Textos

GT - Territórios e Fronteiras

 

Dança-teatro e dramaturgia: a relação entre corpo e palavra, emoção e razão

Aldiane Aparecida Dala Costa

 

 

Disfunctorium e o Museu do Perecível: Estilhaços de Corpos na Cena Potiguar

Alex Beigui de Paiva Cavalcante

 

 

Performance: Movimentos

Alexandra Gonçalves Dias

 

 

Ator / performer: ajuda o happening a pensar a atuação contemporânea?

Alexandre Pieroni Calado

 

 

Figurinos: Metáforas e Ajustes

Amabilis de Jesus da Silva

 

 

Tête à Tête: O encontro do ator com o espectador no Teatro de Rua

Ana Caldas Lewinsohn

 

 

Um diálogo entre dança e teatro permitindo a possível criação de micropercepções.

Ana Clara Cabral Amaral

 

 

Experiência e percepção

Ana Cristina Colla

 

 

A autoficção no teatro contemporâneo: um exemplo argentino

Ana Maria de Bulhões-Carvalho

 

 

Novas Midias na Cena Contemporânea – Topos mitho-techné

Ana Goldenstein Carvalhaes

 

 

A pictografia e as glossolalias de Antonin Artaud

André Silveira Lage

 

 

Mímica Corporal e a escritura do ator

Andrea Stelzer

 

 

EU CORPO A CORPO COMIGO MESMA: DES(H)ARMONIZANDO O ESPAÇO DO (IN)VISÍVEL

Andreia Maria Ferreira Reis

 

 

A Encenação-em-Processo

Antônio Carlos de Araújo Silva

 

 

O TEATRO SIMBOLISTA RUSSO:CRIAÇÃO E CRÍTICA

ARLETE CAVALIERE

 

 

Pintando tudo com aquarela

Brisa de Oliveira Vieira

 

 

Instrumentos: o uso do “Texto-Imagem” como ferramenta de estudo e reflexão crítica sobre uma criação

Bruna Christófaro

 

 

Niveis de dramaturgia no corpo brincante

Carolina Dias Laranjeira

 

 

Corpo-em-arte, corpo-subjétil,corpo-possibilidade

Caroline Silveira Peter

 

 

A Política no Teatro e a Crueldade Artaudiana

Cassiane Tomilhero Frias

 

 

O treinamento do ator/performer e a inquietude de si

Cassiano Sydow Quilici

 

 

Sonoplastia e/ou entorno acústico: seu lugar na cena teatral

César Lignelli

 

 

Entre Escrita Performativa e Performance Escritiva: O Local da Pesquisa em Artes Cênicas com Encenação

Ciane Fernandes

 

 

Encontro entre teatro e medicina na Consulta Encenada

Daniela Aquino Camargo

 

 

Em torno da performance

Denise Araújo Pedron

 

 

O Palhaço Itinerante e o Espaço Público como Zona de Experiência

Diego Elias Baffi

 

 

Espontaneidade, envolvimento e imprevisibilidade na dança contemporânea

Dora de Andrade Silva

 

 

 

Subjetividade em Ação: O encontro entre "O saber que tem força das fontes" e "A Dança pessoal e o Butoh", projetos de mestrado orientados por Renato Ferracini.

Erika Carolina Cunha Rizza de Oliveira

 

 

 

 

AUSÊNCIA E PRESENÇA DO CORPO NO TEATRO DE ANIMAÇÃO

Fábio Hnerique Nunes Medeiros

 

 

Por uma Politização do Corpo na Cena

Fernanda Raquel

 

 

Sobre histórias, teatros e reescritas: primeiros apontamentos

Fernando Pinheiro Villar

 

 

Estranho, um cara comum, processos de criação de um corpo em arte.

Flávio Rabelo

 

 

A criação da cenografia

Heloisa Maria Lyra da Silva Bulcão

 

 

Os estados corporais: instrumento e sangue do teatro com máscaras

ISA MARIA FARIA TRIGO

 

 

A fotografia como estímulo para a construção de uma dramaturgia teatral.

Joice Rodrigues de Lima

 

 

Política e subjetividade na cena contemporânea

José da Costa Filho (José Da Costa)

 

 

Lygia Clark e as Fisionomias do Outro

JOSÉ FERNANDO AMARAL STRATICO

 

 

A dramaturgia na dança-teatro de Pina Bausch

Juliana Carvalho Franco da Silveira

 

 

Etnografando criações: pistas

Juliana Schiel

 

 

Imagem Sonora: da música à cena.

Jussara Trindade Moreira

 

 

Unidade múltipla

Kenny Neoob de Carvalho Castro

 

 

O tapete na poética de Peter Brook: suporte material do conceito de espaço vazio

Larissa Cardoso Feres Elias

 

 

Dias Felizes: a cena feminina em Samuel Beckett

Laura Carla Franchi dos Santos

 

 

Na mata tem esperança!: o audiovisual, o Cavalo marinho e a técnica.

