GT Estudos da Performance – Anais do VI Congresso

 
  • Performance e Literatura: o catolicismo carnavalizado de Padre António Vieira

Augusto Rodrigues da Silva Junior
Professor Adjunto de Literatura Brasileira – TEL/UnB
Pesquisador do Laboratório Transdisciplinar dos Estudos sobre a Performance (TRANSE/SOL/UnB)

RESUMO: O catolicismo carnavalizado (BAKHTIN, 2002) de Padre António Vieira articulou cenas e ideias no Século XVII. Suas intervenções autoconscientes sobre o pregar em público e as reflexões sobre o teatro nos Sermões, fizeram do (seu) púlpito um locus dramaticus para performances e discussões que extrapolaram o campo religioso. Aproximando a abordagem de Turner (2008) sobre eventos culturais, como dramas sociais e estéticos, com a perspectiva de Schechner (2006) que analisa relações entre “Ritual, jogo e perfomance” é possível mapear um pensamento simbólico do jesuíta sobre o rito e o estético. Conjugando teorias da performance e estudos de literatura e cultura pretende-se ainda avaliar a presença do popular, do metafórico e do espetacular, articulados entre dramas e campos, nos Sermões de Vieira.

Palavras-Chave: Performance, Literatura, Vieira, Catolicismo Carnavalizado

  • Identidade e Território Como Norte do Processo de Criação Teatral de Rua: Buraco d`Oráculo e Pombas Urbanas nos limites da zona leste de São Paulo

Adailtom Alves Teixeira
Programa de Pós-Graduação em Artes – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestrando – Artes Cênicas: Teoria, Prática, História e Ensino
Orientador: Prof. Dr. Alexandre Luiz Mate
Atuação Profissional: Diretor e ator do Buraco d`Oráculo

Resumo: A pesquisa tem por objetivo identificar nas criações feitas para a rua por dois coletivos paulistanos, Buraco d`Oráculo e Pombas Urbanas, como a identidade (sentimento de pertencimento a um grupo ou lugar) e o território (o espaço transformado em lugar) influenciam ou adentram seus espetáculos. Ambos os grupos estão sediados na parte leste da cidade de São Paulo, local habitado, sobretudo, por trabalhadores migrantes ou descendentes destes. Uma característica comum a ambos os grupos é criarem seus espetáculos partindo da observação da realidade na qual estão inseridos. Trataremos de dois espetáculos, Mingau de Concreto (Pombas Urbanas) e O Cuscuz Fedegoso (Buaco d`Oráculo), de forma a tornar claro a relação já aludida.

Palavras chave: Identidade e território; teatro de rua; Buraco d`Oráculo e Pombas Urbanas

  • Da performance cotidiana à performance cultural: memória e tradição em desfile

Adalberto S. Santos
Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade – UFBA
Professor Adjunto – IHAC/UFBA
Doutor em Sociologia – UNB
Resumo: O artigo é estudo de natureza interdisciplinar e analisa a performatização, tomando como objeto o (re)significar do trabalho inerente ao universo tradicional. Parte-se do pressuposto de que formas de produção e saberes estavam em consonância com as bases sociais que lhes davam substrato, mas deslocamentos produzidos com o avanço de estruturas produtivas modernas deram fulcro às formas de expressões culturais que marcam as resistência do imaginário popular na produção da identidade dos baianos e que encontram nas comemorações da Independência da Bahia o lócus para potencializar representações de memórias narradas através de performances.

Palavras-chave: performances, tradições, resistência, memória

  • Jardelina da Silva: o processo criativo de uma “artista psicótica” pode ser comparado com a cena performática do século XX?

Alessandro Antonio da Silva
Mestre em Artes pelo IA – Instituto de Artes da UNICAMP
Produtor Cultural

Resumo: O texto final deste resumo terá como principal objetivo, investigar, através da expressão performática exercida pela “artista” Jardelina da Silva — diagnosticada como esquizofrênica-paranóide —, similaridades presentes na sua dinâmica “artística” com a linguagem performática originada na segunda metade do século XX. A pesquisa terá como finalidade traçar uma intersecção desta dinâmica com a arte performática iniciada em meados do século passado, por meio do teatro, da moda e da mídia.
O texto também visa à pesquisa de arte, loucura, performance e mídia, a partir da análise da manifestação “espetacular” existente na personalidade “psicótica” de Jardelina. Será analisada na dinâmica exercida pela referida “artista”, mais conhecida como “Jarda”, os impulsos criativos que a loucura propiciavam ao seu cotidiano, por meio das “personagens” que desenvolvia com a criação de roupas que objetivavam a fixação de sua própria imagem através do uso da fotografia.
O estudo também fará menção à crítica da “Ideologia do Sujeito”, Jardelina se enquadra na estética recente da História da Arte, em que pacientes psiquiátricos começaram a ter o reconhecimento artístico de suas criações no cenário mundial das artes. Criações que anteriormente ficavam confinadas aos limites dos asilos. Nesse caso, a pesquisa tratará do quadro de similaridades presentes no processo de criação artístico próprio da performance, através da inclusão de recursos multimídia e moda.

