Resumos

GT – Processos de Criação e Expressão Cênicas


Processo em Traços

Alice Stefania Curi

IESB- Centro de Ensino Superior de Brasilia

Palavras chave: imaginário taoísta células expressivas polissemia


A peça Traços ou Quando os Alicerces Vergam é baseada em contos de Ana Miranda, e mostra um dia na vida de uma mulher confinada em seu apartamento. No processo, matrizes do imaginário taoísta me provocaram criações a princípio dissociadas do tema do espetáculo, gerando acervo de células expressivas: movimentos, timbres, corporeidades, estados, etc. Esse repertório funcionou como matéria combinatória, com as quais se lidou em perspectiva de composição. Tal material foi sendo re-contextualizado em ações físicas a partir das demandas dramatúrgicas, processo este norteado pelas ambiências dos textos.





Corpo e técnica em dança: como podemos discuti-los?

Ana Carolina da Rocha Mundim Aleixo

Universidade Estadual de Campinas

Palavras chave: Dança Técnica Criação


O presente texto organiza um pensamento sobre a questão corporal na sua relação técnico-criativa, visando ampliar as discussões sobre técnica em dança. De que prismas podemos discutir a técnica em dança? A técnica está no corpo, é o corpo ou é algo externo ao corpo? Este texto não pretende responder a estas questões, mas provocar um pensamento sobre elas. Talvez nem mesmo sejam as respostas o que mais interesse neste caso, mas a capacidade de dialogarmos com estas perguntas, considerando diferentes possibilidades e pontos de vista. Para isso, buscamos referências em Rubem Alves, Merleau-Ponty e João Paulo Medina, como nosso principais interlocutores.





Nós, Sós: O corpo como poética de um compor coreográfico

Ana Cláudia Albano Viana

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Dança Contemporânea

Processos de Criação Corpo


A pesquisa que ora apresentamos trata-se da realização de um mestrado acadêmico que tem como objeto de estudo os processos de criação coreográfica na dança contemporânea e como referência principal as experiências do mundo vivido de seus dançarinos-criadores. Refere-se a uma pesquisa fenomenológica que parte das experiências vividas pela própria pesquisadora enquanto dançarina-criadora e que busca compreender os encaminhamentos que essas experiências promovem dentro de um processo de criação coreográfica. Não há uma intenção em esgotar o referido assunto, nem tampouco encontrar respostas prontas, mas sim de contribuir com possibilidades e caminhos outros num contexto onde a diversidade e multiplicidades dos saberes manifestam-se bem-vindas e fecundas.





Atos no Escuro: Uma Perspectiva Sensorial

Ana Lúcia Palma Gonçalves

UNIRIO

Palavras chave: teatro inclusão cego


Etmologiacamente teatro é o lugar de onde se vê. O sentido visual expressa e comunica o acontecimento cênico à platéia. Pesquiso um teatro realizado por cegos. Mas por que quem não enxerga deseja atuar numa arte fundamentada no olhar? Que recursos permitiriam a este corpo ampliar sua expressividade? Quais adaptações devem ser feitas para dar sentido a esta nova expressão? Investigo uma metodologia que dê conta desta particularidade sensorial gravando livros sobre teatro, criando um acervo gestual, investigando a projeção vocal no espaço e criando um piso tátil em braile para o deslocamento seguro.





Teatralização de prosa ficcional: Procedimentos e reflexões

Aramís David Correia

Progrma de Pós-Graduação em Teatro da UNIRIO

Palavras chave: Teatro-Épico atuação e encenação Dramaturgia e literatura


O texto a seguir é a síntese de uma pesquisa que se propõe ao levantamento e ao exame de procedimentos de transposição cênica de textos literários, tendo como princípio a conservação de suas características originais. Esta investigação debruça-se sobre as problemáticas advindas da articulação entre: atuação, encenação e dramaturgia na ocasião em que um texto em prosa ficcional é levado à cena. Assumindo um perfil teórico-prático, a pesquisa terá momentos organizados sob a forma de laboratórios experimentais, onde a partir de trechos das obras Pioravante marche e Malone morre, ambas de Samuel Beckett, serão acionados os procedimentos. Ao fim destes laboratórios será realizada uma prática de montagem que se organizará em função dos expedientes estudados.





Ator-criador: de brincante a mestre de brinquedos

Cecília Maria de Araújo Ferreira Freitas

Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia – PPGAC/UFBA

Palavras chave: Improvisação Jogos Teatrais Criação Colaborativa


O artigo é fruto da pesquisa de mestrado da autora, em fase de desenvolvimento, sob a orientação da Doutora Meran Vargens, realizada no PPGAC/UFBA. O tema é a investigação de uma morfologia poética através da experiência com a Companhia de Teatro Os Bobos da Corte e a reverberação desta experiência na prática de encenação da autora. Os processos cênicos da Companhia têm como epicentro o imaginário criativo dos artistas, gerado pela criação de imagens propulsoras e jogos teatrais.






