Resumos

GT – Teorias do Espetáculo e da Recepção


Dalcroze, a música e o teatro: como transpor Dalcroze para as técnicas do ator

Adriana Fernandes

Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave: Voz Dalcroze Parâmetros Musicais


Esta comunicação é um aprofundamento de um trabalho apresentado em 2007, na IV Reunião Científica da ABRACE. O objetivo aqui é apresentar as relações que podem ser estabelecidas no campo interdisciplinar da música e do teatro tendo como referencial teórico o trabalho de Emile Jaques-Dalcroze (1865-1950) e seu método denominado de eurítmica. Proponho uma possibilidade de transposição da metodologia Dalcroziana no treinamento do ator, focando principalmente na questão vocal. Partindo dos parâmetros sonoros: altura, duração, intensidade e timbre eu intercalo práticas provenientes da educação musical e as necessidades dos atores/diretores teatrais com relação ao texto dramático.




Recepção estética no futebol – uma relação para além das partidas

Adriana Silva Amorim

Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave: futebol recepção cultura popular


O estudo trata de aspectos da recepção do futebol levando em consideração o comportamento dos torcedores durante a apresentação deste espetáculo e, ainda, sua relação com o evento mesmo quando as partidas não estejam acontecendo. Consideram-se conceitos modernos de apreciação estética, além de identificar no futebol uma forte manifestação cultural popular capaz de mobilizar agentes de diferentes estratificações sociais que vivenciam num mesmo tempo-espaço uma experiência estética geradora de outras instâncias de recepção. Parte de uma breve análise da história da chegada deste esporte ao Brasil para compreender a comoção promovida pelo esporte em todo o território nacional.




TERRA EM TRANSE E O REI DA VELA: CRIAÇÃO, REFLEXÃO CRÍTICA E ESTÉTICA DA RECEPÇÃO

Alcides Freire Ramos

Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave: Teatro e Cinema Terra em transe - Glauber Rocha O Rei da Vela - José Celso Martinez Corrêa


No Brasil, o diálogo mantido entre o Teatro e o Cinema, em diversos momentos históricos, caracterizou-se do ponto de vista da criação artística por instigantes contribuições. Bons exemplos disso podem ser encontrados no modo como o Cinema tem contribuído para o revigoramento do Teatro. E essas contribuições não ocorreram apenas do ponto de vista da dramaturgia, mas também no trabalho dos encenadores.Nessa comunicação discutiremos o modo como o diretor José Celso Martinez Corrêa apropriou-se das conquistas estéticas e narrativas do filme "Terra em transe" (Glauber Rocha) para a concepção do espetáculo "O Rei da Vela".




APONTAMENTOS ACERCA DA PRODUÇÃO TEATRAL PAULISTANA NOS ESPETÁCULOS ADULTOS APRESENTADOS NA DÉCADA DE 1980: UM SURPREENDENTE PREDOMÍNIO DO FEMININO EM CENA

ALEXANDRE MATE

UNIVERSIDADE JULIO DE MESQUITA FILHO

Palavras-chave: HISTÓRIA DO TEATRO TEATRO PAULISTANO TEATRO PAULISTANO - DÉCADA DE 1980


Fruto de pesquisa mais ampla, abarcando a produção teatral paulistana da década de 1980 (espetáculos adultos), a reflexão apresenta alguns dados mais gerais acerca daquela produção. Contrapondo-se a uma memória autoritária, construída pelo alto, segundo a qual - como aparece na totalidade da documentação - a década de 1980 teria sido uma "década perdida", além de outros dados quantitativos e qualitativos, surpreende o quanto o feminino e as mulheres protagonizaram a cena apresentada na cidade. Apesar das crises políticas e mundiais (queda da URSS e do Muro de Berlim, Tatcher e Reagan no poder, queda do, da globalização e neoliberalismo)em São Paulo os espetáculos paulistanos começam a ser produzidos por nova consciência polític que na década posterior dá início ao chamado teatro de grupo.




Fluxo de Consciência: o termo e as perspectivas de análise no teatro

Angela Francisca Almeida de Oliveira

UFRGS

Palavras-chave: Teoria do Espetáculo Fluxo de Consciência Teatro Contemporâneo


A comunicação, que aqui se propõe, apresenta o Fluxo de Consciência enquanto proposta pertinente ao teatro. Pretende-se preencher parte de uma lacuna teórica que perdura, embora seja clara a presença desta proposta artística na cena teatral ao longo do século XX. A maioria dos estudos, desenvolvidos até hoje, versam sobre o Fluxo de Consciência em obras da literatura narrativa, sem adentrar especificamente ao campo teatral. Pretende-se contribuir para desvelar sua efetiva participação no teatro, abordando-o não como ponto adjacente, mas como foco principal de estudo. Na convergência de teorias da Psicologia, da Literatura e do Teatro se propõe uma compreensão de sua amplitude na contemporaneidade teatral.