Palavras Chaves: Performance, Imagem, Moda, Loucura.

  • Processos criativos híbridos, a interface entre as matrizes criativas do cinema e do teatro.

André Borba Arieta
Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas – Ufrgs
Mestrando – Processos de Criação Cênica – Or. Profa. Dra. Inês Marocco
Bolsa CAPES
Cineasta

Resumo: O projeto de pesquisa, em andamento,  busca estudar a relação criativa entre o diretor e os atores do grupo Falos e Stercus na construção do espetáculo Hybris, sob a perspectiva da performance e do pós-dramático, a partir de um processo de criação cinematográfico, que vai abordar as influências recíprocas entre elenco e direção na Trupe como manifestações artísticas autônomas e relacionais. Para tanto serão filmados e estudados: o treinamento dos atores nos ensaios, entrevistas com o diretor e o elenco envolvidos nesses trabalhos. Ainda haverão mais outros dois eixos narrativos, um que vai abordar o contexto acadêmico que influencia a pesquisa e seu resultado prático, e outro que vai tratar da vida pessoal do realizador. Unindo estes elementos vai ser realizado um filme documental como resultado prático da pesquisa.

Palavras-chave: ator; processos de criação; direção; Falos e stercus; cinema; documentário .

  • O palhaço de Folia de Reis e o diabo festivo na América Latina: representatividade, teatralidade e religiosidade

Aressa Egly Rios da Silveira
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UNIRIO
Doutoranda – Estudo de Performance, Discursos do Corpo e da Imagem
Orientador José Luiz Ligiéro Coelho

Resumo: Analisa-se, dentro do universo simbólico e representativo do palhaço nas Folias de Reis brasileiras e nas festas de Reis do Peru (Bajada de Reyes) e Colômbia (Carnaval del Diablo), o que diz respeito à sua associação com a figura do diabo. Nessas festas o personagem do diabo está enraizado na cultura popular, reflete seu pensamento e é sua síntese, assume caráter festivo, sarcástico e transgressor, apresenta sagrado e profano como opostos complementares. É o diabo que inverte e subverte a ordem social, suas hierarquias e simbologia a ele atribuída pelo cristianismo. Analisa-se a figura do diabo festivo, sua performance, simbolismo, representatividade, teatralidade e sua capacidade de transformar e ressignificar manifestações, culturas e identidades, cumprindo um papel que é também social.

Palavras chave: cultura popular, Folia de Reis, palhaço, diabo festivo, performance

  • Insurreição: entre representação e performance

Carina Maria Guimarães Moreira
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UNIRIO
Doutoranda – Poéticas da Cena e do Texto Teatral – Or. Profa. Dra. Beatriz Resende
Diretora Teatral

Resumo: O trabalho que aqui se propõe pretende trazer uma reflexão a cerca da experiência vivida pelos alunos do programa Arte, Educação e Cidadania na montagem do espetáculo “Insurreição”. Para realização de tal trabalho, partiu-se de uma preocupação latente com os estudos sobre a encenação e a formação de uma identidade estético-cultural e sua relação com nossa cena contemporânea. Propõe-se, a partir desta experiência cênica, voltar o olhar ao embate entre representação e performance nas teorias contemporâneas do teatro e para como estas podem frutificar numa prática que busque compreender e formular esteticamente uma identidade cultural.

Palavras Chave: Representação, Performance, Identidade Afro-brasileira, Insurreição de 1938.

  • A Traviata: transgressão e marginalidade na Sambópera de Augusto Boal

Clara de Andrade e Souza
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UNIRIO
Mestranda – Processos e Métodos da Criação Cênica
Orientador: Prof. Dr. José Luiz Ligiéro Coelho
Bolsa CAPES
Atriz e Pesquisadora do Arquivo Augusto Boal

Resumo: O presente trabalho é uma análise do último espetáculo de Augusto Boal em formato convencional, A Traviata, de 2002, que se insere no gênero denominado por ele de Sambópera. A partir do caráter “marginal” do teatro de Boal na história do teatro brasileiro, tece-se uma relação entre esta marginalização e aquela em que o diretor se encontrava ao tentar se reintegrar ao meio teatral, após 15 anos no exílio. A pesquisa do processo de transposição da ópera de Verdi para o olhar político de Boal e sua recepção na crítica teatral, possibilitou criar um diálogo com as reflexões de Bertolt Brecht sobre a renovação da ópera e o uso da música no teatro épico. A Traviata então poderá ser vista como mais um sinal da condição do diretor em se ver permanentemente exilado do meio teatral brasileiro.

Palavras-chave: Augusto Boal; teatro musical brasileiro; teatro político; teatro épico; exílio.

