Estudos da Performance  

ALCARAZ MAROCCO,Inês.Aspectos performáticos na encenação de Qorpo Santo.Porto Alegre:UFRGS; professora Associada 2

A pesquisa intitulada As Técnicas Corporais do Gaúcho e a sua relação com a Performance do Ator/dançarino foi iniciada em 2001 com a criação de um sistema de treinamento à partir de algumas das técnicas corporais do gaúcho campeiro na sua lide cotidiana, com o objetivo de desenvolver a presença física do ator/dançarino. E desde então, este tem sido transmitido de grupo a grupo e sendo verificado quanto a sua eficácia em criações artísticas. Após serem instrumentalizados no sistema de treinamento pelo grupo anterior, os alunos da nova equipe (2012-2014) terão a oportunidade de verificar a eficácia do sistema de treinamento nesta criação artística além de constatar as possibilidades performáticas da obra de Qorpo Santo. Através de uma abordagem interdisciplinar, que mesclará teatro, música e artes visuais, escolheremos como base para a criação o texto teatral intitulado O marido Extremoso ou O pai cuidadoso de Qorpo Santo, autor do RGS . O trabalho desta criação será desenvolvido com o apoio de artistas profissionais nas áreas da música e das artes visuais , e se desenvolverá durante um semestre acadêmico. Para a realização do trabalho os atores serão instrumentalizados em diferentes técnicas teatrais assim como das áreas das artes plásticas e da música com o objetivo de localizar e resgatar os aspectos performáticos destas tres áreas na obra de Qorpo Santo. Trata-se de um trabalho coletivo e colaborativo que se desenvolverá durante o semestre e por isso os resultados serão conhecidos durante este periodo.
Palavras-chave: arte da performance; interdisciplinaridade; Qorpo Santo.

La recherche titré Les techniques corporels du gaúcho et son rapport avec la performance de l`acteur/danseur a débuté en 2001 avec la création d`un système d `entraînement à partir de quelques techniques corporels de travail du gaucho ayant comme but celui de développer la présence physique de l`acteur /danseur. Et, dès lors, ce système a été transmis de groupe à groupe en même temps qu`il a été vérifié par rapport à son efficacité dans des créations artistiques. Après avoir été instrumentalisés dans le système d`entraînement, par le groupe antérieur,les étudiants du nouveau groupe (2012/14) auront la possibilité de vérifier l`éfficacité du système d`entraînement dans une création artistique,outre la constatation des possibilités performatiques de l `oeuvre de l`auteur Qorpo Santo. Sous une perspective interdisciplinaire dont feront partie le théâtre,les arts plastiques et la musique, la base de la création sera le texte théâtrale titré O marido Extremoso or O pai cuidadoso de Qorpo Santo, auteur du RGS. Ce travail sera développé par des art
Les aspects performatifs de la mise en scène sur l`oeuvre de Qorpo Santo

BIANCALANA, Gisela Reis. Elementos Culturais em Performance: um percurso presentificado. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria; professora adjunta. Diretora e performer.

RESUMO

A investigação em andamento está focada em estudos sobre a interface entre elementos culturais e a performatividade que culminem com exercícios cênicos e reflexões sobre a presença. O objetivo principal do trabalho está voltado para as habilidades psicofísicas desenvolvidas em laboratório para a realização de performances artísticas e atua em dois níveis. O primeiro debruça-se sobre a observação de princípios oriundos de fontes culturais que possam ser considerados favorecedores da presença cênica. O segundo nível está nos processos criativos, a saber, a experimentação laboratorial implementada pela via de ações sistematizadas que são, posteriormente, levadas a público. Esta pesquisa faz parte de um amplo projeto que absorve outros menores e está sendo desenvolvida no grupo de pesquisas: Performances: arte e cultura, vinculado ao CNPQ. O procedimento metodológico parte da imersão em contextos socioculturais pré-determinados que atuam como fonte temática em cada processo. As últimas resultantes deste percurso são os espetáculos: A Guerra dos Santos e Auto da Paixão e da Alegria. Atualmente, está em processo uma performance, ainda sem título. Assim, a proposta tem buscado fundir os campos de conhecimento, arte e antropologia, ao expressar uma perspectiva que intenciona amalgamar as aproximações traçadas entre performances artísticas e elementos culturais.

Palavras-chave: cultura. performance. presença cênica.

ABSTRACT

The ongoing research is focused on studies about the interface between cultural elements and performativity which culminate with scenic exercises and reflections on the presence. The main objective of the work is focused on the psychophysical skills developed in the laboratory to artistic performances and acts in two levels. The first one attends to the observation of principles from cultural sources which can be considered in favor of scenic presence. The second level is in the creative processes, the laboratory’s experimentation implemented through systematized actions which are subsequently taken in public. This research is part of a broad project that absorbs other minors and is being developed in the research group: Performances: art and culture, linked to the CNPQ. The methodological procedure starts from an immersion in pre-determined social cultural contexts that act as thematic source in each process.
The latest results of this route are the shows: A Guerra dos Santos e Auto da Paixão e da Alegria. Currently, it is in progress, a performance still untitled. Thus, the proposal seeks to merge the fields of knowledge, art and anthropology, by expressing a perspective that intends to amalgamate approaches between artistic performances and cultural elements.
Keywords: culture. performance. scenic presence.

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BRITO, Iremar Maciel de. As estruturas do jogo na criação de roteiros e textos teatrais. Rio de Janeiro: UNIRIO, Professor Adjunto IV.

RESUMO
Todo jogo, segundo Huizinga, tem um espaço, um tempo, um objeto a ser conquistado e um conjunto de regras. A mesma coisa ocorre com o jogo teatral, cuja ação dramática acontece num espaço, durante um tempo definido, busca a conquista de um objetivo e está sujeito a um conjunto de regras. Assim podemos criar roteiros de jogos teatrais que possibilitem a estruturação de performances ou mesmo a escrita de um texto dramático. O sistema universal da narrativa, que ja discutimos em outros trabalhos da ABRACE, nos fornece um esquema perfeito para a criação de jogos teatrais: 1 – Situação inicial - (Exemplo: As pessoas estão em casa, recebendo uma velha desconhecida a quem deram abrigo.) 2 – Primeira Peripécia (mudança) - (Exemplo: Uma carta é colocada por baixo da porta.) 3 – Desenvolvimento da nova situação - (Exemplo: O homem que conhece aquela língua, não lê sem óculos. Todos procuram os óculos.) 4 – Segunda Peripécia (mudança) - (Exemplo: Finalmente encontram os óculos. O homem lê. A carta diz que a velha, que está entre eles é uma perigosa assassina). 5 – Situação final – (Exemplo: Armam um plano e prendem a velha). Pretendemos nesse trabalho propor mais um caminho de criação da narrativa de roteiros e textos dramáticos, a partir de técnicas utilizadas na estruturação do jogo.

