GT Teatro Brasileiro – Anais da VI Reunião Científica da ABRACE

 

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ALMEIDA, Camila Aschermann Mendes de. Carnaval em Bacantes. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina; Bolsista Capes; Mestrado em Teatro; PPGT/UDESC; Orientador Prof. Dr. Edélcio Mostaço.
 

RESUMO
Este artigo aborda o espetáculo Bacantes encenado pelo Teatro Oficina a partir da perspectiva da carnavalização como proposta por Mikhail Bakhtin. Diversos elementos nele presentes apontam para essa perspectiva, como a representação aberta e inacabada, as imagens ambivalentes, a capacidade de auto-regeneração e auto-transformação, a inversão dos poderes estabelecidos, onde os grandes são destronados e os inferiores coroados, instaurando um movimento de subversão e ruptura em relação aos cânones clássicos. A montagem pode, ainda, ser situada num espaço liminar, entre o rito e a performance.
Palavras-Chave: Carnavalização, Bacantes, Teatro Oficina UzynaUzona.
 

RESUMEN
Este artículo trata delespectáculo Bacantes organizado por el Grupo Teatro Oficina desde la perspectiva de lacarnavalización como propuesta por Mikhail Bakhtin. Varios elementos, presentes enel, señalan esta perspectiva, como larepresentaciónabierta e inacabada, lasimágenes ambivalentes, lacapacidad de auto-regeneración y auto-transformación, lainversión de los poderes estabelecidos, donde los más grandes son destronados y los inferiores coronados, estabeleciendounmovimiento de subversión y ruptura conelcanonclásico. El montajepuede, todavía, ser ubicadoenunespacioliminal, entre el ritual y la performance.
Palabras Clave: Carnavalización, Bacantes, Teatro Oficina UzynaUzona

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ANDRADE, de Clara. “O corsário do rei e o eterno exílio de Augusto Boal”. Rio de Janeiro: UNIRIO; CAPES; Mestrado; Orientador Zeca Ligiéro. Atriz e produtora.


RESUMO
O espetáculo “O corsário do rei”, de 1985, texto e direção de Augusto Boal, marco de sua volta aos palcos brasileiros depois de catorze anos no exílio, suscitou intensa discussão na classe artística da época. As críticas e reportagens acerca do polêmico debate organizado especialmente pelo Jornal do Brasil para se discutir a montagem da peça, revelam claramente as diferentes correntes de pensamento que vinham se formando no meio teatral brasileiro naquele momento de recente redemocratização. Com músicas de Chico Buarque e Edu Lobo, 35 atores e uma orquestra que contava com 15 músicos, a montagem foi uma das primeiras da década de 80 a se realizar em formato de super produção, ainda sem as facilidades técnicas atuais. Esse formato parecia contradizer, para alguns, a imagem que se tinha de Boal enquanto diretor de um teatro essencialmente político, desenvolvido junto ao Teatro de Arena de São Paulo. Depois de tantos anos no exílio, desenvolvendo o Teatro do Oprimido com sucesso internacional, a volta de Boal ao teatro brasileiro levantou uma onda de ataques explícitos, por uma parte da classe artística, ao espetáculo e à própria figura de Boal. Ao mesmo tempo, outros segmentos da classe e da crítica teatral manifestaram ativamente seu apoio ao dramaturgo, defendendo a ideia de que o ataque ao espetáculo seria um ato de censura, como um resquício da ditadura que ainda apresentava seus rastros. A polêmica acerca do espetáculo “O corsário do rei”, portanto, é encarado na presente reflexão, como um divisor de águas na carreira de Augusto Boal, e como um acontecimento histórico revelador das divergências da classe artística no período pós-ditadura militar.
Palavras-chave: Augusto Boal. Teatro político. Exílio. Pós-ditadura.
 

