Pedagogia das Artes Cênicas

 
ANTONELLO, Carla Medianeira. Teatralidade e Performatividade na Investigação Cênica da Peça O Feio. Maceió: Escola Técnica de Artes/Universidade Federal de Alagoas. Professora Assistente, UFAL. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, UFBA.

O feio: Teatralidades: Performatividade

Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com um grupo de alunos do Curso Técnico de Teatro, no primeiro semestre de 2013. O texto escolhido foi O Feio de Marius von Mayenburg (2009). O processo de trabalho permitiu realizar uma investigação sobre as teatralidades contemporâneas e as perfomatividades, pois a originalidade da organização textual enfatizou questões relacionadas à existência humana na sociedade de consumo. A temática da peça versa sobre os padrões de beleza requeridos pela sociedade do espetáculo (DEBORD, 1997). A construção do exercício cênico efetivou-se pela compreensão do texto dramático, na extração dos principais conflitos instalados, a partir disso identificaram-se as teatralidades e performatividades contidas na peça. Diante dessas considerações, o trabalho desenvolveu-se numa dinâmica em que se pautou em trazer a cena um diálogo nesse viés de conhecimento. O processo de criação instigou o grupo de alunos a pesquisar e a experimentar as diversas possibilidades na construção de cenas inusitadas, no sentido de se perceber e compreender a cena teatral na contemporaneidade. Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com um grupo de alunos do Curso Técnico

The ugly: Theatricalities: Performativity.

"SUMMARY
This paper presents a survey of a group of students of the Technical Theatre course, in the first semester of 2013. The chosen text was The Ugly by Marius von Mayenburg (2009). The work process allowed for an investigation of contemporary theatricality and performativity because the originality of the textual organization emphasized issues related to human existence in the consumer society. The play is about the beauty standards required by the Society of the Spectacle (Debord, 1997). The construction of the performing exercise was accomplished by understanding the dramatic text, extracting the main conflicts installed, and from that identifying the theatricalities and performativities contained in the play. Given these considerations, the work developed into dynamics based on bringing to the act a dialog following that bias of knowledge. The creation process urged the group of students to research and experiment with the various possibilities for the construction of unusual scenes, in order to perceive and understand the contemporary theater scene."

 

AQUINO, Rita. Experiências estéticas como experiências formativas: observações preliminares a respeito da primeira fase de implementação do projeto Mediação FIAC - Programa de Formação em Artes Cênicas, em Salvador. Salvador: Universidade Federal da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas; Doutorado; Bolsista CAPES DS; Orientadora: Profa. Dra. Denise Coutinho. Artista da dança e educadora.

RESUMO

Este artigo discute experiências estéticas em artes cênicas enquanto experiências de formação junto a públicos não-especializados, no sentido do desenvolvimento da sensibilidade, do senso crítico e da capacidade de articular narrativas. O estudo relata a primeira fase de implementação do projeto Mediação FIAC: Programa de Formação em Artes Cênicas, conjunto de atividades artísticas e educativas de mediação cultural destinado a educadores e estudantes da rede pública de ensino, ONGs e associações comunitárias de Salvador ao longo de sete meses. Observações preliminares dos resultados iniciais do programa são discutidas considerando autores como Jorge Larrosa Bondía, Jacques Rancière e Pierre Bourdieu como referência. O trabalho indica que o reconhecimento da arte como parte da formação pode ser um importante fator em direção a uma transformação não apenas cultural mas também social.

Palavras-chave: Artes Cênicas. Formação. Mediação Cultural. Experiência estética.

ABSTRACT

This paper discusses aesthetic experiences in the performing arts as education experiences for non-specialized audiences, towards developing of sensibility, critical sense and capacity to articulate narratives. The study reports the first implementation phase of project Mediação FIAC: Programa de Formação em Artes Cênicas, a set of artistic and pedagogical activities of cultural mediation intended for educators and students of public schools, non-governmental organizations and communitarian associations of Salvador along seven months. Preliminary observations on program’s initials results are discussed considering authors as Jorge Larrosa Bondía, Jacques Rancière and Pierre Bourdieu as references. The work indicates that the recognition of art as part of education can be an important factor toward a transformation not just cultural but also social.

Keywords: Performing Arts. Education. Cultural Mediation. Aesthetic experience.

BARRETO, Cristiane S. Uma pedagogia para o olhar criativo: o público como quinto criador da cena. Salvador: PPGAC-UFBA; Estudante de doutorado; Bolsista CAPES; Professor orientador: Luis Claúdio Cajáiba Soares; Encenadora, professora de Teatro e dramaturga.

Experimento, formação, Espectador, Criação, Colaborativo.

Este texto apresenta o trajeto inicial da pesquisa de doutorado de caráter teórico-prático, realizada no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal do Estado da Bahia. Pretende-se observar a possibilidade de formação do espectador criativo a partir do experimento O quinto criador: o público. O referido experimento teve sua primeira etapa realizada em outubro de 2012, no Teatro Vila Velha, na cidade de Salvador. A expectativa é desenvolver novos experimentos e a cada etapa avaliar o formato e, como tem aspecto experimental, portanto, flexível, fazer modificações para que sejam adequados aos novos contextos e analisar as implicações que surjam durante os processos.

Experiment, Training, Spectator, Creation, Collaborative

This text presents the initial path of the doctoral research of theoretical-practical purpose, held at the Postgraduate Program in Performing Arts, Federal University of Bahia, Brazil. It is intended to look at the possibility of formation of creative spectator from the experiment The fifth creator: the public. This experiment had its first stage held in October 2012, in Vila Velha Theater in the city of Salvador. The expectation is to develop new experiments and each step to evaluate the format and, as has experimental aspect, therefore, flexible, make modifications to that are appropriate to new contexts and analyze the implications that arise during the processes.

 

BONIFÁCIO, Camila. Teatro do Oprimido e as questões de gênero: reverberações de uma prática com juventude. Salvador: PPGAC/UFBA, Mestrado; Célida Salume. Atriz, professora e supervisora PIBIB.

RESUMO

Este texto busca de certo modo, compreensões diante do caminho que pode ser trilhado entre o teatro e questões sociais como as de gênero. Para além do desenvolvimento cognitivo, uma educação interdisciplinar e cultural, se estabelece enquanto base diante do que vem a ser proposto, através da prática teatral para uma juventude que necessita exercitar o seu protagonismo juvenil. Coube nesta análise não simplesmente questionar a importância do ensino do teatro, mas trazer reflexões das ações práticas realizadas através do Teatro do Oprimido, que por si mostraram como o mesmo se faz importante ao individuo dentro e fora da sala de aula, a partir dos movimentos criativos e transformadores que ele pode provocar. Agir diretamente na maneira como ocorre o diálogo entre os seres humanos que interagem cotidianamente, e perceber como estas interações se estabelece de modo criativo a partir dos estímulos trazidos no teatro em sala de aula. Assim, a ação prática desenvolvida que subsidia este trabalho, permitiu compreender de que maneira os métodos que foram propostos abriram espaço para que questões de gênero fossem compreendidas, discutidas e repensadas também no ambiente de prática teatral.

PALAVRAS-CHAVE: Teatro – Gênero – Juventude

ABSTRACT

This text seeks to somehow understandings on the way that can be traveled between theater and social issues such as gender. In addition to cognitive development, interdisciplinary education and cultural, is established as a basis before coming to be proposed by practicing theater for young people who need to exercise their youth leadership. Fit this analysis does not simply question the importance of teaching theater, but bring reflections of practical actions performed by Theatre of the Oppressed, which itself showed as the same becomes important to the individual in and out of the classroom, from the movements creative and processors that it can cause. Act directly in the way the dialogue occurs between humans who interact daily, and realize how these interactions is established so creative from the stimulus brought the theater into the classroom. Thus, practical action developed which subsidizes this work allows us to understand how the methods that have been proposed have opened space for gender issues were understood, discussed and reconsidered also the environment of theatrical practice.

KEYWORDS: Theatre – Gender – Youth

CAFÉ, Ângela Barcellos. Uma pedagogia do Contadores de histórias. Brasília: UnB. Doutorado; UnB. Orientadora: Luciana Hartmann.

RESUMO
A sistematização de uma pedagogia para a formação do contador de histórias contemporâneo é a proposta de estudos de minha tese de doutorado, em construção, apresentada neste artigo. O problema formulado para a investigação questiona a necessidade de formação, tão procurada hoje, uma vez que o contador de histórias sempre existiu em espaços, tempos e culturas diferentes. Diante do ponto de vista de que: somos todos contadores, pois todos de alguma forma comunicamos ao outro, acontecimentos encadeados em uma narrativa, pretendo discutir o que permeia o trabalho do contador de histórias, em suas funções e dimensões sociais contemporâneas. Cada um em seu papel, profissão e/ou intenção pode se valer do contar histórias, buscando e atingindo múltiplos fins. Porém hoje, a procura por uma formação é real. Se por um lado há atores com potencial para explorar seus recursos orais e gestuais, encontramos muitos desses atores com dificuldades na narração de uma história. Por outro lado, há outras pessoas com dificuldades de explorar e reconhecer seus próprios recursos da linguagem corporal, que nesse sentido procuram por uma formação. Sem dar receitas ou resultados prontos a metodologia a ser construída tem a direção da construção de um contador que seja crítico, criativo, capaz de escolher seu próprio repertório e saber como, porque, para que, para quem, o que e onde contar uma ou mais histórias.


PALAVRAS CHAVE: contador de histórias; educação; cultura; arte.


ABSTRACT
What I present in this article is the proposed study of my doctoral thesis that develpes the systematization of a pedagogy for the formation of contemporary storyteller. The storyteller existed in several different times, cultures and spaces, so the question formulated for this investigation is is about the need for the formation of the storyteller, so looked after nowadays. Basing in the idea that we are all storytellers because we all somehow communicates to each other, chained events in a narrative, I intend to discuss what permeates the work of the storyteller, in their contemporary social functions and dimensions. Each person in his own role, profession and / or intent can use the storytelling for seeking and achieving multiple purposes. But nowadays the demand for formation is real. On one hand there are actors with the potential to explore their resources and oral gestures, we found many of these actors struggling to narrate a story. On the other hand, there are other people with difficulties to explore their own resources and recognize body language, in that sense they are looking for a formation. Without giving recipes the methodology has to be built toward the construction of a storyteller that is critical, creative, able to choose their own repertoire and "know how"," why", "for what", "to whom", "what" and "where" tell one or more sto

CARNEIRO, Ana Maria Pacheco. Ensino de teatro e pensamento complexo: mudanças de pensamento, mudanças no espaço da universidade. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia; professora aposentada, vinculada ao PPGArtes/UFU. Atriz e diretora.

Resumo
Repensar a pesquisa das artes da cena em diálogo com o mundo atual implica em uma reflexão sobre o pensamento complexo instaurado a partir do século XX. Implica, portanto, em uma reforma do pensamento e, consequentemente, em mudanças na universidade (Morin, 2003). Ou seja, é ação que necessariamente se reflete também no ensino das artes da cena, contaminando e modificando nossas pedagogias. Realizar alguma reflexão sobre essas questões são os objetivos dessa comunicação, utilizando como base teórica o pensamento de Edgar Morin (2003; 2009), Maffesoli (2003) e Pierre Levy (2003; 1993), entre outros. Pretende-se ainda apontar ações de alguns pesquisadores das artes da cena que têm contribuído para a efetivação dessas mudanças.
Palavras-chave: Pensamento complexo. Mudanças. Ensino de artes.

