GT Processos de Criação e Expressão Cênicas – Anais do VI Congresso

 
  • O Jogo no Sistema Laban/Bartenieff como metodologia para formação do ator

Adriana Bonfatti
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UNIRIO
Mestranda – Processos Formativos e Atuação Cênica – Or. Profa. Dra. Elza de Andrade
Bolsista Pq – CNPQ
Professora do Bacharelado em Artes Cênicas – PUC / RJ

Resumo: Análise de um jogo criado a partir da “Dimensional Scale” (criada por Rudolf Laban) e do conceito de Interno/Externo do Sistema Laban/Bartenieff onde os participantes utilizam um bastão de bambu como material didático. Tendo como objetivo a exploração da tri-dimensão anatômica do corpo humano e a construção de novas relações corpo/espaciais, o jogo é não só uma ferramenta para uma via de acesso e estímulo ao trabalho corporal do ator, mas também um desencadeador de processos criativos e uma mola propulsora para uma constante (re) construção das relações do ator consigo mesmo, com o outro e com o mundo.

Palavras-chave: jogo, formação do ator, Sistema Laban/Bartenieff

  • A Princesa Turandot de Vakhtângov

Adriane Gomes
Professora Assistente
Mestre USP
Professora de Direção Teatral-UEL

Resumo: No teatro o surgimento da figura do encenador e a busca por sistematizar metodologias para a arte do ator, tornam-se fatores determinantes nas experimentações pedagógicas e poéticas, principalmente no início do século XX.
Apesar de sua breve carreira teatral, as encenações de Vakhtângov são de extrema riqueza para investigações a respeito da arte teatral russa e mundial, suas experimentações foram evoluindo e delineando um novo modo do fazer teatral.
Este estudo busca apontar apropriações da commedia dell’arte na encenação de A Princesa Turandot e descrever alguns dos meios que Vakhtângov utilizou para a construção das cenas a partir do processo improvisacional do ator.

Palavras-chave: teatro russo, Vaktângov, criação

  • Virtualidade e Memória no Processo de Criação do Espetáculo “Rosmaninhos…”

Alan Monteiro
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – PPGArC/UFRN
Mestrando – Pedagogias da Cena: Corpo e Processos de Criação – Or. Dr.ª Teodora Araújo Alves
Bolsa CAPES
Professor de Interpretação, Ator e Diretor – coletivo UZUME teatro
Resumo: Este artigo propõe refletir sobre os conceitos de “virtualidade” e “memória” em Pierre Lévy e Henry Bergson, mediante as leituras de Renato Ferracini, utilizados no processo de criação do espetáculo “Rosmaninhos…”. Esta montagem está sendo dirigida por Alan Monteiro junto ao coletivo UZUME teatro como parte de sua pesquisa de mestrado, originada a partir da adaptação do texto “Hamlet” de William Shakespeare por meio de experimentações com base nas corporeidades e fisicidades da dança popular do Cavalo Marinho ensinadas por Mestre Zequinha (Bayeux – PB). Orientada metodologicamente pela técnica de mimeses corpórea desenvolvida pelo LUME Teatro (UNICAMP), esta pesquisa propõe auxiliar o ator a descobrir e organizar de ações e estados corpóreos na composição de seu corpo-em-arte.

Palavras-chave: corpo-em-arte, virtualidade, memória, dança do cavalo marinho.

  • Arte e Ciência: duelos e duetos

Alice Stefânia
Departamento de Artes Cênicas – UnB
Doutora em Artes Cênicas – PPGAC/UFBA
Atriz, diretora, pesquisadora.
Teatro do Instante – Grupo de Pesquisa Poéticas do Corpo: do treinamento à cena

Resumo: Termos como biomecânica, corpo sem órgãos, kinosfera, bios cênico, corpo-mídia, antropologia teatral, etc., revelam um trânsito freqüente e já histórico entre aspectos técnicos e estéticos das artes e noções das ciências exatas, biológicas ou humanas. Diferentes campos ou recortes teóricos vêm sendo recorrentemente visitados por artistas em busca de maior compreensão, legitimação e/ou qualificação de suas obras e abordagens metodológicas. Se por um lado tais encontros mostram-se férteis, apresentando potencial para redimensionar tanto os processos artísticos, quanto as áreas de conhecimento procuradas como apoio conceitual e/ou metodológico; por outro, o risco de generalizações, deturpações, reducionismos e toda sorte de equívocos também é sempre iminente.

Palavras-chave: arte, ciência, trânsito, efecto.

  • Discussões sobre a noção de autoria no palhaço

Ana Carolina Carvalho Torres Barbosa (Ana Carolina Sauwen)
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UNIRIO
Mestranda – Processo Formativos e Atuação Cênica – Or. Prof. Dra. Nara Keiserman
Bolsa CAPES
Atriz e palhaça

Resumo: Este artigo foi desenvolvido a partir da pesquisa de mestrado em andamento, intitulada “Considerações sobre o corpo cômico: o caso Avner e além”, onde estou realizando um estudo do espetáculo Exceptions to gravity, do artista americano Avner, the Eccentric. Através da análise de uma gag clássica realizada por Avner me proponho a investigar as particularidades que a noção de autoria possui neste universo, onde a repetição por diversos palhaços das mesmas gags e números é observada com regularidade. No entanto, existem particularidades que tornam a recepção diferente dependendo de quem os executa. Um caminho pelo qual enveredo para a possível compreensão das questões que surgem daí é o da investigação da diferença existente entre cópia e apropriação.

Palavras- chaves: palhaço, autoria, apropriação.

  • Reflexão sobre a brasilidade no contexto da dança contemporânea

Ana Carolina da Rocha Mundim Aleixo
Professora Adjunta do Curso de Dança – UFU
Doutora em Artes – UNICAMP/ UAB
Integrante do Grupo República Cênica
Apoio: FAPEMIG

Resumo: O presente artigo busca refletir sobre a brasilidade no contexto da dança
contemporânea. Para isso, problematizamos o conceito de brasilidade, trazendo
um olhar crítico para a questão, a partir do diálogo com autores como Zygmunt
Bauman e Homi Bhabha.

Palavras-chave: dança contemporânea – brasilidade – localidade

  • (Re) Criando Vozes – Estudando o processo de composição vocal nos musicais biográficos brasileiros

Ana Lúcia de Alcantara Calvente
Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas – UNIRIO
Mestranda – Processos Formativos e Atuação Cênica – Or. Prof. Dra. Maria Enamar Ramos

Resumo: Este estudo se propõe a pesquisar o trabalho do ator para a composição da voz, falada e cantada, no âmbito dos espetáculos musicais biográficos brasileiros contemporâneos. Nestes, um grande ídolo da musica brasileira, de grande reconhecimento público,  tem fatos de sua vida retratada e  suas canções de maior sucesso interpretadas. Como é o trabalho do ator quando a voz de seu personagem é conhecida e fonte de reconhecimento deste junto ao público? O ator busca uma aproximação à voz do personagem biografado? Esta, quando ocorre, se dá na voz falada e na voz cantada?
Para estudar alguns caminhos possíveis encontrados pelo ator para a composição vocal, serão estudados os processos dos atores protagonisats Soraya Ravenle no musical Dolores (1998) e Diogo Vilela no musical Cauby, Cauby (2006).

Palavras chave: Teatro Musical Biográfico Brasileiro, Voz Falada, Voz cantada, criação da voz cênica, parâmetros vocais para análise das vozes.

  • PalhaSOS: experiência cênica dos palhaços de hospital

Ana Lucia Martins Soares (Ana Achcar)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO – Professora Adjunta
Doutora em Teatro –UNIRIO

Resumo: O presente trabalho trata da reflexão acerca da atuação cênica dos enfermeiros- palhaços do Programa Enfermaria do Riso/UNIRIO no espetáculo PalhaSOS, e o conseqüente questionamento das implicações e mudanças artísticas na qualidade de atuação dos palhaços no palco e em ambiente hospitalar. Desde 2007, o espetáculo tem sido apresentado em hospitais e festivais de teatro regionais e internacionais. Elaborado através de jogos e improvisações a partir da experiência de atuação em três hospitais do Rio de Janeiro nos últimos dez anos, o espetáculo PalhaSOS aborda tematicamente as relações que constroem a realidade da criança hospitalizada na visão do palhaço e utiliza as regras e leis do jogo da máscara como linguagem cênica.

Palavras Chave: palhaço – hospital – cena – formação

  • O Contador de Histórias no Teatro de Peter Brook – a metáfora de uma ética para o ator

Ana Luiza de Magalhães Castro
Unicamp – Instituto de Artes
Programa de Pós Graduação em Artes
Mestrado – Artes Cênicas
Área: Fundamentos Técnico/Poéticos do Intérprete
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Suzi Frankl Sperber

Resumo: O artigo propõe uma reflexão sobre a contribuição de princípios de trabalho do contador de histórias no teatro de Peter Brook. Enfocando especificamente os dois últimos anos da pesquisa itinerante realizada entre os anos de 1971 a 1973 com a Cia. Internacional, cujo projeto artístico, de base, consistia na experimentação de linguagem e levantamento de material cênico a partir do poema sufi “A Conferência dos Pássaros”, escrito por Farid ud-Din Attar no séc. XII. Olhar para a interseção entre o teatro e o trabalho dos contadores de histórias na forma como foi vivenciada por Brook e seus atores pode, talvez, trazer uma contribuição enriquecedora, tanto técnica quanto ética, para o ator contemporâneo.

