Resumos

GT – Estudos da Performance


Performance para “branco” ver: os jovens no ritual Asuriní e a “restauração” das ações performáticas

Alice Martins Villela Pinto

Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave: performance ritual Asuriní do Xingu "restauração"


Trata-se de investigar a performance dos jovens Asuriní em ritual como modo de compreender os sentidos que atribúem à experiência social em curso, relacionando, dessa forma, performance ritual e contexto. Em trabalho de campo realizado na aldeia Asuriní do Xingu observa-se que os rapazes, no início desinteressados pelas atividades rituais que consideram ser “coisas de velhos”, passam a integrar-se aos tocadores do tambor ivapu durante ritual xamanístico para trazer o espírito Apykwara, em performance diante do público akaraí (“branco”) que estimula a “restauração” das ações performáticas. Em análise da performance deve-se considerar principalmente a relação dos jovens com a audiência.





Grotowski : a pesquisa em teatro e a arte como veículo

Andrea Copeliovitch

UFRN

Palavras-chave: Ação Memória Tradição


Desde o começo de sua carreira, o trabalho de Grotowski tinha uma característica experimental, mas esse grande diretor e pensador do teatro contemporâneo ocidental foi extremamente incompreendido quando, na década de 80, parou de fazer espetáculos e direcionou o seu saber e seu “talento” para a pesquisa, tentando deixar um legado para seu discípulo, Thomas Richards e para toda a comunidade teatral. Para Grotowski, essa pesquisa se dá em um espaço imprescindível do teatro, o ator, o núcleo do nosso átomo, caótico e indivisível. O estudo da trajetória de Grotowski e de suas experiências sugere uma reflexão sobre o que é realizar pesquisa em teatro, suscitando questões fundamentais como memória, ação, linguagem e tradição.




Dança Kalunga: a Suça, o Batuque, o Redemunho

Augusto Rodrigues da Silva Junior

Universidade de Brasília

Palavras-chave: Suça Kalunga Perfomance


Este texto analisa uma técnica corporal específica: a suça, dança do festejo quilombola da Comunidade Kalunga. Entendendo performance como um movimento que intercambia informações, será feita uma etnografia das coreografias. Na leitura do simbólico e do evocativo distingui-se elementos e práticas sincréticas de uma tradição afro-sertaneja. Na força ancestral do batuque sincopado a performance funde heranças caipiras, sertanejas e a cultura rústica negra. Nas técnicas do corpo, tem-se razões coletivas e individuais. Na repetição e inovação da tradição, surge um campo imponderável que não dura mais que o giro de um redemunho.






"Um Palhaço Gigante"

Ausonia Bernardes Monteiro

UNIRIO/FAV

Palavras-chave: Dança Ritual Performance


se correr o bicho pega / se ficar o bicho come / eu sempre ouvi dizer / que paixão matava homem / agora acabei de ver / que quando não mata consome” José Fernandes dos Santos, o Gigante, nascido em São Sebastião do Alto, 25 de setembro de 1938. O palhaço de estilo elegante ao movimentar-se, com pequenos saltos e versos extensos, usando a tradicional farda de chitão e a máscara encimada pelo cone enfeitado com flores e fitas. Traz consigo as características da região noroeste, fronteiriça do Estado do Rio de Janeiro com Minas Gerais, e imprime marcas próprias à sua apresentação desde os 15 anos de idade, ao sair na Folia do Mestre Anésio no morro da Penha, até seus 70 anos, nas Folias da Mangueira e de Campo Grande, na cidade do Rio de Janeiro, 2008.







Performances da memória e da resistência: a performance do caboclo nos rituais da umbanda.

Carina Maria Guimarães Moreira

UNIRIO

Palavras-chave: Performance Afro-brasileira Umbanda Caboclo


A comunicação pretende uma analise do Caboclo nos rituais da Umbanda, a partir da lente metodológica dos Estudos da Performance, principalmente os trabalhos de Richard Schechner. Ao lançar o olhar, a partir do estudo das performances, a esses personagens, encontramos no corpo, bem como em suas ações performadas, a preservação, através dos tempos, de valores que restauram comportamentos e mitos ancestrais. Mas também encontramos marcas de construções culturais históricas. Assim, a performance do Caboclo representaria tanto a memória quanto as resistências a essas memórias adquiridas no seu caminho histórico, que é nosso caminho histórico, brasileiro.








