VIII Congresso da ABRACE

 

Teorias do Espetáculo e da Recepção

 

Comunicação - Glauber Rocha e o Cinema da Crueldade


SILVA, Adeilton. Glauber rocha e o cinema da crueldade. Brasília: UnB. Universidade de Brasília, doutorado em artes, orientador: Marcus Santos Mota. Bolsa mantida pela CAPES.

RESUMO

A presente proposta de comunicação visa a uma abordagem crítica da linguagem cinematográfica de Glauber Rocha, enfocando principalmente suas relações com a estética teatral, em específico o diálogo com o teórico francês Antonin Artaud e o Teatro da Crueldade. Ao Longo de nossa apresentação, analisaremos trechos de filmes  de Glauber relacionados àquele conceito.

Palavras-chave: Cinema, teatro, crueldade, transe, duplo.



ABSTRACT 

This proposal for a communication aimed at a critical approach of the cinematic language of Glauber Rocha, mainly focusing on its relations with the theatrical aesthetic,in that specific dialogue with the French theorist Antonin Artaud and the Theater of cruelty. During our presentation, we will look at excerpts from films by Glauber related to that concept.

KEYWORDS: Cinema, theater, cruelty, trance, double.





Comunicação - Entralidades de teatro e vídeo: visceralidade e fotogenia.


ROZA, Adriano. Entralidades de teatro e vídeo: visceralidade e fotogenia. Brasília/DF: Universidade de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Arte – Universidade de Brasília (UnB); Mestrado em Arte; Orientação: Roberta Kumasaka Matsumoto.Bolsa CAPES; REUNI.



RESUMO

O presente estudo aborda teatro e vídeo a partir dos conceitos de visceralidade (de estudos artaudianos) e de fotogenia (de estudos cinematográficos), conceitos, estes, que se relacionam intimamente posto que partilham dos mesmos ideais, em especial, o ideal de presente como instante incapturável que se dá como interrupção da continuidade temporal passado-futuro. Em qualquer que seja a situação, teatral ou videográfica, a experiência desse instante se dá pelo que Derrida chamou de totalidade dos sentidos. A imagem videográfica, como impacto sinestésico da experiência desse presente instantâneo, possui força semelhante a do próprio impacto causado pela presença do ator vivo em cena. Nesse sentido, não haveria qualquer empecilho para que o vídeo participe do acontecimento teatral como presença viva em potencial.

Apresento, então, duas análises de espetáculos onde proponho uma aplicação um pouco mais prática do tipo de percepção conceitualizada anteriormente.

PALAVRAS-CHAVE: visceralidade; fotogenia; presente; instante.



ABSTRACT

The present study approaches theatre and video from the concepts of viscerality (from artaudian studies) and photogeny (from cinema studies), concepts that are closely related since they share the same ideals, in particular, the ideal of the present as an intangible instant that occurs as an interruption of the temporal continuity past-future. In whatever situation, theatrical or videographic, the experience of that moment happens by what Derrida called the totality of the sense. The videographic image, as the synesthetic impact of the experience of this instant, has similar potency than the one of the impact caused by the presence of the live actor on stage. In this sense, there would be no impediment to the video participate of the theatrical event as a potential living presence.

Then I present two analyzes of spectacles where I propose a bit more practical application of the kind of perception previously conceptualized.

KEYWORDS: viscerality; photogeny; present; instant.





Comunicação - No teatro de grupo paulistano as infindas dificuldades para a construção de personagens cujos corpos expressem determinações histórico-sociais: o trabalho com a “mostração” e o gestus.


MATE, Alexandre.

No surpreendente processo de criação experimentado por coletivos teatrais da cidade de São Paulo, ligados ao sujeito histórico teatro de grupo, intenso processo de pesquisa abriga todas as áreas do fenômeno teatral. 
Alicerçado, sobretudo no teatro épico – e nos processos de epicização da forma, decorrentes da participação dos artistas nas lutas políticas pela democracia do país e contra a mercantilização da arte -, diversos coletivos tem buscado novas práxis de um corpo histórico-social, a partir dos pressupostos brechtianos ditos “mostração” e gestus. 
Nos mais de 250 grupos em atividade na capital paulista, conscientemente ou não, expedientes do épico constituem os espetáculos. Em número bem menor, o épico-dialético tem orientado, dentre outros, a Brava Companhia, Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes, Companhia Antropofágica, Companhia do Latão, Engenho Teatral na busca e depuração de um corpo com aterramento histórico-social.
Que proposições epistemológicas e caminhos metodológicos têm sido percorridos pelos coletivos que buscam um corpo com historicidade e classe?





Comunicação -Abordagens sobre a forma no processo criativo de Hugo Rodas no espetáculo "Rei David"


Comunicação de Angélica Beatriz Souza e Silva, nomaeda  Abordagens sobre a forma no processo criativo de Hugo Rodas no espetáculo "Rei David". 





Comunicação - O lugar teatral como elemento de proximidade entre o ator e o espectador

 

BONFIM, Carloman Weliton Soares. O lugar teatral como elemento de proximidade entre o ator e o espectador. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia. Universidade Federal de Uberlândia, mestrado, Kátia Rodrigues Paranhos.

 

RESUMO

Esta pesquisa trata-se da análise da relação proximal entre o ator e o espectador nos espetáculos Dama da noite e Isso que chamamos, talvez por engano, de amor, a partir do conceito lugar teatral, relacionando coma história, a memória e a simbologia ali presentes, ao estabelecer uma zona híbrida entre o real e o ficcional entendida como espaço metonímico, considerando a ideia proxêmica. A oralidade será a metodologia adota.Questões surgem: Como o lugar teatralinfluência o trabalho do ator e sua relação com o espectador? Como se dá a apropriação do lugar teatral de modo que a encenação se relacione com a memória ali presente? De que forma o ator interage/se aproximado espectador e o tira de sua passividade deslocando-o para dentro da cena? Pretende-se identificar os efeitos provocados nos atores e nos espectadores, contribuir com novos estudos práticos e teóricos a cerca do uso de espaços não tradicionais e a recepção. 

