Textos

GT – Estudos da Performance

 

 

Performance para “branco” ver: os jovens no ritual Asuriní e a “restauração” das ações performáticas

Alice Martins Villela Pinto



Grotowski : a pesquisa em teatro e a arte como veículo

Andrea Copeliovitch



Dança Kalunga: a Suça, o Batuque, o Redemunho

Augusto Rodrigues da Silva Junior



"Um Palhaço Gigante"

Ausonia Bernardes Monteiro



Performances da memória e da resistência: a performance do caboclo nos rituais da umbanda.

Carina Maria Guimarães Moreira



O encontro da encenação com a performance

Cesar Augusto Amaro Huapaya



A invisibilidade do corpo contemporâneo

Cláudia Schulz



Contadores de histórias embasando o trabalho criativo de atores teatrais

Cristiane Werlang



Esboço de uma "performance" dos objetos

Dayana Zdebsky de Cordova



Dança, Samba e Performance

Denise Mancebo Zenicola



Teatro-oca: uma incurssão na teatralidade das danças e cantos indígenas

Denise Telles Nascimento Hofstra



Sonoridades e agência ritual na performance dos Asuriní do Xingu

Eduardo Nespoli



A (RE) CRIAÇÃO DA DANÇA DE CONGADA: SANTA LUZIA DA SERRA (MG)

Giselda Shirley da Silva



Índios Tapuias”: sacrfício-ritual

Ilo Fernandes da Costa Júnior



O Sobrado: a performance do ator/autor criador

Inês Alcaraz Marocco



Estruturas Narrativas do Jogo Teatral

Iremar maciel de brito



O olhar do griot sobre o ofício do ator: reflexões a partir dos encontros com Sotigui Kouyaté

ISAAC GARSON BERNAT



PATRIMÔNIO IMATERIAL, PERFORMANCE E IDENTIDADE

João Gabriel Lima Cruz Teixeira e Letícia C.R. Vianna



A capoeira Roda o Mundo - Estudos da performance e a globalização da capoeira angola - corpo, música e experiência contemporânea

João Luis Uchoa de Figueiredo Passos



O conceito de “motrizes culturais” aplicado às praticas performativas de origens africanas na diáspora americana

José Luiz Ligiéro Coelho



O RIDÍCULO E O SAGRADO DO CAZUMBA: UMA PERFORMANCE DO AVESSO

JULIANA BITTENCOURT MANHÃES



Heroínas de Tejucupapo: Processo de f(r)icção sob máscara ritual de si mesmo

Luciana de Fátima Rocha Pereira de Lyra



CORPOS QUE CONTAM HISTÓRIAS: PERFORMANCES DE “CONTADORES DE CAUSOS”

Luciana Hartmann



Stanislavski – Criação e reflexão crítica Criativa

Luiz Fernando Nothlich de Andrade Instituto de Artes



Entre Performances e Festas

Márcia Chiamulera



ARTE E TRADIÇÃO: A PERFOMANCE DA FOLIA DE REIS DA COMUNIDADE DAS ALMAS, MUNICIPIO DE JOÃO PINHEIRO (MG)

Maria Célia da Silva Gonçalves



O teatro da crueldade de Antonin Artaud e a possessão do verbo pelo ator-xamã

Maria Cristina Souza Brito



Bailes de danças de salão da cidade do Rio de Janeiro: o local e o global nos palcos do cotidiano

Maria Inês Galvão Souza



O Corpo, o gesto e o espaço como Templo da Criação

Maria Lúcia Galvão Souza



Máscaras religiosas ou máscaras teatrais? A arte da Folia de Reis de Matozinhos (MG).

Rogério Lopes da Silva Paulino



A escrita performática de Sonia Lins

Samira Ávila Theiss



CORPOS EM PERFORMATIVIDADE: A VISIBILIDADE NEGRA NUM MOVIMENTO ESTÉTICO E SUSTENTÁVEL

Sara Passabon Amorim



PERFORMANCE E ANCESTRALIDADE NA COMUNIDADE

Valdir Nunes dos Santos



MÚSICA E DANÇA: A PERFORMANCE COMO CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS REMANESCENTES QUILOMBOLAS EM SÃO DOMINGOS, PARACATU (MG)

Vandeir José da Silva



Um Carnaval que não se vê na TV

Yaskara Donizeti Manzini



C U O R E