a pesquyisa

Resumos

GT- Pedagogia do Teatro

 

Criação dramatúrgica a partir de jogos tradicionais

Adélia Maria Nicolete Abreu (Adélia Nicolete)


Palavras-chave: dramaturgia, jogos tradicionais, jogos teatrais


Relato de experiência que visa descrever o processo de elaboração de cenas e textos dramáticos a partir do estudo teórico e prático de diversos jogos tradicionais, jogos teatrais de Viola Spolin e elementos de dramaturgia (objetivos, obstáculos, conflitos, enredo, estratégia, clímax, conclusão, etc), desde o primeiro dia de aula até a conclusão dos trabalhos, no âmbito da disciplina Fundamentos da Expressão e Comunicação Artística - Teatro I, realizado durante um semestre com alunos do curso superior de Educação Artística na cidade de Santo André, no ABC paulista realizado pela autora ao longo de uma década.





Referências e percursos na formação do professor de teatro: entre a exploração da teatralidade e a solicitação do espetáculo

Adriano Moraes de Oliveira


Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave: formação, teatralidade, espetáculo


Minha comunicação apresenta de forma resumida meu projeto de pesquisa iniciado em 2008 em âmbito de doutorado no PPG-Educação: procuro identificar as conformações discursivas nas práticas de pesquisadores de teatro que sugerem referenciais teóricos e percursos metodológicos para professores de teatro. Tomo como corpus à aplicação de Análise de Discurso os textos dos Anais da ABRACE do GT Pedagogia do Teatro desde sua fundação. Acompanho, concomitante a este processo de análise, um grupo de alunos de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Pelotas, para perceber quais dos discursos estimulam a exploração de teatralidade e/ou a solicitação social do espetáculo.





A escrita teatral na formação de professores

Alessandra Ancona de Faria


Pontifícia Universidade Católica

Palavras-chave: formação de professores improvisação dramaturgia


Esta pesquisa procura investigar as possibilidades que a escrita dramatúrgica oferece para refletir e transformar a prática dos professores da Educação Básica no ensino público na cidade de São Paulo. Investigando a formação reflexiva do professor, pretendo verificar possibilidades da escrita dramatúrgica como ato criador que modifica sua visão educacional, a partir de suas histórias de vida. Este estudo desenvolveu possibilidades cênicas das histórias de vida do professor, associando o jogo teatral à construção de textos dramatúrgicos, buscando compreender em que medida este processo pode ser um instrumento para que o professor reflita e modifique sua prática e sua visão como educador, na busca de um professor crítico, criativo e autônomo.






Distanciamento brechtiano: uma proposta para o teatro e para a educação

Alexandra Marinho de Oliveira


Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará

Palavras-chave: efeito-V Bertolt Brecht ensino médio


Esta pesquisa tem como objetivo propor uma metodologia de trabalho baseada na teoria e prática do distanciamento brechtiano composta por aulas de teatro no Ensino Médio. Para tanto, investiguei nos escritos teóricos de Bertolt Brecht e de alguns comentadores, elementos pertinentes à construção de um método de trabalho. Analisei também, à luz do processo desenvolvido com um grupo de teatro em uma escola da rede privada de Fortaleza-CE, questionários e formulários, além do registro dos processos de ensaio, montagem e apresentação do espetáculo Só Eles o Sabem. Observei os resultados dos exercícios, discuti questões teóricas ligadas ao efeito do distanciamento brechtiano e examinei as transformações pelas quais o grupo passou.





"Corações e Mentes: Um estudo acerca das possibilidades de relações dos jovens e o teatro."

Aline Cristiane Grisa


Universidade Federal do Rio Grande do Sul


Palavras-chave: Jovens Teatro


No presente trabalho estaremos interessados nas possibilidades de relações estabelecidas entre os jovens contemporâneos e esta arte efêmera, sempre em transformação, buscando entender como se dá o contato deles com o teatro. Afinal: quem são os jovens de hoje? O que os leva a assistir ou fazer teatro? Quais as possibilidades apontadas pelo teatro aos jovens e vice-versa? Como e o que os atrai até esta arte? O que existe nela de tão interessante? Ou seja, o que é teatro para os jovens? Será que o jovem busca alguma significação através do teatro? Como ou em que situações o teatro é significativo para eles? Através de alguns pensadores poderemos desvendar esses e outros mistérios do encontro dos jovens com o teatro.





Palhaço de Hospital: Proposta Metodológica de Formação

Ana Lucia Martins Soares( Ana Achcar)


UNIRIO

Palavras-chave: Formação Palhaço/Ator Hospital


O estudo apresentado é fruto de tese de doutoramento e focaliza a formação para a atuação do palhaço no serviço pediátrico hospitalar. A investigação se concentra nas condições técnica, artística e humanística de formação deste palhaço, com o objetivo de averiguar a hipótese de que para atuar em ambiente hospitalar impõe-se uma especialização, com conhecimentos e práticas específicos, testados em ambiente real e avaliados sistematicamente. Como resultado configura-se a proposta de um método de formação do palhaço de hospital que procura, simultaneamente, assegurar a natureza transgressora da sua figura cômica e conquistar, para a sua ação, um caráter científico e permanente.





O Teatro na Escola: do “teatrinho” ao método dramático

Andréia Fernandes de Andrade


PPGAC - UFBA GT – Pedagogia do Teatro & Teatro e Educação

Palavras-chave: ensino do teatro, teatro na educação, ensino médio.


Este texto foi baseado em um capítulo da Dissertação “Práticas Teatrais no Ensino Médio: dez anos de experiência no Colégio Manoel Novaes”. O estudo do projeto O Teatro na Escola identificou três diferentes ações teatrais no ambiente escolar: as aulas de Teatro, a apreciação teatral e o uso do teatro nas disciplinas convencionais. É sobre este último tópico que versarei, tratando da diferenciação entre a interdisciplinaridade e o uso do método dramático, e visando o esclarecimento sobre o significado destes dois conceitos.