  • Não-eu: a busca incessante do performer por si mesmo no corpo de outras pessoas

Daniel dos Santos Colin
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFRGS
Mestrando – Teatro e Performance – Or. Profª. Dra. Inês Alcaraz Marocco
Bolsista REUNI
Diretor e ator do grupo Teatro Sarcáustico (Porto Alegre/RS)

Resumo: Este trabalho de caráter teórico-prático centra-se nos processos de criação do performer tendo o próprio corpo do artista como objeto de estudo. Inserido numa sociedade que dita padrões corporais através da mídia, o performer quer criticar a cultura do corpo utilizando princípios da Performance art na construção de uma obra artística. Utiliza as noções de “corpo canônico” e “corpo dissonante” como inspiração e investiga em que medida – e através de quais procedimentos – o performer consegue desconstruir/corrigir/transformar/reconstruir seu próprio corpo. Percebe a performance como uma arte híbrida, e, para tanto, utiliza-se de um grupo de pesquisa cuja interação entre teatro, artes plásticas e video art estruturam os processos criativos.

PALAVRAS-CHAVE: Performance art, corpo, mídia.

  • Arte, Ciência e Formação de Atores: Atritos e Interferências.

Daniel Reis Plá
Programa de Pós Graduação em Artes – UNICAMP
Doutorado – Fundamentos técnico/poéticos do intérprete
Orientadores Prof. Drª. Sara Pereira Lopes e Prof. Dr. Cassiano Sydow Quilici
Professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria

Resumo: Com o crescimento do número de artistas que tem vinculado suas atividades a academia, a discussão acerca do lugar da arte dentro da universidade assume importância crescente. Minha opção nesse texto é explorar a região de contato entre essas àreas, especialmente no que tange ao mito da objetividade e à pesquisa em teatro. Para tanto me apoiarei no texto “Imagens sem objeto”, de Olgária Matos, bem como no diálogo intercultural proposto por Wallace e Varela entre budismo, meditação e ciência. Meu objetivo é levantar questões sobre a produção de conhecimento no âmbito da investigação teatral, e o processo de sua transmissão no âmbito da formação acadêmica de novos artistas da cena, temática abordada na investigação que venho conduzindo atualmente.

Palavras chave: Arte, ciência, formação de atores, budismo, meditação

  • DANÇA DE VELHOS

MS. Débora Campos de Paula
UNESA e NEPAA / UNIRIO – RJ

Resumo: A proposta deste artigo é discutir algumas formas de entender a arte em consonância com as idéias de corpo, tempo, ritual, memória e pertencimento, dentro dos saberes herdados pela cultura brasileira dos povos africanos que vieram para esta terra a partir da diáspora.
O presente artigo toma como base a concepção de indissociabilidade entre o ritual e o cotidiano e apóia-se na idéia de performance pontuada por Richard Schechner. E, lança uma reflexão sobre de que maneira a ação performativa se insere enquanto expressão de uma forma particular de estar no mundo, constituindo-se como sujeito e experimentando formas de pertencimento na sociedade.

Palavras-Chave: tempo, arte e performance afro-brasileira.

  • Drama Social e o Rio de Muane

Dra. Denise Mancebo Zenicola
Universidade Federal Fluminense – UFF
Professora de Teatro – Produção Cultural – PURO
Pesquisadora FAPERJ
Pesquisadora, Professora, Diretora e Coreógrafa

Resumo: A proposta do artigo é estender um olhar sobre a arte performativa de duas cenas do espetáculo de Dança Teatro, O Rio de Muane. Nestas percebe-se a presença das noções de performance e drama na ação e corpo do ator, em sua relação cinestésica e teatral. O espetáculo apresenta performances do cotidiano urbano, do povo que ocupava as ruas do Rio de Janeiro, no século XIX, onde circulavam escravos de ganho, tigres, lavadeiras, marinheiros… Homens e mulheres que nos seus afazeres diários foram construindo, com formas diversas e espetaculares, a cultura da cidade do Rio de Janeiro. Escravos de diversas etnias que apresentam narrativas culturais e atos próprios de transmissão. O Rio de Muane faz parte do Projeto de pesquisa e extensão Tear-te, financiado pela FAPERJ, no período de 2008 a 2009.
Palavras chave: Drama, Performance, Teatro.

  • Fórum Nacional de Performance Negra:  o Novo Movimento do Teatro Negro no Brasil.

Evani Tavares Lima
Universidade Estadual de Campinas – Instituto de Artes
Doutora em Artes (Teatro) – Unicamp.
Pesquisadora Convidada – Disciplina: Técnicas Corpóreas: Luta II.

Resumo: A partir do final da década de noventa, um novo zum zum zum, vem, novamente, nos dar notícias do Teatro Negro Brasileiro. Por todo o Brasil surgem companhias que, por conta dos reclames semelhantes, passam a se articular e a pensar num projeto comum para o teatro negro no país. Encabeçam esse movimento a companhia baiana, Bando de Teatro Olodum, e o grupo do Rio de Janeiro, Cia dos Comuns. Essas duas companhias, reunidas com outras companhias de teatro e dança, têm realizado uma ação coletiva, artística e política, que pretende discutir e encaminhar questões como: políticas públicas, sustentabilidade, inserção, troca de experiências e arregimentação do discurso político-artístico negro. Essa ação; o Fórum Nacional de Performance Negra (edições de 2005, 2006, 2009 e 2010), acaba por inaugurar um novo momento do teatro negro brasileiro1. E é a respeito das proposições e contribuições desse Fórum para a consolidação do teatro negro no Brasil que versará esse artigo.

