:

Resumos

GT - Territórios e Fronteiras


Dança-teatro e dramaturgia: a relação entre corpo e palavra, emoção e razão

Aldiane Aparecida Dala Costa

UNICAMP

Dramaturgia

Palavras-chave: Dança-teatro razão/emoção


A influência das idéias de emoção e razão na criação da dramaturgia do corpo em dança-teatro é o objeto desse estudo. Para isso, apontamos alguns elementos do processo de transformação da escrita literária em escrita cênica ou, podemos dizer, do drama em dramaturgia. Qualquer escolha de padrões para a experiência, no discurso ou na expressão do movimento, são referências da racionalidade. Já o sentimento é expresso pela carga afetiva e pelo subjetivismo. Tanto os elementos ligados à razão como os ligados à emoção podem estar relacionados ao corpo ou ao discurso e, ainda, relacionados entre si. Mas do ponto de vista do trabalho do ator, tomando o corpo como suporte, a relação entre emoção e razão guarda sutilezas.




Disfunctorium e o Museu do Perecível: Estilhaços de Corpos na Cena Potiguar

Alex Beigui de Paiva Cavalcante

UFRN

Demonstração Prática

Palavras-chave: Disfunctorium Intervenção Performance


A Companhia de intervenção urbana Disfunctorium com sede na cidade de Natal e sob a consultoria do Grupo de Pesquisa LINCC - Linguagens da Cena: Imagem, Cultura e Representação (CNPq) propõe apresentar suas oito intervenções curtas que constituem o dossiê Pulsões. Trata-se de um trabalho construído a partir de forte relação entre práticas e reflexões acerca do conjunto de vivências que a Companhia vem acumulando desde 2007, a saber: permanência ininterrupta durante 24 horas no supermercado, trânsito em ônibus urbano sem roteiro prévio, vigília com mendigos nos principais viadutos da cidade. A linha de pesquisa dramatúrgica do grupo se apóia nas condições de absorção de sensações no corpo e suas respectivas construções imagéticas rumo à bio-cena.



Performance: Movimentos

Alexandra Gonçalves Dias

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave: Performance corpo processo


As reflexões, problemáticas, investigações e perguntas de um processo de criação em performance art, abordadas como saltos dentro do espaço de um mapa complexo que está sendo desenhado o tempo todo e também à medida em que se desenrola o artigo que apresenta a pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS sob orientação de Inês Alcaraz Marocco. O conceito de performer abrange vários territórios e é capaz de abrigar múltiplas definições, sendo a performance, por essência, uma arte de fronteiras mutáveis. Assim, o ponto de partida da pesquisa está no entendimento do performer como autor e própria matéria da criação. No entanto, mais do que encontrar uma acepção definitiva, o desejo do trabalho é o de flutuar dentro dessas variáveis.



Ator / performer: ajuda o happening a pensar a atuação contemporânea?

Alexandre Pieroni Calado

ECA / USP

Palavras-chave: atuação contemporânea happening desempenho não matricial


Neste texto procuro pensar o desempenho cênico contemporâneo, a partir de textos do ator, diretor e teórico de teatro norte-americano Michael Kirby (1931-97). Kirby trabalhou com o Wooster Group e com Woody Allen. Foi professor na New York University e escreveu livros seminais como Happenings (1965), The Art of Time (1969), A formalist theatre (1987) e Futurist Performance (2001). Foi editor da TDR de 1969 a 1986 e um dos fundadores dos estudos sobre performance nos EUA, juntamente com Richard Schechner. Este artigo nasce da convicção de que o vocabulário crítico de que dispomos condiciona os nossos processos criativos.



Figurinos: Metáforas e Ajustes

Amabilis de Jesus da Silva

Faculdade de Artes do Paraná

Palavras-chave: metáforas ajustes presentificação


Esse estudo de caso se abre a partir do processo de criação do vídeo-dança-instalação “Entreterritórios”, realizado pela bailarina curitibana Marila Velloso, parte dele nas Grandes Salinas (norte da Argentina), em Curitiba (PR/BR) e em Salvador (BA/BR), em janeiro de 2008, no qual participei como figurinista. Para os objetivos deste trabalho, destaco as relações do figurino com o corpo, principalmente nas relações que se estabeleceram na paisagem desértica das Grandes Salinas. Dos pontos desenvolvidos, destaco a presença do figurino como metáfora de territórios, mas também como possibilidade de topos para a criação.





Tête à Tête: O encontro do ator com o espectador no Teatro de Rua

Ana Caldas Lewinsohn

Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave: ator espectador Teatro de Rua


No Teatro de Rua, muitas vezes se utiliza a relação direta com o espectador, proporcionando uma proximidade e interação entre as pessoas que vivenciam a manifestação artística. A partir de algumas idéias de John Dewey (1980) e Larrosa Bondía (2002) esse artigo reflete sobre a qualidade dessa relação e busca identificar como nos tempos atuais o homem experiencia a arte.




Um diálogo entre dança e teatro permitindo a possível criação de micropercepções.

Ana Clara Cabral Amaral

Unicamp

Palavras-chave: corpo procedimentos micropercepções


O artigo que segue busca realizar conexões entre a Técnica Klauss Vianna e alguns procedimentos realizados no Lume-teatro. Tratando do corpo como foco da discussão neste texto, e partindo do processo de trabalho do Núcleo Fuga! (Campinas – S.P., o qual integro como bailarina e pesquisadora), a idéia aqui desenvolvida busca pontuar alguns elementos da criação do espetáculo Fuga!(2007) e nesse sentido, perceber como o diálogo entre esses procedimentos pode sugerir a possível criação de micropercepções neste corpo consciente em estado artístico. É importante frisar que esta é uma possibilidade dentre tantas outras acerca do tema principalmente no que diz respeito à escolha dos procedimentos utilizados e suas relações.




Experiência e percepção

Ana Cristina Colla

Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP

Palavras-chave: teatro ator experiência


O artigo parte do pressuposto de que técnica é uma compilação de procedimentos e elementos organizados de maneira particular. E que a experimentação e desenvolvimento desses elementos só pode ser assimilada individualmente, para assim tornar-se própria. E que nunca uma pessoa fará igual à outra, porque os sujeitos são diferentes entre si e sua relação com os procedimentos é particular. Considera que a organização pessoal de procedimentos experienciados pode ser denominada de uma técnica pessoal, individual, mesmo que ela possua pontos de contato com outros.




Novas Midias na Cena Contemporânea – Topos mitho-techné

Ana Goldenstein Carvalhaes

Programa de Pós Graduação Interunidades em Estética e História da Arte - USP

Palavras-chave: Performance Arte Novas Mídias Renato Cohen


Mudanças qualitativas na arte ocorrem somente a partir de sistemática experimentação. Muitas vezes o uso reiterado de uma técnica, feito de forma consistente e em consonância com um pensamento transformador, pode ser catalizador de mudanças qualitativas na arte. Modismos e tendências rápidas no uso de mídias tecnológicas podem indicar certa superficialidade. É aparentemente o que ocorre hoje com o uso de novas mídias nas artes cênicas. Por outro lado, a presença de novas mídias e tecnologias, recorrente na Performance Arte, indica que nem sempre seu uso (até abusivo) tenha trato superficial. Hans-Thies Lehman apresenta abordagem ressonante com a cena coheniana, cuja ambivalência Mythos-Techné é gerada na metamorfose sem descanso do Work in Progress criativo.



A autoficção no teatro contemporâneo: um exemplo argentino

Ana Maria de Bulhões-Carvalho

UNIRIO

Palavras-chave Biodrama; Nunca Estuviste tan adorable; Javier Daulte; autoficção

 

Javier Daulte (Nunca estuviste tan adorable) discute chaves do teatro baseado no real, sobretudo quanto à temporalidade. O tema da peça traz a hipótese de que uma história de família não gera obra histórica, pois embora evoque um tempo definido, sua formulação é a do presente da escrita. A tese de Daulte, a despeito de originar-se em obra teatral, aponta para as questões referidas por Jean-Louis Jeannelle (2008), ao apresentar os problemas dos textos organizados sob a rubrica “Literaturas factuais” e para as reflexões teóricas sobre a autoficção (LAOUYEN, 1999).

 

 

 

A pictografia e as glossolalias de Antonin Artaud

André Silveira Lage

Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave: Antonin Artaud pictografia glossolalia

 

Esta comunicação pretende mostrar como a prática do desenho em Artaud é um corpo-a-corpo com a questão da língua, e mais precisamente com a prática da vociferação glossolálica. Para tal, utilizarei como referência os desenhos e retratos de Antonin Artaud, os textos que ele escreveu sobre os seus desenhos, bem como as noções teóricas de "pictografia" e "subjétil" (Jacques Derrida). A partir da interdependência entre o desenho e as glossolalias esboço também alguns pontos essenciais para pensar o tema da reivindicação revolucionária de um corpo humano. Corpo infinitamente potencial, com poder de explodir, em luta contra a arte, a organização do organismo, a representação, a língua-carcaça e deus. Corpo indissociavelmente poesia-desenho-teatro.