Des (a) prender - uma interação do atuante com o treinamento psicofísico

Cesário Augusto Pimentel de Alencar

Universidade Federal do Pará (UFPA)

Demonstração Prática

Palavras chave: treinamento self-performativo artes marciais


O trabalho prático é remissivo ao texto a ser distribuído aos atendentes. Este comenta a importâcia de conhecer seu aparato psicofísico a fim de prontificá-lo à otimização de seu desempenho cênico. Serão introduzidas práticas do(a) yoga, do t'ai chi ch'uan e do kalaripayattu, além de exercício aplicativo de mímmica corporal dramática.






Novos desafios para a voz do ator

Clarisse Mendes Lopes

Programa de Pós Graduação em Teatro UNIRIO

Palavras chave: Voz Formação Ator

NOVOS DESAFIOS PARA A VOZ DO ATOR


Muitos são os desafios que se impõem ao desenvolvimento da voz na formação do ator na atualidade. Dizer bem o texto já não é mais suficiente. Não basta que o ator seja capaz de usar sua voz para valorizar as palavras do autor. Poderíamos supor que tais modificações diminuiriam a imposição de uma técnica vocal apurada, uma vez que imperfeições vocais passam a ser bem aceitas. Porém, o que se percebe na prática é uma ampliação das necessidades vocais para o ator contemporâneo, que se vê exigido a ter consciência da dimensão comunicativa dos aspectos não-verbais de sua fala.






TELMAH! MICROCOSMO CENOGRÁFICO.

Clovis Marcio Cunha

UNICENTRO

Palavras chave: encenação cenografia processos criativos


O Texto aborda a concepção cênica utilizada no espetáculo TELMAH! do grupo curitibano de teatro Barridos da Cena. O espetáculo desenvolve procedimentos de destruição e de reconstrução da linguagem cênica fazendo com que aspectos de vida irrompam sobre a representação teatral, despindo o mecanismo cênico e evidenciando suas estruturas como possibilidades de mapeamento que levam o receptor deparar-se com um microcosmo metalingüístico. É evidente uma contaminação de procedimentos da performance ao verificar que o espetáculo relaciona-se com estruturas de construção do tarô e de mapas cartográficos. O processo de criação cênica deste espetáculo fez uso de referências ao texto de Hamlet, partindo de uma criação cenográfica baseada em ilustrações diversas sobre o texto de Shakespeare.





Pistas sobre os Procedimentos Criativos na Linguagem do Palhaço

Débora de Matos

Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras chave: Palhaço Teatro de Rua Processo Criativo


Este estudo objetiva apresentar alguns dos resultados parciais da pesquisa Processos Criativos e Princípios Técnicos na Linguagem do Palhaço, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Teatro na UDESC. Neste texto, lançamos nossas atenções ao processo criativo de um dos três palhaços selecionados para o corpo de análise da pesquisa: o palhaço Chacovachi (Fernando Cavarozzi). As investigações encontram suporte teórico nos estudos de fontes bibliográficas, bem como na realização de entrevistas e observação dos procedimentos artísticos e pedagógicos desenvolvida pelo palhaço em análise. Busca-se, com isso, reconhecer os princípios técnicos que fundamentam e governam a prática de criação na linguagem do palhaço.





REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS DE RITMO E ANDAMENTO E SUAS POSSÍVEIS APLICAÇÕES NA CENA TEATRAL

Ernani de Castro Maletta

Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras chave: Ritmo Andamento Encenação


Tendo em vista a importância indiscutível do conceito de ritmo para a encenação, esta comunicação tem o objetivo de contribuir para a compreensão desse conceito e refletir sobre a necessidade de preservar determinadas características que o particularizam e o diferenciam de outros termos, em especial do conceito de andamento. Dessa forma, por meio de exemplos criados especialmente para esse fim, pretende-se colaborar para que esses conceitos não sejam reduzidos a um mesmo significado – o que, além de causar confusões e simplificações empobrecedoras, subtrai-nos instrumentos fundamentais para a nossa ação criativa.





