GT – Estudos da Performance
José Luis Ligiéro (Zeca Ligiéro) (UNIRIO) – coordenador
João Gabriel L. C. Teixeira (UnB) – vice-coordenador
Comunicações
Internas dos Grupos de Trabalho
Programação dia 29/10 - manhã 09:00 até 12:00
Apresentação do Grupo
Comunicações
A. Escrita Performática do corpo e a questão do Ator/Autor
Samira Ávila Theiss
A ESCRITA PERFORMÁTICA DE SONIA LINS
Inês
Alcaraz Marocco
O SOBRADO: A PERFORMANCE DO ATOR/AUTOR CRIADOR
Luciana de Fátima Rocha Pereira de Lyra
HEROÍNAS DE TEJUCUPAPO: PROCESSO DE F(R)ICÇÃO SOB MÁSCARA RITUAL DE SI
MESMO
Maria Cristina Souza Brito
O TEATRO DA CRUELDADE DE ARTAUD E A POSSESSÃO DO VERBO PELO ATOR-XAMÃ
Dayana Zdebsky de Cordova
ESBOÇO DE UMA "PERFORMANCE" DOS OBJETOS
Cláudia Schulz
A INVISIBILIDADE DO CORPO CONTEMPORÂNEO
Maria Lúcia Galvão Souza
O CORPO, O GESTO E O ESPAÇO COMO TEMPLO DA CRIAÇÃO
Comunicações
Internas dos Grupos de Trabalho
Programação dia 29/10 - tarde 15:30 até 19:30
Comunicações:
B.
Performance, Etnia e Novos Contextos Culturais
Alice Martins Villela Pinto
PERFORMANCE PARA “BRANCO” VER: OS JOVENS NO RITUAL ASURINÍ E A
“RESTAURAÇÃO” DAS AÇÕES PERFORMÁTICAS
Denise Telles Nascimento Hofstra
TEATRO-OCA: UMA INCURSÃO NA TEATRALIDADE DAS DANÇAS E CANTOS INDÍGENAS
Eduardo Nespoli
SONORIDADES E AGÊNCIA RITUAL NA PERFORMANCE DOS ASURINÍ DO XINGU
Sara Passabon Amorim
CORPOS EM PERFORMATIVIDADE: A VISIBILIDADE NEGRA NUM MOVIMENTO
ESTÉTICO E SUSTENTÁVEL
Ilo Fernandes da Costa Júnior
“ÍNDIOS TAPUIAS”: SACRIFÍCIO-RITUAL
C. Performance Comunidade, Memória e Globalização
João Luis Uchoa de Figueiredo Passos
A CAPOEIRA RODA O MUNDO - ESTUDOS DA PERFORMANCE E A GLOBALIZAÇÃO DA
CAPOEIRA ANGOLA - CORPO, MÚSICA E EXPERIÊNCIA CONTEMPORÂNEA
João Gabriel L. C. Teixeira e Leticia C. R. Vianna
PATRIMÔNIO IMATERIAL, PERFORMANCE E IDENTIDADE.
Márcia Chiamulera
ENTRE PERFORMANCES E FESTAS
Giselda Shirley da Silva
A (RE) CRIAÇÃO DA DANÇA DE CONGADA: SANTA LUZIA DA SERRA (MG)
Maria Célia da Silva Gonçalves
ARTE E TRADIÇÃO: A PERFOMANCE DA FOLIA DE REIS DA COMUNIDADE DAS ALMAS,
MUNICIPIO DE JOÃO PINHEIRO (MG)
Augusto Rodrigues da Silva Junior
DANÇA KALUNGA: A SUÇA, O BATUQUE, O REDEMUNHO
Maria Inês Galvão Souza
BAILES DE DANÇAS DE SALÃO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: O LOCAL E O
GLOBAL NOS PALCOS DO COTIDIANO
Vandeir José da Silva
MÚSICA E DANÇA: A PERFORMANCE COMO CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS REMANESCENTES QUILOMBOLAS EM SÃO DOMINGOS, PARACATU (MG)
Yaskara Donizeti Manzini
UM CARNAVAL QUE NÃO SE VÊ NA TV
Comunicações Internas dos Grupos de Trabalho
Programação dia 30/10 -manhã 09:00 até 12:00
D. Performance, Jogo e Narrativa
Zeca Ligiéro
O CONCEITO DE “MOTRIZES CULTURAIS” APLICADO ÀS PRATICAS PERFORMATIVAS
DE ORIGENS AFRICANAS NA DIÁSPORA AMERICANA
Iremar Maciel de Brito
ESTRUTURAS NARRATIVAS DO JOGO TEATRAL
Isaac Garson Bernat
O OLHAR DO GRIOT SOBRE O OFÍCIO DO ATOR: REFLEXÕES A PARTIR DOS
ENCONTROS COM SOTIGUI KOUYATÉ
Denise Mancebo Zenicola
DANÇA, SAMBA E PERFORMANCE
Luciana Hartmann
CORPOS QUE CONTAM HISTÓRIAS: PERFORMANCES DE “CONTADORES DE CAUSOS”
Cristiane Werlang
CONTADORES DE HISTÓRIAS EMBASANDO O TRABALHO CRIATIVO DE ATORES
TEATRAIS
E. Performance, Teatro e Ritual
Rogério Lopes da Silva Paulino
RELIGIOSAS OU MÁSCARAS TEATRAIS? A ARTE DA FOLIA DE REIS DE MATOZINHOS
(MG).
Cesar Augusto Amaro Huapaya
O ENCONTRO DA ENCENAÇÃO COM A PERFORMANCE
Valdir Nunes dos Santos
PERFORMANCE E ANCESTRALIDADE NA COMUNIDADE DE HELVÉCIA
Juliana Bittencourt Manhães
O RIDÍCULO E O SAGRADO DO CAZUMBA: UMA PERFORMANCE DO AVESSO
Ausonia Bernardes Monteiro
UM PALHAÇO GIGANTE
Carina Guimarães Moreira
PERFORMANCES DA MEMÓRIA E DA RESISTÊNCIA: A PERFORMANCE DO CABOCLO NOS
RITUAIS DA UMBANDA
Andrea Copeliovitch
GROTOWSKI : A PESQUISA EM TEATRO E A ARTE COMO VEÍCULO
Luiz Fernando Nothlich de Andrade
STANISLAVSKI - CRIAÇÃO E REFLEXÃO CRÍTICA CRIATIVA
Comunicações Internas dos Grupos de Trabalho
Programação dia 30/10 -tarde 15:30 até
19:30
Finalização dos Trabahos