Mímica Corporal e a escritura do ator

Andrea Stelzer

UNIRIO

Palavras-chave: mimica corpo ator


A mímica corporal de Etienne Decroux age como um fator de teatralidade do ator. Ela é utilizada na preparação e no processo de criação dos atores da Companhia Amok e é visivelmente notada na performance do ator Stephane Brodt no espetáculo Cartas de Rodez. A Mímica corporal integra no corpo todos os principios da ação através de uma tecnica e organicidade do movimento. Ela cria o que Eugenio Barba chamou de corpo extracotidiano, considerado como um corpo poético na cena. O ator se lança numa zona de corporalidade intensiva como um subjetil que está entre o sujeito e o objeto,em busca sempre de novos territórios, que não o cotidiano.



EU CORPO A CORPO COMIGO MESMA: DES(H)ARMONIZANDO O ESPAÇO DO (IN)VISÍVEL

Andreia Maria Ferreira Reis

UFBA

Palavras-chave: corpo híbrido Inter-Ação


Nesta comunicação faço uma análise do meu processo na criação de Hibridus Corpus (Salvador, 2006), a partir do princípio da não polaridade, incluindo suas relações e inter-Ações. A partir da teoria e prática de Rudolf Laban, Mary Whitehouse, Irmgard Bartenieff, Mary Wigman e Peggy Hackney, fundamento este trabalho no entre, ou seja, no corpo híbrido em processo de transformação, fazendo conexões e se (re)inventando des(h)amonicamente em continuum devir. É no caminho do estranho, do inusitado e das possibilidades que se dá a abertura do processo, em busca da expansão da linguagem corporal de cada pessoa.




A Encenação-em-Processo

Antônio Carlos de Araújo Silva

Universidade de São Paulo

Palavras-chave: encenação contemporânea processo de criação processualidade


O teatro contemporâneo, ampliando seu campo de formalização e experiência, vem colocando enorme ênfase no aspecto processual, deixando de se pautar apenas pela obra acabada e pela produção de resultados. Tal perspectiva, por conseqüência, também alarga os sentidos e os procedimentos da encenação. A encenação processual, pensada no âmbito de uma criação grupal compartilhada, é um campo marcado por assimetrias, irrupções, transbordamentos propositivos, conflitos e instabilidades. A encenação in progress vive, então, o paradoxo de querer controlar esse sistema dinâmico e, ao mesmo tempo, de ter pouco controle sobre ele. Na verdade, trata-se de uma resultante em constante estado de tensão, em que as cristalizações e dissipações cênicas são forjadas através de contínuas lutas e negociações.





O TEATRO SIMBOLISTA RUSSO:CRIAÇÃO E CRÍTICA

ARLETE CAVALIERE

UNIVERSIDADE DE SAO PAULO-FFLCH

Palavras-chave: TEATRO RUSSO SIMBOLISMO RUSSO DRAMATURGIA RUSSA


A proposta desta comunicação é focalizar os elementos éticos e estéticos que conformam a estruturação do teatro simbolista russo no início do século XX. Mais do que um movimento literário e artístico, o simbolismo russo constitui um pensamento filosófico que se estrutura e que se impõe na Rússia durante um breve período que antecede e sucede a Revolução de 1905. O teatro, embora tenha sido a última forma de expressão artística a aderir às novas propostas do credo simbolista, talvez constitua um dos elos mais fortes de uma espécie de “fraternidade poética” surgida no movimento simbolista russo. Estudar, em particular, a dramaturgia de Aleksandr Blok e a encenação de Meyerhold nos leva a surpreender questões fundamentais




Pintando tudo com aquarela

Brisa de Oliveira Vieira

Unicamp

Palavras-chave: Teatro Atuação Organicidade


A minha demonstração prática consiste em apresentar as matrizes corporais criadas na parte prática da minha pesquisa no mestrado. Em Janeiro de 2008, realizei uma pesquisa de campo em pequenas comunidades, tendo como objetivo a coleta de material para a criação de matrizes corporais e vocais. Atualmente, a pesquisa consiste em investigar o processo de criação dessas matrizes a partir corporeidades observadas em campo, buscando discutir e conceituar um determinado conceito de dança – definido no artigo - que se tornou fundamental para o desenvolvimento dos processos práticos da pesquisa. Farei uma breve “entrada” na qual passarei pelas matrizes, apresentando ao público seu universo, textos e ações. Após esse momento farei breves colocações sobre o seu processo de criação e a pesquisa.



Instrumentos: o uso do “Texto-Imagem” como ferramenta de estudo e reflexão crítica sobre uma criação

Bruna Christófaro

Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave: fotografias texto-imagem estudo e ensino de cenografia


Uma peça teatral é um acontecimento que se inscreve no passado; um meio para tratá-lo com propriedade é, além de utilizar nossa memória como espectador, usufruir dos registros iconográficos. Os fotogramas permitem apresentar o objeto que, efêmero, não é visto no presente: atores, figurinos, maquiagem, espaço e cenografia do espetáculo ressurgem, visíveis e palpáveis, aos olhos. A análise aprofundada das imagens de uma peça, juntamente com o estudo sobre a forma de conduzir o olhar sobre essas, mostra-se um caminho proveitoso para o estudo, a reflexão crítica e o ensino dos elementos constituintes da cena.



Níveis

Carolina Dias Laranjeira

Unicamp

Palavras-chave: Dança Teatro Dramaturgia


Este artigo apresenta algumas idéias sobre o tema da dramaturgia, a partir da investigação sobre a dança do Cavalo Marinho e o espetáculo resultante desta investigação. Por meio dela, surge a problematização a respeito das criações de nexos de sentidos a partir de um treinamento específico. Nosso olhar pesquisador em busca de um treinamento pautado no corpo brincante, por vezes, carrega um ideal de corpo que nos remete a um contexto sócio-cultural do passado. Deste problema surge um pensamento redimensionando o que seria uma dramaturgia do corpo ou do ator. Proponho uma reflexão sobre níveis de dramaturgias, dentro de um contexto onde o treinamento é entendido na própria brincadeira, tendo o jogo como potência de gerações de sentidos.





Corpo-em-arte, corpo-subjétil,corpo-possibilidade

Caroline Silveira Peter

UNICAMP

Palavras-chave: corpo-subjétil organicidade totalidade


Esse trabalho busca realizar uma breve reflexão sobre corpo-em-arte, partindo da conceituação de corpo-subjétil feita por Renato Ferrracini. Desse modo,essa comunicação apresenta esse conceito por ele cunhado, bem como suas relações com organicidade, vista por ele como uma força. Como exercício conceitual sobre esse último, é feito um "recorte" de análise no qual é proposta a aproximação do mesmo com o conceito de totalidade existente na técnica de dança moderna-Martha Graham. Para tanto, esse estudo parte de experiência teórico-prática, sendo parte integrante da pesquisa de mestrado da autora.





A Política no Teatro e a Crueldade Artaudiana

Cassiane Tomilhero Frias

Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave: política poder teatro da crueldade


No âmbito das discussões sobre Teatro Pós–Dramático e sobre as implicações políticas impressas na arte atualmente; considerando poder como uma complexa teia de relações que acontece em todos os níveis da sociedade, este texto, propõe investigar como um espetáculo teatral, hoje, pode tornar-se ação política. No intuito de fundamentar a discussão, serão utilizados conceitos de Michael Foucault e de Hans-Thies Lehmann A relação entre teatro e política, mapeada neste percurso será posta em diálogo com o Teatro da Crueldade, de Antonin Artaud, visto que sua poética aponta para aspectos políticos relevantes nas relações de tensão entre arte, cultura e poder.





O treinamento do ator/performer e a inquietude de si

Cassiano Sydow Quilici

UNICAMP/PUC-SP

Palavras-chave: treinamento performance cuidado de si


Reflexão sobre treinamentos do ator/performer que não se apresentam apenas como um aprendizado técnico/artístico, mas que apostam numa problematização radical do sujeito (Antonin Artaud, Marina Abramovic). Comparo este tipo de proposição artística com concepções e práticas importantes da tradição filosófica e espiritual do Ocidente, tais como as noções de “inquietude de si” e do “ocupar-se de si”, estudadas por Michel Foucault. Essa aproximação permite novas abordagens dos treinamentos do ator, colocando questões sobre as possibilidades da arte como campo de transformações onto





Sonoplastia e/ou entorno acústico: seu lugar na cena teatral

César Lignelli

Universidade de Brasília

Palavras-chave: sonoplastia entorno acústico cena teatral


Com o objetivo de auxiliar na explicitação do elevado grau de importância, potência, complexidade e fluidez que podem constituir os sons na cena teatral, esse artigo remete-se inicialmente ao conceito de dimensão acústica da cena. Este conceito se configura por uma ampla rede de relações entre as esferas da palavra, da música e do desenho do ambiente acústico num âmbito de 360°. As referidas esferas e seus respectivos desenhos são então delimitados. Em um segundo momento, para a maior abrangência do conceito exposto, é apresentada a esfera do entorno acústico. Esta abarca a sonoplastia, que é precisada e problematizada para auxiliar e justificar a definição da esfera do entorno acústico da cena.