Palavras-chave: lugar teatral, recepção, espaço.

 

RESUMEN 

Esta investigación analiza la relación de proximidad entre el actor y el espectador, dentro de los espectáculos Dama da noite e Isso que chamamos, talvez por engano, de amor, a partir del concepto de lugar teatral, en relación con la historia, la memoria y el simbolismo allí presentes, y con la intención de establecer una zona híbrida entre lo real y lo ficticio, conocida como espacio metonímico, teniendo en cuenta la idea de proxêmica. La oralidad es la metodología adoptada.Surgen las preguntas: ¿Cómo influye el lugar teatral en el trabajo del actor y en su relación con el espectador? ¿De qué manera ocurre la apropiación del lugar teatral, para que la puesta en escena se relacione con la memoria allí presente? ¿Cómo interactúa el actor con el espectador, para acercarse a él, sacar lo de su pasividad, e introducirlo a la escena? Su objetivo es identificar los efectos en los actores y en los espectadores, así como aportar nuevos estudios teóricos y prácticos sobre el uso de espacios no tradicionales y la recepción.

Palabras-clave: Lugar teatral, recepción, espacio.





Comunicação - Encenando Para a Vida - Breves indagações sobre o processo criativo de montagem do espetáculo A Última Noite de Michel


ISIDORO, Constantino Filho. Encenando Para a Vida - Breves indagações sobre o processo criativo de montagem do espetáculo A Última Noite de Michel. Brasília: Universidade de Brasília; Doutorando; Marcus Mota. Encenador e professor de teatro.



RESUMO

Esse resumo  é sobre um experimento criativo realizado por mim com alunos do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal de Brasília. Integra uma das etapas da pesquisa de doutorado que desenvolvo na UNB. Nesta comunicação apresentamos a problematização do uso da  teatralidade no processo criativo de montagem do espetáculo A última noite de Michel, que permeia a interação da ação criativa  do encenador/pedagogo com a do  aluno/interprete. Entre tantas questões, temos a proposição e realização de um processo criativo que trabalhou na fronteira das artes ou que não mais se define dentro dos gêneros e convenções consagrados. Aqui se investiga o uso da ação performativa como práxis capaz de resignificar as experiências interartísticas proporcionadas aos aluno/interprete; articulando a pesquisa de práticas didático-pedagógicas interdisciplinares para o ensino de artes/teatro e o desenvolvimento de competências para performance artística. Neste contexto a sala de aula é entendida necessariamente como espaço de criação artística, sendo transformada em ambiente propício para o exercício de criar, produzir, debater, criticar e divulgar experiências e análises sobre os processos culturais vivenciados, e também nos permitiu aprofundar uma forma de compreensão da teatralidade como elemento central da produção e condução de processos criativo em teatro.

PALAVRAS-CHAVE: Espetáculo: Encenação: Performance: Processo Criativo: Teatralidade:



ISIDORO, Constantine Son. Staging For Life - Brief questions about the creative process of mounting the show The Last Night of Michel. Brasilia: University of Brasilia; PhD student; Marcus Mota. Director and drama teacher.

 

ABSTRACT

This summary is about a creative experiment for me with students the technical course in agriculture at the Federal Institute of Brasilia. Integra stage of the doctoral research I develop in UNB. In this communication we present the questioning of the use of theatrics in the creative process of mounting the show The last night of Michel, which permeates the interaction of creative action of the director / teacher with the student / interpreter. Among many issues, we have the proposition and execution of a creative process that worked on the border of the arts or who no longer defined within the genres and conventions enshrined. This paper investigates the use of performative action as praxis able to reframe the interartísticas experiences provided to student / interpreter; articulating the research of interdisciplinary teaching and pedagogical practices for teaching arts / theater and the development of skills for artistic performance. In this context the classroom is necessarily understood as a space for artistic creation, being transformed into a conducive environment for the exercise to create, produce, debate, critique and disseminate experiences and analyzes of the experienced cultural processes, and also allowed us a way to deepen understanding of theatricality as a central element of the production and creative processes driving in theater.

KEYWORDS: Entertainment: Staging: Performance: Creative Process: Theatricality:





Comunicação – A mediação teatral como troca, convívio e sociabilidade: apontamentos decorrentes da pesquisa ‘Mediação teatral: trânsitos e possibilidades



PINTO, Davi de Oliveira. A mediação teatral como troca, convívio e sociabilidade: apontamentos decorrentes da pesquisa “Mediação teatral: trânsitos e possibilidades”. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). UFOP, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da UFOP, Professor Adjunto I. Ator, diretor, dramaturgo e compositor de canções para teatro.



RESUMO

Este trabalho se constitui de apontamentos feitos a partir da pesquisa “Mediação teatral: trânsitos e possibilidades”, realizada entre 2013 e 2014, na Universidade Federal de Ouro Preto, em Ouro Preto – MG. Os apontamentos focalizam a dimensão de troca, convívio e sociabilidade que experimentos de mediação teatral realizados apresentaram em sua execução junto a determinados públicos. A metodologia utilizada inspira-se em algumas características da pesquisa-ação. Os resultados alcançados indicam que uma das principais contribuições das sessões de mediação teatral é a troca presencial dos diferentes pontos de vista dos espectadores participantes, seja com respeito a aspectos do espetáculo teatral a ser assistido (mediação prévia) seja no que se refere à experiência estética do espetáculo em si (mediação posterior). As conclusões, de caráter provisório, apontam para a complexidade das relações que o espectador teatral pode estabelecer com a cena, o que se torna um dos principais desafios teóricos e metodológicos para os pesquisadores desse campo dos estudos teatrais.

