Teatro Brasileiro 

ARAÚJO, Gessé Almeida. O estudo de caso como estratégia metodológica para a pesquisa historiográfica do(s) Teatro(s) Brasileiro(s). Salvador: Universidade Federal da Bahia; Programa de pós-graduação em Artes Cênicas; Doutorando; Professora orientadora: Eliene Benício Amâncio Costa. Professor e ator.

Pesquisa em Artes Cênicas. Estudo de caso. Epistemologia. Teatro brasileiro. Artes do espetáculo.

Na presente proposta de comunicação pretendo refletir acerca da utilização do método do Estudo de caso na pesquisa historiográfica do(s) teatro(s) brasileiro(s). Para tanto, terei como mote investigativo as reflexões iniciais promovidas em minha pesquisa de doutorado cujo objeto é a relação estabelecida entre a censura teatral e a dramaturgia do autor santista Plínio Marcos (1935 – 1999) durante os anos de 1960. Partindo dos dados recolhidos até aqui, pretendo me ater à questões ligadas: 1) à relevância do referido procedimento de investigação como ferramenta metodológica; 2) estratégias características do método; 3) possíveis limitações e desdobramentos aplicados à natureza das pesquisas no mencionado campo, além de vislumbrar sua contribuição para o fortalecimento da fortuna crítica em torno do(s) teatro(s) brasileiro(s) e sua historiografia.

Recherche en Arts Sceniques. Étude de cas. Épistémologie. Théâtre brésilien. Arts des spectacles.

Dans cette communication, je propose de réfléchir sur l'utilisation de la méthode d'Étude de cas dans la recherche historique des (s) théâtre(s) Brésilien(s). Pour ce faire, je vais avoir comme thème les premières réflexions promus dans ma recherche de doctorat dont l'objet est la relation entre la censure et la dramaturgie théâtrale auteur Plínio Marcos (1935 - 1999) dans les années 1960. Basé sur les données recueillies à ce jour, j'ai l'intention de s'en tenir aux questions: 1) la pertinence de cette procédure d'enquête comme un outil méthodologique, 2) les stratégies caractéristiques de la méthode; 3) les limitations et les développements possibles appliquées à la nature de la recherche dans le domaine mentionné, au-delà de remarquer leur contribution au renforcement de la critique autour de(s) théâtre(s) brésilien(s) et son historiographie.

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AZEVEDO, Louise de Lemos. Gonzaga ou a Revolução de Minas: a política abolicionista entre o drama romântico e o melodrama. Rio de Janeiro: UNIRIO; capes; mestrado.
Resumo
O trabalho tem o objetivo de ler a peça Gonzaga ou a Revolução de Minas do poeta romântico Castro Alves, considerando o melodrama e o drama romântico como parâmetros estéticos que dominam a escrita dramatúrgica. Pretende ainda observar as construções ideológicas e análises sociais propostas pelo texto a partir da concepção das personagens e da elaboração da intriga, que articulam características de ambos os gêneros. Sem perder de vista que se trata de um texto de temática histórica, ele intenciona perceber a maneira pela qual a dramaturgia ficcionaliza os fatos reais e em que medida aparecem pensamentos próprios à ideologia política e estética do autor e de seu tempo. A leitura das personagens focaliza principalmente a construção do herói como figura histórica no esquema melodramático e a aparição do herói romântico em acordo com a política abolicionista do texto.
Palavras-chave: dramaturgia brasileira. Drama histórico. Romantismo.
Abstract
This work has the goal of read the play Gonzaga ou a Revolução de Minas by the romantic poet Castro Alves, considering melodrama and romantic drama as aesthetics parameters of the play writing. It intend to observe the ideological production and social analysis presents on the text whereas the elaboration of the characters and the plot that is formed by the articulation of the two genres. In addition, considering that is a historical drama, it intent to perceive how the real facts are fictionalized and how it appears the ideological and aesthetics thinks of the author and his period. The reading of the characters focalize mainly the construction of the hero as a historical figure in the melodramatic scheme and the presence of romantic hero according to abolition politics present in text.
Key Words: Brazilian dramaturgy. Historical drama. Romanticism.
Résumé
Ce travail met en lumière la pièce Gonzaga ou a Revolução de Minas du poète romantique Castro Alves, considerant le mélodrame et le drame romantique comme paramètres esthétiques qui dominent l'écriture dramaturgique. On pretend aussi observer les constructions idéologiques et les analyses sociaux proposées par le texte à partir de la conception des personnages et de l'élaboration de l'intrigue, qui se devéloppent en articulant les caractéristiques de l'un et l'autre genres. Il s'agit d'un texte qui traite un thème historique qui montre la manière dans laquelle la dramaturgie fictionalise les faits réèls et de quelle façon apparaisse l'idéologie politique et esthétique de l'auteur et de son temps. La lecture proposée ici se concentre principallement sur la construction du héros comme personnage historique dans le schéma mélodramatique et l'apparition du héros romantique selon la politique abolitionniste présente dans le texte.
Mots clés : dramaturgie brasilién. Drame historique. Romantisme