Evocação no Retiro do Artista Riograndense: Imagem-Lembrança e Memória Afetiva no Processo de Recepção Teatral

Clóvis Dias Massa

PPGAC-UFRGS

Palavras-chave: Recepção Evocação Memória Afetiva


A pesquisa tenciona compreender o processo de evocação e refletir sobre o vínculo entre a imagem-lembrança e a memória afetiva neste subprocesso da recepção teatral, a partir do contato com moradores do Retiro do Artista Riograndense, instituição que acolhe idosos da classe teatral. O estudo optou por enfocar o olhar sobre o passado, mais precisamente a representação da experiência vivida a partir da constituição de imagens virtuais. Dona Laís Dias, de 81 anos, moradora do Retiro, possibilitou a articulação de vários aspectos em torno da proposta de uma investigação empírica acerca do assunto. A rememoração dos momentos mais emocionais faz com que as impressões sensoriais sejam retomadas pelo reconhecimento atento de que nos fala Deleuze.




EM BUSCA DO ATOR CÔMICO

FERNANDO LIRA XIMEMES

UFBA

Palavras-chave: RISO COMICIDADE ATOR CÔMICO


Este trabalho discute a viabilidade de técnicas específicas para realização atoriais do risível, como também propõe procedimentos para cena cômica, elaborados a partir das reflexões sobre a comicidade e o riso abordadas pelo filósofo francês Henri Bergson em sua obra, O riso: ensaio sobre a significação da comicidade. De acordo com este autor, o risível se estabelece quando percebemos nos atos cotidianos um desvio no sentido de uma mecânica: O mecânico colado no vivo. A proposta não é fechar-se em regras, mas apontar uma diretriz, um roteiro de procedimentos sistematizados para o ator nas cenas cômicas.




Performance e análise de molduras: a contribuição de Erving Goffman para o teatro

Geraldo Martins Teixeira Júnior

Universidade de Brasília

Palavras-chave: performance moldura recepção


Este trabalho apresenta a contribuição de Erving Goffman para o teatro em sua obra Frame analysis, na sua abordagem singular do cotidiano e da performance, e na sua utilização do conceito de moldura. O campo interacional é sistematizado conceitualmente a partir de uma prática de observação direta. As molduras implicam envolvimento e perspectivas de interpretação, podendo se transformar e sair da rigidez literal e naturalista do cotidiano. Ao falar em moldura do teatro como elemento transformador de molduras em determinadas situações, Goffman mapeia o teatro como manifestação cotidiana e vai além: reconhece nos espetáculos um lugar potencial para estas transformações, analisa textos teatrais, processos de montagem, apresentação e recepção; consolida, assim, uma teoria do teatro.




Algumas reflexões sobre os modos de recepção das artes cênicas contemporaneamente

Luiz Cláudio Cajaiba Soares

Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave: Performance Recepção Ontologia


Trata-se da abordagem dos padrões da experiência estética contemporaneamente, tendo como objeto central de discussão a performance e o caráter performativo presente nas artes. Discute-se o quanto os produtos artísticos atuais colaboram ou não para as mudanças dos modos de percepção do receptor, em particular, das artes cênicas e como se configura o envolvimento do espectador nas performances de caráter irreprodutível. Indaga-se quais as barreiras entre representação e realidade nestes casos. Outra discussão considerada chama a atenção para a “qualidade performativa de todo ato de ver”, e para o fato de que abordar o que foi visto e que está ausente, seria alterar o evento em si mesmo, para se concluir “que a arte é hoje o que foi ontem e o que será em qualquer tempo”.




Meyerhold e a materialidade do evento cênico

Marcus Santos Mota

Universidade de Brasília

Palavras-chave: Meyerhold teatralidade Teoria


A multifacetada carreira de V.Meyerhold (1874-1940) é muitas vezes reduzida a algumas rubricas (ruptura com Stanislaviski (1863-1938), biomecânica, teatralização do teatro, martirização) que, veiculadas pelos manuais e apressadas historiografias do teatro, contribuem para formar estereótipos intelectuais . No lugar de romancear Meyerhold, nos propomos a examinar sua decisiva participação no teatro moderno. Para tanto nos concentramos em sua recusa do sistema naturalista/ilusionista de representação.A partir de Meyerhold, a materialidade da cena não é um ato subsidiário, uma encarnação das idéias, um detalhamento de alguns aspectos pontuais da narrativa. A materialidade da cena é o espetáculo mesmo. Nessa tautologia refuta-se o autocentramento do sistema ilusionista do naturalismo teatral.




Formalismo e Recepção: Procedimentos para estranhar

Mauro Roberto Rodrigues

Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave: Teoria Estética Recepção Formalismo russo


Breves apontamentos a respeito da teoria estética formalista proposta por Victor Chklovsky permitem revisar algumas das concepções críticas da teoria da arte que abordaram o receptor, do ponto de vista do papel desempenhado por este sujeito, no processo artístico. Preocupação esta que percorre variadas vertentes críticas, no século XX, revisitada ela permitirá formular anotações sobre questões pertinentes à interação de sentidos entre obra e recepção. A pretensão é atualizar alguns elementos neste vasto território conceitual, demarcando princípios tais como objeto estético, desfamiliarização, procedimento e materialidade.