Palavras-chave: mediação : teatro : espectador : convívio :  sociabilidade



RÉSUMÉ

Ce travail constitue des notes prises à partir de la recherche «médiation théâtrale: influences et les possibilités», qui a été réalisée entre 2013 et 2014, à l'Université Fédérale d'Ouro Preto, à Ouro Preto - MG. Les notes mettent l'accent sur la dimension de échange, de convivialité et de sociabilité que les expérience de médiation théâtrale réalizées ont montré dans son exécution avec certains publics. La méthodologie s'appuie sur certaines caractéristiques de la recherche-action. Les résultats indiquent que l'une des principales contributions de séances de médiation théâtrale est l'échange de points de vue différents de les spectateurs participants, soit par rapport à des aspects du spectacle théâtral à voir (médiation précédent) est par rapport à l'expérience esthétique le spectacle lui-même (médiation postérieur). Les résultats, provisoires, pointez sur la complexité des relations qui peuvent établir le spectateur de théâtre à la scène, qui devient l'un des principaux défis théoriques et méthodologiques pour les chercheurs de ce domaine de les études théâtres.

Mots-clés: médiation: théâtre: spectateur: la socialisation: la sociabilité





Comunicação - O espaço da tragédia no corpo cômico do palhaço.


OLIVEIRA Denis Camargo  (Denivaldo Camargo de Oliveira). O espaço da tragédia no corpo cômico do palhaço. Brasília: UnB - Instituto de Artes. Nível: Doutorando; Orientador: Marcus Mota. Denis Camargo é diretor teatral, ator, palhaço, produtor cultural  e integrante do BRs.a. - Coletivo de Artistas.



RESUMO

O espaço da tragédia no corpo cômico do palhaço é uma pesquisa teórico-prática que propõe investigar as aplicações de procedimentos cômicos pelo palhaço no gênero trágico e suas implicações no que concerne à destituição do gênero e/ou dificuldades de aplicação/criação do cômico. O foco da pesquisa encontra-se no corpo do ator cômico, palhaço, e na sua capacidade de circulação pelos territórios da tragédia e da comédia. A metodologia pressupõe análise e discussão da obra de Sófocles; análise de processos de composição de cenas e, principalmente, de cenas cômicas; criação de blog (web) para registro de todo o processo e possibilidade de troca de informação com todas as equipes de criação; Organização por meio de agendas dos ensaios e produção do material cênico; análise e reflexão . Ademais, serão utilizadas referências bibliográfica que têm estudos sobre  trágico e a cena moderna e contemporânea, realizados por Edith Hall (1969), Helene P. Folley  (1998), Simon Goldhill(2012), Patrícia Vasseur-Legangneux (2004), Josette Féral (1970),  Freddy Decreus (2002), Rush Rehm (2001), Marcus Mota (2012) e (2011), Gilson Motta (2011), Linda Hutcheon (2011).  Por outro lado, visto pelo contexto da poética da palhaçaria e da comicidade propostos por Pierre Etaix (2002), Henri Bergson (2007), Demian Reis (2010), Luís Otávio Burnier (2010), Gilberto Icle (2006), Manfred Geir  (2011), Martin Esslim (1968), entre outros.

PALAVRAS-CHAVES: corpo cômico, palhaçaria, estudos clássicos, recepção.



Abstract

The Tragedy Space in the clown’s comic body is a theoretical and practical research about the using of comic procedures by clowns in the tragic gender and the consequences of this procedures in the constitution of the gender and/ or difficulties in the process of creating a comic ambience. This research focuses the clown’s our comic artist’s body and one’s hability in strollying aroundo tragedy and comedy ambiences. The research methodology consists of Sofocle’s texts analisis and discussion; analisis on the process of composition of the scenes, mainly the comic ones; registering the research process in a weblog specially created for it, for interchanging informations with al creative process staffs; organizing hehearsal’s and producing the play schedule; analisis and reflections. Besides, studies on tragic and on the modern and contemporary scene will be read, as Edith Hall (1969), Helene P. Folley  (1998), Simon Goldhill(2012), Patrícia Vasseur-Legangneux (2004), Josette Féral (1970),  Freddy Decreus (2002), Rush Rehm (2001), Marcus Mota (2012) e (2011), Gilson Motta (2011), Linda Hutcheon (2011).  On the other hand, some other readings will be presented about clowning poetics  and comicitty proposed by Pierre Etaix (2002), Henri Bergson (2007), Demian Reis (2010), Luís Otávio Burnier (2010), Gilberto Icle (2006), Manfred Geir  (2011), Martin Esslim (1968), among other authors.

word keys: comic body, clown, classical studies, reception.





Comunicação - Hamlet: texto e performance



BARROS, Edlúcia Robélia Oliveira de Barros. Hamlet: texto e performance. Goiânia: Universidade Federal de Goiás. Universidade Federal de Goiás; Mestranda em Performances Culturais; Bolsista CAPES; Orientador: Eduardo José Reinato. Atriz.



RESUMO

Este trabalho faz parte da pesquisa bibliográfica que está sendo realizada no Mestrado Interdisciplinar em Performances Culturais da Universidade Federal de Goiás, que visa estabelecer algumas relações entre a performance e a tragédia Hamlet, Príncipe da Dinamarca (1600-1601), do dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616), bem como interconexões entre a performance e os pensamentos sobre Hamlet do russo Lev S. Vigotski (1896-1934). Esta apresentação objetiva discutir Hamlet e seus possíveis diálogos com a performance, o texto enquanto completude e processo e algumas aproximações e distanciamentos entre as diferentes versões do texto de Shakespeare que apontam a instabilidade da obra.

PALAVRAS-CHAVE: Hamlet. Performance. Processo. Completude.