Palavras chave: princípios de trabalho do ator, Peter Brook, Narrativas Tradicionais

  • Avante! A Ação da Memória em Grotowski e Bergson

Anna Paola Biadi Bicalho
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes – Unicamp
Artes Cênicas: Linha Fundamentos Técnico/Poéticos do Intérprete – Orientadora: Profª. Drª. Suzi Frankl Sperber
Diretora teatral e Diretora do Programa Dango Balango, da Rede Minas de Televisão

Resumo: O trabalho discute a memória e sua potência criadora no teatro de Grotowski, a partir da visão de Bergson, para quem a memória não é um retorno ao passado, mas algo que afeta o presente e projeta uma ação no futuro. A memória de um determinado fato atua de forma diferente conforme o momento em que é acionada. Se a memória modifica a realidade, o corpo, se ela atualiza lembranças em ações, então memória é criação. O ator que trabalha com memória inaugura um tempo que não é nem o passado que viveu, nem o presente em que procura reviver esse passado, mas, sim, um outro tempo, o tempo puro da criação. Num processo em que o ator serve-se de si mesmo como obra de arte, o trabalho detalhado com a memória pode ser uma ponte para a organicidade.

Palavras-chave: Memória criativa; Ações físicas; Organicidade; Corpo-memória; Atualização.

  • Teatralização de prosa ficcional: Conclusões e horizontes.

Aramís David Correia
UFAL- Professor Assistente.
Mestre em Artes Cênicas- PPGAC-UNIRIO
Ator, Diretor e Professor do Curso de Licenciatura em Teatro – UFAL.

Resumo: O presente trabalho traz as principais conclusões a que chegou a pesquisa acerca do processo de teatralização de prosa ficcional realizado a partir de excertos do Romance Malone Morre de Samuel Beckett. Tal estudo, articulando ferramentas do campo teórico e da prática teatral, dedicou-se ao exame de procedimentos de direção de atores tendo como ênfase os aspectos vocais da atuação. Esforço de pesquisa que resultou em dupla produção: texto dissertativo e montagem teatral, fruto da experimentação dos procedimentos estudados. A comunicação apontará as linhas gerais da metodologia adotada pela pesquisa como um todo, tecerá considerações sobre a montagem resultante e, por fim, apontará os horizontes investigativos revelados ao longo desta trajetória de estudo.

Palavras-chave: Teatro épico-narrativo, Direção- de- atores e encenação, Voz-em-cena.

  • Preparação do ator através da arte marcial: um estudo de princípios

Ariane Guerra Barros
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFRGS
Mestrado – Artes Cênicas – Or. Prof. Dra. Silvia Balestreri Nunes
Resumo: Investigando algumas artes marciais a partir de seus princípios e bases, podemos traçar um paralelo com o treinamento corporal do ator contemporâneo. Partindo de concepções inerentes a estes dois campos: respiração, energia, morte e preparação do artista; podemos realizar um entrecruzamento que permita a reflexão entre as fronteiras que permeiam ambas as práticas. Acreditando que o teatro possa tomar de empréstimo técnicas de outras áreas, consideramos a arte marcial um instrumento de desenvolvimento corporal válido ao ator. No intuito de estudar aproximações entre artes marciais e treinamento do ator, utilizaremos o exemplo do judô para comparar princípios e métodos de ambas as práxis.

Palavras-chave: arte marcial, teatro, treinamento corporal

  • Percepções e experiência na Escola Técnica de Artes – ETA – UFAL

Carla Medianeira Antonello
Curso Profissionalizante de Formação de Ator e Atriz – ETA – UFAL
Mestre – Universidade de Brasília – UnB /DF
Professora Assistente/Pesquisadora – ETA  – UFAL

Resumo: O trabalho relata a experiência e percepções da Escola Técnica de Artes – ETA da Universidade Federal de Alagoas -UFAL.  Atuando nesta instituição desde 2010 na disciplina de direção, analiso o processo da montagem da peça “Perdoa-me por me Traíres” de Nelson Rodrigues, realizado com os discentes do último módulo do curso profissionalizante de Ator-Atriz. O procedimento metodológico partiu de improvisações que geraram rejeição por uma parte dos discentes, impedindo a fluidez inerente à pesquisa cênica fundamentais em processos de criação. Contraponho o método tradicional, baseado em ensaios de mesa, com o trabalho a partir da “análise ativa” de Stanislávski que situa o ator como um criador junto do autor e do diretor.

Palavras-chave: Direção, Processo, Método, Improvisação, Experiência, Percepção.

  • O Ator-Produtor?

Carlos Eduardo Canhameiro
Mestre em Artes – UNICAMP
Professor do Depto. de Teatro e do Depto. de Educação Artística – Centro Universitário Barão de Mauá

Resumo: Este artigo irá lançar mão do texto admoestador de Walter Benjamin, O Autor Produtor, para criar uma reflexão crítica sobre algumas etapas da criação/produção de uma peça de teatro. O intuito do diálogo com o texto de Walter Benjamin é observar a produção de um espetáculo por meio de alguns parâmetros presentes no texto e desta fricção provocar um possível terceiro caminho para uma produção teatral. Entretanto, não haverá tentativa de elaboração de regras para as relações de produção. O artigo Ator-Produtor, por meio das reflexões propostas por Benjamin, reclamará o repensar sobre a posição do artista no processo de produção e, com isso, buscar alterações nas estruturas das relações de produção dentro do que se convencionou chamar Teatro de Grupo.

Palavras-chave: produção teatral, teatro de grupo, edital público

  • A arquitetura do simbólico: do ‘Teatro Total’ às tecnologias digitais

Carlos Eduardo Ribeiro Silveira
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UNIRIO
Doutorando – Processos e Métodos da Criação Cênica – Orientadora profª. Draª Evelyn F. Werneck Lima
Professor de História da Arquitetura e Urbanismo – Curso de Arquitetura e Urbanismo; – História das Artes e do Design – Curso de Design de Interiores – Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora/ CES-JF

Resumo: Este projeto pretende contemplar uma melhor compreensão da linguagem acerca do espaço cênico, das performances e das edificações voltadas para o teatro através dos processos de concepção do espaço no qual ocorrem as relações cena/público ou prática cênica. A linguagem da encenação teatral contemporânea é extremamente diversificada e complexa, onde não há como negar a presença das tecnologias digitais e dos espaços virtuais. Desta forma, dois estudos de caso serão pontuados: o Totaltheater (Walter Gropius), e a Sticky and Sweet Tour, da artista Madonna, aproximando esses espaços distintos, mas que cumprem papéis iconográficos semelhantes, cada qual ao seu tempo, e traçar paralelos sobre as espacialidades em ambos, partindo desde a área da arquitetura, da história dos espetáculos, da construção dos espaços cenográficos, até chegar às novas mídias digitais.

Palavras-chave: arquitetura de teatros, construção de espaços cênicos, artes cênicas, Totaltheater, teatro elizabetano.

  • Do set de filmagem à arquitetura teatral. O cinema de Lina Bo Bardi.

Cássia Maria Fernandes Monteiro
Mestre em Artes Cênicas – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO
Professora Substituta de Cenografia – Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
Cenógrafa/Figurinista

Resumo: Este estudo pretende analisar o trabalho de Lina Bo Bardi [1914-1992] como arquiteta cênica, sobretudo no exercício da cenografia e da direção de arte para o cinema. Frente aos estudos biográficos dessa artista, foi possível detectar um apagamento de suas realizações audiovisuais e, como consequência, a importância desta linguagem para a construção de edifícios teatrais como a atual sede do Teatro Oficina. A partir do Método Icono-Semiológico este artigo visa, portanto, reunir as questões implícitas nas obras desenvolvidas para os filmes A Compadecida, dirigido por George Jonas em 1968, e Prata Palomares, dirigido por André Faria em 1970; bem como, considerando os conceitos do surrealismo, articular elementos do Tropicalismo e suas variações como o Teatro Oficina, Cinema Novo e Marginal.

Palavras-chave:Lina Bo Bardi – Cinema – Arquitetura Cênica – A Compadecida – Prata Palomares

  • Aspectos da preparação do artista de teatro na metodologia de Jacques Lecoq

Cláudia Muller Sachs
Programa de Pós-Graduação em Teatro – UDESC – Doutoranda
Teatro, Sociedade e Criação Cênica – Or. Prof.Dr.Edélcio Mostaço
Bolsa Capes
Atriz
Resumo: O artigo apresenta alguns aspectos da metodologia de Jacques Lecoq. Mais conhecida pelo ensino do jogo com máscaras e da mímica, sua metodologia é bem mais abrangente, visando a formação do artista de teatro e não só do ator. Desenvolve-se ao longo de dois anos, onde o primeiro é dedicado aos princípios básicos do jogo e da criação dramática, e o segundo a utilização destes princípios aplicados às diferentes tradições de jogo dramático, do melodrama, commedia dell´arte, bufão, tragédia e clown. Ao longo de todo o curso, a escola é organizada em três eixos principais: a improvisação, a análise de movimentos e o auto-cours. Estes eixos encontram-se apoiados em princípios fundamentais que estabelecem a estrutura de todo jogo cênico: mímica, observação da natureza e leis do movimento.

Palavras chave: ator – Lecoq – formação – princípios – mímica

  • A Partitura como base para a improvisação: descrição de um processo de criação.

Cristiane Werlang
Bacharelado em Teatro – UFRGS
Mestre – Universidade Federal de Santa Maria/RS
Professor Assistente/Pesquisador – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo: Pretende-se aqui especificar os passos tomados para a construção do espetáculo “Diga Bom Dia”, resultado de pesquisa de iniciação cientifica com alunos do Curso de Teatro da UFRGS. Investigou-se a criação de partituras a partir da mimese e das mudanças sofridas por estas após a imposição de qualidades de movimento e alterações de velocidade. Descreve-se o processo de criação dos atores, partindo do recorte até a composição da totalidade dramatúrgica. O trabalho destaca a importância da partitura como base para a improvisação.

Palavras-chave: Atuação, Improvisação, Partitura, Mimese, Montagem.