De experiência em experiência ao surgimento de uma cia de teatro: diálogos possíveis sobre teatro-educação

Andrisa kemel zanella


Universidade federal de santa maria

Palavras-chave: jogo dramático e/ou jogo teatral experimentação teatro-educação


Esse trabalho traz um recorte da pesquisa intitulada “O Jogo Dramático e/ou Jogo Teatral: uma proposta para repensar a profissão em Educação”, que vem sendo realizada desde o ano de 2004, no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, por profissionais das Artes Cênicas, bem como acadêmicos e graduados de outras áreas do conhecimento. Tem por objetivo apresentar o estudo realizado e trazer alguns resultados alcançados até o presente momento, a partir de uma proposta que enfocou os “jogos dramáticos e/ou jogos teatrais” como principal elemento a possibilitar aos educadores, alunos e técnicos administrativos da Universidade Federal de Santa Maria a valorização de suas potencialidades, através de oficina de teatro realizada semanalmente.





A Prática Extensionista na Formação de Professores de Teatro

Arão Nogueira Paranaguá de Santana

Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave: teatro na comunidade ação cultural formação de professores


A investigação busca ressignificar os propósitos que embasaram o projeto de extensão “Ação Cultural em Teatro”, o qual vem sendo desenvolvido junto à Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão, desde o primeiro semestre de 2007. Constitui-se em uma atividade articulada ao grupo de pesquisa “Pedagogias do Teatro e Ação Cultural” (PG-CULT/UFMA) e propõe-se a inventariar as contribuições consideradas relevantes para a profissionalização docente no decorrer do processo formativo, na linha da educação não-formal, incentivando, junto aos sujeitos participantes (pesquisadores, professores e estudantes), a realização de estudos aplicados ao ensino da linguagem dramática e à produção cênica, utilizando-se, para tanto, da pesquisa-ação enquanto procedimento metodológico.





O Texto e o Teatro na Escola – desafiando o habitus; cruzando fronteiras.

Beatriz Angela Vieira Cabral


Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave: Texto como Pré-texto Impacto e Teatro na Escola Teatro na Escola e Democratização do Ensino


Esta comunicação focaliza a função do texto ou pré-texto para expandir a ressonância do processo dramático com questões atuais e promover o reconhecimento estético. Para tanto, pontua o papel do impacto, ao nível da recepção, e sua relação com mudanças de percepção e expectativas. A resistência a mudanças é associada ao habitus, mecanismo de reprodução social que explica como discursos e opções sistemáticas são mantidas e a crítica é rejeitada. A possibilidade de mudança é associada ao re-mapeamento dos parâmetros de lugar, identidade, história e poder, e seu potencial para o cruzamento de fronteiras espaciais, semânticas, históricas e sociais. O potencial do teatro no currículo escolar é visto como caminho para o rompimento de habitus e democratização das diferenças.





Escola é lugar para artes?

Carminda Mendes André


Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – UNESP

Palavras-chave: arte educação normatização


Com a publicação da Lei nº 9394/96, que institui a arte como área de conhecimento no ensino básico brasileiro, buscamos refletir de que maneira é orientada essa “inclusão” nos projetos pedagógicos de modo a indicar qual o lugar que é destinado à arte na escola. Nesse contexto, o artigo pretende levantar algumas contradições. Embasados nas proposições de Foucault, analisamos algumas práticas legitimadoras dos currículos escolares, que nos causam estranhamento quando sua normatização retira a autoridade do professor de sala de aula. Outro ponto é questionar o que é “permitido” na escola, ao professor de teatro.





Miguilim em cena: processo de montagem

Celida Salume Mendonça


Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave: ensino de teatro processo montagem


Este texto aborda um processo de montagem desenvolvido com alunos do 3º semestre do curso de Licenciatura em Teatro da UFBA. O percurso criador teve como ponto de partida a obra Manuelzão e Miguilim de João Guimarães Rosa, e como maior desafio, a transposição do texto não dramático para a cena. A diversidade metodológica objetivou um processo colaborativo e orgânico que pudesse ser igualmente desenvolvido no sistema formal de ensino.





As histórias no teatro playback: o pessoal e o comunitário

Clarice Steil Siewert


Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave: histórias pessoais teatro playback teatro comunitário


O teatro playback é uma forma teatral em que histórias pessoais são contadas por pessoas da platéia e improvisadas pelos atores e músicos. Entendendo que essa forma pode levantar questões de cunho terapêutico, objetiva-se aproximá-la do campo conceitual do teatro comunitário definido por Cohen-Cruz como community-based performance. A partir dessa aproximação, levanta-se questões sobre como as histórias no teatro playback podem atingir um nível social e comunitário.





A fisicalização e o gestus no ensino de teatro para crianças e adolescentes: articulando conceitos artísticos e pedagógicos

Davi de Oliveira Pinto


Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave: fisicalização gestus teatro-educação


A partir de uma aplicação prática das proposições da Profa. Dra. Ingrid Koudela sobre a abordagem do ensino de teatro para crianças e adolescentes baseado na Peça Didática Brechtiana e no Jogo Teatral Spoliniano, é possível discutir a articulação pedagógica dos conceitos fisicalização (Viola Spolin) e gestus (Bertolt Brecht): nessa perspectiva, o gesto teatral é tomado em suas possibilidades expressivas e em suas potencialidades como signo construtor de um discurso crítico. A reflexão procedida aponta para a necessidade renovada de uma fundamentação teórica consistente para a prática pedagógica do teatro.





