GT Artes Cênicas na Rua – Anais da VI Reunião Científica da ABRACE

 

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ARAUJO, Alexandre Falcão. A ação política no teatro de rua de dois coletivos artísticos do extremo leste da Cidade de São Paulo. São Paulo: Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho (UNESP); mestrando; Professor orientador: Alexandre Mate. Ator, produtor cultural e arte-educador.
 

RESUMO
O objetivo deste trabalho é pesquisar os procedimentos de ação política no teatro de rua a partir do estudo de encenações de dois coletivos artísticos do extremo leste da Cidade de São Paulo: Aliança Libertária Meio Ambiente (ALMA Ambiental) e Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes. Ambos os coletivos citados desenvolveram, ao longo de sua história, espetáculos teatrais criados e apresentados em espaços ao ar livre, espaços urbanos ressignificados pelas encenações. O recorte da pesquisa estará na análise dos procedimentos de ação política utilizados nos processos de criação e apresentação dos espetáculos A saga do Menino Diamante: uma ópera periférica, do coletivo Dolores, e Antes que a Terra fuja, do coletivo ALMA. Para tanto, serão realizadas entrevistas com os criadores, análise de material iconográfico (vídeos, fotos) e de registros escritos (manuscritos, impressos ou em sítios da internet) sobre os processos criativos e assistência a ensaios e aos espetáculos, se houver apresentações. Como desdobramento teórico, a pesquisa buscará evidenciar, na produção escrita disponível sobre teatro de rua (de âmbito acadêmico ou não), as pistas conceituais para compreender as formas possíveis de promover uma ação política na modalidade teatral em questão. Assim, será possível cotejar o discurso apresentado pelos integrantes dos coletivos pesquisados e os discursos oriundos dos textos estudados na revisão bibliográfica, identificando contradições e complementaridades.
Palavras-chave: Teatro de rua. Política. Periferia.
 

ABSTRACT
The purpose of this study is to research into the political action procedures in the street theater in studying plays of two artistic groups from the East outskirt of the City of São Paulo, namely: Aliança Libertária Meio Ambiente (ALMA Ambiental) and Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes. The outline of this research is the analysis of political action procedures used in the processes of creation and presentation of the shows A saga do Menino Diamante: uma ópera periférica, by group Dolores, and Antes que a Terra Fuja, by group ALMA. To this end, we will conduct interviews with the creators, analyze iconographic material (videos, pictures) and written records (manuscripts, printouts or websites) on the creative process and support to the rehersals and shows if any presentation takes place. As theory stemming from this research, we will aim at showing through the written material available on street theater (from an academic perspective or not) the conceptual leads to understand possible ways of promoting the political theater form in question. Therefore, it will be possible to compare the statement by the members of the groups being researched and the statements arising from the texts studied in the bibliography review, and to identify contradictions and complementarities.
Keywords: street theater. politics. outskirts.

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FORNACIARI, Christina Gontijo. Cidade em transe, corpo em trânsito: “Corpomídia” e “Corpo sem Órgãos” em Performafunk. Salvador: UFBA; doutoranda; Bolsista CNPq; Orientadora: Ivani Santana.
 

RESUMO
A presente comunicação pretende abordar a concepção e as ressonâncias conceituais do projeto “Performafunk”, contemplado com o Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2009. Ao instituir o funk carioca como ponto de partida para questões relevantes no universo contemporâneo da dança, do teatro e das epistemologias do corpo, o mencionado projeto abre questionamentos acerca das instâncias criadas pelos corpos que habitam essa manifestação cultural, sob o ponto de vista das teorias da comunicação, da antropologia, da dança e do teatro. A abordagem do trabalho passa pelo viés do “Corpo sem Órgãos”, conceito cunhado pelos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari com base em escritos de AntoninArtaud, abrangendo também as noções de “Corpomídia”, sob o olhar de Helena Katz e Christine Greiner, e o entendimento pós-moderno de movimento, dança, teatro e cognição.
Palavras chave: Corpo sem Órgãos – Corpomídia – Artes cênicas – Funk carioca
 

ABSTRACT
The present paper aims to approach the conception and the theoretical echoes of the project “Performafunk”, which was awarded with the FUNARTE Prize for Urban Theatre in 2009. As it institutes the funk carioca as a departure point for relevant issues in today’s universe of dance, theatre and the epistemologies of the body, the mentioned project opens a discussion about the instance created by those bodies inhabiting such cultural manifestation (funk carioca), under the umbrella of communication, anthropology, dance and theatre theories. The approach is done via the concept of “Body without Organs”, coined by French philosophers Gilles Deleuze and Félix Guattari based on writings of Antonin Artaud, also taking in consideration the notion of “Corpomídia”, coined by Christine Greiner and Helena Katz, and the post-modern understanding of movement, dance, theatre and cognition.
Key words: Body without Organs – Corpomídia – performing arts – funk carioca

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JÁCOME, Cecília Lauritzen. O treinamento do ator na perspectiva do teatro de rua. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas; Capes; Bolsista de Mestrado; Profª Orientadora Vera Lúcia Bertoni dos Santos; Atriz.
 