Entre Escrita Performativa e Performance Escritiva: O Local da Pesquisa em Artes Cênicas com Encenação

Ciane Fernandes

New York University

Palavras-chave: pesquisa performance escrita


O texto discute questões relativas ao desenvolvimento de projetos de pesquisa em artes cênicas com encenação, em particular como lidar com a relação entre a performance e a escrita da dissertação ou tese. Questiona-se as limitações do texto escrito como anterior (projeto) à performance ou como registro posterior (análise crítica), propondo-se uma relação dinâmica num espaço intervalar (Bhabha) entre a escrita performativa de John Austin e uma “performance escritiva”. Para tanto, busca-se inspiração na Escrita Automática dos surrealistas, além de um breve histórico da escrita da dança (in Lepecki).





Encontro entre teatro e medicina na Consulta Encenada

Daniela Aquino Camargo

UFRGS

Palavras-chave: Encontro: teatro e medicina Consulta Encenada Médico espect-ator e atriz paciente


Pesquisa que busca estudar, sob o viés das Artes Cênicas, o encontro entre teatro e medicina através das Consultas Encenadas. A experiência visa investigar a desterritorialização do teatro e da medicina que acontece quando o médico realiza uma anamnese com uma paciente fictícia, e a atriz, está “em cena” com um não-ator. Existe uma troca entre duas subjetividades. O médico se assemelha ao que Boal chama de“espect-ator” e a paciente é atriz, essa noção proporciona melhores condições para o jogo da cena entre um ator e um não-ator.





Em torno da performance

Denise Araújo Pedron

Coletivo estudiofitacrepe

Palavras-chave: Performance conceito acontecimento


O artigo propõe reflexões teóricas em torno da definição de performance, tomando como ponto de partida autores como COHEN, GOLDBERG, GOFFMAN, SCHECHNER e DELEUZE. Tomada como arte de intervenção, “modificadora”, que visa causar uma “transformação no receptor”, a performance tem no seu potencial de experimentação uma forte marca definidora, se apresentando como uma prática orientada para a estimulação de acontecimentos e não para a criação de um produto estético. A performance aproxima-se, então, do acontecimento, tal como abordado por Deleuze, que comporta a processualidade, a transformação, a criação, a experimentação e a abertura às multiplicidades.





O Palhaço Itinerante e o Espaço Público como Zona de Experiência

Diego Elias Baffi

Unicamp

Palavras-chave: Palhaço Palhaço Itinerante Intervenção em Espaço Público


O presente artigo parte das experiências práticas de intervenção da técnica do palhaço itinerante no espaço público, realizada pelo autor na pesquisa de mestrado “Possibilidades de Ressignificação do Espaço Público a Partir da Técnica do Palhaço Itinerante”. Estas experiências trilham o caminho da investigação prática sobre a possibilidade de construção do espaço público como atuador do acontecimento dramático: para isso propõem a investigação sobre a relação do palhaço itinerante com os elementos do espaço público e a possibilidade de transcendência destes elementos da categoria óbvia funcional, mono-útil, de forma que a interação com o espaço público e com seus elementos constitutivos alcance o lugar do que denominaremos, a partir de FERRACINI, zona de experiência.





Espontaneidade, envolvimento e imprevisibilidade na dança contemporânea

Dora de Andrade Silva

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave: dança arte/vida processos de criação


Este trabalho pretende abordar questões como espontaneidade, envolvimento e imprevisibilidade na dança contemporânea, tendo em vista a tendência a produções que propõem um diálogo aberto com o público, que buscam através da proximidade de sua temática se relacionar e compartilhar seus conteúdos articulando arte e vida. Para tratar dessas questões que tocam os processos de criação em dança e o pensar sobre as recepções da obra, foi trazido como objeto o espetáculo "Lembrete", desenvolvido dentro do coletivo de artistas Acaso um grupo?. Desta forma objetivamos discutir esses conteúdos a partir da experiência enquanto artista, buscando distanciamento e pertencimento, criando e refletindo de dentro da prática da dança.




 

Subjetividade em Ação: O encontro entre "O saber que tem força das fontes" e "A Dança pessoal e o Butoh", projetos de mestrado orientados por Renato Ferracini.

Erika Carolina Cunha Rizza de Oliveira

Instituto de Artes - UNICAMP

Palavras-chave: Butoh Mimeses LUME


Em busca de um “olhar de fora” para seu projeto de mestrado “O saber que tem força das fontes”, a atriz e pesquisadora Brisa Vieira convidou-me para integrar o grupo de pesquisa de seu mestrado. No principio, parecia que esse trabalho conflitava com meu projeto de mestrado “A Dança Pessoal e o Butoh”. Mas os dois projetos se complementam, o trabalho técnico em sala de ensaio, aliado ao trabalho imagético que propõe o butoh, leva-nos a busca de uma linguagem comum. Em síntese, esse processo consiste no processo de criação de matrizes corporais e vocais a partir de corporeidades observadas em pesquisa de campo em comunidades da região do Recôncavo da Bahia, sendo o meu papel no grupo como diretora. Esse artigo descreve um pouco dessa parceria e da terminologia que estamos usando no ensaio.


AUSÊNCIA E PRESENÇA DO CORPO NO TEATRO DE ANIMAÇÃO

Fábio Hnerique Nunes Medeiros

Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC

Palavras-chave: Teatro de Animação Corpo Interpretação Teatral


O presente estudo pretende refletir sobre o uso do corpo no teatro de animação, apontando diferenciadas maneiras de atuação do ator-animador. Serão analisadas três situações correntes no teatro de animação: 1) A ausência do corpo na cena, procedimento utilizado pelo ator-animador atrás da empanada, biombo, tenda; 2) a presença do ator-animador quando trabalha com a manipulação direta ou manipulação à vista do público; 3) A ausência/presença do ator-animador na manipulação direta em que ocorre a dualidade





Por uma Politização do Corpo na Cena

Fernanda Raquel

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave: corpo ambiente interculturalidade


Algumas experiências artísticas estão contaminadas por um pensamento que considera a condição de transitoriedade e a interação corpo-ambiente. Uma dessas experiências é o trabalho do grupo de teatro japonês Gekidan Kaitaisha. A hipótese fundamental é de que ao debater as noções fixas do corpo e da performance, assim como ao colocar em xeque a própria questão de uma suposta essência cultural, as estratégias adotadas pelo grupo politizam o corpo e a cena, já que pretendem tornar visíveis as singularidades de cada corpo e o permanente estado provisório dos corpos e do mundo.





Sobre histórias, teatros e reescritas: primeiros apontamentos

Fernando Pinheiro Villar

Universidade de Brasília

Palavras-chave: História Teatro Performance


Contraposta à necessária reescrita da História em cada novo presente histórico, a reescrita da História do Teatro é igualmente necessária, com novos instrumentos e dentro de outras concepções dominantes. Este artigo inicia essa pesquisa e esboça três primeiros apontamentos que talvez deveriam ser levados em conta em reescritas da História do Teatro. O primeiro contempla as dificuldades ontológicas do entendimento do teatro como uma linguagem inclusiva e total, facilitando uma história parcial do teatro. O segundo pede uma descolonização histórica e estética e o terceiro uma história do teatro inclusiva, com seus momentos que dilataram os limites da linguagem, menos visíveis talvez por chocar-se com o instrumental disponível e/ou com as concepções, idéias e interesses dominantes.





Estranho, um cara comum, processos de criação de um corpo em arte.

Flávio Rabelo

Unicamp

Palavras-chave: processos criativos corpo em arte performance art


Neste artigo, traçarei algumas considerações sobre o processo criativo inicial da série ,CorpoEstranho,; pesquisa situada no terreno da performance art. Busco Refletir o surgimento da série a partir do cruzamento de três vetores de afeto, caracterizados como encontros gerados no vazio. Foram eles: a obra Vidas Secas de Graciliano Ramos, o outro Estranho das ruas e a potência da própria corporeidade em ação. A performance Estranho, um cara comum, que dá origem a série, surge como reflexão sobre os limites entre o (in)visível nas cidades, o corpo em arte e os estados de solidão do homem contemporâneo.




A criação da cenografia

Heloisa Maria Lyra da Silva Bulcão

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Palavras-chave: processo criativo cenografia ensino da cenografia


Este artigo trata da importância de se estudar o processo de criação na cenografia, tanto para o seu desenvolvimento teórico, quanto para a produção de bibliografia para o ensino nas escolas de teatro. Como referência, temos o material gerado por um grupo de estudos coordenado pelo cenógrafo Luiz Carlos Mendes Ripper, que descreveu todo o processo de criação de cenografia e figurinos de um espetáculo. A reflexão sobre o tema e a produção de material teórico, como encontramos nos trabalhos sobre a criação artística nas artes plásticas, pode dar subsídios para estudantes e novos profissionais da área.