Résumé
Repenser la scène artistique dans la boîte de dialogue recherche avec le monde actuel implique une réflexion sur la pensée complexe mises du XXe siècle. Ce implique, donc, une réforme de la pensée et, par conséquent, des changements dans l'Université (Morin, 2003). Autrement dit, c'est une action qui nécessairement se reflète également dans l'enseignement de la scène artistique, qui contamine et en modifie nos pédagogies. Effectuer une réflexion sur ces questions sont les objectifs de la présente communication, en utilisant comme base de la pensée théorique d'Edgar Morin (2003; 2009), Maffesoli (2003) et Pierre Levy (2003;1993), entre autres. Il a également l'intention de souligner les actions de certains chercheurs de la scène artistique qui ont contribué à la mise en œuvre de ces changements.
Mots clés: Pensée complexe. Changements. Enseignement de la scène artistique.

CARVALHO, Dirce Helena Benevides. Teatralidades e performatividades na contemporaneidade : os desafios do ensino de teatro em escolas de educação básica. Uberlândia: UFU; professora, atriz, encenadora e preparadora vocal.

Contemporaneidade, Teatralidades, Performatividades , Ensino de Teatro, Escola Básica.

O teatro pós-dramático, performativo, bem como ações performativas, consignam na mesma topologia, a saber, em um campo aberto, expandido, desterritorializado, esgarçado e híbrido, trazendo em si uma mesma herança e/ou filiação que se dá na esteira da arte contemporânea. Tema de extrema abrangência e complexidade, pois agrega, principalmente, as novas concepções acerca do ensino de teatro contemporâneo, a formação dos professores de educação básica, os currículos dos cursos de teatro, as relações entre os cursos de teatro das universidades públicas e as comunidades escolares, as práticas artísticas de professores, entre outros. Tal tarefa exige esforço investigativo para trazer à luz procedimentos metodológicos que subsidiem o ensino de teatro contemporâneo. Assim, a presente comunicação propõe-se a pensar as relações da cena teatral contemporânea e o ensino de teatro em escolas básicas abalizando alguns procedimentos metodológicos no sentido de contribuir com o debate.

Contemporainéité, Théâtralitès, Performativités, L'enseignement Théâtre, l'école primaire

Le théâtre post-dramatique, performative, et des actions performatives, reléguer la même topologie, à savoir, dans un champ ouvert, élargi, déterritorialisé, roulement usée et hybrides dans le même héritage et / ou d'appartenance qui survient dans le sillage de art contemporain. Thème extrême ampleur et la complexité, comme granulats, principalement les nouvelles conceptions de l'enseignement théâtre contemporânero, la formation des enseignants d'éducation de base, les programmes de théâtre, la relation entre les cours de théâtre dans les universités et les collectivités publiques l'école, les pratiques artistiques des enseignants, entre autres. Cela question exige un effort d'investigation à mettre en lumière les procédures méthodologiques qui soutiennent l'enseignement du théâtre contemporain. Ainsi, cette communication propose de penser les relations de scène de théâtre contemporain et de l'éducation de théâtre à la fois de signalisation certaines procédures méthodologiques pour contribuer au débat primaire.

CAVALCANTE, Leandro A. e S. M. "Meninos na Gangorra" em Felipe Camarão: Sobre a influência de imagens midiáticas circulantes pelo bairro, na construção das identidades dos alunos de teatro. Natal: UFRN; bolsista CAPES realizando mestrado; Orientador: Robson C. Haderchpek.

RESUMO

Este trabalho se baseia numa experiência teatral desenvolvida durante quatro anos (2009-2012) com vinte turmas de 9º ano em uma escola pública do bairro de Felipe Camarão, em Natal – RN. Discute a formação das identidades socioculturais dos alunos-diretores de teatro (adolescentes) que para construírem encenações foram influenciados por seu mundo contextual de imagens projetadas pela mídia. Neste ponto, faz uma analogia com a pintura de Portinari, cujo nome é “Meninos na Gangorra”, frente às imagens conviventes da periferia onde demonstram uma cultura tradicional, de massa, de mídia e digital, reveladoras de identidades pós-modernas neste bairro. Dentro deste discurso utiliza-se a “Teoria da Influência Indireta” formulada por Albert Bandura (1960) que defende a adoção de modelos de ação e reação comportamental por pessoas quando observadas as ações de outras pessoas pertencentes à mídia. Por isso, alunos desta época pós-moderna tendem a adotar a repetição de um padrão de comportamento não apenas na ação de dirigir peças, mas em seu cotidiano. O trabalho coletou os dados através de entrevistas individualizadas com os alunos-diretores que se pronunciaram sobre a temática em questão, no caso, à formação de suas identidades culturais como influência na concepção teatral na escola.

Palavras chave: Imagens socioculturais. Identidades. Teatro. Mídia.

ABSTRACT

This work is based on a theatrical experience developed during four years (2009-2012) with twenty classes of 9th grade in a public school district Felipe Camarão in Natal - RN. Discusses the formation of sociocultural identities of student theater directors (teenagers) to build scenarios that were influenced by his world contextual images projected by the media. At this point, makes an analogy with the painting of Portinari, whose name is "Boys on Seesaw", compared to cohabiting images demonstrate the periphery where a traditional culture, mass media and digital revealing identity postmodern in this neighborhood. Within this discourse we use the "Theory of Indirect Influence" formulated by Albert Bandura (1960) argues that the adoption of models of action and reaction behavior by people when observing the actions of others belonging to the media. Therefore, students in this postmodern era tend to adopt a repetition of this pattern of behavior not only in the action of driving parts, but in their daily lives. The study collected data through individual interviews with students, principals who spoke on the subject in question, in this case, the formation of their identities as cultural influence in theatrical design at school.

Keywords: Images sociocultural. Identities. Theatre. Media.

 

CAZÉ, Clotildes M. J. O. HORA DA CRIANÇA: TEATRO E INFÂNCIA, UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL EM SALVADOR/BAHIA. Salvador: Colégio Militar de Salvador; Escola Municipal Adroaldo Ribeiro Costa; professora. PPGAC/UFBA; Doutoranda; Professor Luiz Cláudio Cajaíba.

Pesquisa desenvolvida no PPGAC/UFBA; trata do ensino da Arte numa perspectiva sócio-cultural na Hora da Criança. Em estágio inicial, traz um recorte sobre o Teatro Infantil como eixo integrador. A Hora da Criança inicia-se com um programa de rádio infantil sob a responsabilidade do Professor Adroaldo Ribeiro Costa e do Maestro Agenor Gomes; voltada para o ensino da Arte para um público infanto-juvenil propõe à integração do Teatro, da Dança, da Música e das Artes Visuais em uma ação que aponta para a busca da estética da sensibilidade em uma formação humana que prioriza o ser sensível. Uma visão que aposta no desenvolvimento da ética, da estética e da política a partir da experiência concreta em uma educação lúdica e inclusiva que entende a Arte como constitutiva da existência humana. Adroaldo Costa, Célida Mendonça, Herbert Read, John Dewey, Lauana Araújo são autores convidados a colaborar nesta fase da pesquisa. Resultados iniciais apontam a relevância do trabalho desenvolvido com o Teatro Infantil na Hora da Criança, focado em uma educação a partir da Arte voltada para crianças e adolescentes de diferentes classes sociais em um mesmo espaço-tempo de compartilhamento de saberes e construção da cidadania.

Palavras-chave: Teatro Infantil. Hora da Criança. Arte. Educação. Memória.
 

CHILD’S HOUR: THEATER AND CHILDHOOD, ONE SOCIAL CONSTRUCTION IN SALVADOR/BAHIA

ABSTRACT

Research developed in the PPGAC/UFBA; talks about the Art teaching in a socio-cultural perspective in the Child’s Hour. At an early stage, brings a cutout about Children's Theater as integrating axis. The Child's Hour begins with a children radio program under the direction of Professor Adroaldo Ribeiro Costa and Maestro Agenor Gomes; institution for teaching of art for children proposes the integration of Theater, Dance, Music and Visual Arts in an action that points to the search for aesthetic sensitivity in a human formation that prioritizes be sensitive. A vision that focuses on the development of ethics, aesthetics and politics from the concrete experience into a playful and inclusive education that understands Art as constitutive of human existence. Adroaldo Costa, Célida Mendonça, Herbert Read, John Dewey, Lauana Araujo are authors invited to collaborate in this research phase. Initial results indicate the relevance of the work with the Children's Theater in Child’s Hour, focused on education from the Art geared towards children and adolescents of different social classes in the same space-time sharing knowledge and building citizenship.

Keywords: Children Theater. Child's Hour. Art. Education.

CHARONE,Olinda: TEATRO NA ADOLESCÊNCIA – Cuidado de si; Consciência da Encenação;Cuidado de si como prática da transformação. Escola de Teatro e Dança da UFPA. Belém: Universidade Federal do Pará. Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico. Pós doutorando em Estudos Culturais na Universidade de Aveiro Portugal sob a supervisão de Maria Manuel Baptista. Bolsista CAPES. Atriz, diretora, professora e pesquisadora em Artes Cênicas.

abordagens metodológicas; ensino do teatro; linguagens artísticas; adolescentes.

A idéia de estudar o teatro na adolescência parte da premissa do trabalho do ator sobre si mesmo, no processo criador e na vivência, que significa uma maneira de viver melhor, de cuidar do seu íntimo, de conferir atenção ao eu, ao corpo, ao pensamento e a alteridade, finda na compreensão do processo de encenação a partir da ótica do próprio adolescente, relacionando-se à necessidade de refletir o teatro como manifestação da expressividade do ser humano, essencial ao pleno desenvolvimento das funções intelectuais, estéticas e sociais, bem como de enfocar as perspectivas educacionais desta área de conhecimento.

enfoques metodológicos, teatro, idiomas de enseñanza técnica; adolescentes.

La idea de estudiar teatro en la adolescencia supone el trabajo del actor sobre sí mismo, en el proceso creativo y la experiencia, lo que significa una mejor calidad de vida, para cuidar de sus corazones, para dar atención a sí mismo, el cuerpo, el pensamiento y la alteridad, que termina en la comprensión del proceso de escenario desde la perspectiva de los propios adolescentes, en relación con la necesidad de reflejar el teatro como una manifestación de la expresividad del ser humano es esencial para el pleno desarrollo de las funciones intelectuales, estéticos y sociales, así como para centrarse en las perspectivas educativas de este campo.

 

CIOTTI, Naira. re-[nov]ação self autobiográfico. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Professor Adjunto; Perfomer.
Resumo
Eu penso que, na minha autobiografia, na medida em que vou envelhecendo, acrescento novas emoções. Às vezes eu ouço um samba alegre e começo a chorar: Era minha infância, meu pai cantando sambas. Isso era um acontecimento, um fato alegre. Mas hoje meu pai não canta mais por isso meu self autobiográfico projeta um mapa novo, reelaborando meus sentimentos. Damásio afirma que uma autobiografia é “feita de recordações pessoais; é o somatório do que vivenciamos inclusive as experiências dos planos que fizemos para o futuro, sejam eles específicos ou vagos” (DAMASIO, 2012, 249). O self foi, no processo evolutivo, se tornando necessário (idem, p. 39). Então uma biografia não tem um movimento somente para trás ela também antecipa, vai para frente, porque começa antes de meu nascimento. O mais avançado no pensamento da autobiografia é que o estado interno que era arqueológico do homem, que só existia para alguns cientistas que acessavam isso, agora, se vê isso através de gráficos, sinais, mapas. Damásio procura a imagem desse fenômeno, mas ele não vê o self, mas o configura como uma rede reticular, ligando diversas áreas do cérebro quando o self atua. O cérebro criou rede, eu enceno aubiograficamente quando eu sou publico e performer da minha própria encenação, há um rearranjo, o fato imediato não é tão importante quanto às memórias que ressonam naquele fato.
Palavras-chave: Performance. Autoperformance. Self autobiográfico.
I think that, in my autobiography, as I am getting old, I add new emotions. Sometimes I’m listening to a cheerful samba and I begin to cry: it was my childhood, my father singing sambas. This was an event, a happy fact. But today my father doesn’t sing anymore and that’s why my autobiographical self launches a new map, remaking my feelings. Damásio affirms that an autobiography is “made of personal remembrances; the adding of what we have lived including the experiences of plans we made for the future, either specific or vague” (DAMÁSIO, 2011, 249). The self has been, in the evolutionary process, become necessary (idem, p. 39). Then a biography does not have only one back movement, it also anticipates, moves forward, because it begins before my birth. The most advanced in autobiographic thinking is that the inner state that some scientists that had accessed it, now, it can be seen through graphics, signs, maps. Damásio seeks the image of this phenomenon, but he doesn’t see the self, but he configures it as a reticular net, linking various brain areas when the self acts. The brain has created a net, I perform autobiographically when I am the audience and the performer of my own performance, there’s a rearrangement, the immediate fact is not as important as the memories that resound in that fact.
Keywords: Performance. Autoperformance. Autobiographical self.