  • A tradição do griot: uma busca pelos seus elementos e a utilização desses na pratica performatica do narrador.

Fátima Verônica Santos
Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas – UNIRIO
Mestranda – Estudos da Performance discurso da imagem e do corpo –Or. Prof. Dr. José Luiz Ligiero
Bolsa Capes Reuni
NEPAA – Núcleo de Pesquisas Afro Ameríndia – UNIRIO

Resumo: Esta pesquisa investiga, a partir da tradição oral do griot proveniente da África Ocidental, novas perspectivas para o trabalho do narrador no teatro. O oficio do griot é contar histórias, contos, provérbios e ditados com objetivo de alimentar a consciência e o coração do outro. Neste sentido, esta pesquisa valoriza a manifestação dessa tradição em território nacional, visto que no Brasil o griot se faz presente em leis de incentivo, editais e pontos de cultura constatando-se como a mais nova herança afro brasileira. Ao observar através da experiência prática e teórica quais elementos cabe a formação de um griot, utilizá-los na pratica performática do narrador.

Palavras chaves: Tradição oral africana, griot, narrador.

  • As Relações de Gênero nas Performances de Danças Tradicionalistas Riograndenses

Gisela Reis Biancalana
Professora Adjunta – Departamento de Artes Cênicas/UFSM
Doutora em Artes – UNICAMP

Resumo: O presente estudo realizou uma imersão em segmentos da cultura sulriograndense, em particular, nos Centros de Tradição Gaúcha (CTGs), instituições ligadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), especialmente, as performances de danças tradicionalistas. A partir deste contexto sociocultural, fez uma análise destas danças que foi a fonte temática para uma reflexão sobre as relações de gênero que se estabelecem pela via das performances estudadas. O contato com os focos da investigação iniciou-se pela observação participativa em pesquisa de campo realizada em uma instituição tradicionalista. A contribuição deste estudo residiu no olhar lançado às performances sob a perspectiva das relações de gênero reforçadas pelas diferenças na movimentação destinada ao sexo masculino e feminino.

Palavras-chave: performance, dança tradicionalista, gênero.

  • Experiências de criação de dramaturgias do ator

Inês Alcaraz Marocco
Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas-UFRGS
Professora Adjunto 4- Doutora em Esthetique, Sciences et Technologie des Arts – especialidade Études Théâtrales et Choregraphiques –Université Paris
Resumo: Trata-se de uma pesquisa prática realizada desde 2001 que se utiliza de elementos da cultura gaúcha como instrumental para o trabalho do ator. Um sistema de treinamento foi criado e desde então a cada três anos um grupo de alunos é instrumentalizado com este alfabeto composto de nove partituras. A partir deste instrumental básico o aluno tem desenvolvida uma presença física e também um material de trabalho para a construção de dramaturgias. No sentido de verticalizar a pesquisa, continuamos a trabalhar juntos na construção de dramaturgias do ator, buscando novas formas e conteúdos de expressão para falar do nosso tempo.

Palavras -chave: Cultura gaúcha- sistema de treinamento-dramaturgia do ator

  • O jogo teatral unitário na criação da performance do ator-jogador de teatro

Iremar Maciel de Brito
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UNIRIO
Professor-adjunto – Doutor em Letras (UFF)

Resumo: O nosso ponto de partida é a visão do teatro como um jogo e do ator como um jogador. Sabemos que são inúmeras as possibilidades de criação da performance nesse tipo de jogo. Mas, nessa pesquisa pretendemos propor apenas um caminho de criação da performance desse ator-jogador. Sugerimos então que o jogo comece pela criação de um roteiro. Dever ser mais um estímulo do que uma definição dos movimentos do jogador. Assim discutiremos as possibilidades da performance do ator no jogo unitário, aquele que tem apenas uma ação dramática que se desenrola sem ser interrompida por nenhuma peripécia. Através dele o ator pode criar inúmeras possibilidades de performance de uma idéia ou mesmo de uma cena previamente escrita.

Palavras-chave: Jogo – Performance – ator

 

  • A PERFORMANCE DO CORPO BRINCANTE

Juliana Bittencourt Manhães
Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas – UNIRIO- NEPAA /Doutorando
Linha de pesquisa : PCI – Estudos da performance e discursos do corpo e da imagem – Orientador: Zeca Ligiéro
Mestre em Artes cênicas.
Atriz-performer, dançarina, pesquisadora e arte educadora.