RECEPÇÃO DO ESPETÁCULO CUIDA BEM DE MIM

NEY WENDELL CUNHA OLIVEIRA

Palavras-chave: RECEPÇÃO TEATRO-EDUCAÇÃO JUVENTUDE


O artigo “Recepção do Espetáculo Cuida Bem de Mim” é resultado de uma pesquisa de dissertação realizada no PPGAC-UFBA. Traz um estudo da recepção do espetáculo Cuida Bem de Mim que está em cartaz há 12 anos, tendo conquistado prêmios locais e nacionais, além de ter realizado 810 apresentações para mais de 250 mil pessoas. Uma peça que trata da violência nas escolas públicas e da reconstrução das relações afetivas no ambiente escolar e é encenada pelos jovens do Grupo de Teatro da Organização Não Governamental Liceu de Artes e Ofícios da Bahia na cidade de Salvador-Ba.




O ESPAÇO TEATRAL COMO UM ESPAÇO DE RELAÇÃO

Olívia Camboim Romano

Universidade Regional de Blumenau – FURB

Palavras-chave: Espaço teatral relação teatro universitário


A comunicação discute o espaço teatral como um local de configuração de relação entre espetáculo e platéia, a partir da análise do espetáculo A Vida é Sonho?, apresentado em Blumenau/SC em 2007. A montagem foi desenvolvida com alunos do curso de Artes - Teatro, da FURB, sob direção de Roberto Murphy. A partir das reflexões sobre o espetáculo verificou-se que mesmo no contexto universitário é possível abordar o espaço teatral como um espaço capaz de gerar variadas possibilidades de relação: entre todos os envolvidos em sua realização, através de um processo colaborativo, entre os mediadores desta prática, por meio da interdisciplinaridade, entre o ator e a platéia, favorecida pela disposição do espaço cênico e, por fim, entre os espectadores, na medida em que estes também compõem a cena.




Dramas Circenses

Paulo Roberto Vieira de Melo

Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave: Teatro Popular Dramaturgia História


Apresentação e breve análise de seis textos recolhidos no Circo Canarinho, em João Pessoa - Pb, resultantes de um Projeto de Pesquisa sobre Dramas Circenses nos anos de 2003-2004. Esses dramas eram representados nos circos pequenos e eram extremamente populares numa época anterior ao surgimento da televisão. Entraram em decadência gradativa a partir da ampla cobertura nacional que a televisão criou. Desta maneira a televisão terminou por substituir os dramas circenses no gosto popular, até porque, fenômeno inevitável da comunicação de massa, a televisão atingiu os mais afastados rincões que somente as troupes circenses conseguiam chegar. Diante dos novos folhetins televisivos, tornou-se inevitável a decadência dos espetáculos teatrais circenses.




Razão Emocional

Robson Corrêa de Camargo

ECA/USP

Palavras-chave: Teatro e emoção Marx Natyasastra


O objetivo deste trabalho é discutir aspectos da sensibilidade, da emoção e da razão no drama e na relação ator, personagem e público. O trabalho demonstra, sobre diferentes perspectivas, a relação complementar e dependente entre estes, utilizando escritos de Marx (manuscritos de 1844 e Teses sobre Feuerbach, um poema de Fernando Pessoa, afirmações do neurologista Antonio Damásio e do tratado sânscrito sobre teatro Natyasastra.





NOTAS SOBRE A HISTÓRIA E A HISTORIOGRAFIA DO TEATRO BRASILEIRO DOS ANOS 1970

Rosangela Patriota Ramos

Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave: História e Historiografia do Teatro Brasileiro Teatro Brasileiro - década de 1970 História e Crítica Teatral


A História do Teatro Brasileiro no século XX tem sido construída a partir de diferentes referenciais e múltiplas experiências. No entanto, no que diz respeito aos estudos relativos ao período 1940-1970, há a predominância de temáticas como a modernização da cena teatral, de um lado, e a defesa de um teatro sintonizado com lutas sociais e políticas, de outro. E esta última promoveu uma intensa reflexão sobre o engajamento da arte. Tais manifestações artísticas estabeleceram um profícuo diálogo com segmentos intelectualizados da população (professores universitários, profissionais liberais, estudantes, etc.), e a repercussão dessas análises legou, para posteriores estudos historiográficos, a concepção do que deveria ser “teatro político”. Esse será o tema de nossa exposição.





Platéias sem-teto” e “espectadores errantes” – reflexões acerca da recepção do teatro de rua

Taís Ferreira

Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave: recepção teatro de rua platéias


Este trabalho trata-se de um estudo de recepção realizado com platéias de teatro de rua, a partir do acompanhamento de apresentações do espetáculo “Miséria, servidor de dois estancieiros”, da Cooperativa de Artistas Teatrais Oigalê (RS). A partir das observações realizadas junto às platéias, discorro acerca do espectador de teatro realizado em ruas, praças e locais públicos. As implicações da recepção do teatro em espaços públicos, alguns traços constantes e a relação dos espectadores com recursos próprios de uma linguagem do teatro de rua também são objeto de reflexão desta investigação.


 

C U O R E