Resumos

GT – Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e investigações


O Corpo no Espaço e no Tempo pela Visão Somática

Adriana Almeida Pees

UNICAMP

Palavras-chave: Educação Somática Propriocepção Dança


Este artigo se propõe a apresentar um recorte da investigação do movimento corporal com base nos princípios do método Body-Mind Centering (BMC), desenvolvido por Bonnie Bainbridge Cohen. Os objetivos profissionais e motivação estão perfeitamente integrada às minhas experiências profissionais, esta pesquisa possibilitará o aprofundamento dos conhecimentos na área do movimento corporal artístico e cotidiano, com ênfase no diálogo entre consciência e ação. O ponto central da pesquisa é investigar a importância da propriocepção no desenvolvimento perceptivo e o entendimento do espaço no seu fazer artístico da dança e delimitar como esse sentido do movimento atua na performance técnica/expressiva do intérprete/criador na dança contemporânea.



Educere: pela inteligência do corpo que dança

Adriano Jabur Bittar Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave: Dança Preparação Corporal Criação


Este estudo aponta em direção a uma estratégia híbrida para a educação do dançarino. Esta estratégia tem como base a religação dos saberes estéticos e científicos, provenientes das interfaces entre alguns paradigmas sobre o corpo preconizados pela fisioterapia e pela dança. O estudo contribui de modo efetivo para a construção de um conhecimento complexo e de um corpo reconciliado para a dança. Assim, é sugerido um laboratório de corpo para a dança contemporânea que envolve o estudo das células corporais, que influenciam tanto a preparação corporal quanto a criação de partituras coreográficas. Este laboratório de corpo é influenciado por diversas teorias, mestres e métodos, tais como: a Ideokinesis, a teoria cognitivista e os memes, o Pilates e a Terapia Craniossacral, dentre outros.



Ensino da dança em nível superior: em direção a uma teoria de relacionamento pedagógico corporificado

ALBA PEDREIRA VIEIRA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Palavras-chave: DANÇA UNIVERSIDADE RELAÇÕES INTERSUBJETIVAS


O objetivo é compreender relações intersubjetivas entre educadores e educandos e como estas se revelam em 35 histórias do ensino da dança em nível superior. Orientou esse estudo a fenomenologia hermenêutica e a pesquisa experiencial. A categoria de análise “Interações com estudantes” apresenta descrições de intencionalidade relacional e trocas específicas entre educadores e estudantes. Nessas interações, participantes descrevem experiências que revelam trocas corporais. Sugiro que é necessário se discutir todos os aspectos que abarcam o fenômeno da interação entre professores e alunos, particularmente a educação dos sentidos corporais e emoções que são intrínsicos ao ensino da dança, fazendo dessa um elemento pedagógico desafiador para a educação em geral.




O nó das águas

Ana Carolina Lopes Melchert

Unicamp

Demonstração Prática

Palavras-chave: Dança Criação Método BPI


O nó das Águas é um trabalho cênico fruto da dissertação de mestrado O desate criativo: Estruturação da Personagem a partir do Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete), orientado pela Profa. Dra. Graziela Rodrigues. Este texto aborda a fase da Incorporação da Personagem onde descrevo o espaço-origem, a imagem-chave e o movimento síntese da personagem. A materialização das imagens internas e a incorporação de objetos foram procedimentos que auxiliaram o desenvolvimento do eixo Estruturação da Personagem. As elaborações cênicas ocorreram num momento do processo onde a personagem já estava incorporada e sua natureza delineada. A personagem possui um caráter dinâmico. Um fluxo de transformações. Foi a possibilidade de liberação de minha expressão genuína.





A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM ANALÓGICO-METAFÓRICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO ARTISTA CÊNICO DE DANÇA CLÁSSICA

Ana Cristina Carvalho Pereira

UFMG - CEFET/MG

Palavras-chave: linguagem analógico-metafórica ensino de balé recurso didático


Este trabalho aborda o uso de analogias e metáforas como recurso didático de professores do balé, em escolas de Belo Horizonte. Procurou-se identificar o papel do uso da linguagem analógico-metafórica no discurso oral dos professores no ensino de balé e sua capacidade de mediar o processo de ensino-aprendizagem na formação inicial do artista cênico de dança. Os resultados corroboram a aplicabilidade didática das expressões orais de A&M usadas pelos professores, confirmando a pertinência do seu uso no ensino tradicional do balé, apontando uma significativa relação entre linguagem, aprendizagem, processo criativo e aspectos corpóreos e expressivos presentes na formação do artista cênico.





KLAUSS VIANNA E A EXPRESSIVIDADE COMO DEVIR DRAMATÚRGICO DA DANÇA

ANA MARIA RODRIGUEZ COSTAS (ANA TERRA)

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Palavras-chave: intérprete-criador abordagens somáticas expressividade


No cenário da dança, Klauss Vianna é uma referência por sua produção como pesquisador de métodos de preparação e criação com foco no intérprete-criador. Na fase final de sua vida com a dança, estava mergulhado profundamente na dramaturgia do corpo: como preparar, formar, tornar um dançarino um sujeito-dramaturgo de sua própria gestualidade? A partir de escrituras do próprio artista e sobre o próprio artista e, fundamentalmente, em diálogo com o artigo Gesto e Percepção de Hubert Godard, o presente texto procura tecer uma análise sobre aspectos do processo dramatúrgico de Klauss Vianna, destacando sua identidade somática.




Reflexões acerca da criação e Utilização de Espetáculo de Dança com Meios Interativos Eletrônicos para Difusão da Bioquímica.

André Meyer Alves de Lima

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave: Dança Difusão Bioquímica


Este artigo visa refletir sobre pricipais eixos de criação do espetáculo multimídia “ A Dança das Proteínas” em andamento no PEGED / IBqM / UFRJ. Evidenciaremos as idéias, as práticas e os laboratórios sobre: 1)representação do ambiente celular; 2)considerações sobre o formato do palco; 3) conexões de fenômenos bioquímicos em jogos coreográficos; 4) improvisações de movimentos baseados em interações proteína-proteína e 6) improvisações baseados em processos celulares de transporte. Ao tratar da forma e arranjo de fenômenos bioquímicos pela linguagem coreográfica pode-se tratar temas da bioquímica de forma convidativa para jovens do ensino médio, resgatando o papel do corpo e das sensibilidade como acesso a razão no ensino das biociências.