Palavras-chave: Jogo teatral – Narrativa – Texto

BRITO, Iremar Maciel. Les structures du jeu dans la création de scénarios et de drames. Rio de Janeiro: UNIRIO, professeur agrégé IV.

RÉSUMÉ
Chaque jeu, selon Huizinga, dispose d'un espace, un temps, un objet à atteindre et un ensemble de règles. La même chose se produit avec la pièce de théâtre dont l'action dramatique se déroule dans un espace dans un temps défini, cherchant à conquérir un objectif et est soumis à un ensemble de règles. Ainsi, nous pouvons créer des scripts pour les jeux de théâtre qui permettent la structuration des représentations ou même l'écriture d'un texte dramatique. Le système universel du récit nous offre une mise en page parfaite pour créer des jeux de théâtre: 1 - Situation initiale - (Exemple: Les gens sont à la maison, obtenir un vieil inconnu qui a donné refuge. )
2 - Premier contretemps (changement) - (Exemple: Une carte est placée sous la porte) 3 - Le développement de la nouvelle situation - (Exemple:... l'homme qui connaît cette langue, ne pas lire sans lunettes Tout le monde regarde les lunettes) 4 - Deuxième contretemps (changement) - (Exemple: finalement trouvé les lunettes: la vieille femme est un tueur dangereux..). 5 - Situation finale - (Exemple: Ils mettent en place un plan et sécuriser l'ancienne). Nous souhaitons que ce travail de proposer une autre façon de créer des scénarios de textes narratifs et dramatiques, des techniques utilisées dans la structuration de la partie.

Mots-clés: jeu - Récit - Texte

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BRITO, Maria Cristina; SOUZA, Maria Inês Galvão. O sentido e a forma na encenação poética da busca da identidade. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Professora Associada do Departamento de Interpretação e do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas. Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professora Adjunto do Departamento de Arte Corporal.

A partir de fragmentos de poemas de Fernando Pessoa estruturamos uma dramaturgia que tem o título de A moça que espera. O imaginário da protagonista a conduz por um caminho que se desenha entre a sanidade e a loucura, entre o real e o ficcional, onde tudo se estrutura com uma natureza simbólica. Neste teatro do espaço onírico do inconsciente, onde se abole o tempo histórico e o espaço objetivo, a subjetividade do personagem conduz a encenação. Maria, a personagem, busca pelo afeto e pela memória a sua identidade perdida. Nesta vivência o gesto adquire uma dimensão lírica e expressiva de natureza afetiva e simbólica. O gesto fala dentro de um contexto onírico onde o inconsciente tem o seu lugar de expressão na relação próxima que poderíamos denominar simbiótica entre afetos e movimentos. Nesta perspectiva, investigamos o gesto buscando o encontro entre o sentido e a forma na construção de uma identidade perdida. A moça que espera é a pesquisa de uma possível escritura cênica, através de signos que revelem os meandros da subjetividade que se objetiva no espaço, num intercâmbio poético entre sentido e forma.

Palavras-Chave: Sentido. Forma. Escritura. Espaço. Subjetividade.

From fragments of poems by Fernando Pessoa we structured dramaturgy that has the title A moça que espera (The lady waiting). The fictional protagonist leads down a path that is drawn between sanity and madness, between reality and fiction, where everything is structured with a symbolic nature. In this theater of the dream space of the unconscious, which abolishes the historical time and space objective, the subjectivity of the character leads the staging. Maria, the character search by affection and memory lost its identity. In this experience the gesture acquires a dimension lyrical and expressive nature of affective and symbolic. The gesture speaks in a context where the unconscious dream has its place in the close relationship of expression that could be called symbiotic affections and movements. In this perspective, we investigated the gesture seeking the encounter between meaning and form in the construction of a lost identity. The girl is expected to research a possible scenic scripture, through signs that reveal the intricacies of subjectivity that objective space, a poetic exchange between meaning and form.

Keywords: Direction. Shape. Scripture. Space. Subjectivity.

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CAMPOS, Michele. Rio de Janeiro: Unirio; doutoranda; Tatiana Motta Lima. Atriz-performer e educadora.

RESUMO

O Camelo, o Leão e a Criança que Brinca: as transmutações no encontro de si

O que há em comum entre as buscas de Alejandro Jodorowsky, Jerzy Grotowski e Luís Otávio Barata? A “crueldade” definida por Artaud como poesia estética que age sobre o homem/ator, transcendendo o plano de contemplação pura e alcançando uma função reflexiva; o “ritual”, como forma de criação em um tempo/espaço de suspensão, magia e encantamento, fundado num sistema de símbolos que são presentados no momento da ação; a reconstrução da árvore genealógica como processo de descoberta; uma mistura poética de textos e simbologias de tantas culturas; e o principal aspecto encontrado em todos eles: a busca do espírito, entendido como o vigor inseparável da vida-obra; os caminhos percorrido nas montanhas, aldeias, ruas das grandes metrópoles, como busca de sua principal criação. O objetivo deste texto é compreender os procedimentos de buscas de si – entendida aqui a partir de Grotowski, Motta Lima, e Foucault – como transmutação, que eventualmente desencadeia atos poéticos ou performáticos carregados de potência criativa; movimento representado na alegoria nietzscheana do “Camelo, o Leão e a Criança que brinca”, um caminho que resulta numa cena caótica em meio a beleza e o grotesco, o sublime e o caos, nascimento e morte.

Palavras-chave: Ato poético/performático. Buscas de si. Árvore genealógica. Memória. Jodorowsky.