Sopa de Rio - Uma abordagem dialógica na comunidade

Eduarda Lourenço de Vasconcellos


UNIRIO

Palavras-chave: teatro comunidade abordagem dialógica


A presente comunicação apresenta algumas indagações acerca das possíveis contribuições do fazer teatral para comunidades carentes. Na busca de responder tais questionamentos apresentaremos o processo das aulas de teatro desenvolvido com crianças e pré-adolescentes na comunidade de Guandu, periferia do Rio de Janeiro, que originou o resultado cênico denominado Sopa de Rio. A abordagem utilizada durante as aulas apresenta pontos de contato com a abordagem dialógica do teatro para o desenvolvimento (NOGUEIRA, 2002) que privilegia o teatro que dialogue com a comunidade





Interdisciplinaridade entre teatro e letramento na educação infantil: um caminho possível

Elaine Cristina Rodrigues de Souza


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO

Palavras-chave: Letramento Educação Infantil Jogo


No âmbito da pesquisa que venho desenvolvendo como mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO, apresento um princípio de estudo desenvolvido a partir de uma pesquisa-ação realizada na Educação Infantil numa escola pública da rede municipal de Nova Iguaçu no Rio de Janeiro. Nesse texto apresento algumas hipóteses relacionais entre a fundamentação teórica e a observação concomitante das práticas desenvolvidas que implicam em processos de apropriação da leitura, da escrita e do jogo pelas crianças.






Garatuja: uma experiência de formação teatral

Eugênio Tadeu Pereira


Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave: formação teatral acadêmica direção e docência em teatro dramaturgia e encenação coletivas


O espetáculo “Garatuja”, experiência docente de direção teatral na disciplina Projeto Experimental de Prática de Montagem A, oferecida aos alunos do 5º período do Curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG, foi uma aventura coletiva, cênica e dramatúrgica, em torno do conto infantil Barba Azul. Nele, o espaço de sala de aula e o palco foram, por excelência, o lugar onde as coisas da vida foram expostas: desejos, conflitos, idéias, diálogos; e, o confluir desses aspectos, foi um aprendizado de mão dupla entre docente e discentes. Nesse sentido, essa experiência foi um exercício de liberdade e uma prática cênica de pesquisa, de formação e de criação coletivas, no sentido genuíno dessas palavras.





O que dizem os artigos publicados nos “memória abrace” sobre a formação de professores para o ensino de teatro?

Everson Melquiades Araújo Silva


Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave: Teatro/Educação Formação de Professores Memória ABRACE


A formação de professores para o ensino de arte vem ocorrendo no Brasil desde a Década de 1950. Mas, como a literatura especializada vem teorizando esse fenômeno? Nesta direção, esta pesquisa teve como objetivo compreender como a Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE) vem problematizando a formação de professores para o ensino de Teatro no Brasil. Fez parte do inventário um número total de 12 estudos publicados nos “Memória ABRACE”, entre os anos de 1999 e 2007. Os resultados apontam que apesar de uma produção relevante, ela ainda não é significativa, pois mesmo com o avanço conceitual apresentado por esses estudos, o número de publicações encontradas não é representativo diante da necessidade de melhor compreender e nortear esse fenômeno tão complexo.





Princípios de encenação épica nas peças didáticas: um estudo dos textos “Aquele que diz sim e “Aquele que diz não” como modelos de ação

Francimara Nogueira Teixeira


Palavras-chave: centro federal de educação tecnológica do ceará Peças didáticas Brecht Modelos de ação


Essa pesquisa analisa princípios de encenação nas peças didáticas de B.Brecht, através da revisão do conceito de modelo de ação. Especificamente, é preciso: isolar os principais eixos temáticos e suas formas de exposição na estrutura dramatúrgica; examinar na estrutura dialógica indicativos de encenação teatral e compreender o estranhamento como efeito na criação de imagens e composições gestuais, a fim de discutir a epicização brechtiana no teatro contemporâneo. Acreditamos que a peça didática contém princípios de encenação, definindo um modelo de montagem e de orientação espacial. O processo de pesquisa está em fase inicial, com levantamento bibliográfico e estudo das peças. Nessa etapa apresentamos os primeiros estudos sobre as peças Aquele que diz sim/Aquele que diz não.





Um estudo de gênero: artes cênicas e educação

Guaraci Da Silva Lopes Martins


Faculdade de Artes do Paraná – FAP

Palavras-chave: Teatro Educação Gênero


Este artigo trata sobre a pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - UFBA, onde trato sobre a importância da Arte na educação para o questionamento de questões relativas ao gênero e as múltiplas sexualidades na escola. Um tema que embora sendo alvo de discriminação, não é discutido em sala de aula pela maioria dos docentes responsáveis pelo ensino do teatro e atuantes no Ensino Básico da Escola Pública. Esta pesquisa envolve docentes e estagiárias(os) integrantes do Curso de Licenciatura em Teatro da FAP.





A pedagogia pós-crítica na ação do professor-artista: a interação entre o pedagogo e o ator na sala de aula.

Heloise Baurich Vidor


UDESC

Palavras-chave: Professor-artista Professor-personagem teatro na escola


Este texto discute as possibilidades de atuação do professor de teatro como ator na sala de aula. A pedagogia pós-crítica de Henry Giroux associada ao procedimento da metodologia inglesa do drama chamado teacher in role subsidiarão a discussão. Teacher in role é uma estratégia na qual o professor assume papéis sociais ou personagens durante a criação da narrativa cênica, com o objetivo de estimular e desafiar os alunos a entrarem no contexto da ficção. Esta prática aproxima a função do professor e do ator e abre perspectivas para a atuação do professor-artista no ensino do teatro na escola.