O corpo diamante

Ângela Mayumi Nagai

Instituto de Artes da Unicamp

Palavras-chave: Bailarino-Pesquisador-Intérprete Inventário no Corpo Imagem Corporal


Este artigo resume o conceito de corpo proposto pelo método BPI - Bailarino- Pesquisador- Intérprete - conceito trabalhado na dissertação de mestrado O Dojo do BPI: Lugar onde se desbrava um caminho, orientada pela autora do método, a Profa. Dra. Graziela Rodrigues. Para o BPI, a dança acontece a partir do desenvolvimento do ser que dança. Neste projeto, realizou-se uma síntese corporal da pesquisadora no eixo do BPI denominado Inventário no Corpo, chegando-se ao nascimento de quatro corpos (ou sínteses-processuais) que ilustram o exercício de alteridade e o desenvolvimento da imagem corporal do bailarino-pesquisador-intérprete.






O sujeito social e o objeto da arte na contemporaneidade

Arnaldo Leite de Alvarenga

Universidade Fderal de Minas Gerais

Palavras-chave: Dança Arte Conteporaneidade


O artigo propôe uma reflexão sobre as relações dos criadores-interpretes de dança contemporanea com seu público na recepção de seu trabalho. Nesse quadro várias questões são levantadas procurando avaliar os problemas resultantes na relação das escolhas feitas pelos artistas dos temas de suas propostas criativas e das suas investigações. São levantadas hipóteses na intensa personalização dos trabalhos produzidos, nos modos como as mostras que veiculam esses trabalhos se organizam, nas posturas dos curadores desses eventos, nos modos de inserção dos trabalhos nos circuitos de validação dos mesmos.





Processos de criação em dança-teatro: reflexões sobre a tessitura dos afetos nos espetáculos do Wuppertal Tanztheater

Carla Andréa Silva Lima

UFMG

Palavras-chave: dança-teatro process de criação afeto


Esta comunicação tece uma reflexão sobre o processo de criação dos espetáculos do Wuppetal Tanztheater. Partindo da hipótese de que a tessitura de suas obras caminha pelos imprecisos terrenos da subjetividade e da memória corporal, apresenta-se aqui uma análise da escritura de Bausch, privilegiando-se nessa tessitura o corpo como um lugar de excesso. Circunscrevendo o olhar de Bausch como aquele que busca o sujeito e seus espaços afetivos, o processo de criação dos espetáculos foi explicado com base no olhar e na escuta da artista. Relacionando o narrar à “seleção de um modo de olhar”, este trabalho teceu um paralelo entre o modo de olhar de Bausch e o modo de textura de seus espetáculos.






Corpos-território em danças-mídia

Cássia Navas Alves de Castro

Instituto de Artes/UNICAMP

Palavras-chave: Dança e identidade Corpo-território dança-mídia


O corpo, nossa condição de existência é local de lembrança e esquecimento, manifestando-se por metáforas corporais, em ressignificações sem fim, trazendo à dança traços de seus artistas, fruto de experiência individual, cultural, profissional. A partir destas constatações, resta o gosto de um certo determinismo histórico, presente na força do adquirido, em detrimento da aparição do “diferente em si”, pedra basal da tradição moderna, ancorada na ruptura. Uma chave para o enigma: quando no locus da dança - o espaço onde lançam seu corpo-território frente a nossos olhos-, problematizam ao vivo as articulações conjugadas na “arte de esquecer”, reificando a função da dança como poderosa mídia presencial






Corpo sígnico: o trabalho de ator na Técnica Klauss Vianna

Ceres Vittori Silva

Universidade Estadual de Londrina

Demonstração Prática

Palavras-chave: movimento consciente dramaturgia corporal técnica corporal


Sistematizar e aprofundar os estudos em teatro embasados na Técnica Klauss Vianna, sob a perspectiva da metodologia do trabalho do ator contemporâneo é o que aqui se pretende. O projeto que subsidia a prática vem sendo desenvolvido desde 2007, na Universidade Estadual de Londrina e se iniciou com uma análise do livro “A Dança”, (1990) escrito por Klauss e fundamentou a criação de uma dramaturgia cênica a partir do texto teatral “A Mulher de 27 Filhos”, de Ludmila Bollow. O contexto no qual se desenvolve a pesquisa conta, atualmente, com a participação de dez estudantes do Curso de Artes Cênicas que participam do Programa de Formação Complementar de Pesquisa em Ensino de Graduação da UEL. O trabalho foi apresentado em julho como resultado parcial da pesquisa






Quem dança um conto aumenta um ponto: uma abordagem educacional sobre o Romantismo para crianças com o balé Gisele

Cinthia de Andrade Correia PInto

Faculdade de Artes do Paraná

Palavras-chave: Balé arte-educação interdisciplinaridade


Esta pesquisa tem como objetivo apontar o balé de repertório como uma contribuição interdisciplinar ao processo educacional na contemporaneidade . O interesse pelo tema foi despertado por uma análise crítica e uma abordagem assistemática da experiência Gisele para crianças, que foi uma adaptação coreográfica didática do balé Gisele, realizada com os alunos da graduação do curso de dança na disciplina de Repertório de Dança Clássica da Faculdade de Artes do Paraná. A interdisciplinaridade é apontada como um recurso importante, o balé como um potencial para arte-educação e a dança como um instrumento importante para a construção do conhecimento através da releitura do balé de repertório.






Dança, técnica e criação. Significações Sociais no corpo que dança.

Daniela de Sousa Reis

Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave: Dança Brasileira; Grupo Corpo Técnica corporal


Este artigo faz uma reflexão sobre o trabalho do coreógrafo residente Rodrigo Pederneiras, da Companhia Grupo Corpo, de Belo Horizonte. Parte de um raciocínio histórico de aproximação da dança cênica acadêmica com a cultura popular no qual aponta questões sobre técnica, estética, identidade e representação social. Busca entender o processo de criação da obra de arte como uma relação que perpassa o social, o histórico, o político e o simbólico. Por fim, o texto busca descortinar o conceito de “brasilidade” criado em torno da obra coreográfica do Grupo Corpo nos anos de 1990.






