Resumos
GT - Etnocenologia

 

Uma perspectiva de estudo do espetacular

Adailton Silva dos Santos

UFBA

Palavras-chave: Etnocenologia Disciplina Cientifica Prática espetacular

 

A etnocenologia é uma promessa de novo olhar sobre os fenômenos espetaculares humanos. Ela se encontra ainda em seu estágio pré-paradigmático. Mas, sua simples existência, como reunião de um conjunto de pesquisadores das artes cênicas, já aponta para um novo campo dos estudos nesta área. A questão é saber como fazê-lo no bojo de uma nova disciplina científica. Este texto trata de uma das questões mais importante para a etnocenologia: os delineamentos teóricos de sua perspectiva própria.





Encruzilhada atlântica na rota carolíngia

Alexandra Gouvea Dumas

UFBA- PPGAC

Palavras-chave: Etnocenologia, mouros e cristãos, África-Brasil


A reflexão é dedicada às intersecções das matrizes lusófonas e carolíngias que aproximam duas localidades de colonização portuguesa, separadas pelo Oceano Atlântico, a cidade de Santo António, em São Tomé e Príncipe, na África, e a cidade do Prado, na Bahia, no Brasil. Essas matrizes se encontram presentes em dois folguedos encenados anualmente nessas cidades, respectivamente, o Auto de Floripes e a Luta de Mouros e Cristãos. A metáfora da encruzilhada é escolhida como referência para uma análise comparativa dos dois folguedos.





A Padilla: história, mito e teatro

Armindo Jorge de Carvalho Bião

Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave: Etnocenologia, Donna Marília de Padilla, Marília Padilha


A pesquisa, ainda incipiente, busca construir um corpus histórico, antropológico, poético, dramatúrgico e espetacular sobre a personagem da história espanhola Doña Maria de Padilla (1332? – 1361) e a entidade da umbanda brasileira Maria Padilha. Após a caracterização da personagem histórica informa-se sobre um possível percurso de sua mitificação, ancorado no romanceiro tradicional espanhol, em registros inquisitoriais ibéricos e em textos de antropólogos que relacionaram a personagem e a entidade. Por fim, resume-se um melodrama (libreto de uma ópera), exemplar da caracterização européia da Padilla, como uma mulher bondosa, vítima do destino e dos desatinos de seu amante real, D. Pedro I, de Castela, conhecido, inicialmente, como O Cruel e, posteriormente, como O Justiceiro (1334 – 1369).





Bricolagem: do Circo Moderno à Contemporaneidade

Eliene Benício Amâncio Costa

Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave: bricolagem circo tradição-contemporaneidade


O circo moderno, criado por Philip Astley, tem passado por constantes transformações ao longo desses 200 anos. Das exibições de cavalos à incorporação dos artistas nômades (malabaristas, equilibristas, acrobatas, funâmbulos etc.); das pantomimas aos dramas eqüestres; das cenas de montaria; da incorporação dos animais selvagens, acrescentando um toque de exotismo ao serem exibidos em jaulas rolantes no picadeiro, à criação de novos acessórios para execução de números clássicos do circo pelos artistas russos; da criação de um único picadeiro para a multiplicação em três pistas; do palhaço acrobata, palhaço escudeiro, palhaço adestrador às entradas e esquetes cômicas da dupla de tony e clown;o circo tem se caracterizado pela bricolagem.




O Ensaio Como Espetáculo:Grupo Experimental de Dança

Flavia Pilla do Valle

ULBRA

Palavras-chave: dança Foucault Etnocenologia

 

Este trabalho foi um estudo piloto para ser posteriormente desenvolvido na tese da FACED/UFRGS. Partiu de estudos realizados na disciplina Etnografia, Etnocenologia e Educação, onde buscou-se estabelecer relações entre as três áreas citadas. Consistiu em um estudo de campo, onde foi observado o Grupo Experimental do Curso de Dança de uma universidade. Assim, o ensaio do grupo teve o estatuto de espetacular – noção da etnocenologia, principalmente nos discursos que se manifestaram neste ambiente. Minha pesquisa do doutorado pretende indagar sobre as verdades que constituem a formação do sujeito da dança contemporânea, através da observação dos discursos. A noção de espetacular mostrou-se importante, pois pode ser comparada ao que Foucault reporta como a noção de monumento.