Teatro de figuras alegóricas

Ingrid Dormien Koudela

Demonstração Prática

Universidade de São Paulo

Palavras-chave: encenação contemporânea pedagogia do espectador metodologia de ensino


O resultado da prática pedagógica realizada na UNISO- Universidade de Sorocaba/SP (2006-2008) é a proposta de um modelo espetacular denominado Teatro de Figuras Alegóricas, que pretende configurar-se como uma abordagem pedagógica e estética a ser desenvolvida no campo da Pedagogia do Teatro. O Teatro de Figuras Alegóricas apresenta grande interesse na encenação como prática pedagógica na medida em que promove distinções que, indo além dos grandes generos (tragédia, comédia e drama)permite buscar a fonte de formas teatrais oriundas da cultura popular.





Imaginação e descentração - um estudo sobre a capacidade de descentração do ator.

Joana Izabel da Silva


Universidade Federal do Rio grande do Sul

Palavras-chave: teatro transformação imaginação


O trabalho discute o papel da imaginação no processo de construção de conhecimento, considerando possíveis relações entre o desenvolvimento espontâneo da criança e o trabalho artístico do ator, a partir de alguns conceitos das teorias de Jean Piaget e de Constantin Stanislavski. Partindo da idéia que o sujeito ao conhecer o mundo transforma a si mesmo, compreende-se a importância da imaginação no desenvolvimento da criança e no trabalho do ator como uma ação propulsora dessa transformação.





O teatro popular comunitário e o diálogo com a realidade

João Rodrigues Pinto


Faculdade de Teixeira de Freitas - FACTEF

Palavras-chave: arte teatro popular teatro comunitário


A proposta do trabalho é realizar um estudo sobre as diferenças e similaridades entre teatro popular e teatro comunitário, buscando uma reflexão em torno das matrizes culturais do povo do campo, na perspectiva de buscar o sentido e o lugar da experiência do “fazer” teatral e os aspectos educativos contidos no bojo da expressão artística: a dramaturgia textual, cênica e, sobretudo, através da experiência e da interação com a comunidade. Busca a compreensão do ato de ressignificar a arte e a vida, expressas nas performances dos atores, nas contribuições artísticas e nos resultados que apresenta.





O teatro e a imagem

Joaquim Cesar Moreira Gama


Universidade são paulo – eca

Palavras-chave: teatro e imagem modelo de ação leitura de imagem


A história da arte está repleta de referências entre o teatro e a imagem, configurando-se num fenômeno inseparável e com trocas entre si. Diderot afirmava que o espetáculo teatral precisava ser percebido como aparência, assim como a pintura. Artistas do teatro moderno acreditavam que ao bombardear o espectador com múltiplas imagens, seria possível tirá-lo da imobilidade contemplativa. A encenadora Ingrid Koudela vem realizando uma série de experimentos teatrais, tendo a imagem como modelo de ação. Gravuras de Peter Brueghel, o Velho, Os sete pecados capitais (1556-1557), foram o ponto de partida para o espetáculo Chamas na penugem (2008). A encenação tem propostas estéticas e pedagógicas que envolvem a corporeidade dos jogadores, a visualidade do teatro de animação e textos sonoros.





Apontamentos acerca do espaço no teatro de figuras alegóricas

Jose Simões de Almeida Jr.


Universidade de Sorocaba (UNISO) e Universidade de Coimbra - CES ( Centro de Estudos Sociais)

Palavras-chave: espaço teatral pedagogia do espectador Teatro de Figuras Alegóricas


O texto faz apontamentos acerca dos processos envolvidos na espacialização da cena na abordagem pedagógica e estética, elaborada por Ingrid Koudela, de um modelo espetacular denominado Teatro de Figuras Alegóricas, a ser desenvolvido no campo da Pedagogia do Teatro. Discute os procedimentos utilizados na elaboração desse espaço teatral a partir de conceitos como espacialidade, visualidade, visibilidade, paisagem e dos quadros-vivos (tableaux-vivants).





GT - Jogos Teatrais/Viola Spolin - PE: da semente à floresta - um solo fértil para peripécias pedagógicas

Kalyna de Paula Aguiar


Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave: formação, teatro, ensino


O trabalho apresenta estrutura e primeiras impressões sobre as ações desenvolvidas no GT – Jogos Teatrais/Viola Spolin – PE nos dois primeiros anos de sua existência, de 2006 a 2008. As impressões sobre as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo GT são as de que a sincronização, articulação, integração e o dialogo estão presentes, o que nos faz compará-las a sementes, que plantadas em solo fértil, espaço de formação do professor de teatro, constituem as nossas peripécias pedagógicas.





Tatiana Belinky:a história de uma contadora de histórias

Karin Dormien Mellone


Universidade de São Paulo

Palavras-chave: Teatro para crianças e jovens Televisão para crianças e jovens Pedagogia do teatro & Teatro e educação


Tatiana Belinky iniciou o teatro para crianças e jovens no Teatro Municipal da cidade de São Paulo com a peça "Peter Pan" em 1948. Ela, seu marido Júlio Gouveia e o grupo de teatro "Teatro Escola de São Paulo" iniciaram também a televisão para esta faixa etária em São Paulo em 1951.A tese de mestrado sobre o tema foi defendida por Karin Dormien Mellone em abril de 2008 no CAC-ECA-USP e visa mostrar a influência da Escola Nova de Dewey, através de Anísio Teixeira, na escrita de Monteiro Lobato. O teleteatro ao vivo, sem video tape, do "Sítio do Picapau Amarelo" nos anos 50 continha o clima de igualdade e liberdade, atores e espectadores compartilhando brincadeiras, fantasia e a aventura da busca do conhecimento características da vanguarda de seu tempo. É a precursora da TV de qualidade.





Por uma pedagogia dramática do corpo: jogo e encenação

Keila fonseca e silva


Universidade federal do rio grande do norte

Palavras-chave: jogo corporeidade encenação


Observando o caráter eminentemente corporal das artes cênicas e partindo de uma abordagem estética do ensino de teatro no Brasil, esse estudo enfatiza o jogo e a encenação como possibilidades de práticas metodológicas para um aprendizado cênico. Conduzir um processo através de jogos constitui uma importante prática educativa em teatro, pois mobiliza o corpo como elemento pedagógico do fenômeno teatral. A encenação também se constitui como elemento de valor pedagógico na medida em que a aprendizagem dos processos cênicos articula diferentes conhecimentos artísticos como a música, a dança, a literatura e as artes visuais, em diálogo com as corporeidades envolvidas no processo.