RESUMO: Este trabalho defende a importância do corpo brincante presente nas festividades e manifestações populares e suas articulações com o jogo, o ritual e a brincadeira, através de uma movimentação fluida e espontânea, com uma percussão que dita o ritmo do pé no chão. Falamos de um corpo que se comunica a partir da sua gestualidade, presente na sua memória afetiva e no seu cotidiano.

Palavras chave: Jogo, ritual e brincadeira.

  • A tipologia musical do grupo Tá Na Rua

Jussara Trindade Moreira
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UNIRIO
Doutoranda – Teatro – Or. Prof. Dr. José da Costa Filho
Bolsa CAPES
Resumo: Professora de Música e Teatro da Escola de Música Villa-Lobos – RJ
O grupo Tá Na Rua vem elaborando uma tipologia musical cujas propriedades formais levam o ator a movimentos e gestos fundamentais para o desenvolvimento da teatralidade, da expressividade corporal e da disponibilidade para improvisar. Acredito que o estudo dessas estruturas musicais contribuirá para a elucidação da hipótese de que, no contexto do teatro, a música pode ser compreendida como objeto intrinsecamente teatral.

Palavras-chave: Grupo Tá Na Rua; oficina; tipologia musical

  • Teatro e surdez: a encenação está  em jogo

Lidia Becker
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UNIRIO
Doutoranda – Processos formativos e atuação cênica.
Or. Dra. Maria Cristina Souza Brito.
Professora do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Resumo: Sob a chave dos conceitos bakhtiniannos pretende-se a interação entre áreas distintas do saber – teatro, linguagem, saúde e educação. A experiência transdisciplinar com pessoas surdas insere o jogo teatral como perspectiva metodológica que promove um lugar de encontro e estimula a prontidão emocional, motora e cognitiva do jogador. Como a metonímia, o estigma tem função reducionista. A prática do jogo teatral, em oposição, se converte em ato de liberdade a partir de uma metáfora do mundo pautada por relações dialógicas.

Palavras-chave: jogo teatral, espaço, surdez, transdisciplinaridade.

  • Artetnografia: trança entre a vivência com as heroínas de Tejucupapo e a       dramaturgia de Guerreiras

Luciana de F. Rocha P. de Lyra
Programa de Pós-Graduação em Artes – UNICAMP
Doutoranda em Artes – Orientador: Prof. Dr. John Cowart Dawsey (FFLCH-USP)
Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Antropologia e Arte (NAPEDRA-USP)
Bolsista FAPESP
Integrante da Cia. Teatral ‘Os Fofos Encenam’ e fundadora da ‘Cia. Duas de Criação’

RESUMO: Este trabalho visa desvelar o processo de criação dramatúrgica do espetáculo Guerreiras desenvolvido, primordialmente, por meio da reconstrução de narrativas das mulheres de Tejucupapo (Mata Norte-PE). Esta textualidade colhida durante a residência da equipe de investigação cênica, sob direção da pesquisadora, entrou em ressonância com as vivências das atrizes-criadoras da encenação, fomentando uma rede de memórias pessoais e significações. O resultado dramatúrgico advindo desta teia Artetnográfica configura-se assim, como um caleidoscópio de fragmentos trabalhados na trança entre: histórias das mulheres de Tejucupapo, histórias de deusas e guerreiras de todos os tempos, além de histórias pessoais das atrizes, revelando um tríplice plano de ações: histórico, mítico e o pessoal.

PALAVRAS-CHAVE: Artetnografia – Heroínas de Tejucupapo – Dramaturgia de Guerreiras – VI Congresso da Abrace

  • Artaud e seu duplo na Demanda do Santo Graal

Maria Cristina Souza Brito
Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas – UNIRIO
Professora Associada- Doutora em Letras (UFF)

Artaud e o duplo na Demanda do Santo Graal

Resumo: Analisar a teatralidade do episódio da filha do rei Brutos na Demanda do Santo Graal, versão portuguesa do original francês do século XIII, nos levou a descobrir semelhanças entre ela e as propostas de teatralidade presentes na obra de Antonin Artaud. Assim, a partir do jogo do duplo, mito preconizado pelo teórico e artista francês em sua poética, foi estruturado um texto dramatúrgico cuja encenação, intitulada “O amor e a donzela no teatro da crueldade da Demanda do Santo Graal”, foi apresentada no Teatro Odylo Costa Filho na UERJ. Esse trabalho se propõe a discutir o processo, onde o texto e sua performance buscam a revelação do duplo no complexo jogo de personagens, ação e espaço no ritual da cena, que se realiza como um duplo da vida.

