GT Dança, Corpo e Cultura – Anais do VI Congresso

 

  • Memória e Esquecimento: protagonistas do processo dinâmico da cultura popular

Acácia Batista de Oliveira
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFRN Mestranda – Pedagogias da Cena – Or.Profª. Drª Larissa Kelly de O.M. Tibúrcio Bolsa Capes

Resumo: Este artigo traz uma reflexão sobre a relação entre memória e esquecimento e como tal temática atravessa as discussões atuantes em minha pesquisa de dissertação na qual trago a memória e o esquecimento como elementos imprescindíveis à continuidade da cultura. Aparentemente contraditórios estes se interligam para direcionar os moldes de existência de uma cultura, e, recordar ou olvidar seus aspectos é promover uma reconfiguração da sua própria dinamicidade. Na cultura popular a memória e o esquecimento se entrecruzam e direcionam perspectivas sobre ela, permitindo sua continuidade no campo social. Minha pesquisa direciona reflexões da memória e do esquecimento para o campo da cultura popular configurando-se como um dos eixos norteadores do meu trabalho acadêmico.

Palavras-chave: Memória; Esquecimento; Cultura Popular.

  • O corpo sem órgãos e a experiência no Tai Chi: possibilidades para a preparação do ator

Ana Carolina Strapação Guedes Vianna
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFRN Mestranda – Pedagogias da Cena: Corpo e Processos de Criação – Or.ª Prof.ª Dr.ª Larissa Kelly de Oliveira Marques Tibúrcio Bolsa REUNI Atriz e Membro do Grupo Graxa de Teatro

Resumo: Este estudo pretende, a partir da descrição e reflexão acerca de uma experiência corporal, destacar os elementos de aproximação entre o corpo do Tai Chi e o corpo sem órgãos, idealizado por Artaud, na perspectiva de apontar possíveis contribuições no que diz respeito à preparação do ator e o conseqüente atuar cênico. A prática do Tai Chi incorporada ao dia-a-dia do ator, em virtude de seus princípios e técnicas, pode proporcionar ao intérprete um corpo cujos aspectos se aproximam dos idealizados por Artaud no que se refere ao corpo sem órgãos. O trabalho aqui apresentado refere-se a um estudo de natureza qualitativa que considera a experiência do corpo na prática do Tai Chi como uma referência para dialogar e refletir acerca da preparação do ator e os seus desdobramentos no atuar cênico.

Preparação do ator; Tai Chi; Corpo sem Órgãos; Experiência.

  • A relação dos textos impressos (leis) com o perfil das companhias oficiais de dança que deles resultam

Ana Cristina Echevenguá Teixeira
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica – PUC/SP
Doutoranda – Cultura e Ambientes Midiáticos – Orientadora Profa. Dra. Helena Tânia Katz
Bolsa CNPq integral
Artista e pesquisadora
Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir a estrutura funcional das companhias oficiais de dança. No Brasil, são 18  distribuídas pelo território estampando em seus nomes o fato de serem agentes culturais representantes de seus estados e municípios. Criadas nos moldes da dança institucional francesa do século XVII, têm  estrutura funcional de natureza burocrática. A produção dessas companhias carrega todas as condições que dizem respeito à esse vínculo, que faz delas produtos de dupla articulação vinculadas a estruturas de Estado: o sistema de poder que lhes permite hoje existir e aquele no qual foram criadas. Isso significa que para tratar de companhias oficiais de dança é necessário tocar nas relações entre poder e arte.

Palavras-chaves: companhias oficiais de dança, sistema jurídico, legislação, poder, terminologia, ambiente midiático.

  • História compartilhada: práticas historiográficas transformadas através da relação do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o corpo cênico na UFPB com o Acervo Recordança.

Ana Valéria Vicente
Departamento de Artes Cênicas – UFPB
Professora assistente – Mestra em Artes Cênicas – UFBA
Resumo: O Acervo Recordança propõe a constituição de acervos públicos digitais a partir dos acervos particulares dos agentes da dança. No Recife, de 2003 a 2008, alcançou resultados consideráveis que constituem um acervo digital com fotos, vídeos, documentos e entrevistas sobre trabalhos de dança produzidos de 1970 a 2008. Através de parceria com Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o corpo Cênico (NEP Cênico) da UFPB, as práticas historiográficas propostas pelo projeto estão sendo aplicadas, avaliadas e redimensionadas pelas demandas acadêmicas e contextuais da cidade de João Pessoa. Esta comunicação discute as transformações da prática historiográfica do Acervo Recordança, a partir da utilização da pesquisa histórica como atividade de extensão universitária, através do projeto Memória do Movimento.

Palavras-chave: história, dança, Paraíba, Recordança, extensão.