CÔRTES, M. UM RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICO-PEDAGÓGICA A PARTIR DA ESCRITURA CÊNICA “AS CRIADAS” DE JEAN GENET - Rio Branco/AC: UFAC- Universidade Federal do Acre; Professor Adjunto do Curso de Graduação em Artes Cênicas: Teatro. Ator.

RESUMO
Esta comunicação tem o objetivo de narrar uma experiência estético-pedagógica a partir do Projeto “A Produção de Conhecimento na Pedagogia do Teatro: a etnografia de um processo estético-pedagógica a partir da produção da Cena Teatral em As Criadas” 08/ 2011 a 07/2013 no Curso de Artes Cênicas: Teatro da Universidade Federal do Acre/UFAC. Por meio da fotoetnografia (ACHUTTI, 1997), buscar-se refletir os procedimentos de ‘investigação-criação’ (no presente caso, o planejamento envolveu estudos teatrais (texto teatral), laboratório de treinamento (Corpo/voz), ensaio (experimentações/jogos de improvisações)) e o processo de criação para a escritura cênica (do cenário, do figurino, da iluminação, da sonoplastia e da música etc.) com o intuito de sistematizar os ‘saberes e saber-fazer’ com teatro (BULHÕES, 2004; DESGRANGES, 2012) em práticas educativas. A intenção foi, portanto, possibilitar um espaço de aprendizagem/reflexão com teatro e as contribuições para a formação do artista-professor-pesquisador de teatro.
PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia do Teatro. Formação do Artista- Professor-Pesquisador de Teatro.
Etnografia.

CÔRTES, M. AN AESTHETIC-PEDAGOGICAL EXPERIENCE REPORT FROM THE SCENIC WRITING IN THE PLAY “THE MAIDS” BY JEAN GENET. Rio Branco / AC: UFAC-Federal University of Acre; Associate Professor of Undergraduate Performing Arts: Theater. Actor.

ABSTRACT
The current paper aims at narrating an aesthetic-pedagogical experience from the project entitled “The Knowledge Production in the Theatre Pedagogy: the ethnography of an aesthetic-pedagogical from the production of the theatrical scene in “The Maid” by Jean Genet the period of 08/ 2011 to 07/ 2013 in the Scenic Arts Course: Theatre at the Federal University of Acre/UFAC. In this presentation, whose methodology is the photo ethnography (ACHUTTI, 1997), the aim is to reflect about the procedures process of “creation-investigation” – in this particular case, the planning involved theatrical studies (theatrical texts); training laboratory (body/voice); rehearsal (experiments from improvisation games) – as well as in the creation process for the scene writing (scenery, costume, lighting, sound and music ) in order to systematize the 'knowledge and know-how' theater (BULHÕES, 2004; Desgranges, 2012) in educational practices. The intention was therefore to provide a space for learning / reflection with theater and contributions to the formation of the artist-teacher-researcher theater.


KEYWORDS: Theater Pedagogy. Formation of the Artist-Teacher-Researcher Theatre.
Ethnography.

COSTA, Leonardo Pereira da. Reflexões autocríticas à Histórias de vida e Formação de professores. Campinas: Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Educação. Ator.
Palavras - Chave: Histórias de vida. Educação. Teatro Documentário.

RESUMO
Este artigo propõe reflexões críticas ao trabalho com histórias de vida no campo da formação de professores, a partir de uma experiência estética com docentes de diversas áreas. A experiência consistiu na construção de uma obra de Teatro Documentário, inspirada em procedimentos identificados na práxis artística da diretora argentina Vivi Tellas, observando de maneira não linear as seguintes etapas: levantamento de Histórias de vida e produção autobiográfica dos docentes participantes. Apresentação das histórias por uma construção performática. Reflexões sobre o evento performático e a formação docente. A partir dessa experiência, surgiram inquietações: pesquisas em educação, assim como nas ciências humanas em geral, ganham força em nosso tempo pautadas no indivíduo, nas trajetórias particulares de vida e produções autobiográficas, em um momento histórico de hegemonia das pedagogias do "aprender a aprender", a exemplo do construtivismo e, na formação de professores, a pedagogia do professor reflexivo. Observando alguns princípios valorativos do "aprender a aprender", em que medida o pensamento relativista vem-se configurando como um "tiro no pé" do professor, desvalorizando seu papel? Movido por tal inquietação, este artigo propõe colaborar na superação de um trabalho pedagógico "conteudista", termo de viés pejorativo que remete a um ensino mecanizado, entediante e ineficiente, sem perder a importância da transmissão de conteúdos no processo formativo, conteúdos como a síntese da produção histórica do gênero humano e a transmissão como aspecto do processo criativo coletivo enquanto processo de produção de conhecimento.

CRUVINEL, Tiago. A figura das crianças nos espetáculos Inferno e Tragedia Endogonidia de Romeo Castellucci. Brasília: Universidade de Brasília –UnB. Mestrando em Artes; orientador Jorge das Graças Veloso; Agência financiadora: Capes.

Criança: Romeo Castellucci: Atuação: Inferno: Tragedia Endogonidia

"RESUMO

Este trabalho visa discutir sobre as crianças que são utilizadas como parcelas do “real” nos espetáculos Inferno e Tragedia Endogonidia do diretor italiano Romeo Castellucci. A criança, nas obras de Castellucci, é um dos elementos que convoca em cena o imprevisível e a dúvida no espectador, tema extremamente atual que diz respeito ao “real” em cena. Portanto, o objetivo é estabelecer uma diferença, utilizando as obras do diretor italiano, entre colocar crianças em cena e crianças-atores, pensando nos processos pedagógicos que envolvem essa diferenciação.
"

Child: Romeo Castellucci: Acting: Inferno: Tragedia Endogonidia

"ABSTRACT

The objective of this paper is to discuss about children who are used as “real” portion at spectacles Inferno and Tragedia Endogonidia by italian director Romeo Castellucci. The child, in his works, is one of the elements that put into play the unpredictable and let the viewer in doubt, as this is an extremely current theme with respect to the ""real"" scene. Therefore, the objective is to establish a difference, using the works of the italian director, between putting kids onto the stage and child-actors related to pedagogical processes that involve this differentiation."

 

FARIA, A. A.; ALBANO, A.A.M.. Roupa docente. Campinas: Universidade de Campinas; FAPESP; pós-doutoranda; Universidade de Campinas; professora MS3.

RESUMO
Este artigo traz uma reflexão sobre o “figurino” dos professores. Apresenta uma pesquisa no campo da formação de professores, que se configura como uma investigação-formação, na qual busca, no diálogo do teatro com a memória, a percepção de aspectos da docência que são, muitas vezes, ignorados nas reflexões sobre as relações docente-discente. Para tal, se propôs a investigar elementos da cena teatral, relacionando-os à docência, partindo da hipótese que estes elementos possam evidenciar posturas assumidas pelos professores e possibilitar, assim, a reflexão e o questionamento sobre as mesmas. O ponto de partida foram de professores que passaram pela vida dos sujeitos pesquisados e, neste exercício narrado, o foco foram as lembranças das roupas destes professores. O exercício memorialístico possibilitou que entrassem em contato com motivações que, possivelmente, orientaram algumas de suas escolhas. O “figurino” criado a partir destas lembranças e da experiência com exercícios teatrais levou-os à necessidade de reflexão sobre qual imagem de professor gostariam de retratar. Este processo permitiu, entrarem em contato com aspectos significativos da docência, questiona-los e, em muitos casos, recria-los.

Palavras-chave: Formação de professores. Memória. Teatro. Figurino.

ABSTRACT

This article brings a reflection on the "costumes" of teachers. We present a research in the field of teacher training, which is configured as a research-training, in which we seek, in the dialogue of the theater with memory, the perception of aspects of teaching that are often ignored in the reflections about the teaching-learning relationships. To this end, we set out to investigate elements of the theatrical scene in relation to teaching, starting from the hypothesis that these objects may show postures assumed by teachers and, thus, enable the reflection and questioning about the same. The starting point were teachers who have gone through life of the surveyed persons and, in this exercise that we narrated, the focus were the memories of the clothes of these teachers. This exercise with the memory enables to enter in contact with motivations that, possibly, guided some of your choices. The "costumes" created from these memories and experience with theatrical exercises led to the need for reflection on which image of professor they would like to portray. This process enabled them to enter in contact with significant aspects of teaching, questioning them and, in many cases, recreates them.

Keywords: Teacher training. Memory. Theatre. Costume.

 

FERNANDES, Juliana. A. G. O Teatro como Budô – o Aikidô em Cena. Campinas: UNICAMP; CNPQ; mestre em educação. UEMS; professora contratada Arte Educadora e atriz.

RESUMO
O presente trabalho, desenvolvido com atores e bailarinos, utiliza a arte marcial japonesa Aikidô, como uma forma de preparação do artista da cena. O alicerce dessa preparação aborda o código do guerreiro samurai, o Bushidô, para trabalhar um ator e bailarino que exercita as sete virtudes do samurai, compreendendo dessa forma, o teatro como um DÔ, ou seja, um caminho. Para tanto, são realizados katas (técnicas), exercícios de respiração e fortalecimento do hara (ponto de equilíbrio, quadril) considerando primordialmente a relação com o outro (as técnicas são sempre trabalhadas em dupla). Busca-se um estado de prontidão plena e consciência diferenciada, extra-cotidiana e potente, semelhantes à postura de um samurai. Para dialogar com tais princípios do Bushidô e diretrizes do aikidô, sistematizados por seu fundador, Morihei Ueshiba, propomos como interlocutores, autores como Antônio Damásio, José Gil, Jerzy Grotowski e Focault.
Palavras-Chave: Budô. Consciência cênica, Aikidô

ABSTRACT
The present study was developed with actors and dancers, using the Japanese martial art Aikido, as a motion of preparing the performer. The substantiation of this preparation approach code of samurai warrior the Bushido, to work this performer, exercising the seven virtues of the samurai, comprising acting as a DÔ, as path.An actor and dancer, use a performed kata (techniques), breathing exercises and strengthening the hara (center of the abdomen, hip) primarily considering the relationship with the other (the techniques are always worked in pairs).Proposes a state of full readiness and differentiated consciousness, extra-daily, potent, similar to the attitude of a samurai. To engage with such principles and guidelines of Aikido Bushido, systematized by its founder, Morihei Ueshiba, we connect as interlocutors, authors such as Antonio Damasio, Joseph Gil, Jerzy Grotowski and Foucault.
Keywords : Budô. Awareness stage. Aikidô

 

FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de. Teatro na escola. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais; Professor Assistente.