A composição visual no teatro

Fátima Antunes da Silva (Yaska Antunes)

Universidade Federal de Uberlândia

Palavras chave: composição visual imagem imagem teatral


O artigo discute de forma sucinta a paulatina preocupação do homem de teatro com a composição cênica e a visualidade no teatro, para o desenvolvimento e avanço das quais, foram irrefutáveis as contribuições estéticas dos pintores no início do século XX. Contemporaneamente, o termo que sintetiza essa compreensão é a idéia de “imagem teatral”, ou seja, aquilo que, no espaço cênico, é dado a ver ao espectador. O processo de criação de um espetáculo inspirado na obra “Água Viva” de Clarice Lispector, com um grupo de alunos-atores do curso de Graduação em Teatro da UFU vem sendo desenvolvido a partir da busca de uma imagem teatral que promova no espectador de teatro a vertigem que o leitor da obra experimenta





EM BUSCA DO ATOR CÔMICO

FERNANDO LIRA XIMENES

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Palavras chave: RISO COMICIDADE ATOR CÔMICO


Este trabalho discute a viabilidade de técnicas específicas para realização atoriais do risível, como também propõe procedimentos para cena cômica, elaborados a partir das reflexões sobre a comicidade e o riso abordadas pelo filósofo francês Henri Bergson em sua obra, O riso: ensaio sobre a significação da comicidade. De acordo com este autor, o risível se estabelece quando percebemos nos atos cotidianos um desvio no sentido de uma mecânica: O mecânico colado no vivo. A proposta não é fechar-se em regras, mas apontar uma diretriz, um roteiro de procedimentos sistematizados para o ator nas cenas cômicas.





O Ator Bricoleur

Flavio Ribeiro de Souza carvalho

UNIRIO

Palavras chave: Bricolagem Narrativa Formação do ator


O trabalho do ator diante de diferentes textos não-dramáticos e a incorporação, como procedimento metodológico, do conceito de bricolagem, apontado por Lévi-Strauss. Partindo duma experiência prática de sala de aula e de minha formação pessoal como artista, aprofundo o olhar sobre a prática com materiais não-dramáticos utilizados como agentes potencializadores da natureza criativa do ator em formação. A prática da criação pelo entendimento do ator como um bricoleur, que constrói seu trabalho a partir de diversos materiais, gerando algo novo e autoral.




RIFA: OS INCAUTOS PERCURSOS DE CRIAÇÃO DE UMA PERFORMANCE

Henrique Saidel

Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras chave: Ação performática Metodologia de criação Redes Materialização de cartografias.


Re-elaboração de experiências através da presença e interação entre corpos/objetos/espaços. Agenciamentos que se estabelecem, criando conexões imprevisíveis. Uma rifa e uma viagem iniciam o percurso de desdobramentos de territórios de um artista: apresento, nesta comunicação, os conceitos e a metodologia de criação/execução da performance-solo RIFA, que iniciei no 2º semestre de 2008. Os estudos de RoseLee Goldberg (arte da performance) e Linda Hutcheon (ironia), as provocações de Hakim Bey (TAZ) e as propostas processuais de Rita Gusmão (ator performático) auxiliam na formulação conceitual e na estratégia criativa do pensamento/ação aqui exposto.




A cena se fez OVO e habitou entre nós

ISMAEL SCHEFFLER

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Palavras chave: processo de criação dramaturgia pesquisa sonora e corporal


O espetáculo teatral O OVO foi fruto de uma experimentação realizada em Curitiba, em 2006, que trazia contaminações de escritos de Artaud e de Grotowski, influências da performance art e da body art, visando a atingir a sensibilidade física e provocar reações corporais no espectador. A montagem partiu de alguns elementos predeterminados que serviram de base para a cena e para a dramaturgia, entre eles, a imagem simbólica do ovo, jogos de nomes e o sentimento da solidão e do isolamento. O presente texto apresenta considerações sobre a dramaturgia, o trabalho corporal e vocal-sonoplástico do espetáculo, discorrendo sobre o processo de criação.




O ritmo musical da cena de teatro

Jacyan Castilho de Oliveira

Universidade Federal da Bahia

Demonstração Prática

Palavras chave: musicalidade dinâmica partitura


O interesse pela questão da musicalidade que permeia todo e qualquer espetáculo – inclusive aquele que não conta com intervenção musical – entrelaça visões concernentes às formas de organização da narrativa, quer de maneira linear, quer de maneira fragmentada. As noções de ritmo e dinâmica do evento cênico remetem ainda aos modos de articulação dos elementos constituintes do espetáculo – partituras textuais, corporais e sonoras, e à organização espacial e temporal. Por este viés, ousa-se aventar que a musicalidade, na condição de habilidade de com-por, isto é, de encadear os elos da obra artística, torna-se um fator axial de toda habilidade poética, e nem só da cena. A presente demonstração ilustra um processo criativo que busca jogar com as possibilidades polifônicas da cena teatral.