  • Pombogira: Uma Proposta de Construção do Personagem em Dança

Andreia Siqueira Pimentel
Graduando em Bacharelado em Dança – UFRJ
Resumo: Pombogiras, entidades espirituais femininas que compõem o universo religioso da umbanda, comumente comparadas às prostitutas, são marginalizadas, porém muito poderosas, segundo os umbandistas. Protetoras das mulheres num mundo onde impera o ponto de vista masculino. Tal figura vem munida de uma carga simbólica que subverte a relação de submissão a que as mulheres ainda se encontram confinadas. Seu comportamento, gestos, posturas revelam uma mulher que impera sem em nenhum momento abrir mão de sua feminilidade, explorando sua condição de mulher sem pudor e preconceitos. Este trabalho desenvolve uma pesquisa de movimento e criação artística em dança a partir do universo das pombogiras. A metodologia de pesquisa visa acessar na intérprete de dança sua feminilidade para recriar no espaço cênico uma personagem.

  • O cisne como demarcador ideológico na construção da memória da dança

Andréia Vieira Abdelnur Camargo
Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP – Doutoranda
Comunicação, semiótica e dança – Or. Profa.Dra. Helena Katz
Bolsista CNPQ
Bailarina e atriz

Resumo: Este artigo se insere no campo de construção da memória da dança, suas mediações com a cultura e as mídias, bem como as implicações políticas que adentram tais relações. A partir da figura do “cisne” – que aqui será tratado como um eixo sígnico de forte recorrência na história da dança mundial— defenderemos a hipótese de que a memória da dança se constrói sobre demarcações ideológicas. Faremos uma breve síntese cronológica das aparições do cisne na história da dança ocidental, até suas incursões na dança contemporânea e na obra do grupo paulista Pró-Posição. A ideia é analisar as representações simbólicas do cisne como demarcações ideológicas que se imbricam nos modos de produção artística e seus regimes de visibilidade, determinando, em parte, como a memória da dança vai se constituir.

Palavras-chave: dança; memória; ideologia; cisne; Grupo Pró-Posição.

  • Imbricamento Circo & Dança – uma questão evolutiva

Bianca Simões Peixoto
Programa de Pós-Graduação em Dança – UFBA
Mestranda – Dança – Or. Profª. Drª. Fátima Daltro de Castro Correia
Bolsista  – Fapesb
Dançarina e Circense

Resumo: O artigo Imbricamento Circo & Dança – uma questão evolutiva reflete sobre os entrecruzamentos que vêm ocorrendo na cena contemporânea entre os campos artísticos da dança e do circo, apoiando-se em estudos realizados nas áreas da Teoria Geral dos Sistemas e do Hidridismo Cultural. O recorte investigativo de tal fenômeno se dá a partir da pesquisa bibliográfica e análise de entrevistas realizadas com integrantes/fundadores de três companhias brasileiras de circo e dança, a respeito de seus processos criativos. São elas: a Companhia Picolino de Artes do Circo (BA), a Intrépida Trupe (RJ) e Cia Dani Lima (RJ). A partir deste estudo, propõe-se que a aproximação entre as duas áreas pode ser entendida como uma solução adaptativa, que vem permitindo a continuidade de suas atividades frente às intensas transformações sócio-culturais da atualidade.

Palavras-chave: Circo; Dança; Co-evolução, hibridismo cultural.

  • O corpo e o sujeito na dança contemporânea

Daniele Pires de Castro
Programa de Pós-Graduação em Comunicação – UFF
Mestrando – Tecnologias da Comunicação e da Informação – Or. Profa. Dra. Paula Sibilia
Bolsa CAPES

Resumo: Este artigo divulga as primeiras conclusões de um estudo que se debruça sobre as formas de apresentação do corpo nos espetáculos de dança contemporânea brasileira na última década. Refletimos sobre a relação entre corpo e sujeito na dança, tendo em vista a emergência de uma arte permeada pela aproximação entre o orgânico e o cibernético e que prescinde da interioridade psicológica do artista como motivo criador. Como fundamentos teóricos, temos: os estudos sobre o imaginário do pós-humano, que falam da expansão de potencialidades do corpo e suas relações; e as pesquisas sobre o declínio da interioridade, característica da subjetividade moderna que, desde a metade do século XX, começa a dar espaço a um sujeito cuja construção subjetiva é alterdirigida.

Palavras-chave: corpo, dança contemporânea, novas tecnologias, subjetividade

  • O olhar da Educação Somática sobre a relação do Corpo com o Mundo e na Dança.