RESUMÉ

Le Chameau, le Lion et l'enfant qui joue: les transmutations dans les quêtes de soi

Qu'est ce qu'il y a en commun parmi les quêtes de Jodorowsky, Barata et Grotowski? La “cruauté” dessiné par Artaud comme poésie esthétique qui agit sur l'homme/acteur, en transcendant la pure contemplation pour arriver dans une fonction de réflexive; le “rituel” comme force qui attribue à la scène un temps/espace de suspension et enchantement fondé sur un système symbolique présenté dans le moment de l'action; la reconstruction de l'arbre généalogique comme processus de découverte; le mélange poétique des textes et symbologies de plusieurs cultures; et le plus important aspect commun parmi eux: la quête du esprit, conçu ici comme la vigueur de la vie-oeuvre, les chemins parcouru dans les montagnes, les villages, les rues des grandes métropoles, comme la quête de sa plus importante création. Le but de ce travail c'est comprendre les procédures de la quête de soi – compri chez Grotowski, Motta Lima, et Foucault – comme une transmutation qui éventuellement aboutit dans des actes poétiques ou performatiques remplis de puissance créative; un mouvement représente par l'allégorie nietzscheenne du “Chameau, le Lion et l'Enfant qui joue”, un chemin qu'arrive dans une scène chaotique parmi la beauté et le grotesque, le sublime et le chaos, la naissânce et la mort.

Mots-clé: Acte poétique/performatique. Quêtes de soi. Arbre généalogique. Mémoire. Jodorowsky.

CASTANHEIRA, Ludmila de Almeida. O que, onde e por que? Performance art, Liminaridade e Communitas. Campinas: Unicamp. Doutorado; Verônica Fabrini. Performer.

Resumo:
Este artigo relaciona as noções de performance art (COHEN: 2002.; GLUSBERG: 2003; GOLDBERG: 2006; ZUMTHOR: 2000), Communitas e Liminaridade (TURNER: 1976; 1982; 1986). A palavra performance tem diferentes acepções. Há quem defenda seu uso como descrição exclusiva de arte, e quem destaque sua insuficiência ante as diferentes ações assim nomeadas. A discussão se complexifica quando observamos a performance a partir dos saberes: enquanto especificidade da linguagem, na Arte; e enquanto generalidade das manifestações do humano, na Antropologia. Com as noções de produto artístico e habilidade técnica convulsionadas pela performance, abordamos os Festivais de Apartamento – eventos semestrais e itinerantes de performance art, que se dão livres de curadoria e em casas de artistas invés de nas galerias – à luz dos conceitos acima mencionados.
Palavras-chave: Performance Art, Liminaridade, Communitas.

Abstract:
This article relates the concepts of performance art (Cohen: 2002.; Glusberg: 2003; GOLDBERG: 2006; ZUMTHOR: 2000), Communitas and Liminality (TURNER: 1976, 1982, 1986). The word performance has different meanings. Some advocate its use as a unique description of art, and who highlight their failure against the different actions so named. The discussion is more complex when we look at performance from knowledge: while specificity of language, art, and while most of the manifestations of human anthropology. With the notions of artistic production and technical skill convulsed by performance, approach the festivals Apartment - semiannual events and traveling performance art, which give free houses and curated by artists rather than the galleries - in the light of the above concepts.
Keywords: Performance Art, Liminality, Communitas.

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FISCHER, Stela. Artivismo feminino. São Paulo: Universidade de São Paulo; Doutorado em Artes Cênicas; Orientadora Profa. Dra. Elisabeth Lopes.

RESUMO
O trabalho propõe uma descrição e análise de modos de expressão de gênero da atualidade, mais especificamente manifestações cênicas que tomam as questões das mulheres como premissas criativas e de intervenção social. Nesse sentido, temos interesse pela função social da cena, da performance e do ativismo de mulheres artistas, com a prerrogativa de criação de atos estéticos que resultam em expressões de subjetividade política. É crescente o número de coletivos teatrais, performers e ativistas que se interessam pela temática e avançam na continuidade do legado histórico da cena feminista de décadas anteriores, comprometidas com a sua formação, arte e atuação nas esferas públicas. Serão abordadas as expressões o grupo mexicano FOMMA - Fortaleza de la Mujer Maya, a performer guatemalteca Regina José Galindo, as bolivianas do Mujeres Creando Comunidad e as americanas do Audre Lorde Project e Code Pink.
Palavras-Chaves: Artivismo – Performance feminista – Teatro Feminista – Cena e política

FONSÊCA, Danielle de Jesus de Souza. A máscara de Pai Francisco: jogo e poética do brincante no bumba meu boi do Maranhão. Brasília: Universidade de Brasília-UNB. Universidade de Brasília; Mestrado em Artes; Alice Stefânia Curi. Professora de Arte e Pesquisadora.

RESUMO
Este trabalho aborda a máscara presente no Bumba meu boi, por meio da figura mascarada do Pai Francisco, elemento de grande importância dentro do folguedo maranhense. Parte-se da ideia de uma performatividade do brincante que se mostra em cena, momento este que se desenrola, na maioria das vezes, no espaço público, local das apresentações da brincadeira no período junino. O lado lúdico, de jogo e festa expressa bem o clima que envolve o bumba meu boi, pensar como o corpo do brincante se mostra nesse estado de fluxo é salutar, já que é a partir do corpo que a cena com a máscara acontece. Assim a performance do mascarado vai crescendo a partir das interações criadas com o público e da energia que o próprio brincante dá para compor a cena, explorando a ludicidade do folguedo, executando movimentos, insinuando ações no decorrer de sua apresentação, resultando num processo compositivo rico, dinâmico, estético presente nas performances culturais.

Palavras-chave: Máscara. Performance. Corpo. Bumba meu boi.

ABSTRACT
This work approaches the Bunba boi´s mask, by masked figure of Francisco Father, element of great importance inside of the rest from Maranhão. Starts with the performativity idea of player that shows on stage, currently developed, mostly in the public space, site presentations of game during the month of June. The playful side, game and party expresses the climate surrounding the bumba meu boi, think like the body of trifling shown that state flow is beneficial, since it is from the body that the scene with the mask happens. The performance of the masked is going like this growing starting from the interactions created with the public and of the energy his own that compose the scene, exploring the playful of the rest, executing movements, insinuating actions in elapsing of his presentation, running movements, suggesting actions during his presentation, resulting in a rich compositional process , dynamic, aesthetic present in cultural performances.

Keywords: Mask. Performance. Body. Bumba meu boi.

LARA, Marcos Vinícius Caye. A busca de um organon para o performer na cultura dos Orixás. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria; Mestrando; Gisela Reis Biancalana. Ator e Performer.