Os estados corporais: instrumento e sangue do teatro com máscaras

ISA MARIA FARIA TRIGO

Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave: Estados Máscaras Cena


Pretendo refletir sobre o papel dos estados corporais para o trabalho com máscaras. Os estados corporais suportam e colorem os fenômenos do dia a dia e do espetacular, e os utilizo como base na atuação cênica. Abordo os estados individuais e os estados coletivos do trabalho, a partir de duas delimitações: a) as formas de uso dos estados na criação dos personagens; b) os estados coletivos no treinamento e nas próprias cenas, elas mesmas feixes de estados. O estado é um conjunto de condições fisio-psicológicas, articuladas simbólica e fisicamente pelas necessidades e desejos que orquestram o ator a cada momento - e que geram coerências em diversos níveis corporais. um estado pode fazer surgir um personagem; uma cena pode ser percebida como um grande “estado”. Eis o cerne da comunicação.




A fotografia como estímulo para a construção de uma dramaturgia teatral.

Joice Rodrigues de Lima

Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave: Fotografia Teatro Dramaturgia


Com este trabalho, pretendo colocar em discussão a possibilidade de criação de uma dramaturgia teatral que seja imanente a sensações e percepções suscitadas pela imagem fotográfica. A hipótese levantada é da fotografia constituir-se por mais do que está visível aos olhos, com existência além aos limites de suas linhas e formas, revelando sua continuidade ao manifestar no observador memórias e sensações, remetendo-o a novas imagens. Pressupondo que estes elementos implícitos possam ser transformados em cena teatral, proponho somar à pesquisa a obra da artista francesa Sophie Calle e investigar possibilidades de aproximação entre as características de seu trabalho e a dramaturgia teatral.




Política e subjetividade na cena contemporânea

José da Costa Filho (José Da Costa)

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Palavras-chave: Teatro contemporâneo Teatro e subjetividade Teatro e política


Discussão de certas criações teatrais a partir de alguns apontamentos conceituais (e de um quadro teórico que inclui autores como Michel Foucault e Jacques Rancière), tendo em vista o teor político que as artes cênicas podem assumir no contexto do presente. O trabalho associa esse possível traço político aos procedimentos por meio dos quais se coloca em questão o que é aceito e naturalizado como comum a todos os que supostamente integram comunidades identitárias, compreendendo como decisivamente política, nos dias de hoje, a indagação sobre os modos individuais de sentir, sobre seus pressupostos subjetivos e coletivos, sobre o senso de pertinência do sujeito, sobre a maquinaria do biopoder para a produção de subjetividade e identidade na sociedade de controle.





Lygia Clark e as Fisionomias do Outro

JOSÉ FERNANDO AMARAL STRATICO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Palavras-chave: Lygia Clark Proposições espectador-participante


Com base em análise de entrevistas, cartas e catálogos de Lygia Clark, busca-se apresentar como a artista estabelece sua relação com o ‘outro/participante’ de sua obra. O discurso lingüístico de Clark apresenta um processo de fragmentação e reconstrução de sua própria identidade, que se fundamenta na relação que é estabelecida com o participante das proposições. Os textos de Clark são fundamentais para a criação deste espaço de ativação coletiva, e são imprescindíveis para o entendimento do conceito de ‘outro/participante’ presente em sua obra.




A dramaturgia na dança-teatro de Pina Bausch

Juliana Carvalho Franco da Silveira

Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave: Dança-Teatro Pina Bausch Dramaturgia


A escolha da dramaturgia como tema da minha pesquisa no curso de Mestrado em Artes na EBA/UFMG deve-se em grande parte à minha trajetória como bailarina e à necessidade - que surgiu desta prática - de ampliar a linguagem da dança, investigando suas relações com o teatro e com a dramaturgia, mais especificamente. Trabalharei com o conceito de dramaturgia proposto por Patrice Pavis (2005, p. 113), “dramaturgia designa o conjunto das escolhas estéticas e ideológicas que a equipe de realização, desde o encenador até o ator, foi levada a fazer.” A escolha do trabalho de Pina Bausch deve-se ao fato de que ela revolucionou a linguagem da dança, quebrando as barreiras entre a dança e o teatro e criando, como diz Robert Wilson, uma linguagem teatral completa.




Etnografando criações: pistas

Juliana Schiel

Unicamp

Palavras-chave: criação subjetividade dramaturgia do intérprete


Este texto é uma procura de pistas. Exponho a pesquisa que venho desenvolvendo, acerca de criações que utilizem técnicas de dramaturgia do intérprete, rastreio a questão da possibilidade da subjetivação, e apresento algumas idéias sobre como essa subjetivação é trabalhada, nos trabalhos que venho pesquisando. Procuro analisar as maneiras como são construídos espaços de liberdade do intérprete , como é necessário pensar esses espaços na trama social em que eles existem, e começo a buscar pistas nas ideologias traduzidas em práticas corporais dos grupos Fuga!, de Campinas, e da Compagnie Hippocampe, de Paris, França.





Imagem Sonora: da música à cena.

Jussara Trindade Moreira

UNIRIO

Palavras-chave: Imagem sonora imagem cênica oficina


Tendo como ponto de partida o conceito de imagem sonora – o produto visual de uma percepção auditiva - este estudo pretende investigar a natureza de uma relação possível entre música e imagem cênica. Nele, serão utilizados elementos de uma análise etnomusicológica – da música enquanto sistema cultural - no intuito de demonstrar como os códigos de comunicação sonora veiculados pelas músicas podem proporcionar múltiplos referenciais – sentimentos, lembranças, lugares, evocações - para a criação de imagens cênicas. O locus da análise será a oficina teatral do grupo Tá Na Rua (RJ) que, acredito, desenvolve a capacidade do ator de traduzir, corporalmente, imagens sonoras em imagens cênicas.





Unidade múltipla

Kenny Neoob de Carvalho Castro

Unirio

Palavras-chave: tempo multiplicidade teatro


Num exercício de reflexão em processo, as interações que afetam o pensamento artístico contemporâneo são analisadas e relacionadas à obra e aos depoimentos de John Cage. Essas interações transbordam as áreas de conhecimento, estão relacionadas à ciência, à filosofia e às artes. Cage pensou a música como a própria vida, esteve atento às novas teorias da física, queria incorporar o mundo dos ruídos em sua obra, realizou os seus trabalhos artísticos sem um fim econômico. Múltiplas influências aliadas a sua percepção de tempo e de coisas simples teriam possibilitado a criação do seu Happening, no Black Mountain College.




O tapete na poética de Peter Brook: suporte material do conceito de espaço vazio

Larissa Cardoso Feres Elias

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Palavras-chave: espaço vazio improvisação carpet-show


A partir da montagem de Rei Lear, em 1962, os espetáculos de Peter Brook passam a ser atravessados pela noção de espaço vazio, e, desde 1972, quando Brook faz sua primeira turnê à África, com seu grupo internacional, o tapete passa a ser a forma material mais evidente do conceito de espaço vazio – empty space, que se torna um conceito fundante do teatro brookiano. 1968 é o ano em que se inicia claramente sua formulação cênica. O tapete tornou-se o símbolo material da idéia de espaço vazio: uma forma, que nasceu da necessidade de romper com as formas existentes, e que ganhou o estatuto não de cenário, mas de lugar de representação.





Dias Felizes: a cena feminina em Samuel Beckett

Laura Carla Franchi dos Santos

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave: dramaturgia feminino corpo


O presente artigo almeja lançar algumas questões referentes à composição cênica da personagem Winnie de Dias Felizes com o intuito de pesquisar a proposição corporal na cena feminina de Samuel Beckett. Para tanto, destacamos alguns elementos constitutivos da peça e levantamos propostas investigativas acerca da situação vivida pela personagem. Assim, enfatizamos o impedimento da ação, o direcionamento para a imobilidade e o poder da vigília como componentes que asseguram a promoção do quadro situacional da personagem. Ressaltamos que esta é uma peça voltada para a cena feminina e, por isso, a declaração de atrizes que já promoveram a figuração desta mulher encabeçou este estudo.




Na mata tem esperança!: o audiovisual, o Cavalo marinho e a técnica.

Lineu Gabriel Guaraldo

Unicamp

Palavras-chave: Cavalo marinho Audiovisual Ator-dançarino


O presente artigo apresenta reflexões sobre a utilização de procedimentos audiovisuais no processo de elaboração de exercícios técnicos que apropriam-se de elementos do Cavalo marinho. São apresentados questionamentos sobre duas características da linguagem audiovisual inerentes a processos que envolvem registro e transmissão conhecimentos tradicionais : o deslocamento contextual da informação e a parcialidade da transmissão.




Performance como ação de um coletivo: relato de um experimento

Lucio José de Sá Leitão Agra

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Palavras-chave: performance coletivo pedagogia da performance


Esta comunicação procurará discutir os resultados da experiência pedagógica da performance como uma das hablitaçoes da Graduação em Comunicação das Artes do Corpo, completando 6 anos e seis projetos em 2007. Tradicionalmente vista como expressão de uma construção criativa pessoal, a perspectiva de projeto individual da performance mostrou-se uma questao complexa e relevante nas circunstancias de producao de trabalhos de conclusao de curso realizados por um coletivo. As diversas respostas ao problema, levadas a cabo, nos experimentos realizados na PUC de São Paulo, apresentam interessantes dados de reflexão para a prática didática/criadora.