Evanize Kelli Siviero
Professora  do Curso de Dança – Universidade Federal de Viçosa – UFV
Mestre em Pedagogia da Motricidade Humana – UNESP

Resumo: O corpo humano constrói relações dialéticas que não terminam nos limites que a fisiologia e a anatomia lhe impõem. Ele estende-se através da cultura, que lhe confere um significado e que acaba deixando a sua marca tanto positiva, quanto negativa.  Assim, este estudo se guia por um caminho que investiga um corpo que não seja pensado somente como uma máquina, nem um suporte para a razão, mas uma obra de arte, uma melodia. Pensando sobre esse ponto de vista acreditamos que uma abordagem mais proprioceptiva se torna viável, harmônica e expressiva, para a comunicação dessa relação do corpo com o mundo e na dança. Para tanto um olhar mais somático nas mensagens gestuais, posturais e emocionais desse corpo que dança, pode se tornar extremamente relevante para se trabalhar essa comunicação.

Palavras-chave: Corporeidade, Educação Somática, Dança.

  • Dançar Jogando para Jogar Dançando

Fabiana Marroni Della Giustina
Professora Assistente Departamento de Artes Cênicas – UnB
Professora Associada – Mestre em Processos Composicionais para a Cena – UnB

Resumo: O trabalho proposto neste artigo objetiva abordar processos pedagógicos e metodológicos da dança contemporânea, estabelecendo conexões entre o conhecimento educacional e estético, de uma forma que se entenda a dança como uma linguagem fundamentada na interdisciplinaridade. Jogos para Dançar é uma investigação das potencialidades da improvisação corporal em dança como transmissoras de conhecimento, tais como: Estéticos, Lingüísticos, Biomecânicos, Locomotores, Físicos e Pessoais. A pesquisa desenvolvida aponta para a construção de uma metodologia de ensino de dança por meio de jogos de regras, onde a educação do sensível e os fundamentos da estrutura de movimento articulam-se por meio da formação do discurso no jogo corporal visando à construção de uma gramática do movimento.

Palavras-Chave: Dança-Educação, Educação Estética, Jogos Corporais e Interdisciplinaridade.

  • Os processos cognitivos de atenção e percepção: Suas relações com a execução, a observação e o aprendizado na dança.

Fatima Wachowicz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA – UFV
Curso de Dança – Professor Adjunto
Doutora em Artes Cênicas

Resumo: O objetivo do presente trabalho é discutir os processos cognitivos subjacentes envolvidos na criação, execução, ensino e observação da dança, considerando a psicologia cognitiva, a aquisição de conhecimentos e o comportamento não-verbal através do estudo aprofundado das habilidades da atenção e percepção dos movimentos corporais. A abordagem se baseia em noções de cognição discutidas por Matlin (2002), Matlin e Foley (1997), Calvo-Merino et al. (2006), Rizzollatti et al.(2001) e Rizzollatti (2005). Implicações que envolvem tais processos cognitivos nas tarefas de dança serão discutidas.

Palavras-chave: dança, psicologia cognitiva, neurônios-espelho, atenção, percepção.

  • A Presença Cênica na Obra Maneries

Fernando Prado
Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas UFU
Mestrando Reflexões em Artes – Or. Prof. Dr. Luis Humberto Arantes
Diretor e Ator Teatral Cia Sociedade da Cena

Resumo: O presente texto disserta sobre pistas para o entendimento do conceito de Presença Cênica, aplicado à obra Maneries da Cia Luis Garay ( Buenos Aires – ARGENTINA ) apresentada recentemente no Brasil na Bienal de Dança de Fortaleza assim como no Festival de Recife edição 2009.  O artigo faz referências aos trabalhos de Grotowski e à teoria de H.H. Gumbrecht e dialoga com a cena contemporânea dentro do eixo temático proposto.

Palavras Chave: Presença Cênica, Maneries, Cia Luis Garay, Grotowski, H. Gumbrecht.

  • A mitologia do corpo.

Gabriela Salvador
Pesquisadora
Mestre em Artes Cênicas
Dançarina e Arte-educadora

Resumo: O presente artigo discute a relação entre o corpo do ator-bailarino e a mitologia a partir das pontes psicofísicas existentes entre inconsciente, criação artística e corpo como produtor de símbolos. Buscaremos refletir sobre essas relações considerando que o corpo do ator-bailarino pode criar símbolos “mitológicos”. A partir da análise dos mitos e dos arquétipos, segundo os desdobramentos dos estudos de Carl Gustav Jung, e dos estudos do corpo como gerador de símbolos, refletiremos sobre os possíveis caminhos que estabelecem essa relação que acontece no corpo do ator-bailarino, tanto no ato de criação quanto em cena.

Palavras – chave: corpo, processos psicofísicos, símbolos, mitologia

  • A importância da Dança de Salão na Qualidade de Vida de seus praticantes.