Processo de criação vocal: jogos corpóreos de ressonância vocal para a composição da ação física da palavra

Janaína Träsel Martins

Universidade Federal da Bahia

Palavras chave: criação voz-corpo palavra


Com o foco nos processos de criação vocal da palavra em ação cênica, esta comunicação desenvolverá sobre os jogos de ressonância vocal como procedimento para a composição sonora da palavra via a dramaturgia do corpo. Os princípios fisiológicos e energéticos da ressonância vocal oferecem base para a investigação da composição da ação da palavra em sua materialidade sonora, através da experiência do sensível, pelas cinestesias e sinestesias das freqüências vibratórias do som no corpo. Serão relatados alguns princípios que permearam a pesquisa experimental com alunos do Curso de Interpretação Teatral da UFBA, na disciplina de Expressão Vocal, como parte dos estudos desenvolvidos na tese de doutorado “Princípios da ressonância vocal na ludicidade de jogos de corpo-voz para a formação do ator”.




GINÁSTICA & JOGO ENTRE OS PRIMEIROS ALUNOS DE COPEAU

José Ronaldo Faleiro

Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Formação do ator

Palavras chave: improvisação crianças


Os esforços de Jacques Copeau para a renovação do teatro no século XX têm produzido análises de estudiosos em vários campos da atividade dramática. Pouco estudada, porém, tem sido a contribuição das crianças para a sua primeira tentativa (1915-1916) de uma formação de ator/atriz, preâmbulo que levou à criação da Escola do Vieux-Colombier (1920-1924). Este artigo aborda a questão. Apresenta alguns elementos da prática copeliana bem como princípios norteadores de sua obra (a importância da improvisação; a busca de personagens fixas; a procura do movimento pessoal; a recusa de partir de um movimento corporal prefixado; a superação do realismo; a luta contra o cabotinismo). Inspirado na pesquisa de Dalcroze — e auxiliado por Suzanne Bing —, entre ginástica e jogo Copeau constrói o seu método.




Grupo XIX de Teatro: a narrativa como forma de diálogo

Lígia Borges Matias

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Palavras chave: teatro contemporâneo teatro rapsódico ator-narrador


Grupo XIX de Teatro: a narrativa como forma de diálogo Lígia Borges Matias Licenciada em Ed. Artística – hab. Artes Cênicas Universidade Estadual Paulista (UNESP) GT – Processos de criação e expressão cênica Palavras-chave: Teatro contemporâneo, teatro rapsódico, ator-narrador Resumo: Por considerar a utilização da narrativa como uma prática importante e crescente no teatro contemporâneo brasileiro e mundial, a comunicação a seguir aborda a ampliação de possibilidades criativas aos profissionais que com ela trabalham nos diversos momentos do fazer teatral. O Grupo XIX de Teatro foi estabelecido como referência por pressupor uma ampliação do universo narrativo do texto a todos os demais elementos da cena, com intuito de constituir uma relação próxima e conseqüente




Stanislavski - precursor da exploração da "interioridade" no trabalho do ator

Luciana Cesconetto Fernandes da Silva

Universidade Federal de Pelotas

Palavras chave: Ator Interioridade Psicologia existencialista


O estudo que apresento mostra que a noção de “interioridade oculta” presente nas pedagogias para o trabalho do ator tem como precursoras as propostas de Constantin Stanislavski e também evidencia que esta noção é resultado de um conhecimento metafísico. Stanislavski observou que há um momento em que o ator trabalha espontaneamente, absorto no personagem. O que ele não conseguiu foi explicar o fenômeno nestes termos, visto que este conhecimento que ultrapassa a metafísica não havia sido construído ainda




AUTORIDADE E ALTERIDADE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO PAPEL ATRAVÉS DA IMAGINAÇÃO DO ATOR

Luciana Mitkiewicz de Souza

Unirio

Palavras chave: imaginação autoridade alteridade


A abordagem do processo de criação do ator através do modo como sua imaginação opera o desvendar da personagem de um texto dramático e sua recriação em termos físicos na cena pode auxiliar no desenvolvimento de exercícios que busquem estimular a autoridade do ator e a sua capacidade alterar-se, ou seja, de experimentar o lugar da personagem em seu próprio corpo psicofísico. Fundamentada pelo conceito de intencionalidade proposto pela fenomenologia husserliana, a imaginação em Sartre é vista como um exercício de autoridade, que, no caso específico do ator,pode ser relacionado com a noção de receptividade às demandas do próprio jogo cênico.