Palavras-chave:  Artaud – teatralidade – Demanda do Santo Graal

  • Vida é dança no cenário carioca

Maria Inês Galvão Souza
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UNIRIO
Doutoranda – Processos e Métodos da Criação Cênica – Or. Profa. Dra. Evelyn Furquim Werneck Lima
Professora do Departamento de Arte Corporal – UFRJ

Resumo: Os espaços de dança de salão na cidade do Rio de Janeiro são marcados por um preenchimento dinâmico de memórias, tradições e inovações. O objetivo deste artigo é analisar a importância da dança de salão no universo dos atores sociais a partir de discursos e imagens registrados no filme curta metragem Vida é Dança no Cenário Carioca (parte da pesquisa intitulada Espaços de Dança de Salão no Cenário Urbano da Cidade do Rio de Janeiro: Tradição e Inovação na Cena Contemporânea). Observamos que os atores sociais experimentam cada espaço de dança de salão como um grande palco e realizam suas performances acreditando no domínio de sua arte. Registramos durante a pesquisa imagens sobre o universo desses atores sociais, que mantendo seus códigos e regras, conseguem manter uma linguagem acesa.

Palavras-chave: Dança de salão, tradição, inovação

  • Técnicas corporais, disciplinas e pre-expressividade nas artes cênicas

Marianna F.M. Monteiro
Programa de Pós-Graduação em Artes – UNESP-IA
Professora Associada – Doutora em Filosofia – FFLCH-USP
Resumo: Nessa comunicação vou confrontar os conceitos “técnica corporal”, de “disciplina” e de “pré-expressividade” e pensar os pontos de aproximação e distância entre os três autores que operam esses conceitos: Marcel Mauss, Michel Foucault e Eugenio Barba. Partirei da analise dos princípios gerais mobilizados por eles, para a seguir confrontar seus referenciais empíricos Aproximando prática teatral, tática de guerra, esporte e ritual, conectar a experiência cênica à aprendizagem dos ofícios, à noção de progresso e evolução, à pratica militar, de forma a situar a discussão teatral no interior da experiência social.

Palavras Chave: antropologia teatral, treinamento do ator, técnica, performatividade.

 

  • A Performance da Plenitude e da Ausência

Michele Campos de Miranda
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UNIRIO
Mestranda – Estudos da Performance e Discursos do Corpo e da Imagem – Or. Prof. Dr.  Zeca Ligiéro
Bolsa CAPES
Atriz-performer

Resumo: A vida-obra do encenador paraense Luís Otávio Barata é objeto de estudo etnográfico sobre os processos que denominamos performance da plenitude e performance da ausência. A performance da plenitude diz respeito a sua atuação política no contexto sociocultural de Belém; que inclui seu protagonismo em movimentos como o que gerou a fundação do Teatro Experimental Waldemar Henrique e a criação de políticas culturais, junto ao Teatro Cena Aberta, na década de 1970. Já a performance da ausência, diz respeito ao período de sua reclusão em São Paulo; um jogo intencionalmente engajado, porém, sem estabelecer qualquer compromisso objetivo com a própria experiência, que se entende aqui não como um processo laboratorial, mas como o jogo cotidiano (SCHECHNER, 2002). O que para muitos conterrâneos parecia um ato de loucura, entendemos como  a experiência de maior maturidade de um artista, o que Said (2009) denomina “estilo tardio”, uma performance que se dá em exílio – ausência – numa sobrevivência além do aceitável, entre o presente e o que foi deixado para trás.

Palavras-chave: Luís Otávio Barata; performance da plenitude; performance da ausência; teatro político; Belém.

 

  • A dança do mestre-sala e da porta-bandeira:performance e ritual na cena afro-carioca

Miguel Santa Brígida
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UNIRIO
Pós-Doutorado – Or. Zeca Ligiéro
Professor da Escola de Teatro e Dança da UFPA

Resumo: Partindo da experiência de pesquisador da cena contemporânea revelada no desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, da condição de artista-encenador-participante do ritual coletivo do samba e tendo como cena teórica os estudos dos cultos afro-brasileiros consubstanciados nas pesquisas desenvolvidas no Nepaa (Núcleo de estudos das performances afro-ameríndias), o artigo analisa a construção do corpo dramático e coreográfico de Selminha Sorriso e Claudinho, 1º casal de mestre-sala e porta-bandeira da Beija-flor de Nilópolis, que há vinte anos consecutivos encantam o país na Sapucaí. A singular peformance do casal é investigada a partir dos rituais que constituem suas práticas performativas, na cosmogonia implícita em sua dança e na sua religiosidade enquanto negros e sacerdotes da cena afro-carioca.

Palavras-chave: Carnaval -  coreografia – ritual.

 

  • Corpo Limiar e Encruzilhadas: a dança no contexto da cultura negra

Renata de Lima Silva
Universidade Federal de Goiás
Doutorado em Artes (Unicamp / Fapesp)
Professora  Adjunto

Resumo: O corpo limiar que transborda a cotidianidade, ocupa um lugar na encruzilhada, onde identificações corporais de matriz africana, elaboradas no processo histórico da formação cultural brasileira, são atualizadas e recriadas. Trata-se de um corpo munido de uma potência de expressividade e de símbolos relevantes para serem abordados no âmbito da cena contemporânea, pois além de representar parte significativa da pluralidade que tece a cultura brasileira, afirma identidade e é a própria possibilidade de criação de novas encruzilhadas. Partindo desses pressupostos o artigo “Corpo Limiar e Encruzilhadas – a dança no contexto da cultura negra” é uma proposta de reflexão “imagética” da relação entre a dança moderna e popular na cultura negra brasileira, apontando questões que aproximam e distinguem a chamada Dança Afro das Danças Populares Brasileiras, localizando-as entre a encruzilhada e as novas encruzilhadas.

