Resumos

GT – Dança, corpo e cultura

  

FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE DANÇA: COMO FORMAR "PROFESSORES PROFISSIONAIS"?

ANA PAULA ABRAHAMIAN DE SOUZA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Palavras-chave: ENSINO DA DANÇA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÁTICA DOCENTE


Esta comunicação apresenta a reflexão sobre um dos eixos norteadores da pesquisa que venho desenvolvendo (PPGE-UFPE) que tem como objetivo compreender as concepções de dança e do seu ensino presentes nas práticas dos professores de dança na Cidade do Recife. Aqui apresento a problemática referente ao descompasso entre a evolução das criações coreográficas contemporâneas e o ensino da dança, que permanece cristalizado às noções de corpo e dança dos séculos XVIII e XIX. Enfatizo a necessidade de reconfiguração das práticas formativas, que passa primeiramente pela resignificação da imagem social e profissional do professor de dança arraigada ao paradigma técnico-instrumental, necessitando ser pensado numa perspectiva crítica e reflexiva, derivado da integração entre ciência, técnica e arte.





Um “entre-lugar” na dança – o popular para além do nacionalismo

Ana Valéria Ramos Vicente

Palavras-chave: dança popular nacionalismo estudos pós-coloniais


Este artigo reflete sobre discussões políticas que envolvem a produção artística que dialoga com elementos das artes populares. Como as danças populares e o povo foram usados como substrato para a simbologia da nação moderna, todas as práticas ligadas a essas vertentes culturais são contaminadas pelos afetos e desconfortos relacionados à estrutura do Estado moderno. Seguindo os termos da Diferença Cultural — propostos por Homi K. Bhabha (1998), para compreensão das contradições inerentes à nação moderna — proponho que a presença da temática e das dança populares em espetáculos podem apresentar aspectos performativos e pedagógicos. Ou seja, elas materializam as concepções de nacionalidade, que dão continuidade ao status quo, ao mesmo tempo em que inscrevem, de forma performativa, narrativas que desconstroem “o poder oficial” e a legitimidade das narrativas lineares da nação.




Andanças: caminhos na singularização de um método de treinamento próprio.

Angela Souza de Araújo

Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave: Corpo Técnicas corporais Dança contemporânea


Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões e proposições presentes na minha pesquisa sobre a Companhia da Arte Andanças que se propôs a compreender como a relação entre corpo e cultura pode ser observada por meio de um artefato cultural: a dança e se configura como um inventário etnográfico das técnicas corporais sistematizadas pelo Andanças, que consiste na descrição do processo de incorporação da visão de mundo, corpo e dança dos membros da companhia por meio da narrativa de suas trajetórias na dança e no processo de criação da companhia. Neste artigo me deterei na enunciação de algumas proposições sobre a visão de corpo, dança e o método particular de trabalho corporal desenvolvido dentro da companhia.




Geografias do corpo tradicional-contemporâneo

Christianne Silva Galdino

Universidade Católica de Pernambuco

Palavras-chave: dança arte contemporânea hibridização cultural


Para olhar os relevos da dança do Recife, parti da aceitação da natureza líquida da sociedade e da arte contemporânea. Situei a realidade da dança local em uma região de fronteira, porém permeável, flexível, um espaço privilegiado de trafego de informações e gestação de híbridos culturais. E, utilizando a noção geográfica de relevo trouxe questões sobre as múltiplas formas de dança que surgem desse fértil terreno. A relação com a tradição, o popular e a encarnação consciente ou não da cultura são pontos de intersecção que nos ajudaram a enxergar os discursos e as texturas comuns às produções de dança do Recife. Para construção de tal pensamento, foi fundamental ouvir alguns dos sujeitos, representantes dos tantos relevos desse dançar.




Samba no Jogo e Ginga na Roda

Cíntia Paula Lopez e Gabriela Santos Cavalcante Santana

UFBA - Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave: capoeira samba de roda semiótica da cultura


Neste ensaio, investigamos semânticas emergentes nos códigos presentes na roda de Capoeira e no Samba de Roda. Compreendendo, todavia, que as cidades onde estaremos analisando o Samba de Roda e a Roda de Capoeira, respectivamente Ilha de Itaparica e Salvador, apresentam códigos culturais locais que são incorporados e dialogados nestas práticas, investigamos como estas manifestações re-significam tais códigos em metáforas, simbologias, gestos e movimentos. Utilizamos como instrumental teórico, alguns pressupostos da Semiótica da Cultura capazes de auxiliar no entendimento da dinâmica e re-novação da cultura. A análise sobre a perspectiva artística presente nestas linguagens, visa contribuir para pesquisas em dança que tem como mote central estas duas manifestações.