Improvisação como máquina de variação infinita

Luiz Carlos de Almeida Garrocho

Escola de Belas Artes/UFMG

Palavras-chave: Improvisação Teorias da complexidade Filosofia de Gilles Deleuze


Abordagem da improvisação em relação às teorias da complexidade, dos sistemas auto-organizados e da emergência, tendo em vista a noção de variação infinita e todo aberto, em Gilles Deleuze. Ao enfatizar a autonomia dos atuantes, procura apontar alguns elementos que, em confluência com a cena contemporânea, poderiam levar à construção de habilidades em improvisação. Nesse aspecto são enumeradas as características principais dos sistemas auto-organizados, como sendo essencialmente abertos, dados à interação local, trabalhando com recursos de feedback e reconhecimento de padrões.




Por uma Teoria contemporãnea do Espetáculo

Luiz Fernando Ramos

Universidade de São´Paulo

Palavras-chave: espetáculo teatralidade performatividade


A cena contemporânea, entendida como toda produção espetacular no âmbito do teatro, cinema, artes visuais e performativas, demanda um conceito de espetáculo atualizado. Nem se pode condicioná-lo ao âmbito estrito do teatro e de suas manifestações tradicionais, nem cabe projetá-lo na dimensão generalizante da sociologia e da antropologia, perdendo-se a especificidade do que é intrinsicamente espetacular. Propõe-se, resgatando o sentido mais amplo do conceito de mimesis, bem como articulando-o com as noções de teatralidade e performatividade, uma conceituação de espetáculo que pense o espetacular para além do teatro, englobando todas as manifestações artísticas e representacionais da contemporaneidade.





Desleituras e elementos da linguagem áudio-visual de Samuel Beckett em O esgotado de Gilles Deleuze.

Manoel Moacir Rocha Farias Jr.

ECA-USP

Palavras-chave: desleitura esgotamento Samuel Beckett


Por meio de uma atenta leitura do texto O esgotado de Gilles Deleuze, mostraremos como a experimentação de linguagem radical das peças televisivas de Samuel Beckett, por ele mesmo dirigidas, inspira e propõe uma série de leituras, ou desleituras (como diz Anne Ubersfeld). Não deixando, pois, de levar em conta as conquistas formais de sua prosa e do teatro, por meio da observação das configurações corporais de alguns personagens- narradores, o que afeta o estatuto de sua enunciação, levando-os por meio de um complexo mecanismo de 3 sub-linguagens ("línguas") a pôr em cheque a própria condição de perceber e representar.




A PROPRIOCEPÇÃO E A DRAMATURGIA DO CORPO NO TEATRO DE FORMAS ANIMADAS M

MARCELLE TEIXEIRA COELHO

UDESC

Palavras-chave: PROPRIOCEPÇÃO DRAMATURGIA ATOR-MANIPULADOR


O presente estudo aborda sobre a importância da propriocepção para o desenvolvimento das habilidades corporais do ator-manipulador. Este sentido está vinculado à inteligência corporal-cinestésica- que é a capacidade de utilizarmos nosso corpo de forma hábil e expressiva - como também, à dramaturgia do corpo - forma como cada indivíduo se expressa e se relaciona com o todo, no constante fluxo entre informações vindas do interior e do exterior. A propriocepção, como os demais sentidos, vem a ser um mediador entre essas informações, organizando-as e tornando-as linguagem a partir da relação que o ator-manipulador estabelece com o público, através do boneco.





O Estreitamento Entre o Espectador e a Cena Contemporânea

Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi

Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave: Estreitamento Espectador Cena


O principal objetivo da presente pesquisa é investigar as propostas de estreitamento entre a cena contemporânea e o espectador, visando analisar a inserção do o público como participante da ação teatral e não mero espectador passivo, alheio ao drama.Pretendo assim, mostrar um panorama sobre as abordagens que se referem ao discurso dialógico entre encenação e público teatral, tendo como referência três autores contemporâneos: Antonin Artaud, Hans-Thies Lehmann e Jerzi Grotowski. Autores que abordaram a cena contemporânea, na relação entre a encenação e o espectador, caminhando ao estreitamento, na nova estruturação de espetáculos que buscam atingir o espectador por outro viés que não apenas pelo discurso dialógico, se aproximando fisicamente do público para atingi-lo em suas sensações.





Etnografia, Processo de Criação e Ritual Cênico

Márcia Virgínia Bezerra Araújo

UFBA

Palavras-chave: dança-ritual dança-coral xamanismo


Esta pesquisa teve como objetivo identificar e compreender princípios rituais em práticas xamânicas e a posterior adaptação desses princípios ao processo de investigação corporal poética de um grupo cênico. Situando-se entre a etnografia e performance ritual, discutiu a historiografia em arte-ritual e seus desdobramentos nas técnicas corporais de formação do artista cênico. Faço aqui um breve relato da montagem ritualística Gestos Cantados com atores-bailarinos, baseadas em princípios da Dança-Coral de Rudolf Laban, e também em alguns princípios básicos dos rituais, mas principalmente na associação entre canto e movimento provenientes de ambos os sistemas, cênico e ritual.





Os limites de paidia em poéticas de resistência à arte de massa

Margarida Gandara Rauen - Margie

UNICENTRO-FAP

Palavras-chave: interatividade público co-autor performance


Quando a cena depende do público para se constituir, seja por meio da interatividade com um elenco, com um(a) performer ou um ambiente, verificam-se diferentes tipos e graus de participação, com momentos de paidia (jogo livre, anárquico) e de ludus (jogo com regras pré-estabelecidas), distinção aplicada por Roger Caillois e Richard Schechner. Este trabalho põe em discussão a noção de paidia e os seus limites, considerando propostas de arte cuja realização depende da disponibilidade corporal do público, que também precisa investir um tempo além da mera observação. O conceito de zonas autônomas temporárias (Hakim Bey) e o critério de resistência à arte de massa e à percepção distraída em “Objeto transitório para uso humano”, de Marina Abramovic (2008), complementam minhas considerações.





Performance artística e a questão da censura

Maria Beatriz de Medeiros

Universidade de Brasília

Palavras-chave: performance nudez censura


O presente artigo questiona a censura em arte no Brasil atual a partir de censura sofrida à exposição “Bia Medeiros: trajetórias do corpo” realizada em 2008 em espaço cultural de um banco. São imagens de performances artísticas, realizadas há 30 anos na Europa, e agora censuradas, retiradas do catálogo, não recomendadas a menores de 18 anos. Esta censura questiona o conceito mesmo de arte. As imagens ‘sensuais’ da publicidade brasileira, no limite da pornografia, continuarão decompondo relações. A arte, composição, até quando será censurada? Até quando será considerada decomposição? O que de fato decompõe é a hipocrisia de um pobre país, não trinta, mas 300 anos atrasado. A “Origem do mundo” permanecerá no Museu do Impressionismo em Paris.





Procura da pesquisa soberana de ator

Maria Beatriz Mendonça

Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave: Atuação Mímica Corporal Dramática Soberania


O texto apresenta uma reflexão entre corpo e palavra, teatro e teoria, arte e filosofia na escritura de Étienne Decroux (1898-1991), ator pesquisador francês, criador da Mímica Corporal Dramática, considerando a necessidade de se dissolverem tais dualismos. Destaca os valores da intensidade, da experiência, e do desnudamento de si como critérios da produção desta escritura, originada no trabalho sobre si mesmo e, assim, busca dialogar com a idéia de soberania apresentada na filosofia de Georges Bataille em busca da autonomia do ator e da pesquisa de ator no momento contemporâneo. Esta discussão se encontra em desenvolvimento na pesquisa de tese de doutorado em teatro que realizo atualmente na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.





O Ator-nômade: Saberes Órfãos

Maria Cristina da Silva Pereira

UFRN

Palavras-chave: Nômade Cultura Ator


Esta pesquisa refere-se à problematização do conceito e da noção do “ator-nômade”. Classificação que por ora nos utilizamos para discutir o conjunto de referências e os meios pelos quais a produção de significado advindas dos agentes da cena relacionam-se com a noção de cultura, hibridismo e saberes nômades. Em outras palavras, um ator que atua operando sua criação e construção cênica frente a um momento de intensas misturas e pulverizações dos saberes e das identidades individuais e coletivas. Trata-se de um primeiro mapeamento dos elementos de desconstrução da noção fixa de identidade que centraliza e asfixia todo e qualquer diálogo com a diferença em áreas hegemonicamente definidas e historicamente datadas.