RESUMO
Este trabalho de Pesquisa em Artes propõe a criação de Performances a partir da imersão em uma cultura específica: os ritos aos Orixás. O recorte adotado está nos ritos do Batuque do Rio Grande do Sul. O procedimento metodológico remete-se ao termo organon para definir uma sistematização de trabalho que tem sua matriz em tradições. O conceito de organon, criado por Grotowski, vai além do termo técnica, pois pressupõe uma imersão e total conhecimento da cultura que se utiliza, bem como busca elementos que sirvam de modo objetivo para o trabalho de criação e alteração do psicofísico, e, consequentemente, a transformação de seu praticante. É através deste procedimento que estão sendo elaboradas as performances buscando um estado psicofísico que difere do estado cotidiano do artista. Tal cultura possui diversas manifestações performativas na qual o corpo é o instrumento central aproximando-se do ofício do Performer que é fazer de seu corpo o sujeito do seu discurso. Este processo de criação tem gerado resultados significativos desde a preparação do performer até o contato com o público, percebe-se alterações efetivas do estado cotidiano do artista para um estado performático que atrai o público e gera um contato direto entre ele e o espectador.

Palavras-chave: Performance. Orixás. Cultura. Organon. Batuque.

ABSTRACT
This work of Arts Research proposes creating Performances from immersion in a particular culture: rites to Orishas. The clipping is adopted in the rites of Batuque of Rio Grande do Sul. Methodological procedure refers to the term organon to define a systematic work that has its headquarters in traditions. The concept of organon, created by Grotowski, goes beyond the technical term, it presupposes an immersion and full knowledge of the culture that uses, as well as search elements that serve so aim for job creation and modification of the psychophysical, and consequently the transformation of the practitioner. It is through this procedure that are being prepared performances seeking a psychophysical state that differs from the state everyday artist. Such a culture has several performing demonstrations in which the body is the central instrument approaching craft Performer who is making your body the subject of his speech. This creation process has generated significant results from the preparation of the performer to the contact until the public perceives changes effective state everyday performative artist to a state that attracts the audience and generates a direct contact between him and the viewer.

Keywords: Performance. Orishas. Culture. Organon. Batuque.

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LEME, Maíra. Ação Compartilhada. São Paulo: UNESP; Doutoranda; FAPESP; bolsista de Doutorado no País; José Manuel Lázaro de Ortecho Ramirez. Atriz.
RESUMO
O eixo que orienta a seguinte reflexão é examinar a conexão entre as interações sociais e as atuais propostas de compartilhamento das ações artísticas com o espectador. Foram escolhidas duas fontes: uma abordagem teórica e a análise de uma performance. A perspectiva teórica é dada pelo construcionismo social, uma sub área da sociologia do conhecimento, que investiga como a realidade é construída na vida cotidiana. O intuito é aprofundar um olhar sobre as estratégias artísticas de relação com o público em interface com um contexto de pensamento político e social contemporâneo. Autores como Michel de Certeau e Peter Berger muito contribuem para uma cirúrgica análise do contexto social contemporâneo ao examinarem os mecanismos de representação na vida cotidiana. A performance escolhida denomina-se “Banquete de Platão”, e é realizada pelo coletivo Heróis do Cotidiano. Esta intervenção tem o propósito de re-significar os espaços públicos e intensificar os afetos. Deste cruzamento teórico-prático são ressaltados elementos e estratégias presentes no processo de compartilhamento da ação com o espectador, tanto do ponto de vista de reconhecer paradigmas das interações sociais e artísticas, quanto dos canais de subversão e investigação de práticas de construção coletiva.
Palavras- chave: performance; construcionismo social; ação; compartilhamento.
ABSTRACT
The shaft that drives the following reflection is to examine the connection between social interactions and the current proposals for sharing of artistic actions with the viewer. Were chosen two sources: a theoretical analysis and performance. The theoretical perspective is given to the social constructionism, a sub area of the sociology of knowledge, which investigates how reality is constructed in everyday life. The aim is to deepen a look at the artistic strategies of relationship with the public interface to a context of contemporary social and political thought. Authors such as Michel de Certeau and Peter Berger really contribute to a surgical analysis of the social context to examine the mechanisms of representation in everyday life. The chosen performance called "Banquete de Platão" and is performed by the collective Heróis do Cotidiano. This intervention is intended to change the meaning of public spaces and enhance the affects. This intersection are highlighted theoretical and practical elements and strategies present in the process of sharing the action with the viewer, both from the point of view of recognizing paradigms of social interaction and artistic, as the channels of subversion and investigation of practices collective construction.
Keywords: performance; social constructionism; action; sharing.

MACIEL GUIMARAES, Pedro. Pervertendo o galã : Tarcísio Meira na TV e no cinema. São Paulo : ECA-USP. Pós-doutorando, Ismail Norberto Xavier. Bolsista FAPESP.

ator de cinema, formas fílmicas

Analisar o "regime de aparecimento" e o "sistema de jogo" de Tarcísio Meira em produtos audiovisuais (novelas, séries e filmes) para entender a formação de uma estrela nos padrões brasileiros (importação de um conceito, adaptação à realidade econômica e estética da televisão e cinema brasileiros), a perversão da persona do ator (criação do mito e, posteriormente, desconstrução das características de galã) e as manifestações de autoria desse ator.
As discussões serão pautadas pelas teorias do estrelado de Richard Dyer e Edgar Morin e o conceito de ator-autor do americano Patrick McGiligan

cinema actor, film form

Analyze the emergence and the "systeme de jeu" of Tarcisio Meira in audiovisual products (soaps, series and movies) to understand the formation of a star in Brazilian standards (importation of a concept, adjustment to economic reality and aesthetics of television and film Brazilians), the perversion of persona of the actor (the creation myth and later deconstruction of the "galant") and manifestations of authorship of this actor. Discussions will be guided by the theories of starring Richard Dyer and Edgar Morin and the concept of actor-American author Patrick McGiligan

MANHÃES, Bittencourt Juliana. Diálogos Brasil – Moçambique: Entre o tradicional e o contemporâneo. Rio de Janeiro: UNIRIO; FAPERJ; Doutoranda. Dançarina, coreógrafa e atriz.
RESUMO
Este artigo pretende refletir sob minha experiência prática, no período de cinco meses, convivendo na capital Maputo em Moçambique com artistas da dança tradicional e contemporânea.
A partir desse diálogo pretende-se destacar elementos performáticos presentes em padrões corporais de algumas danças e de gestualidades do cotidiano; essa interação irá revelar pontos de vista e noções do tradicional, e do contemporâneo segundo pesquisadores de referência como José Jorge de Carvalho e Giorgio Agamben, nesses dois territórios, buscando criar argumentos para captar o valor do corpo e da dança em cada País, levando em consideração questões históricas ímpares ligadas ao processo de colonização portuguesa e sua “independência”.