RESUMO
O texto que segue é parte do estudo de doutorado do autor e traz como discussão a relação dialógica entre um projeto de extensão universitária e o ensino de teatro em uma escola de Educação Infantil na cidade de Belo Horizonte/MG. Para tanto, os licenciandos-bolsistas deram início ao processo de criação teatral dentro do estabelecimento escolar a fim de elaborar uma cena que fosse fruída pelas crianças, ao mesmo tempo em que realizavam aulas de teatro com uma turma de crianças. Assim, as aulas com as crianças eram povoadas de exercícios de criação já desenvolvidos pelos licenciandos-criadores e as experimentações com as crianças traziam elementos para a reelaboração da cena, ou seja, a aula apresentava-se como repleta de teatralidade e os ensaios se misturavam com a criação na sala das crianças. A fronteira entre fazedores e observadores teve novo redimensionamento e o professor-artista estava em criação tanto na sala de aula quanto no espaço da cena. Portanto, novos contornos à aula de teatro foram produzidos em busca de dar ao educando o lugar do protagonismo teatral, do qual almejávamos. Concluímos apontando que o diálogo entre escolas de educação básica e cursos de formação de professores de teatro precisa estabelecer parcerias para formarmos juntos os professores que irão atuar na democratização e permanência do ensino de teatro na escola pública.

ABSTRACT
The text that follows is part of the PhD study of the author and brings the discussion dialogic relationship between a university extension and teaching theater in a early childhood education center in the city of Belo Horizonte / MG. Therefore, the licensees fellows began the process of theatrical creation within the school in order to produce a scene that was fruída by children while they performed drama classes with a class of children. Thus, classes were populated with children from building exercises already undertaken by undergraduates-creators and trials with children brought elements to the reworking of the scene, ie, the class presented as full of theatricality and testing mingled with the creation of the children in the room. The border between doers and observers had new resizing and teacher-artist was creating both the classroom and in the space of the scene. Therefore, new possibilities for drama class were produced in search of the place to give the student the role of theater, which we aimed. We conclude that the dialogue between schools of basic education and training courses for theater teachers need to establish partnerships we form together teachers who will act in the democratization of education and residence theater in public schools.

Palavras-Chave: Formação de Professores. Pedagogia do Teatro. Teatro na Escola.

Keywords: Teacher Education. Theater Pedagogy. Theatre School.

FRANCO, Elison Oliveira. Uma pedagogia teatral cômica: entre produção e recepção. Brasília: UnB. Universidade de Brasília; Programa de Pós-Graduação em Arte PPG-Arte; Orientadora Luciana Hartmann. Bolsista CAPES; Mestrado. Ator, palhaço, arte-educador e coordenador do Grupo de Teatro Idiossincrasia/DF.

cômico, produção, recepção, metodologia, Pedagogia Teatral.

Nesta comunicação exponho os motivos que me levaram a pensar no desenvolvimento de uma pedagogia teatral cômica, considerando os seus aspectos produtivos e receptivos no processo de ensino-aprendizagem do teatro, especificamente em aulas no ensino médio. Para tanto, descrevo brevemente as minhas experiências como pesquisador e arte-educador em escolas públicas do Distrito Federal; as colocações de alguns artistas que trabalham com o universo do cômico e do riso, tanto em cena como em oficinas de formação em espaços não formais e informais, mais as reflexões de determinados pensadores ligados ao ensino do teatro. Deste modo, discorro, resumidamente, sobre a utilização do cômico como uma possível metodologia para a pedagogia teatral e a sua utilização em diferentes contextos.

comic, production, reception, methodology, Theater Pedagogy.

On this piece of communication I expose the reasons that made me interested in thinking about the development of a comical theater pedagogy considering its productive and receptive aspects in the teaching/learning process of theater, specifically related to classes in high schools. In order to do so, I briefly describe my experiences as a researcher and as an art educator in public schools of the Federal District-Brazil; the remarks of some artists who work with the comic and laughter universe, both on stage and in training workshops in non-formal and informal spaces, besides reflections from certain thinkers linked to theater teaching. Thus, I discuss, briefly, the use of the comic as a possible methodology for theater pedagogy and its use in different contexts.

GOLDSCHMIDT, Lolita. Procurando Pausas em Tempos Atuais – um estudo do Yoga para o ensino de Teatro. Porto Alegre: UFRGS. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. CNPq; bolsista do mestrado GM; UFRGS; mestranda; professora orientadora: Sílvia Balestreri.

RESUMO
Esta pesquisa propõe a experimentação de um modo de utilizar técnicas do Hatha Yoga para preparação de alunos/atores adolescentes em aulas de teatro. Será feito o experimento, registro e análise de diferentes técnicas de Hatha Yoga em uma oficina de teatro com um grupo de alunos no turno inverso à escola. O estudo pretende também tecer um olhar sobre a sociedade atual, refletindo a respeito de seus sujeitos e de seu ritmo de vida, buscando compreender a realidade do grupo que estará em trabalho. Por meio da experimentação, buscar-se-ão rupturas no ritmo cotidiano destes alunos para o possível estabelecimento de pausas que possam promover um processo de preparação fluido para as aulas de teatro. O projeto será dividido em duas etapas: a primeira compreende uma breve contextualização da sociedade da atualidade, um levantamento histórico/filosófico do Hatha Yoga, analisando essa filosofia e relacionando-a com as teorias de Peter Brook, Jerzi Grotowski e Eugênio Barba no que diz respeito à preparação do ator para o Teatro. A segunda compreende a realização da oficina teatral propriamente dita, utilizando o que foi levantado na etapa anterior, seguida de reflexão com os alunos.

Palavras-chave: Aulas de Teatro; Hatha Yoga; Pausas, Sociedade Atual.

RESUMÉ
Cette recherche propose l’expérimentation d’une manière d’utiliser des techniques du Hatha Yoga pour la préparation des élèves/ acteurs adolescents dans des cours de théâtre. Une expérimentation, suivie d’un registre et aussi d’une analyse de différents techniques de Hatha Yoga sera mise en place avec un groupe d’élèves en dehors des heures de classe. L’étude essaie de regarder la société actuelle, en réfléchissant à propos de ces sujets et de leur rythme de vie, et cherche à comprendre la réalité du groupe concerné. Parmi les expérimentations, il sera recherché des ruptures dans le rythme quotidien de ces élèves pour la possibilité d'un établissement des pauses qui puissent promouvoir un processus de préparation fluide pour les cours de théâtre. Le projet sera divisé en deux étapes: la première sera une brève mise en contexte de la société actuelle, un examen historique/ philosophique du Hatha Yoga, en vue d’analyser cette philosophie et la mettre en relation avec les théories de Peter Brook, Jerzy Grotowski et Eugenio Barba par rapport à la préparation de l’acteur pour le théâtre. La deuxième sera la réalisation des cours de théâtre eux-mêmes, en tenant compte de ce qui a été découvert dans l’étape précédente, suivi d’une réflexion avec des élèves.

Mots-clés : Classe de théâtre; Hatha Yoga; Pause ; Société actuelle.

 

LEITE, Luzirene do Rego Leite. O Programa Pró-Licenciatura e a formação do professor de teatro. Brasília: Universidade de Brasília. Doutorado; Luciana Hartmann. Professora e Pesquisadora. Resumo: Este artigo trata das metodologias utilizadas na Licenciatura em Teatro do Programa Pró-licenciatura da Universidade de Brasília (UnB) e é parte da minha pesquisa de doutorado em andamento no Programa de Pós-graduação em Arte – IdA/UnB. O programa Pró-licenciatura visava à formação de professores em exercício nos anos/séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio nos sistemas públicos de ensino que não possuíam habilitação legal para exercer a função docente (ser licenciado). O curso se desenvolveu na modalidade a distância e a metodologia desenvolvida se pautou no trabalho colaborativo da equipe pedagógica e no uso dos recursos tecnológicos disponíveis na Internet e no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Dessa maneira, buscou-se realizar atividades pedagógicas e práticas de forma a atender às demandas especificas de cada disciplina e a fornecer ao professor-estudante de teatro subsídios para a sua prática pedagógica em sala de aula. Palavras-chave: Pró-licenciatura, formação de professores, pedagogia do teatro e ambiente virtual de aprendizagem.

LIMA, Cleber de C. A abordagem hipertextual em processos de aprendizagem do teatro. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes – USP; Mestrando; Orientador Prof. Dr. Marcos Aurélio Bulhões Martins. Encenador e Professor.

RESUMO
O presente trabalho é parte da pesquisa de mestrado “O hipertexto como ponto de partida em processos de aprendizagem e criação da cena contemporânea” em andamento junto ao Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes – USP. Proponho neste documento um recorte sobre os princípios norteadores para o uso do hipertexto didático sobre poéticas cênicas contemporâneas na Oficina de Encenação realizada na cidade de Campo Limpo Paulista (SP), bem como algumas contribuições da abordagem hipertextual para a ampliação do repertório estético dos participantes. A noção de hipertexto didático como conteúdo multimodal que articula textos teóricos, análises críticas, registros de espetáculos e processos, depoimentos dos artistas, descrição e análise de procedimentos de criação e fragmentos de dramaturgia a partir de modelos de encenação contemporâneos, é objeto de estudo desta comunicação.
Palavras Chave: Pedagogia do teatro. Hipertexto didático. Encenação. Teatro da Vertigem.
Depoimento pessoal. Workshop. Estranhamento. Site specific.

ABSTRACT

This work is part of a master’s degree dissertation entitled “Hypertext courseware as a starting porint in learning processes and creative approaches to the contemporary theater environment” [“O hipertexto como ponto de partida em processos de aprendizagem e criação da cena contemporânea”], which is in progress under the Post-Graduate Program in Theater Arts at the School of Art and Communication of the São Paulo University (ECA-USP). This work addresses the guiding principles for use of hypertext courseware on contemporary theater and its poetics during a Staging Workshop held in the city of Campo Limpo Paulista (SP), and offers some contributions in hypertext approach to improve the esthetic repertoire of attendees. The view of hypertext courseware as a multimode content that puts together theoretical texts, critical analysis, records of spectacles and processes, testimonials of artists, a description and analysis of creative processes and figments of theater practice based on contemporary staging models, is the scope of this study.

Key Words: Theater Pedagogy. Hypertext courseware. Staging. Teatro da Vertigem.
Personal testimony. Workshop. Estrangement. Site specific.

LOPES, Débora Oelsner. A atividade docente do cenógrafo Helio Eichbauer na Escola de Artes Visuais do Parque Lage nos anos 70: a expressão do corpo no espaço. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Mestrado; Capes; Professora orientadora Dra. Lídia Kosovski. Arquiteta e cenógrafa.

RESUMO Palavras-chave: Cenografia. Ensino.
Corpo. Espaço. Helio Eichbauer.
ABSTRACT Keywords : Scenography. Education. Body. Space.
Helio Eichbauer.

O tema deste trabalho são as oficinas pluridimensionais ministradas pelo cenógrafo Helio Eichbauer, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage no Rio de Janeiro, de 1975 a 1979. Tais oficinas buscavam despertar nos alunos os meios de expressão particulares de cada um na investigação do corpo no espaço, por meio de atividades como jogos rituais e conferências-espetáculo. Entrevistas com ex-alunos e análises de registros fotográficos e de entrevistas já publicadas com o cenógrafo são a base da pesquisa. Os estímulos para a pesquisa são o desejo de conhecer a atividade docente de Eichbauer – aspecto menos conhecido no trabalho do cenógrafo – e de ter tais oficinas, ainda que ministradas há quase quarenta anos, como referência para o ensino de arquitetura e cenografia no presente.

The topic of this paper is the pluridimensional workshop sessions given by the scenographer Helio Eichbauer, at Visual Arts School of Lage Park in Rio de Janeiro, from 1975 to 1979. The sessions meant to foster individual means of expression in each student by the investigation of the body in the space, through activities such as ritual games and lecture-spectacles. Interviews with former students and analyses of both photographic records and interviews already published with the scenographer will be the base of the researche. The goal of the research is to learn the Eichbauer teaching activity - aspect less known of the scenographer’s work - and bring to light his inovativ method to the current architect and scenography teaching methods.