Teatro e Cinema: Uma Possibilidade de Articulação Via o Espaço de Representação

Maria Helena Braga e Vaz da Costa

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave: Teatro Cinema Espaço


Este trabalho reflete sobre questões relativas ao conceito de “espaço de representação” no contexto do teatro e do cinema que surgiram durante a minha experiência como ministrante de duas disciplinas na UFRN: “Cinema” e “Metodologia da Pesquisa em Artes Cênicas” – disciplinas ministradas aos alunos do curso de Licenciatura em Teatro e da Pós-Graduação em Artes Cênicas respectivamente. Considerando a freqüente prática dos alunos em associar e comparar o espaço cinematográfico ao espaço cênico teatral, pretendo refletir sobre uma nova possibilidade de entendimento do “espaço de representação” construído por cada meio de representação.






A Comédia - gênero à margem

Mariana de Lima e Muniz

UFMG

Palavras-chave: cômico diversão função contemporânea


Este texto pretende discutir a questão da desvalorização da comédia como gênero teatral na contemporaneidade. Partindo da poética de Aristóteles e da ausência de um fundamento teórico comparável no terreno do cômico, este gênero vem sendo relegado a manifestações à margem do teatro convencional, encontrando sua maior expressão em festejos populares, "off" teatro e lugares afins. Partindo de Mikhail Bakthin, Henri Bergson, e John Wright, onde o cômico se define como desvio da norma e do padrão, ruptura com a lógica com a qual as coisas nos são apresentadas, pretendo contribuir para a visão da comédia como gênero transformador dos olhares sobre a realidade, ampliando suas dimensões.





Lambe-Sujo: dança dramática, performance e liminaridade

Marianna Francisca Martins Monteiro

Instituto de Artes- UNESP

Palavras-chave: performance liminaridade dança dramática


Nesta comunicação pretendo refletir sobre o conceito de liminaridade de Victor Turner colocando-o em conexão com o conceito de comportamento restaurado de Richard Schechner, a partir da observação de uma dança dramática brasileira: o Lambe Sujo folguedo que desafia as fronteiras entre teatro e ritual, entre teatro e vida. Procuro tratar esta dança dramática fora da chave folclórica como teatro contemporâneo na fronteira entre ritual-teatro e vida. O Lambe Sujo encena uma revolta quilombola que é combatida por índios a serviço dos brancos. Esse folguedo re-encena momentos considerados históricos de ruptura com a ordem escravista e, através dessa rememoração provoca na cidade de Laranjeiras, em Sergipe, uma suspensão da ordem cotidiana e a instauração de zonas de risco e instabilidade.





Territórios e Fronteiras: A Transcrição de Linguaggens do Texto ao Gesto

Marilia Vieira Soares Unicamp

Demonstração Prática

Palavras-chave: dança indiana mudra gesto


Reflexões sobre as possibilidades de comunicação através dos gestos partindo da comparação entre a dança indiana de estilo odissi, as danças dos Orixás e outros gestuais comuns na cultura brasileira. Este estudo é parte da pesquisa desenvolvida nos últimos sete anos no aprofundamento da Técnica Energética em adaptações de textos teatrais para a linguagem de dança-teatro. Este estudo vem a complementar a sistematização da Técnica Energética (TE) com o desenvolvimento de uma possibilidade de uso da expressão vocal a partir dos pressupostos básicos desta técnica corporal para o intérprete, e sua relação com o gesto. O estudo da dança indiana estilo odissi foi iniciado em 1995 sendo, portanto, 13 anos de prática e estudo de uma cultura estrangeira.





Peter Brook e o CIRT: os anos de ruptura

Matteo Bonfitto Júnior

Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave: ruptura transculturalismo alteridade


Entre 1970 e 1974 Peter Brook e seus atores do CIRT interromperam suas atividades profissionais para rever o trabalho do ator a partir do contato direto com diferentes contextos e culturas. Esse processo gerou muitas dificuldades mas revelou ao mesmo tempo possibilidades não percebidas anteriormente por eles. Dentre elas a exploração da improvisação vista como ‘canal’ e a ‘forma flutuante’. A metáfora da rede de pescador referida por ele envolve exatamente o entrelaçamento entre essa forma e essa improvisação, e é a partir dela que minha reflexão se desenvolverá.





PARA ALÉM DA AULA OU COMO CONSTRUIR UMA DIDÁTICA-SEM-ÓRGÃOS?

MAURA DESOUNET BAIOCCHI

UNIVERSIDADE DE BRASILIA

Palavras-chave: ARTE-EDUCAÇÃO TEATRO PÓS-DRAMÁTICO CORPO-SEM-ÓRGÃOS


Partindo de uma reflexão de Friedrich Nietzsche acerca da substancialidade do pensamento filosófico, esse artigo reflete sobre a complexidade da relação entre professor, aluno, artista, instituição universitária e o ensino de uma arte de fronteira como o teatro pós-dramático formulado por Hans-Thies Lehmann. Indaga se as implicações teórico-estéticas dessa modalidade devem levar a transformações nos modos de ensino e de cooperação entre professor e aluno e se essas modificações são compatíveis com a expectativa fundante da instituição Universidade que é preparar o estudante para o mercado de trabalho.




Um levantamento do uso das teorias de Rudolf Laban no Brasil

Melina Scialom

UFBA

Palavras-chave: Dança Laban Mapeamento


No Brasil, a dança que é praticada e publicada possui características singulares que refletem a genealogia dos mestres e discípulos que aqui se estabeleceram ou deixaram seus traços com rápidas visitas. As teorias que Rudolf Laban desenvolveu na Europa na primeira metade do século 20 chegaram e se espalharam pelo Brasil. Atualmente elas fazem parte da rede de conhecimento em Artes Cênicas. Esta pesquisa visa apresentar e discutir a presente configuração dos artistas/dançarinos-pesquisadores nacionais que publicaram material artístico e/ou teórico que fazem referência ao legado deixado por Laban.





A reperformance

Naira Ciotti

PUC SP

Palavras-chave: Performance Criação Citação


O surgimento de apropriações de performances autorais ou autobiográficas por outros artistas, incentivado pela oferta de registros de performances, antiga e novas, pela Internet, especificamente através do Youtube, configurou a adição de uma outra postura/possibilidade criadora, que chamou à reflexão no sentido de reavaliar conceitos intrí­nsecos dessa linguagem, tais como autoria e pessoalidade. Vamos discutir o novo fenômeno da reperformance tomando como ponto de partida um trabalho intitulado "Eu queria ser Marina Abramovic�" do jovem artista Fabio Tremonte. A narrativa em segunda pessoa nos leva a pensar que a obra de arte também tem memória e cria cultura numa temporalidade que integra história e repetição.




DAS PROVOCAÇÕES DAS INTERAÇÕES ARTISTICAS

Natássia Duarte Garcia Leite de Oliveira

Universidade de Brasília

Palavras-chave: Artes Cênicas Pós-moderno Interdisciplinaridade


O presente ensaio apresenta impulsos de inquietações das diversas questões as quais se aceleram na nossa contemporaneidade e tangem algumas relações conceituais a respeito das interações artísticas. Neste breve comentário pretendo discorrer possíveis afetos dos conceitos de pós-moderno e interdisciplinaridade os quais foram provocados pelas trajetórias do meu mestrado em Artes, na Universidade de Brasília.




Usei meu corpo: das vísceras fiz sopa, dos membros fiz pontes

Oriana Maria Duarte de Araujo

Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave: performance deslocamentos processo artístico


O texto apresenta duas propostas de performances realizadas entre 1997 e 2007, cujos acontecimentos ocorrem no transito do corpo pelo país. A incomensurabilidade das paisagens imbricadas num corpo contaminado por ações e pelo público, é o moto de desdobramento de relatos que podem, também, ser apreendidos enquanto outras performances. A principal questão levantada é acerca dos desdobramentos possíveis de uma performance no corpo-artista e o desejo de permanência das ações de passagem, daí o texto também ser um relato de memória.




O Corpo Intenso nas Artes Cênicas: articulando o Corpo sem Órgãos, os Bartenieff Fundamentals e o Body Mind Centering.

Patricia de Lima Caetano

Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave: corpo matéria intensa repadronização


Esta pesquisa propõe discutir e articular conceitos e propostas metodológicas que abordam o corpo enquanto matéria em constante processo de re-invenção. Serão abordadas as técnicas somáticas Bartenieff Fundamentals e Body-Mind Centering. O intuito é perceber como essas técnicas podem produzir o que Artaud chamou ‘corpo sem órgãos’, entendendo-o como uma prática que pode ser vivenciada por meio destas técnicas, auxiliando o ator-bailarino em sua criação artística, capacidade expressiva e possibilidades de movimento.




A Alteridade em Grotowski:uma metafísica da responsabilidade

Paula Alves Barbosa Coelho

UFPB

Palavras-chave: Grotowski Lévinas Alteridade


Este trabalho apresenta o conceito de alteridade postulado por Emmanuel Lévinas como ferramenta teórica para a análise do movimento que leva Grotowski a abandonar a encenação de espetáculos para se dedicar ao trabalho do ator, num processo fechado a que denomina “arte como veículo”. Destaca como o conceito de alteridade esclarece os fundamentos do que Lévinas chama “uma metafísica da responsabilidade”, e como essa nova filosofia relaciona-se com as proposições de Grotowski para a formação do ator/performer. Ressalta ainda a proximidade temática entre essa “metafísica da responsabilidade” e os processos criativos do ator e do performer na contemporaneidade.