O QUE ESSA OBRA DE ARTE ME DIZ?

Eliana Rodrigues Silva

Univesidade Federal da Bahia

Palavras-chave: Dança Análise Crítica


Esse artigo discute as operações necessárias para compreender e julgar a obra artística na sua singularidade: descrição, avaliação, interpretação, contextualização. Tais operações são imprescindíveis numa análise, se relacionam explicando a essência da obra. Cada criação tem identidade única e assim deve-se fazer a pergunta essencial para iniciar a análise: o que essa obra quer me dizer? Essa questão provoca uma série de insights para subsidiar a análise e retornará muitas vezes no processo de construção da reflexão crítica






ESTADOS CORPORAIS COMO PARÂMETRO DE INVESTIGAÇÃO DO CORPO QUE DANÇA

Eloisa Leite Domenici

Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave: dança corpo memória


O estudo dos estados corporais se apresenta como um parâmetro importante em diversas configurações contemporâneas de dança. Imagens poéticas são recursos frequentemente utilizados para provocar mudanças de estados corporais, de maneira que se torna importante compreender tais mecanismos. Autores das ciências cognitivas mostram que o ciclo de produção de movimentos e metáforas é uma condição fisiológica do continuum corpomente. Assim, o estudo do intérprete pode avançar na direção da qualificação desses estados corporais e na identificação das relações entre campos de estados tônicos e campos semânticos, ou seja, as relações entre imagens e estados corporais. Tais relações são exploradas em determinadas técnicas corporais orientais e também em danças tradicionais populares brasileiras.






Movimento e ação física na criação do bailarino

Gabriela Córdova Christófaro

Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave: Criação do bailarino Movimento Ação física


Este artigo propõe uma investigação sobre a confluência da dança e do teatro, na criação do bailarino. Os atravessamentos propostos acontecem no corpo e são fundamentados pelos conceitos de movimento e de ação física, à luz das pesquisas desenvolvidas por Laban e Stanislavski. Em ambas as abordagens a motivação exerce uma função fundamental na criação do movimento. Porém, cabe avaliar algumas variáveis identificadas como estruturais na motivação: os aspectos relativos ao espaço e ao tempo, que apresentam potenciais de mobilidade corporal para o artista. Nesta perspectiva, o bailarino introduz na dinâmica tradicional de criação dos seus movimentos, valores relativos ao espaço e ao tempo, reconhecidos no conceito de ação física.






O que vai acontecer? Percepções sobre o Improvável em processos de criação por laboratórios de improvisação.

Gabriele Luzia Pires Generoso

Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave: improvisação laboratório de criação dança


Este artigo vem apresentar os modos de discussão, análise e investigação do Grupo de estudos e pesquisas em improvisação - o Improvável, criado em maio de 2008 pelas artistas cênicas: Letícia Nabuco e Renata Rodrigues em Juiz de Fora - MG. O grupo soma atenções e doações de áreas de conhecimento como: música, dança, filosofia, artes plásticas e teatro em forma de laboratório com o objetivo de criar através da dinâmica de improvisação. Por improvisação o Grupo Improvável entende como a habilidade de, simultaneamente, produzir e interpretar, com atenção ao outro, ao espaço e aos elementos que o compõem, dentro de parâmetros pré-definidos, porém maleávies resultando em inúmeras possibilidades e/ou propostas em dança investigando as artes através de seus representantes presentes no grupo.






O objeto como regra libertadora do corpo em cena

Gisela Dória Sirimarco

ECA/USP

Palavras-chave: dança regra objeto


Pensar no objeto como uma regra libertadora é partir de um paradoxo. Se entendemos regra como algo que restringe ou limita, como pode ser essa regra libertadora? Aqui parte-se da seguinte premissa: quando se impõe uma regra a um corpo, e nesse caso a regra surge de um ou mais objetos, ao invés de limitá-lo ou apenas restringi-lo, estamos de fato munindo-o de um material libertador que pode abastecê-lo de recursos que serão explorados e desenvolvidos em cena.Valendo-se de três exemplos de coreografias de dança contemporânea, essa premissa é analisada. Esse texto faz parte da minha pesquisa de mestrado que trata da relação entre a dança e o teatro, utilizando como referência o espetáculo 'Sem Lugar'do Grupo 1 Ato.






Encruzilhada de Sentidos: Avançando com o BPI

Graziela Estela Fonseca Rodrigues

Unicamp

Palavras-chave: Método BPI Pesquisa em dança Processo de criação


O texto Encruzilhada de Sentidos: Avançando com o BPI aborda o trabalho desenvolvido, no ano de 2008, do Grupo de Pesquisa BPI, Imagem Corporal e Dança do Brasil, bem como, o aprimoramento do Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). O grupo de pesquisa é formado por alunos da Pós-Graduação em Artes e alunos da Graduação em Dança, ambos do Instituto de Artes da Unicamp. Cada membro do grupo possui um projeto vinculado ao aprofundamento do Método BPI. A vivência da prática em BPI foi integrada a discussão do arcabouço teórico dos estudos de Imagem Corporal. Dentre as atividades do grupo de pesquisa destacam-se os trabalhos dos “dojos”, (procedimento laboratorial pertinente ao Método). Os “dojos”estão vinculados aos três eixos do BPI.






Coreografando com artefatos cognitivos

Guilherme Barbosa Schulze

Universidade de Surrey

Palavras-chave: artefatos cognitivos coreografia processos criativos em dança


Existe uma tradição nos estudos sobre coreografia e processos criativos, onde o ambiente criativo e os artefatos utilizados são subestimados, o que é reforçado em geral pela bibliografia de referência. Nesse sentido argumenta-se que há uma tendência de abordar-se apenas a relação do coreógrafo com intérpretes/dançarinos durante o processo criativo. Esse viés não oferece alternativas adequadas para o estudo da dinâmica da criação em dança como uma atividade colaborativa, onde a coreografia é o resultado da interação, muitas vezes simultânea de diversos elementos. Adota-se o foco na utilização dos artefatos cognitivos enquanto ferramentas de criação, que em maior ou menos grau contribuem para que o processo como um todo seja bem sucedido.