 

MACHADO, Celeia. BERNARDI, Massuel. TÍTULO: O EXERCÍCIO TEATRAL DA MÁSCARA NEUTRA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO CAP/UFRJ. PROF. DRA E BOLSISTA PIBIC-CNPQ. Rio de Janeiro: Colégio de Aplicação-UFRJ.
Desde 2011, a presente pesquisa se desenvolve dentro do Projeto Fazendo Gênero do Setor Curricular de Artes Cênicas do CAp/UFRJ e ocupa-se da aplicação e da análise de exercícios utilizando a Máscara Neutra como referência para uma reflexão sobre o corpo do aluno em cena. Baseia-se fundamentalmente na pedagogia de ator estabelecida por Jacques Lecoq passando por outros conceitos afins, tais como "presença", "estado neutro", "corpo dilatado" e "pré-expressividade”. Acredita-se que com esta experiência seja possível ao aluno de ensino médio compreender melhor a ideia do corpo como veículo de expressão cênica. Além disso observa-se que neste processo o adolescente muitas vezes depara-se com aspectos singulares e inusitados de si mesmo , o que pode refletir no percurso de construção de sua identidade.
PALAVRAS-CHAVES: MÁSCARA NEUTRA. CORPOREIDADE.TEATRALIDADE
Depuis 2011, cette recherche se développe dans le « Projeto Fazendo Gênero » du secteur curriculaire des Arts Scéniques du Cap-UFRJ et s’occupe de l’application et de l'analyse d’exercices en utilisant le masque neutre comme référence pour une réflexion sur le corps de l'étudiant sur la scène. Basé principalement sur la pédagogie de l'acteur établie par Jacques Lecoq, on se sert d’autres concepts connexes, tels que «la présence», «l’état neutre», «le corps dilaté» et «la pré-expressivité."
On croit qu’avec cette expérience il est possible que le lycéen comprenne mieux l'idée du corps comme véhicule d'expression scénique. De plus, on observe que dans ce processus l’adolescent se voit souvent confronté à des aspects uniques et inusités de soi-même, ce qui peut refléter sur la construction de son identité.
MOTS-CLÉ: MASQUE NEUTRE. CORPORÉITÉ. THÉÂTRALITÉ.
This research has been carried out since 2011 as a part of the “Fazendo o gênero” project -which is developed in the Drama Department of the UFRJ Colegio de Aplicação. It consists of analysing the practice of Neutral Mask exercises with students so as to reflect on their bodies’ expression in performance. It is essentially based on the pedagogy of the actor as proposed by Jacques Lecoq but it also deals with other related concepts such as “presence”, “neutral state”, “dilated body” and “pre-expessivity”. It is believed that this experience allows the high school students to better grasp the idea of body as a form of perfoming expression. Furthermore, in this process it is observed that teenagers are very often confronted with peculiar and, until then, unusual aspects about themselves – which may reflect in the construction of their own identity.
KEY-WORDS: NEUTRAL MASK, THEATRICALITY

 

MARTINS, Pedro Haddad. O processo como temática de sua própria encenação. São Paulo: Escola Superior de Artes Célia Helena; Professor Parcial. Ator.

RESUMO

O presente artigo relata, e apresenta uma reflexão sobre uma dinâmica meta-teatral realizada em sala de aula - com alunos-atores entre 11 e 12 anos de idade -, que propõe a instauração de papéis a serem representados por todos durante parte do processo. O professor-diretor assume o papel de “diretor”, e os alunos-atores, os papéis de “atores profissionais”, evidenciando a função metalinguística do teatro, instrumentalizando criticamente os alunos-atores em relação à linguagem da cena enquanto brincam de fazer teatro. Cria-se uma realidade hiper-teatral lúdica, onde o processo é sua própria encenação, flertando com a prática tradicional do Drama.

Palavras-chave: Pedagogia do Teatro: Teatro na Educação: Drama: Metateatro.

ABSTRACT

This paper reports and reflects on a meta-theatrical dynamic held in the classroom - with student-actors between 11 and 12 years old -, which proposes to establish roles to be represented by all during the process. The teacher-director assumes the role of "director" and the student-actors, the roles of "professional actors", highlighting the metalinguistic function of the theater, equipping critically the student-actors in relation to the language of the scene while they play they are doing theatre. A hyper-theatrical reality is created, where the process is its own act, flirting with the traditional practice of Drama.

Keywords: Theatre Pedagogy: Theatre in Education: Drama: Metatheater.

MENEGAZ, Wellington. Ensino do teatro e rede social. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina; Doutorando em Teatro; Profª Drª Beatriz Ângela Vieira Cabral. Apoio Material e financeiro – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES - Brasil


RESUMO
Este artigo problematiza práticas teatrais que aliam realidade presencial, que se estabelece dentro da escola, e realidade virtual, que ultrapassa essas fronteiras, e se encontra no chamado ciberespaço. A hipótese é que o ciberespaço seja uma realidade na aprendizagem de muitos adolescentes. Neste sentido foi utilizado uma metodologia que associe elementos presentes na internet, redes sociais e sites de compartilhamento de vídeo, com alguns elementos presentes na performance e no drama. Foram desenvolvidos três experimentos, nas disciplinas “Metodologia do Ensino de Teatro e da Arte I” e “Metodologia do Ensino de Teatro II(Escola)”, do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina. Os experimentos se configuraram ora em ambiente presencial, ora virtual. Assim, o objetivo foi desenvolver estratégias fronteiriças para o ensino do teatro, por meio da associação do drama, performance e redes sociais. A base teórica que sustenta a analise dos experimentos foi o livro “Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço” de Janet Horowitz Murray. Duas questões presentes na obra citada foram relevantes para esse estudo, as propriedades essenciais e a estética dos ambientes digitais.

Palavras-chave: Ensino do teatro. Adolescentes. Internet.

Theatre Teaching and social network

ABSTRACT

This article discusses theatrical practices that associate real life situations, which are combine face reality, which is established within the school, and virtual reality, which goes beyond these boundaries, and which is called in cyberspace. The hypothesis is that cyberspace is a reality in the learning of many young people. We used a methodology involving elements present on the internet, such as social networking, sites and video sharing, with some elements in of performance and drama. Three experiments were developed both in the discipline “Methodology of Teaching Theatre and Art I” and “Methodology of Teaching Theatre II (School)”, of the Course of Degree in Theatre Teaching at the State University of Santa Catarina. The experiments were shaped either in life role-play environments or virtual role- play environments. The objective was to develop strategies for teaching frontier theater through membership of the drama, performance and social networks. The theoretical background that supports the analysis of the experiments was the book “Hamlet on the Holodeck: The future of narrative in cyberspace” of the Janet Horowitz Murray. Two issues present in the work cited were relevant to this study, the essential properties and aesthetics of the of digital environments.
Keywords: Teaching theater.Theatre Teaching Teens. Internet.

MOURA, Rogério A de. Luta estética e política da universidade e da escola pública na formação das novas gerações. Campinas: UNICAMP. Professor Doutor II – Coordenador Associado de Licenciatura.

RESUMO

O ensino da arte e da arte teatral está na legislação como o que chamamos direito à educação. Universidade e escola pública devem construir uma cultura institucional que possibilite uma formação do profissional do magistério da educação básica de qualidade. Esta continua sendo uma agenda urgente, nas dimensões estética e política. Trata-se de discutir um direito estético e um direito de criar que também permita aos jovens o enfrentamento das novas relações de poder entre as ciências e as artes.
Estes dois grandes campos e estas duas esferas têm apresentado diversos desafios. Parte deles está relacionada à formação em arte na escola pública (dimensões de tempo, espaço e formação), enquanto outra está mais diretamente associada aos modelos de formação inicial de professores nas universidades públicas estatais.
A proposta do trabalho é apontar elementos que permitam retomar a discussão sobre a relevância do ensino do teatro, a partir tanto de postulados teóricos quanto de experiências práticas com professores em formação, entendendo este processo como luta estética e política.

Palavras-chave: Arte, Formação, Teatro, Luta.

MOURA, Rogério A de.
Aesthetic and political fight between the university and the school in the context of the new generations. Campinas: UNICAMP. Professor Doutor II – Coordenador Associado de Licenciatura.

Abstract
The teaching of art and drama is based in the brazilian legislation, as part an educational right. University and public school must build a institutional culture which enables high quality teacher training programs for the elementary and secondary school. This agenda continues to be a priority, both in its aesthetical and political dimensions. It it’s a discussion about an aesthetic right and a right to create, to face the new challenges between sciences and arts.
These two big fields and two spheres of activity and training show several challenges. Part of them is based in the schooling in the public school (dimensions of time, space and training), while other is much more influenced by the curricula models of teacher training programs in public universities.
The proposal here is to focus in some elements to discuss the relevance of drama teaching, in a broader perspective and with an appeal to some theoretical imputs as wells as through practical experiences with teachers, understanding this process as an aesthetic and political fight.

Key-Words: Art – Trainning, schooling, drama, fight.

 

MUNIZ, Mariana de Lima. HORTA, Diogo. A Improvisação no processo artístico e pedagógico de criação do espetáculo Fábulas Errantes - Galpão Cine Horto. Belo Horizonte: Escola de Belas Artes/UFMG; UFMG; Professora titular; UFMG; Mestrando em Artes; bolsista CAPES.

RESUMO

O Projeto Pé na Rua, criado há nove anos pelo Galpão Cine Horto (BH), tem como objetivo dar continuidade à formação de atores profissionais na experimentação do Teatro de Rua. O espetáculo Fábulas Errantes é o resultado deste projeto e estreiou em Junho de 2013. O ponto de partida para a criação da peça foram os contos dos Irmãos Grimm e teve a improvisação, a partir do Sistema Impro de Keith Johnstone, como principal ferramenta na criação de personagens e cenas pelos atores. Pretendia-se que o espetáculo fosse itinerante e que fossem usados os espaços próprios das praças e parques - brinquedos infantis, árvores, coretos, entre outros - como espaços da cena, recriando o espetáculo a cada novo lugar de apresentação. A partir da utilização do sistema no processo de criação do espetáculo, pode-se observar que os conceitos, exercícios e jogos propostos por Keith Johnstone permitiram: interação e consciência de grupo entre os atores; desbloqueio criativo nas propostas feitas durante o processo; desenvolvimento da espontaneidade com grande proposição dos atores a partir das diretrizes de direção e facilidade de adaptação e fluxo de criação diante das mudanças exigidas por cada novo lugar de apresentação.

Palavras-chaves: Improvisação. Teatro de Rua. Formação de atores.

ABSTRACT
The Project Pé na Rua, created nine years ago by Galpão Cine Horto (BH), aims to continue the training of professional actors in the trial of Street Theatre. The show Fábulas Errantes is the result of this project and had his open in in June 2013. The starting point for the creation of the piece were the tales of the Brothers Grimm and had improvisation, based on Impro System by Keith Johnstone, as its main tool in creating characters and scenes by actors. . Furthermore, it was intended that the show was touring and they were used spaces' own squares and parks - such as toys, trees, gazebos, among others - as areas of the scene, recreating the spectacle every new place of presentation. From the use of the system in the process of creating the show "Fábulas Errantes" may be noted that the concepts, exercises and games offered by Keith Johnstone allowed: interaction and group consciousness among actors; unlocking the creative proposals made during the process, development of spontaneity proposition with great actors from the proposed direction and ease of adaptation and creation flow before changes required by each new place of presentation.
Keywords: Improv. Street Theatre. Actor's Training

 

NOGEIRA, Marcia Pompeo. Conexões Através do Atlântico para o Teatro na Comunidade. Florianópolis; UDESC; professor efetivo.