ABSTRACT
The spectacle “The king’s corsair”, 1985, text and direction by Augusto Boal, mark of his comeback to the Brazilian stages after fourteen years in exile, provoked intense discussion in the artistic environmental of the time. The critical and controversial reports about the debate organized by the newspaper “Jornal do Brasil” especially to discuss the performance of the play, clearly shows the different currents of thought that had been forming in the Brazilian theater’s milieu at the time of recent democratization. With songs by Chico Buarque and Edu Lobo, 35 actors and an orchestra that had 15 musicians, the performance was one of the first ones, in thedecade of the 80th, to be produced in the form of over-production, even without the technical possibilities available today. This format seemed to contradict, to some, the image that had to Boal as a director of an essentially political theater, developed with the Arena Theatre of São Paulo. After so many years in exile, developing Theatre of the Oppressed with international success, the Boal’s return to the Brazilian theater aroused a wave of explicit criticism of the spectacle and the figure of Boal, by some of the artistic environmental. At the same time, other segments of the artistic and theater critics actively expressed their support for the playwright, defending the idea that the attack on the spectacle would be an act of censorship, as a vestige of the dictatorship that still had their tracks. The controversy over the spectacle “The king’s corsair”, therefore, is seen in this reflection, as a decisive mark in the Augusto Boal’s career, and as a historical event that reveals the differences of the artistic environmental in the post-military dictatorship.
Keywords: Augusto Boal. Political theater. Exile. Post-dictatorship.
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AZEVEDO, Elizabeth Ribeiro. Memória e esquecimento do teatro paulistano. São Paulo: Universidade de São Paulo; Professora doutora.
 

RESUMO
O artigo pretende apresentar, ainda que brevemente, uma avaliação da existência, atuação e limitações dos acervos teatrais paulistanos na intenção de avaliar a necessidade de intervenção por parte da comunidade teatral paulistana num esforço de conservação da memória do teatro paulistano. Serão levados em conta aspectos como as bases econômicas que sustentam esses arquivos, situação jurídica, extensão dos acervos, produção de trabalhos sobre e a partir da documentação, o estado de conservação, possibilidade de acesso, políticas de extroversão entre outros aspectos relevantes para o estabelecimento de uma avaliação inicial da documentação teatral preservada na cidade.
Palavras-chave: São Paulo (cidade). Arquivos. Memória.
 

RESUME
L’article vise à présenter, même que brièvement, une évaluation de l’existence, lerôle et les limites descollectionsthéâtrales à São Paulo encherchant à évaluerlanécessité d’intervention de lacommunautéthéâtraledansuneffortpourconserverlamémoire de cethéâtre. Ilsserontpriseen compte desquestionstelles que lesfondementséconomiques de cesfichiers, lestatutjuridique, l’étenduedescollections et letravail de productionsurladocumentation, l’état de conservation, lapossibilité de politiques d’accès, l’extraversion, entre autresaspectspertinentspourl’établissement de une évaluationinitiale de ladocumentationconservéesurlethéâtre de laville
Mots-clés: São Paulo (ville). Archives. Mémoire.
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CAMPBELL, Patrick George Warburton. E o Sertão vai virar mar: Senhora dos Afogados e a “geografia pessoal” da Companhia de Teatro Farinha Seca. Salvador: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Aluno de Doutorado, bolsista CNPQ, diretor teatral.
 

RESUMO
Ao decorrer deste artigo, a fenomenologia do imaginário desenvolvido por Gaston Bachelard é empregada para realizar uma topoanálise imaginária da “geografia pessoal” mapeada pela Companhia de Teatro Farinha Seca na sua montagem Senhora dos Afogados, de Nelson Rodrigues. “Geografia pessoal” é um termo desenvolvido pelo ator Cleilton Silva para descrever a maneira pela qual a obra da Farinha Seca – grupo teatral radicado na cidade de Euclides da Cunha no Sertão baiano – articula um universo onírico e híbrido pautado na interconectividade, que foge das construções regionalistas que tradicionalmente molduram noções hegemônicas de identidade e realidade no árido interior nordestino. O artigo demonstra que, embora a “geografia pessoal” permeando a montagem da peça rodriguiana revele o rastro da violência epistêmica e disciplinar que talhou o Sertão, seu povo e seus costumes, também aponta para uma riqueza pulsional de sensações e desejos ocultos, uma paisagem imaginária alternativa cartografada pelos potentes signos teatrais encarnados pelos jovens atores no palco.
Palavras-chave: Fenomenologia do Imaginário; Companhia de Teatro Farinha Seca; Senhora dos Afogados; Geografia Pessoal
 