Stanislavski:Criação e crítica reflexiva Criativa

Luiz Fernando Nöthlich de Andrade

Instituto de Artes – Unicamp

Palavras chave: estado criador estado típico do ator trabalho sobre si


No prólogo de seu livro: “O Trabalho do ator sobre si mesmo” – prólogo ausente da edição brasileira de ‘A Preparação do Ator’, traduzida das parciais publicações americanas - Stanislavski diz: “...o que trato no meu livro não se refere a uma época determinada e a sua gente, mas à natureza orgânica de todas as pessoas do mundo da arte, de todas as nacionalidades e todas as épocas.” O presente texto tenta, entre outras coisas, trazer à tona a perseverante capacidade de reflexão critica criativa que Stanislavski nos deixou, como exemplo, em seus livros e em sua pesquisa. Trás também algumas das suas ‘descobertas de verdades há muito conhecidas’ capazes, ainda hoje, de falar diretamente às pessoas do nosso mundo.




Corpo na criação artística do ator

Maria Ângela De Ambrosis Pinheiro Machado

Universidade federal de Goiás

Palavras chave: corpo emoção razão


Os atuais treinamentos de ator têm como foco, entre outros, a questão do corpo. Esta questão traz uma nova perspectiva de compreensão do mesmo,redimensionando a questão da emoção, do sentimento da imaginação e da razão no processo de trabalho do ator. Busca-se agora uma compreensão do corpo que contemple a integração corpo/mente. Ou seja, busca-se a integração entre os processos físicos e mentais que constituem a relação e ação do corpo no ambiente. O objetivo desta comunicação é traçar algumas reflexões sobre estas questões a luz dos estudos de Antonio Damásio, cientista cognitivo, buscando desenhar a ponte entre estes estudos sobre o corpo e sua relação com o ambiente e o processo de criação do ator.




PROCESSO DE CRIAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE DANÇA DA ESCOLA DE TEATRO DA UNIRIO – RELATO DE EXPERIENCIA

Maria Enamar Ramos Neherer Bento

Universidade ederal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO

Palavras chave: Teatro Musicado Dança, canto, atuação Dança e canto


A comunicação é o relato de como as aulas de Dança da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro se transformaram num laboratório de pesquisa e criação cênica. O trabalho enfatiza uma proposta corporal-vocal construída com base no conhecimento corporal e na expressividade do corpo na dança e no canto. A coreografia resultante do jogo corporal aliado à música, vinculados à intenção dramática deram o caráter criador ao trabalho apresentado. As ações foram ligadas sempre a uma prática do dançar/cantar/atuar, sem perder de vista a exploração do ambiente e a ocupação do espaço de acordo com a finalidade da ação cênica.




As três irmãs e a subjetividade no trabalho do ator: contribuições da técnica do clown

Marianne Tezza Consentino

Universidade de São Paulo

Palavras chave: clown ator formação


Este artigo é um resumo da minha dissertação de mestrado desenvolvida na área de Pedagogia do Teatro, linha de pesquisa Formação do Artista Teatral, pela Universidade de São Paulo, sob a orientação do prof. dr. Armando Sérgio da Silva. Seguindo a linha de pesquisa do clown pessoal no contexto teatral, este estudo procurou compreender o processo de contato do ator com sua subjetividade incitado pela técnica do clown e as conseqüências éticas e estéticas propiciadas por este encontro. A pesquisa empírica, realizada juntamente à Traço Cia. de Teatro (Florianópolis/SC), resultou na montagem do espetáculo As três irmãs, de Anton Tchékhov, cuja encenação manteve algumas características da técnica clownesca.




Elementos do treinamento do ator que potencializam a criação teatral

Marília Gabriela Amorim Donoso

Universidade Estadual Paulista – UNESP

Palavras chave: treinamento de ator pré-expressividade processo de criação.


O escopo deste trabalho é descrever e refletir sobre a primeira etapa do processo criativo de um espetáculo teatral, do qual participo como atriz junto a outro ator, constituída pelo treinamento corporal na pré-expressividade. Este foi estruturado a partir da metodologia de dois grupos de teatro: o LUME, Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar da UNICAMP, e o Núcleo de Pesquisa da Mímica Total, coordenado por Luis Louis. A partir da apropriação de técnicas corporais, do estabelecimento de uma seqüência de exercícios e do surgimento de ações físicas e vocais, buscarei identificar os elementos presentes nesta prática que potencializam o ator no processo de criação.