O encontro da encenação com a performance

Cesar Augusto Amaro Huapaya

Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave: performance, alteridade encenação


O encontro da performance com a encenação traz uma nova forma de fazer e pensar artístico. Podemos encontrar hoje, na maioria das encenações na Europa e na América, uma passagem da encenação para a performance. Muitos espetáculos de teatro, dança, performance e rituais seguem uma tendência de utilizar o dispositivo da arte da performance e das práticas performativas nos espetáculos. A inflação da performance surge em todos os domínios do conhecimento como novo paradigma universal. No sentido da desconstrução de Derrida, a performance desconstrói toda a visão do teatro ocidental baseado na encenação do texto.A performance traz uma mudança metodológica de análises dos espetáculos. “Temos a passagem da semiologia e da semiótica descritiva para uma fenomenologia do sujeito”.







A invisibilidade do corpo contemporâneo

Cláudia Schulz

Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave: Performance Corpo comunicação


O presente resumo é referente à pesquisa Performance: um estudo sobre a ampliação das possibilidades de interação entre o corpo e o vídeo, o qual tem como proposta o desenvolvimento de uma reflexão sobre a presença do corpo na arte e suas inúmeras potencialidades acrescidas do desenvolvimento tecnológico, além da auto-apropriação do artista do seu corpo transformando-o em sujeito e objeto. A pesquisa possuí como objeto de estudo o desenvolvimento de uma performance artística multimídia, que surgirá da experimentação das relações do corpo com o vídeo (multimeios), visando uma reflexão sobre seus fundamentos e possíveis poéticas.






Contadores de histórias embasando o trabalho criativo de atores teatrais

Cristiane Werlang

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave: Atuação Personagem Mímesis


Observando os contadores de histórias investigou-se como orientar um processo criativo para o ator com o objetivo de compor um espetáculo teatral. Selecionaram-se partituras onde o movimento corporal relacionava-se às palabras ou sons e foi feita a mímesis das mesmas modificando a forma, velocidade e tensão. Como os entrevistados contavam suas histórias sentados, a composição do andar seguiu a direção, forma e tensão dos movimentos dos braços. A composição final dos personagens deu-se pela escolha das partituras e qualidades que melhor se adequavam a cada ator. A improvisação com base em circunstâncias dadas pelas frases dos narradores, detalharam e criaram pequenas cenas. A pesquisa encontra-se na etapa de composição do espetáculo.






Esboço de uma "performance" dos objetos

Dayana Zdebsky de Cordova

Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave: objetos relação agência


Esta comunicação se propõe a problematizar a relação entre objetos de arte e uma certa experiência estética contemporânea. Interessa aqui traçar uma breve reflexão sobre objetos utilizados esteticamente enquanto agenciadores de uma série de relações estéticas/sociais, como coisas performáticas, geradoras de movimento. Trata-se de uma bricolagem reflexiva sobre objetos que uma vez “no mundo”, “uma vez em cena” servem não apenas como “meio expressivo” mas como geradores de expressão. Objetos que deixam de ser suportes e indumentárias de atuação e passam a ser atuadores. Objetos pessoalizados, pessoas objetificadas, pessoas produtoras de objetos e agenciadas por estes....




Dança, Samba e Performance

Denise Mancebo Zenicola

Universidade Estácio De Sá

Palavras-chave: performance dança samba de gafieira


Este trabalho propõe continuar a investigação iniciada da performance afro-descendente-carioca, na relação do encontro dos campos: dança, corpo e performance. A intenção é discutir alguns princípios da performance do Samba de Gafieira. O texto inicialmente ratifica a discussão do corpo na sua relação social e de subjetividade; ressalta a espontaneidade apresentada quando a performance transforma-se em prática investigativa; pontua princípios de atemporalidade e dos espaços vazios do “entre”, presentes na performance; finaliza a discussão com a relevando a capacidade da performance tem, em seus deslocamentos, sensibilidades e atitude alavancar a percepção do movimento, como poética comunicativa.