RESUMO

Este artigo refere-se aos resultados do II Seminário Internacional de Teatro na Comunidade, que teve como objetivo criar oportunidades de trocas entre pesquisadores e praticantes que atuam em contextos teatrais comunitários na América Latina, na África e na Europa. Sabemos que, de um lado, existe uma articulação entre as práticas teatrais feitas em contextos comunitários Africanos e Europeus e que, de outro, existe uma rede Latino Americana de teatro em comunidade. Entretanto, há um desconhecimento mútuo entre elas. A hipótese que estruturou o seminário é que nestas margens opostas do Atlântico existem práticas ricas e inovadoras, cujos quadros conceituais fazem uso de referências comuns, mas que entre seus praticantes e pesquisadores tem havido poucas possibilidades de se estabelecer conexões. Desta forma, o evento criou oportunidades de diálogo através do contato com elementos das raízes históricas e dos fundamentos político, estético e educacional do teatro feito em contextos comunitários nas duas margens do Oceano Atlântico. Nosso objetivo é socializar o conhecimento gerado no evento a partir da identificação de alternativas para o teatro comunitário no contexto geral do neoliberalismo.

Palavras-chave: teatro na comunidade. Diálogo. Conexões.

ABSTRACT

This article is related to the results of the II Community Theatre International Seminar, which aimed to create opportunities for exchanges between researchers and practitioners working in community theatre contexts in Latin America, Africa and Europe. We know that, on one side of the ocean, there is a link between the theatre practices developed in community settings in Africa and Europe, and on the other side, there is the Latin American community theatre network. However, there is mutual ignorance between them. The seminar was structured according to the hypothesis that on these opposite shores of the Atlantic there are rich and innovative practices, whose conceptual frameworks make use of common references. However, practitioners and researchers have had few opportunities to establish connections. Therefore, we wanted to create opportunities for dialogue about the historical roots and political , aesthetic and educational frameworks of theatre developed in community settings on both sides of the Atlantic. Our goal is to disseminate the knowledge generated in the event, based on the identified alternatives for community theatre in the general context of neoliberalism.

Key words: Community Theatre. Dialogue. Conections.

PEREIRA. E. C. B. Treinamento, jogo e teatralidade para a formação de atores. Campinas: Universidade Estadual de Campinas; Mestrado; Prof. Dr. Mario Alberto de Santana. Ator, diretor e professor teatral.

RESUMO
Este texto pretende refletir sobre duas questões referentes a trajetória e o funcionamento do Curso Livre de Teatro, em atividade atualmente no Barracão Teatro de Campinas – SP, no qual o autor participa como professor e coordenador desde 2005. O Curso Livre de Teatro se tornou um espaço de experimentação teatral que tem sua prática fundamentada em três princípios e ou técnicas: treinamentos corporais, processo colaborativo e a Técnica Klauss Vianna; A segunda questão trata do conceito da teatralidade, abordado sob o prisma do Curso Livre, ou seja, será refletido como a teatralidade permeia diferentes momentos do curso como os treinamentos, os jogos de improvisação, as aulas e, consequentemente, os espetáculos produzidos no final de cada ciclo de formação. Desta maneira o autor pretende lançar questões sobre o ensino e a experimentação teatral para não atores ou para atores em início de formação. E ainda discutir como a teatralidade se torna presente para os alunos do curso, assim como a coletividade, inerente a este tipo de atividade, interfere na vida dos participantes.
Palavra chave: Formação. Teatralidade. Jogo. Treinamento.

PEREIRA. E. C. B. Training, play and theatricality to train actors.
Campinas, Campinas State University, Master; Prof. Dr. Mario Alberto Santana. Actor, director and professor of theater.

ABSTRACT
This text aims to reflect on two questions concerning the trajectory and functioning Course Free Theatre, working today in Shed Theatre Campinas - SP, in which the author participates as a teacher and coordinator since 2005. The Open Course Theatre became a space for theatrical experimentation that has its practical and grounded in three principles or techniques: body training, collaborative process and Technical Klauss Vianna; The second issue deals with the concept of theatricality, approached through the prism of Free Course ie, will be reflected as theatricality pervades different times of course as the training, improvisation games, classes and hence the shows produced at the end of each training cycle. In this way the author intends to launch questions about teaching and theatrical experimentation for non-actors or actors in early training. And discuss how the theatricality becomes present to the students of the course, as well as the collective, inherent to this type of activity, interferes in the lives of participants.
Keyword: Training. Theatricality. Game. Training.

PEROBELLI, Mariene Hundertmarck. Teatro e Poéticas da Infância. Uberlândia: UFU; Professora efetiva; Bolsista Capes; UNIRIO DINTER UNIRIO/UFU; doutoranda; Orientador Prof. Dr. Paulo Merísio; Atriz.

RESUMO

A pesquisa em Teatro e Poéticas da Infância é tema de doutorado em andamento, realizado na UNIRIO e objeto de pesquisa docente da autora na Universidade Federal de Uberlândia. Pretende-se aqui, refletir sobre a relação atriz - criança no processo de criação do espetáculo "A Árvore de todas as histórias". Qual a noção de infância temos, enquanto artistas, ao criar espetáculos para este público? Como acessar a potência da infância em cena, na relação com as crianças? Gáston Bachelard, Maurice Merleau-Ponty e Manoel de Barros são filósofos e poetas que dialogam com as experiências vividas pela atriz em cena nesta pesquisa, que busca desvelar a reversibilidade atriz-criança em estado potencial de criação.

Palavras-chave: Teatro. Infância. Processo de criação.

ABSTRACT

This research in Drama and Poetry of Childhood is a doctoral topic in progress, conducted in UNIRIO and object of research as a professor at the Federal University of Uberlândia. The intention here is to reflect on the relationship between actress and child in the process of creating the play "The tree of all the stories." Which notion of childhood we have, as an artists, to create plays for this audience? How to access the power of the childhood on stage, in relation to children? Gaston Bachelard, Maurice Merleau-Ponty and Manoel de Barros are philosophers and poets that dialogue with the experiences of the actress on the scene in this research, which seeks to reveal the reversibility between actress and child in a potential creation.

Keywords: Theatre. Childhood. Creation process.

PINTO, Davi de Oliveira Pinto. Mediação teatral em Ouro Preto – MG: primeiros passos de uma pesquisa. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto; Professor Adjunto I. Ator, diretor, dramaturgo e compositor de canções para teatro.

RESUMO
A pesquisa “Mediação teatral: trânsitos e possibilidades” consiste no levantamento teórico e na investigação prática de processos de mediação teatral na cidade de Ouro Preto – MG. Tal mediação designa modos de se intervir artística e educacionalmente no trânsito que se dá entre o espectador e a cena teatral. Com a formação de um grupo de pesquisa – cadastrado no CNPQ como “Grupo de pesquisa em/sobre ensino/aprendizagem de teatro e mediação artística” (GPEACMA), envolvendo professores e alunos do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto – iniciou-se a pertinente revisão bibliográfica e, na perspectiva da pesquisa-ação, elaborou-se e executou-se uma primeira ação de mediação teatral, tendo, como participantes-espectadores, outros alunos e professores do mesmo Departamento. Discutem-se, nesta comunicação, algumas das diversas questões que se apresentaram nesses primeiros passos da pesquisa: o desafio de se adequar a mediação pré-espetáculo ao objeto cultural a ser fruído esteticamente, e a dificuldade de se verificar em que medida essa mediação prévia resulta ou não numa promoção da atitude autoral do espectador, em sua relação com a cena teatral.
Palavras-chave: cultura. teatro. mediação. formação. espectador

ABSTRACT
The research "Mediation theatrical influences and possibilities" consists of theoretical research and practical investigation on theatrical mediation in the city of Ouro Preto – MG. Such mediation designates modes of intervening artistically and educationally in the traffic that occurs between the spectator and the theater scene. With the formation of a research group – registered in CNPQ as "Research group in/on teaching/learning theater and artistic mediation" (GPEACMA), involving teachers and students from the Performing Arts Department of the Federal University of Ouro Preto – began to relevant literature review and, from the perspective of action research, we elaborated and implemented a first action theatrical mediation, having as participants-spectators, other students and teachers from the same department. We discuss, in this paper, some of the many issues that presented themselves in these first steps of the research: the defiance of adapting the mediation pre-spectacle at the cultural object to be brought to aesthetic fruition, and the difficulty of verifying the extent to which this prior mediation results or not in a promotion of authorial attitude of the spectator, in their relationship with the theatrical scene.
Keywords: culture. theatre. mediation. training. spectator

 

POZZETTI, Gislaine Regina. Estudo e Pesquisa em Jogos Teatrais com temáticas amazônicas. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas; professor auxiliar.

RESUMO

O ensino de Teatro como conteúdo na disciplina de arte no nível básico das escolas publicas de Manaus, aborda a linguagem teatral com superficialidade, conforme apontam as atividades de extensão e os estágios supervisionados do Curso de Graduação em Teatro da UEA. Isto levou à criação do Projeto “Jogos teatrais com temáticas amazônicas”, que desenvolve jogos teatrais que privilegiem os conhecimentos da cultura amazônica, como estratégia de ensino e aprendizagem da linguagem teatral. A metodologia é a adaptação e releitura de jogos populares regionais e de jogos teatrais de autores como Spolin, Koudela e outros. Os novos jogos utilizam-se de costumes, fauna, flora, lendas e do vocabulário amazônicos, como elementos temáticos da elaboração e sistematização. Depois de aplicados e avaliados em sala de aula pelos acadêmicos, os jogos passam a fazer parte de um fichário disponibilizado aos professores da rede pública através de oficinas de formação. Funcionando há dois anos, o projeto apresenta como resultado a preparação dos acadêmicos para o mercado de trabalho, a efetiva inserção da linguagem no currículo e o fomento da discussão sobre do ensino de teatro no Amazonas.

Palavras-chave: Temáticas amazônicas. Jogos teatrais. Ensino de teatro.


ABSTRACT
Theatre education as content in the discipline of art at the basic level of public schools of Manaus, uses the theatrical language with superficiality, according to the extension activities and supervised undergraduate internships in UEA's Theatre Graduation Course. This led to the creation of the project "Amazonian-themed Theatre Games", which develops theatre games that emphasize the knowledge of Amazonian culture, as a strategy for teaching and learning of theatrical language. The methodology is the adaptation and reworking of popular regional games, and theatre games of authors as Spolin, Koudela and others. The new games uses Amazonian habits, fauna, flora, legends and vocabulary, as thematic elements for elaboration and systematization. After applied and evaluated in the classroom by academics, the games become part of a binder available to public school teachers through training workshops. Running since two years ago, the project has improved the preparation of students for the labour market, and promoted the effective insertion of theatrical language in the curriculum and the discussion on theater education in the Amazon.

Keywords: Amazonian-themed. Theatre games. Theater education.

 

Pulsão: um experimento de Teatro Performativo e Relacional

O trabalho analisa os aspectos relacionais (arte relacional,Bourriaud) e pedagógicos relacionadas ao desenvolvimento do espetáculo "Pulsão do grupo Desvio Coletivo rede de criadores em performance e teatro desenvolvido no âmbito do Laboratorio de Praticas Performativas da Universidade de São Paulo no periodo entre agosto de 2012 e maio de 2013.

PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Oficinas teatrais: tema e variações. São Paulo: Universidade de São Paulo; professora titular; bolsista de produtividade CNPq 1D.

RESUMO
A oferta de oficinas a pessoas interessadas na experiência teatral constitui provavelmente a modalidade mais disseminada e prezada de contrapartida social prevista pelos grupos postulantes ao apoio do poder municipal em São Paulo. Nesse contexto, diferentes relações podem ser observadas entre a proposta de oficina e o processo de encenação do grupo de teatro proponente. Circuitos de várias naturezas podem ser estabelecidos entre os artistas e os beneficiários das contrapartidas, configurando distintas concepções de uma relação pedagógica. Transmitir o que se sabe ou se dispor a uma experimentação com o outro revelam-se como polos extremos de um continuum a ser examinado.
Palavras-Chave: Oficinas Teatrais. Teatro de Grupo. Ação Artística. Pedagogia do Teatro.