ABSTRACT

This work is part of the bibliographic research being conducted in the Interdisciplinary Master’s Program in Cultural Performances at the Federal University of Goiás, which aims to establish some relationships between the performance and the tragedy of Hamlet, Prince of Denmark (1600-1601) as well to establish interconnections between the performance and the thoughts of Hamlet written by Russian author Lev S. Vygotsky (1896-1934). This presentation aims to discuss the performance of Hamlet and the relationship with the written text as completeness and process and some similarities and differences between the different versions of the text written by Shakespeare.

KEYWORDS: Hamlet. Performance. Process. Completeness.





Comunicação - Cena-Performance Gárgula: entre ruptura vanguardista e nostalgia da narrativa unificadora



PINTO, Erlon Cherque. Cena-Performance Gárgula: entre ruptura vanguardista e nostalgia da narrativa unificadora. João Pessoa: Universidade Federal da Paraiba (UFPB). Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Professor Adjunto.



RESUMO

Ao estabelecer o corpus de análise em ‘Ler o teatro contemporâneo’, o autor Jean Pierre Ryngaert recorreu à produção teatral que resiste ao resumo rápido e solicita cooperação do leitor para gerar significação. Dentre outros aspectos, Jean Pierre Ryngaert aponta que a ruptura ampla das Vanguardas Teatrais dos anos 50 com o Teatro Burguês influencia o filão de Teatro Contemporâneo considerado. Porém, a média dos espectadores contemporâneos parece demonstrar certo saudosismo em relação à narrativa unificadora (ideia presente na ‘Poética’, de Aristóteles). A partir deste ponto, forma-se o problema de pesquisa: mediação entre instabilidade/fragmentação da significação teatral contemporânea e nostalgia da recepção em torno do sentido completo e unificado. A hipótese de trabalho abrange: vestígios da fábula na condição de estratégia ou pista falsa, possível elemento de jogo e provocação mútua entre a encenação e espectador. Neste contexto, a Cena-Performance ‘Gárgula’ explora a noção de fronteira entre Teatro e outras áreas. Após cada apresentação, a equipe de ‘Gárgula’ retorna à sala de ensaios para ponderar sobre as respostas do espectador (níveis de envolvimento e participação) e promover reformulação estética e científica articulada ao eixo composto por problema de pesquisa e hipótese de trabalho mencionados.

Palavras-chave: Dramaturgia, recepção, Teatro Contemporâneo



ABSTRACT

In 'Reading the contemporary theatre', the author Jean-Pierre Ryngaert has chosen theatrical productions which structure resists to quick summary. Another feature of the selected material, it requests the cooperation of the reader to generate meaning. Among other aspects, Jean Pierre Ryngaert points out 1950’s Theatrical Vanguards’ breakdown with the Bourgeois Theater as a guideline to the Contemporary Theatre considered. However, the average contemporary viewer seems to miss unified narrative (idea present in ' Poetics ' of Aristotle). So, the question arouses: possible mediation between instability/fragmentation of contemporary theatrical significance and reception’s demand for the full and unified sense. The hypothesis includes traces of the fable with a different role: it turns out to be a disguise to a strategy or trick to establish state of play and mutual provocation between the staging and spectator. Besides, the scene-Performance 'Gargoyle' explores the notion of borderline between theater and other areas. After each presentation, the team of 'Gargoyle' studies the answers of the spectator (levels of involvement and participation). They also promote scientific and aesthetic redesign articulated to the axis composed by the question and the hypothesis mentioned.

Keywords: Playwriting, Reception, Contemporary Theatre





Comunicação: Ritmo em cena na primeira infância: O teatro para bebês e a construção de novas linguagens teatrais.

CABRAL, Fernanda Alvarenga. Ritmo em cena na primeira infância: O teatro para bebês e a construção de novas linguagens teatrais. Brasília - DF: Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas (UnB); Mestranda; orientador: Marcus Santos Mota. Linha: Processos composicionais para a cena. Atriz, compositora e dançarina.

 

Esta pesquisa de mestrado tem como enfoque o estudo da arte musical nos processos composicionais cênicos e sua relação com a prática de novas metodologias de trabalho criativo, tendo como objeto o teatro para bebês.  Campo vasto e curioso, de inovações cênicas, contemporâneo e interdisciplinar, esta nova linguagem teatral apresenta-nos um universo cheio de perguntas e leva-nos a grandes descobertas, que são ao mesmo tempo caminho e espaço fértil para seus pesquisadores na arte e na educação.  Neste teatro, a criação musical tem, ao mesmo tempo, função de ferramenta sensorial e psicológica no desenvolvimento do trabalho cênico, assim como oferece metodologias próprias, que contribuem à sua construção dramatúrgico-performática. Também são necessárias novas abordagens no âmbito da interpretação teatral, dentro dos processos formativos do ator, que procura novos lugares de criação, à altura deste novo e exigente público, o dos bebês.  O teatro para bebês ocupa um lugar de crescente relevância e expressividade junto à sociedade, seja nos palcos, para o seu crescente público, seja nas escolas infantis. Seu estudo é de extrema importância para o desenvolvimento do atual teatro contemporâneo, ao mesmo tempo em que sua existência está totalmente vinculada à atividade do ensino na primeira infância.

PALAVRAS-CHAVES

Cena, processos criativos, pedagogia do teatro,  teatro para bebês,  criação musical, recepção, teatro contemporâneo.

 

ABSTRACT

This master's degree research approach the study of musical art in scenic compositional processes and their relationship with the practice of new methods of creative work, having as object the theater for babies. Vast and interesting field, scenic, contemporary and interdisciplinary innovations, this new theatrical language presents us a universe full of questions and leads us to great discoveries, which are way and fertile ground for researchers in their art space and education. In this theater, music creation has, at the same time, function of sensory and psychological tool in the development of the scenic work, and offers its own methodologies, which contributes to its dramaturgical-performative construction. New approaches in the context of theatrical interpretation are also needed within the formative processes of the actor, which seeks new creation place, to satisfy this new and demanding public, the babies. The theater for babies occupies an increasingly important and meaning place in society, whether on stage, to its growing audience, whether in preschools. This study is of substantial importance for the development of the current contemporary theater, their existence is fully linked to the activity of teaching in early childhood.