Teatro-oca: uma incurssão na teatralidade das danças e cantos indígenas

Denise Telles Nascimento Hofstra

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Demonstração Prática

Palavras-chave: Teatro Dança cultura indígena

A presente proposta caracteriza-se como uma pesquisa cênica fundamentada no estudo de danças e cantos indígenas, mais especificamente dos povos guaranis. O formato da encenação será de uma instalação cênica em que em um mesmo espaço, concebido como um Teatro-oca, busca-se o resgate do encontro circular e das relações através de cantos e danças. Nosso processo criativo fundamenta-se no germinal imagético de diversos povos indígenas através de um olhar que enfoca a cultura como centro de investigação de imagens cênicas e evocando uma relação com seus mais íntimos valores.






Sonoridades e agência ritual na performance dos Asuriní do Xingu

Eduardo Nespoli

Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave: Xamanismo Corpo agenciamento


O trabalho aborda o ritual xamanístico Maraká, realizado pelo povo indígena Asuriní do Xingu, buscando traçar a relação dos participantes com os sons e ações enquanto agenciadores da performance. Considerando esta questão, define-se o espaço ritual como uma “máquina de percepção” que objetiva produzir “estados de ser” que apontam para a presença de diversos níveis de corporeidade.






A (RE) CRIAÇÃO DA DANÇA DE CONGADA: SANTA LUZIA DA SERRA (MG)

Giselda Shirley da Silva

Universidade de Braília – UnB

Palavras-chave: dança congada ritual


Esta proposta de pesquisa se efetiva a partir de olhares lançados sobre a performance dos dançantes da Congada de Santa Luzia da Serra, município de João Pinheiro, Minas Gerais em 2008. Busca-se fazer reflexões sobre a performance dos congadeiros na dança apresentado em nome da fé e religiosidade de pessoas simples, mas que se percebem como responsáveis pela manutenção da fé em Nossa Senhora do Rosário exercendo o papel de guardiões desta arte religiosa. Para se compreender a performance e as transformações ocorridas na Congada de Santa Luzia, recorreu-se às narrativas orais, histórias de vida, os quais foram os eixos norteadores das reflexões, analisadas à luz de referenciais teóricos.






Índios Tapuias”: sacrfício-ritual

Ilo Fernandes da Costa Júnior

UFRN

Palavras-chave: Índios Ritual Sacrifício


Este trabalho pretende analisar a magia no ritual dos “Índios Tapuias”. Nosso objetivo é analisar o sacrifício e ressurreição do caçador pelo feiticeiro no ritual dos “Índios Tapuias”. Interpretamos a morte e o ato de jogar o caçador e seus escravos na fogueira como uma encenação do sacrifício que nos remete ao mito universal do deus agonizante. Concluímos que pela sua riqueza simbólica, a performance dos Índios Tapuias confere a si mesmo suntuosidade e importância cerimonial enquanto representação cênica sendo talvez uma performance afro-ameríndia-portuguesa forjado no caldeirão étnico-cultural brasileiro.





O Sobrado: a performance do ator/autor criador

Inês Alcaraz Marocco

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave: Performance Dramaturgias Sistema de treinamento


O presente trabalho trata sobre a questão da organicidade do ator que se desenvolve a partir da sua autonomia como ator/autor e criador.A partir de um processo de criação artística colocaremos a prova esta possibilidade.Para isso , desenvolveremos antes do processo de criação propriamente dito, uma fase de preparação dos atores onde utilizaremos técnicas para desenvolver o estado pré expressivo do ator.O ator desenvolverá também concomitantemente um sistema de treinamento que lhe possibilitará um vocabulário para a sua criação.No processo de montagem teatral,pretende-se criar a dramaturgia do ator, do texto e da encenação, utilizando para isso do método das Ações Físicas e da Análise Ativa de C Stanislavski.






Estruturas Narrativas do Jogo Teatral

Iremar maciel de brito

unirio- universidade federal do estado do rio de janeiro

Palavras-chave: Criação Jogo Teatro


Nosso principal propósito com esse trabalho foi estabelecer um caminho técnico, que nos levasse a criar um espetáculo, baseado em jogos teatrais. Assim, criamos e organizamos uma nomenclatura que nos ajudasse a compreender melhor os jogos teatrais. De acordo com a seqüência das ações passamos a chamá-los de jogos teatrais unitários,binários, ternários, quaternários e quinários. A relação entre eles segundo a nossa pesquisa, está na base da criação do espetáculo teatral. Sabemos que esse é apenas mais um dos inúmeros caminhos para a criação de espetáculos baseados em jogos teatrais. O nosso objetivo, entretanto, é servir como uma ferramenta para ajudar o ator a se transformar num jogador e viver o teatro como um jogo.