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JANNUZZELLI, Fernanda. A teatralidade circense e o circo-teatro. Campinas: Unicamp; Fapesp; Mestrado em Artes da Cena; Orientador Professor Doutor Mario Alberto de Santana. Atriz e palhaça.

RESUMO
Este estudo visa investigar a relação existente entre a teatralidade circense e a configuração estética do circo-teatro. Considerando a noção de teatralidade como anterior à de teatro e como fruto de uma percepção estética inerente aos seres humanos, afirma-se que a teatralidade está presente no circo moderno desde o seu surgimento no século XVIII. A partir do momento em que Philip Astley incorporou ao espetáculo equestre – também apresentado por outras companhias – artistas mambembes que se apresentavam há centenas de anos nas feiras e ruas, a produção da teatralidade que fazia parte da formação destes artistas passou a integrar também o cerne do espetáculo circense. Desse modo, o circo-teatro não deve ser visto como uma manifestação isolada de extrema teatralidade, e sim como um desdobramento da teatralidade presente em todos os elementos que compunham o espetáculo circense. Esta investigação baseia-se principalmente nos recentes estudos desenvolvidos por Ermínia Silva, que vieram a relativizar a bibliografia, muitas vezes esquemática, anteriormente desenvolvida sobre este campo de conhecimento agregador de múltiplas linguagens e culturas.
Palavras-chave: Circo. Teatralidade. Circo-teatro.

ABSTRACT
This study pretends to investigate the existing relation between the circus theatricality and the esthetics of drama-circus. Considering the idea of theatricality as prior to the theater's and as a result of an aesthetic perception inherent to human beings, we can state that theatricality is in the modern circus since its beginning in the eighteenth century. As Philip Astley incorporated to the esquestrian show – also presented by other companies – travelling artists who used to present for centuries in fairs and streets, the theatricality production, which was part of the training of such artists, also became part of the core of circus’s shows. Therefore, drama-circus should not be seen as an isolated manifestation with high degree of theatricality, but as a development of the theatricality present in all elements that composed the circus's spectales. This investigation is based mainly in recent studies undertaken by Ermínia Silva, which came to question the bibliography, often schematic, priorly done over this knowledge field that unites multiple languages and cultures.
Keywords: Circus. Theater. Drama-circus.