ABSTRACT
Over the course of this article, the phenomenology of the imaginary developed by Gaston Bachelard is employed in order to carry out an imaginary topoanalysis of the “personal geography” mapped out by the Companhia de TeatroFarinhaSeca during their production of Senhora dos Afogados by Nelson Rodrigues. “Personal geography” is a term developed by actor Cleilton Silva to describe the way in which FarinhaSeca – a group based in the town of Euclides da Cunha in the Brazilian Sertão – articulate an oniric, hybrid universe through their work based on interconnectivity, and one that diverges from traditional regionalist models that perpetuate hegemonic concepts of identity and reality in the arid Northeastern countryside of Bahia. The article demonstrates that, although the “personal geography” permeating FarinhaSeca’s performance of Rodrigues’ play still reveals the epistemic and disciplinary violence that has shaped the Sertão, its people and their customs over the centuries, it also unveils an impulse-laden store of occult sensations and desires, an alternative, imaginary landscape traced by the potent theatrical signs embodied by the young actors on stage.
Keywords: PhenomenologyoftheImaginary; Companhia de Teatro Farinha Seca; Senhora dos Afogados; PersonalGeography.
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DEBORTOLI,  Kamila R. Considerações  sobre  a dramaturgia de Nelson Rodrigues. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina; Mestrado; Orientador: Edélcio Mostaço.

RESUMO
Este  artigo investiga a  estrutura dramatúrgica de  Nelson Rodrigues,  assim como pontua os procedimentos artísticos utilizados pelo autor que representam inovação para o seu tempo e marcam sua identidade. As relações acerca do espaço/tempo  e da  linguagem verbal  adotada  ganham destaque  e permitem observar  características  de teatralidade e de  encenação,  vislumbrando o fato cênico  em  sua totalidade. Ao  pontuar essa estrutura  e  considerar  o universo retratado, tais como gírias e temas polêmicos, a dramaturgia rodriguiana pode ser  lida como uma forma de conhecimento  de  uma  identidade e  realidade social.
Palavras-chave: Nelson Rodrigues. Estruturas Dramatúrgicas. Dialogismo.

ABSTRACT
This  article investigates  the  dramaturgical structure of Nelson  Rodrigues,  as well as points out the artistic procedures used by the author that represent an innovation for his time and mark it’s identity. The relations between space/time and verbal  language highlighted  and  adopted  allow us  to  observe  features of theatricality and of staging, overlooking the fact in its entirety. Considering this structure and the universe portrayed, such as slangs and controversial issues, Rodrigues’ drama can be read as a form of knowledge of an identity and social reality.
Keywords: Nelson Rodrigues. Dramaturgical Structures. Dialogism.
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FARIA, Karina A. S. A radioatriz Celina Ferreira, herança do teatro de revista aplicada na rádio. Salvador: Universidade Federal da Bahia; doutoranda; orientadora Prof.ª Dr.ª Ângela Reis. Atriz.