Reflexões sobre a práxis do jogo teatral

Liliane ferreira mundim


Universidade federal do estado do rio de janeiro-unirio

Palavras-chave: pedagogia do teatro jogo teatral práxis -escrita criativa-sistematização


Abordagens metodológicas para o ensino do Teatro na perspectiva do Jogo Teatral e sua práxis pedagógica. O desenvolvimento da disciplina Metodologia do Ensino do Teatro - 2008-1, que contemplou a análise e a experimentação das abordagens contemporâneas a partir dos estudos de pensadores brasileiros: Professora Dra. Ingrid Dormien Koudela, Professora Dra. Maria Lucia de Souza Pupo, Professor Dr. Marcos Bulhões. O Jogo Teatral como indutor para a ampliação do repertório teórico-prático, através do exercício da escrita, do registro e da sistematização. A organização de um port-folio e a elaboração de um projeto de extensão para o segundo semestre deste ano, com vistas a dar continuidade aos estudos, pesquisas e experimentos práticos, bem como sua aplicabilidade.






Ximia bóia e toni torrado em “a praia”: do improviso à educação

Lúcia de Fátima Royes Nunes


Universidade federal de santa maria

Palavras-chave: teatro educação clown


O presente trabalho inicia um diálogo sobre teatro e educação a partir da criação e apresentação de um espetáculo cênico intitulado “Ximia Bóia e Toni Torrado em A Praia: do improviso à educação”. Resultado de uma pesquisa realizada no ano de 2006 teve como objetivo compreender quais possibilidades surgem da inserção da linguagem clownesca num espaço formalizado de educação. Através do espetáculo criado “ A PRAIA ” nos inserimos no espaço educacional e acreditamos que conseguimos fazer acontecer outras possibilidades que trouxeram reflexões acerca das relações que estavam se estabelecendo, onde todos eram protagonistas de uma situação de jogo, desconstruindo uma estrutura já instituída de ser e estar numa Instituição de ensino.





PARA UMA TEORIZAÇÃO DO TEATRO EMANCIPADOR

Lucilia Maria de Oliveira Rodrigues Valente


Universidade de Évora

Palavras-Chave: teatro emancipador, professor-motor, dramaterapia


Na licenciatura em Estudos Teatrais da Universidade de Évora os projectos-laboratório, formas de intervenção inspiradas nos princípios da investigação-acção, fomentam uma abertura à sociedade actual através de uma forma de intervenção artística e teatral, a qual designo por teatro emancipador que implica processos grupais, sem deixar de atender ao desenvolvimento pessoal e social . É uma abordagem ao teatro e comunidade que propõe incrementar individuação , socialização, identidade cultural, valores de cidadania e prática criativa recorrendo a técnicas da dramaterapia .Surge assim a necessidade de formar professores-motores que além de "conhecimentos" na área do teatro, necessitam uma formação em relações humanas, centrada na animação e dinamização de grupos na comunidade.

 

 

 


Conexões: uma prática para a formação do ator.

Luiz Otavio Carvalho Gonçalves de Souza


Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave: formação de ator Ação Física Tempo-Ritmo


Este artigo propõe uma reflexão sobre uma prática de conexão na formação do ator. Entre atores treinados em aspectos técnicos de corpo e de voz, temos observado inúmeras dificuldades quando tentam compor partituras de ação física. Entendemos, então, que há uma necessidade de oferecer aos artistas de teatro a possibilidade de estabelecer conexões entre o treinamento corporal/vocal e os aspectos técnicos de composição teatral orientada pelos elementos constituintes da ação física. Para isso, relatamos uma experiência em que utilizamos elementos de tempo-ritmo como catalisador no processo de conexão com os princípios da ação física.





Processos de Criação como Prática Pedagógica

Marcelo Gianini


Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Palavras-chave: Processos de criação Jogo teatral Ensino do teatro


A comunicação que se segue é fruto de reflexões sobre o ensino de teatro a partir de minhas experiências artísticas e pedagógicas tendo como base o pensamento filosófico de Gilles Deleuze. Proponho quatro questões: 1) se criar é enfrentar o caos, como propõe DELEUZE (1992), como “ensinar a criar”? 2) qual deve ser a formação do professor de teatro? 3) o jogo teatral pode ser um criador de linhas de fuga? 4) montar ou não montar um espetáculo teatral com iniciantes?






Empilhando carteiras à procura de um espaço vazio

Marcia Maria Strazzacappa Hernández


UNICAMP

Palavras-chave: ensino de arte corpo espaço físico


O texto discute a presença/ausência da dança e do teatro na educação básica, trazendo resultados de pesquisas desenvolvidas no Laborarte, Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação da Unicamp. Analisa a formação de professores de sala e/ou especialistas que atuam com o ensino de arte nesse segmento e investiga especificamente a infra-estrutura física disponível nas escolas do Estado de São Paulo para atividades artísticas corporais. Compartilha experiências docentes junto a cursos especiais de formação nos quais professores e gestores experimentaram o ato de criar com o corpo em movimento num espaço vazio.





Teatro em comunidades: questões de terminologia

Marcia Pompeo Nogueira


Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave: teatro em comunidades teatro aplicado teatro popular


O objetivo do trabalho é analisar as semelhanças e diferenças de terminologias que se referem a práticas teatrais de cunho educacional, mas que não são dirigidas para sala de aula. Buscando contribuir para a delimitação desse campo de criação e pesquisa teatral, em consonância com o debate internacional, apresento definições para Teatro Aplicado, Teatro Popular e Teatro em Comunidades. A finalidade do trabalho é, de um lado, nortear um melhor entendimento sobre este tipo de prática teatral, de outro trazer mais dados que possam contribuir para a escolha de terminologia a ser empregada no Brasil.