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MACIEL, Paulo Marcos Cardoso. Relações cruzadas da história com a cena contemporânea em duas escritas da liberdade. Rio de Janeiro: UNIRIO; CNPQ; bolsista pós-doutorando.
RESUMO
A partir da discussão sobre o real na arte (FOSTER, 2001; DANTO, 2006, 2010; MAMMI, 2012), particularmente no teatro ou nas artes cênicas (SANCHEZ, 2007; DA COSTA, 2009; FERNANDES, 2009) a comunicação tem por objetivo delimitar em meio ao debate um território crítico dos lugares reservados a história no âmbito da produção e ou da criação cênica contemporânea (LEHMANN, 2007; DA COSTA, 2009; FERNANDES, 2010; SARRAZAC, 2012,2013; PAVIS, 2010) e o seu desdobramento, posto pela teoria da arte (CAUQUELIN, 2005; BELTING, 2012; DIDI-HUBERMAN, 2013; NAGEL & WOOD, 2012), para a história/historiografia do teatro e ou da cena; na interface dessa reflexão sobre os limites e os possíveis lugares da história (NIETZSCHE, 2005; FOUCAULT, 1992) a relação nem sempre evidenciada de seu dialogo com a historiografia mais geral (BRAUDEL, 2007; FARGE, 2011; HARTOG, 2011; VEYNE, 2008; CERTEAU, 2011; RANCIÈRE, 1994). Trata-se de trabalhar um modo comparativo de aferição analítica entre as escritas cênicas e as formulas historiográficas nessa dimensão cruzada situar a abordagem de A negra felicidade (2012), de Moacir Chaves e a Companhia Alfandega 88 e A chegança do almirante negro na Pequena África (2011), de Ligia Veiga e a Grande Companhia de Mysterios e Novidades.
Palavras-chaves: teatro contemporâneo. história e historiografia do teatro. o real na arte e na cena.
ABSTRACT
From the discussion on the Real in the art, (FOSTER, 2001; DANTO, 2006, 2010; MAMMI, 2012) particularly in the theater or arts scene (SANCHEZ, 2007; DA COSTA, 2009; FERNANDES, 2009), communication aims to delineate amid debate a territory of the seats reserved for critical history in the production and creation of contemporary scenic (LEHMANN, 2007; DA COSTA, 2009; FERNANDES, 2010; SARRAZAC, 2012,2013; PAVIS, 2010) and its deployment, since the theory of art (CAUQUELIN, 2005; BELTING, 2012; DIDI-HUBERMAN, 2013; NAGEL & WOOD, 2012) for history / historiography and theater or scene; interface in this reflection on the limits and possible places of history (NIETZSCHE, 2005; FOUCAULT, 1992) the relationship is not always evident in his dialogue with the more generally historiography. It is a way of working comparative benchmarking analytical between the written and scenic formulas historiographical within this dimension crusade situate the approach the A Negra Felicidade (2012), for Moacir Chaves and the Companhia Alfandega 88, also A Chegança do Almirante Negro na Pequena África (2011), for Ligia Veiga and the Grande Companhia de Mysterios e Novidades.
Keywords: contemporary theater, theater history and historiography, the real art and scene

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OLIVEIRA, Luciano. Breve Histórico do Giramundo Teatro de Bonecos. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina; Doutorado; Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro. Diretor, ator, professor e produtor de Teatro.

Escola Giramundo. Museu Giramundo. Teatro Giramundo. Beatriz Apocalypse. Marcos Malafaia.

Esse artigo é um subitem do primeiro capítulo da dissertação Representações Culturais no Giramundo Teatro de Bonecos: um olhar de Brincante sobre os textos, personagens e trilhas sonoras de Um Baú de Fundo Fundo, Cobra Norato e Os Orixás; defendida, em 2010, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O Giramundo, importante grupo brasileiro de Teatro de Animação, foi fundado no final da década de 1960, na cidade de Lagoa Santa, Minas Gerais, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Teresinha Veloso e Maria Vivacqua Martins e também professores da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde 1976, o grupo encontra-se sediado em Belo Horizonte. Com 44 anos de existência, já montou 36 espetáculos, destacando-se, dentre outros, o Cobra Norato (1979), espetáculo ganhador de vários prêmios e que representou o Brasil em inúmeros festivais internacionais de teatro.

School Giramundo. Museum Giramundo. Theatre Giramundo. Beatriz Apocalypse. Marcos Malafaia.

This article is a subitem of the first chapter of the dissertation “Representações Culturais no Giramundo Teatro de Bonecos: um olhar de Brincante sobre os textos, personagens e trilhas sonoras de Um Baú de Fundo Fundo, Cobra Norato e Os Orixás”; defended, in 2010, at the “Universidade do Estado de Santa Catarina”. The “Giramundo”, a important Brazilian group of Animation Theater, created in the late 1960s, in Lagoa Santa city, Minas Gerais state, by plastic artists Álvaro Apocalypse, Teresinha Veloso and Maria Vivacqua Martins and also professors of the School of Fine Arts of “Universidade Federal de Minas Gerais” (UFMG). Since 1976, the group is headquartered in Belo Horizonte city. With 44 years of existence, has already set up 36 spectacles, highlighting, among others, the “Cobra Norato” (1979), spectacle that won numerous awards and represented Brazil in several international theater festivals.
Keywords: contemporary theater, theater history and historiography, the real art and scene

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PALHANO, Romualdo Rodrigues. Theatro Municipal de Piancó. Macapá - AP: Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Instituição de vínculo atual: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP; função: Professor dedicação exclusiva desde o ano de 1995.