KEYWORDS

Scene, creative processes, pedagogy of drama, theater for babies, music creation, reception, contemporary theater.

CABRAL Fernanda Alvarenga.pdf





Comunicação - A narrativa fílmica homoerótica enquanto elemento detonador de transformações socioculturais

 

BUSTAMANTE, Frederico (Carlos Frederico Bustamante Pontes). A narrativa fílmica homoerótica enquanto elemento detonador de transformações socioculturais. São João del-Rei: Universidade Federal de São João del-Rei. UFSJ; Professor Assistente Efetivo do Curso de Teatro. Diretor Teatral.



RESUMO

A comunicação pretende relacionar dois filmes de temática homoerótica masculina e feminina, ambos americanos e produzidos nos anos oitenta do século XX, e as repercussões sociais e culturais de cada um deles no momento em que foram exibidos. Além disso, pretende-se refletir sobre os desdobramentos da exibição dos filmes nos dias atuais, a partir do olhar de espectadores participantes de um cineclube de temática homossexual realizado na Universidade Federal de São João del-Rei em 2013. Os filmes escolhidos foram: Making Love, de 1982 e comdireção de Arthur Hiller, e o segundo Desert Hearts, de 1985 e com direção de Donna Deitch. A partir de uma perspectiva historicista, serão observados o contexto sociocultural em que os filmes se inseriam quando foram produzidos, além das referências sobre a época em questão presentes na narrativa ficcional. A comunicação tem por objetivo propor uma discussão sobre as relações entre o cinema, a cultura e a sociedade e o papel daquele no sentido da transformação do pensamento normativo vigente em um determinado momento histórico em particular.

PALAVRAS-CHAVE: Cinema: Homoerotismo: Cineclube: Cultura: Sociedade.



BUSTAMANTE, Frederico (Carlos Frederico Bustamante Pontes). La narration filmique homoérotique en tant qu’élément déclencheur des transformations culturelles. São João del-Rei: Universidade Federal de São João del-Rei. UFSJ; Professeur Assistant du Cours de Théâtre. Directeur Théâtrale



RÉSUMÉ

La communication a l’intention de mettre en rapport deux films sur le thème de l’homoérotisme masculin et feminin, tous les deux américains et realizés aux années 80 du XXe. siècle, et les repercussions sociales et culturelles de chacun d’eux au moment où ils ont été exibés. On a l’intention aussi de réfléchir sur les dédoublements de l’exibition des films aujourd’hui, à partir du regard des spectateurs participants d’un ciné-club de thème homossexuel réalisé à l’Université Fédérale de São João del-Rei en 2013. Les films choisis ont été : Making love, de 1982, sous la direction d’Arthur Hiller, et Desert hearts, de 1985, sous la direction de Donna Deitch. À partir d’une perspective historiciste, on observera le contexte socioculturel dans lequel les films étaient insérés quand ils ont été produits, et aussi les références à l’époque de la narration fictionnelle. La communication a pour but de proposer un débat sur les relations entre le cinéma, la culture et la société et le rôle du cinéma dans le sens d’une transformation de la pensée normative en vigueur dans un certain moment historique particulier.

MOTS-CLÉ: Cinéma: Homoérotisme: Ciné-club: Culture: Societé.







Comunicação - Territórios urbanos existenciais e expressão popular em tempos de globalização.



SYDENSTRICKER, Iara. Territórios urbanos existenciais e expressão popular em tempos de globalização. Santo Amaro da Purificação: Centro de Cultura, Linguagens e tecnologias Aplicadas; UFRB. Professora adjunta; dedicação exclusiva. Roteirista e dramaturga.



RESUMO

O trabalho integra projeto de pesquisa que visa compreender a formação de cidades no mundo globalizado e a constituição de territórios existenciais (Guatarri, 1985) como espaços de expressão popular. Propõe-se, nesta comunicação, apresentar e refletir sobre formas de expressão e de apropriação cidadã de espaços urbanos públicos como loci de expressão artística, cultural e política, de diversidade, de trocas e de espetacularidade em diversas cidades, especialmente em Santo Amaro e região.

Palavras-chave: cidades; cidadania; espetáculo; expressão; arte; cultura.



ABSTRACT

This paper is part of a research project that aims in understanding the formation of cities in the globalized world and the establishment of existential territories (Guatarri, 1985) as spaces of popular expression.  This communication proposes to present and reflect on ways of expression and citizenry appropriation of public urban spaces as loci of artistic, cultural and political expression, as well as of diversity,  exchanges and public display in several cities, especially in Santo Amaro and region.

Keywords: cities; citizenship; show; expression; art; culture.





Comunicação - Fundamentação e contextualização da função de Provocador Cênico em processos criativos contemporâneos.



Resumo da Comunicação "Fundamentação e contextualização da função de Provocador Cênico em processos criativos contemporâneos." da mestranda Júlia Alves Rodrigues Carvalhal.







Comunicação - A análise das poéticas sob uma perspectiva territorial


DEMORI, Juliana Canali. A análise das poéticas sob uma perspectiva territorial. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestrado em Artes Cênicas; Clóvis Dias Massa. Atriz e produtora.