Perspectivas de um Artista em Transformação

Holly Elizabeth Cavrell

Unicamp

Palavras-chave: transformação historia de dança perspectivas


Vivemos em ciclos: na política saltamos de liberais para conservadores; na economia, de tempos de abundância para tempos recessivos e, no caso da Dança Moderna, saltamos num vai e volta entre revolução e instituição. Artistas jovens encaram escolhas. Podem tanto integrar instituições estabelecidas quanto criar novos sistemas ou estruturas que desprezam a tradição. No âmbito do sistema antigo, o Coreógrafo está no topo da hierarquia. Hoje, somos muito mais democráticos, já que bailarinos assumem responsabilidades individualmente divididas e se tornam coreógrafos em potencial. Já abandonamos a singular perspectiva modernista e somos impelidos à era das coletividades.Será que os artistas de hoje estão preparados para incorrer neste novo papel dentro de uma estrutura aparentemente acéfala?






Corpo e Ancestralidade;resignificação de uma herança cultural

Inaicyra Falcão dos Santos

Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave: processo de criação ancestralidade dança/Brasil


A questão a que me proponho, no desenvolvimento desta comunicação, é abordar de como se realiza um processo criativo na dança no Brasil, inspirada no universo mítico da tradição yorubá. Apresento a visão de Corpo e Ancestralidade, a qual entre seus desdobramentos enfoca procedimentos para uma re-significação no percurso de uma criação. A proposta apóia-se na intertextualidade, na compreensão de como o intérprete procede na sua criação artística, como ele transpõe princípios dessas danças relacionadas com o sagrado, na busca de uma síntese poética. Assim, a memória coletiva é continuada, na investigação de expressões significativas de uma tradição na contemporaneidade.






Qual é a hora de aplaudir?

Isaira Maria Garcia de Oliveira

UNICAMP

Palavras-chave: percepção espectadores comportamento


É uma análise de transição,sobre reação e o comportamento dos espectadores frente a espetáculos de dança que aconteceram no Teatro de Dança (São Paulo, Secretaria do Estado da Cultura/APAA-Associação Paulista dos Amigos da Artes) entre fevereiro e abril de 2008. Busca-se um comparativo das relações entre os artistas de shows de música e seus públicos; e os artistas de espetáculos de dança e seus públicos; e como essas relações transformaram-se . Pretende-se chamar a atenção para a questão da percepção estética dos espectadores, tirando o foco do palco e da performance em si, jogando-o também para a platéia.






DanCEI no FIC na Dança – Corpos e danças em convergências nas paralelas

Jonas de Lima Sales

SEC-RN/CEI

Palavras-chave: Dança Arte-Educação Criação


Proporcionar a aproximação e a vivência de adolescentes com a dança, despertando nestes a criticidade e a capacidade criadora, é alicerce essencial para este trabalho. A aplicação de um mesmo projeto de dança em escolas com realidades socioculturais distintas, faz com que se perceba que nas paralelas que distanciam os grupos de adolescentes envolvidos neste projeto, é possível identificar elementos que convergem e se encontram, apontando assim, características de uma cultura jovem homogênea o qual fala por si mesmo. A “dramaturgia” criada nos corpos dos adolescentes, independe do encontro destes para que se cogite diálogos entre estes universos, onde a dança, elemento de formação no aprendizado destes grupos, é o anel que congrega o mesmo processo cognitivo.






Dança Espontânea - O Corpo Poético de Rolf Gelewski e sua contribuição para o ensino da dança no Brasil

Karin Maria Véras

PPGAC - Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave: Dança Espontânea Rolf Gelewski ensino de dança


Este artigo apresenta a dança espontânea de Rolf Gelewski e a formação de seu corpo poético, indicando sua centralidade na configuração do ensino universitário de dança no Brasil. Observando sua trajetória a partir do diálogo que estabelece inicialmente, com a dança expressionista alemã, e posteriormente, com o yoga integral de Sri Aurobindo e Mirra Alfassa na Índia. Busco observar as propostas artísticas e pedagógicas de Gelewski em duas vertentes: uma com tendência mais estética - no cenário da dança contemporânea a partir da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, onde foi professor e diretor a partir de 1960. Outra com enfoque educativo-espiritual na Casa Sri Aurobindo fundada por ele em 1971. Esta investigação acontece dentro de uma perspectiva intercultural.






AS INTERFACES DA PESQUISA EM DANÇA NO BRASIL: O RELATO DO ENCONTRO NACIONAL DE GRUPOS DE PESQUISA EM DANÇA 2007

Kathya Maria Ayres de Godoy; Claudia de Souza Rosa; Fernanda Sgarbi, Ítalo Rodrigues; José da Silva Romero, Juliana Rocha; Junia César Pedroso, Nirvana Marinho, Petícia Machado; Rita Antunes, Rita Ribeiro, Rosana Aparecida Pimenta.

Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave: Dança Projetos Pesquisa em dança


Esse texto apresenta os pressupostos e as ações desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Dança: Estética e Educação (GPDEE) e, dentre elas, o Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em Dança – ENGRUPEdança 2007. Esse encontro foi respaldado pelo Programa de Pós-Graduação e Diretoria do Instituto de Artes (IA) e, pela Reitoria da UNESP, patrocinado pela CAPES e pela FAPESP. O evento foi criado para promover a discussão sobre a produção de conhecimento multidisciplinar na área da Dança no Brasil de forma a entender: 1. modos de pesquisar dança; 2. uso da criação de grupos de pesquisa em dança para verificar como estudam a área; 3. ter a multidisciplinaridade como um eixo temático que pudesse agregar a diversidade; 4. identificar a relação pesquisa, ensino e extensão.