Dramaturgia em jogo: uma proposta de criação e aprendizagem do teatro

Marcos Aurélio Bulhões Martins


UFRN

Palavras-chave: pedagogia do teatro encenação dramaturgia


Esta comunicação apresenta uma síntese dos resultados da pesquisa desenvolvida durante o curso de doutorado em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, orientada pela Profa. Dra. Maria Lúcia Pupo. O objetivo da pesquisa consistiu em sistematizar princípios metodológicos para uma proposta de aprendizagem dos fundamentos da escritura cênica, através de experimentos de análise, adaptação e encenação de textos teatrais. A investigação partiu de uma revisão bibliográfica sobre as relações entre encenação e pedagogia tendo em vista enfocar a importância da dramaturgia na formação do professor e no ensino de teatro na escola. A observação de processos de criação de diretores de teatro abertos à participação do grupo na escritura cênica (José Celso Martinez Correa e Antônio Araújo); a observação de uma das práticas de ensino de direção teatral na Universidade de São Paulo e de dramaturgia no Institut del Teatre de Barcelona; a realização de oficinas de iniciação à encenação com jovens e adultos e com professores em formação em Natal, São Paulo e Rio de Janeiro, sedimentaram princípios de uma proposta metodológica de ensino e criação do teatro. Propõe-se a criação de um banco de textos sobre teatro que possa servir de suporte para as práticas de leitura e encenação. O texto teatral é abordado aqui a partir da noção de jogo. Foram planejadas e realizadas práticas nas quais os participantes vivenciaram os papéis de dramaturgo e de diretor visando a ampliar as funções do aluno - professor em formação ou iniciante - na criação teatral. Nesta perspectiva, o trabalho dramatúrgico é uma prática que articula procedimentos de análise, estudo teórico, criação de imagens e jogos teatrais a partir de fragmentos e, depois, de textos completos. A experimentação de diferentes procedimentos de criação utilizados por diretores e grupos expressivos e necessários para a compreensão da cena contemporânea é outro princípio metodológico importante. Propõe-se a sistematização de dossiês de encenações modelares, a partir da analise do referido experimento. Os resultados obtidos contribuem para o aperfeiçoamento da formação de docentes e pesquisadores da pedagogia do teatro no contexto brasileiro atual, contribuindo para o debate sobre as propostas metodológicas que integrem o estudo teórico com a prática da encenação durante a Licenciatura. O estudo pode interessar também a diretores que valorizem o desenvolvimento de discursos teatrais coletivos e que tenham a dramaturgia como ponto de partida.





Processos Contemporâneos de Criação Teatral e Pedagogia

Maria Lúcia de Souza Barros Pupo


Universidade de São Paulo

Palavras-chave: Lei de Fomento Ação Cultural Educação Não Formal


A pesquisa se propõe a examinar as relações entre a atuação do chamado teatro de grupo e a população. Ela toma como referência empírica as opções estéticas e as manifestações da intervenção social levada a efeito pelos projetos de criação beneficiados com o apoio do “Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo”. O aspecto central da análise é a suposição de que as inovações intrínsecas aos processos de criação oriundos dos grupos acarretam interessantes implicações de ordem pedagógica, que podem contribuir para uma reflexão original acerca do ensino do teatro em diferentes esferas.





PERFORMANCE E PROCESSOS CRIATIVOS EM TEATRO NA ESCOLA: JANELA SOBRE POSSÍVEIS ENCONTROS

Mônica Torres Bonatto


Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave: teatro na escola performance coletivos de criação


A partir de três eventos - uma performance do artista Elcio Rossini e duas intervenções urbanas criadas por alunos de quarta série do Ensino Fundamental – em uma escola de Porto Alegre/RS, busco problematizar os encontros possíveis entre as investigações realizadas em sala de aula e a produção teatral contemporânea. Com o foco da pesquisa na inserção da noção de performance nas práticas teatrais desenvolvidas na escola, pretendo refletir teoricamente sobre o tema com vistas a contribuir para a ampliação das abordagens do teatro nas instituições escolares em geral.





De onde viemos para onde estamos indo: a demonstração prática como caminho pedagógico teatral

Narciso Telles

Demonstração Prática

Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave: pedagogia do ator viewpoints demonstração de trabalho


A demonstração de trabalho De onde viemos para onde estamos indo é um dos resultados parciais do Projeto de Pesquisa Aprender a aprender: os viewpoints como procedimentos de atuação e jogo e objetiva apresentar os procedimentos didáticos apreendidos nos ateliês de criação e propor uma reflexão sobre a intencionalidade didática desta forma de trabalho pedagógico. No campo educacional, a demonstração didática é uma técnica de ensino utilizada nas disciplinas tecnológicas e de artes. No campo teatral, as demonstrações de trabalho têm ganhado evidência junto aos artistas que a utilizam com a intenção didática explícita ou não de apresentar seus procedimentos de criação e “treinamento”.





As Analogias Explicativas do Grupo Tá Na Rua

Noeli Turle Da Silva


UNIRIO

Palavras-chave: analogias explicativas cultura popular pedagogia teatral


As manifestações culturais populares - festas, danças dramáticas, brincadeiras, ritos e jogos espetaculares – são, como o teatro, práticas sociais significantes, produtoras de sentido. Dentro desta perspectiva, acreditamos ser possível ensinar teatro, tendo como ferramenta metodológica o uso de analogias explicativas construídas a partir de outros sistemas simbólicos oriundos da cultura popular. Este trabalho é um estudo das analogias utilizadas cotidianamente nas oficinas de preparação de atores do grupo Tá Na Rua (RJ) - o carnaval, o futebol e as culturas religiosas católica e afro-ameríndias (Candomblé e Umbanda) – que pretende investigar os modos de transmissão dos saberes consagrados pelo senso comum e a sua provável aplicação no ensino do teatro.