O olhar do griot sobre o ofício do ator: reflexões a partir dos encontros com Sotigui Kouyaté

ISAAC GARSON BERNAT

UNIRIO

Palavras-chave: griot Sotigui Kouyaté tradição oral


Esta comunicação parte da minha Tese de Doutorado, fruto dos meus encontros com o griot, diretor e ator africano Sotigui Kouyaté. O griot, considerado o mestre da palavra na África Ocidental, além de contador de histórias, genealogista, músico, conselheiro e conciliador, tem a nobre função de manter viva a memória do africano através da oralidade. Vivendo desde 1984 na França onde trabalhou muitos anos com o diretor Peter Brook, Sotigui viaja pelo mundo conduzindo estágios para atores e estudantes de teatro. A partir dos estágios que participei, procuro refletir sobre a prática e a pedagogia do griot no que se refere ao ofício e a formação do ator. Por fim, observo como estes encontros com a tradição do griot trouxeram um novo olhar para a minha atuação como professor e como ator.





PATRIMÔNIO IMATERIAL, PERFORMANCE E IDENTIDADE

João Gabriel Lima Cruz Teixeira

Universidade de Brasilia

Palavras-chave: Patrimonio Imaterial Performance Identidade


O desenvolvimento recente das políticas para o patrimônio imaterial no Brasil gerou um campo onde os cientistas sociais são chamados à ação. O texto é um exercício de reflexão sobre conceitos importantes na orientação dessas políticas. Aqui se procura ressaltar a correlação entre as idéias de performance, autenticidade e identidade na elaboração de políticas públicas para o patrimônio cultural imaterial.Os cientistas sociais ganharam as atribuições de pesquisar, documentar, formular e implementar políticas públicas para comunidades, grupos, povos e segmentos sociais até então à margem das políticas de definição e proteção de patrimônio cultural.Assim, tem-se deparado com muitas questões que vão aparecendo nesse processo e que dizem respeito à definação do objeto cultural patrimonializável.






A capoeira Roda o Mundo - Estudos da performance e a globalização da capoeira angola - corpo, música e experiência contemporânea

João Luis Uchoa de Figueiredo Passos

Unicamp

Palavras-chave: Capoeira globalização performance


A pesquisa pretende analisar as práticas de aprendizagem e o ritual da roda de capoeira em grupos e capoeiristas fora do Brasil na atualidade. Utilizando concepções dos estudos da Performance e da Antropologia, procuraremos pensar elementos constitutivos dessa prática como as expressões do corpo e da música, e a experiência do jogo da capoeira, assim como possibilidades de surgimento de novas práticas dentro do universo da capoeira. Há um panorama atual de popularização mundial da capoeira e das expressões corporais e musicais intrínsecas a sua prática. Esse quadro estabelece relações com o contexto nacional, que influencia, e é influenciado, na forma e no conteúdo dessa nova capoeira pelo mundo.





O conceito de “motrizes culturais” aplicado às praticas performativas de origens africanas na diáspora americana

José Luiz Ligiéro Coelho

UNIRIO

Palavras-chave: Estudos da Performance cultura afro matriz cultural


A presente proposta pretende introduzir o conceito de “motrizes culturais” aplicando-o aos estudos das práticas performativas africanas nas Américas. A preservação de uma memória coletiva se dá sobretudo através de dinâmicas ritualísticas e festivas restauradas no Novo Mundo pelas diversas etnias trazidas durante o processo de colonização. Para melhor desenvolver a análise do conceito utiliza-se a consagrada definição de "restauração do comportamento” de Richard Schechner, bem como a descrição de K.K. Fu-kiau, ainda pouco conhecida no Brasil, de performance africana como o inseparável trio – “dançar-cantar-batucar".