O Corpo Coreográfico e o Mito: uma abordagem dialógica da dança com o vídeo

Katya Souza Gualter

UFRJ

Palavras-chave: corpo coreográfico mito vídeo


A presente comunicação pretende verificar o corpo coreográfico que nasce de uma possibilidade dialógica da dança com o vídeo. A metodologia é experimental qualitativa, buscando integrar teoria e prática, através de um experimento na forma de ensaio audiovisual intitulado Maré Marê (Curta-metragem. Nunes & Gualter; Brasil. MiniDv. cor . 2008 . 14 min). No referido ensaio, a dança e o vídeo dividem entre si o espaço da pesquisa e da produção artística, procurando preservar a integridade da obra audiovisual, de modo que o filme pode ser visto e assimilado em toda a sua extensão sem necessitar de explicações precedentes à exibição. Buscamos a imagem que mostra o corpo coreográfico, nas relações corpo-espaço-tempo, conservando as simbologias mais marcantes de certos mitos do orixá Oxumaré.






Reflexões preliminares sobre as relações com o público no espetáculo de dança Valsa do Desassossego

Larissa Sato Turtelli

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave: Bailarino-Pesquisador-Intérprete dança contemporânea processo de criação


As relações que buscamos estabelecer com o público no decorrer do espetáculo de dança Valsa do Desassossego foram minuciosamente investigadas durante o processo de criação do espetáculo. Na etapa das apresentações, estas relações foram abertas para se modificarem na interação real com cada público que se formava. Os conteúdos das cenas envolviam o público como participante. A personagem sentia os afetos vindos do público, que por sua vez eram alterados pelas reações dos espectadores aos conteúdos trazidos à tona por ela. Como os espectadores reagiam, o que os tocava mais, isso ia dando diferentes colorações a como a personagem ia desenvolvendo o que seguia. Existia sempre um envolver o público, manter instaurado o espaço do fluxo personagem-público-personagem.






Corpo e Processos Criativos, um olhar do grupo DIMENTI

Leonardo Sebiani Serrano

Universidad de Costa Rica

Palavras-chave: Corpo Processos de Criaçao Subpartitura


O presente trabalho propõe uma leitura do corpo e dos processos de criação do grupo baiano DIMENTI, utilizando a subpartitura, conceito estabelecido por Patrice Pavis, que propõe uma utilização das informações que servem como “bagagem” do intérprete nos processos criativos. A análise desprende-se de observações e análise do grupo. A pesquisa propõe gerar uma análise e pretende vislumbrar a importância destas intercomunicações nos processos de criação nas Artes Cênicas Contemporâneas.







Jogo Coreográfico – um exemplo co-autoral de protocolo de criação da dança carioca

Lígia Losada Tourinho

UFRJ

Palavras-chave: dramaturgia processo de criação interatividade


Este artigo apresenta o processo de criação do projeto "Jogo Coreográfico" como um exemplo de protocolo de criação da dança contemporânea carioca. O "Jogo Coreográfico" é um jogo de fazer danças. É uma idéia simples que surgiu da tríade dança, improvisação e interatividade e se transformou em estrutura de pesquisa em composição coreográfica, encenação, residências coreográfica, projeto de pesquisa em dança, estruturado a partir de princípios corpóreos, o que leva a autora a classíficá-lo como uma obra que adentre o campo das dramaturgias do corpo, que entendem a corporeidade dos artistas envolvidos e a relação com o entorno como elementos estruturantes da cena.






Memórias e inscrições no corpo que dança

Lilian Freitas Vilela

UNICAMP

Palavras-chave: Criação em dança memória história de vida artística


Como partilhar através da memória alheia um traçado de reflexões sobre a dança? Nas aproximações e diferenças entre a história de vida artística da bailarina Denise Stutz e a história da dança cênica no Brasil apresento questionamentos sobre criação, identidade e pertencimento no fazer dança na atualidade. As memórias do percurso artístico atualizadas no corpo que cria e insiste em dançar como uma possibilidade de existência neste mundo. Denise traz em suas lembranças físicas, os locais de passagem, suas apropriações e descartes no corpo, decorrentes das mudanças ou permanências de pensamento e ações de sua dança.






Brasil, qual é a sua cara?

Lúcia Fernandes Lobato

Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas

Palavras-chave: dança corpo cidadania


É difícil apagar as marcas de uma história escravista, mas na dança há esforços de coreógrafos,professores e pesquisadores para colocar a arte a serviço da conquista cidadã. O dilema é como contemplar o desafio. Aponto que sejam acionadas as seguintes categorias corporais visando despertar o corpo cidadão: pontos de apoio, eixo corporal, articulação, centro de energia e respiração que, se vivenciadas a partir de uma metodologia desconstrucionista, darão ao sujeito uma personalidade que dançando suas paixões e múltiplas histórias poderá responder a questão: Brasil, qual é a sua cara?





O Corpo que Dança... Tem Prazo de Validade?

Marcela dos Santos Lima

PPGAC-UFBA

Palavras-chave: Pôster Corpo Maturidade Dança


O corpo que dança tem prazo de validade? Hoje você dança... e depois? Questões sobre as quais reflito neste trabalho como reverberações de minha pesquisa de mestrado sobre as bailarinas, dançarinas e intérpretes-criadoras veteranas e a possibilidade de continuar dançando profissionalmente com mais de quarenta anos de idade. Na possibilidade de desmistificar o tabu de que a carreira na dança é curta, explicito a poética de uma outra estética para a dança, a de um corpo maduro e mais experiente, com registros do tempo e seu passar constante. Numa sociedade onde se privilegia o novo, o corpo jovem e o vigor físico para a dança, qual o espaço para o corpo mais velho?






PASTORIL: ARTE E EDUCAÇÃO CELEBRADA NO RISO

MARCILIO DE SOUZA VIEIRA

UFRN

Palavras-chave: PASTORIL ARTE/EDUCAÇÃO RISO


Trata-se de uma pesquisa em andamento com abordagem fenomenológica e objetiva investigar e evidenciar as referências do corpo dançante fenomenológico no Pastoril bem como identificar essas referências em alguns personagens dessa dança como o Velho, por exemplo. Pensar o Pastoril no contexto das danças populares e da Educação é pensá-la numa manifestação da arte em que o corpo dançante é linguagem e transmite mensagens, conta histórias expressas e comunicadas através da dança. Para tanto, o elemento corpo torna-se imprescindível nesta pesquisa. O corpo que abordamos neste trabalho é festejado, celebrado, revelado como configuração expressiva e simbólica; corpo brincante como expressão da cultura humana.