Résumé
L’offre d’ateliers auprès de personnes intéressées par des expériences théâtrales constitue probablement la contrepartie sociale la plus disséminée et la plus valorisée parmi les groupes candidats à une subvention des pouvoirs publics municipaux de São Paulo. On peut observer dans ce contexte des relations différentes entre la proposition d’atelier et le processus de mise en scène du groupe de théâtre postulant. Des circuits de nature variée peuvent être établis entre les artistes et les bénéficiaires des contreparties, configurant des conceptions originales de la relation pédagogique. Transmettre ce que l’on sait ou se rendre disponible à une expérimentation avec l’autre se révèlent comme deux pôles extrêmes d’um continuum à examiner.
Mots-Clefs : Ateliers Théâtre. Théâtre de Groupe. Action Artistique. Pédagogie du Théâtre.

RESUMO
Este artigo apresenta a proposta de abordar o teatro no ensino de História, os aspectos educacionais e características que envolvem o processo e possíveis resultados. A estratégia escolhida é o drama, método de ensino reconhecido no Currículo Nacional inglês como disciplina de prática artística, onde através de improvisações em sala de aula e apresentações, a aprendizagem se dá no ato de participar de uma reflexão, no Brasil tal procedimento é pouco realizado. O processo dramático como pesquisa permite colocar alunos de qualquer faixa etária em contextos históricos imaginários, não mais que simulações, vivenciando o ocorrido simbolicamente, para proporcionar motivação, o pensamento criativo, a compreensão de um evento ou tomada de decisões. O cruzamento entre História e histórias possibilita a condução de uma experiência significativa para os participantes num evento teatral.
Palavras-chave: Teatro. História. Experiência.

ABSTRACT

This paper presents the proposed approach in teaching theater history, characteristics and educational aspects involved in the process and possible outcomes. The strategy chosen is the drama, teaching method recognized in the National Curriculum English as a subject of artistic practice, where through improvisation in the classroom and presentations, learning takes place in the act of participating in a reflection, in Brazil this procedure is somewhat performed. The dramatic process as research allows placing students of any age group in historical contexts imaginary, no more than simulations, experiencing what happened symbolically to provide motivation, creative thinking, and understanding of an event or decision making. The intersection between history and stories allows conducting a meaningful experience for participants in a theatrical event.

Keywords: Theatre. History. Experience.

ROCHA DE LIMA, Hélio Jr. Erupções das Ilhas e o Regime Estético do Jogo Dramático. Natal: UFRN; doutorando; Ilza Matias; pedagogo do teatro.

RESUMO
Palavras-chave: Jogo dramático. Imagem. Processo criativo.
Trata-se de reflexões e dinâmicas corporais e textuais engajadas nas discussões metafóricas de “Ilhas Desertas” (Deleuze) atravessadas pela abordagem estética em Jacques Rancière. Os jogadores são convidados a construírem as ilhas metafóricas. Os alunos-atores se encarregam de levar para ilha as ideias, livros e objetos, que interagindo com os corpos em movimento comporão um fragmento cênico. A partir dos fragmentos, inicia-se uma segunda fase com a finalidade de experimentar as diversas possibilidades de encontro das ilhas em suas situações diversas. Entre textos e imagens, nos confrontos das ilhas, autoria e recepção misturam-se no ato de criação. Neste sentido, o regime estético, como fundamento teórico do processo de jogo, destitui a recepção de um argumento da tradição e da atitude esperada de um “leitor-espectador modelo”. O deslocamento e a desconstrução da forma ética e poética para um regime estético desterritorializa a “ideia clara”, finita, moralista e mimética, para deixar escoar a fruição na infinitude da imagem pictórica, gestual e da palavra. Todavia, em deslocamentos, na existência de um ponto zero, na transformação do saber em não-saber, a operação do ator desdobra-se no modo dos discursos, nas fugas da zona confortável do logocentrismo, e no deslizamento inintencional da experiência estética, “onde logos é idêntico a pathos”.

ABSTRACT
Keywords: Dramatic play. Image. Creative process.
These are reflections and dynamic body engaged in discussions and textual metaphorical in “Desert Islands and Other Texts" (Deleuze) crossed by the approach to aesthetics Jacques Rancière. The players are invited to build a metaphorical islands. The players are in charge of carrying the island ideas, books and objects, that interacting with moving bodies comprises a fragment scenic. From the fragments begins a second phase in order to try out various possibilities of meeting the islands in their different situations. Between texts and images, the islands in the clashes, authorship and reception mingle in the act of creation. In this sense, the aesthetic regime, as a theoretical process of play, dismisses the reception of an argument from tradition and attitude expected of a "reader-spectator model." The displacement and deconstruction of ethical and poetic aesthetic regime deterritorializes for a "clear idea", finite, moralistic, mimetic, to let flow the enjoyment in the infinity of pictorial image, gestual and word. However, shifts in the existence of a zero point, in the transformation of knowledge in the non-knowledge, the operation of the actor unfolds mode of discourse, the trails of the comfort zone of logocentrism, and unintentional slip of the aesthetic experience, "in which is logos identical with pathos”.

 

SANTO, Regina Helena Espirito. Aproximações entre a proposta da Escola da Ponte e a pedagogia do teatro nas escolas de Salvador: um lugar para a emancipação intelectual dos educandos. Salvador: Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas e Dança; Universidade Federal da Bahia;mestranda;orientador Luiz Claudio Cajaiba.
RESUMO
Este artigo propõe uma reflexão sobre a proposta inovadora da Escola da Ponte em aproximações com a pedagogia do teatro. Examinando os pontos positivos da quebra de barreiras e muros, não só da estrutura física da escola, mas de tantos outros entraves para uma emancipação intelectual dos educandos, a autora relaciona a prática de projetos e assembleias democráticas no modelo inicialmente proposto por Pacheco (2009) na implantação do modelo inovador em Avis, Portugal, aos jogos teatrais e performances, como atividades a serem amplamente empregadas na desconstrução da estrutura arcaica e viciada do nosso sistema educacional, comprovadamente superado e ineficaz. Tendo como suporte alguns teóricos como Ryngaert (1996), a Poética de Brecht, além de estudos sobre recepção teatral de Rancière(2012), tece considerações sobre uma releitura das práticas freirianas da “escuta”, o “fórum” de Boal (1977) e as performances, analisando os aspectos semelhantes entre essas situações, e a escola estruturada pelo educador português. Nessa perspectiva, indaga-se sobre possibilidades de caminhos rumo a soluções para nosso sistema falido e inoperante de educação.
Palavras chave: Pedagogia teatral; Escola da Ponte; jogos teatrais e performances.

Approaches between the proposal of Bridge’s School and theater pedagogy in schools of Salvador: a place for intellectual emancipation of learners.

ABSTRACT
This article proposes a reflection about the innovative proposal of the Bridge’s School in approaches to theater pedagogy. Examining the positives points of breaking down barriers and walls, not only the physical structure of the school, but many other challenges to the intellectual emancipation of learners, the author relates the practice of projects and democratic assemblies in the model originally proposed by Pacheco (2009) in the implementation of the innovative model in Avis, Portugal, for the theater games and performances, as activities to be widely used in the deconstruction of the archaic and addicted structure of our educational system, demonstrably overcome and ineffective. Backed by some theorists as Ryngaert (1996), Brecht's Poetics, and studies of theater reception of Rancière (2012), make considerations about a rereading of the freirian practices of "listening", the "forum" of Boal (1977) and the performances, analyzing similar aspects between these situations, and the structured school by portuguese educator. In this perspective, one may wonder about the possibilities of paths towards solutions to our broken and dead system of education.

Keywords: Theater pedagogy; Bridge’s School; games and performances.

 

SANTOS, Reginaldo. A descoberta do sensível: das representações sociais à consciência em relação ao papel do teatro na escola. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação, Mestrado, Orientador Sérgio Dias Cirino, CAPES/ REUNI. Coordenador do Projeto Sociocultural Conexão Galpão do Galpão Cine Horto (BH/ MG).

RESUMO

A literatura especializada da área nos indica que os educadores tem concepções distintas acerca do que é Teatro e do que é Teatro na Escola. Tais concepções influenciam a maneira como utilizam a linguagem sobre o teatro em sala de aula. Assim, buscou-se compreender como os educadores constroem os saberes relacionados ao ensino de teatro, a partir do conhecimento advindo do senso comum. Os sujeitos da pesquisa foram professores do ensino fundamental que participaram do projeto Conexão Galpão BH/MG no período de março a junho de 2013. Utilizou-se da Teoria das Representações Sociais de (Moscovici,1961) como referencial teórico. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas as técnicas de Associação Livre, Comparação Pareada e Escolha Hierarquizada Sucessiva, com dezenove professores. Até o momento, a partir da análise de conteúdo já realizada, constatamos que ao se referirem ao termo Teatro os educadores visualizam o fazer artístico como fruição estética e sensível, aliado ao prazer e ao lúdico. Já Teatro na Escola, na maioria dos casos, é relacionado a uma expectativa em relação à aquisição de um novo instrumento didático para dar suporte aos conteúdos obrigatórios escolares.

Representações Sociais: Teatro: Teatro na Escola: Formação de Professores.

ABSTRACT

The specialized literature indicates that educators have different conceptions of what is Teahter and what is Teather in school. Such conceptions influence how they use the language about drama in classroom. Thus, we sought to understand how teachers build their knowledge about the teaching of theater, from the knowledge gained from common sense. The study subjects were elementary school teachers who participated in the project "Conexão Galpão BH / MG" from March to June 2013. We used the theory of social representations (Moscovici, 1961) as a theoretical framework. As instruments of data collection we used techniques of Free association, Paired comparison and Hierarchical and Successive Choice, with nineteen teachers. So far, from the content analysis already conducted, we found that when referring to the term Theater the educators visualize the artistic making as aesthetic and sensible enjoyment, allied to pleasure and ludic. The term Teather in School, in most cases, is related to expectations regarding the acquisition of a new teaching tool to support school compulsory contents.

Social Representations: Drama: Teather in School: Teacher Training.

SANTOS, Rosimeire Gonçalves. Título do trabalho. Uberlândia: UFU; Professor Assistente; Unirio; DINTER Unirio¬/UFU; doutoranda; Orientador Prof. Dr. Adilson Florentino da Silva.

RESUMO

Este trabalho apresenta questões iniciais do projeto “Olhar etnográfico com as lentes do pensamento complexo: a Licenciatura a Distância na área de Teatro”, em desenvolvimento como pesquisa de doutoramento no PPGAC da UNIRIO, no âmbito do Programa DINTER, parceria firmada entre a Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro e a Universidade Federal de Uberlândia. O foco da pesquisa é buscar conhecimento sobre a qualificação dada os egressos das duas turmas recém formadas da Licenciatura em teatro da Universidade de Brasília – UnB, na modalidade a Distância e as formas de inserção encontradas ou inventadas por eles e elas no mercado de trabalho em suas cidades. O artigo propõe uma análise dos conceitos de vitrual, cibercultura e ciberespaço de Pierre Lèvy, relacionando-os à área de EaD, com o propósito de definir sua possível contribuição para o campo teórico desta pesquisa.

Palavras-chave: Ciberespaço. Cibercultura. Teatro-Educação. EaD.