CONFISSÕES DO CORPO: UMA EXPERIÊNCIA DE COMPOSIÇÃO CÊNICA

Marisa de Souza Naspolini

UDESC

Palavras chave: ação física dramaturgia do corpo ator-dançarino


Esta comunicação apresenta uma experiência prática de processos compositivos do ator-dançarino na construção de material cênico. Dialogando com as teorias de Eugenio Barba e Rudolf Laban, investigo aspectos ligados à constituição da ação psicofísica na composição de partituras físicas usando memórias autobiográficas e materiais pessoais, estabelecendo um diálogo com a obra da poeta carioca Ana Cristina Cesar. Neste projeto, trabalhou-se na ativação da memória do corpo, buscando explorar as relações entre interno e externo, visível e não visível, confissão e ficção, refutando as dualidades de alguns binômios estabelecidos historicamente e propondo uma dramaturgia que emerge da experiência do corpo, buscando equivalências entre o texto poético e o corporal.






PROVOCAÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE IMAGEM À CRIAÇÃO DO ATOR

Marta Isaacsson Souza e Silva

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras chave: Ator Tecnologia de Imagem Virtual


Os recursos tecnológicos, empregados inicialmente de forma exclusiva como cenografia, passaram nas duas últimas décadas a fazer parte direta do jogo cênico de atores e bailarinos. A intensificação destas experiências cênicas convocou nosso interesse de investigação. Adotando como principal referência a produção cênica desenvolvida atualmente no Québec, vimos então desenvolvendo estudos sobre o comprometimento das novas tecnologias de imagem na prática dos atores e bailarinos através da análise de documentos e entrevistas recolhidas junto a companhias canadenses. Busca-se no espaço deste Congresso compartilhar algumas de nossas reflexões sobre a interação do performer e a tecnologia de imagem, com especial atenção à questão da presença cênica.






Experimentação e Análise de Processos Criativos em Artes Cênicas

Martin Miguel Rosso

Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires

Palavras chave: Pesquisa Procedimentos metodológicos Criação


O trabalho tem a finalidade de apresentar um avance do projeto de pesquisa chamado: “Experimentação e Análise de Processos Criativos em Artes Cênicas” No premer momento apresentaremos o marco teórico metodológico que nos permitiu definir nosso objeto de estudo e logo realizaremos um análise do processo construtivo da primeira experiencia prática com o conto: “Chacais e árabes” de F. Kafka.






MATRIZES DE TEATRALIDADE NA OBRA DE DOSTOIEVSKI

Máximo José Gómez

Universidad Nacional de Tucumán – Argentina

Palavras chave: Teatralidade Excesso Incerteza


No presente trabalho apresentarei dois processos de criação teatral baseados na obra do romancista russo Fiodor Dostoievski com o propósito de encontrar matrizes de teatralidade que ajudem a compreender sua obra a partir da perspectiva dramática. A primeira experiência partiu de “Los Demonios, a outra se realizou com “El jugador”. Nos dois casos aparecem unidades de sentido recorrentes que nos permitiram a construção de materialidade cênica, entre eles: o excesso, o acaso, a aparência, a degradação, o contraste, etc. Na continuação, refiro-me a cada uma delas, para estabelecer as relações entre seus significados e a transposição cênica, ou seja, a maneira como as unidades semânticas foram construindo teatralidade.





Imitação-Uma ferramenta para o entendimento do sistema Stanislavski

Melissa dos Santos Lopes

Universidade Estadual de Campinas UNICAMP

Palavras chave: Mímesis Stanislavski Formação do ator


Esse texto tem o objetivo de relatar algumas experiências realizadas com estudantes de teatro. A idéia foi nortear o estudo do texto dramático, a partir dos conceitos de Stanislavski, através de exercícios de Imitação de cenas retiradas de um filme. Segundo a proposta desse exercício, cada aluno tinha que observar detalhes dessas cenas e reproduzir a interpretação dos atores: as mesmas ações e estados. Esse exercício gerou resultados intensos e permitiu o aprofundamento dos elementos abordados no sistema Stanislavski.





Depoimentos às terras do Brasil: doregistro histórico à cena teatral

Monica Ferreira Magalhães

UNIRIO/UFF

Palavras chave: Processo Inquisição Encenação


Esta comunicação tem como objetivo fazer algumas considerações a respeito do processo de encenação teatral a partir de documentos históricos. Esses documentos compõem-se de confissões e denúncias registradas durante a primeira visita do Tribunal do Santo Ofício ao Brasil, no final do séc. XVI. O resultado dessa investigação histórico/cênica foi a montagem teatral intitulada “Depoimentos às Terras do Brasil”, sob a direção do venezuelano Orlando Arocha e equipe técnica e artística da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.