RESUMO

A pesquisa analisa as poéticas de três diferentes grupos de teatro do interior do estado do Rio Grande do Sul, buscando perceber aspectos de sua organização, estruturação, manutenção e relação com os contextos sociais e culturais nos quais estão inseridos. Para isso são analisados dois espetáculos de cada grupo através de entrevistas com seus membros e com espectadores locais, levantamento de imagens, vídeos e demais materiais que se demonstram úteis à pesquisa. Os dados colhidos são estudados a partir da ótica da Poética Comparada de Jorge Dubatti, que entende apoiésis em sua perspectiva territorial, enquanto produção (processo criativo), objeto produzido (obra) e expectado (recepção). Através deste estudo identifica-se a poética de cada montagem. Entende-se poética aqui, como o conjunto de componentes e procedimentos que tornam possível a existência de uma obra, de um ente poético. As poéticas são comparadas e geram saberes específicos que demonstram as particularidades e semelhanças de cada grupo, possibilitando pensar nestes fenômenos teatrais de maneira terrorializada, ou seja, em sua dimensão geográfica-histórica-cultural.

PALAVRAS-CHAVE: teatro: grupos: territorializado: poiésis: Poética Comparada



ABSTRACT

The research analyzes the poetics of three different theater groups in the interior state of Rio Grande do Sul, trying to discern aspects of your organization, structuring, maintenance and relationship with the social and cultural contexts in which they are inserted. For this are analyzed two spectables each group through interviews with its members and with local viewers, survey of images, videos and other materials that demonstrate useful to this research. The collected data are analyzed from the perspective of Comparative Poetic of Jorge Dubatti that sees the poiésis in its territorial perspective, while production (creative process), produced object (work) and attented (reception). Through this study identifies the poetics of each spectable. The term poetic is understood here, as the set of components and procedures that make possible the existence of a work, a poetic being. The poetics are compared and generate specific knowledge that demonstrate the similarities and particularities of each group, enabling think these theatrical phenomena of a territorialized way, ie in your geographic-historical-cultural dimension.

KEYWORDS: theater: groups: territorialized: poiésis: Compared Poetic 





Comunicação - A Gaivota de Tchekhov – mediações e duplicidades


ELIAS, Larissa. A Gaivota de Tchekhov – mediações e duplicidades. Rio de Janeiro: UFRJ. Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Professora do Curso de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes - EBA. Atriz e diretora teatral, integrante de Os Cênicos Cia. de Teatro.



RESUMO

A Gaivota – Arkadina – Nina – Macha e Os Dois Tchekhov são exercícios performativos baseados na peça de teatro A gaivota, escrita em 1895 pelo dramaturgo russo Anton Tchekhov (1860-1904). Os dois experimentos foram desenvolvidos no período de 2012 a 2014, no LABATOR – Laboratório de Processos do Ator da EBA/UFRJ. No primeiro exercício, a proposta era abordar a peça de Tchekhov por meio das anotações cênicas de K. Stanislavski para sua montagem de A gaivota, realizada em 1898. No segundo, propunha-se uma abordagem mediada pela encenação de Enrique Diaz para o mesmo texto, intitulada A gaivota – tema para um conto curto, e realizada em 2007. Nos dois exercícios somaram-se metodologias e norteamentos diversos, sendo que em Os Dois Tchekhov, aliou-se a eles o registro filmado da montagem de Enrique Diaz, experimentado como dispositivo cênico, e como elemento narrativo e dramatúrgico. Destes pontos de partida, e lançando mão da interseção entre o teatral e o fílmico, pretendeu-se criar uma série de duplicidades e de camadas de sentidos, e intensificar as ideias de manipulação da cena, de repetição do teatro dentro do teatro, e de jogo com o tempo e a memória. Este trabalho se concentra em fazer um breve relato crítico acerca dessas experiências.

PALAVRAS-CHAVE: Tchekhov: A Gaivota: Stanislavski: Enrique Diaz: cinemático.



ABSTRACT

The Seagull – Arkadina – Nina – Masha and The Two Chekhov are performative exercises based on the play The Seagull, written in 1895 by the Russian playwright Anton Chekhov (1860-1904). The experiments were developed in the period 2012-2014, in LABATOR – Laboratory of Actor's Process – EBA / UFRJ. In the first exercise, the proposal was to approach Chekhov's text through Stanislavski's notes for his staging of The Seagull, realized in 1898. In the second, the proposal was to approach Chekhov’s play mediated by Enrique Diaz's staging to the same text, called The Seagull - theme for a short story, and realized in 2007. Different principles and methodologies were added in both exercises. However, in The Two Chekhov, it was added to those principles, the film of the spectacle of Enrique Diaz, that was experienced as scenic device, and as narrative and dramaturgic element. From these starting points, and making use of the intersection between the theatrical and the filmic, it was intended to create a series of duplications and layers of meaning, and to intensify the ideas of handling the scene, of repeat the theater within the theater, and of the game with time and memory. This paper will focus on give a brief critical account of these experiences.

PALAVRAS-CHAVE: Chekhov: The Seagull: Stanislavski: Enrique Diaz: cinematic.





Comunicação - Dramaturgia do espectador: uma reflexão sobre procedimentos de criação teatral de interatividade


ANDRADE, Letícia (nome artístico); OLIVEIRA, Letícia M. (nome completo). Dramaturgia do espectador: uma reflexão sobre procedimentos de criação teatral de interatividade. Belo Horizonte: Escola de Belas Artes da UFMG; Doutoranda em Artes Cênicas; Bolsista Capes; Professor Orientador Dr. Antonio Barreto Hildebrando; dramaturga, diretora, atriz e professora do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Sergipe.



RESUMO

Este trabalho ancora-se em experiências do teatro contemporâneo que investigam, a partir de processos de criação de espetáculos brasileiros com dramaturgias originais, uma proposta cênico-dramatúrgica pautada pela relação com o espectador. Serão analisados os espetáculos:Dá licença, se não eu grito!, de 2013, com direção e dramaturgia da presente pesquisadora e Nada aconteceu, tudo acontece, tudo está acontecendo, do Grupo XIX de Teatro, de 2013, baseadas nas reflexões de Nicolas Borriaud sobre a estética relacional. 