Teatro. História. Cultura. Sociedade. Piancó. Coluna Prestes.

Esta pesquisa analisa e revela a história social do Theatro Municipal de Piancó que foi inaugurado pelo Coronel Tiburtino Leite Ferreira em 1893, final do século XIX e incendiado em 09 de fevereiro de 1926 pela Coluna Prestes. Fundamenta e caracteriza a fundação do Theatro Municipal de Piancó, cidade localizada no alto sertão paraibano. Particularmente, este teatro foi ponto de convergência de espetáculos de Estados da região como: Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Pernambuco. Esses Estados Nordestinos ao longo do tempo se unem no alto sertão, nessa área geográfica estritamente seca e geralmente ignorada pelas elites dominantes. O teatro na Paraíba reflete uma perspectiva histórico-social e esta pesquisa investiga os fatores que influenciaram o surgimento e o desenvolvimento dessa arte no alto sertão da província, em função da descoberta da existência do Theatro Municipal de Piancó. Com base nos fundamentos teóricos de Norbert Elias e de Roger Chartier, foram feitos levantamentos arquivísticos e de campo que permitiram acompanhar a sociogênese deste teatro centrado no alto sertão do Estado da Paraíba.

Théâtre. Histoire. Culture. Société. Piancó. Colune Prestes.

Cette recherce fait une analyse qui révèle l’histoire sociale du Théâtre Municipal de Piancó que a été inaugurée par Monsieur Coronel Tiburtino Leite Ferreira en 1893, fin de siécle XIX et incendiée en 9 de février de 1926 par la Colune Prestes. Il fundamenta et caracterise la fundation del Theatro Municipal de Piancó, ville localisée dans l’haute serton paraibaine. Particularmente cette théâtre a été point convergent des espectacles des États de la région come: Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí et Pernambuco. Cette états nordestinos au long de temps sont unies dans l’haute serton, dans cette area geografique estritriment séc et generalmente ignorée par les elites dominantes. Le théâtre du Paraíba traduit une perspective historique-sociale et cette recherce a cherché les éléments qui ont influencé le développement de cet art dans l’ haute serton de la province par rapport à la découverte de l´existence d’el Theatro Municipal de Piancó. Avec l´aide des théories de Norbert Elias et de Roger Chartier, on a realisé des recherches aux archives et sur le terrain qui ont permis accompagner la sociogenèse de ce théâtre centrée dans l’haute serton de l’État de Paraíba.

PINTO, Maria Emília Tortorella Nogueira. Os aspectos trágicos da peça Na Carrêra do Divino, de Carlos Alberto Soffredini. Campinas: UNICAMP; mestranda; Professora Doutora Larissa de Oliveira Neves Catalão; FAPESP. Atriz e acróbata.

RESUMO
O presente trabalho pretende empreender uma investigação acerca dos aspectos trágicos da peça Na Carrêra do Divino, de Carlos Alberto Soffredini (1939 – 2001), escrita entre os anos de 1978 e 1979. Para a criação da peça Soffredini estudou o caipira a partir de obras antropológicas, sociológicas e linguísticas. Entretanto, a obra dramatúrgica resultante destes estudos não procurou ser um registro narrativo das tradições do universo caipira. Mais profundo, o texto constrói-se a partir do conflito altamente destrutivo que as relações capitalistas trouxeram para o trabalhador rural. Dessa maneira, as histórias folclóricas e as superstições do universo caipira potencializam o sentido trágico do desfecho da peça, que é o êxodo da família de Nhô Jeca do campo para a cidade: no contexto urbano suas tradições não poderão perpetuarem-se e, quiçá, eles mesmo não conseguirão sobreviver. Este trabalho pretende investigar, sob a luz da tragédia, a trajetória do protagonista até seu aniquilamento.