Sobre as categorias da dança

Maria Albertina Silva Grebler

UFBA

Palavras-chave: dança teoria da dança história da dança


Discussão sobre os termos Moderno, Pós-Moderno e Contemporâneo que uma vez aplicados à dança, pretendem definir o enquadramento da sua produção artística. Atualmente, seu uso indiscriminado tem sido criticado por influentes pensadores dessa arte na França que apontam as limitações inerentes às tentativas de classificação da dança em períodos estanques, sob rótulos que não são em si mesmo esclarecedores. Contudo, esses termos têm permitido o comentário da dança para um público maior ajudando na localização de sua produção através da delimitação de uma comunidade representada por traços de semelhança.






Teias, Tramas e Tessituras: uma Travessia

Maria Ignez Calfa

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave: corporeidade dança vídeo


O trabalho trata da produção videográfica "Teias, Tramas e Tessituras: uma Travessia", como resultado da reflexão sobre o projeto “Trama do Corpo: uma tessitura poética”; realizado em Tiradentes/MG, através de um Curso de Extensão e apresentação de um espetáculo coreográfico itinerante, envolvendo comunidade local e alunos do Curso de Bacharelado em Dança da UFRJ. As ações implementadas no projeto objetivaram em suas práticas corporais o fortalecimento da memória e das manifestações culturais. A produção do vídeo teve como fio condutor o pensamento do corpo, do mito, da terra, desvelando na fala do corpo a presença do mito lido em seu contexto histórico e cultural, trazendo na cultura a ação de cultivar suas raízes, cultuando e honrando a identidade como ação poética do corpo na dança.





A sinestesia na dança

Mariana de Rosa Trotta

Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave: dança sinestesia semiótica


A sinestesia na dança Mariana Trotta Doutoranda UFF GT Palavras-chave: dança – sinestesia – semiótica A dança-espetáculo, enquanto comunicação gestual estética, é uma semiótica sincrética, isto é, um texto que se manifesta por meio de uma pluralidade de linguagens submetidas a uma enunciação que organiza o espetáculo como uma unidade de sentido. O trabalho articula o sincretismo à sinestesia e põe em relevo o papel do elemento sensorial na produção do sentido. A base teórica do trabalho é a semiótica discursiva, especialmente os estudos de semiótica sincrética e aqueles que consideram o papel do corpo e dos afetos na produção do sentido.





Um Q a mais: O Corpo Prismático

Marina Martins da Silva

UFRJ

Palavras-chave: dança pesquisa integração


O artigo propõe discutir a inclusão de alunos da graduação como pesquisadores bolsistas de iniciação artística, provenientes de instituições que não contemplam um programa de pós-graduação em dança. Pensar um novo formato de apresentação de trabalhos teóricos-práticos em pequenos GTs. Aplicação da Teoria de Movimento de Rudolf Laban no conceito de um "Corpo Prismático" como um ponto de vista para o desenvolvimento da pesquisa em dança a partir da idéia de integração entre pensamento-ação-emoção e prática de montagem; além da interação das artes que compõem o espetáculo criar uma rede de intercâmbio institucional.






68 à Vera

Marta Simões Peres

UFRJ

Palavras-chave: composição coreográfica História do Brasil Ditadura


Referente ao processo de criação e montagem de espetáculo de dança contemporânea que consiste na iniciativa da área de dança do conjunto de eventos do projeto "40 anos de 1968" (coordenação de Carlos Vainer, IPPUR/UFRJ), uma parceria entre o DAC/EEFD e outras unidades da UFRJ. A idéia surgiu por ocasião de palestra proferida pela guerrilheira Vera Silvia Magalhães para uma turma do Bacharelado em Dança, em 2007, após a qual as alunas sugeriram presenteá-la com um trabalho coreográfico. Em dezembro de 2007, Vera Silvia faleceu, o que intensificou a relevância de homenageá-la enquanto marcante personagem histórica da ‘Geração 68’.






Escolhas metodológicas no âmbito da pesquisa em dança

Mônica Fagundes Dantas

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave: Pesquisa em dança Metodologia da pesquisa etnografia


Este texto propõe uma discussão sobre as escolhas metodológicas que orientaram uma pesquisa de doutorado dedicada a compreender aspectos da criação coreográfica contemporânea. Descreve como, a partir da elaboração do problema, articulado ao quadro teórico da pesquisa, definem-se algumas escolhas metodológicas: a investigação toma a forma de uma pesquisa de prática coreográfica, e a etnografia é escolhida como principal abordagem metodológica. Apresenta os principais instrumentos de coleta de informações (observação participante e entrevista semi-estruturada), o trabalho de campo e os processos de análise e interpretação.






Neurociências e Aprendizado na Dança Coreografada

Monica Medeiros Ribeiro e Antonio Lúcio Teixeira

UFMG

Palavras chave: Dança, Neurociência, Aprendizagem, Automatismo, Cognição.


Nesse texto apresentamos algumas contribuições das neurociências para o estudo da dança coreografada no que se refere à aprendizagem motora. O automatismo é um mecanismo protetor e possibilitador da coexistência de emoções e de processos cognitivos durante a execução de uma sequência de movimentos. Concluímos reiterando a importância do estudo das bases neurofisiológicas da dança visando sua contribuição para a compreensão dos aspectos cognitivos e motores relacionados à aprendizagem e apreciação na arte do movimento.