Gabriela Silva Soares
Universidade Federal de Viçosa – UFV
Professora orientadora – Evanize Kelli Siviero Romarco

Resumo: Este estudo teve a finalidade de verificar as contribuições que a Dança de Salão pode proporcionar aos seus praticantes e se esta é vista como linguagem artística pelos mesmos e analisar a influência que a Dança de Salão tem sobre a Qualidade de Vida de seus praticantes. Os dados foram analisados qualitativamente. Como resultados: os participantes, ao buscarem a Dança de Salão, se depararam com uma forma de manifestação artística que relaciona e harmoniza todos os aspectos principais que necessitamos para se ter uma boa Qualidade de Vida: o social, o ambiental, o físico e o emocional; aspectos que só valorizam ainda mais a Dança de Salão; e o principal, poderá fazer com que, tanto os praticantes quanto os profissionais dessa área valorizem e pensem na Dança de Salão enquanto arte.

Palavras-chaves: Saúde; Dança de Salão; Qualidade de Vida.

  • Rastros do site specific da dança no corpo que dança na cidade

Helena Katz
Programa em Comunicação e Semiótica – PUC-SP
Assistente Doutor – Doutora em Comunicação e Semiótica – PUC/SP
Resumo: O corpo em movimento é a matriz da comunicação e da cognição. O movimento vai transformando em corpo aquilo com o que o corpo encontra. Nossa vida em sociedade ocorre em acordo com as trocas incessantes e inestancáveis que regulam o contato entre corpo e ambiente, e essas trocas se tornam co-determinantes de como somos e do que produzimos. Vivendo em um mundo tecnocapitalista pautado pelo hiperconsumo, é dele que nosso corpo é corpomídia (KATZ & GREINER), mesmo quando disso não se dá conta. O exercício que se faz necessário é o de desenvolver uma leitura crítica desse corpo, buscando identificar os seus processos de embodiment quando escolhe dançar na cidade.

Palavras-chave: corpomídia, embodiment, corpo e cidade, site specific, hiperconsumo, espacialidade.

  • CORPOS DITOS E MALDITOS: Um estudo sobre os procedimentos de criação na companha Terpsí Teatro de Dança

João Batista Soares Lima
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênico-UFRGS
Mestrando – Artes Cênicas – Orientadora Profª. Drª. Marta Isaacsson Souza e Silva
Co-orientadora  Profª. Drª. Mônica Dantas
Bolsa CAPES
Ator bailarino e pesquisador
GT Dança, Corpo e Cultura.

Resumo: Este artigo propõe uma reflexão sobre o corpo no trabalho do Grupo Terpsí Teatro de Dança de Porto Alegre. Destaca-se que o corpo próprio inspira coreografias em teatro-dança relacionadas com o acontecimento cotidiano. Desta forma, cria-se outro sentido para o endereçamento entre o artista e espectador num fenômeno onde o corpo deixa de representar e passa a apresentar, sendo o centro irradiador da cena.

Palavras – chave: corpo, dança-teatro, processo de criação

  • A Dança no Ensino Fundamental – Uma Proposta de Ação Cultural

Kathya Maria Ayres de Godoy
Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Unesp
Professora Assistente Doutora – Doutora em Educação – PUC/SP
Fomento: PROEX/UNESP em parceria com o Banco Real S.A.
Rita de Cássia Franco de Souza Antunes
Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Unesp
Pós-Doutoramento – Instituto de Artes – Superv.: Kathya Maria Ayres de Godoy
Fomento: PROEX/UNESP em parceria com o Banco Real S.A.

Resumo: O texto apresenta o projeto de ação cultural Dança Criança na Vida Real e o material produzido por meio dessa implantação (DVD ROM e DVD documentário). Tal projeto objetivou introduzir a linguagem artística da dança para 160 crianças da rede municipal de ensino da zona oeste da cidade de São Paulo. A proposta previu o entrelaçamento entre extensão, pesquisa e ensino por meio do desenvolvimento de ações multidisciplinares ao longo de 2008. E, isso foi possível por que reunimos a experiência dos trabalho já em andamento, como o “Projeto de Extensão IAdança”, o “Projeto Núcleo de Ensino Dançando na Escola” e pesquisas do Grupo de Pesquisa Dança, Estética e Educação. Tais iniciativas pertencem ao Instituto de Artes da Unesp (IA/UNESP).

Palavras-chave: Arte, Dança, Ação Cultural.

  • O processo colaborativo no resultado estético

Laura Junqueira Bruno
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – ECA / USP
Mestranda – Teoria e Prática do Teatro – Prof. Dra. Maria Helena F. A. Bastos
Bolsa: CAPES
Pesquisadora e artista do Projeto DR [co-idealizadora e performer]
Resumo: Este artigo pretende estabelecer algumas implicações do processo de criação do Projeto DR (projeto de dança contemporânea da cidade de São Paulo) em seus resultados estéticos. DR é um projeto independente co-idealizado por quatro artistas, que desenvolve desde 2006 pesquisas continuadas de linguagem. Tais pesquisas são realizadas de maneira colaborativa pelas integrantes, contando com pontuais colaboradores externos. Esta forma de organização e criação tem gerado formatos cênicos em que a metalinguagem é um dos elementos invariavelmente presentes. O que se propõe demonstrar aqui é a correlação entre este elemento estético e um processo polifônico de composição.