O RIDÍCULO E O SAGRADO DO CAZUMBA: UMA PERFORMANCE DO AVESSO

JULIANA BITTENCOURT MANHÃES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO / UNI-RIO

Demonstração Prática

Palavras-chave: Gestualidade Sagrado Riso


Este trabalho pretende apresentar as possibilidades de atuação na performance do cazumba do boi no Maranhão e criar uma reflexão acerca de temas como o riso e o sagrado. O cazumba é um personagem mascarado dos bois da região da baixada maranhense. É uma figura com uma expressão animalesca, que assusta, incomoda e ao mesmo tempo traz o riso. A nobreza do cazumba está na possibilidade em despertar diferentes sensações, e transitar em lugares diversos, ora transgride com suas brincadeiras e ora se torna objeto sagrado; consegue se comunicar no reino do entre, entre o tempo sagrado e o tempo profano. O cazumba traz elementos estéticos e funções que se afinam com a ética de brincadeira exercida pela figura do palhaço, através do seu revés, atuando na realidade do avesso.







Heroínas de Tejucupapo: Processo de f(r)icção sob máscara ritual de si mesmo

Luciana de Fátima Rocha Pereira de Lyra

Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave: Teatro Performance Máscara ritual


Este trabalho visa descortinar iniciais reflexões sobre o modus operandi de atuação das mulheres de Tejucupapo-PE, no espetáculo A Batalha das Heroínas, realizado há quinze anos por integrantes da comunidade da zona da mata norte do Estado, no sentido de tornar realidade restaurada um episódio histórico conhecido como a Batalha de Tejucupapo, quando ocorreu, pela primeira vez no Brasil, a participação de um coletivo de mulheres em conflito armado, durante a ocupação holandesa (1630-1654). Tais reflexões advindas dos trânsitos e interações em campo, por meses intermitentes dos anos de 2007 e 2008, apontam questões sobre a personificação das heroínas antepassadas pelas mulheres da comunidade atual, que desvelam um estado de f(r)icção, dialeticamente inverso ao da ficção(fiction ou modelado).






CORPOS QUE CONTAM HISTÓRIAS: PERFORMANCES DE “CONTADORES DE CAUSOS”

Luciana Hartmann

Depto. de Artes Cênicas/UFSM

Palavras-chave: performances narrativas espetacularidade contadores de histórias


Após diversos anos pesquisando as performances narrativas de contadores de causos/cuentos da região da fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai, passei a trabalhar com a noção de performance sob duas perspectivas complementares: como espetáculo e como forma de organização e transmissão da experiência. Neste artigo procuro refletir sobre a relação entre espetacularidade, experiência e significado a partir de referências teóricas e de dados empíricos. Inicialmente situo que forma compreendo e utilizo o conceito de performance. Num segundo momento analiso história de vida de uma narradora sob o pressuposto de que, ao observar os eventos narrados (o conteúdo) em conjunto com o evento narrativo (a performance), se possa compreender as experiências que deles emergem.





Stanislavski – Criação e reflexão crítica Criativa

Luiz Fernando Nothlich de Andrade Instituto de Artes

Unicamp

Palavras-chave: estado criador estado típico do ator trabalho sobre si


No prólogo de seu livro: “O Trabalho do ator sobre si mesmo” – prólogo ausente da edição brasileira de ‘A Preparação do Ator’, traduzida das parciais publicações americanas - Stanislavski diz: “...o que trato no meu livro não se refere a uma época determinada e a sua gente, mas à natureza orgânica de todas as pessoas do mundo da arte, de todas as nacionalidades e todas as épocas.” O presente texto tenta, entre outras coisas, trazer à tona a perseverante capacidade de reflexão critica criativa que Stanislavski nos deixou no exemplo de seus livros e de sua pesquisa. Trás também algumas das suas ‘descobertas de verdades há muito conhecidas’ capazes, ainda hoje, de falar diretamente às pessoas do nosso mundo.





Entre Performances e Festas

Márcia Chiamulera

Universidade Federal de Santa Maria- RS

Palavras-chave: Performances Festas étnicas Rituais


A pesquisa situa-se entre um grupo de descendentes de imigrantes italianos e nosso objeto de pesquisa encontra-se entre performances e festas. Trazemos as noções para compreensão das festas como rituais e de sua eficácia concentrada na execução de performances. Nosso principal intuito é debater acerca dos estudos de performances, questionando-nos como se dão estas performances em relação às festas étnicas.