FUNÇÃO DRAMATÚRGICA DENTRO DOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM DANÇA

EDUARDO AUGUSTO ROSA SANTANA

ESCOLA DE DANÇA - UFBA

Palavras-chave: DANÇA DRAMATURGIA PROCESSOS CRIATIVOS


As crescentes discussões sobre Dramaturgia da Dança geram a necessidade de alimentar, não somente conceituações, mas também reflexões sobre os modos de operação da mesma. Esse trabalho apresenta alguns aspectos implicados na operação da função dramatúrgica dentro dos processos criativos em dança. As diversidades possíveis no desenvolvimento dos protocolos criativos em dança na contemporaneidade demanda da atuação da função dramatúrgica. Neste artigo, as discussões demonstram uma descrição dessa função, seus operadores diretos, bem como a sua necessidade na construção das coerências autônomas da obra.



 

DANCA, COGNICAO E MEMORIA DO MOVIMENTO

FATIMA WACHOWICZ

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Palavras-chave: DANCA MEMORIA PSICOLOGIA COGNITIVA DANCA, COGNICAO E MEMORIA DE MOVIMENTO


O presente ensaio apresenta um panorama sobre o sistema de memoria corporal identificando os tres niveis de memoria: Sensory Memory (Memoria Sensorial), Working Memory (WM - Memoria de Curto Prazo) e Long-Term Memory (LTM - Memoria de Longo Prazo), e alguns desdobramentos possiveis de tais processos nas especialidades da danca e seus mecanismos de codificação, retenção e recuperação de informacoes.


POLÍTICAS PÚBLICAS PARA DANÇA

GILSAMARA MOURA ROBERT PIRES

PUCSP

Palavras-chave: políticas públicas dança comunicaçao


Quando operam no campo da cultura, os processos de comunicação demandam uma leitura política da sua atuação. Ações culturais promovem formas de comunicação entre as várias populações que compõem uma cidade, entre uma cidade e seu entorno, modificam a cidade, modificam o entorno e modificam a relação entre ambos. A natureza dessas ações é que traça o perfil daquilo que comunicam, daí a importância de cada uma delas. Justamente por isso, torna-se indispensável aprender a identificar o vínculo que cada ação cultural estabelece com a sociedade na qual opera. No intuito de atender esse objetivo e de refletir sobre o papel da comunicação, serão empregados os conceitos de Multidão (Negri/ Hardt, 2005) e de Comunidade (Bauman, 2003).





Dançar no Brasil é reconhecer-se mestiço ou uma escrita crítica sobre o espetáculo "Artérias - Quando se perde o norte" (SP)

JOUBERT DE ALBUQUERQUE ARRAIS

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Palavras-chave: Dança mestiçagem cultural escrita crítica


A dança, entendida como ação cognitiva do corpo, é uma resultante coevolutiva de relações históricas, culturais e biológicas, intimamente ligadas aos processos de colonização. O que contraria muitos que optam em tratar a dança como uma mera atividade de contemplação estética. Por conta disso, apresentamos o espetáculo Artérias – Quando se perde o norte (2003), da Cia. 2 Nova Dança (Núcleo Artérias - SP) como um bom iniciador de diálogos sobre a mestiçagem evidenciada no corpo que dança no Brasil e também sobre a existência de um pensamento mestiço. Justamente para fortalecer a hipótese de que dançar em nosso país é reconhecer-se mestiço, segundo a proposta de uma escrita crítica.




DANÇA DO CISNE: A EXPRESSÃO DO CORPO E A OBRA DE ARTE

Karenine de Oliveira Porpino

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave: dança corpo expressão


A partir de uma apreciação estética de natureza fenomenológica o texto reflete sobre a expressão do corpo dançante como produto e produtor de sentidos a partir da obra de arte. A discussão trata de duas obras: A morte do Cisne, criada por Fokine e dançada pela bailarina russa Ana Pavlova e Cygns etc, concebida e interpretada por Pedro Pauwels Tendo como principal interlocutor Merleau-Ponty, as obras são abordadas como produtos criados a partir da conexão do ser humano com o mundo, conexão essa que permite discutir a expressão do corpo como vazio e como excesso, a articulação entre técnica e expressão e o sentido de infinitude e inacabamento da obra de arte.