O Caminho do Ator Buscador

Mônica Vianna de Mello

Universidade Federal da Bahia

Palavras chave: Antropologia Teatral Treinamento de Ator Pré-expressivo


O treinamento O Caminho do Ator Buscador foi organizado a partir das minhas diferentes vivências como atriz, visando analisar e compreender as necessidades do ator em seu processo de formação. Tendo como meta a autonomia do ator, os princípios que retornam, ou seja, os princípios que estão na base do trabalho do ator, conforme a Antropologia Teatral, estiveram também na base de construção desse caminho. O grupo de atores que o vivenciou, atores-em-treinamento, puderam verificar as contribuições deste em seus processos de formação, ao mesmo tempo em que foram sujeitos dessa construção.





Teatro gestual narrativo

Nara Keiserman

UNIRIO

Palavras chave: Processo formativo do ator teatro narrativo gestualidade


A comunicação refere-se aos dois últimos anos do trabalho realizado na pesquisa institucional “Ator rapsodo: pesquisa de procedimentos para uma linguagem gestual”, em que estão envolvidos processos atoriais e pedagógicos, em tópicos relativos ao modo como têm se processado as investigações. São eles: a gestualização de textos de Marcelo Mirisola, Ivana Arruda Leite, Andréa Del Fuego e Tatiana Salem Levi; a performatização de textos cujo tema é a Guerra do Iraque; a pesquisa atorial monológica; a invenção de imagens/movimentos para a ativação do sentido do olfato. Os campos investigativos estão unidos pelo estatuto da busca por um teatro gestual narrativo, não canônico, transgressor.





PRODUZIR TEATRO NA UNIVERSIDADE

NERINA RAQUEL DIP

UNIVERSIDADNACIONAL DE TUCUMAN – ARGENTINA

Palavras chave: Produção teatral -Universidade Aluno/ator


Este trabalho traz uma reflexão sobre os processos de criação dentro dos marcos institucionais preexistentes e sobre as estratégias empregadas para manter a liberdade e a contenção necessárias nos atos criativos. Para isso escolhi descrever e analisar um processo de criação específico: a encenação de Peer Gynt, de Ibsen realizada pelos alunos da disciplina Técnicas de la Actuación III, ofertada em 2006, no curso de Licenciatura em Teatro da Facultad de Artes da Universidade Nacional de Tucuman, Argentina. Esse processo foi coordenado pelo Professor Adjunto responsável pela disciplina Ms. Maximo Gomez e pela auxiliar da disciplina Ms. Nerina Dip.





Espetáculo "Vai fazer o quê?" Reflexões sobre o processo de criação

Patrícia Gomes Pereira

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras chave: Lazer Criação Espectador


Esta comunicação desenvolve uma reflexão sobre o processo de criação do espetáculo “Vai fazer o quê?”, realizado por integrantes da Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ. O trabalho se constrói pela pesquisa coreográfica focada numa linguagem contemporânea que investiga questões sobre o tempo livre, acesso aos bens culturais, a tensão entre controle e liberdade, o sujeito e sua relação com seu lazer. A pesquisa tem a finalidade de afetar o espectador na medida em que aprofunda uma temática próxima a realidade do cotidiano das pessoas. O objetivo desta comunicação é relatar e discutir as escolhas cênicas, os questionamentos e as conquistas obtidas ao longo do processo.





De Malas Prontas – Uma viagem sobre a Atriz Cômica em busca de uma Teatralidade Transgressora

Paula Bittencourt de Farias

UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras chave: Comicidade Atriz Transgressor


Esta pesquisa busca investigar o processo de composição da cena cômica teatral identificando os elementos geradores de uma comicidade transgressora. Utilizo como unidade de análise o espetáculo de Malas Prontas (Pé de Vento Teatro - Florianópolis). Sendo o espetáculo encenado por duas atrizes, o universo feminino fica claramente exposto em tal montagem e consequentemente em tal pesquisa. A mecanização de comportamento das personagens que refletem um padrão de comportamento da mulher gera comicidade, pois são deslocados de sua realidade. Exatamente pelo espetáculo se desviar ou se deslocar de um padrão de normalidade, ele é transgressor. É, portanto, no anseio de criar novas teias de reflexão sobre a atriz cômica e as representações sobre o gênero, que apresento o resumo de minha pesquisa.


 

 

A "feia" dança teatro de Pina Bausch

Ramon Santana de Aguiar

UNIRIO

Palavras chave: feio dança teatro

Esta comunicação tem como objeto a dança teatro (tanztheater) de Pina Bausch analisada sob a perspectiva da idéia estética do “feio” na obra artística em confronto com a idéia estética do “belo”. Serão consideradas as produções artísticas históricas que possivelmente influenciam a obra de Bausch com destaque para Kurt Jooss e Antonin Artaud nas áreas da dança e do teatro respectivamente. Como referência, a discussão sobre a estética do “feio” tal como proposta pelo filósofo Charles Feitosa. Esta comunicação inicia um possível percurso para a compreensão da obra coreográfica teatral de Pina Bausch.