EXPRESSIVIDADES CORPORAIS AUTÔNOMAS

NADIR NÓBREGA OLIVEIRA

PPGAC- UFBA

Palavras-chave: DANÇA BANKOMA AGENTE CULTURAL


Ao longo da prazerosa vivência da disciplina Autonomia do Espectador, ministrada pelo profº Dr. Flávio Desgranges-USP, aqui no PPGAC/UFBA,interessei-me pelos textos e em falar um pouco da minha experiencia como profissional de dança nesta cidade transatlântica com vivências afro descendentes. Este artigo tentará provar o quanto esta disciplina foi esclarecedora e estimulante,provocando em mim um desejo de entender mais sobre este corpos dançantes e ideais de negritude. Neste trabalho ouso detalhar meu ponto de vista em qustões específicas da cultura baiana específica,enriquecida pelas leituras orientadas pela Etnocenologia e Dança,propondo outro enfoque metodológico. Palavras-chave:Dança Bankoma Agente






Documentos coreográficos do Balé da Cidade: construindo um catálogo temático

Patrícia Dias De Rossi

Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave: arquivos de dança instrumentos de pesquisa fontes primárias


Esta comunicação versa sobre a elaboração de um catálogo da produção coreográfica do Balé da Cidade de São Paulo desde sua instalação, em 1968, até 2007, com base na documentação arquivada pela companhia. O interesse na realização deste estudo está em demonstrar que a organização do acervo pelas próprias companhias de dança permite o acesso a um conjunto documental diversificado e coeso, expressivo das diferentes atividades desenvolvidas desde o estágio de concepção até o de exibição do espetáculo. Pretende-se, assim, além de constituir um instrumento para a pesquisa, contribuir para a promoção de políticas de salvaguarda da memória coreográfica brasileira.






SOBRE A IMPROVISAÇÃO NA DANÇA

PAULO JOSE BAETA PEREIRA

UNICAMP

Palavras-chave: dança improvisação indivíduo


Partindo de minha experiência de vida e profissional, abordarei o trabalho de Dança Contemporânea, focalizando a sua dimensão de criatividade e expressão espontânea através da improvisação. Como embasamento teórico, apresentarei e analisarei duas publicações de Rolf Gelewski. A primeira consiste em dois métodos de improvisação na dança apresentados em seu livro VER, OUVIR, MOVIMENTAR-SE. A segunda publicação, com o título ESTRUTURAS SONORAS 1 apresenta 25 gráficos como visualização de 25 peças musicais. Estes dois trabalhos combinados formam uma estrutura básica de valor incalculável para a exploração da movimentação espontânea na dança, possibilitando um contato e uma expressão sólida do indivíduo.






A Dança Do Samba-Enredo Carioca Enquanto Patrimônio Imaterial Brasileiro.

Régia Barbosa Alvarez

Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave: Patrimônio Samba-enredo Imaterialidade


A Recomendação sobre a Salvaguarda da Cultura Tradicional e Popular da Unesco classifica as expressões populares como patrimônio imaterial e, aconselha a assistência desses bens. Contudo, a maleabilidade das heranças culturais populares, dificulta as ações de acolhimento e registro à cultura. O samba-enredo carioca foi um dos bens imateriais inventariados e salvaguardados pelo IPHAN, como resultado, foram produzidos o Dossiê das Matrizes do Samba no Rio de Janeiro e um vídeo-documentário. A inventariação das manifestações brasileiras significa uma iniciativa que vai além da alusão memorial para os que estudam e participam de seu organismo. Esta comunicação, faz parte do estudo da dissertação de mestrado de Régia Barbosa Alvarez , sob a orientação de Antonieta Marília Oswald de Andrade.






Corpo em movimento e sujeito-personagem: discussão teórico-metodológica sobre uma pesquisa em dança indígena

Regina Polo Müller

UNICAMP

Palavras-chave: teoria da performance comportamento restaurado BPI-Bailarino-Pesquisador-Intérprete


Esta comunicação apresenta pesquisa sobre processo de criação desenvolvido a partir do trabalho de campo em sociedade indígena na qual se discute o conceito de “comportamento restaurado”da teoria da performance de Richard Schechner e a metodologia BPI- Bailarino-Pesquisador-Intérprete de Graziela Rodrigues. O objeto de estudo é o corpo em movimento e a incorporação da personagem no ritual indígena e na cena artística contemporânea, apresentando-se, nesta comunicação, uma questão teórico-metodológica através da discussão sobre a teoria do diretor teatral e a metodologia da pesquisadora em dança.






Marcas híbridas em corpos que dançam a cena brasileira.

Rosane Gonçalves de Almeida Torres.

Faculdade de Artes do Paraná

Palavras-chave: corpo hibridismo verticalidade


Os padrões de corpo que surgiram para a dança e o uso da verticalidade no corpo se apresentaram conforme as necessidades sociais e culturais, suprindo também as expectativas dos coreógrafos que marcaram cada época da História da Dança. Este estudo visa analisar formas híbridas de dança em trabalhos coreográficos de três grupos brasileiros de Dança Contemporânea: Grupo Corpo, Belo Horizonte /MG, Quasar Cia de Dança, Goiania/GO e Gurpo Cena 11 Cia de Dança, Florianópolis, SC. Palavras-chave: corpo, hibridismo, verticalidade.






SPIN, a velocidade da partícula: procedimentos de criação em Dança Contemporânea pelo Grupo de Dança da Faculdade de Artes do Paraná

Rosemeri Rocha

Faculdade de Artes do Paraná

Palavras-chave: Processo Criativo Educação Somática Sistema


Esta pesquisa nasce da reflexão sobre os Processos Criativos do Grupo de Dança da Faculdade de Artes do Paraná-GDFAP, em Curitiba. O objetivo desta pesquisa é registrar, por meio das análises das etapas dos procedimentos de criação o caminho estético da produção artística do Grupo. A partir da investigação teórico–prático, as obras revisitadas e reconfiguradas propuseram novos modos de organização na criação e análise sob o olhar das matrizes geradoras. Palavras-chave: processo de criação, E.S






ARTICULAÇÕES de PEDAGOGA, COREÓGRAFA e DIRETORA

Sayonara Pereira

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS -UNICAMP
Palavras-chave: tanztheater coreografia proceso de criação


Este artigo é resultado da tese de doutorado intitulada: “Rastros do Tanztheater No Processo Criativo de ES-BOÇO- espetáculo cênico com alunos do Instituto de Artes da UNICAMP” defendida em novembro 2007 na UNICAMP. Neste segmento a autora apresenta considerações sobre o processo de criação do estudo coreográfico ES-BOÇO, e como esta realização acrescentou novos acentos em relação as suas experiências anteriores no exercício de executar várias funções ao mesmo tempo, e como elementos da filosofia do Tanztheater 1 estão refletidos tanto na caligrafia coreográfica desenvolvida pela pesquisadora como nas ações emprempregadas pelos intérpretes. 1.Movimento de dança que ocorreu na Alemanha a partir de 1932, sua característica foi a transcendência da técnica do ballet clássico.