Palavras-chave: estética – processo – colaborativo

  • A Partida: experiência e significados de uma composição em dança.

Leila Bezerra de Araújo
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFRN
Mestre em Artes Cênicas.
Artista da dança. Professora da Escola Municipal de Teatro Carlos Nereu de Souza.

Resumo: A pesquisa investiga o processo de criação da coreografia “A Partida” da Gaya Dança Contemporânea, projeto de extensão da UFRN.
O objetivo é descrever os elementos cênicos significativos para os seus criadores e refletir sobre os significados do corpo advindos desse processo.
A investigação tem a experiência dos participantes como foco do trajeto metodológico, entrevistas e imagens foram analisadas segundo análise de conteúdo de Bardin (1977).
Destacamos como eixos de discussão: as histórias reais e fictícias, os elementos cênicos e as linguagens artísticas, como elementos significativos; a dramaturgia, a criação coletiva e a técnica e estética como reflexões sobre o corpo advindas do processo.
Dialogamos com: Ostrower (1995), Merleau-Ponty (2004), Pavis (2005) e Le Breton (2009).

Palavras-chave: Dança. Corpo. Processos de criação. Experiência.

  • Ações base da corporalização/embodiment BMC para performance

Lela Queiroz
Profª Drª PPGDA – UFBA
Grupo de Pesquisa Labzat UFBA CNPQ
Artista Performer, bailarina e Educadora Somática
0 false 18 pt 18 pt 0 0 false false false
Resumo: Assumindo teorias de comunicação, cognição e evolução, propomos olhar movimento em cadeias de re-significação para performance com foco nos procedimentos BMC. Movimento e Contato, cognição: primeiras. Na fronteira arte – nova ciência, corpomidia, “embodiment” e corpo ambiente remodelam pesquisa e investigação. Movimentos dotam a sobrevivência (Sheets Johnstone), percepção ação auto organiza (Thelen, Godard, Berthoz) e BMC revelam movimentos princípios de padrões neurais, enraizando a categorização perceptiva (Edelman). Exploração e improvisação envolvem questões diretas do desejo, e põem em jogo conflitos inter-pessoais via marcadores somáticos (Damásio) em deslocamento de re-significações no campo da atuação. Laboratórios de pesquisa iniciados com Bolsa recém doutor Capes, GP Labzat CNPQ-UFBA.

Palavras chave: dança e cognição– performance – embodiment – BMC – corpoambiente – corpomidia

  • Dança-teatro: em busca de fundamentações teóricas

Leticia Maria Olivares Rodrigues
Pesquisadora autônoma
Pós-graduada em Dança e Consciência Corporal  com a dissertação Dança-teatro: estímulos transdisciplinares para o intérprete-compositor.(FMU, São Paulo, 2008)
Atriz (DRT 13018), professora de Consciência Corporal
Resumo: O termo dança-teatro foi cunhado por Laban nos anos vinte e adotado por seus discípulos Mary Wigman e Kurt Joss, mas foi Pina Bausch quem se tornou a referência contemporânea de sua execução. Atualmente, podemos verificar que muitos espetáculos adotam a terminologia dança-teatro e ela já é adotada como matéria em várias graduações. Mas o que se configura como tal? Caracteriza-se em um híbrido entre a dança e o teatro resultando em uma nova “espécie”, emprestando teorias da biologia? Diz respeito somente ao recorte da Dança alemã, nomeado Tanztheater? E quais as ressonâncias para o intérprete? O artigo pretende discutir as definições e implicações que envolvem tal terminologia e de que modo ela se conecta com teorias científicas.
Palavras-chave: dança-teatro, Pina Bausch, interdisciplinaridade, intérprete, corporeidade.

  • A conectividade entre dançarinos na cena de dança improvisação

Líria de Araújo Morais
Mestre em Dança pelo Programa de Pós-graduação em Dança – UFBA, com o apoio da bolsa CAPES Professora do Curso Técnico Profissionalizante da Fundação Cultural do Estado da Bahia, dançarina e performer
Resumo: Este artigo reúne informações acerca da conectividade entre dançarinos improvisadores no momento da cena, numa composição criada em tempo real. A cena, aqui, está sendo observada enquanto um sistema (segundo a Teoria Geral dos Sistemas), os dançarinos como elementos singulares que formam esse sistema e a conectividade enquanto Parâmetro Sistêmico Evolutivo. Discute-se a possibilidade da conexão entre dançarinos ser aguçada, produzindo sentidos na cena de dança improvisação. Sugere-se algumas ignições (acionamentos  no corpo de quem dança – enquanto analogias de entendimentos sistêmicos)  como possibilidades de potencializar a conectividade entre os que dançam na cena improvisada.