Palavras chaves: dança afro, dança popular, corpo limiar e encruzilhada

  • Crianças Mascaradas

Rogério Lopes da Silva Paulino
Programa de pós-Praduação em Artes – UNICAMP
Doutorando – Or. Prof.(a) Dra. Verônica Fabrino
Bolsa FAPESP

Resumo: A presença de crianças mascaradas dividindo a cena com os adultos em diversas manifestações tradicionais brasileiras, sempre me chamou a atenção. Não só pelo aspecto poético, mas por elas serem um sinal de que estas manifestações fazem parte da vida de seus integrantes desde muito cedo. A partir de observações realizadas nos últimos setes anos de trabalho de campo com os grupos de Folia de Reis de Fidalgo e Matozinhos em Minas Gerais, pretendo discutir como os pequenos foliões se iniciam na arte de dançar as máscaras, caracaterizando uma espécie de pedagogia tradicional centrada numa idéia de um aprender-fazendo.

Palavras-chave: máscara, Folia de Reis, criança

  • O Espaço de Ensaio como “Lugar Teatral”

Rogério Santos de Oliveira
Universidade Federal de Ouro Preto -UFOP- Professor Adjunto
Doutor pela Universidad de Alcalá
Neste artigo, vamos pensar o espaço do ensaio como o “lugar” da construção do objeto teatral. Para tanto, tomamos emprestada a noção de “lugar” utilizada por Santos (2002: 322) para construir a nossa de “lugar teatral”.

Resumo: O “lugar teatral” se constituí, num determinado espaço, a partir das “relações criativas” que são travadas durante o processo de ensaio de um acontecimento teatral. É nesse momento do processo de ensaio que os artístas envolvidos na construção de um espetáculo vão experimentar, e/ou realizar seus “processos criativos” em conjunto com os demais artistas, também envolvidos no mesmo processo, e que também estarão gerando processos criativos próprios. É dessa experiência coletiva, durante o processo de ensaio, que se constrói a “ponte” entre os diversos estados internos e o entorno imediato, conformando assim o “lugar teatral”, e dessas experiências criativas, tanto no seu sentido formal como de experiência pura, é que se constrói a forma que se vai se processando até se transformar-se na representação final.

Palavras-chave: Lugar teatral-ensaio-processo

  • Corpos em Sombras: A Visibilidade Negra na Prática Performativa do Caxambu

Sara Passabon Amorim
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UNIRIO
Doutorando – Estudos da Perfomance, Corpo e Imagem – Profº Dr. Zeca Ligiero
Professora Universitária e Diretora de Teatro

Resumo: Este estudo é sobre o Caxambu em comunidades afrodescendentes, no sul do Espírito Santo, de modo a verificar como essas práticas performativas – uma forma mista de dança de roda, música, canto e alguns princípios religiosos, marcados pela percussão de tambores – existem, persistem e são re-construídas pela comunidade e elaboradas pelo Performer e até que ponto elas interferem e recebem interferências no processo social, individual, político e econômico na comunidade. O objeto da pesquisa se define na relação que se pode estabelecer entre a prática performativa do sujeito praticante, a se fazer visível numa sociedade contemporânea. Fundamentado na perspectiva da antropologia teatral de Barba, dialogando com a etnocenologia de Pradier e também com os estudos da performance de Turner e Schechner.

Palavras Chaves: corpo, caxambu, prática performativa, comunidade afrodescendente.

  • É no meio da praça, é no meio da rua: os ensaios abertos do espetáculo O mão de vaca do grupo teatral Palhaços Trovadores

Suani Trindade Corrêa
Programa de Pós-Graduação em Letras – UFPA
Mestranda – Estudos Literários – Or. Prof.ª Dr.ª Lilia Silvestre Chaves
Bolsa CAPES
Atriz (Grupo Palhaços Trovadores)

Resumo: O presente trabalho apresentará um relato do período dos ensaios abertos do espetáculo O mão de vaca do grupo teatral palhaços Trovadores, de Belém do Pará, que se incumbiu de montar uma adaptação de O avarento, peça escrita pelo dramaturgo francês Molière, durante o ano de 2009. A proposta de realização da montagem era de compartilhar todo o processo, dividir colaborativamente entre artistas criadores e público. Ou seja, a busca por uma criação coletiva. Lançando-se neste desafio de trazer o público para dentro do processo de montagem, o grupo, depois de alguns meses de trabalho em sala fechada, se propôs a fazer ensaios abertos, que aconteceram no anfiteatro da Praça da República, de setembro a dezembro, todas as terças e quintas-feiras, das 20h às 22h30. Com esse relato,pretende-se apontar alguns questionamentos: Qual a atitude dos atores ao ensaiarem na rua? E o público foi colaborativo, realmente, na montagem do espetáculo? Como see stabeleceu tal colaboração?