RESUMO
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o trabalho de treinamento do ator para a rua, conceituando a expressão “treinamento” segundo a concepção utilizada por Eugênio Barba. A intenção da pesquisa é de elencar quais elementos do treinamento do ator se fazem imprescindíveis para a atuação na rua, partindo da observação de um grupo específico que será escolhido durante os primeiros meses do projeto. Neste período o grupo escolhido será acompanhado no seu processo de ensaios e posteriormente de apresentações, podendo assim relacionar os elementos identificados no treinamento e seu diálogo com o público. Tentando analisar desta forma quais elementos permanecem e quais não funcionam. Outros parceiros teóricos farão parte da pesquisa como: Narciso Telles, André Carreira, LickoTurle, Gilberto Icle e Jessé Oliveira contribuindo dessa forma para o enriquecimento da pesquisa bibliográfica a ser utilizada como referencial. Acredita-se que esta pesquisa seja importante e relevante nos estudos acadêmicos atualmente, devido à escassez de material produzido e publicado, pois o Teatro de Rua ainda se configura como uma área do teatro afastada do currículo de ensino nas instituições de ensino superior.
Palavras-chave: Teatro de Rua. Ator. Treinamento.
 

ABSTRACT
This paper aims to reflect on the work of actor training to the street, conceptualizing the term “training”according to the design used by Eugenio Barba. The intention of this research is to list what elements of actor training is indispensable to make the street performance, based on the observation of a specific group will be chosen during the first months of the project. During this period the selected group will be accompanied in the process of testing and subsequent presentations, and thus can relate the elements identified in the training and its dialogue with the public. Trying to analyze what elements remain that way and what does not. Other partners will be part of theoretical research as: Narciso Telles, André Carreira, Licko Turle, Gilberto Icle Jesse Oliveira and thereby contributing to the enrichment of literature to be used as a reference. It is believed that this research is important and relevant academic studies today owing to the paucity of material produced and published as the Street Theatre also takes shape as an area of the theater away from the education curriculum in institutions of higher education.
Keywords: Street Theatre. Actor. Training
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LEMES, Renata K. S. Narrativas micropoliticas. Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas UNICAMP- IA. Mestre em Artes Cênicas. ORIENTADOR Renato Ferracini. Atriz.
 

RESUMO
O presente trabalho busca refletir sobre o teatro de rua na experiência urbana, observando como o evento teatral e os acontecimentos da cidade se interpenetram desenhando uma cartografia singular de micropolíticas doespaço urbano. O espetáculo “Amores no meio-fio”, da Companhia do Miolo, realizado na Ladeira da Memória, centro de São Paulo, percorre espaços onde o cotidiano da cidade e o teatro orientam uma possibilidade de fazer consistir o poder da vida, opondo-se ao poder sobre a vida. A reflexão aqui proposta aborda os elementos que constituem tanto a encenação quanto a materialidade elaborada pelo uso do espaço urbano, ultrapassando a relação cena/plateia e adentrando o cotidiano da cidade.
Palavras-chave: Teatro. Espaço. Urbanidade. Micropolíticas. Biopotência.

RESUMEN
El presente trabajo busca reflexionar sobre el teatro de calle en la experiencia urbana, observando como el evento teatral y los sucesos de la ciudad se interpenetran, dibujando una cartografía singular de micropolíticas del espacio urbano. El espectáculo “Amores no Meio-fio” del grupo Companhia do Miolo, realizado en la Ladeira da Memória, centro de São Paulo, recorre espacios donde el cotidiano de la ciudad y el teatro orientan una posibilidad de hacer consistir el poder de la vida, oponiéndose al poder sobre la vida. La reflexión aquí propuesta aborda los elementos que constituyen tanto la puesta en escena como la materialidad elaborada por el uso del espacio urbano, ultrapasando la relación escena/público y adentrando al cotidiano de la ciudad.
Palabras clave: Teatro, Espacio, Urbanidad, Micropoliticas, Biopotencia.