  • Algumas anotações sobre a ação do ator

Daniel Furtado Simões da Silva

Programa de pós-graduação em Artes – UFMG

Doutorando – Artes cênicas: Teorias e Práticas – Or.: Prof. Dr. Antônio Hildebrando

Professor do Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Pelotas

Resumo: Partindo dos conceitos estabelecidos por Lehmann, Josette Féral e Richard Schechner, quero discutir alguns aspectos das diferenças entre a ação realizada pelo ator no chamado Teatro Dramático e no Teatro Performativo. A distinção estabelecida entre ambos envolve uma discussão sobre a ficcionalidade instituída pelo primeiro e o caráter de “evento”, de busca por uma “não-ficcionalidade” que o segundo propõe. O processo de denegação realizado pelo espectador permite a instituição da ficção em meio aos atos reais executados pelo ator (característica daquele); o caráter de performatividade permite a exibição da materialidade dos objetos e/ou do corpo do performer, que podem tomar o lugar da ficção que a narrativa criava e colocar o fazer em primeiro plano.

Palavras-chave: Teatro Performativo, Teatro dramático, Ficcionalidade, Ação

  • MATIZAÇÃO DE PERSONAGENS

DÉBORA ZAMARIOLI
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – USP
MESTRE
ATRIZ – PESQUISADORA
Resumo: Este artigo reflete sobre propostas de se pensar e praticar a construção de personagens. Apontamos processos de formação em atuação que priorizam o jogo, o improvável e o risco na elaboração de procedimentos metodológicos e suas possíveis implicações no conceito de personagem. Deste modo, sinalizamos a abordagem do prof. Dr. Armando Sérgio da Silva, que tenta estabelecer princípios ancorados na tradição teatral, ao mesmo tempo em que, cria espaços vazios para o jogo e para a descoberta pessoal. De forma análoga, o prof. Dr. Matteo Bonfitto, potencializa o inconstante e a abertura perceptiva mediante fricções de objetos. Mediante a esses processos e nossa tentativa de refletir sobre suas implicações na criação de personagens, nossa atenção estará focalizada nos conceitos de material e treinamento desenvolvidos pelos pesquisadores.

Palavras-chave: Material, treinamento, personagem.

  • A ética em processos coletivos de teatro contemporâneo

Desirée Gomes da Veiga Pessoa
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFRGS – Mestranda
Teatro / Processos de Criação – Or. Profª. Dra. Marta Isaacsson de Souza e Silva
Bolsista REUNI
Diretora-fundadora, atriz, pesquisadora e professora do grupo Neelic – Núcleo de Estudos e Experimentação da Linguagem Cênica (Porto Alegre/RS)

Resumo: Este estudo se insere dentro de uma pesquisa que tem por foco central a questão da ética nos processos de criação contemporâneos. A partir do pensamento de Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski, Mikhail Bakhtin, Nicolas Bourriaud e Roland Barthes; e da observação participante junto ao grupo Neelic – Núcleo de Estudos e Experimentação da Linguagem Cênica – Porto Alegre, busca-se aqui reconhecer as principais questões éticas suscitadas pela instauração dos novos modelos de criação, sua repercussão nas relações estabelecidas entre os sujeitos de uma coletividade teatral e seus comprometimentos sobre a estética da obra em construção.

Palavras-chave: ética, teatro, coletividade

  • Criação, formação e transmissão: procedimentos artísticos/pedagógicos desenvolvidos no Théâtre du Soleil

Eduardo Vaccari
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UNIRIO
Doutorando – Processos e Métodos da Criação Cênica – Orientador: Profº  Dr. Ricardo Kosovski
Ator, Diretor e Professor de Teatro (ETETMP)

Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar os procedimentos artísticos/pedagógicos desenvolvidos no Théâtre du Soleil durante os processos de criação de seus espetáculos, para refletir sobre: o duplo papel da companhia (laboratório de pesquisas e escola); o lugar do encenador como condutor de um processo de aprendizagem; e a autoria partilhada. A percepção da existência de três eixos fundamentais que sustentam o trabalho da companhia – criação, formação e transmissão – serve como base para o desenvolvimento desta reflexão. Apesar da necessidade de isolamento destes eixos para melhor compreendê-los, não há possibilidade de pensá-los isoladamente no contexto do grupo. Afinal, é a partir da relação imbricada estabelecida entre eles que o Soleil se constrói e desenvolve seu percurso artístico.

PALAVRAS-CHAVE: Théâtre du Soleil, encenação, pedagogia e autoria partilhada.

  • A Formação no Processo de Criação de Lourdes Bastos

Elid Silva Bittencourt
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UNIRIO
Professor Adjunto – Doutor em Teatro – UNIRIO
Professora do Departamento de Interpretação da Escola de Teatro – UNIRIO
Resumo: O artigo aborda a influência da formação da mestra e coreógrafa carioca Lourdes Bastos no seu processo de criação coreográfica. Lourdes Bastos, atualmente com 82 anos e residindo nos EUA, foi, por mais de 30 anos, professora de dança moderna da Escola de Danças Maria Olenewa da Fundação TMRJ. Tendo coreografado para o Corpo de Baile do TMRJ, desenvolveu, principalmente, sua atividade criadora em sua companhia na década de 80. Lourdes Bastos teve sua formação com Helenita Sá Earp e principalmente com Martha Graham e José Limón, mas verificamos que o convívio com importantes artistas plásticos nacionais e internacionais, quando trabalhou no MAM do Rio de Janeiro, teve uma influência decisiva no seu processo de criação coreográfica.

Palavra chave: Lourdes Bastos – Dança Moderna – Memória da Dança – Artes Cênicas

  • Processo de criação dos alunos do Curso de Pós-graduação Lato Sensu Especialização em Teatro Musicado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro –UNIRIO

Enamar Ramos
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas-UNIRIO
Professora Adjunta – Doutor em Teatro – UNIRIO
Resumo: A comunicação é o relato de como as aulas da disciplina Técnicas Integradas I e II e a montagem final do Curso de Pós-graduação Lato Sensu Especialização em Teatro Musicado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro se transformaram num laboratório de pesquisa e criação cênica. O trabalho enfatiza uma proposta corporal-vocal construída com base no conhecimento corporal e na expressividade do corpo na dança e no canto visando uma integração entre canto/dança/atuação. A coreografia resultante do jogo corporal aliado à música, vinculados à intenção dramática deram o caráter criador ao trabalho apresentado. As ações foram ligadas sempre a uma prática do dançar/cantar/atuar, sem perder de vista a exploração do ambiente e a ocupação do espaço de acordo com a finalidade da ação cênica.

Palavras-chaves: Teatro Musical,Teatro Musicado, Corpo e voz, Dança e Canto, Dança

  • Voz, música e cena teatral: o trabalho de Francesca Della Monica

Ernani de Castro Maletta
Programa de Pós-Graduação em Artes – EBA/UFMG
Professor Adjunto – Doutor em Educação – FaE/UFMG
Pós-Doutorado – Bolsista CAPES
Diretor Cênico e Musical, Regente, Ator e Cantor
Resumo: Apresentação do trabalho da artista e professora italiana Francesca Della Monica, reconhecida pela singularidade de sua atuação na formação e criação cênicas, em especial quanto à vocalidade e musicalidade do ator. Destacam-se alguns princípios fundamentais de sua proposta, que se refere à preservação da identidade da voz, ao seu potencial de ocupar o espaço em que se insere e de, efetivamente, atuar como instrumento de comunicação com o outro. Esse estudo integra o Pós-Doutorado que atualmente desenvolvo na Itália, sob a supervisão de Marco De Marinis (Universidade de Bologna), representando um desdobramento da minha tese e de uma pesquisa que se dedica à construção de uma estratégia polifônica para o ensino dos princípios musicais, voltada para o ator e com ênfase na criação vocal.

Palavras-chave: Francesca Della Monica, vocalidade e musicalidade cênicas, estratégia polifônica

  • O ator-autor – a questão da autoria nas formas teatrais contemporâneas

Fernanda Coutinho Bond
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UNIRIO
Doutoranda – Poética da cena e do texto teatral – PCT  – Or. Prof. Dra. Ângela Materno

Resumo: Este trabalho visa analisar a questão da autoria nas formas teatrais contemporâneas e identificar o lugar do ator nesta nova partilha. O autor não mais visto como um indivíduo, mas uma função diluída entre os diferentes elementos da cena. Aproximando as categorias de autoria e atuação e se inspirando no redimensionamento da “função-autor”, desenvolveremos a noção de “ator-autor”: sujeito em processo, que não possui uma realidade substancial, nem na vida pessoal- indivíduo – nem na vida ficcional- personagem. Tal perspectiva será desenvolvida através da exposição de uma experiência concreta, o trabalho de criação realizado por Christiane Jatahy. Analisando as técnicas utilizadas pela diretora na construção da dramaturgia, focaremos principalmente a questão do ator como autor e criador da cena.

  • O Mecânico colado no vivo: jogos para cenas cômicas

Prof. Dr. Fernando Lira Ximenes
Professor do Curso em licenciatura em artes Cênicas do IFCE
GT – Processo de criação e expressão cênica

Resumo: Este trabalho descreve diversos procedimentos para cenas cômicas, desenvolvidos com atores-pesquisadores do grupo CRISE (Grupo de Pesquisa em Comicidade, Riso e Experimentos do IFECE) . Trata-se de jogos inspirados no principio do Mecânico colado no vivo, abordado na obra O Riso: ensaio sobre a significação da comicidade de Henri Bergson. Nesse ensaio, Bergson  adota que a comicidade acontece , quando percebemos a vida desviar-se no sentido de uma mecânica. A partir desse princípio, o Grupo Crise vem elaborando diversos jogos para construções de personagens, falas e situações de cenas cômicas.