Lineu Gabriel Guaraldo

 

 

Performance como ação de um coletivo: relato de um experimento

Lucio José de Sá Leitão Agra

 

 

Improvisação como máquina de variação infinita

Luiz Carlos de Almeida Garrocho

 

 

Por uma Teoria contemporãnea do Espetáculo

Luiz Fernando Ramos

 

 

Desleituras e elementos da linguagem áudio-visual de Samuel Beckett em O esgotado de Gilles Deleuze.

Manoel Moacir Rocha Farias Jr.

 

 

A PROPRIOCEPÇÃO E A DRAMATURGIA DO CORPO NO TEATRO DE FORMAS ANIMADAS

MARCELLE TEIXEIRA COELHO

 

 

O Estreitamento Entre o Espectador e a Cena Contemporânea

Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi

 

 

Etnografia, Processo de Criação e Ritual Cênico

Márcia Virgínia Bezerra Araújo

 

 

Os limites de paidia em poéticas de resistência à arte de massa

Margarida Gandara Rauen - Margie

 

 

Performance artística e a questão da censura

Maria Beatriz de Medeiros

 

 

Procura da pesquisa soberana de ator

Maria Beatriz Mendonça

 

 

O Ator-nômade: Saberes Órfãos

Maria Cristina da Silva Pereira

 

 

Teatro e Cinema: Uma Possibilidade de Articulação Via o Espaço de Representação

Maria Helena Braga e Vaz da Costa

 

 

A Comédia - gênero à margem

Mariana de Lima e Muniz

 

 

Lambe-Sujo: dança dramática, performance e liminaridade

Marianna Francisca Martins Monteiro

 

 

Territórios e Fronteiras: A Transcrição de Linguagens do Texto ao Gesto

Marilia Vieira Soares Unicamp

 

 

Peter Brook e o CIRT: os anos de ruptura

Matteo Bonfitto Júnior

 

 

PARA ALÉM DA AULA OU COMO CONSTRUIR UMA DIDÁTICA-SEM-ÓRGÃOS?

MAURA DESOUNET BAIOCCHI

 

 

Um levantamento do uso das teorias de Rudolf Laban no Brasil

Melina Scialom

 

 

A reperformance

Naira Ciotti

 

 

DAS PROVOCAÇÕES DAS INTERAÇÕES ARTISTICAS

Natássia Duarte Garcia Leite de Oliveira

 

 

Usei meu corpo: das vísceras fiz sopa, dos membros fiz pontes

Oriana Maria Duarte de Araujo

 

 

O Corpo Intenso nas Artes Cênicas: articulando o Corpo sem Órgãos, os Bartenieff Fundamentals e o Body Mind Centering.

Patricia de Lima Caetano

 

 

A Alteridade em Grotowski:uma metafísica da responsabilidade

Paula Alves Barbosa Coelho

 

 

A preparação do ator-animador no espetáculo Dicotomias-fragmentos Skizofrê

PAULA CATALINA ROJAS AMADOR

 

 

O boneco no discurso cênico

Paulo César Balardim Borges

 

 

Corpoetizar: reflexões sobre mimese poética da palavra

Raquel Scotti Hirson

 

 

A Convenção Consciente e a proxêmica meyerholdiana

Rebeka Caroça Seixas Loia

 

 

Atuação

Renato Ferracini

 

 

Fluência

Rita de Cassia Santos Buarque de Gusmão

 

 

Haikai - somente as nuvens nadam no fundo do rio

Roberson de Sousa Nunes

 

 

Performatividade em Helio Oiticica

Rodrigo Garcez da Silva

 

 

O Canto do teatro Brasileiro 2: uma pesquisa de linguagem teatral

Rose Mary de Abreu Martins

 

 

Voz – Movimento Corporal – Criação

Sandra Parra Furlanete

 

 

"Canción de cuna para un anarquista": reflexão sobre o tempo como território movil.

SARA DEL CARMEN ROJO DE LA ROSA

 

 

O Processo Criativo e a Criação do Processo: os Laboratórios Experimentais como Proposta Metodológica em Artes Cênicas

Saulo Silva da Silveira

 

 

O Corpo Ressoante: estética e poder no teatro contemporâneo.

SILVIA ADRIANA DAVINI

 

 

Teatro Sem Espetáculo: algumas pistas

Silvia Balestreri Nunes

 

 

Perguntas-Pasaporte: mão dupla nas fronteiras da criação

Sonia Lucia Rangel

 

 

Do corpo como instrumento ao corpo como lugar.

Sulian Vieira Pacheco

 

 

Estética Teatral Contemporânea: performance / encenação

Tania Alice Caplain Feix

 

 

Força de Comando : Um trabalho do ator sobre seus instintos

Tiago Moreira Fortes

 

 

O teatro visual de Leszek Madzik

Valmor Níni Beltrame

 

 

Bachelard e Nelson Rodrigues: inspirações para composição das personagens de Dorotéia

Veronica Fabrini Machado de Almeida

 



C U O R E