Palavras chaves: cena, dançarinos, improvisação, sistema, conectividade.

  • A formação de artistas-docentes de dança: espaço de incertezas, ação compartilhada e política

Lúcia Matos

Programa de Pós-Graduação em Dança – UFBA

Professora Adjunto – Co-líder do grupo de pesquisa PROCEDA – Processos Corporeográficos e Educacionais em Dança -Doutora em Artes Cênicas PPGAC- UFBA.

Resumo: Trata-se de uma análise de experiências pedagógicas desenvolvidas com artistas-docentes em formação na Licenciatura em Dança, visando uma leitura crítica sobre dança, corpo, currículo e contexto, objetivando com que os alunos se coloquem num estado de indagação sobre sua atuação artístico-educativa e se desloquem a um estado criativo da docência. A busca por práticas significativas é permeada por conceitos como autonomia, dialogia, micro-ações, diferença e compartilhamento, que criam espaços de incertezas tanto para o docente como para os discentes. Essas fissuras podem possibilitar a ruptura com discursos unos, a emersão da diferença e de ecologias dos saberes (Santos, 2007), e favorecem a construção de uma prática como ação compartilhada, política e projeto de autonomia.

Palavras-chave: dança, prática pedagógica, compartilhamento, ação política, incertezas.

  • Por uma abordagem do corpo para a reflexão sobre os processos artísticos

Lucía Yáñez Silva
Doutora em História Social da Cultura (PUC-Rio) e Mestre em Teatro (UNIRIO)
Artista e pesquisadora

Resumo: No livro intitulado De la création chorégraphique, Michel Bernard analisa “as implicações filosóficas ou epistemológicas do conceito de organismo” no âmbito coreográfico. O autor sugere que o “determinismo racional” que caracteriza o modelo orgânico – que “faz do todo a soma das partes e do efeito a conseqüência necessária e inelutável da causa” – e sua “rigidez funcional” não conseguem dar conta nem da complexidade nem da potência criativa do corpo dançante. A partir das observações do autor, o artigo discute as limitações deste modelo em prol de uma abordagem mais favorável à reflexão sobre o corpo nos processos artísticos.

Palavras-chave: Corpo; Organismo; Processos Artísticos

  • Uma nau de loucos em construção

Maria Everalda Almeida Sampaio
Programa de Pós-Graduação de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes – USP
Doutoranda – Pedagogia do Teatro – Or. Prof. Dr. Armando Sérgio da Silva e Co. Profª Dra. Helena Katz
Bolsa CNPQ
Atriz-dançarina

Resumo: O movimento do corpolouco, corpo do indivíduo considerado doente mental, observado nas ruas de São Paulo, é capaz de possibilitar uma prática metodológica de criação artística que forneça a dramaturgia cênica? Este processo se encontra, em andamento, inserido em um dos núcleos de criação do CEPECA. O seu processo de criação está fundado nos conceitos de Anteparo – Armando Sérgio e a Teoria do Corpo Mídia – Helena Katz e Christine Greiner.

Palavras-chave: movimento, corpolouco, anteparo e Corpomídia.

  • Espelhamento e Imagética Corporal: Uma alternativa à problemática da imitação pela perspectiva da neurociência cognitiva na compreensão da atividade motor em dança

Marcos Bragato
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFRN
Professor Adjunto – Doutor em Comunicação e Semiótica – PUC/SP

O entendimento pós-romântico nas Teorias da Arte e na Estética postula a imitação como uma ação exclusivamente deliberativa e como algo danoso à aprendizagem e à criação artística. A rejeição não tem correspondência nos estudos em neurociência cognitiva para quem a imitação é constitutiva de nosso aparato nervoso. A descoberta do sistema de neurônios-espelho (SNE) (Rizzolatti et al.), fornece a possibilidade da compreensão da ação e/ou da intenção do observado pela ativação subliminar nos circuitos neuronais fronto-parietais; ou seja, imitamos inconscientemente as ações dos outros e, consequentemente, compartilhamos de alguma forma a experiência deles; e não como se cogita, muitas vezes, nas artes e humanidades, que os processos imitativos operam apenas quando o observador intenta imitar.

Imitaço, neurônios espelho, atividade motor, dança.

http://portalabrace.org/memoria1/wp-content/uploads/115.png

  • Dança e Realidade Contextual, uma metodologia de abordagem.