Psicofísica de atuação atoral” – pra que(m) isso presta?

Frederico Ramos Oliveira

Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave: atuação psicofísica gnosiologia

 

A comunicação pretende defender o desenvolvimento de uma “psicofísica de atuação atoral”, através da qual o ator-pesquisador poderá fundamentar sua investigação em parâmetros objetivos. O artista é abordado em sua dimensão mental (psíquica) e corporal (física), considerando serem esses dois acessos voluntários no trabalho de ator. É apresentada a evolução das pesquisas empreendidas pelo autor e relatado o encontro de seu pensamento com as discussões em Etnocenologia. A identificação de relações coerentes entre as duas abordagens do fenômeno da atuação atoral produziu associações teóricas que orientaram a estruturação de um “Enquadramento Etnocenológico”. A reflexão desse processo pretende inscrever os conteúdos da psicofísica da atuação atoral dentro dos aportes da Etnocenologia.





Da presença, da prática, do corpo: contribuições etnocenológicas para a pesquisa em educação

Gilberto Icle

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave: etnocenologia presença educação


Este texto discute o campo de atuação da Etnocenologia como perspectiva teórico-metodológica e não como um território de estudos.Discute as formulações iniciais de Pradier explorando os conceitos de prática e de espetacularidade. Implica o conceito de presença, apresentando-o a partir da discussão filosófica de Gumbrecht na qual a experiência estética é pensada como oscilação entre "efeitos de presença" e "efeitos de significado". Propõe a suspensão da interpretação ou daquilo que Gumbrecht denomina como "campo hermêutico" e investiga as possibilidades dessa suspensão para as investigações das práticas espetaculares.





Performance e Imaginação Criativa: o Lataif Sufi

Giselle Guilhon Antunes Camargo

Universidade Federal do Pará

Palavras-chave: Performance Sufismo Lataif

 

No GT Estudos da Performance, da IV Reunião Científica da ABRACE, realizada em Belo Horizonte, em 2007, apresentei os princípios esotéricos que regem as práticas mentais-corporais – Sama (audição musical acompanhada de giro), Zikr (repetição dos nomes divinos) e lataif (ativação das sutilezas) – do Sufismo. Com base no princípio geral de que “o semelhante atrai o semelhante”, Najmuddin Kubra, mestre sufi que viveu no século XII, desenvolveu uma fisiologia dos órgãos sutis da percepção na qual cada órgão ou centro sutil (latifa) se relaciona com uma metafísica da luz que se reflete no Infinito. É sobre essa fisiologia imaginada – substrato pré-expressivo de inúmeras atividades (rituais e/ou espetaculares) sufis – que pretendo refletir aqui.





Historias do quotidiano: teatralidade e subjetividade coletiva

Inés Carolina Pérez-Wilke

Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave: Subjetividade coletiva Teatralidade e quotidiano Experiência estética

 

Estudo das qualidades estética das narrações de vida do Grupo de Mulheres do Alto das Pombas, na Federação, Salvador/Bahia; partindo das noções de memória, cotidiano e imaginário, quando levadas ao contexto cênico e as implicações políticas deste fato em relação a grupos marginalizados neste caso abordando o tema de Gênero. Caracterizá-la de tal modo supõe estudar a experiência estética como fator determinante nas dinâmicas da subjetividade coletiva e o conseguinte impacto nos processos sociais. Implicando a revisão das teorias de Felix Guattari com respeito à subjetividade coletiva e seus agenciamentos assim como os estudos etnocenologicos sobre teatralidade e espetacularidade de Armindo Bião.





Gemido da tradição: o carro de boi e o espetáculo da fé no louvor ao Divino Pai Eterno em Trindade, no estado de Goiás.