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MATE, Alexandre. A questão da acessibilidade no teatro de rua e a transformação de um local indistinto, como a artéria pública, em espaço de trocas de experiências simbólicas. São Paulo: Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”; professor doutor.
 

RESUMO
O texto busca apontar questões fundamentais acerca do conceito de acessibilidade para que o chamado teatro de rua exista e se cumpra; priorizando, questões como: acessibilidade geográfica – deslocamento da obra pela cidade; acessibilidade quanto às temáticas – contemplando tanto uma interpretação sem desvãos psicológicos e intersubjetivos quanto constituição de textos cujos pontos de vista correspondam àqueles dos sujeitos apartados do acesso aos espaços de representação fechados e acessibilidade visual, que precisa lastrear-se em alegorias.
Palavras-chave: Teatro de rua. Acessibilidade. Troca de experiência. Teatralidade popular. Teatro épico.
 

ABSTRACT
The text indicates important issues concerning the concept of accessibility for the existence of the street theater; prioritizing things such as: geographic accessibility – dislocation of the work by the city; accessibility of the subject – contemplating a interpretation of no psychological concealed spaces and also constitution of texts which the points of view correspond to those from the people deprived of access to closed spaces of representation; and visual accessibility, which needs spread allegories.
Keywords: Street theater. Accessibility. Exchange of experience. Popular theatricality. EpicTheatre.
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PAULINO, Rogério Lopes da S. & MUNIZ, Mariana Lima. Por que vocês cobrem o rosto? – Apontamentos iniciais sobre um processo de pesquisa e criação cênica num bairro antigo. Belo Horizonte: Escola de Belas Artes da UFMG; Pós-doutorando FAPEMIG & professora Adjunta.
 

RESUMO
Neste artigo pretendemos realizar alguns apontamentos iniciais sobre o projeto “Residência teatral no bairro Lagoinha: Um estudo sobre dramaturgia da improvisação a partir dos princípios cênicos das máscaras tradicionais brasileiras.” A intenção do projeto é revelar, a partir de performances de atores mascarados, as histórias e os personagens lendários deste bairro, que habitam a memória e o imaginário de seus moradores. Para isso, uma equipe de atores pesquisadores está realizando a maior parte do processo de criação dentro do próprio bairro, o que tem culminado em intervenções cênicas dramaturgicamente estruturadas a partir de improvisações, que ocorrem nas ruas, praças e casas. A intenção desse artigo é apresentar a estratégia de inserção da equipe do projeto no bairro, desde as primeiras aparições ainda sem o uso das máscaras, que se deu em janeiro deste ano, até o momento em que as máscaras foram posteriormente inseridas no mês de março. Procuraremos discutir algumas questões que têm surgido a partir das experimentações práticas, principalmente em função das intempéries e incertezas de se trabalhar num processo em que os moradores locais não são vistos como público, mas como parceiros de um jogo que se controi em cena aberta pelos diversos espaços do bairro, tanto públicos, como no caso da rua, como privados, a exemplo das residências. Este projeto integra as atividades desenvolvidas pelo LADI (Laboratório de Dramaturgia da Improvisação) do NACE.
Palavras-chave: máscara, improvisação, dramaturgia.
 

ABSTRACT
In this article we intend to make some initial notes on the project ““Residência teatral no bairro Lagoinha” The intent is to reveal, from performances of masked actors, the Stories and Legends of the neighborhood, who live in the memory and imagination of its residents. For this, a team of actors is performing most of the creative process within the neighborhood itself, which has culminated in scenic dramaturgically structured interventions from improvisations, which occur in the streets, squares and houses. The intention of this paper is to present a strategy for integrating the project team in the district since the first appearances even without the use of masks, which occurred in January this year, until the moment the masks were later incorporated in March . We discuss some issues that have arisen from the practice trials, mainly due to the weather and the uncertainties of working in a process where the locals are not seen as public but as partners in a game plan is built on an open scene for several neighborhood spaces, both public, as in the street, and private, the sample of households.
Keywords: mask, improvisation, playwriting
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SANTOS, Márcio Silveira dos. Teatro de Rua Banzeirando – Longa Jornada adentro pelos Rios da Amazônia. Porto Alegre: Grupo Teatral Manjericão. Pesquisador, Ator e Diretor. Mestre em Artes Cênicas/UFRGS. Pesquisador, Ator e diretor do Grupo Teatral Manjericão. Professor na Educação Básica do Município de São Leopoldo/RS.
 