Paulo Paixão
Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Artes Cênicas – UFPA
Professor Titular – Doutor em Comunicação e Semiótica – PUC-SP

Resumo: O presente texto visa relatar os percursos do projeto de pesquisa “Dança e Realidade Contextual” desenvolvidos com Bailarinos Colaboradores na Escola de Teatro e Dança da UFPA. A pesquisa se propôs a explorar metodologias para integrar à dança, aspectos do contexto onde ela acontece (espaços públicos). Pretendendo elaborar ferramentas para agenciar na performance do bailarino informações advindas de cada lócus onde ele atua no mesmo instante em que criam e executam sua própria dança.

Palavras-chave: dança, espaços públicos, improvisação, ação política.

  • Cinesfera: reflexões sobre o espaço do corpo no corpo pelo espaço.

Raphaelly Souza Bezerra
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFRN
Mestranda – Pedagogias da Cena – Or.Profª. Drª Larissa Kelly de O.M. Tibúrcio
Bolsa REUNI
Resumo: Este artigo busca refletir a respeito das relações entre movimento e espaço do corpo (cinesfera), e suas contribuições para a ampliação das possibilidades corporais do bailarino em cena. Segundo Rudolf Laban não há espaço que seja vazio, pois este está sendo modificado e significado a todo momento pelo movimento. O espaço existe porque interagimos com ele, ao mesmo tempo em que o movimento acontece numa dada espacialidade, que altera esse espaço e é por ele alterado. A discussão desse espaço vivo, por ser moldável, se dará através de um diálogo entre as ideias fenomenológicas de Merleau-Ponty a respeito de sujeito encarnado e do conceito de corpo virtual trazido pelo filósofo José Gil.

Palavras-chave: Cinesfera; Corpo; Espaço.

  • Dança e memória documental

Renata Xavier
Doutora em Comunicação e Semiótica – PUC/SP

Resumo: A comunicação aborda a importância da memória documental da dança registrada em acervos públicos da cidade de São Paulo, tendo como base minha pesquisa de doutorado, que se fundamentou em autores voltados à questão da memória e de sua preservação. É apresentada uma síntese das especificidades de três acervos públicos de dança e apontado o desaparecimento de um deles. Embora existam em São Paulo instituições de memória voltadas à dança, estas têm pouca visibilidade frente à imprensa, ao poder público e à própria comunidade da dança. Pretende-se contribuir para a legitimação do lugar da memória dentro do território mais amplo da história da dança, para se refletir acerca das políticas públicas.

PALAVRAS-CHAVE: dança, acervo, memória.

  • O corpo em investigação em Pele e Ossos: problema, métodos e resultados de uma pesquisa em dança

Roberta Ramos Marques
Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística – UFPE
Professora Adjunto 1 – Doutora em Teoria da Literatura – UFPE
Resumo: Este trabalho propõe-se a uma análise de um caso específico de pesquisa em dança. Trata-se da pesquisa Pele e Ossos, realizada, em 2008, fora de âmbito acadêmico, pela Cia. Etc., companhia existente desde 2000 e atuante no Recife. Com base em documentos produzidos e deixados pelo processo investigativo, tais como diários e ensaios dos integrantes, vídeos, etc., visamos a discutir o modo como foi realizada essa pesquisa, de que forma as suas etapas e componentes metodológicos se relacionam com os métodos discutidos e compreendidos como pertinentes à pesquisa em arte (Zamboni, 2006; Carreira et alii, 2006), e, ainda, como os resultados da pesquisa em questão repercutiram na rotina de trabalho do grupo posteriormente à sua realização.

Palavras-chave: corpo, pesquisa, arte, dança

  • Da ponta ao pé sem ponta: um olhar sobre a formação do bailarino na atualidade.

Roseane Melo dos Santos
Programa de Pós- Graduação em Artes Cênica- UFRN
Mestre Professora da Escola Municipal de Teatro de Natal Carlos Nereu Ramos

Resumo: Este artigo apresenta algumas idéias da dissertação de mestrado, defendida junto ao programa de artes cênicas da UFRN, tendo como objeto de estudo a relação entre corpo, técnica e dança na experiência de bailarinos/professores natalenses. Propomos como objetivos do trabalho: investigar os significados do corpo na vivência dos mesmos, bem como a relação desses significados com suas formações e discutir sobre a formação corporal do bailarino na contemporaneidade.Essa investigação permitiu-nos a organização de apontamentos que são apresentados como elementos de reflexão em torno da formação do bailarino na atualidade e nos revelou que o corpo, na dança, está constantemente em construção, entrelaçando-se com vários saberes, construindo e ressignificando seu movimento na experiência do dançar.

Palavras-chave: corpo; dança; técnica.