PALAVRAS-CHAVE

Dramaturgia do espectador, Estética Relacional, teatro contemporâneo brasileiro.

 

ABSTRACT

This work is founded on experiments investigating contemporary theater, from creation processes Brazilian presentations with original dramaturgy a scenic-dramaturgical proposal guided by the relationship with the viewer. Performances will be analyzed: Dá licença, se não eu grito!, 2013, with direction and dramaturgy of this researcher and Nada aconteceu, tudo acontece, tudo está acontecendo, from the Group Theatre XIX, 2013, based on the reflections of Nicolas Borriaud! on the relational aesthetics.

KEY-WORDS

Dramaturgy of the spectator, Relational Aesthetics, Brazilian contemporary theater.





Comunicação - Em busca de um viés teórico “original” a partir de determinadas práxis teatrais paulistanas de caráter investigativo no século XXI: Aproximações e distanciamentos com Szondi, Lehmann e Sarrazac.

 

FRIN, Luiz Eduardo. Em busca de um viés teórico “original” a partir de determinadas práxis teatrais paulistanas de caráter investigativo no século XXI: Aproximações e distanciamentos com Szondi, Lehmann e Sarrazac. São Paulo: Instituto de Artes – Unesp. Instituto de Artes – Unesp; doutorado; orientado por Alexandre Mate. Ator, diretor e professor de teatro.



RESUMO

A atual atividade teatral paulistana é efervescente com a atuação de mais de trezentos coletivos teatrais na cidade.

Para a análise teórica desse fenômeno é tentadora a utilização de preceitos desenvolvidos por nomes que se encontram difundidos no ambiente da pesquisa em Artes Cênicas no Brasil, como Peter Szondi, Hans-Thies Lehmann e Jean-Pierre Sarrazac.

Ocorre que se verifica hoje, na atividade de grupos teatrais paulistanos -, como nos casos da Cia. Livre dirigida por Cibele Forjaz e da Cia. Balagan liderada por Maria Thaís -, uma série de preceitos e procedimentos que, além de resultarem em espetáculos, criam espaços de reflexão e tendem a estruturar um novo arcabouço teórico relacionado com a práxis do chamado “movimento de teatro de grupo paulistano”.

PALAVRAS-CHAVE: Teoria Teatral, Teatro Paulistano, Teatro de Grupo.



ABSTRACT

The current São Paulo city theater activity is effervescent with the activity of over three hundred theater groups.

For the theoretical analysis of this phenomenon is tempting to use principles developed by names which are widespread in the research environment in Performing Arts in Brazil , as Peter Szondi , Hans- Thies Lehmann and Jean -Pierre Sarrazac .

Occurs that it’s possible to verify nowadays in the activity of São Paulo theater groups - as in the cases of Cia. Livre directed by Cybele Forjaz and Cia. Balagan led by Maria Thaís -, principles and procedures that not only result in spectacles, but create spaces for reflection and structure a new theoretical framework related to the practice of the called "São Paulo group theater movement."

KEYWORDS: Theatrical Theory, Paulistano Theatre, Theatre Group.





Comunicação - Uma breve análise das relações entre teatro e ritual na obra de Antonin Artaud



FIORIN, M. (Marcelo Fiorin Angelo). Uma breve análise das relações entre teatro e ritual na obra de Antonin Artaud. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina; Mestrado em Teatro; Edélcio Mostaço. CAPES; Pós-Graduação.



RESUMO

Trata-se de um exercício de aproximar a proposta teatral de Antonin Artaud a partir da obra O Teatro e seu Duplo com algumas reflexões acerca do ritual e suas especificidades na sociologia e na antropologia. Em seus escritos Artaud se refere diversas vezes ao valor teatral proveniente de rituais primitivos, todavia, ele não estabelece com precisão sua noção de ritual, portanto, para elucidar referencias que auxiliem na compreensão das propostas artaudianas, esse trabalho busca, a partir do conceito de ritual de Durkheim, Liminaridade de Turner e eficacia simbólica de Lévi-Strauss, traçar relações sólidas com a teoria teatral de Antonin Artaud.

 PALAVRAS-CHAVE: Artaud: Ritual: Eficácia simbólica: Liminaridade



ABSTRACT

It is an exercise of approaching the theatrical proposal of Antonin Artaud considering the work O teatro e seu Duplo and some thoughts around the ritual and its specificities in sociology and anthropology. In his writings Artaud refers several times the theatical value from primitive rituals, nevertheless, he does not establish with accuracy his notion of ritual, therefore, to elucidate references that assist the understanding of artaudians proposals, this work search, from the ritual concept of Durkheim, Liminality of Turner and Symbolic efficacy of Lévi-Strauss, to trace solid relations with the theatrical theory of Antonin Artaud.

Keywords: Artaud: Ritual: Symbolic efficacy: Liminality





Comunicação - A obra como experiência recepcional: o caso das As Etiópicas, de Heliodoro. De Shakespeare até nós



MOTA, Marcus. A obra como experiência recepcional: o caso das As Etiópicas, de Heliodoro. De Shakespeare até nós . Brasília: Laboratório de Dramaturgia/ Universidade de Brasília. Pós-Graduação em Arte-UnB. Dramaturgo e compositor.



RESUMO

A reinvenção da tradição grega por meio de fusões, hibridizações e renegociações estéticas e culturais atinge uma etapa fundamental no Helenismo. Com a expansão das imagens e textos da Grécia antiga para a Ásia, Europa e África, os entrechoques entre formas de expressão e vivência produzem um verdadeiro laboratório de construção de identidades e modelos de sociabilidade.

Dentro do Helenismo, mais especificamente na segunda sofística, temos um conjunto de textos pouco estudados até fins do século XIX, agrupados sobre o nome de 'Romance grego'. Entre as narrativas restantes, destaca-se As Etiópicas, de Heliodoro.