O suspiro de uma performance

Regina Lúcia dos Santos Portela


Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave: Teatro Polícia Militar Performance


Este artigo sugere uma escrita performativa que flutua entre ficção e realidade, cena e cotidiano, teoria e encenação, aportando em percepções reflexivas acerca da viagem realizada pelo Grupo de Teatro da Polícia Militar da Bahia a Nova Iorque. As performances observadas dentro e fora do grupo constituíram o cenário propicio para analisar, à luz dos Estudos Culturais, o imbricado de significações entre as relações e representações sociais sobre sexualidade, gênero, etnia, classe, corpo e poder; evidenciando nessa reflexão os processos cênicos e lúdicos na construção de papéis sociais e identidades culturais. Ampara-se metodologicamente em uma abordagem qualitativa fazendo uso de procedimentos da pesquisa autobiográfica e história oral.





Arte e saúde - experimentações lúdico-pedagógicas na pesquisa sobre cuidado de enfermagem

Renan Tavares


Universidade federal do estado do rio de janeiro/unirio

Palavras-chave: jogo corpo cuidado de enfermagem


Experimentações lúdico-pedagógicas, realizadas pelos estudantes do Curso de Bacharelado e de Mestrado em Enfermagem a partir do jogo dramático, segundo Jean-Pierre Ryngaert, pesquisam sobre o papel de jogador e sobre a linguagem do Cuidado, exigente de um corpo expressivo com qualidade de observação, de escuta, de estar e ser presente. Os Resultados, publicados em livro, socializam o jogo como estratégia pedagógica, método e alternativa para a pesquisa.






Diálogo entre saberes: a formação extra-curricular do professor de teatro

Ricardo Carvalho de Figueiredo


Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave: Formação de Professores Formação extra-curricular Teatro e Educação


O projeto ora apresentado tem como foco a formação do professor de teatro numa perspectiva extra-curricular, ou seja, pensada para além das disciplinas curriculares e em contato com a comunidade ouro-pretana, visando, principalmente o conhecimento teatral prévio que esse educando traz consigo mesmo antes de sua inserção na graduação. Uma primeira experiência da proposta foi iniciada durante o semestre letivo de 2006/2, quando fui professor substituto dessa Instituição. Novas questões são trazidas para essa discussão e, sugere-se um programa de ensino que, além de apresentar resultados, indica modos de produzir conhecimento na área da pedagogia do teatro.





Recepção em teatro na escola: uma pesquisa sobre a prática pedagógica do professor

Robson Rosseto


Faculdade Padre João Bagozzi

Palavras-chave: Ensino do Teatro Espectador Recepção


Este trabalho aborda uma investigação realizada com professores da disciplina de Artes de cidades do Estado do Paraná. Trata-se de desvendar aspectos sobre a atuação do professor da rede pública ao abranger a recepção no ensino do teatro, a partir de dados coletados por entrevistas no ano de 2006. A pesquisa aponta os questionamentos dos professores sobre as dificuldades de validar a apreciação do aluno – não conseguem visualizar as metodologias.





O ensino de teatro na escola de tempo integral

Rogério Adolfo de Moura


Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave: Escola – tempo – espaço- formação- criação


As Escolas de Tempo Integral foram implementadas no Estado de São Paulo no final de 2005. O ensino de teatro está inserido em Oficinas Curriculares, para as quais os professores são capacitados por meio de formação continuada. Serão apresentados resultados de entrevistas realizadas com os estes (as), buscando identificar a relação entre formação continuada e processo de criação nas oficinas.





Iluminação Cênica e uma construção do espetáculo: uma abordagem pedagógica.

Ronaldo Fernando Costa


Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave: Ensino de Iluminação Pedagogia Dialogicidade


Essa pesquisa é vinculada ao mestrado do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN (PPGArC), sob a orientação do professor Dro. José Sávio Oliveira de Araújo. Tem como objetivo principal o estudo de práticas educativas para o ensino da Iluminação Cênica envolvendo os diversos agentes que participam das construções espetaculares, na expectativa de contribuir para o desenvolvimento de alternativas pedagógicas das artes cênicas, do teatro em particular e mais especificamente da afirmação da iluminação cênica como área de conhecimento. Buscamos, portanto, compreender os mecanismos epistemológicos para a construção desses conhecimentos específicos, objetivando a mudança de uma práxis, tanto para seu desenvolvimento estético como para seu ensino.





Thomas Bernhard e Peter Handke, Struwwelpeter do teatro contemporâneo?

Samir Signeu Porto Oliveira


Univerdidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes

Palavras-chave: Thomas Bernhard Peter Handke Struwwelpeter


Há mais de 160 anos um livro de contos, do escritor e médico alemão Heinrich Hoffmann, é um clássico da literatura infantil mundial – O Struwwelpeter ou histórias divertidas e figuras engraçadas. O personagem Struwwelpeter, no fim de cada um dos contos, sempre acaba mal, por ter transgredido regras de conduta social e moral. O que interessa aqui, ainda que resumidamente, é estabelecer uma relação entre o caráter do personagem Struwwelpeter e a produção teatral de dois dos mais representativos dramaturgos austríacos: Thomas Bernhard e Peter Handke. Os seus trabalhos apresentavam e apresentam atitudes e comportamentos transgressores dignos desse personagem da cultura germânica, tanto na forma quanto no conteúdo.