RESUMO
Celdiva Angelim Oliveira é o nome de batismo da atriz baiana Celina Ferreira cuja carreira é o objeto de estudo de doutorado da autora deste resumo. Nascida em 1902, Celina sai de sua cidade natal, Senhor do Bonfim, no interior da Bahia em 1922. Celina casa-se com o artista Ferreira da Silva, comediante de tipos populares, que atuava em companhias itinerantes que viajam pelo interior e capitais do Nordeste, especialmente a “Companhia Regional”, cujo repertório era feito principalmente de espetáculos de teatro de revista. A primeira “escola” de Celina Ferreira foi este teatro de revista que viajava entre as décadas de 20 e 30 do século XX, a partir do qual ela passou a ser também citada por suas atuações. Ferreira da Silva falece em 1935 e Celina dá seguimento a sua carreira, dividida aqui, para fins analíticos, a partir dos seguintes arranjos artístico-produtivos: a) teatro de revista; b) teatro amador; c) circo-teatro; d) teatro na rádio. Neste trabalho, pretende-se compreender a inserção de Celina no universo da rádio baiana a partir de suas participações em programas das rádios Excelsior e Sociedade. “A Família Pacatinho” (1952) – uma radionovela da Rádio Excelsior no formato de episódios – é o mais antigo deles. Nele, Celina faz uma velha surda chamada D. Finoca. Atua ainda nos programas, “Romances Musicaes”, “Quando Vovó tinha 20 anos”, “Rádio Caleidoscópio”, “A Cidade se Diverte”, “Bahia de Ontem e de Hoje”, “Roteiro da Alegria” e “Salão Grenat”. Celina recebe, entre outros, o prêmio de melhor radioatriz do ano, por dois anos consecutivos: em 1959, concedido pela Revista Única e, em 1960, pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão do Município de Salvador. Aqui, estudar-se-á o que a experiência do teatro e no teatro trouxe para a carreira de Celina Ferreira no universo radiofônico.
Palavras-chave: Teatro brasileiro. Radioteatro. Teatro nordestino.

RESUMÉ
Baptiséesouslenom de Celdiva Angelim Oliveira, l’actricebahianaise Celina Ferreira fait l’objet d’étude de cedoctorat. Néeen 1902, en 1922 Celina quittesaville d´origine, Senhor do Bonfim, situéedansl’Etat de Bahia. Mariée à l’Artiste Ferreira da Silva, comédienquiinterprétait de typespopulaires et travaillaitdansdescompagniesitinérantes, elleparcoursavecluileNord Est Brésilien, entre lesannées 20 et 30. Le travail de sonmari, Ferreira da Silva, se fait remarquerleplusausein de La «Companhia Regional», dontlerépertoireétaitessentiellementconstituédesspectacles de théâtre de revue, quifût, par son tour, la première et grande école de Celina Ferreira. Eneffetc’estavecdesspectacles de théâtre de revue que Celina fait ses premières etsignificativesapparitionsdanslapresse. Ferreira da Silva meurten 1935 et Celina suitsacarrière que, obéissant à descritèresdidactique, est présentéeiciselonlesphasessuivantes: a) théâtre de revue; b) théâtreamateur; c) cirque-théâtre; d) théâtre-radio. Cetteétude a trait à ladernièrephase, cette à dire que l’onconsidèrelesémissions que Celina protagonisaauxradios Excelsior et Sociedade. «A Família Pacatinho», par exemple, fûtun radio feuilletonexhibéen 1952 à la Radio Excelsior. Dans le genre épisodique, Il s’agit du plus ancien des feuilletons, danslequel Celina joua le rôled’unevieillesourde, nommée Madame Finoca. Aprèscetteexpérience, Celina participa aussi de: «Romances Musicaes», «Quando Vovó tinha 20 anos», «Rádio Caleidoscópio», «A Cidade se Diverte», «Bahia de Ontem e de Hoje», «Roteiro da Alegria» e «Salão Grenat». Par sestravaux, Celina a reçuquelquesprix, dontlesplusimportants: meilleure radio actrice de l’année, en 1959, décernée par la Revista Única; et en 1960, par le Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Rádiodifusão do Município de Salvador. Cetteétudecherche à savoirquel est l’apport de l’expérienceduthéâtre et authéâtredanstrajectoire de radio actrice de Celina Ferreira.
Mots-Clés: Théâtrebrésilien. Radio théâtre. Théâtre du nordestbrésilien.
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FONTANA, Fabiana Siqueira. O arquivo e o contexto da produção de documentos na história do teatro brasileiro. Rio de Janeiro: Unirio; Doutorado; Dr.ª Tania Brandão. Documentalista.
 