ABSTRACT

This paper presents initial questions of the project "An ethnographic look up with lenses of the complex thinking theory: the Theatre teaching in distance learning" in development as a doctoral research at DINTER Program at UNIRIO, that means a partnership between Federal University of the State of Rio de Janeiro and Federal University of Uberlândia. The focus of this research is the searching of knowledge about quality of learning of students graduated in Theatre teachers at distance education mode, from two classes newly graduated by University of Brasília and about how that students could find or invent opportunities to entrance in the labor in their cities. The article proposes an analysis of the Pierre Lévy concepts of virtual, cyberspace and cyber culture, relating them to the area of distance learning, with the aim of defining their possible contribution to the theoretical field of this research.

Keywords: Cyberspace. Cyber culture. Theatre. Distance learning

SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Para além do contexto escolar: experiências artísticas e pedagógicas em Teatro na Educação Básica. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; professora adjunta em pesquisa com apoio CNPq; Bolsista PIBID CAPES. Professor Orientadora. Atriz.

Teatro. Educação Básica. Experiência estética.

As experiências enfocadas no texto partem de experimentos artísticos e reflexões sobre relações estéticas e pedagógicas em Teatro, desenvolvidos na Educação Básica, em parceria entre estudantes e professores de Teatro atuantes no Programa de Bolsas de Iniciação Docência (PIBID UFRGS) e em atividades de pesquisa da UFRGS. As motivações dessas experiências decorrem, dentre outros fatores, do contraste que se observa entre a diversidade de manifestações proliferadas na cena contemporânea e a constância e uniformidade das práticas teatrais preponderantes no contexto escolar; e do estudo de teóricos contemporâneos no campo da Pedagogia do Teatro, tais como Jean-Pierre Ryngaert, Ingrid Koudela, Flávio Desgranges e Narciso Telles. Nessa perspectiva o texto apresenta ações de cunho cênico e improvisacional, propostas por um coletivo de acadêmicos dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Teatro da UFRGS junto a estudantes de duas insituições da Rede Pública Estadual de Ensino de Porto Alegre, que buscam aproximar as formas teatrais que se processam dentro e fora do ambiente escolar, de modo a favorecer a construção de conhecimento em Teatro nas suas dimensões estética, cultural e social.

Theatre. Basic Education. Aesthetic experience.

The experiences focused on the text have as origin artistic experiments and reflections on aesthetic and pedagogical relationships about Theatre, developed under the Basic Education, in partnership between students and Theatre teachers working in the Programa de Iniciação à Docência (PIBID UFRGS) and in research activities of UFRGS. The motivations of these experiences arise, among other factors, from the contrast that exists between the diversity of manifestations proliferated in the contemporary scene and the constancy and uniformity of theatrical practices prevalent in the school context, and from the study of contemporary theorists in the field of Theater Pedagogy, such as Jean-Pierre Ryngaert, Ingrid Koudela, Flávio Desgranges and Narciso Telles. Fol-lowing this perspective the text present scenic and improvisational actions, proposed by a collective of Theatre academics of UFRGS with students from two public basic education schools of Porto Alegre, which promote the approach be-tween theatrical forms that take place inside and outside the school environment, to favor the construction of theatrical knowledge in its aesthetic, cultural and so-cial dimensions.

 

SILVA, Everson Melquiades Araújo; GOUVEIA, Francisco de Assis. O Papel Educativo dos Programas dos Espetáculos de Teatro: Como está Caracterizado esse Gênero Textual? Recife: Universidade Federal de Pernambuco; Professor Adjunto I. Ator e Arte/Educador; Pesquisador. Ator e Arte/Educador.

RESUMO

O Teatro/Educação tem se caracterizado como um campo amplo de conhecimento que busca investigar e compreender como se aprende os conhecimentos teatrais presentes nos diferentes fenômenos educativos. A partir desse pressuposto, compreendemos que a aprendizagem dos conhecimentos teatrais não está restrita aos processos de escolarização, mas, em grande medida, ele ocorre a partir de processos sutis de aprendizagens, denominado neste estudo de mediação sociocultural. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo identificar a estrutura e elementos que constitui o programa dos espetáculos de teatro como um gênero textual de circulação social. Para tanto, realizamos uma pesquisa documental em um acervo particular composto por mais 70 programas de teatros, de 1986 a 2013, de espetáculos de grupos de diferentes estados brasileiras. A partir da análise temática é possível afirmar que o programa teatral é um texto de circulação social complexo, por que é constituído por diferentes tipos e gêneros textuais, tais como imagens, narrativas, biografias. Os dados aprontam ainda que não existe um padrão para os programas teatrais. No entanto, ele apresenta elementos recorrentes dos quais destacamos a imagem, a sinopse e a ficha técnica.

Palavras-Chave: Arte/Educação; Teatro/Educação; Pedagogia do Expectador; Mediação Sociocultural; Gênero Textual.

ABSTRACT

Theatre / Education has been characterized as a broad field of knowledge that seeks to investigate and understand how to learn theatrical knowledge in the different educational phenomena. From this assumption, we realize that the learning of theater is not restricted to the processes of schooling, but largely, it occurs from subtle processes of learning, called in this study sociocultural mediation. In this context, this study aimed to identify the structure and elements that constitute the program of theater shows as a genre of social circulation. Therefore, we performed a documentary research in a private collection consists of over 70 programs theaters from 1986 to 2013, shows groups of different Brazilian states. From the thematic analysis we can say that the theater program is a text circulating social complex, which is composed of different types and genres, such as images, narratives, biographies. The data ready yet there is no standard for the theater programs. However, he has recurring elements of which highlight the image, and the synopsis sheet.

Keywords: Art / Education, Events / Education, Pedagogy of the Spectator; Sociocultural Mediation; Gender Textual.

SILVA, Renata Patrícia. Zona de Arte da Periferia ou Zona de Arte na Periferia? Palmas: Universidade Federal do Tocantins. Professora Auxiliar.

RESUMO
O Teatro em Comunidades é um trabalho desenvolvido ao redor de todo o mundo, o que lhe confere uma diversidade de práticas, conceitos e terminologias. Apesar das distinções, a maioria apresenta pontos em comum, como a colaboração, ênfase na comunidade e valorização da cultura local. Este trabalho, busca discutir o espaço em que ocorrem tais ações e a interferência exercida pelo mesmo na parceria artistas/comunidade, visto que boa parte desses trabalhos se dá em contextos periféricos ou regiões carentes de recursos financeiros e oportunidades artísticas e trazem em suas produções uma identidade muito bem marcada. Assim, ante esta proposta de subversão da geografia, em que artistas vão em busca de espaços “menos lotados”, este trabalho se propõe a discutir as interferências geradas pelo entorno nas ações da Cia ZAP 18. Desta forma, sendo tal localização um aspecto de tamanha relevância, principalmente para o Teatro em Comunidades, é importante salientar como estes laços, que se estabelecem em uma localidade e a realidade do entorno, interferem nas práticas desenvolvidas pelo grupo.
Palavras-chave: Teatro em Comunidades. Pedagogia do Teatro. ZAP 18.

ABSTRACT
The Community Theatre is a work around the world, which gives it a diversity of practices, concepts and terminology. Despite the distinctions, most have points in common, such as collaboration, emphasis on community and appreciation of local culture. This work discusses the space in which such actions occur and interference exerted by the same artists in partnership / community, since most of these works takes place in peripheral contexts or regions underfunded and artistic opportunities and bring in their productions identity well marked. So, against this proposed subversion of geography, in which artists go in search of spaces "less crowded", this paper proposes to discuss the interference generated by surrounding the actions of the CIA ZAP 18. Thus, this location being one aspect of such importance, mainly for Communities in the theater, it is important to note how these ties, which are established in a locality and the surrounding reality, interfere in the practices developed by the group.
Keywords: Community Theatre. Theater Pedagogy. ZAP 18.

WERNECK, Silvia. Teatro Colaborativo: O Processo aplicado na Escola Pública do Município do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Unirio. Professora e atriz.
RESUMO
Palavra - Chave: Teatro Colaborativo. Educação. Experiência. Jogo. Processo.
O teatro é importante para a educação porque ele trabalha com atitudes instintivas e impulsivas, com a criatividade e o relacionamento com o mundo exterior, e isso é a raiz de toda a atividade educacional. O que vemos atualmente ainda é o teatro na escola condicionado para uma única finalidade, as apresentações. Dessa maneira, esquecemos e atropelamos um dos pontos mais importantes nesse fazer, que é o processo. O produto final não pode ser mais importante do que o que se vivência na sala de aula. Afinal o teatro deve se tornar orgânico. É preciso inserir os alunos/atores em um processo de criação. Devemos levar para a sala de aula um trabalho que de fato traga investigações produzidas pelo grupo e não apenas resoluções já prontas e concluídas pelo professor. No processo do Teatro Colaborativo, o aluno terá de se confrontar a todo o momento, objetivamente ou subjetivamente com essas questões: “Como eu me movimento? Quais são meus códigos? O que é cultura?”, para que se construa algo com identidade, algo que faça parte da realidade em que vivem. É um olhar para dentro de si. O aluno será esse artista capaz de mostrar o que de fato o atinge, o provoca e o torna parte importante desta sociedade. O trabalho se tornará mais rico, pois será a realidade deles discutida no palco, construindo assim uma colcha de retalhos que irá se tecer em um processo de criação.
ABSTRACT
Word - Key: Theatre Collaborative. Education. Experience. Game. Process.
The theater is important for education because it works with attitudes instinctive and impulsive, with creativity and relationship with the outside world, and this is the root of all educational activity. What we see today is still in the school theater conditioning for a single purpose, presentations. Thus, we forgot and ran over one of the most important points that do, that is the process. The final product can not be more important than what you experience in the classroom. After the theater must become organic. You must enter students / actors in a process of creation. We bring to the classroom a job that actually bring research produced by the group and not just resolutions already ready and completed by the teacher. In the process of Collaborative Theatre, the student will face all the time, objectively or subjectively with these questions: "How do I move? What are my codes? What is culture? "To build something with that identity, something that is part of the reality in which they live. It's a look inside. The student will be able to show this artist that actually strikes the causes and becomes an important part of this society. The work will become richer because their reality is discussed on stage, thus building a quilt that will weave in a process of creation.

 

YAMAMOTO, Karina Ribeiro. A formação em jogo: reestruturação do Projeto Político Pedagógico do curso de Teatro da UFT . Palmas: Universidade Federal do Tocantins; Professora.
A existência de professores de teatro no Brasil aumentou de acordo com a demanda de novos cursos de formação que foram criados nos últimos anos, principalmente pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Alguns desses novos cursos foram implantados de forma brusca, como aconteceu na Universidade Federal do Tocantins, onde atualmente, o Projeto Político Pedagógico (PPP) encontra-se em reformulação. Busca-se aqui, discorrer sobre as dificuldades encontradas em reformular o currículo e o PPC, visando atender à demanda de alunos, à contemporaneidade do teatro, a formação do licenciado em teatro, à insuficiência no quadro de professores, as demandas orçamentárias e burocráticas da Instituição e ainda se adequar à realidade local de Palmas - Tocantins, de um curso em andamento.
Palavras Chave: Currículo, Pedagogia do Teatro, Formação de Professores.

YAMAMOTO, Karina Ribeiro.
The training game: restructuring of Pedagogical Political Project Course Theatre UFT. Palmas: Federal University of Tocantins; Teacher.
The existence of theater teachers in Brazil increased with the demand for new training courses that have been created in recent years, mainly by Support Programed for the Restructuring and Expansion of Federal Universities (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI). Some of these new courses were implemented abruptly, as happened at the Federal University of Tocantins, where currently the Pedagogical Political Project (Projeto Político Pedagógico - PPP) is being reworked. Search up here, discuss the difficulties encountered in reformulate the curriculum and PPC, to meet the demand of students to contemporary theater, the training of a degree in theater, the insufficiency in teachers, budgetary and bureaucracy demands of the Institution and still conform to local Palmas - Tocantins, a course in progress.
Keywords: Curriculum, Pedagogy of Theatre, Teacher Training.