A relação entre pesquisa e criação na Produção Artística em Dança “Reinvenção”

Solange Pimentel Caldeira

Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave: Produção Artística em Dança Pesquisa e Criação Reinvenção


Processo de produção e administração artística, foi finalizado com o espetáculo Reinvenção. Teve como objetivo principal permitir que os discentes tivessem uma vivência da construção e efetivação de um espetáculo. Inspirado em obras de Cecília Meireles,através de trechos da autobiografia da autora e dos poemas Retrato, Cânticos e Reinvenção, levou o público a uma experiência estética reflexiva acerca das transformações geradas pelo comensalismo existente nas relações duais: Mágico/Real, Etéreo/Concreto, Físico/Metafísico,encontradas nas obras da autora. Um desempenho artístico que ultrapassou a realização profissional dos intérpretes-criadores e promoveu uma efetiva participação e interação do público.





Um devir cênico pedagógico: interação e integração nos Profetas em Movimento 2006

Soraia Maria Silva

Universidade de Brasília

Palavras-chave: Dansintermediação Dansintersemiotização interação


Profetas em Movimento pretende a interação entre dança, escultura, música, literatura, com a transposição para a cena do conjunto escultórico dos Profetas do Aleijadinho. Esse espetáculo, concebido originalmente como espetáculo como produto de dissertação de mestrado, defendida em 1994 na Unicamp, vem passando por evoluções cênicas. Em 2006 o espetáculo, pretendeu também a citação visual dos evangelistas da catedral Metropolitana de Brasília e a obra de Athos Bulcão, incluindo diferentes manifestações de dança e de outros artistas. Dessa experiência resultou um catálogo didático, com imagens do espetáculo, da animação cenográfica e um vídeo documentário realizado pelo Canal E da Secretaria de Cultura do DF. Na atual montagem, retoma-se a cena solo, acrescida da animação cenográfica





O Corpo Divinizado no Candomblé da Bahia

Suzana Martins

UFBA/ PPGAC

Palavras-chave: Cultura Corporificação Ancestralidade


Essa comunicação aborda parcialmente as matrizes estéticas negro-africanas que estão inseridas na dança dos Orixás do Candomblé , a partir do fenômeno da corporificação . A corporificação se dá no momento em que o religioso alcança a união espiritual com o Orixá através do ritual e da cerimônia na festa pública. Os gestos e os movimentos inscritos no corpo num processo intenso e extenso de aprendizagem, que são internalizados de acordo com os dogmas, os fundamentos religiosos e o arquétipo dos Orixás.





Zonas de inércia da dança contemporânea

Suzane Weber da Silva

UFRGS

Palavras-chave: dança contemporânea práticas dominantes corpo


Este artigo apresenta parte do quadro teórico de minha pesquisa de doutorado sobre o processo de criação em dança contemporânea. Através do exame de práticas artísticas procuro compreender os problemas atuais ligados aos modelos dominantes em dança apontados por alguns autores de língua francesa.





FORMA EM MOVIMENTO: um diálogo entre as Artes Plásticas e as Artes Cênicas

Tânia Mara Silva Meireles

Escola de Belas Artes/ UFMG

Palavras-chave: forma espaço movimento cênico


Proponho um olhar direcionado para alguns aspectos das Artes Plásticas que ampliem a sensibilidade do artista diante dos fenômenos visuais presentes no ambiente de atuação cênica. Dentre os aspectos específicos, detenho-me na Forma, por entendê-la como o elemento orientador da transposição inicial - e contínua - dos princípios plásticos que podem auxiliar o artista em sua formação e atuação cênica, potencializando seus processos criativos.





Dramaturgia na dança-teatro ou Dramaturgia de bordas

Tarcísio dos Santos Ramos

EBA/UFMG

Palavras-chave: dramaturgia dança-teatro processo criativo


O presente trabalho propõe uma reflexão sobre a dramaturgia na dança-teatro sob o ponto de vista de seus elementos constitutivos. Apresenta a hipótese de que sob a observação/escuta das dinâmicas (um dos elementos estruturais) geradas no encontro entre o movimento de dança e as ações físicas poderemos encontrar um núcleo gerador de sentido capaz de estreitar a comunicação mimética e cinética entre o dançarino-ator e o público dentro de uma dramaturgia vista, a priori, como processo. Para tanto, esta reflexão se apoiará em observações feitas pelo mestre e teórico do movimento Rudolph Laban em cossonância com conceitos da psicologia da arte postulados por Rudolf Arnheim.





AS POSSIBLIDADES E AS CONTRADIÇÕES DA PESQUISA EM DANÇA: UM OLHAR DA MEMORIA E DA HISTÓRIA

Valéria Maria Chaves de Figueiredo

UFG

Palavras-chave: memória metodologia danças populares


O presente trabalho teve como objetivo discutir a dança como arte da memória. Reconstruímos danças populares de Goiás, quase “esquecidas”, presentes na memória de antigos moradores de Santa Cruz, cidade do Estado de Goiás. Tivemos como foco a perspectiva da história oral, priorizando a utilização de fontes oraise e o registro de imagens. A inter-relação com a comunidade manifestou-se como condição fundamental para se apreender modos, histórias, dramaturgias que marcaram estes cotidianos. Danças com intuito de agregar e coletivizar relações afetivas, sociais e culturais. Foram ao longo dos anos desprezadas pela modernidade. Nossa intenção foi olhar para o corpo como texto múltiplo. Nosso referencial teórico dialoga com W. Benjamin, Darcy Ribeiro e outros.






A Intencionalidade na Dança

Waleska Lopes de Almeida Britto

Universidade Fedaral do Rio de Janeiro

Palavras-chave: Dança Fenomenologia Intencionalidade

 

A dança constituída por sua essência, por sua conformação como fenômeno e como ser no mundo, situa-se na região intersubjetiva numa constituição que se faz pelo outro. É revelada pela consciência perceptiva que possui como estrutura a intencionalidade e que se desvelará por sua força na valorização do sentido. Sua facticidade é a evidencia do pensamento.


 

C U O R E