RESUMO
O artigo tem o objetivo de desenvolver algumas considerações iniciais acerca da contribuição que a pesquisa em arquivos (fundos) oferece à historiografia do teatro brasileiro. Para tanto, serão abordados alguns princípios arquivísticos que possam orientar a discussão sobre o diferencial que o documento de arquivo tem enquanto fonte histórica para nossos pesquisadores. Serão tratadas também questões sobre as espécies de documentos encontrados nos arquivos de instituições e centros de documentação no Rio de Janeiro que custodiam os documentos relativos à história do teatro no Brasil.
Palavras-chave: Arquivologia. Historiografia. Teatro brasileiro.
 

RESUME
L’article a l’objectif de développercertainsconsidérationsinitialessurlacontribution que larecherchedanslesarchives (fonds d’archives) offre à l’historiographieduthéâtrebrésilien. Pour cela serontadresséscertainsprincipes de l’archivologiequipourvoientguiderladiscussionsurl’écart que ledocument d’archive a commefonthistoriquepournouschercheurs. Il serontaussitraitéequestionssurl’espèces de documentstrouvéesdanslesarchives de institutionset centres de documentation à Rio de Janeiro quigardentlesdocumentsconcernantl’histoireduthéâtrebrésilien.
Mots clés: Archivologie. Historiographie. Théâtrebrésilien.
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GUENZBURGER, Gustavo. O caso “O Mambembe”. Rio de Janeiro: UERJ; doutorando; orientador Prof. Victor Hugo Adler Pereira. Encenador, ator e produtor.


RESUMO
Descobertas e publicações recentes têm trazido para o conhecimento da história do teatro brasileiro um fato que desloca vários pressupostos anteriores em relação à obra e ao ambiente de Artur Azevedo: o fracasso de público da estréia em 1904 de seu texto “O Mambembe”. A partir deste novo dado histórico, faz-se necessário reconsiderar a trajetória desta peça em seus vários contextos, desde a sua geração até sua reabilitação, para o público e para a crítica, 55 anos depois, na grande montagem do Teatro dos Sete. Esta reavaliação histórica solicita da pesquisa uma desconstrução da noção monolítica e paralisante de “O Mambembe” enquanto clássico universal e atemporal do teatro brasileiro. Talvez assim seja possível seu aproveitamento, em toda a sua riqueza de significados e interações sociais, dentro de uma discussão ampla sobre processos e contradições na modernização do teatro e da sociedade brasileira no século XX. O enfoque na recepção teatral mostra-se muito útil na tarefa, agora crucial, de se destacar com mais clareza esta peça do conjunto da obra de Artur Azevedo, principalmente de seus musicais de grande sucesso. Este destaque deixará entrever, no musical “O Mambembe”, um teatro que se tentava educador dos sentidos, em contradição com o mundo da diversão teatral na entrada do século XX carioca, e a tentativa de Azevedo de, de certa forma, escapar à massificação daquele universo, apelando ao passado e à promessa de um futuro mais “artístico” para o teatro. Esta abordagem só completa um sentido ao fecharmos o ciclo da trajetória que fixou a importância da peça no panorama nacional, ou seja, ampliando a discussão até a montagem de 1959, no cinquentenário do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Misturando artistas da escola antiga e moderna, reapropriando ou (re) inventando uma forma que pudesse ser identificada como uma origem primitiva para o nosso teatro, o espetáculo do Teatro dos Sete fez um sucesso estrondoso, virou marco do teatro brasileiro e reabilitou o Artur Azevedo dramaturgo para a crítica. Seja no fiasco de 1904 ou no estouro de 1959, os problemas e contradições na apropriação da tradição pelo moderno aparecem como enfoque neste trabalho sobre o caso “O Mambembe”.
Palavras-chave: Burleta. Artur Azevedo. Teatro dos Sete. Modernidade. Tradição. Teatroeducativo.
 