Palavras-chave: Carlos Alberto Soffredini. Na Carrêra do Divino. Tragédia Moderna.

RÉSUMÉ
Ce travail a l’intention d’entreprendre une recherche sur les aspects tragiques de la pièce Na Carrêra do Divino, de Carlos Alberto Soffredini (1939 – 2001), écrite entre 1978 et 1979. Pour la création de la pièce Soffredini a étudié le paysan basé sur des travaux anthropologique, sociologique et linguistique. Cependant, l’oeuvre dramaturgique resultant de ces études n’a pas cherché d’être un enregistrement narrative des traditions de l’univers du paysan. Plus profond, le texte est construit à partir du conflit tellement destructif que les relations capitalistes ont portées à le travailleur rural. Ainsi, le folklore et les supertitions de l’univers du paysan intensifient le sens tragique de l’issue de la pièce, que est l’exode de la famille de “Nhô Jeca” de la campagne à le centre urbain : dans le contexte urbaine ses traditions ne pourront pas se perpétuer, et peut-être eux même ne pourront pas survivre. Ce travail se propose à investiguer, à la lumière de la tragédie, le chemin du protagoniste jusqu’au son anéantissement.

Mots clés: Carlos Alberto Soffredini. Na Carrêra do Divino. Tragédie Moderne.

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RESENDE, Flávia Almeida Vieira. Imagem, memória e política em Bom Retiro – 958 metros, do Teatro da Vertigem. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. UFMG, Doutoranda, Sara del Carmen Rojo de La Rosa. Atriz.

RESUMO

O presente trabalho propõe uma análise da peça “Bom Retiro – 958 metros” (2012), do Teatro da Vertigem, sob uma perspectiva das teorias da imagem (sobretudo de Georges Didi-Huberman e Jacques Rancière) e da memória em performance (Diana Taylor, Ileana Dieguez). A peça é tomada neste artigo como um exemplo de um fazer teatral político atual, que não estabelece uma defesa ideológica, mas instaura um espaço de experiência diferenciado, em um lugar concreto da cidade de São Paulo – o bairro do Bom Retiro. Na peça, o público é conduzido pelas ruas do bairro, numa caminhada de exatos 958 metros, na qual se depara com cenas e imagens que trazem à tona a história de imigração do bairro e o contexto atual vivenciado no local. Nesse sentido, o Teatro da Vertigem evidencia a convivência e o embate entre diferentes temporalidades e espaços geográficos e culturais presentes no bairro, por meio de suas construções arquitetônicas, de personagens típicos e das intensas e contraditórias relações de consumo, propondo um direcionamento crítico do olhar do espectador sobre esses espaços.

Palavras-chave: Teatro Político. Imagem. Memória. Teatro da Vertigem. Bom Retiro.

ABSTRACT

This paper proposes an analysis of the play Bom Retiro - 958 metros (2012), of Teatro da Vertigem, from a perspective of the theories of image (especially Georges Didi-Huberman and Jacques Rancière) and memory in performance (Diana Taylor, Ileana Dieguez). This play is an example of current political theater, which does not establish an ideological defense, but introduces a differentiated space of experience, in a specific place in the city of São Paulo - the neighborhood of Bom Retiro. In the play, the audience is led through the streets, through a walk of exactly 958 meters, in which they are faced with scenes and images that bring out the immigration history of the neighborhood and the current context experienced on this site. In this sense, Teatro da Vertigem shows the coexistence and conflict between different temporalities and geographical and cultural spaces presents in the neighborhood, through its architectural buildings, its typical characters and its intense and contradictory consumer relations, proposing to the spectator a critical look on these spaces.

Key-words: Political Theater. Image. Memory. Teatro da Vertigem. Bom Retiro.

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SAITO, Nádia; MATSUDA, Juliana Miyuki. Panorama do espaço teatral na metrópole: uma abordagem para o Arquivo Histórico de São Paulo. São Paulo: Universidade de São Paulo; pesquisadoras bolsistas FAPESP.
Pesquisadora bolsista da FAPESP: (temporariamente suspensa e substituída por bolsa de mestrado FAPESP), realizando mestrado: MATSUDA, Juliana Miyuki. Relações entre o Oriente e o Ocidente: as influências orientais, com enfoque no Japão, aplicadas no trabalho de Ariane Mnouchkine. São Paulo: Universidade de São Paulo.