ARTE E TRADIÇÃO: A PERFOMANCE DA FOLIA DE REIS DA COMUNIDADE DAS ALMAS, MUNICIPIO DE JOÃO PINHEIRO (MG)

Maria Célia da Silva Gonçalves

Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave: Performance Folia de Reis Identidade


O presente texto tem por objetivo analisar como a performance de um grupo de artistas populares, os foliões, pode funcionar como vetor construtor/reconstrutor de identidades dos moradores da comunidade das Almas, localizada no município de João Pinheiro, estado de Minas Gerais. É por meio do exercício da performance que as identidades dos foliões são (re)definidas; na e para a performance suas auto-imagens são (re)construídas. Sendo ela um espaço de transformação; estar no palco possibilita ao folião um exercício único de alteridade. Na metodologia, empregou-se a etnografia, acompanhada de entrevistas gravadas e fotografias.






O teatro da crueldade de Antonin Artaud e a possessão do verbo pelo ator-xamã

Maria Cristina Souza Brito

UNIRIO- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave: ator-xamã teatro da crueldade possessão do verbo


O trabalho trata de aspectos da função do ator como um xamã, a partir de uma perspectiva de leitura do Teatro da Crueldade de Antonin Artaud. O teatro é observado como uma cerimônia que acontece em um espaço mágico e sagrado. É nesse espaço virtual que ocorre o encontro do ator-xamã com o espectador como a ritualização de um ato de possessão. Reconhecendo na palavra o seu caráter mágico, mítico e simbólico o ator faz da cena uma escritura onde no encontro com o outro, o espectador, realiza a alquimia da possessão do verbo. Encontrar a essência da palavra é o exercício de atletismo afetivo que discrimina no verbo o seu duplo e faz do ator um xamã da palavra e da cena.





Bailes de danças de salão da cidade do Rio de Janeiro: o local e o global nos palcos do cotidiano

Maria Inês Galvão Souza

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave: Dança de salão Espaço Encenação


Essa comunicação é parte de um estudo que tem por objetivo analisar três bailes de dança de salão de diferentes bairros da cidade do Rio de Janeiro, buscando verificar como as encenações realizadas nesses espaços dialogam com peculiaridades locais, como uma possível forma de ressignificação da espetacularização que também envolve essa prática de dança. Se as variações das dinâmicas observadas nesses palcos do cotidiano são marcadas pela hibridização, algo relacionado a aspectos como: o estilo e a forma de execução da música, o(a) parceiro(a) com quem se dança, o domínio da técnica dos movimentos, a arquitetura e as características do espaço, o tipo de baile, o traje utilizado, entre outros; tentamos compreender se o entorno urbano de cada espaço têm deixado marcas nessas combinações.





O Corpo, o gesto e o espaço como Templo da Criação

Maria Lúcia Galvão Souza

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave: corpo gesto criação


O corpo, o gesto e o espaço como Templo de Criação compõem o objeto de pesquisa desenvolvida com o Kinesis -Núcleo de Artes Cênicas, projeto de pesquisa e extensão do Instituto de Artes da UERJ, desenvolvido desde 1999. O objetivo deste estudo é apresentar e discutir o caminho da pesquisa, que vem se baseando na linguagem da Dança, seus fatores do movimento, buscando atingir níveis de qualidade das ações, em curto espaço de tempo. A pesquisa é fundamentada no campo teórico-prático, partindo de um aprofundamento em questões relativas ao Corpo, seus gestos, seus movimentos e, especialmente, nas possíveis relações destas ações corporais no espaço.





Máscaras religiosas ou máscaras teatrais? A arte da Folia de Reis de Matozinhos (MG).

Rogério Lopes da Silva Paulino

UNICAMP

Palavras-chave: folia de Reis máscaras ritual


Durante a pesquisa de doutorado desenvolvida no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, tenho procurado formas de perceber e conceituar as máscaras da Folia de Reis com o objetivo de verificar quais seriam as possibilidades de utilizá-las no trabalho com atores. Neste artigo pretendo abordar questões específicas advindas da natureza religiosa das máscaras estudadas, buscando reconhecer e definir as qualidades expressivas intrínsecas à performance destas máscaras, assim como elas aparecem na folia de Reis de Mestre Benjamim, na cidade de Matozinhos no estado de Minas Gerais.