ABSTRACT
Findings and recent publications have brought to the knowledge of Brazilian theater’s history a fact that changed many previous assumptions about Arthur Azevedo’s work and environment: the premiere failure in 1904 of his text “O Mambembe.” From this new historical data, it is necessary to reconsider the trajectory of this play in its various contexts, from its creation to its rehabilitation, by the public and the critics, 55 years later, at the famous Teatro dos Sete staging. This historical reassessment requests from the research the deconstruction of monolithic and paralyzing notion of “O Mambembe” as an universal and timeless classic of Brazilian theater. Perhaps then it will be possible its use in all its richness of meanings and social interactions within a broad discussion about the processes and contradictions in modernization of Brazilian theater and society at the twentieth century. The focus in theatrical reception shows to be very useful in the now crucial task of detaching more clearly this play from the overall work of Arthur Azevedo, especially his successful musicals. This will highlight a glimpse over “O Mambembe”, witch shows a theater that is trying to educate the senses, in contradiction with the theatrical world of entertainment at the entrance of the twentieth century in Rio de Janeiro. It will sow also how Azevedo tries to somehow escape the massification present in that universe by appealing to the past and to the promise of a more “artistic” future for theater. This approach only makes full sense when we close the history cycle which established the importance of this play at the national scene, that is, extending the discussion to the 1959 staging, at the fiftieth anniversary of the Teatro Municipal of Rio de Janeiro. Mixing old-school and modern artists, reappropriating or (re) inventing a form that could be identified as an early origin for our theater, the spectacle by Teatro dos Sete made a great success, became a mark in Brazilian theater and rehabilitated Arthur Azevedo as a playwright for criticism. From the failure in 1904 to the burst in 1959, the problems and contradictions in the appropriation of tradition by the modernity appear on this case “O Mambembe.”
Keywords: Burleta. Artur Azevedo. Teatro dos Sete. Modernity. Tradition. Educational Theatre.
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MOSTAÇO, E. Computado, eu? Florianópolis: UDESC; Efetivo; Bolsista em Produtividade e Pesquisa CNPq nível 2, Professor Orientador.

RESUMO
Este artigo integra uma pesquisa em curso sobre a encenação nos anos de 1960 e 1970. Enfoca o espetáculo Gente Computada Igual a Você, estreado pelos Dzi Croquettes em 1971, realização especialmente inovadora sob diversos aspectos: formato, temática, ousadia estética e conceitual. A abordagem privilegia aspectos de teatralidade e suas características performáticas. São aspectos que influem positivamente sobre práticas teatrais do período e influenciam o surgimento de novos conjuntos artísticos em suas pegadas.
Palavras-chave: Dzi Croquettes. Teatralidade. Performance.

RESUMEN
Este articulo integra una pesquisa sobre la puesta en escena en los años 1960 y 1970. Toma para analisis el espetáculo Gente Computada Igual a Você, estrenado por el grupo Dzi Croquettes em 1971, realización especialmente inovadora sob aspectos distintos: forma, temática, desafios estéticos y conceptuales. El análisis privilegia aspectos de la teatralidad y sus características performáticas. Son características que influyen de modo positivo sobre prácticas teatrales de aquel tiempo y ayudan el surgimiento de nuevos conjuntos artísticos a partir de el.
Palabras clave: Dzi Croquettes. Teatralidad. Performance.
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RESENDE, Flávia Almeida Vieira. Que se entende hoje por teatro político no Brasil?. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais; FAPEMIG; Mestranda; Orientadora Prof. Dra. Sara del Carmen Rojo de La Rosa. Atriz.
 

RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise crítica do que seria um teatro político, com base em teorias de Bertold Brecht, Frederico Irazábal, Jorge Dubatti, Sérgio de Carvalho, Theodor Adorno, e de sua realização prática na cena teatral brasileira atual. Esses teóricos trazem diferentes ideias sobre qual deve ser a relação do teatro tanto com macro quanto com a micropolítica e sobre a forma que o teatro político deve assumir. Essas teorias são usadas como base para pensar produções do teatro brasileiro atual que buscam estabelecer uma relação entre a arte e a sociedade. Especificamente, as produções teóricas e dramatúrgicas da Companhia do Latão, e de seu diretor Sérgio de Carvalho, e o trabalho do Teatro da Vertigem servem de exemplos desse tipo de teatro. A Companhia do Latão, existente desde a década de 1990 em São Paulo, estabelece uma relação com a produção teórica e dramatúrgica de Bertold Brecht, e busca, através do teatro, propor uma reflexão crítica sobre a sociedade atual. O Teatro da Vertigem, também existente desde a década de 1990 em São Paulo, procura em seus trabalhos uma relação dramatúrgica e cênica com espaços não convencionais da cidade, criando espetáculos de intervenção urbana. Ambos os grupos trabalham com processos colaborativos, numa relação mais democrática entre os artistas. O teatro político pode então ser entendido tanto como um tipo de arte que se propõe a ser ferramenta a serviço de uma transformação social, e que estabelece uma relação histórica, como no caso da Companhia do Latão, quanto também como uma possibilidade de abrir brechas na percepção automatizada do espectador e criar novas zonas de subjetivação, como é o caso do Teatro da Vertigem.
Palavras-chave: Teatro político. Teatro brasileiro. Companhia do Latão. Teatro da Vertigem.
 

ABSTRACT
This paper investigates the critical analysis concerning political theater based on concepts of authors such as Bertold Brecht, FredericoIrazábel, Jorge Dubatti, Sérgio de Carvalho, Theodor Adorno, and its practical realization in the current Brazilian theatrical scene. These authors bring different ideas about what could be the relation of theater both with macro and micropolitics and about which form the political theater should assume. Those theories are thereby used as a basis to think about the the current Brazilian theater production once they try to establish a relation between art and society. As examples we have the theoretical and dramaturgical productions of Companhia do Latão, and other works from its director Sérgio de Carvalho, and also the work of Teatro da Vertigem. Companhia do Latão, in existence since 1990s in São Paulo, establishes a relation with the theoretical and dramaturgical production of Bertold Brecht, and aims, through the theater, to propose a critical reflection in society today. Teatro da Vertigem, also in existence since 1990s in São Paulo, aims through their works a dramaturgical and scenic relation with non conventional spaces, creating spectacles of urban intervention. Both groups work with collaborative process in a more democratic relathionship between the artists. The political theater, in this sense, can be understood both as a kind of art which proposes to be a tool to social transformation, as Companhia do Latão, and as a possibility of making a breakthrough in automated perception of the viewer and create new areas of subjectivity, as it is the case of Teatro da Vertigem.
Key-words: Political theater. Brazilian theater. Companhia do Latão. Teatro da Vertigem.
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VILHENA, Deolinda. No reino dos festivais. Salvador: Universidade Federal da Bahia; professora adjunta. Produtora e jornalista.
 

RESUMO
Os festivais de artes cênicas são verdadeiros “Tempos de Encontro: criação, acontecimento e pesquisa”. Dentro da dupla dimensão da cultura, intelectual e econômica, também são eventos que concentram um público anual de algumas centenas de milhares de pessoas, criam empregos e geram divisas. No Brasil estão inscritos num setor relativamente jovem, em pleno desenvolvimento, com forte propensão das instâncias públicas em apoiá-los. A abordagem desta pesquisa estrutura-se em três fases: retrato geral do setor dos festivais no Brasil, as grandes constatações e as tendências particulares; estudo de casos e conclusão e prospectivas. Busca-se comprovar que os festivais contribuem para o desenvolvimento econômico e social das comunidades que os acolhem, garantindo a essas cidades um impacto de notoriedade frequentemente muito importante em relação aos investimentos feitos.
Palavras-chave: Festivais. Economia da cultura. Gestão.
 

ABSTRACT
The festivals of performing arts are truly “Meeting Times: creation, event and research.” Inside the double dimension of culture, intellectual and economic, events that are also an annual public focus of a few hundred thousand people, create jobs and generate revenue. In Brazil, the festivals are listed in a relatively young industry in full development, and there is a strong propensity of public institutions to support them. The approach of this research is structured in three phases: the general picture of the sector of the festivals in Brazil, the major findings and particular trends, case studies, conclusion and prospects. This research seeks to prove that the festivals contribute to the economic and social development of host communities, ensuring the impact of these cities a reputation often very important in relation to the financial outlay committed. Keywords: Festivals. Cultural economy. Management.

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