A preparação do ator-animador no espetáculo Dicotomias-fragmentos Skizofrê

PAULA CATALINA ROJAS AMADOR

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Palavras-chave: ator-animador sensibilização preparação do ator


Estudo do processo de preparação do ator-animador no espetáculo Dicotomias -fragmentos Skizofrê e os possíveis recursos interpretativos que um processo como este pode oferecer ao ator contemporâneo para atuar em propostas cênicas distintas da estética realista ou naturalista. A criação de um “ator ideal” com referências técnicas e estéticas no teatro de marionetes, no teatro de máscaras, e a concepção de interpretação definida como “ator marionetizado” tem afinidades com o trabalho do ator-animador. Este é o ponto de diálogo entre o processo do ator-animador de Dicotomias e o ator do teatro dramático.




O boneco no discurso cênico

Paulo César Balardim Borges

UFRGS

Palavras-chave: Teatro de Animação Dialogismo Pós-Modernidade


O teatro de bonecos tem sofrido constantes mutações nos últimos anos. Os impulsos oriundos do século vinte dinamizaram as formas híbridas dessa arte e impulsionaram novas relações entre ator-manipulador e objeto-personagem. Neste trabalho, temos uma reflexão sobre a prática bonequeira pós-moderna, embasada essencialmente nos conceitos de Mikhail Bakhtin, os quais norteiam as considerações sobre os procedimentos metalingüísticos utilizados na cena teatral, os quais evidenciam a presença e a prática do ator-manipulador na simulação de vida do objeto animado. Nessas considerações, o ritual é enfatizado como elemento dialógico essencial para esses procedimentos, possibilitando um alto nível de apreensão do universo mítico resgatado por essa forma de expressão artística.




Corpoetizar: reflexões sobre mimese poética da palavra

Raquel Scotti Hirson

UNICAMP

Palavras-chave: mimese corpo poesia


Procuro, neste trabalho, encontrar suportes teóricos para conceituar aquilo que venho desenvolvendo na prática de criação de ações físicas e que chamo mimese poética da palavra ou recriação da poesia no corpo. Para tanto, tomo dois exemplos, um de mimese corpórea (através de descrição de Seu Mané Torto), pesquisa que desenvolvo desde 1993 e outro de mimese poética da palavra (através de poesia de Alphonsus de Guimaraens), campo no qual venho adentrando desde 1999 e que é o tema de minha pesquisa de Doutorado, em andamento no Instituto de Artes da UNICAMP, sob orientação da Profa. Dra. Suzi Frankl Sperber.




A Convenção Consciente e a proxêmica meyerholdiana

Rebeka Caroça Seixas Loia

UFRN

Palavras-chave: Meyerhold Convenção Consciente Espaço Cênico


Este artigo objetiva relacionar os debates sobre a metodologia da pesquisa em Artes Cênicas no Brasil com o projeto de pesquisa Convenção Consciente: a produção do espaço cênico meyerholdiano, que trata do estudo sobre a construção do espaço cênico dentro da proposta do Teatro da Convenção Consciente, a partir da análise das encenações produzidas por Meyerhold entre os anos de 1905 a 1926. Os debates acerca do rumo da pesquisa em artes e a dificuldade de se definir o objeto são um dos pontos abordados. O Método Matricial proposto por Brito e Guinsburg (2006), é tomado como uma possibilidade de encaminhamento para a pesquisa, pois a partir dele há a possibilidade de se entender os elementos que constituem a obra de Meyerhold principalmente no que toca a produção do espaço cênico.




Atuar

Renato Ferracini

UNICAMP

Palavras-chave: Atuação Interpretação Representação


De um ponto de uma conceituação cunhada por Burnier, a INTERPRETAÇÃO do ator navegaria por uma recriação de um texto-contexto no qual o ator coloca-se intencionalmente sob uma postura ideológica concreta e objetiva em relação a esse mesmo texto-contexto. Por outro lado, um conceito diferenciador foi estabelecido: o de REPRESENTAÇÃO que supunha um deslocamento interpretativo do ator para o espectador e que aquele dilatando suas potencialidades expressivas na ação física pudesse fazer com que o espectador não somente interpretasse sentidos corpóreos dados, mas também criasse conjuntamente com o ator. Hoje, quase vinte anos depois, podemos olhar para essa diferenciação com uma vontade de atualização e é dessa atualização conceitual que esse texto trata.





Fluência

Rita de Cassia Santos Buarque de Gusmão

Universidade Federal de MInas Gerais

Palavras-chave: Recepção Participação Percepção


Reflexão sobre a fluência como atividade apreensiva do consumidor de arte, parâmetro discursivo para o estudo da recepção na atualidade e paradigma de novas relações entre criadores, consumidores e pensadores da arte. Busca-se compreender a atitude individualizada do consumidor de arte como um operador da obra, chamada de produto artístico, considerando a necessidade de envolvimento, de percepção dos territórios nos quais estão situados criador e consumidor e de novos agenciamentos sensoriais inerentes aos produtos desenvolvidos nas novas situações socioculturais em curso neste momento histórico. Simultaneamente, busca-se apontar questões que aparecem quando se analisa a ampliação da ingerência do mercado de bens simbólicos sobre os produtos e sobre as expectativas do consumidor.




Haikai - somente as nuvens nadam no fundo do rio

Roberson de Sousa Nunes

Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave: Performance Arte work in progress


Neste texto, sobre o espetáculo Haikai - somente as nuvens nadam no fundo do rio, no qual atuo como performer e coordenador, abordo aspectos relacionados à sua constituição multidisciplinar, ao seu caráter ritualístico e ao seu contínuo processo de construção, que nos lançam ao universo da performance arte e do work in progress. Através dessa reflexão teórica sobre Haikai..., focalizo pontos que podem ser vistos como marcas de resistência ao engavetamento das propostas artísticas e uma tendência contemporânea de pesquisa nos diversos campos da performance.




Performatividade em Helio Oiticica

Rodrigo Garcez da Silva

universidade de sao paulo

Palavras-chave: performatividade oiticica fluxos midiaticos


Levantamos a hipótese que na trajetória artística de Hélio Oiticica é possível rastrear traços de performatividade, latentes e manifestos, que surgem em seus penetráveis, parangolés e cosmococas, por exemplo. Acreditamos que essa performatividade é resultante de um jogo entre fluxos midiáticos que compõe a estética do artista em função de sua biografia. Pretendemos confrontar objeto e metodologia para sustentar a hipótese de que o hibridismo de Oiticica se insere na prática de arte resultante do fim do projeto modernista onde não é mais possível separar as Artes em diferentes escolas e formas. Além disso, refletiria a tendência que as artes ditas plásticas manifestam desde o final dos anos 60 de absorver conceitos antes restritos às artes cênicas.





O Canto do teatro Brasileiro 2: uma pesquisa de linguagem teatral

Rose Mary de Abreu Martins

UFPE

Palavras-chave: Pesquisa de linguagem teatral Memória do teatro em Pernambuco

Viewpoints - efeitos no espaço e no tempo


Proponho uma abordagem do treinamento Viewpoints (Pontos de Vista), organizado pela diretora americana Anne Bogart, a partir de experiências realizadas com o grupo de pesquisa O corpomente em cena, formado por alunos e egressos do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina. Os pressupostos dos Viewpoints permitem o surgimento de ações cênicas a partir de situações físicas e vocais baseadas na percepção e consciência do estado do corpo no espaço e tempo. Neste sentido, me alio a estudos sobre percepção e ação provenientes das ciências cognitivas, buscando compreender a organização destes fenômenos no corpo em ação

 

 

 

 

 

Viewpoints: efeitos no espaço e no tempo
Sandra Meyer

UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
Palavras-chave: Corpo. Percepção. Improvisação. Viewpoints.
 
Proponho uma abordagem do treinamento Viewpoints (Pontos de Vista), organizado pela diretora americana Anne Bogart, a partir de experiências realizadas com o grupo de pesquisa O corpomente em cena, formado por alunos e egressos do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina. Os pressupostos dos Viewpoints permitem o surgimento de ações cênicas a partir de situações físicas e vocais baseadas na percepção e consciência do estado do corpo no espaço e tempo. Neste sentido, me alio a estudos sobre percepção e ação provenientes das ciências cognitivas, buscando compreender a organização destes fenômenos no corpo em ação.


 

 



Voz – Movimento Corporal – Criação

Sandra Parra Furlanete

UFMG

Palavras-chave: integração voz-movimento corporal ciências cognitivas criação


Explanação de um dos itens fundamentais discutidos em dissertação de mestrado da autora, a respeito de pesquisa sobre trabalho integrado de voz-movimento corporal e seus afetos na criação cênica. O artigo apresenta a idéia de que, em busca de uma poética de cena que se construa na zona de fronteira entre ator e espectador, criar um novo entendimento sobre relação entre movimento corporal e voz será determinante na realização da criação. Isso porque o modelo dualista de oposição entre corpo e mente se reproduz, como microcosmo, na relação entre voz e movimento corporal – não só na abordagem analítica que recebem nos trabalhos de preparação de ator como também no esquema de hierarquização, de valoração de um em relação ao outro.