Palavras chave: Moçambique. Corpo. Tradicional. Contemporâneo.

MARTINS, Maria Julia Stella. Corpo, Performance e produção de conhecimento na contemporaneidade. Campinas: Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; CNPq - CAPES; mestrado. Performer e pesquisadora.

corpo, performance e produção de conhecimento.

Os estudos contemporâneos sobre o corpo, especificamente o corpo na arte, apontam para a compreensão do corpo como o espaço de entrecruzamento de informações, de estímulos, de passagem, de fluxos, de forças e densidades, de produção de sentidos. As performances são manifestações híbridas que trouxeram asperezas para temas centrais do fazer artístico, tomando o corpo como elemento central das propostas e reflexões acerca da função da arte e sua relação com o mundo e com a vida. O artista passa a compor a partir de diferentes materiais e referências, por vezes, desenvolve uma técnica própria para desenvolver seu trabalho, buscando soluções em diferentes linguagens, estabelecendo relações entre diversos campos de conhecimento, sendo assim, um construtor de realidades. Sua labuta consiste em buscar no plano das ideias, da imaginação, do sonho, do desconhecido, da experimentação e das técnicas elementos que possa utilizar para agir e transformar seu entorno, expandindo os horizontes das conquistas humanas, sugerindo novas recombinações. Deste modo, a prática artística pode ser entendida como prática de pesquisa e produção de conhecimento.

Body, Performance and Knowledge production

Contemporary studies on the body, specifically the body in art, show us understandings of the body as the space of intersection of information, stimulus, pass, flow, force and density, meaning production. The performances are manifestations hybrid that brought changes to central themes of artistic, the body has taking central place in the proposals and ideas about the function of art and its relationship with the world and with life. The artist begins to compose from different materials and references, sometimes develops a technique to develop your own work, searching for solutions in different languages to compose his work, establishing relationships between different fields of knowledge, thus he is a builder of realities, its toil is to look at the level of ideas, imagination, dream, the unknown, experimentation and technical elements that can use to act and transform their environment, expanding the horizons of human achievement, suggesting new recombination. So, the artistic practice can be understood as a practice of research and knowledge production.

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MENDES, Tarcísio Moreira. Ato de criação: performance de uma linha de pesquisa e de um texto acadêmico. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora; Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação; bolsista CAPES; Membro do Travessia Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq; Professora Orientadora Drª Sônia Maria Clareto. Performer.

RESUMO

Provocado a pensar novas relações na pesquisa acadêmica, pensar uma trajetória neste território constituído por um intenso exercício codificado. Um performer na Educação. A academia em performance. Performance como desterritorialização de uma linha de pesquisa. Linha de pesquisa em performance de criação. Performance de linhas na territorialização de um ato de criação de um texto. Texto acadêmico em performance. Riscos. Na cartografia da constituição de si e de mundo, no caos criativo, vislumbra-se uma fenda no abrigo-território codificado Linha de Pesquisa Linguagem, Conhecimento e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF. Na arqueologia de produção do grupo Travessia linhas e mais linhas são encontradas; fendas e mais fendas no abrigo seguro. O trabalho artístico continua, tentando fugir às opiniões e à comunicação. O pensamento companheiro e esquizo de Gilles Deleuze e Félix Guattari, a aula de Claudio Ulpiano sobre desterritorialização e linhas de fuga tornam-se Máquinas de Guerra que geram mais fendas no entendimento sobre Linguagem, Conhecimento e Formação de Professores. Ziguezagueando com Deleuze, uma fuga possível é criada: o Ziguezague de PesquiZas Línguas e Experiências e Invenções de Professores.

Palavras-chave: Arte da Peformance. Academia. Invenção.

ABSTRAT

Provoked to think new relations in academic research, to think a trajectory this territory constituted by an exercise intense encoded. A performer in Education. Performance as deterritorialization of a line of research. Performance of a line research in creation. Performance of lines in territorialization of the act of creation of a text. Academic text in performance. Risks. In cartography of constitution of himself and of world, in creative chaos, it glimmers a slit in the shelter-territory encoded Linha de Pesquisa Linguagem, Conhecimento e Formação de Professores of the Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. In archeology of the Travessia group’s production, lines and more lines are discovered: crevices and more slits in safe shelter. The artistic work continues, trying to flee opinions and communication. The companion thought and schizo of Gilles Deleuze and Félix Guattari, the lesson of Claudio Ulpiano about deterritorialization and lines of escape becomes War Machines that generate more slits in understanding about language, knowledge and teacher training.
Zigzagging with Deleuze, escape possible is created: the Ziguezague de PesquiZas Línguas e Experiências e Invenções de Professores.

Keywords: Performance art. Academy. Invention.

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MORACEN, Julio. Performance negra, patrimônio imaterial e dialética das identidades: Experiências de presentificação ou começar da metade?.São Paulo: UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo; professor Adjunto de patrimônio imaterial. Diretor de teatro, dramaturgo e pesquisador de Antropologia e Teatro


RESUMO
Partindo da perspectiva de que a dialética das identidades pressupõe que as injunções sócio-culturais desenvolvem-se, historicamente, em tensões, incorporações e negociações contínuas, proponho uma analise do teatro negro ou performance negra como poiesis negra, encontro arte versus aparência; onde a narração-representação e herança da tradição oral, como moral da história, aberta indefinidamente; a cena como Teatrum Mundi, onde o narrador (autor/ator) encontra seu público; ou seja o narrador como mestre/sábio, griot, performer e poeta atuante.

É importante evidenciar o sentido da obra de Antonio Gramsci nesse padrão de uma identidade (poiesis negra), a qual tomo a licença de chamar ambiguidade, onde se envolve o desafio da crioulização, matriz do pensamento de uma Antropologia da Transculturação no campo dos estudos do teatro e o patrimônio cultural imaterial contemporâneos. Foi Gramsci, desenvolvendo sua teoria de relação entre o subalterno e o hegemônico que mostrou a essência da propia natureza da cultura. Algo que agora podemos definir como o mundo intangível da bricolage, o concreto de individuar no passado o que se poderá unir ao futuro, o que Deleuze e Guattari chamam começar da metade
Palavras- chave: Dialética das identidades, performance negra, poiesis negra, patrimônio cultural imaterial, Antropologia da Transculturação.
ABSTRACT
A partir de una perspectiva de que la dialéctica de las identidades tiene que ver con injunciones socio-culturales que se desenvuelven históricamente a través de tensiones, incorporaciones y negociaciones continuas, propongo un análisis del teatro negro o performance negra como poiesis negra, encuentro arte vs apariencia; donde la narración-representación es herencia de la tradición oral, como moral de la historia, abierta indefinidamente; la escena como Teatrum Mundi, donde el narrador (autor/actor) encuentra su publico; o sea el narrador como maestro/ sabio, griot, Performer e poeta actuante.