RESUMO

Apresenta-se neste artigo um diagnóstico do Arquivo Histórico de São Paulo e possibilidades para a investigação do tema dos espaços teatrais paulistas. Um levantamento inicial dos registros documentais já foi apresentado no ano anterior a fim de abordar o espaço cênico a partir de sua base mais concreta e material, os edifícios teatrais, e sua função na construção da metrópole. Em vista disso, objetiva-se analisar quais eram esses espaços, a partir de perspectivas que levem em conta a relação dos teatros com a cidade e o modo estes espaços cênicos se organizavam internamente. Analisaremos como estes espaços, cujas construções se intensificaram a partir de 1906, colaboraram com a formação da cidade de São Paulo e suas relações com os cinemas. O extenso recorte, 1850 a 1930, nos permitiu ter uma percepção abrangente do processo histórico. Ressalta-se que a coleta da documentação é parte constitutiva do projeto Inventário da Cena Paulistana do Laboratório de Informação e Memória do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo. Estudar o teatro a partir da relação com a esfera pública produz um olhar capaz de delinear a transformação das práticas teatrais e de revelar sua forma de institucionalização.
Palavras-chave: Teatro. São Paulo. Arquivo Histórico de São Paulo. Metrópole.
Keywords: Theatre. São Paulo. Historical Archives of São Paulo. Metropolis.
Mots clés: Théâtre. São Paulo. Archives Historiques de São Paulo. Metropolis.

SANTANA, Tássio Ferreira. Revolta e Protesto: o repertório de “A Barca” no projeto de Martim Gonçalves. Salvador: Universidade Federal da Bahia; Mestrando em Artes Cênicas; Professor Orientador Dr. Raimundo Matos de Leão; Diretor e Dramaturgo.


RESUMO

A modernidade no teatro baiano se estabelece com a inauguração da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (inaugurada oficialmente em 1958) – primeira do Brasil vinculada a uma universidade. O presente trabalho se dedica a analisar, do ponto de vista da dramaturgia e historiografia, o repertório da Companhia “A Barca”, criada por Martim Gonçalves. A partir da referida análise (no recorte temporal de 1958 a 1961) é possível o estabelecer relação entre o conceito de Teatro de Protesto de Robert Brustein (1967), e o repertório em questão. Através dos escritos de Brustein, é possível relacionar que o estado social desse homem moderno desarmado, derrotado, desacreditado, muitas vezes buscando ser Deus, aparecerá nutrindo as obras dramáticas modernas. Martim Gonçalves era uma artista de seu tempo e estará atualizado com a dramaturgia moderna. Entre 1956 a 1961, Martim Gonçalves encena 24 espetáculos, construindo um repertório eclético e moderno. Duas peças em especial, “Calígula”, de Albert Camus e “A Ópera dos Três Tostões, de Bertolt Brecht, serão analisadas com maior atenção, porque representam a sumidade do repertório de protesto, encenadas em momentos estratégicos, nos quais a pressão política contra o trabalho e persona de Martim Gonçalves se acirravam.


Palavras-Chave: Repertório; Modernidade; História; Protesto; Dramaturgia.




ABSTRACT

Modernity in Bahia’s theater is established with the opening of the Theatre School of the Federal University of Bahia (officially opened in 1958) - the first in Brazil linked to a university. This work is dedicated to analyze, from the point of view of the theater and historiography, the Directory of Company "A Barca" created by Martim Gonçalves. From the above analysis (in the time frame from 1958 to 1961) it is possible to establish the relationship between the concept of Theatre of Protest Robert Brustein (1967), and the repertoire in question. By Brustein's writings, it is possible to relate the social state that modern man disarmed, defeated, discredited, often seeking to be God appears nourishing the modern dramatic works. Martim Gonçalves was an artist of his time and will be updated with the modern drama. Between 1956 to 1961, Martim Gonçalves staged 24 performances, building a modern and eclectic repertoire. Two pieces in particular, "Caligula" by Albert Camus and "The Three Pennies Ópera, Bertolt Brecht, will be analyzed more carefully, because they represent the genius of the repertoire of protest, staged at strategic moments in which political pressure against the work and persona of Martim Gonçalves becoming aggravated.