"Canción de cuna para un anarquista": reflexão sobre o tempo como território movil.

SARA DEL CARMEN ROJO DE LA ROSA

UFMG

Palavras-chave: anarquismo tempo J. Díaz


Partindo dos princípios estéticos do anarquismo, este texto analisa a peça Canción de cuna para un anarquista do dramaturgo Jorge Díaz (1930-2007). Este autor atravessa as experimentações das vanguardas teatrais dos anos 60, no Chile, passa por um teatro inserto nas problemáticas espanholas ou dos exilados, até chegar ao seu teatro mais atual, que, de certa forma, sintetiza as duas etapas anteriores. Este estudo se realizará tanto a nível temático quanto estético numa peça específica com o objetivo de refletir sobre os espaços de repressão e movilidade das ideologias e da resistência. A tese é que esta obra cria parâmetros próprios, constituindo-se, assim, numa categoria filosófica de compreensão da história. Categoria esta que inclusive pode-se conectar com o tempo movil anarquista.




O Processo Criativo e a Criação do Processo: os Laboratórios Experimentais como Proposta Metodológica em Artes Cênicas

Saulo Silva da Silveira

PPGAC/UFBA

Palavras-chave: Deficiência Corporal Bartenieff Fundamentals Laboratórios Experimentais


A presente exposição tem como objetivo apresentar e analisar o caminho metodológico utilizado na pesquisa de mestrado intitulada provisoriamente como Uma Proposta de Preparo Corporal para o Artista Cênico (d)Eficiente Físico: os Bartenieff Fundamentals como Fonte de Experimentação e discutir a relação co-evolutiva existente entre a criação do processo metodológico e o processo criativo utilizado no mesmo. Esse percurso sistemático é aqui nomeado por Laboratórios Experimentais, o qual se compromete em desenvolver o preparo corporal de artistas cênicos com deficiência física, amparado e fundamentado, principalmente, no sistema teórico-prático dos Fundamentos Corporais Bartenieff.




O Corpo Ressoante: estética e poder no teatro contemporâneo.

SILVIA ADRIANA DAVINI

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Palavras-chave: CORPO RESSOANTE PERFORMANCE TEATRAL DESEJO


O presente artigo se propõe a iniciar uma crítica às abordagens da personagem, baseadas na introspecção, iluminar suas implicações políticas e estéticas e apresentar, como forma de superação das mesmas, a noção do ‘corpo ressoante’. Alinhado com as micro-políticas do desejo, o corpo ressoante se apresenta como alternativa de superação às abordagens da atuação baseadas na introspecção. A implicação pessoa/ ator-atriz/ personagens coloca uma série de questões que servem de ponto de partida para examinar o crescimento de abordagens introspectivas na atuação no contexto de governos totalitários; a dominância da emoção individual sobre a comoção coletiva, a opacidade que assumem o autor e a técnica e a progressiva desconsideração do público no teatro a partir da segunda metade do século XX.




Teatro Sem Espetáculo: algumas pistas

Silvia Balestreri Nunes

DAD/PPGAC/UFRGS

Palavras-chave: Carmelo Bene teatro sem espetáculo máquina atorial


O que é o Teatro Sem Espetáculo de Carmelo Bene? Como conceber um “sem espetáculo” em um artista que era considerado monstro sagrado em seu país e que se apresentou em grandes teatros e importantes festivais e mostras teatrais? Este trabalho é uma tentativa de acolher tais questões, não exatamente para respondê-las, mas para fazer aproximações a partir do que disse e experimentou o próprio Bene e do que escreveram alguns intelectuais que com ele conviveram.





Perguntas-Pasaporte: mão dupla nas fronteiras da criação

Sonia Lucia Rangel

UFBA

Palavras-chave: IMAGEM FRONTEIRAS PROCESSO CRIATIVO


A partir da IMAGEM como um operador metodológico dominante, o trabalho artístico, teórico e pedagógico parte de um universo de imagens pessoais, recolocando a memória, o sonho e o imaginário na arte como funções produtoras de conhecimento. Também como prospecção, mediação e função ética, afirmando o direito ao próprio imaginário, questão de real importância para artistas e arte-educadores que lidam com as práticas da criação artística. O texto refere-se a um ciclo de obras: CasaTempo, mas contempla uma síntese da base de imagens-pensamento numa prática como artista, professora e pesquisadora.




Do corpo como instrumento ao corpo como lugar.

Sulian Vieira Pacheco

Universidade de Brasília

Palavras-chave: noções de corpo formação de atores teatro contemporâneo


Neste artigo são explicitadas noções de corpo presentes no discurso de diretores referenciais para teatro contemporâneo que tendem a considerar o corpo como instrumento do ator ou como organismo. Com o objetivo de superar os limites das definições orgânicas ou instrumentais do corpo humano e abordar o corpo em performance são apresentadas as noções como ‘plano de consistência’, ‘primeiro palco da cena’, ‘lugar de intersecção entre as dimensões visual e acústica da cena’, noções que nos aproximam das contingências históricas em que se dão os corpos dos atores. A consistente explicitação e discussão de noções tais como a de corpo se faz necessária uma vez que estas noções informam processos de ensaios e seus respectivos resultados estéticos e suas implicações políticas.




Estética Teatral Contemporânea: performance / encenação

Tania Alice Caplain Feix

Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave: performance estética teatral encenação


A comunicação, fruto de uma pesquisa de Pós-Doutorado realizada na UFRJ em 2007/2008, propõe uma reflexão sobre os parâmetros que permitiriam o entendimento da Estética Teatral Contemporânea a partir da análise de 15 performances / encenações realizadas por Companhias teatrais brasileiras nos dez últimos anos e que investigam o texto clássico como um material para a criação cênica e performática. Os conceitos de “contemporâneo”, de “reciclagem do passado” e de “engajamento político” norteiam essa reflexão, realizada a partir de uma investigação prática (atuação, encenação, performance) e teórica (pesquisa, observação).





Força de Comando : Um trabalho do ator sobre seus instintos

Tiago Moreira Fortes

UNIRIO

Palavras-chave: Artaud Nietzsche Necessidade


Buscamos, através de uma aproximação entre Nietzsche e Artaud, realizar uma compreensão trágica do Teatro da Crueldade em detrimento de uma leitura unilateral que percebe no teatro proposto por Artaud apenas uma apelo ao caos ou a uma anarquia dos instintos. Neste intuito, fazemos uma leitura do "Atletismo Afetivo" como um trabalho sobre os instintos, como um direcionamento das paixões, não para controlá-las, mas para ampliar suas reais potencialidades, realizando o que Nietzsche chama de uma "espiritualização das paixões". Assim, Artaud busca afastar de seu teatro o "acaso" e a "liberdade", e clama por uma aproximação entre poesia e ciência,trazendo à tona o sentido de Rigor e Necessidade presente no conceito de Crueldade.




O teatro visual de Leszek Madzik

Valmor Níni Beltrame

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Palavras-chave: Teatro Híbrido Marionete Ator


O Teatro Scena Plastyczna [Cena Plástica], fundado por Leszek Madzik em 1970, na Universidade Católica de Lublin, Polônia, se caracteriza por trabalhar com imagens, e o tratamento dado à luz, ao espaço, aos objetos e aos corpos produz uma atmosfera onírica e inquietante. Atores, marionetes, sombras e manequins se misturam tornando impossível definir o teatro feito por Madzik. A pesquisa que atualmente realizo intitulada “Teatro de bonecos: transformações na poética da linguagem”, objetiva analisar as principais mudanças ocorridas nessa arte nos últimos 40 anos. Estudar a obra desse artista possibilita compreender diferenciados modos de concepção do trabalho do ator, da presença da marionete e do objeto na cena, eixos de reflexão definidos na pesquisa.





Bachelard e Nelson Rodrigues: inspirações para composição das personagens de Dorotéia

Veronica Fabrini Machado de Almeida

UNICAMP

Demonstração Prática

Palavras-chave: corpo palavra encenação


A demonstração nasce do diálogo entre prática teatral e filosofia, a partir das contribuições da imaginação material e da poética dos quatro elementos do filósofo francês Gaston Bachelard no trabalho de composição corpórea de três personagens de Dorotéia, farsa irresponsável de Nelson Rodrigues, centrando-se naquilo que Nelson denomina teatro desagradável. Apresentaremos os conceitos chaves da poética material bachelardiana por meio de sua reverberação no processo de composição corpórea das personagens, onde pulsam tema e estilo. Em D. Flavia exploraremos o elemento terra, manifesto na ambigüidade túmulo e berço. Em Das Dores, o elemento água e a ambigüidade bálsamo e veneno; em Dorotéia, o elemento fogo e a dupla valoração de purificação e desejo.


 

C U O R E