Palavras Chave: riso, jogos, cenas cômicas

  • No rastro do ator pós-dramático

Fernando Mesquita de Faria
Programa de Pós-Graduação em Literatura ? UFSC
Doutorando ? Teoria Literária ? Or. Profª Doutora Alai Garcia Diniz
Bolsa REUNI

Resumo: O objeto deste estudo é refletir sobre alguns caminhos de composição do ator pós-dramático partindo da investigação da dramaturgia de Samuel Beckett. Sendo assim, propomos um mergulho no íntimo de seus personagens, a fim de levantar as suas principais características e estabelecer relações com o ator contemporâneo. Pesquisadores como Stanislavski, Artaud, Grotowski, Barba e muitos outros, elaboraram diversas teorias no campo da interpretação teatral e treinamento para atores, numa trajetória que caminha a passos largos a partir do século XX. No caso de Beckett nenhuma proposta teórica foi aludida a esse respeito, porém, a peculiaridade de sua obra apresenta características que permitem a seus intérpretes atuarem como criadores de seus personagens e não apenas como suas personificações ou representações. A estrutura elíptica das peças de Beckett e o caráter narrativo e desumanizado de seus personagens são algumas das peculiaridades contidas na obra do dramaturgo, levando seus intérpretes a desenvolverem um trabalho centrado no domínio corporal e na percepção musical, aproximando-se a uma perspectiva pós-dramática.

Palavras-chave: Beckett, musicalidade, composição, pós-dramático

  • Duas Performances, Um Foco: A Iluminação como agente propositivo em “Caught” e “God exists the mother is present but they no longer care”

Flaviana Xavier Antunes Sampaio
Programa de Pós Graduação em Dança – UFBA
Mestranda – Estudo de Processos – Or. Prof. Dr. Leda Maria Muhana Martinez Iannitelli
Bolsa FAPESB
Atua como Iluminadora para Dança desde 2004

Resumo: Este estudo propõe a análise de duas obras de Dança sob a perspectiva da Iluminação como agente propositivo da cena. Nesta concepção, apresentamos a idéia de elemento cênico oposta ao entendimento de agente propositivo, a qual denominamos uma nomenclatura mais eficiente ao tratar da função da Iluminação em cena. Tal conceito norteia o projeto de pesquisa de mestrado intitulado; “A Dança na Luz ou a Luz na Dança: A Iluminação como agente propositivo da construção e configuração de obras de Dança” que resultará em dissertação e que, agora, é revelado como estratégia de divulgar parte dos estudos alcançados até este momento. Como aporte teórico, apresentamos Rosenthal (1972), Camargo (2000), Vieira (2000), Pimentel (2008) e Simões (2008).

Palavras-chave: iluminação, dança, agente propositivo.

  • Cartografia de um processo de criação em teatro: primeiras considerações.

Getúlio Góis de Araújo
Programa de Pós-graduação em Artes – UFU
Mestrando – Práticas e Processos em Artes.Or.: Narciso Laranjeira Telles da Silva .
Ator e professor da ESEBA/UFU.
Apoio: FAPEMIG
Resumo: Neste artigo temos como objetivo apresentar questões relacionadas à pesquisa em Arte e delimitar o conceito de Cartografia como metodologia de acompanhamento e registro de processo de criação, bem como os entrecruzamentos de referenciais advindas deste acompanhamento cartográfico no processo criativo do espetáculo “Saga do Sertão da Farinha Podre” do Coletivo Teatro da Margem, dirigido pelo Prof. Dr. Narciso Telles. O artigo se estrutura em função de sua investigação e reserva espaço para um primeiro relatório cartográfico em caráter experimental do método, onde apresentaremos nossas primeiras questões advindas de nosso acompanhamento com o objeto-processo de pesquisa.

Palavras-chave: Pesquisa em arte; registro de processo criativo em teatro; cartografia
de processos

  • Da Negação do Amor

Hebe Alves
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA
Professora do Departamento de Fundamentos de Teatro da Escola de Teatro – Universidade Federal da Bahia

Resumo: Apresento o estudo realizado da dramaturgia de Nelson Rodrigues através da montagem de Dorotéia, fruto de Iniciação Científica (PIBIC), no qual a pesquisa artística esteve todo o tempo interligada à pesquisa acadêmica. Descrevo o processo de encenação e a articulação dos princípios e procedimentos para chegar a um resultado cênico no qual a ação corporal das atrizes, bem como sua relação com o espaço dramático, permitiram a construção de uma grafia cênica revelando, através de deslocamentos espaciais e ação vocal, a gama de conflitos que tece a teia da trama. O elenco jovem assumiu a co-responsabilidade da elaboração de uma estrutura de produção, sólida o suficiente para garantir uma temporada de repercussão no meio teatral baiano.

Palavra-chave: Nelson Rodrigues, ator, continuum do reflexo de susto.

  • Laboratório de Simulações – Experiências na Escola Superior de Polícia Civil

Henrique Saidel
Faculdade de Artes do Paraná – FAP / Professor Colaborador
Mestre em Teatro – Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
Diretor, Ator, Performer e Cenógrafo – Companhia Silenciosa
Estelionato, roubo, tráfico de drogas, seqüestro, assassinato, latrocínio, prisão, algema, fuga, depoimento, inquérito. Entre novembro de 2009 e março de 2010, essas e outras palavras pouco suaves ocuparam o dia-a-dia de um grupo de atores, do qual fiz parte, responsáveis pelas longas (6 a 8 horas) encenações da Delegacia Laboratório, da Escola Superior de Polícia Civil do Paraná. Sua função: a partir de casos reais, construir simulações de crimes para serem vivenciadas e solucionadas pelos alunos-investigadores. Seu objetivo: sustentar situações com o máximo de realismo. Seu lugar: delegacias, casas, terrenos, ruas e praças de Curitiba. Este é o relato e as reflexões geradas por essa experiência-limite: Realidade? Simulação? Verossimilhança? Improvisação? Interatividade? Espetáculo? Arte?

Palavras-Chave: Simulação; Verossimilhança; Interatividade; Dramaturgia e Encenação.

  • A Montagem Transparente em Isadora.Orb

Jacqueline Pinzon
Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas – UFRGS
Mestranda – Processos de Criação Cênica – Or. Profa. Dra. Marta Isaacsson
Bolsa CAPES Pró – Cultura
Resumo: A pesquisa examina as articulações entre teatro e algumas de suas possíveis associações com diferentes mídias tecnológicas no âmbito da contemporaneidade. Para tanto, utiliza como objeto de exame a encenação de Isadora. Orb – A Metáfora Final, do performer brasileiro Ricky Seabra. A hipótese do trabalho é que o espetáculo dramatiza não apenas as situações narradas, mas igualmente seus procedimentos de cena, o que faz com que Isadora.Orb desvende grande parte de seus mecanismos operatórios e dessa forma configure a noção de montagem transparente.

Palavras-chave: montagem cinematográfica; montagem transparente; novas tecnologias

  • Princípios de composição, da música à cena, nos espetáculos A Canoa e A Cela.

Jacyan Castilho
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA
Prof. Dra. Artes Cênicas – UFBA
Prof. Departamento de Fundamentos do Teatro – UFBA
Atriz e diretora Groove Estúdio Teatral

Resumo: A Canoa, encenada em 2009, e A Cela, em 2010, são as duas primeiras produções do Groove Estúdio Teatral, uma iniciativa de dois artistas residentes em Salvador, BA. A premissa de criação deste Estúdio é que, além de se constituir como um núcleo permanente de pesquisa, se debruce sobre os princípios de composição musical que podem nortear a criação teatral. Estas duas produções foram concebidas, assim, segundo estudos de dinâmica, ritmo, plasticidade e harmonia/contraponto, chegando a um resultado cênico que se aproxima do teatro-dança, ainda que se baseie fortemente na palavra. Este trabalho traça em linhas gerais um resumo dos processos criativos de ambas as montagens, baseados nestes princípios.

Palavras-chave: composição,partitura,ator,ritmo,dinâmica

 

  • A dramaturgia do corpo-vocal: processo de criação da peça Dom Quixote

Janaina Träsel Martins
Professora Adjunta – Doutora em Artes Cênicas – UFSC
Resumo: Este artigo desenvolve sobre o processo de criação vocal da palavra em cena. O foco está na dramaturgia do corpo: o imaginário como um caminho para a composição da ação física e sonora da palavra. Trata-se de um acontecimento corpóreo, tecido pela percepção, consciência, imaginação e interação na atuação teatral. A pesquisa teve como experiência cênica a montagem do espetáculo Dom Quixote, realizado no decorrer do ano de 2010, com alunos do Curso de Artes Cênicas da UFSC. A montagem é um teatro de rua itinerante, que percorre os jardins do campus. Neste contexto, a pesquisa da ação da palavra reverbera múltiplas possibilidades perceptivas e imagéticas, de acordo com o tecer da dramaturgia do corpo.

  • Monólogo: Como Alternativa ao Contexto Cultural e Teatro de Grupo

Jaqueline Valdívia
Curso Técnico em Ator Cênico – Estado do Paraná
Professora do Curso Técnico em Ator Cênico – Mestre em Teatro – UDESC
Nos dias de hoje, o monólogo tem status de relevância fundamental no cenário da produção artística e seu caráter interdisciplinar e pluriforme levantam questões de profundo interesse de análise. Para tanto, se faz importante compreender que a perspectiva da construção de monólogo tem estado vinculada à possibilidade de refletir sobre seus princípios provocadores, com a finalidade de discutir as relações dadas entre teoria e prática. Dada uma clara transformação das produções culturais em virtude do perfil dos projetos, somadas às dificuldades próprias da contemporaneidade. Assim sendo, o desempenho do monólogo no teatro tem modificado o sentido do fazer teatral, desde a escolha de esquemas de produção de baixos custos, bem como, novos procedimentos de organização e trabalho em grupo.

Palavras-chave: Monólogo; Contexto Cultural; Teatro de Grupo.

  • Convergências e divergências entre Appia, Dalcroze, Craig e Copeau.

José  Ronaldo Faleiro
Programa de Pós-Graduação em Teatro (Mestrado e Doutorado) — UDESC
Professor Associado — Doutor em Artes do Espetáculo pela Universidade de Paris VIII/Nanterre
Professor-pesquisador no DAC/PPGT/UDESC.