Es importante destacar el sentido de la obra de Antonio Gramsci en el padrón de una identidad negra (poiesis negra), la cual me tomo la licencia de llamar ambigüedad, donde de desarrolla el desafío de la creolización, matriz de un pensamiento de una Antropología de la Transculturación en el campo de los estudios del teatro y del patrimonio cultural inmaterial contemporáneos. Fue Gramsci, desarrollando su teoría de relación entre hegemonía y subalternidad que mostró la esencia de una naturaleza propia de cultura. Lo que ahora podemos definir como el mundo intangible de la bricolage.

ROSA, Eloisa Marques. Perspectivas das danças populares brasileiras na atualidade: Tradição e Retradicionalização. Goiânia: Universidade Federal de Goiás; Mestrado em Performances Culturais; Sebastião Rios Correa Junior; bailarina, professora e bolsista de mestrado da FAPEG.

RESUMO
Este trabalho surge a partir da pesquisa do Mestrado em Performances Culturais em que se investiga a Suça enquanto manifestação da dança popular do Tocantins. Propõe-se iniciar uma discussão sobre possíveis perspectivas das danças populares brasileiras a partir dos conceitos de Tradição e Retradicionalização presentes no livro A Visita do Divino: voto, folia, festa e espetáculo de Graça Veloso (2009). A partir dessa discussão conceitual, busca-se caracterizar as diferentes perspectivas que as danças populares brasileiras assumem na atualidade enquanto dinâmica dos processos de transformação: a dança popular inserida no universo da tradição das comunidades; a dança popular ressignificada por artistas da cena e a dança popular enquanto objeto de estudos e sistematizações.

Palavras-chave: Dança popular. Tradição. Performances Culturais.

ABSTRACT
This work comes from the research of the Master in Cultural Performances in which investigates Suça as a manifestation of popular dance of Tocantins. It is proposed in this paper to start a discussion about possible prospects of Brazilian popular dances using the concepts of Tradition and Retraditionalisation in this book A Visita do Divino: voto, folia, festa e espetáculo by Graça Veloso (2009). From this conceptual discussion, we seek to characterize the different perspectives that the dances popular Brazilian assume nowadays as dynamic processes of transformation: folk dance tradition inserted into the universe of communities; resignified folk dance by artists from the scene and folk dancing as an object of study and systematization.

Keywords: Folk dance. Tradition. Cultural Performance.

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SANTOS, Adalberto S. Performance e memória: aspectos interdisciplinares do fazer artístico. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Professor Adjunto

RESUMO

O artigo é resultado de trabalho de um grupo que estuda a possibilidade de entendimento da performance como estratégia de manutenção de memórias e o desenvolvimento de metodologia interdisciplinar para o ensino de arte. Na investigação utilizaram-se elementos das performances culturais (culturas populares) como mecanismo de preparação das habilidades requeridas ao performer. Performance é resultado de atos pensados e executados por seres treinados ou especializados, quando necessita de treinamento especializado, vincula-se ao campo das artes cênicas, quando entendida como resultante da demonstração consciente de habilidades, permite identificar como performer aqueles que sabem que, em determinados momentos da vida, estão desempenho um papel. Atuar na formação do performer implicou em envolver jovens num processo criativo que intensificou o caráter dramático inerente às suas práticas. Memórias sonoro/corporais foram evocadas para a criação de “balé sonoro” a partir dos elementos narrativos encerrados no corpo. Apropriando-se de elementos do cotidiano, estimula-se o desenvolvimento de potenciais criativos e permite-se o domínio de um fazer-saber que habilita intérpretes de memórias.

Palavras-chave: Performance. Interdisciplinaridade. Memórias. Metodologia de Ensino

SANTOS, Adalberto S. La performance y la memoria: aspectos interdisciplinarios de la creación artística. Salvador: Universidad Federal de Bahía, Profesor Adjunto.

RESUMEN

El artículo es el resultado del trabajo de un grupo que ha estado llevando a cabo estudios sobre la comprensión de la performance como mecanismo de mantenimiento de memorias y el desarrollo de metodología interdisciplinaria para la enseñanza del arte. En la investigación recurrirse a los elementos de las performances culturales (cultura popular) como mecanismo para la preparación de las pericias necesarias al performer. La performance es el resultado de actos planteados e implementados por los humanos capacitados u especializado, cuando requieren formación especializada, relacionase con el campo de las artes escénicas, cuando entendida como resultado de la demostración consciente de habilidades, permite identificar como performer aquellos que saben que en ciertos momentos de la vida están desempeñando un papel. Intervenir en la preparación del performer implicó en involucrar a los jóvenes en proceso creativo que intensificó el carácter dramático inherente a sus prácticas. Memorias sonoro/corporales fueron evocadas para la creación de "ballet-sonoro" a partir de los elementos narrativos encerrados en el cuerpo. Apropiándose del elementos do cotidiano, estimulase el desarrollo de la creatividad y permitiese el dominio de un saber-hacer que habilita intérpretes de memorias.

Palabras clave: Performance. Interdisciplinariedad. Memoria. Metodología de la enseñanza

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SANTOS, Carolina Erika. Poéticas e Políticas da performance "A saúde é osso". Salvador: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Doutorado; Gláucio Machado; performer.

performance, biopolítica, políticas públicas

"RESUMO:
A raça humana — naturalizada em campos de poder onde se colonializa a vida e seus afetos — insurge, na era globalizada, como uma espécie-em-perigo dependente de proteção e de assistência humanitária garantida por mecanismos biopolíticos de controle e normalização. Em meio a isso, é possível observar um tipo de animalização do homem por meio de sofisticadas técnicas políticas que tanto protegem a vida quanto autorizam seu holocausto, determinando formas de vida em nome da mera sobrevivência. Contra a isso, se faz urgente pensar uma política imbricada eticamente com a vida e, a arte da performance, surge como pivô ao alinhar sentidos etéreos acumulados sobre contextos específicos com artifícios expressivos criados no próprio corpo, dando vazão a afetos capazes de capturar gestos, condutas e opiniões a fim de aclimar sensações de forma efetiva no campo social. Ao considerar a performance como sismógrafo analiso a performance “A Saúde é Osso” (2012) — remake da ação “Balkan Baroque” (1997) de Marina Abramovic — por meio da sistemática biopolítica moderna.
"

performance, biopolitics, public policy

"ABSTRACT:

The human race — naturalized in fields of power where colonializa life and its affects — raises in globalized era, as a species in danger dependent of protection and humanitarian assistance secured by biopolitical mechanisms of control and standardization. In the midst of this, observe a kind of animalization man through sophisticated technical policies that both protect life as an authorize its holocaust, determining forms of life in the name of mere survival. Against this, it is urgent to think ethically policy imbricated with the life and the performance art, emerges as a pivot to align senses accrued on specific contexts with significant artifacts created in the body, giving vent to emotions able to capture gestures, behaviors and opinions for the acclimatize feelings effectively in the social field. By considering the performance as seismograph I analyze the performance ""A Saúde é Osso"" (2012) - remake of the action ""Balkan Baroque"" (1997) Marina Abramovic - through systematic modern biopolitics.
"

SARMENTO, Júlia. Rasaboxes e o Problema do Centro. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Mestrado; Orientador: Prof. Dr. Héctor Briones. Atriz e Palhaça.

Palavras-chave: Rasaboxes: Centro: Treinamento
Rasaboxes: Center: Training

No trabalho apresentado problematizarei a existência de uma rasa central (Shanta ou rasa da paz) na dinâmica do Rasaboxes, criada por Richard Schechner a partir do Teatro Clássico Indiano. O Rasaboxes é praticado num tabuleiro, ou seja num quadrado, dividido em nove partes. Destas nove partes, apenas uma permanece vazia e fixa, o centro, enquanto as demais são renomeadas a cada dia de experimentação. Devido à existência desse centro fixo e imutável, as demais rasas (nojo, amor, medo, riso, surpresa, coragem, tristeza e raiva) inevitavelmente orbitam ao redor daquele. Tal posicionamento centro / periferia gera uma tendência circular que limita as possibilidades de percurso dos praticantes no jogo. Nesse sentido problematizo: é preciso encontrar um centro nesse quadrado? Não estaríamos “circularizando” esse quadrado? Estaríamos projetando uma idéia de círculo em um mapa quadrado?
E como isso ressoa na própria dinâmica?


In this present work I will question the existence of a central rasa (Shanta or peace rasa) on the dynamic of Rasaboxes, created by Richard Schechner, inspired on the Classical Indian Theater. Rasaboxes is played on a tray, so in a square, divides in nine parts. Of those nine parts, only one remains empty and fixed, the center, while the other parts are renamed every day of experimentation. Because of the existence of this permanent and unchangeable center, all the other rasa (disgust, love, fear, laughter, surprise, courage, sorrow and rage) unavoidably orbit around it. Such position center / periphery create a circular tendency that puts a limit to the possibilities of routes to the players. With that I question: is it really necessary to find a center on this square? Aren`t we “circling” this square? Aren`t we projecting an idea of circle into a square map?
And how does this resonate to the dynamic itself?

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SILVA, Alissan Maria da. Vou saravar terra que eu piso: O encontro com a terra no estudo da performance jongueira do Bracuí. Rio de Janeiro: UNIRIO; CAPES; Mestrado; Orientador Prof. Dr. Zeca Ligiéro.

RESUMO

Na relação entre a fala de jongueiros entrevistados e valores filosóficos bantos - apoiando-se principalmente em estudos de Fu Kiau, Thompson e Ligiéro - o presente trabalho constrói argumentos para o entendimento de uma relação sagrada com a terra, que persiste viva e latente na construção da performance jongueira da Comunidade Remanescente do Quilombo de Santa Rita do Bracuí (Angra dos Reis, RJ). Na luta pela permanência em sua terra a comunidade se percebe no jongo, como síntese da própria identidade que se constrói a partir desta terra. E no encontro com a mesma, a pesquisa amplia seu olhar e passa a entender que se a terra é a própria existência e o jongo é síntese de si, perder esta terra - espaço de jongo - é perder a si próprio. Não ter esta terra é não existir e, por isso, o jongo e a luta se tornam amalgamados na construção dessas performances.

Palavras-chave: jongo. terra. Bracuí. valores bantos. performance.

ABSTRACT

In the relationship between jongueiros speech interviewed and philosophical values Bantus - relying mainly on studies of Fu Kiau, Thompson and Ligiéro - this paper constructs arguments for understanding a sacred relationship with the land, which remains alive and latent in building performance jongueira of The Remaining Community of the Quilombo Santa do Rita Bracuí (Angra dos Reis, Rio de Janeiro). In the struggle to stay on this land the community sees itself in jongo, as a synthesis of his own identity, which is constructed from this same land. At the meeting with the land, the research expands its look and comes to understand that if the land means existence and jongo is the synthesis of who they are, losing this land - space jongo - is to lose oneself. Not having this land means do not exist and due to that, the struggle for land and jongo become amalgamated in building these performances.

Keywords: jongo. land. Bracuí. Bantu values. performance.

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SILVA, Renata de Lima. “A disciplina de fundamentos em Danças Populares Brasileiras no curso de Licenciatura em Dança da UFG”. Goiânia: UFG, professora adjunto.

Dança. Cultura Popular. Ensino Superior

"O curso de Licenciatura em Dança da UFG, criado em 2010, tem a preocupação de, entre outras questões, pensar a formação de educadores para atuar com dança, considerando as possibilidades que surgem nas relações estabelecidas a partir de uma articulação ampla e não hierarquizada entre arte, ciência e cultura popular. No projeto pedagógico do curso aparece, de forma clara, a intenção de estimular os estudantes a desenvolver uma atitude investigativa e sensível para a pesquisa sobre práticas pedagógicas em dança e processos de criação que valorizem as manifestações da cultura popular. É nesse sentido que foi pensada a disciplina de “Fundamentos em Danças Populares Brasileiras” ministrada no segundo período do curso.
O presente artigo tem como objetivo relatar e discutir a primeira experiência com a disciplina em questão, abordando questões de ordem metodológicas.
"

Dance. Popular Culture. Higher education.