Keywords: Repertoire; Modernity, History, Protest, Dramaturgy.

SILVA, Charles Roberto. Teatro e Imprensa no XIX: aspectos do comentário teatral nos jornais da Corte. São Paulo: Departamento de Artes Cênicas / ECA / USP; Doutorando; Orientadora: Profa. Dra. Elizabeth F. C. Ribeiro Azevedo.

Resumo
O processo de independência brasileira junto a consolidação dos ideais de livre imprensa no país criou uma atmosfera convidativa para que os homens de letras circulassem suas ideias. A partir da segunda metade dos anos vinte, do século XIX, os assuntos teatrais começaram a ganharam visibilidade nas páginas dos matutinos que circulavam na capital do Império. Aos poucos a imprensa diária se transformou na grande tribuna para o debate sobre a questão teatral no Brasil. O presente artigo procura apresentar como algumas ideias sobre teatro no Brasil foram construídas nas páginas dos jornais que circulavam na corte, além de apresentar os principais agentes do debate teatral na imprensa no período.
Palavras chave: imprensa; comentário teatral; homens de letras; teatro; Império brasileiro; século XIX

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TOLEDO, Paulo V. Bio. Impasses de um teatro periférico: as reflexões de Oduvaldo Vianna Filho sobre o teatro no Brasil entre 1958 e 1974. São Paulo: ECA-USP; dissertação de mestrado recém-concluída; orientação: Prof. Dr. Sérgio de Carvalho. Dramaturgo e pesquisador.

Resumo

O trabalho busca interpretar as reflexões teóricas de Oduvaldo Vianna Filho sobre teatro e engajamento entre 1958 e 1974 à luz do desenrolar da história do país e dos volteios no desenvolvimento da cultura naquele período. Vianinha, além de participar ativamente de momentos-chave da história do teatro brasileiro, como o Teatro de Arena, o CPC da UNE e o Grupo Opinião, tem uma significativa produção reflexiva sobre este desenvolvimento do teatro dito participante. Vianna passou a vida neste vaivém entre uma atuação prática, de comprometimento inigualável, e a simultânea especulação sobre o que via e sobre o que fazia. O material fraturado que resulta de seu trabalho reflexivo é o objeto central deste estudo. Por meio da análise de dois artigos exemplares do pensamento do autor, a saber, Do Arena ao CPC e Um pouco de pessedismo não faz mal a ninguém, escritos em períodos absolutamente distintos, 1962 e 1968, respectivamente, separados pela bruta ruptura de 1964, o trabalho tenta observar a oscilação característica das ideias de Vianna como parte do desenvolvimento truncado e conservador do Brasil.

Palavras-chave: Teatro Brasileiro; Vianinha; Teatro de Arena; CPC; Grupo Opinião

Abstract

The study aims to interpret the theoretical reflections of Oduvaldo Vianna Filho about theater and engagement between 1958 and 1974 in the light of the progress of the country's history and the spins in the development of culture in that period. Vianinha, besides actively participating in key moments in the history of Brazilian theater, such as Teatro de Arena (Arena Theatre), the CPC (Popular Centre of Culture) of UNE (National Students Union) and Grupo Opinião (Group Opinion), also has a significant reflexive production on the development of the so called participant theater. Vianna went on to this life shuttling between a performance practice, of unmatched commitment, and simultaneous speculation about what he saw and what he did. This fractured material resulting from his reflective work is the object of this study. Through the analysis of two exemplary articles of the author's thought, namely, Do Arena ao CPC (From Arena to CPC) and Um pouco de pessedismo não faz mal a ninguém (A little pessedismo does not hurt anyone), written in two completely different periods, 1962 and 1968, respectively, separated by the gross disruption of 1964, this work attempts to observe the oscillation characteristic of Vianna’s ideas as part of the truncated and conservative development of Brazil.

Keywords: Brazilian Theater; Vianinha; Teatro de Arena (Arena Theater); CPC (Popular Centre of Culture); Grupo Opinião (Opinion Group)