Cunha Rizza de Oliveira (Erika Cunha)

SUBJETIVIDADE EM AÇÃO: O ENCONTRO ENTRE “O SABER QUE TEM FORÇA DAS FONTES” E “A DANÇA PESSOAL E O BUTÔ”

 

 

Fábio Hnerique Nunes Medeiros

AUSÊNCIA E PRESENÇA DO CORPO NO TEATRO DE ANIMAÇÃO

 

 

Fernanda Raquel

POR UMA POLITIZAÇÃO DO CORPO NA CENA

 

 

Fernando Antonio Pinheiro Villar de Queiroz

SOBRE HISTÓRIAS, TEATROS E REESCRITAS: PRIMEIROS APONTAMENTOS

 

 

Flávio Rabelo

ESTRANHO, UM CARA COMUM, PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE UM CORPO EM ARTE

 

 

Heloisa Maria Lyra da Silva Bulcão

A CRIAÇÃO DA CENOGRAFIA

 

 

ISA MARIA FARIA TRIGO

OS ESTADOS CORPORAIS: INSTRUMENTO E SANGUE DO TEATRO COM MÁSCARAS

 

 

Joice Rodrigues de Lima

A FOTOGRAFIA COMO ESTÍMULO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA DRAMATURGIA TEATRAL

 

 

José da Costa Filho (José da Costa)

POLÍTICA E SUBJETIVIDADE NA CENA CONTEMPORÂNEA

 

 

Lygia Clark e as Fisionomias do Outro

JOSÉ FERNANDO AMARAL STRATICO

 

 

Juliana Carvalho Franco da Silveira

A DRAMATURGIA NA DANÇA-TEATRO DE PINA BAUSCH

 

 

Juliana Schiel

ETNOGRAFANDO CRIAÇÕES: PISTAS

 

 

Jussara Trindade Moreira

IMAGEM SONORA: DA MÚSICA À CENA.

 

 

Kenny Neoob de Carvalho Castro

UNIDADE MÚLTIPLA

 

 

Larissa Cardoso Feres Elias

O TAPETE NA POÉTICA DE PETER BROOK: SUPORTE MATERIAL DO CONCEITO DE ESPAÇO VAZIO

 


 Comunicações Internas dos Grupos de Trabalho
Programação dia 30/10 -manhã 09:00 até 12:00

 

 

9:00 - 10:15 - Quinta sessão Espaço Aberto

 

10:16 - 10:29 - Intervalo

 

10:30 - 12:00 - Sexta sessão Espaço Aberto

 

Todas as sessões, com exceção da primeira e última, serão multiplicadas em seis salas e grupos. A primeira e a última sessões reunirão todo o GT em uma só sala. Os números de integrantes em cada sala podem variar, inclusive durante as sessões.

 

Comunicações

 

Laura Carla Franchi dos Santos

DIAS FELIZES: A CENA FEMININA EM SAMUEL BECKETT

 

 

Lineu Gabriel Guaraldo

NA MATA TEM ESPERANÇA!: O AUDIOVISUAL, O CAVALO MARINHO E A TÉCNICA

 

 

Lucio José de Sá Leitão Agra

PERFORMANCE COMO AÇÃO DE UM COLETIVO: RELATO DE UM EXPERIMENTO

 

 

Luiz Carlos de Almeida Garrocho

IMPROVISAÇÃO COMO MÁQUINA DE VARIAÇÃO INFINITA

 

 

Luiz Fernando Ramos

POR UMA TEORIA CONTEMPORÂNEA DO ESPETÁCULO

 

 

Manoel Moacir Rocha Farias Jr.

DESLEITURAS E ELEMENTOS DA LINGUAGEM AUDIOVISUAL DE SAMUEL BECKETT EM O ESGOTADO DE GILLES DELEUZE

 

 

Marcelle Teixeira Coelho

A PROPRIOCEPÇÃO E A DRAMATURGIA DO CORPO NO TEATRO DE FORMAS ANIMADAS

 

 

Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi

O ESTREITAMENTO ENTRE O ESPECTADOR E A CENA CONTEMPORÂNEA

 

 

Márcia Virgínia Bezerra Araújo

ETNOGRAFIA, PROCESSO DE CRIAÇÃO E RITUAL CÊNICO

 

 

Margarida Gandara Rauen - Margie

OS LIMITES DE PAIDIA EM POÉTICAS DE RESISTÊNCIA À ARTE DE MASSA

 

 

Maria Beatriz de Medeiros

PERFORMANCE ARTÍSTICA E A QUESTÃO DA CENSURA

 

 

Maria Beatriz Mendonça (Bya Braga)

PROCURA DA PESQUISA SOBERANA DE ATOR

 

 

Maria Cristina da Silva Pereira

O ATOR-NÔMADE: SABERES ÓRFÃOS

 

 

Maria Helena Braga e Vaz da Costa

TEATRO E CINEMA: UMA POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO VIA O ESPAÇO DE REPRESENTAÇÃO

 

 

Mariana de Lima e Muniz

A COMÉDIA - GÊNERO À MARGEM

 

 

Marianna Francisca Martins Monteiro

LAMBE-SUJO: DANÇA DRAMÁTICA, PERFORMANCE E LIMINARIDADE

 

 

Marilia Vieira Soares

TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS: A TRANSCRIÇÃO DE LINGUAGENS DO TEXTO AO GESTO

 

 

Matteo Bonfitto Júnior

PETER BROOK E O CIRT: OS ANOS DE RUPTURA

 

 

Maura Desounet Baiocchi

PARA ALÉM DA AULA OU COMO CONSTRUIR UMA DIDÁTICA-SEM-ÓRGÃOS?