"The course of Dance UFG, established in 2010, is concerned with, among other issues, think training educators to work with dance, considering the possibilities that arise in the relationships established from a broad and non-hierarchical linkage between art, science and popular culture. In the course’s pedagogical project appears, clearly, intended to stimulate students to develop an investigative attitude and sensitive for research on pedagogical practices in dance and creative processes that enhance the manifestations of popular culture. It is in this sense that it was meant to discipline “Fundamentals in Brazilian Popular Dances” taught in the second period of the course.
This paper to present and discuss the first experience with the discipline in question, addressing questions of a methodological.
"

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SOUZA, Maria Lúcia Galvão. A Dança da Pantomima não pervertida. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Professora Assistente do Departamento de Linguagens; Instituto de Artes.

RESUMO
Ao longo dos estudos de criação coreográfica iniciados em 2013 com o Kinesis NAC da UERJ, fomos instigados a não trabalhar com a forma tradicional de música, com a finalidade de investigar novas formas sonoras para a construção de partituras de movimentos. Buscamos então, encontrar nas palavras faladas o fio condutor e motivador das pesquisas de movimentos. Esta metodologia nos conduziu a uma série de autores, leituras, distintos laboratórios e improvisações. Estas variações nos levaram as poesias gravadas, dando a possibilidade da repetição e do encontro do corpo com uma “partitura musical recitada”. Com isso, surgiu a repercussão no corpo do intérprete, criando um diálogo entre o gesto e a palavra. A movimentação criada veio a partir da sonoridade e não, especificamente do sentido das palavras.

Estas, aos poucos, foram se somando e se transformando em uma partitura corporal em consonância com uma partitura musical.A união das palavras com movimentos e gestos resulta em uma dança com uma “música de palavras faladas” uma dança singular de sugestão estrutural e sensorial ou, como sugere Antonin Artaud em sua poética da crueldade, uma pantomima não pervertida.

Palavras-chave: Gesto. Palavra. Dança.

ABSTRACT

Along the studies of choreographic construction, that have started in 2013 with the Kinesis NAC of UERJ, we were not encouraged to work with the traditional form of music, in order to investigate new ways to build sound scores of movements. So we seek to find in the words spoken the thread and motivation of the research of compound movements. This methodology led us to a line of authors, readings, different laboratories and improvisations. These variations took us to written poems, giving us the possibility of repetition and the meeting of the body with a "recited musical score." Thereat, came the response in the body of the performer, creating a dialogue between the gesture and the word. These gradually were adding up and turning into a score body in line with a musical one. The union of words with movements and gestures results in a dance mixed with a “music of spoken words”, a singular dance of structural and sensory suggestion or, how suggests Antonin Artaud in his poetics of cruelty, a pantomime not perverted.

Keywords: Gesture. Word. Dance

VINADÉ, Tatiana Barrios. O corpo em trânsito entre o Teatro e a Arte da Performance: Ama – Minha Velha. Santa Maria: UFSM; bolsista CAPES, mestranda PPGART: UFSM; Orientador: Gisela Reis Biancalana.
RESUMO
Este resumo refere-se a pesquisa desenvolvida em Poéticas Visuais, no Curso de Mestrado em Artes Visuais, inserida na área de Arte Contemporânea e ligada à Linha de Pesquisa Arte e Cultura. O objetivo maior deste trabalho é o corpo em trânsito entre o Teatro e a Arte da Performance, através do deslocamento de uma personagem teatral construída a partir de um texto dramático para sujeito da ação performática. A referida personagem é a Ama da tragédia grega Medéia, escrita por Eurípides. Desse modo, a problemática exposta foi desenvolvida com a realização das performances que contavam com a inserção daquela que era a personagem Ama em diferentes contextos. Esses contextos provocaram mudanças nas ações de Ama, que a reconfiguraram enquanto personagem de um texto dramatúrgico, para promover sua passagem a sujeito da ação performática com a figura que foi denominada Minha Velha. A reflexão das Performances realizadas e do trabalho como um todo conduziu a pensar que a atriz/performer encontrou o corpo em trânsito na figura de Minha Velha.


Palavras-chaves: Corpo em trânsito. Teatro. Arte da Performance. Ama. Minha Velha.
ABSTRACT
This work is part of the research developed in Visual Poetics, in the Master’s Course in Visual Arts, in the area of Contemporary Art and it is connected to the research Line Art and Culture. The main objective of this work is the body in transit between the Theater and the Performance by shifting a theatrical character built from a dramatic text into the subject of the performative action. That character is the Nurse of the Greek tragedy Medea, written by Euripides. Thus, the problem exposed was developed with the realization of performances that relied on the inclusion of the Nurse in different contexts. These contexts provoked changes in the actions of this character, which reconfigured her as a character from a dramaturgical text to make her the subject of the performative action with the character called My Old Lady. The reflection of the Performances and the work as a whole led to think that the actress/performer has had the body in transit in the figure of My Old Lady.

Keywords: Body in transit. Theater. Performance. Nurse. My Old Lady.

ZENICOLA, Denise. Um Homem chamado Carolina: Memória de Resistência. Rio de Janeiro: UFF - Universidade Federal Fluminense. Professora Adjunta; Coreógrafa, Diretora, Bailarina.

RESUMO
O artigo traz reflexões sobre performances artísticas praticadas pelo ator/pesquisador Wilson Rabelo, na construção da sua personagem Carolina, à partir do livro Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus. Para entender seu processo criativo, apoiando-se principalmente em estudos de Taylor, Halbwachs e Arendt, é preciso um olhar atento no seu laboratório dramático e estudos sobre a obra de Carolina Maria de Jesus, para enfim questionarmos as linhas tênues que aproximam memória, dramaturgia corporal e seu comportamento expressivo como forma de transmissão de repertório, subjetividade de resistência e produção de conhecimento.

Palavra- chave:Memória, Estudos da Performance, Repertório, Resistência.

A Man called Carolina: Memory as Resistance
This article is a reflection about the artistic performances done by the actor/researcher Wilson Rabelo, during the development of the character Carolina, inspired by the book Quarto de Despejo (The Garbage Place, published in the USA and UK as Child of the Dark: The Diary of Carolina Maria de Jesus), written by Carolina Maria de Jesus. In order to understand his creative process, relying mainly on studies of Taylor, Halbwachs and Arendt it is necessary to look carefully at his theatre laboratory and at the research and studies about the work of Carolina Maria de Jesus, so that we can eventually question the tenuous lines which bring together memory, body dramaturgy and its expressive behavior as a way of repertoire transmission, resistance subjectivity and knowledge production.
Keywords: Memory, Performance Studies, Repertoire, Resistance