  • Dramaturgia na Dança e Zona de Transitividade

Sandra Corradini
Mestre em Dança – PPGDança – UFBA
Artista-Pesquisadora em Dança/Dramaturgia

Resumo: A dramaturgia emerge na dança no contexto contemporâneo como síntese transitória resultante dos processos relacionais entre dança e teatro ocorridos ao longo do tempo. Este trabalho tem por interesse deslocar a hierarquia nas relações teatro/dança no que se refere à dramaturgia para compreender a dramaturgia na dança sob uma perspectiva coevolutiva entre ambos os campos e propõe pensar Zona de Transitividade como um lugar propício à configuração de tais processos. É em Zona de Transitividade que dança e teatro se coformulam e especificam-se continuamente, um contribuindo com o outro para a expansão de seus campos e continuidade de seus processos.

Palavras-chave: Dança, Teatro, Dramaturgia, Contaminação, Zona de Transitividade, Coevolução.

  • O “corpomídia” em: “Maria,Maria”, “Nazareth” e “Sonho de Uma Noite de Verão”

Siane Paula de Araújo
Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens – CEFETMG
Mestranda – Letras/Linguística – Or. Profa. Dra. Olga Valeska Soares Coelho
Bolsa do Programa Pos-ling CEFETMG
Estudante

Resumo: O trabalho é uma proposta de Análise do Discurso de alguns espetáculos de dança possuindo o conceito de “corpomídia” como uma via de acesso junto à análise das transposições intersemióticas escolhidas.  Estas que são as obras homônimas “Maria, Maria” e “Nazareth” do Grupo Corpo Cia de Dança e “Sonho de Uma Noite de Verão” da Cia de Dança de Minas Gerais, peças originárias de música e de literatura, respectivamente. A problemática se centraliza na busca da relação sobre os discursos acerca do corpo, principalmente sobre o “corpomídia” e a dança como linguagem. Acredita-se que essa possível relação irá focar uma nova abordagem dos sentidos e dos discursos, principalmente, entre estética e política e como forma de representação histórico-cultural do homem na sociedade.

Palavras-chave: “corpomídia”; dança; linguagem; cultura

  • O espaço da dança: memórias de uma linguagem

Soraia maria silva
programa de pós-graduação em arte- unb
professora adjunta- doutora em teoria literária- unb
bailarina
Resumo: Este artigo pretende discutir as questões relativas à utilização do espaço na linguagem da dança e o próprio espaço da dança enquanto área de conhecimento acadêmico dentro da universidade. Para tanto propõe um relato de experiências, tanto na prática docênte quanto na realização acadêmico-artística de eventos relacionados à dança como o Mexido de Dança na UnB e o espetáculo documentário No Princípio realizado em junho/agosto de 2010. Ver os endereços: http://dancaunb.blogspot.com; http://e-groups.unb.br/cdpdan e http://cdpdan.blogspot.com.

  • Entre o perene e o transitório na dança:

Corpo, memória e novos repertórios para a cena contemporânea
Teodora de Araújo Alves
Profª. Dra. do Depto. Artes/UFRN
Docente do Curso de Licenciatura em Dança da UFRN
Docente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cências da UFRN
Diretora do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN
Resumo: “Nunca se viu um corpo: o que se vê são homens e mulheres. Não se vê corpos”. Seguindo esse pensamento, em consonância com o sociólogo Le Breton (2006, p. 24) é possível atentarmos para o risco que corremos quando comumente utilizamos o referente “corpo”, sem, no entanto o questionarmos, numa demonstração de omissão do homem que encarna o corpo. No contexto da dança, esse risco se propaga no momento em que há a concepção de um corpo funcional; “instrumento de trabalho” que deve estar pronto, treinado, refém muitas vezes das rubricas do autor, dos códigos pré-estabelecidos e das marcações cênicas historicamente definidas. Contudo, apresentamos aqui uma aproximação epistemológica e vivencial do corpo na dança a partir de um outro canal, isto é, o da condição existencial do ser-que-dança.

PALAVRAS-CHAVE: corpo, dança e cena contemporânea.

  • Titulo: Sugestões para uma Cidade Habitar um Corpo

Vanilto Alves Freitas
Programa de Pós-Graduação em Artes – UFU
Mestrando – Artes – Or. Prof. Dr. Narciso Telles
Artista da Dança
Apoio: FAPEMIG

Resumo: A pesquisa tem como objetivo a elaboração de uma proposta de formação para o artista cênico, que emirja da sua relação com a arquitetura das cidades. A pesquisa dialoga com conceitos como Auto-etnografia e Experiência, sendo assim parte do histórico do pesquisador Vanilton Lakka e sua vivencia com os universos da Dança de Rua, Dança Contemporânea e Le Parkour. Busca-se propiciar aos alunos a experimentação destes mecanismos técnicos em diferentes espaços, dentre eles a sala de aula, o corpo do outro e as texturas da cidade.

Palavras-chave: Técnica Corporal, Experiência, Educação, Arte-Cidade