Visibilidades espaço-temporais do corpo na Dança Butô

Larissa kelly de Oliveira Marques Tibúrcio

UFRN

Palavras-chave: Espaço-tempo Corpo Dança Butô


O escrito discute as relações espaço-temporais do corpo na dança butô. Dialogamos com o pensamento filosófico de Merleau-Ponty e de autores que vem refletindo sobre essa dança no cenário atual. O butô remete a um tempo simbólico, que rememora por meio das lembranças presentes no corpo, a nossa memória coletiva ancestral. Há o predomínio de uma movimentação lenta e retorcida dos corpos, que dançam num espaço e tempo de contornos não nítidos, marcados pela inserção de descontinuidades e assimetrias. A reflexão permitiu romper com uma concepção linear e mensurável do espaço-tempo para reintroduzí-lo no mundo vivido que se configura nos corpos que dançam de infinitas formas e andamentos, desfazendo e refazendo o espaço e o tempo a cada gesto dançado.




Dança; geometria metafórica

Lenira Peral Rengel

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave: dança geometria procedimento metafórico


Importa menos saber se o espaço em suas geometrias é bio ou cultural, mas de que modo ele e é as duas coisas. A geometria dentrofora se expressa no entorno, que é nossa mesma extensão, portanto há que se questionar o conceito de ambiente e corpo desassociados. Propõe-se uma reflexão crítica em conexão ao que se pretende criar em geometrias na dança e o que pode o corpo criar. A hipótese de geometria metafórica e a denominação biocultural coemergem da compreensão de que a criação em dança se dá por procedimento metafórico do corpo – no sentido em que noções espaciais são experienciadas e convencionadas.




Formas de improvisação em dança

Mara Francischini Guerrero

Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave: dança improvisação composição


A improvisação’ não pode mais ser tratada como um modo monolítico de organização, algumas distinções são evidentes e necessitam investigações específicas. Duas Formas de improvisação gerais são propostas neste artigo, com base em agrupamentos por semelhança e restrições implicadas. Entre as formas apresentadas estão: 1 improvisação sem acordos prévios; 2 improvisação com acordos prévios; este se subdivide em duas classes: 2.1 improvisação em processos de criação; 2.2 improvisação com roteiros. Para tal abordagem foi desenvolvida pesquisa sobre perspectiva de alguns artistas que se dedicam, ou se dedicaram, a criar, pensar e produzir improvisação em dança. Trata-se de um trabalho preliminar sobre os processos implicados em pesquisas e em improvisações exibidas em cena.




Corpos além da medida

Maria Helena Franco de Araujo Bastos

Universidade de São Paulo

Palavras-chave: dança vapor controle


A idéia da pesquisa de linguagem do espetáculo Vapor com estréia no “Rumos Itaú Cultural Dança 2006/2007” foi de apontar que hoje, mais que nunca, uma escolha é sempre uma questão política, mesmo àquela gerada pela cooperação entre dois corpos que dançam na construção de um ambiente. São novos valores que formam a mentalidade contemporânea. Não importa mais quantas aquisições pessoais se façam, e assim a liberdade de escolha de cada um é severamente limitada. Tais aspectos se tornam mais paradoxais quando vistos da perspectiva da corporalidade. Estes são corpos enriquecidos com poder intelectual e cooperativo, e corpos já híbridos. O que a criação nos oferece na pós-modernidade são, portanto, corpos “além da medida”.

 

 

 



Mímeses e metáfora na educação corporal

Paulina Maria Caon

Depto. de Artes Cênicas da ECA-USP

Palavras-chave: educação corporal mímeses e metáfora cultura


Mimeses e metáfora na educação corporal Paulina Maria Caon (USP) – GT - Dança, corpo e cultura Educação corporal, mímeses, metáfora, cultura Esta pesquisa “A educação corporal em duas comunidades de remanescentes quilombolas – cultura corporal e manifestações cênicas” é orientada pela Profa. Dra. Maria Lúcia Pupo, na ECA-USP. A comunicação abordará as relações entre os processos cognitivos da mímeses e da metáfora. A hipótese é que a conduta mimética e o pensamento metafórico sejam condições para os processos de identificação e diferenciação, construção de personalidade e alteridade. Da reflexão surgem pistas para a compreensão das dinâmicas de educação corporal e formação de uma cultura corporal nas comunidades de remanescentes quilombolas estudadas.