A escrita performática de Sonia Lins

Samira Ávila Theiss

Faculdade de Letras UFMG

Palavras-chave: Performance Texto Imagem


Nesta comunicação busco uma reflexão a cerca das ressonâncias da teoria da escrita performática de Graciela Ravetti, da teoria da Performance de Jorge Glusberg e Renato Cohen e do estudo das pictografias de Antonin Artaud para a análise do texto-imagem na obra literária “Eu” e da instalação plástica Rolos de papel higiênico da escritora e artista plástica mineira Sonia Lins. Pretende-se apontar, a partir da análise dos elementos que constituem as duas obras, o momento de Partida de Linguagem como ato performático e a sua transformação em palavra-gesto. O trabalho de Sonia Lins reúne dez obras literárias, quatro exposições, dois vídeos e um filme, em uma trajetória marcada por rupturas, oposições, transgressões e pela expressão livre nos processos criativos.






CORPOS EM PERFORMATIVIDADE: A VISIBILIDADE NEGRA NUM MOVIMENTO ESTÉTICO E SUSTENTÁVEL

Sara Passabon Amorim

Centro Universitário São Camilo-ES

Palavras-chave: performatividade, corpo negro, comunidade quilombola e sustentabilidade


Corpos em performatividade” visa apreciar o corpo negro em “atos” artísticos, que busca revelar uma expressão estética como referência para a construção da identidade étnico-racial e a organização de afro-descendentes na comunidade quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim – Espírito Santo. O estudo é centralizado na construção e elaboração das performances, através de elementos da tradição africana, que mantém também um movimento de sustentabilidade daquela comunidade. Utiliza-se do conceito performativo, estabelecidos entre Victor Turner e Richard Schechner. Diante da ideia de espectáculo/manifestações são compartilhados o conjunto de valores e hábitos, tanto sociais e comportamentais como estéticos num espaço comum de organização e expressão de culturas de resistências.






Performance e ancestralidade na comunidade de Helvécia

Valdir Nunes dos Santos

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB

Palavras-chave: performance do bate-barriga. ancestralidade em Helvécia. monocultura do eucalipto.


Helvécia no extremo sul da Bahia é uma comunidade afrodescendente que insiste em preservar as memórias e culturas de tradição como lugares “fabricantes” de performances. A cultura e suas poéticas captam no fluxo social fragmentos verbais de história, de ancestralidade e de memória, comportamentos e vozes narrativas, propositadamente, deixados sob os escombros para recompor as performances fragmentadas. A cultura vivenciada por esses moradores, especialmente a dança bate-barriga, sofre interferências políticas e ambientais em conseqüência dos efeitos da monocultura do eucalipto.






MÚSICA E DANÇA: A PERFORMANCE COMO CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS REMANESCENTES QUILOMBOLAS EM SÃO DOMINGOS, PARACATU (MG).

Vandeir José da Silva

Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave: música dança performance


Esse trabalho tem como objetivo analisar a música e a dança de caretagem enquanto espaço de performance na construção/reconstrução da identidade dos tocadores na comunidade de remanescentes de quilombo, São Domingos, Paracatu (MG). Para a realização dessa pesquisa, utilizou-se da metoetnografia, uma vez que foram feitas gravações, fotografias das festas e adotou-se diário de campo. É a partir das músicas tocadas, cantadas e dançadas que se percebem como essas práticas configuram em espaços de apropriação e identidade pela comunidade, em específico pelos dançantes e tocadores na festa. Tendo-se assim uma visão do território simbólico que a musicalidade manifesta no espaço da mesma, possibilitando a construção da identidade local.






Um Carnaval que não se vê na TV

Yaskara Donizeti Manzini

Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave: Estudos da Performance Encenação Carnaval


O trabalho pretende abordar o processo de preparação e performances, dos sambistas componentes da ala Comissão de Frente, da Associação Cultural e Social Escola de Samba Mocidade Camisa Verde e Branco, para o desfile do carnaval paulistano. Nesta escola de samba, a Comissão de Frente não possui desempenho apenas na avenida, mas também na quadra, dentro das festas, “representando o papel” de guardiões do Pavilhão, portanto, existem performances sociais, nas quais os componentes também atuam. A preparação “do papel” de Guardião do Pavilhão dá-se na vivência com os “mais velhos” no samba, cujas memórias oferecem e inspiram a (re)criação de gestos, restaurando e atualizando comportamentos. É no entrelaço das performances social e artística que a ala se potencializa enquanto Comissão de Frente.




C U O R E