Textos

GT – Processos de Criação e

Expressão Cênicas



Processo em Traços

Alice Stefania Curi



Corpo e técnica em dança: como podemos discuti-los?

Ana Carolina da Rocha Mundim Aleixo



Nós, Sós: O corpo como poética de um compor coreográfico

Ana Cláudia Albano Viana



Atos no Escuro: Uma Perspectiva Sensorial

Ana Lúcia Palma Gonçalves



Teatralização de prosa ficcional: Procedimentos e reflexões

Aramís David Correia



Ator-criador: de brincante a mestre de brinquedos!!!

Cecília Maria de Araújo Ferreira Freitas



Des (a) prender - uma interação do atuante com o treinamento psicofísico

Cesário Augusto Pimentel de Alencar



Novos desafios para a voz do ator

Clarisse Mendes Lopes



TELMAH! MICROCOSMO CENOGRÁFICO

Clovis Marcio Cunha



Pistas sobre os Procedimentos Criativos na Linguagem do Palhaço

Débora de Matos



REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS DE RITMO E ANDAMENTO E SUAS POSSÍVEIS APLICAÇÕES NA CENA TEATRAL

Ernani de Castro Maletta


 

A composição visual no teatro

Fátima Antunes da Silva (Yaska Antunes)


 

EM BUSCA DO ATOR CÔMICO

FERNANDO LIRA XIMENES



O Ator Bricoleur

Flavio Ribeiro de Souza carvalho



RIFA: OS INCAUTOS PERCURSOS DE CRIAÇÃO DE UMA PERFORMANCE

Henrique Saidel



A cena se fez ovo e habitou entre nós

ISMAEL SCHEFFLER



O ritmo musical da cena de teatro

Jacyan Castilho de Oliveira



Processo de criação vocal: jogos corpóreos de ressonância vocal para a composição da ação física da palavra

Janaína Träsel Martins



GINÁSTICA & JOGO ENTRE OS PRIMEIROS ALUNOS DE COPEAU

José Ronaldo Faleiro



Grupo XIX de Teatro: a narrativa como forma de diálogo

Lígia Borges Matias



Stanislavski - precursor da exploração da "interioridade" no trabalho do ator

Luciana Cesconetto Fernandes da Silva



AUTORIDADE E ALTERIDADE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO PAPEL ATRAVÉS DA IMAGINAÇÃO DO ATOR

Luciana Mitkiewicz de Souza



Stanislavski:Criação e crítica reflexiva Criativa

Luiz Fernando Nöthlich de Andrade



Corpo na criação artística do ator

Maria Ângela De Ambrosis Pinheiro Machado



PROCESSO DE CRIAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE DANÇA DA ESCOLA DE TEATRO DA UNIRIO – RELATO DE EXPERIENCIA

Maria Enamar Ramos Neherer Bento



As três irmãs e a subjetividade no trabalho do ator: contribuições da técnica do clown

Marianne Tezza Consentino



Elementos do treinamento do ator que potencializam a criação teatral

Marília Gabriela Amorim Donoso



CONFISSÕES DO CORPO: UMA EXPERIÊNCIA DE COMPOSIÇÃO CÊNICA

Marisa de Souza Naspolini



PROVOCAÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE IMAGEM À CRIAÇÃO DO ATOR

Marta Isaacsson Souza e Silva



Experimentação e Análise de Processos Criativos em Artes Cênicas

Martin Miguel Rosso



MATRIZES DE TEATRALIDADE NA OBRA DE DOSTOIEVSKI

Máximo José Gómez



Imitação-Uma ferramenta para o entendimento do sistema Stanislavski

Melissa dos Santos Lopes



Depoimentos às terras do Brasil: doregistro histórico à cena teatral

Monica Ferreira Magalhães



O Caminho do Ator Buscador

Mônica Vianna de Mello



Teatro gestual narrativo

Nara Keiserman



PRODUZIR TEATRO NA UNIVERSIDADE

NERINA RAQUEL DIP



Espetáculo "Vai fazer o quê?" Reflexões sobre o processo de criação

Patrícia Gomes Pereira



De Malas Prontas – Uma viagem sobre a Atriz Cômica em busca de uma Teatralidade Transgressora

Paula Bittencourt de Farias



A "feia" dança teatro de Pina Bausch

Ramon Santana de Aguiar



Procurando as Impressões do Corpo em Cena

Renata Bittencourt Meira



O USO DA FISIOGNOMONIA NA CRIAÇÃO DE MAQUIAGENS PARA PERSONAGENS-TIPO

Renata Cardoso da Silva



"Imagens e in-corporações. Uma reflexão sobre o teatro experimental"

Selma Baptista




GIRAKANDOMBE - O Espetáculo na Encruzilhada

Tatiana Maria Damasceno



Ator e processo: tendências do cinema brasileiro contemporâneo

Walmeri Kellen Ribeiro




 

C U O R E