O corpo na Dança Brasileira Contemporânea

Renata de Lima Silva

UNICAMP

Palavras-chave: corpo ritual dança brasileira contemporânea


A Dança Brasileira Contemporânea pode ser entendida como uma linguagem híbrida, fruto do diálogo criador entre a cultura popular e a dança contemporânea, isto é, uma linguagem estética que se alimenta de elementos da cultura popular para transbordar na cena contemporânea. Por sua característica multifacetada, o processo de criação, nessa forma de expressão artística, pode acontecer de maneiras variadas, porém, em todos os casos, o processo é fundamental para que se valide o resultado em termos estéticos e conceituas; por isso, deve ser valorizado, para não se incorrer no equívoco de formas estereotipadas e redutoras de universos tão significativos.




Dança e Memória

Renata Ferreira Xavier

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave: dança comunicação memória


Este trabalho apresenta a memória da dança (fontes documentais) como área de conhecimento que estabelece com o público e com a mídia uma rede de informação e de mediação considerando as dificuldades de se sustentar um arquivo de dança no Brasil. Embora estejam sendo criadas várias instituições de memória pelo país, o poder público brasileiro pouco tem valorizado a preservação dessa memória cultural, documental e monumental. Fundamentado em autores que abordam a questão da memória, do esquecimento e da preservação de acervos culturais, vistos como instituições que estão sempre em transformação, este trabalho tem como campo de investigação as relações entre artes do corpo, comunicação e cultura.




A produção de pesquisas acadêmicas em dança no país: um olhar a partir de teses e dissertações

Rita Ferreira de Aquino

PPGDANÇA / UFBA

Palavras-chave: Dança Campo acadêmico Mapeamento


A produção de pesquisas acadêmicas em dança no país: um olhar a partir de teses e dissertações Me. Rita Aquino PPGDANÇA/UFBA Dança, corpo e cultura Dança; Campo acadêmico; Mapeamento. Resumo O artigo apresenta um mapeamento da produção de pesquisa acadêmica em dança no Brasil a partir de teses e dissertações, com o intuito de fornecer um panorama do conhecimento em dança desenvolvido nas instituições de ensino superior do país. São expostos todos os procedimentos metodológicos e os resultados obtidos sob a forma de gráficos e tabelas. As conclusões, por fim, buscam traçar um breve diagnóstico desta produção.




O Corpo em Metamorfose para uma Dramaturgia Contemporânea

Roseane Melo dos Santos

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Corpo Dança Contemporaneidade


Este artigo propõe refletir sobre o corpo que dança na contemporaneidade e a capacidade que tem de sofrer metamorfoses para a criação de uma nova dramaturgia do movimento, Discute três concepções de corpo: o corpo do ballet clássico como disciplinado, o corpo da dança moderna como expressivo e o corpo contemporâneo como o que sofre metamorfoses. O objetivo da pesquisa é encontrar novos movimentos resignificados partindo do entrelaçamento dessas três concepções, buscando encontrar possibilidades para uma poética da dança numa perspectiva contemporânea que contribua para o amadurecimento do artista da dança, ao pensar o corpo como um fenômeno híbrido.



 

Reflexões sobre a criação em dança

Valeska Marlete Guimarães Figueiredo

UNICAMP

Palavras-chave: dança criação organicidade



A criação em dança é uma sucessão de recriações. Mudanças ocorrem constantemente durante toda trajetória de uma obra de dança. Cabe ao bailarino tentar gerar uma força de relação entre os elementos existentes simultaneamente num espetáculo para que a dança se constitua como ser de sensação. Embora isso possa ser treinado, não há uma fórmula. Se colocar no limite entre o controle e o descontrole, o conforto e o desconforto pode ser um meio de fazê-lo, mas certamente não é o único. Também, é preciso estar atento ao máximo possível de componentes constituintes de uma dança, especialmente aos espectadores. A dança deve buscar aumentar a potência do outro, além da do próprio artista, expandir as possibilidades do espectador, lhe afetar, tornando perceptível o imperceptível.




C U O R E