RESUMO
A presente pesquisa foi desenvolvida durante o projeto “Banzeirando – Uma Jornada Teatral Pelos Rios da Amazônia”, no período de 19/11/2010 a 23/12/2010. Na perspectiva de reflexão acerca do trabalho das práticas de teatro de rua do Grupo Teatral Manjericão/RS em travessia pelos Rios Madeira e Amazonas, entre as cidades de Porto Velho/RO e Manaus/AM. As práticas consistiram em apresentações do espetáculo de rua O Dilema do Paciente, de Márcio Silveira dos Santos, debates e registros por meio de fotografias, filmagens e constituição de um diário de bordo e de terra. Pretendemos aqui, estabelecer conexões do fazer teatral de rua nos dias de hoje, acerca da diversidade de contextos culturais, sociais, políticos e econômicos da Região Norte do Brasil. Tendo por base de reflexão teórica as bibliografias sobre Teatro de Rua, o material produzido no projeto e os conceitos de Teatro do Oprimido de Augusto Boal e a obra Tempos Líquidos, de ZygmuntBauman.
Palavras-chave: Teatro de Rua. Práticas Teatrais. Banzeirando. Teatro do Oprimido. Tempos Líquidos.
 

ABSTRACT
Thisresearchwasdevelopedduringtheproject “Banzeirando – Uma Jornada Teatral Pelos Rios da Amazônia”, in theperiodfrom 19/11/2010 to 23/12/2010. From the perspective of reflection about the work practices of street theater in Grupo Teatral Manjericão/RS in crossing the Madeira and Amazon Rivers, between the cities of Porto Velho / RO and Manaus / AM. The practices consisted of presentations of the street spectacle O Dilema do Paciente, by Márcio Silveira dos Santos, debates and records through photos, filming and creation of a logbook and land. We intend here to establish connections to street theater today, about the diversity of cultural, social, political and economic aspects of Northern Brazil. On the basis of theoretical reflection on the bibliographies Street Theatre, the material produced in the design and the concepts of Theatre of the Oppressed by Augusto Boal and work net time of Zygmunt Bauman.
Keywords: Street Theatre. Theatre Practice. Banzeirando. Theatre of the Oppressed. Liquid Times.
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TRINDADE, Jussara. A musicalidade e a crítica teatral. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Doutoranda; CAPES 5; José da Costa Filho. Musicista e arteterapeuta.
RESUMO
O artigo pretende discutir a questão da musicalidade do espetáculo, no intuito de provocar e subsidiar uma discussão teórica a respeito da linguagem sonoro-musical como elemento da encenação cuja importância é frequentemente omitida pela crítica teatral e que, não obstante, representa um aspecto essencial para a compreensão da cena contemporânea, ao criar tensões capazes de romper a lógica da estrutura cênica convencional.
Palavras-chave: Crítica teatral. Musicalidade. Linguagem sonoro-musical.
 

ABSTRACT
The article intends to discuss the subject of the spectacle musicality, with the intention to provoke and support a theoretical discussion about the sonorous-musical language as an element of staging, which importance is frequently unconsidered by the theatre critic and yet it represents an essential aspect that enables the comprehension of contemporary scene, as it creates tensions capable of breaking the logic of the conventional scene structure.
Keywords: Theatricalcritics. Musicality. Sonorous-musical language.
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TURLE, Licko. Arte Pública: a intervenção do Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre no Parque Brique da Redenção. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Doutorando; José Luiz Ligiero Coelho. Ator, diretor e professor.
 

RESUMO
A comunicação pretende descrever e analisar a intervenção urbana do Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre, RS, edição 2011, no parque público Brique da Redenção e o seu efeito político-educativo para a comunidade portoalegrense, através da apresentação seqüencial de dez espetáculos teatrais de grupos diferentes em um só dia, contribuindo para o desenvolvimento do conceito de Arte Pública.
Palavras-chave: Arte Pública. Teatro de Rua. Democracia.
 

RESUMEM
La comunicacón pretende describir y analizarlaintervención urbana del Festival de Teatro Callejero de laciudad de Porto Alegre, RS, edición 2011, em el parque público Brique de La Redención y suyoefecto político-educativo para lapoblaciónportoalegrense, través de larepresentaciónsecuencial de diezpresentacionesteatrales de grupos distintos en um solo dia, contribuindo para eldesarollodel concepto de la Arte Pública.
Palabras-llave: Arte Pública, Teatro Callejro, Democrácia
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