Jorge das Graças Veloso

Faculdade de Artes Dulcina de Moraes

Palavras-chave: Tradição Espetacularidade Etnocenologia

 

Gemido da Tradição é uma reflexão sobre as significações do desfile de carros de bois, que ocorre durante a Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, na contemporaneidade das tradições interioranas do Estado de Goiás. É uma primeira abordagem ao tema, feita à luz da etnocenologia e seus estudos das práticas e comportamentos humanos espetaculares organizados – PCHEO. Discute os diálogos estabelecidos entre um imaginário de características muito próximas do rural e as influências que esse universo recebe dos grandes eventos contemporâneos. Trata de uma fundante compreensão conservadora das manifestações culturais e seus embates com as imposições dos tempos atuais, principalmente da maior visibilidade proporcionada pelos meios de comunicação e suas conseqüências para seus praticantes.




Poética da cena e técnicas corporais: a transfiguração do corpo em símbolo

Larissa Latif Plácido Sare

Universidade da Amazônia

Palavras-chave: transfiguração cena técnicas corporais


O trabalho trata de como a observação das técnicas corporais e sua utilização para a transfiguração do corpo na cena pode ser importante para mapearem-se os mitos e arquétipos subjacentes a um espetáculo. Para tanto, propõe uma classificação e análise de uma performance ritual em particular, a Corda dos Promesseiros do Círio de Nazaré. O objetivo é propor uma reflexão inicial sobre essa possibilidade, que possa ter como resultado uma proposta metodológica de análise que elucide por dentro de cada espetáculo, as relações entre o ocorpo, os símbolos e as grandes imagens arquetipais subjacentes.





O Teatro de Cordel da Bahia sob a Perspectiva da Etnocenologia

Makarios Maia Barbosa

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave: Etnocenologia Teatro popular Teatro de Cordel


Texto dirigido ao GT – Etnocenologia do V Congresso da ABRACE para uma Comunicação oral. Nele, aborda-se o Teatro de Cordel através da perspectiva de estudos da Etnocenologia. Tal perspectiva busca compreender de modo profundo, na forma de uma reflexão crítica, como se processa a criação artística do teatro profissional que apresenta matrizes estéticas e culturais advindas dos folhetos da Literatura de Cordel. Este trabalho é o resultado de pesquisa de doutorado realizada em Salvador/BA, analisando espetáculos de teatro que apresentem a característica do verso popular de cordel, produzidos nos últimos anos.





Kathakali vesham

Ricardo Carlos Gomes

Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave: Kathakali ator tradição


Um estudo sobre o ensinamento das técnicas de atuação do Kathakali e as transformações necessárias para a sobrevivência desta tradição às mudanças que abalaram a Índia nos últimos 100 anos. O Kathakali confrontou-se com outras tradições cênicas, tornando-se, junto com outros teatros orientais, um ponto de referência para os homens de teatro do Ocidente. Investigar seus processos de transmissão pode revelar-se útil para compreender os mecanismos da Arte do Ator. O estudo nos permitiu observar também algo que está além da técnica, mas determina a sua qualidade: a relação guru-sisya (mestre/discípulo), que constitui a base do método tradicional indiano de aprendizagem.





Ler Grotowski: entre textos e práticas, História e histórias

Tatiana da Motta Lima ramos

UNI-RIO

Palavras-chave: Grotowski fase teatral performance


Essa comunicação tem por objetivo apresentar uma reflexão crítica sobre a maneira como a obra e o percurso de Grotowski têm sido estudados. Ela propõe também uma leitura de Grotowski que passe pela análise detalhada de seus textos e de sua terminologia no sentido de vê-los em interação permanente – em revezamento, em entrecruzamento, em fricção – com as práticas experimentadas pelo artista. Busca-se, assim, uma possibilidade de leitura que não caia nem na ilusão de unificação da obra, através da busca por uma certa filosofia do autor, nem em uma fetichização da prática que acabe por negar aos textos e à terminologia a possibilidade de serem veiculadores de um conhecimento experimental.


C U O R E