O exercício da intuição na composição da cena

Sergio Coelho Borges Farias


Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave: Teatro Intuição Avaliação


O ensino de arte envolve de maneira significativa as capacidades de sensação, sentimento e intuição, tanto quanto aquelas baseadas no pensamento. A intuição é vista como uma capacidade humana misteriosa, mesmo sendo amplamente exercitada nos processos de criação. São apresentados elementos para a avaliação dos processos criativos que envolvem improvisação teatral. Além das referências aos domínios cognitivo, afetivo e psicomotor, o autor apresenta uma proposta de taxonomia, com foco na intuição, para a avaliação do domínio estético da aprendizagem, composta das seguintes categorias: toque, imaginação, transcendência, apreciação e incorporação.





Estética da Existência na Formação do professor-artista

Tânia Cristina dos Santos Boy


Universidade de Sorocaba

Palavras-chave: processo colaborativo pedagogia teatral cuidado de si


Neste trabalho nos propomos a pensar, mesmo que brevemente, a experiência da proposta do processo colaborativo inserida na pedagogia teatral na formação do professor-artísta. Um experimento onde as formas rígidas do fazer teatral tradicional são questionadas. Para compreender o modelo educacional da sociedade moderna na qual são formados os futuros professores seguiremos o pensador Michael Foucault e para desvelarmos a contribuição do processo colaborativo caminharemos com Fischer, Carreira, Koudela, Spolin e Deleuze. Apontando para uma estética da existência com uma subjetivação coletiva. Onde a possibilide de nosso modelo educacional que foi concebido como espaço de subjetivação pela sujeição, só poderá se transformar através de práticas desviantes.




Hip Brecht Hop: uma proposta metodológica para o ensino do teatro

Urânia Auxiliadora Santos Maia de Oliveira


Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave: Teatro, peça-didática, ensino, Texto, jogo encenação


HEste trabalho trata de um projeto de pesquisa-ação realizado com um grupo de jovens de um bairro popular de Salvador. Buscou-se a elaboração de uma metodologia de ensino do teatro, a partir de jogos teatrais, da história de vida de cada aluno, da utilização de peças teatrais — que no caso específico desse estudo foram as peças didáticas de Bertolt Brecht —, e de técnicas de interpretação, que possibilitasse um processo de conscientização, um aperfeiçoamento técnico na arte de interpretar e a criação de textos teatrais referenciados na vivência dos participantes. Paralelamente ao trabalho de campo, foi realizada uma revisão bibliográfica centrada na teoria Grotowski, Artaud; Stanislavski. Também foram abordadas teorias de autores que têm proximidade com as pedagogias críticas e libertárias. A pesquisa resultou num espetáculo com os jovens participantes.





Pesquisa e reflexão na formação docente em teatro

Vera Lúcia Bertoni dos Santos


Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave: ação pedagógica reflexão teatro


O trabalho resulta de uma pesquisa realizada com a colaboração de um grupo de estudantes do Curso de Licenciatura em Teatro da UFRGS, envolvido numa experiência de “docência refletida”. Essa experiência coletiva de ensino e aprendizagem desperta o interesse desses professores em formação por determinados aspectos da pedagogia do teatro e estes, configurados como objetos de investigação individual, motivam a elaboração de trabalhos de iniciação científica. Da reunião dessas investigações preliminares emerge uma “meta-pesquisa” que, sob intervenção da análise psicogenética, enfoca o caráter interacionista e transformacional do processo de conhecimento do professor de teatro.





Grupo ou Coletivo - uma questão de tempo

Verônica Gonçalves Veloso


Universidade de São Paulo

Palavras-chave: teatro grupo coletivo


A partir da pergunta: “coletivo é apenas um novo nome para grupo?”, procura-se esboçar o conceito de coletivo, nomenclatura utilizada por alguns agrupamentos artísticos contemporâneos. Esse conceito, no entanto, será desenvolvido paralelamente à reflexão sobre a nomenclatura mais utilizada desde a década de 60: grupo. Atraídos por uma investigação estética bem definida que seria desenvolvida como experimentação prática de uma pesquisa de mestrado, um amontoado de jovens foi reunido no que se escolheu intitular: Coletivo. Essa experiência aliada à observação de um contexto de organização e proliferação de grupos de teatro atualmente na cidade de São Paulo inspirou a discussão desses conceitos como relativos ao tempo e não ao espaço.





Olhar para quem vê – co-autoria do espectador na poética do Grupo XIX de Teatro.

Vicente Concilio


UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave: Processo Colaborativo Pedagogia do Espectador Grupo XIX de Teatro


A presente comunicação pretende expor a trajetória das encenações construídas em moldes colaborativos pelo do Grupo XIX de Teatro e de que maneira essas criações promovem indícios de uma pedagogia que serve ao grupo e a suas propostas de ação cultural, ao mesmo tempo em que explora como os resultados desse processo chegam aos espectadores, que ganham status de co-autores nos espetáculos do grupo. Revela-se, assim, a relação entre pedagogia e criação nos trabalhos do grupo, interrogando o papel da pedagogia na construção da cena contemporânea a partir de um trabalho que não abre mão da pesquisa junto a seu público.





A Escola Livre de Teatro e o Alfabeto pegou fogo

Vilma Campos dos Santos Leite


Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave: Formação Teatral Pedagogia do Teatro História do Teatro


Tenho me debruçado sobre a Escola Livre de Teatro (ELT) de Santo André (SP), fundada em 1990 para uma pesquisa de doutoramento. A proposta está vinculada ao programa de pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia (MG) e, em fase de apreensão dos fundamentos teórico-metodológicos para proceder aos diálogos e opções necessárias para uma investigação interdisciplinar. Até o momento foram feitos levantamentos acerca de estudos sobre escolas de teatro, sobre o teatro em Santo André e interpretação de alguns documentos do período de implantação da ELT. Para esta comunicação, lanço alguns enunciados a partir de um capítulo de O alfabeto pegou fogo – ensino das artes em Santo André; projeto de publicação de 1993, que não chegou ao prelo

 

C U O R E