Palavras-chave: O mão de vaca, Palhaços Trovadores, criação coletiva, ensaio aberto,
Teatro de Rua

  • Tatiana Maria Damasceno

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Professora assistente do Departamento de Arte Corporal
Palavras – chave: Axé, Performance, Orixá, Restauração

Resumo: Axé, energia vital presente em todos os elementos da natureza. A performance do corpo-orixá no ritual do xirê gera e dilata o axé, a energia primordial, que se configura na festa pública através de formas simbólicas de comunicação. Esse estudo tem por objetivo discutir a performance do corpo-orixá como uma dramatização que produz e veicula axé no sentido de restaurar, marcar e modificar a energia física, mental, espiritual e social dos atores participantes do ritual. A restauração da energia possibilita no cotidiano, a propagação de saberes, de procedimentos e de memórias. O corpo dilatado do freqüentador do candomblé, na prática do dia-a-dia, performa atitudes, posturas, gestos e movimentos que preservam a sua identidade sócio-cultural.

  • “A porta da rua é a serventia da Escola”: experiências com Teatro de Rua na Academia

Toni Edson Costa Santos
Mestre em Literatura Brasileira – UFSC
Ator, compositor e dramaturgo, membro da Trupe Popular Parrua, colaborador NEAB/SC
Resumo: Este trabalho reflete sobre experiências acadêmicas que culminaram em práticas de Teatro de Rua em duas universidades do sul do Brasil. Para tanto, recorro a estudos dos professores Narciso Telles e André Carreira sobre essa modalidade, além de registros recentes da atividade de grupos de Teatro de Rua. Como professor, Toni Edson ministra em 2007/2, 2008/1, 2008/2, 2009/1, disciplinas de Montagem Teatral I e II, UDESC, sétima e oitava fases do curso de Artes Cênicas, pesquisando máscaras, criação coletiva e montando “À direita de Deus Pai”(Enrique Buenaventura) e a “Farsa do Panelada”(José Mapurunga) na rua. O artigo também analisa a experiência de ministrar a disciplina Carnavalização e Teatro de Rua para a terceira fase do curso de Teatro da UFSC em 2009/1 e 2010/1.
Palavras-chave: Teatro de Rua – Máscara – Criação Coletiva

  • Performances “fabricadas” em Helvécia: rito de permanência, práticas ancestres e pedagogias de sustentação

Valdir Nunes dos Santos
Universidade do Estado da Bahia – UNEB – professor assistente
Gt: estudos da performance
Professor associado – Mestre em Teatro – UNIRIO

Resumo: O estudo ocupa-se em saber quais Pedagogias dão corpo e sustentação ao caráter de permanência inerente às performances “fabricadas” em Helvécia. Para isso, indaga-se sobre a situação de dominação cultural e econômica imposta aos negros trabalhadores desde o início do processo de formação da Colônia Leopoldina e historicamente continuada pelos projetos monoculturais. Como âncora teórica, o estudo elege o conceito de cultura defendido por GEERTZ, a relação opressor X oprimido em FREIRE; a idéia de duplicidade do movimento SCHECHNNER; a forma-força na movência da oralidade ZUMTHOR; e para além do eucalipto em KOOPMANS, uma reflexão sobre o deserto verde; nesse ínterim, dialoga-se com as cenas espetaculares em PRADIER, uma tentativa teórica da etnocenologia.

Palavras-chave: Performances culturais em Helvécia. Pedagogias de sustentação. Permanência e tradição.

  • Louca Sedução ou… Quando Schechner “deu” samba.

Yaskara Donizeti Manzini
Programa de Pós Graduação em Artes – Universidade Estadual de Campinas
Doutoranda – Artes Cênicas – Or. Prof. Dr. Cassiano Sydow Quilici
Coordenadora Artístico Pedagógica do Programa Vocacional – SMC/PMSP

Resumo: A comunicação abordará o processo de construção dramatúrgica e direção cênica da comissão de frente, Escola de Samba Camisa Verde e Branco, São Paulo, Capital, apresentado no desfile de 2008, nomeado “Louca Sedução”.
A dramaturgia construída para a ala dá-se a partir de diálogos e fricções com elementos dados à priore do trabalho de criação do coreógrafo, como enredo, fantasia e samba enredo.
A construção dramatúrgica considerou conceitualmente dois autores: Bakhtin (2008), com seus estudos sobre o carnaval popular, ligado ao riso, à inversão, o grotesco e crítica social, e Schechner (2005), versando sobre as origens da performance e os carnavais como protótipos de celebrações.
Em “Louca Sedução”, homens e mulheres pré-históricos recriam carnavalescamente as origens da performance.

Palavras-chave: Performance – Carnaval – Dramaturgia