Resumo: Este artigo tem por objetivo comparar princípios (éticos, artísticos, pedagógicos) de quatro personalidades que contribuíram para a reforma da cena ocidental no início do século XX: o suíço Adolphe Appia (Genebra, 1862 — Nyon, 1928), o austríaco-suíço Emile-Jaques Dalcroze (Viena, 1865 — Genebra, 1950), o inglês Edward Gordon Craig (Stevenage, 1872 — Vence, 1966) e o francês Jacques Copeau (Paris, 1879 — Beaune, 1949), a partir das considerações deste último sobre os demais. São analisados pontos de convergência e divergência entre os autores citados, para verificar a repercussão das propostas dos três primeiros no fortalecimento da visão copeliana sobre o teatro e sobre a educação teatral.

Palavras-chave: movimento, ritmo, escola, formação do ator, renovação do teatro.

  • O movimento em fluxo: um eixo poético no trânsito entre o treinamento psicofísico e a ação cênica

Leonel Henckes
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA
Mestrando – Poéticas e Processos de Encenação – Or. Prof. Dr. Luiz César Alves Marfuz
Bolsa CAPES
Resumo: Analisa um grupo de procedimentos de treinamento desvelados em laboratórios experimentais a fim de identificar como diferentes naturezas poéticas reverberam e singularizam-se no processo pessoal deste ator-pesquisador. Apresenta uma matriz de elementos que articulados confluem para a noção de movimento em fluxo. Discorre a cerca do modo como estes processos de treinamento tem em comum o movimento e a busca por uma qualidade de atenção (fluxo), que permite o jogo com os elementos da vida orgânica.

Palavras-chave: treinamento, movimento em fluxo, ações físicas, atenção

  • A sensibilização do músico para o gesto cênico: uma experiência corporal no Projeto pau e Lata

Lilian Maria Araujo de Carvalho
UFRN – mestranda
Pedagogias da Cena: Corpo e Processos de Criação – Prof. Dra. Karenine de Oliveira Porpino
Bolsa REUNI
Componente do Pau e Lata: Projeto Artístico-Pedagógico, projeto de extensão da EMUFRN e do Coco de Roda Mestre Severino. Professora de Arte da Rede Municipal de Ensino, Natal/RN.

Resumo: Trazendo considerações da cena contemporânea e da formação em Artes Cênicas para o contexto do Projeto de percussão Pau e Lata (PROEX/EMUFRN), a pesquisa em questão objetiva investigar a sensibilização do corpo do músico para o gesto cênico, bem como organizar apontamentos para a realização de um trabalho de criação cênica para percussionistas. Percebe-se o espetáculo musical não apenas como um som para ser ouvido, mas composto também de corpos que necessitam de uma formação para a cena. A pesquisa considera a experiência dos componentes do grupo Pau e Lata a partir do trabalho de preparação corporal e criação cênica do espetáculo Sinfeiria, com base na Antropologia Teatral. Os registros são realizados através de entrevistas, diários de campo, fotografias e vídeos.

Palavras-chave: corpo, cena, percepção, gesto.

  • Por uma superação da dualidade interior-exterior no trabalho do ator: a relação ator-personagem esclarecida pela teoria da personalidade de Jean-Paul Sartre

Luciana Cesconetto
Departamento de Música e Artes Cênicas – UFPel
Professor Adjunto – Doutora em Estudos Teatrais – Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris III

Resumo: Nos artigos que comuniquei nos últimos Congressos da ABRACE, mostrei a presença da dualidade “interior-exterior” em pedagogias para a formação do ator. Demonstrei que Stanislavski foi o precursor desta interiorização e salientei problemas que esta dualidade impõe. No presente artigo exponho a seqüência dessa pesquisa, apontando críticas mais pontuais à dualidade em questão, assim como um esclarecimento inicial para a superação dos problemas constatados. Apropriando-se da teoria da personalidade de Sartre, poderemos compreender de forma mais adequada a relação ator-personagem: esta implica colocar o “eu” (face ativa do Ego) como que “entre parêntesis” para que o ator possa absorver-se no personagem. Absorvido no trabalho, absorvido no personagem, o ator é “consciência irrefletida”.

Palavras-chave: Relação ator-personagem; dualidade interior-exterior; teoria sartreana da personalidade.

  • O conceito de verdade na interpretação realista para o Teatro, a partir de algumas conceituações referenciais do Sistema de Interpretação de Constantin Stanislavski.

Luciano Pires Maia
Departamento de Interpretação Teatral da Escola de Teatro do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO – Professor Adjunto de Interpretação.
Professor Adjunto do Departamento de Interpretação – UNIRIO – Doutor em Teatro – UNIRIO.

Resumo: O Sistema de Interpretação de Constantin Stanilsvski (1863-1938) apresenta contradições endógenas – na sua própria escritura formal – e de compreensão exógena – na recepção indébita de conceitos – abordadas no artigo, a fim de re-significar o entendimento da verdade na atuação realista para o Teatro.  Qual a diferença entre o conceito da verdade na atuação teatral, sob a perspectiva do público, e o da verdade em relação ao entendimento do ator? Quais as suas incompreensões mais freqüentes, tanto por utilizadores do Sistema, por atores profissionais ou por estudantes de interpretação em geral? O artigo recorre ao conceito de falsidade, nos escritos sobre a construção poética de Fernando Pessoa, a fim contrapor à verdade em Stanislavski e a sua utilização em interpretações para o Teatro.

Palavras chave: interpretação realista; verdade e interpretação; Stanislavski e verdade cênica

  • Manutenção Cênica do Ator Antônio

Luiz de Oliveira Neto
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas UFRNMestrando – Pedagogias da Cena: Corpo e Processos de Criação
Or.ª Prof.ª Dr.ª Vera Lourdes Pestana da Rocha Ator, Diretor e Membro do Grupo Graxa de Teatro

Resumo: Nossa pesquisa visa investigar métodos para a manutenção de uma atuação viva por parte do ator tendo como bases os estudos de David Magarshack e de Eugênio Kusnet – pesquisadores das teorias de Stanislávski – de maneira a identificar parâmetros que favoreçam ao ator alcançar ferramentas que o habilitem a trabalhar não somente em vista da criação de uma personagem, mas tendo em mente a necessidade de que a criação atoral seja permanentemente alimentada de forma a não ser corroída pela repetição mecânica durante uma temporada longa ou em apresentações que ocorram em grandes períodos temporais. Nosso enfoque levará em consideração o ponto de vista do trabalho do ator e não a percepção dessa vitalidade pelo espectador. Trabalho de ator; atuação viva; manutenção cênica; vida da personagem; Stanislávski.

  • O Projeto Machadianas

Luiz Eduardo Frin
Programa de Pós-Graduação em Artes – Instituto de Artes – UNESP – Mestrando
Artes Cênicas – Profa. Dra. Berenice Albuquerque Raulino de Oliveira
Ator, diretor, professor do INDAC – Escola de Atores.

Resumo: O projeto Machadianas do Ágora Teatro investigou as possibilidades do teatro narrativo na comunicação com a platéia contemporânea a partir da obra de Machado de Assis. Neste trabalho procura-se, respaldado por trabalhos de autores como Walter Benjamin, Luiz Alberto de Abreu, Yves Stalloni, Jean-François Lyotard, Hans-Thies Lehmann e Jean Pierre Sarrazac, fazer uma análise preliminar de alguns resultados práticos do projeto. Essa análise investigará a utilização da narrativa em cena na fundamentação de um fazer teatral com características contemporâneas ligadas a uma concepção pós-dramática da encenação, que privilegia fatores como a fragmentação do sujeito e do objeto, a utilização de tempos e de espaços simbólicos e a formalização cênica, entre outros.

Palavras-chave: a narrativa; teatro contemporâneo, Machadianas, Ágora Teatro.

  • Estratégias de encenação no teatro de Beckett: cânone e rupturas

Luiz Marfuz
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA
Professor Adjunto – Doutor em Artes Cênicas – UFBA
Diretor Teatral, Dramaturgo, Jornalista.
Resumo: Ao minar a estrutura do drama, implodir categorias clássicas do teatro (ação, espaço e tempo), decompor e desfigurar a personagem, Beckett leva o encenador contemporâneo a se confrontar com uma rigorosa urdidura dramatúrgica e adotar estratégias que vão do cânone às rupturas. Esta tarefa se acentua com o reconhecimento de que, nas peças do autor irlandês, dramatúrgico e cênico se fundem num só tecido conjuntivo, que dificulta a tentativa de fissão das duas escrituras, gerando um trânsito nervoso no campo minado da representação teatral. Pretende-se, assim, examinar certos resultados obtidos por Beckett-encenador, diferentes estratégias dos diretores para lidar com esta complexa urdidura cênico-dramatúrgica, associados às reflexões e prática do pesquisador com a montagem de textos do dramaturgo, que resultou na tese de doutorado sobre a poética de implosão no teatro de Beckett.

Palavras-chave:  teatro de Beckett; dramaturgia; encenação; Samuel Beckett

  • As possibilidades do registro audiovisual nos estudos das artes cênicas.

Maíra Castilhos Coelho
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFRGS
Mestrando – Processo de criação cênica – Or. Prof.ª Mirna Spritzer
Bolsa REUNI – CAPES
Resumo: O teatro é uma arte que acontece no aqui e agora, e que nos dias de hoje vem sendo eternizada pelos registros audiovisuais. Ao fim de uma temporada ficam as lembranças e os registros. Mas porque esta necessidade de registrar? O importante não seria o encontro e as lembranças? No entanto, o homem sempre buscou maneiras de registrar os espetáculos, através da escrita, da fotografia e de gravações sonoras. Hoje temos o vídeo, que além de ser um instrumento de notação, contribui para a historiografia das artes cênicas e pode ser utilizado como um recurso de aprendizagem para os atores. Assim, partiremos de alguns conceitos da teoria teatral, para entender as possíveis contribuições deste recurso tecnológico nos estudos desta arte efêmera, que se refaz a cada apresentação.