 

 

Melina Scialom

UM LEVANTAMENTO DO USO DAS TEORIAS DE RUDOLF LABAN NO BRASIL

 

 

Naira Ciotti

A REPERFORMANCE

 

 

Natássia Duarte Garcia Leite de Oliveira

DAS PROVOCAÇÕES DAS INTERAÇÕES ARTÍSTICAS

 

 


 Comunicações Internas dos Grupos de Trabalho
Programação dia 30/10 -tarde 15:30 até 19:30

 

 

15:30 – 17:00
Sétima sessão Espaço Aberto

 

17:01 – 17:14
Intervalo

 

17:15 – 19:00
Oitava sessão Avaliação do Congresso e reunião geral do GT

 

Todas as sessões, com exceção da primeira e última, serão multiplicadas em seis salas e grupos. A primeira e a última sessões reunirão todo o GT em uma só sala. Os números de integrantes em cada sala podem variar, inclusive durante as sessões.

 

Comunicações

 

Oriana Maria Duarte de Araujo

USEI MEU CORPO: DAS VÍSCERAS FIZ SOPA, DOS MEMBROS FIZ PONTES

 

 

Patricia de Lima Caetano

O CORPO INTENSO NAS ARTES CÊNICAS: ARTICULANDO O CORPO SEM ÓRGÃOS, OS BARTENIEFF FUNDAMENTALS E O BODY MIND CENTERING

 

 

Paula Alves Barbosa Coelho

A ALTERIDADE EM GROTOWSKI:UMA METAFÍSICA DA RESPONSABILIDADE

 

 

Paula Catalina Rojas Amador

A PREPARAÇÃO DO ATOR-ANIMADOR NO ESPETÁCULO DICOTOMIAS-FRAGMENTOS SKIZOFRÊ

 

 

Paulo César Balardim Borges

O BONECO NO DISCURSO CÊNICO

 

 

 

Raquel Scotti Hirson

CORPOETIZAR: REFLEXÕES SOBRE MIMESE POÉTICA DA PALAVRA

 

 

Rebeka Caroça Seixas Loia

A CONVENÇÃO CONSCIENTE E A PROXÊMICA MEYERHOLDIANA

 

 

Renato Ferracini

ATUAR

 

 

Rita de Cassia Santos Buarque de Gusmão

FLUÊNCIA

 

 

Roberson de Sousa Nunes

HAIKAI - SOMENTE AS NUVENS NADAM NO FUNDO DO RIO

 

 

Rodrigo Garcez da Silva

PERFORMATIVIDADE EM HELIO OITICICA

 

 

Rose Mary de Abreu Martins

O CANTO DO TEATRO BRASILEIRO 2: UMA PESQUISA DE LINGUAGEM TEATRAL

 

 

Sandra Meyer Nunes

VIEWPOINTS: EFEITOS NO ESPAÇO E NO TEMPO

 

 

Sandra Parra Furlanete

VOZ – MOVIMENTO CORPORAL – CRIAÇÃO

 

 

 

Sara Del Carmen Rojo de la Rosa

"CANCIÓN DE CUNA PARA UN ANARQUISTA": REFLEXÃO SOBRE O TEMPO COMO TERRITÓRIO MOVIL

 

 

Saulo Silva da Silveira

O PROCESSO CRIATIVO E A CRIAÇÃO DO PROCESSO: OS LABORATÓRIOS EXPERIMENTAIS COMO PROPOSTA METODOLÓGICA EM ARTES CÊNICAS

 

 

Silvia Adriana Davini

O CORPO RESSOANTE: ESTÉTICA E PODER NO TEATRO CONTEMPORÂNEO

 

 

Silvia Balestreri Nunes

TEATRO SEM ESPETÁCULO: ALGUMAS PISTAS

 

 

Sonia Lucia Rangel

PERGUNTAS-PASSAPORTE: MÃO DUPLA NAS FRONTEIRAS DA CRIAÇÃO

 

 

Sulian Vieira Pacheco

DO CORPO COMO INSTRUMENTO AO CORPO COMO LUGAR

 

 

Tania Alice Caplain Feix

ESTÉTICA TEATRAL CONTEMPORÂNEA: PERFORMANCE / ENCENAÇÃO

 

 

Tiago Moreira Fortes

FORÇA DE COMANDO : UM TRABALHO DO ATOR SOBRE SEUS INSTINTOS

 

 

Valmor Níni Beltrame

O TEATRO VISUAL DE LESZEK MADZIK

 

 

Veronica Fabrini Machado de Almeida

BACHELARD E NELSON RODRIGUES: INSPIRAÇÕES PARA COMPOSIÇÃO DAS PERSONAGENS DE DOROTÉIA

Demonstração Prática


C U O R E