Procurando as Impressões do Corpo em Cena

Renata Bittencourt Meira

Universidade Federal de Uberlândia

Palavras chave: corpo subjetividade processos de criação


Este estudo, resultado de trabalho docente desenvolvido nas disciplinas consciência corporal e expressão corporal I, II, III e IV do curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia, propõe uma sistematização do que é chamado aqui de impressões corporais, ou seja, a dimensão interior, como chama Eugênio Barba ou o plano interior, nas palavras de Stanislawski. A separação entre expressões e impressões não existe na prática, se faz aqui como estratégia de estudo e entendimento. As impressões são percebidas em cinco vias: sensorial, mnemônica, imagética, emotiva e cognitiva, são trabalhadas nas atividades práticas e oferecem diretrizes para o o desenvolvimento de processos corporais e criativos.





O USO DA FISIOGNOMONIA NA CRIAÇÃO DE MAQUIAGENS PARA PERSONAGENS-TIPO

Renata Cardoso da Silva

Universidade Federal da Bahia

Palavras chave: maquiagem cênica personagem-tipo fisiognomonia


A partir do trabalho didático realizado na Escola de Teatro da UFBA, durante o semestre 2007.1, a turma do Módulo V de Interpretação Teatral criou a maquiagem dos personagens do espetáculo O Mambembe, de Arthur Azevedo, dirigido por Juliana Ferrari. A concepção da referida maquiagem foi definida partindo-se da utilização dos princípios da fisiognomonia - teoria que busca identificar traços de personalidade através da leitura do semblante - para a criação dos rostos de personagens-tipo.





"Imagens e in-corporações. Uma reflexão sobre o teatro experimental"

Selma Baptista

Universidade Federal do Paraná

Palavras chave: teatro experimental performance ekphrasis


Este texto discute a relação criada entre as metáforas sugeridas por imagens (pinturas, fotografias), e as “imagens” criadas a partir delas nas experiências corporais do teatro “experimental”. A questão central diz respeito às maneiras com que a cultura se “inscreve” no corpo humano enquanto objeto de arte, dentro das especificidades culturais. Tratar-se-ia da questão do “embodiment”, ou, nas palavras de T. Csordas, “the existencial condition of cultural life” . Este texto se constituiria, portanto, em uma contribuição fenomenológica ao estudo da cultura e do “self”, e, a uma Antropologia Visual e Teatral que não é do corpo, mas a partir do corpo. Por outro lado, sugere um interessante “diálogo” entre linguagens artísticas, numa clara indicação do fenômeno da ekphrasis.





GIRAKANDOMBE - O Espetáculo na Encruzilhada

Tatiana Maria Damasceno

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras chave: Redoma Sensorial Corpo Cênico Corpo Girante


O objetivo deste texto é dissertar sobre a construção do corpo cênico ao longo do processo de criação do espetáculo Girakandombe, desenvolvido na Cia de Dança Contemporânea da UFRJ. Ao refletir sobre a necessária atuação do intérprete no Girakandombe e sobre as técnicas de movimentos (entendida como modo de fazer) pertinentes para auxiliar o bailarino a organizar em sua corporeidade o corpo cotidiano na encruzilhada das decisões (que, em nosso trabalho, é o corpo que se mostra conflituoso, cambaleante e girante), nos aproximamos do conceito de redomas sensoriais extraordinárias, desenvolvido por Guilherme Veiga.





Ator e processo: tendências do cinema brasileiro contemporâneo

Walmeri Kellen Ribeiro

PUC/SP

Palavras chave: Ator Co-criação Cinema


Com o objetivo de refletir sobre a contribuição do ator no cinema brasileiro contemporâneo, este artigo propõe, a partir da análise do processo de criação dos filmes Bicho de Sete Cabeças, Cidade de Deus e Contra Todos, discutir a relação de co-criação que vem sendo proposta por um grupo de novos diretores brasileiros. Ao ter o ator como co-criador no processo de criação, esses diretores buscam por novas possibilidades estéticas, rompendo com especificidades da linguagem cinematográfica e propondo um novo processo semiótico de criação para o cinema. Para discutirmos, então, o ator como co-criador da obra cinematográfica, bem como suas interferências no processo de criação e produção, trazemos para esta discussão teorias do campo teatral e do processo de criação.






 

C U O R E