Palavras-Chave: Teatro, ator, registro audiovisual.

  • “Sonho de uma noite de verão” para uma auto-etnografia de um processo criativo que dialoga com as teatralidades contemporâneas

Marcial de Asevedo
Programa de Pós-graduação em Artes – Mestrado – UFU
Processos criativos – Prof. Dr. Narciso Telles

Resumo: O presente projeto de pesquisa em artes tem como objetivo central o mapeamento e a análise do processo criativo desenvolvido por mim com a montagem da peça Sonho de uma noite de verão a partir de conceitos e teorias advindos das teatralidades contemporâneas. Nesse sentido, dois princípios são essencialmente trabalhados nesse início de criação: a abordagem corporal do texto dramatúrgico e a hibridez de linguagens. A corporeidade dos atores desenvolvida a partir do pensamento labaniano sobre espaço e tempo, conduzindo a uma tradução física da poética shakespereana, e estando a serviço de linguagens diversas tais como o teatro físico, a commedia dell’arte, o butô, e até de estratégias de interpretações realista e distanciada. Refletindo sobre as possibilidades expressivas de poética, encenação e criatividade.

Palavras-chave: contemporaneidade, processo criativo, dramaturgias.

  • Trilha sonora ou não: eis a questão

Marcos Chaves
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFRGS
Mestrado – Artes Cênicas – Or. Prof. Dr. Clóvis Dias Massa
Bolsa PROF-CAPES
Ator, Diretor, Músico e Compositor – Grupo Farsa

Resumo: Pensando nas sonoridades na cena, trilha sonora não é a melhor designação no teatro, pois não há uma clareza nesta nomenclatura. Se formos citar as músicas da peça teatral, música cênica é uma referência adequada. Sonoplastia é outro termo, da parte sonora do espetáculo, que abrange no “inconsciente coletivo” dos artistas teatrais os sons feitos para ambientações. Todavia, trilha sonora no teatro é termo usado em todo o Brasil, aparece hoje na área”de várias formas, e cabe a nós, artistas, assimilar o que abrange o termo. Talvez o movimento ao contrário sirva como para reforçar o entendimento sobre os sons do espetáculo, ao invés de procurar novos nomes que se encaixem melhor no trabalho, re-significar trilha sonora pode ampliar o debate sobre o tema.

Palavras-chave: trilha sonora, teatro, música, processo de criação.

  • Corpo e imagens que imaginastes

Maria Ângela De Ambrosis P Machado
Escola de Música e Artes Cênicas-UFG
Professora Adjunta – Doutora em Comunicação e Semiótica
Prfª Msª Marcela dos S Lima
Escola de Música e Artes Cênicas – UFG
Professora Assistente – Mestre em Artes Cênicas – UFBA

Resumo: Esse estudo baseia-se na análise dos processos criativos para a construção do espetáculo Claricianas dos alunos do primeiro ano do curso de Artes Cênicas da UFG. Objetivamos refletir sobre construção de um estado orgânico de atuação do ator confluindo corpo, voz e imagem cênica Compreendemos que este estado orgânico desenvolve-se no contexto de busca de novas formas perceptivas e expressivas no trabalho criativo do ator. Esse processo tem por base o trabalho de criações de partituras corporais/vocais a partir de imagens da obra Água Viva de Clarice Lispector.

Palavras chaves: corpo, imagem, processos de criação

  • Ator-criador – aspectos da autonomia do ator em processos coletivos

Marília Gabriela Amorim Donoso
Programa de Pós-Graduação em Artes – UNESP
Mestrando – Estética e poéticas cênicas – Or. Prof. Dr. José Manuel Lázaro O. Ramírez

Resumo: Proliferam em pesquisas acadêmicas e no discurso de grupos teatrais nomenclaturas diversas para se referir ao trabalho do ator: ator-criador, ator-autor, ator-encenador, ator-montador, ator-compositor, entre outros. Por que a necessidade de se denominar um “ator-criador”? O que todos estes termos têm em comum?
O impulso de revalorização do ator nos processos de criação contemporâneos torna-se evidente ao se constatar sua interferência na autoria da obra e a consolidação de uma maior autonomia na produção de espetáculos e na gestão de grupos, aspectos estes que foram influenciados por manifestações da arte pós-moderna, como a performance e o happening, e fomentados nas montagens de criação coletiva a partir da segunda metade do século XX.

Palavras-chave: ator-criador, criação coletiva, autoria.

  • Presença como movimento

Marta Isaacsson de Souza e Silva
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – Professor Associado – UFRGS
Doutor em Estudos Teatrais – Université de Paris III
Bolsista Pq – CNPQ

Resumo: No exame da dinâmica do pensamento das práticas cênicas multimídias, o estudo discute o sentido de presença tão caro nos processos de criação cênica. Sustenta a proposição de que a presença seja abordada não como um estado particular do ator, incorporado aos limites de seu corpo, mas reconhecida como um fluxo de trocas que se estabelece no interior da cena. Desenvolvida no “entre”, a presença aparece como movimento do diálogo dos diferentes agentes da cena. A questão que se impõe é então a de reconhecer as peculiaridades de um diálogo efetivamente promotor de presença.

Palavras-chave: cena multimídia – presença – intermedialidade

  • Análise comparativo de dois processos de criação teatral realizados pelo grupo de investigação IPROCAE.

Martín Miguel Rosso
Master em Artes Cênicas – UFBA
Profesor Titular – Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNCPBA) – Argentina

Resumo: O trabalho tem como finalidade apresentar um análise comparativo na forma de composição das seqüências das Ações Físicas de dois processos criativos realizados pelo grupo de investigação IPROCAE. A primeira proposta, “Chacais e árabes” de Kafaka, com direção de M. Rosso e a segunda, “Tio Bewrkzogues” com direção P. Fernández.
Este grupo de pesquisa pretende estudar ao teatro não como um fenômeno literário ou lingüístico senão como um fato artístico, prático e vivencial, pesquisando a prática cênica simultaneamente a sua realização.

Palabras-chaves: Pesquisa – Procedimentos metodológicos – Criação

  • Música popular e teatro dialético: cantar o texto e dizer a canção

Maurilio Andrade Rocha
Programa de Pós Graduação em Artes UFMG
Prof. Associado – Estudos Avançados em Ciências Musicais – Universidade Nova de Lisboa

Resumo: Na presente comunicação discutiremos nossa pesquisa teórica e prática que envolve, desde 2005, o uso cênico da canção popular enquanto música-gestus dentro dos processos criativos da Cia Teatral ZAP 18. Discutiremos nossas experiências com a adaptação de Mãe Coragem e Seus Filhos, fundamentalmente baseada no uso de várias vertentes da canção popular brasileira e apresentaremos o projeto Teatro Imediato, centrado nas relações entre teatro e realidade e onde nossa abordagem foi focada no treinamento de atores para a interpretação de canções na cena enquanto texto teatral. Apresentaremos nosso uso da canção como material cênico em si – onde sua letra passa a ser texto a ser dito – a partir da criação musical, de estudos sobre recepção e do trabalho de treinamento de atores.

Palavras chave: canção popular; teatro dialético; música-gestus

  • Um processo de criaҫão onde o protagonista é a personagem

Máximo  José Gómez
Consejo de Investigación da Universidad  Nacional de Tucumán. – Argentina
Professor Adjunto  Facultad de Artes (UNT) -Mestre em Teatro – UDESC –

Resumo: Fazer uma análise da personagem partindo do lugar que ocupa nos processos de produҫão cênica nas instituicões educativas, tem como objetivo revalorizar um dos elementos fundamentais do teatro e do sentido moderno de teatralidade. As condicões culturais contemporâneas modificam a idéia e os códigos que este conceito tinha na antiguidade. Com o surgimento de fenômenos atuais – como os realitys shows e o apagamento dos limites entre ficҫão e realidade que leva aos indivíduos a construir o espetáculo na vida – a personagem modifica suas condicões. Aquela ficcão encarnada no ator e distinta de ele, sofre uma fragilizacão se ele é olhado desde uma concepcão clássica. Esta reflexão se realizara analisando um processo de criacão que partiu do recurso da mascara.

Palavras chaves: personagem – teatralidade – máscara

  • Quando a memória é uma arte – Primeiros rastros do conceito de Memória encontrados na obra “A Preparação do Ator”, de Stanislavski.

Melissa dos Santos Lopes
Co-autor: Miguel Dahma
Programa de Pós Graduação em Artes-UNICAMP – doutoranda
Or. Prof. Dr. Renato Ferracini

Resumo: O artigo busca rastrear o conceito em arte do termo Memória na obra do encenador russo Constantin Stanislavski aproximando as experiências vivenciadas no Teatro de Arte de Moscou das ideias propostas pelo filósofo Henry Berson.

Palavras chave: memória, subconsciente,ação física, trabalho do ator

  • A escuta que transforma o olhar e impulsiona a criação cênica.

Meran Vargens
Programa de Pós graduação em Artes Cênicas – UFBA – Professora Adjunto II
Doutora em Artes Cênicas pelo PPGAC – UFBA  e Pós-doutora pelo IA- Unicamp – SP
Atriz, diretora teatral, diretora da Cia de teatro Os Bobos da Corte.
Resumo: Busca-se analisar a eficácia e as implicações da pesquisa de campo como meio de formação e criação cênica. Para tal, revela os primeiros resultados da pesquisa de pós-doutorado (desenvolvida no IA-UNICAMP-SP sob supervisão da Profa. Dra. Regina Polo Muller), na qual 7 atores foram às ruas do Rio de Janeiro escutar histórias de vida para construir narrativas cênicas; aborda a preparação do ator para ir a campo e a relação entre campo e sala de ensaio; utiliza o processo criativo de 2 atrizes para estabelecer elos entre ator,  diretor, atores entre si e histórias de vida selecionadas, nas estratégias de criação colaborativa. A pesquisa ancora-se no universo interdisciplinar da relação do teatro com a oralidade, da relação entre Teatro, Performance e Antropologia Social e dos contadores de história.

Palavras-chave: pesquisa de campo, voz, processo de criação, narrativa cênica, formação.

  • A imaginação no método das ações físicas de K. Stanislávski

Michele Almeida Zaltron
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte – UFF
Mestranda – Teorias da Arte – Orientação: Profª. Drª. Martha Ribeiro / Co-Orientação: Profª. Drª. Nair D’Agostini
Bolsa Reuni

Resumo: O presente estudo trata-se de uma reflexão sobre o uso da imaginação através do método das ações físicas de K. Stanislávski. Ao enfocar o processo de concretização da imaginação no corpo do ator, observou-se que este elemento influencia a qualidade artística da realização da ação, o que leva a considerá-lo como um dos impulsos primordiais para o alcance da integralidade psicofísica no trabalho do ator.

Palavras-chave: imaginação, método das ações físicas, K. Stanislávski

  • Ator e palavra: práticas da vocalidade

Mirna Spritzer
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFRGS
Doutora em Educação-UFRGS
Atriz, Diretora e radialista
Resumo: O presente trabalho apresenta a experiência de atores com a leitura vocalizada . Entende esta forma de trabalhar a relação do ator com a palavra como exercício da vocalidade e da escuta, valorizando a imagem, a sonoridade e as qualidades do texto, ao mesmo tempo em que propõe um jogo de texturas e encantos na intencionalidade do ler para o outro e na presença da voz. Estuda as reflexões de Paul Zumthor e Jerzy Grotowski, apropriando as idéias de performance da leitura e corpo-memória. Utiliza para o trabalho a prática com contos de autores brasileiros. Problematiza, enfim, as premissas da imaginação, atenção e concentração imersas nas práticas da voz e da palavra.

Palavras-chave: ator, vocalidade, leitura, imaginação.

  • A construção da identidade figurativa da personagem: um processo semiótico

Mona Magalhães
Departamento de Interpretação – Escola de Teatro – UNIRIO
Professora Adjunta – Doutora em Estudos Linguísticos – UFF

Resumo: Neste trabalho procuro relatar algumas respostas e novas questões que surgiram a partir da minha pesquisa de doutoramento – Maquiagem e Pintura Corporal: uma análise semiótica.  As maquiagens do espetáculo teatral O Carrasco, do Grupo Amok Teatro, são utilizadas para exemplificar a construção da identidade figurativa da personagem. Na sociedade toda e qualquer maquiagem é um  vetor social que  faz parte da construção da identidade figurativa de um sujeito, constituído por movimentos e envolturas.  No simulacro teatral, uma semiótica sincrética, essa construção figurativa é fundamental para a caracterização da personagem, contudo, a maquiagem, uma linguagem
artística constituída de plano da expressão e plano do conteúdo,  assume a função de outros vetores, como estabelece Pavis (2008): acumulador (raça, profissão, famílias); conector (oposição de rostos); secionante (mudança de aparência).  Se na sociedade a maquiagem, uma inscrição efêmera sobre a superfície da pele (uma envoltura corporal), coloca em contato ou separa o sujeito dos grupos sociais, no teatro, ela também é uma fronteira, porém separa o ator e contata a personagem com o público.

Palavras-chave: Maquiagem, semiótica,  O Carrasco.

  • Improvisação e relação ator/espectador

Mônica Mello
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA
Doutoranda – Poéticas e Processos de Encenação – Or. Daniel Marques da Silva
Bolsa CAPES
Atriz pesquisadora – Teatro do Instante, Brasília/DF

Resumo: A investigação acerca dos princípios que alicerçam o trabalho de ator é uma constante, justamente por que é a partir do conhecimento desses que o ator tem autonomia para transformar seu fazer artístico de maneira consciente e reflexiva. A pesquisa a que se refere o presente artigo, busca identificar os princípios que regem o trabalho de ator e entende que estes podem ser desenvolvidos por meio da improvisação. A noção de improvisação aqui pensada, não somente a considera como um desses princípios, como também a vislumbra como meio de treinamento para que o ator possa fortalecer esses seus alicerces de modo geral. Dentre estes princípios destaca-se a relação ator/espectador que tem no espaço da improvisação realizada publicamente uma excelente oportunidade para ser aprimorada.

Palavras chave: Improvisação, Treinamento, Princípios

  • O processo de criação dos figurinos na montagem  “Rojo” inspirada em Almodóvar e Kahlo

Nara Salles– Doutora, Professora do Programa de Pó-Graduação e Artes Cênicas UFRN/UFAL
Joelle Malta e Silva – Graduanda – Curso de Teatro  – NACE/UFAL
Carolina Moreira Salles – Graduanda de Design de Moda – ULBRA/RS
Tácia Albuquerque – Graduada em Pedagogia – NACE/UFAL
Jonatha de Albuquerque Vieira – Graduado em Teatro – NACE/UFAL
Elizandra Lucca – Especialista no Ensino do Teatro – NACE/UFAL
Laís Souza Queiroz – Graduanda em Teatro – NACE/UFAL
Karina Mayara da Silva – Bolsista PIBIC Júnior – FAPEAL/ NACE/E.E. Moreira e Silva
Resumo: O artigo focaliza o processo criativo dos figurinos para o espetáculo denominado “Rojo”, decorrente de uma pesquisa multi-linguagem em andamento, que está proporcionando um aprofundamento teórico prático, sob a ótica da arte contemporânea, das obras dos artistas Pedro Almodóvar e Frida Kahlo, assim como no campo estético da poética do espetáculo e técnico na montagem teatral, desvendando os processos criativos propostos para: cor, textura, luz, texto, cenografia, partituras corpóreo/vocais, enfocando as seguintes dimensões: 1 – figurino, 2 – atuação, trabalho corporal do ator/atriz, 3 – cenário, 4 – dramaturgia, 5 – música/sonoplastia, 6 – iluminação; sob a ótica do teatro pós-dramático, visando a construção de uma estética constituinte para processos criativos colaborativos na montagem cênica.

Palavras-Chave: Figurino, Processos Criativos Colaborativos, Encenação.

  • La nube rosada: Reflexões acerca do  processo de criaҫão: objetos, sombras e atores.

Nerina Dip
Consejo de Investigación  da Universidad Nacional de Tucumán – CIUNT – Argentina
Professora Adjunta – Mestre em Teatro – UDESC

Resumo: Através deste artigo proponho  uma reflexão acerca de alguns conceitos e  diretrizes que  acompanharam meu processo de criação dramatúrgica e de encenação da obra La Nube Rosada.  O espetáculo, dirigido para crianças, ficou em cartaz durante os anos 2008 e 2009 na sala teatral La Colorida, Tucumán, Argentina. Meu foco de estudo se dirige ao confronto entre o processo de criação do ator formado exclusivamente em técnicas interpretativas, com outras linguagens cênicas como o teatro de sombras e a manipulação de bonecos. A criação do referido espetáculo, bem como sua encenação, resultaram  desse confronto onde interpretação do ator precisou se deslocar em função do objeto, da fabula e da sombra. Essa reflexão expõe os exercícios e treinamentos como referencias da criação do material poético.

Palabras Chave:  linguagens cênicas – exercícios – encenação

  • Caos e Processo de Ensaios

S. Patrícia Fagundes
Professora substituta – UFRGS
Doutora em Ciências do Espetáculo – Universidad Carlos III (Madri)
Diretora de teatro

Resumo: Na cena contemporânea, a relação entre arte e ciência transcende o uso de recursos tecnológicos na produção artística, articulando uma zona de intercâmbio entre conceitos, idéias e imagens que colaboram na composição de novos mecanismos para pensar o mundo e a própria criação teatral. Este trabalho propõe um diálogo entre as denominadas teorias do caos e o processo criativo da cena, que pode ser considerado como um sistema aberto não linear, distante do equilíbrio e muito suscetível às condições iniciais, atravessado por turbulências e desvios. Através da consideração de princípios desenvolvidos por cientistas como Heisenberg, Bohr, Lorenz e Prigogine, assim como da física atomista de Lucrecio, procuraremos colaborar na reflexão sobre as complexas dinâmicas do universo de ensaios.

Palavras-chave: processo de criação- dança contemporânea

  • Reflexões  sobre a criação do espetáculo VEIA

Patrícia Gomes Pereira
Professora Assistente da Graduação em Dança da UFRJ
Mestre em Ciência da Arte – UFF
Bailarina, coreográfa e pesquisadora

Resumo: Este trabalho apresenta e discute o processo de criação do espetáculo VEIA, dirigido por Patrícia Pereira, construído num processo colaborativo com integrantes da Cia. de Dança Contemporânea da UFRJ e profissionais convidados da área do teatro e da música.  “Veia” trata de relações de poder, controle, opressão e rebeldia que os homens estabelecem entre si e são revelados na cena. A pesquisa de movimento teve como referência principal os Fundamentos da Dança, de Helenita Sá Earp, aplicados na construção das aulas de dança contemporânea e nos laboratórios de criação. Durante o processo, a realização de performances foi fundamental para criação de cenas e para o roteiro final do espetáculo. Refletir sobre as metodologias desenvolvidas na construção desta obra é a proposta desta comunicação.

Palavras-chave: corpo; rebeldia; criação.

  • Tadashi Suzuki: uma proposta para o teatro na pós-modernidade.

Patrícia Lima Castilho
Programa de Pós-Graduação em Artes – IA/UNESP
Mestranda – Artes Cênicas: Teoria, Prática, História e Ensino – Or. Prof. Dr. Wagner Francisco Araujo Cintra
Atriz e professora de teatro

Resumo: A proposta do artigo é promover uma reflexão acerca do encenador japonês Tadashi Suzuki (Japão, 1939-) no que diz respeito a sua contribuição para a arte do teatro e, mais especificamente, à questão da expressividade do ator. Suzuki parte da idéia da atuação como a auto-expressão da consciência do ator numa investigação constante acerca da condição humana. Este trabalho pretende averiguar o papel do ator e a sua articulação com os demais elementos da poética cênica daquele que é considerado um dos maiores pensadores do teatro e da atuação na contemporaneidade.

Palavras-chave: Tadashi Suzuki, Ator, Encenação, Teatro Japonês, Teatro contemporâneo.

  • El proceso de creación de Tío Berwkzogues: matrices y lógica de construcción.

Paula Fernández
Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires. Facultad de Arte.   Profesora.
Mestre em Artes Cênicas. UFBA.
Docente del área Dirección Teatral. Facultad de Arte, UNCPBA. Tandil. Buenos Aires. Argentina. Investigadora del CID: Centro de Investigación Dramática. Actriz y directora de teatro.

Resumen: El presente artículo se inscribe dentro del proyecto de investigación “Experimentación y análisis de procesos creativos en artes escénicas” realizado en la Facultad de Arte de la UNCPBA. Este proyecto tiene como propósito escenificar textos no teatrales y analizar sus procesos de creación en el marco teórico desarrollado por la Crítica Genética. Este trabajo propone un análisis del proceso de creación de Tío Berwkzogues, texto literario de Osvaldo Lamborghini que fue dirigido por quien escribe a fines del 2009. El objetivo es revisar algunos de los núcleos de sentido que se fueron configurando durante el proceso de creación –tales como la utilización del sonido y la construcción de lo masculino- con el propósito de inferir la lógica total del espectáculo.

Palabras llaves: Proceso de creación – núcleos de sentido- lógica de construcción.

  • O trabalho de Angel Vianna na preparação corporal de atores

Paulo Luiz de Aguiar Trajano

Universidade Federal do Rio de Janeiro- UNIRIO

Mestrando
Resumo: Minha pesquisa tem como objeto de estudo a preparação corporal de atores, baseada no trabalho criado pela bailarina Angel Vianna, Consciência pelo movimento e jogos corporais. Meu objetivo é investigar princípios, especificidades e procedimentos que fazem do trabalho desta artista-pesquisadora, uma metodologia consistente na preparação corporal de atores. Dividirei meu estudo em três etapas, onde analisarei a preparação corporal em quatro espetáculos diferentes. 1º) O casamento Branco, de Tadeusz Rosewicz (a partir de registro em DVD). 2º) O retrato de Gógol (onde trabalharei como ator, e Angel Vianna fará a preparação corporal). 3º) Duas versões de Gota d’água, de Paulo Pontes e Chico Buarque. (montagens nas quais exerci a função de preparador corporal). Nesta pesquisa, pretendo utilizar alguns conceitos da teoria da complexidade, elaborados por Edgar Morin. E ainda referenciais advindos do teatro como área de conhecimento (Decroux, Meierhold e Grotowski).

Palavras-chave: ator, corpo, preparação corporal, Angel Vianna, complexidade.

  • Conceituar a experiência: expressividade de corpos sensíveis

Renata Bittencourt Meira
Universidade Federal de Uberlândia
Docente da Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais:
Graduação em Teatro
Programa de Pós Graduação em Artes
Doutora em Educação – Laboratório de Ensino de Arte – UNICAMP

Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o processo de criação de estratégias para a formação corporal do artista cênico. O campo de investigação são as disciplinas de consciência e expressão corporal, ministradas há dez anos e em constante recriação. Algumas certezas e muitos questionamentos conduzem a prática acumulada a cada semestre. As leituras acerca do método Klauss Vianna, da análise de movimento de Laban e do Dicionário de Antropologia Teatral têm possibilitado a socialização dos processos individuais e a condução da criação de movimentos expressivos. Nestas leituras encontramos delicadas diferenças, ricas nuances e fortes coincidências que atendem as necessidades da complexidade de processos formativos coletivos que objetivam o desenvolvimento da expressividade de corpos sensíveis.

Palavras chave: corpo, ensino de arte, artes cênicas

  • A Prática da Meditação Tibetana em um Processo de Criação.

Rochele Resende Porto
Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas – UFRGS
Mestranda – Processos de Criação Cênica – Or. Profa. Dra. Mirna Spritzer
Bolsa REUNI
Atriz
Resumo: Este trabalho apresentará uma parte da pesquisa, que continua em andamento, a qual procura integrar aspectos do ensinamento budista tibetano ao trabalho do ator. Para tanto utiliza a meditação tibetana como exercício principal. Esta prática é executada primeiramente pela própria atriz/pesquisadora e depois experimentada em um processo de criação, cuja montagem trata do cotejo da dramaturgia de Beckett, com o texto “Canção de Ninar”, e o estilo Clown. Através da prática meditativa o grupo procura encontrar um “estado de vazio” e se abrir as suas possibilidades, buscando assim descobrir novos caminhos criativos. Os relatos e as observações desta experiência são a principal motivação para estabelecer as relações entre a prática teatral e a meditação tibetana.

Palavras-chave: ator, diretor, meditação tibetana, processo de criação.

  • O fenômeno pós-dramático one-man show brasileiro.

Rodrigo César do Nascimento Xavier
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFRN – Mestrando
Teatro – Orientador Prof. Dr. Alex Beigui de Paiva Cavalcante
Bolsa D/S CAPES

Resumo: A orientação desse estudo se dá no sentido de apontar os primeiros passos na pesquisa sobre o One-man Show e sua inserção na cena brasileira na última década. Assim, apresentam-se como objetos a serem estudados: o artista que centraliza conhecimentos e se relaciona com todos os elementos constitutivos da cena; o texto, de estrutura mais épica que dramática; e o espectador de quem se espera criticidade e participação. Tal pesquisa faz-se necessária para se compreender, não somente o fenômeno, mas também algumas características do teatro pós-dramático brasileiro.

Palavras-chave: One-man Show, comédia, teatro pós-dramático.

  • A voz cênica de atrizes brasileiras: técnica e estratégias de projeção vocal

Suely Master
Professor/pesquisador do Instituto de Artes da UNESP
CAPES
Fonoaudióloga e Professor Adjunto Doutor do DACEFC – UNESP. Campus São Paulo

Resumo: O presente trabalho envolve uma questão complexa devido ao seu caráter inovador no âmbito da cultura desenvolvida no Brasil relativa às práticas e teorias em torno da técnica vocal para atores. De fato, existe ainda hoje um padrão de “impostação vocal” que por esconder as diferenças entre vozes, torna todas as emissões semelhantes, padronizadas e por isso, vazias de significado. Assim estereotipadas, estas vozes passam então a não mais dar conta da sua função expressiva no que tange ao teatro. Por outro lado, ainda que restritos às universidades brasileiras, mas relativamente melhor divulgados nas metrópoles culturais, temos os mais atualizados estudos de técnicas vocais que se baseiam em novos conceitos científicos da fisiologia e ainda, em moderníssimos aparatos tecnológicos que permitem, por exemplo, uma análise acústica computadorizada em tempo real. Este conhecimento técnico é básico para o ator que tem na sua voz um instrumento de trabalho, e antecede a possibilidade de expressão artística.

Palavras-chave: projeção vocal, voz do ator, técnica vocal, expressão vocal.

  • As contribuições de Stanislávski, Decroux, Grotowski e Barba para o desenvolvimento do conceito de ação-física

Umberto Cerasoli Jr
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da ECA– USP
Mestrando – Prática e Teoria do Teatro – Or.Prof. Dr. Clovis Garcia
Bolsa FAPESP
Pesquisador do CEPECA (Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator, da ECA/USP)

Resumo: Após apresentarmos uma definição de ação-física, examinaremos os aspectos relacionados ao conceito na prática e no discurso de Stanislávski, para, em seguida, observarmos como as propostas de Decroux, Grotowski e Eugênio Barba adaptam e alargam a noção inicial.

Palavras-chave: ação-física, Stanislávski, Decroux, Grotowski e Eugênio Barba

  • O ator co-criador e o work in process na criação audiovisual contemporânea

Walmeri Ribeiro

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica PUC-SP
Doutoranda – Processo de criação em diferentes mídias– Or. Prof. Dr. Arlindo Machado
Professora Assistente do Instituto de Cultura e Arte – Curso de Cinema e Audiovisual – Universidade Federal do Ceará
Resumo: Ao propor um olhar sobre as bases de criação do ator co-criador ( Ribeiro:2010) e suas contribuições para uma estética da espontaneidade, almejada na cena audiovisual contemporânea, este artigo visa discutir o work in process na produção audiovisual, propondo um diálogo entre os estudos da Performance ( Cohen, Zumthor, Lichte) e o Processo de criação como Rede(Salles:2006). Como objeto de análise tomaremos os processos de criação de obras como Crime Delicado e O amor segundo B. Schianberg do diretor Beto Brant.

Palavras-chave: Ator co-criador, Estética da espontaneidade, Work in process

  • Montagem Galileu Galilei: a partir da obra Vida de Galileu de Bertolt Brecht.

Yaska Antunes

Professora Adjunta do Curso de Teatro – Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Sociologia (Teatro) – Universidade de São Paulo

Bolsista FAPEMIG

Resumo: Este artigo fala do processo, das tentativas e erros experimentados pelos atores-pesquisadores no projeto que deu origem ao espetáculo “Galileu Galilei” a partir de “Vida de Galileu”, peça clássica de Bertolt Brecht. O relato expõe o duplo desafio enfrentado pelo grupo ao se confrontar tanto com a complexidade do texto quanto com a dificuldade de apropriação da técnica do teatro épico-dialético: o Verfremdungseffekt e o Gestus. A tentativa de se aprofundar na compreensão destes dois princípios foi fundamental para conseguir perceber Galileu como um homem concreto, noção alinhada com a concepção marxista segundo a qual – nos diz Rosenfeld – “o ser humano deve ser concebido como o conjunto de todas as relações sociais” (2008, p.147).

Palavras-chave: Teatro Épico-Dialético, Bertolt Brecht, Vida de Galileu