As Etiópicas, no século III de nossa era reprocessa a tradição performativa registrada nos textos clássicos e a redefine a partir de toda uma erudição letrada. Neste reprocessamento, no entanto, neste experimento ficcional, não temos a superação de um modelo de textualidade por outro: antes, o que se pode observar pela tradição seguinte que a recebeu - no caso Shakespeare, entre outro- é que a dramaturgia da presença, da performance assistida presente nos textos gregos clássicos é analisada e tomada como ponto de partida para ampliações e novas possibilidades.

Nesta comunicação são discutidos o campo interartístico, híbrido, intergênero de As Etiópicas que de fato revela uma busca dos limites e possibilidades da tradição reinventada a partir de seus suportes performativos.

PALAVRAS-CHAVE: Dramaturgia, recepção, As Etiópicas, Cultura clássica.



ABSTRACT

The reinvention of Greek tradition through fusion, hybridizations and aesthetic and cultural renegotiations reaches a key stage in Hellenism. With the expansion of images and texts from ancient Greece to Asia, Europe and Africa, the clashes between forms of expression and experiences produces a true living laboratory construction of identities and models of sociability.

Inside of Hellenism, more specifically in the Second Sophistic, we have a set of texts studied little until the late nineteenth century, grouped under the name 'Greek Romance'. Among the remaining narratives, there is the Heliodorus' Aethiopica.

In the Third Century Ad Aethiopica reprocesses the performative tradition recorded in the classical texts and resets this an entire literate scholarship. In reprocessing, however, this fictional experiment, we have not to overcome a model of textuality by another: rather, what can be seen by following the received tradition - i.e. Shakespeare, Verdi, among others- is that the dramaturgy of presence, assisted performance in this classic Greek texts is analyzed and taken as a starting point for extensions and new possibilities.

In this communication are discussed the interartistic field, hybrid, inter-gender that Aethiopica reveals in its search of the limits and possibilities of the tradition reinvented from its performative bias.

KEYWORDS: Dramaturgy, Reception, Aethiopica, Classics.





Comunicação - Nuvem de Teatralidade: dramaturgias do espaço da Pediatria do Hospital das Clínicas da UFMG



MACHADO, Marina Marcondes. Nuvem de Teatralidade: dramaturgias do espaço da Pediatria do Hospital das Clínicas da UFMG. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunta 2. Pesquisadora das relações entre infância e cena contemporânea.



RESUMO

Esta comunicação tematiza o trabalho conduzido pela autora com 12 alunos da graduação em Teatro, durante um semestre, que resultou em um acontecimento teatral nas duas enfermarias de Pediatria do Hospital das Clínicas da UFMG. “Nuvem de Teatralidade” foi concebido na metodologia work in process junto aos alunos e levou para as crianças, acompanhantes e profissionais da saúde pequenas cenas resultantes de pesquisa dramatúrgica sobre cotidiano, vida e morte.

PALAVRAS-CHAVE: Criação dramatúrgica; metodologia work in process; teatro em espaços não-convencionais.



ABSTRACT

This presentation chronicles the process and results of the author’s one semester research among 12 Theater Graduation students from Federal University of Minas Gerais. “Nuvem de Teatralidade” (Cloud of Theatricality) was performed in the University Hospital based upon the work in process methodology: short scenes that revealed the dramaturgic research made about daily life, living and dying, to a public composed by children, parents and health professionals.

KEY-WORDS: Dramaturgic creation; work in process; theater in non-conventional spaces.





Comunicação - O corpo cênico na tela jornalística. Brasília



PEREIRA, Mônica Tavares. O corpo cênico na tela jornalística. Brasília - DF: Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas (UnB); Mestranda; Orientador: Marcus Santos Mota. Linha: Processos composicionais para a cena. Bailarina, atriz, cantora, preparadora corporal, ministrante de jogos de improvisação cênica e psicóloga.



RESUMO:

Pesquisa de mestrado relacionado ao estudo corporal e teatral direcionada aos comunicadores sociais, em parceria com fonoaudiólogos. O ponto de partida desta pesquisa é o trabalho iniciado e desenvolvido com jogos de improvisação para jornalistas. O trabalho visa a ampliar recursos de preparação e composição corporal para facilitar e ampliar a expressão corpo-voz desses profissionais. A inspiração inicial concentrou-se em referências nos jogos de improvisação para teatro, dança e no universo da criação e composição corporal cênica. Muito do acervo de material adquirido vem da trajetória e formação artística na prática da dança, do teatro e do canto da pesquisadora. Um trabalho interdisciplinar significativo, com demandas específicas para a preparação cênica deste corpo que se expressa para seu público em informações da cena real com suas variações de comportamento e emoção.

PALAVRAS-CHAVES: corpo-voz, preparação corporal, composição cênica, comunicador social, fonoaudiologia, improvisação.



ABSTRACT:

Master´s research on body language and theatrical expressions as they apply to social communicators, in partnership with phonoaudiologists. The starting point for this research involves work developed on improvisation games for journalists. This research aims at enhancing body composition resources to facilitate and improve body-voice communication for these professionals. The initial inspiration for this work stems comes from improvisation games for theater and dance in the universe of body and scenic compositions and creations. A research on body and voice languagefor journalists considering the behavior and emotion involved in a real scene.

KEYWORDS: body-voice, body resources, scene composition, social communication, phonoaudiology, improvisation.





Comunicação - TRANSCRIAÇÕES: IMAGENS LITERÁRIAS E TEATRAIS – PARTIDO (GALPÃO, 1999)



BORTOLINI, Neide das Graças de Souza. Transcriações: imagens literárias e teatrais – Partido Galpão (1999). Belo Horizonte: UFMG. Universidade Federal de Ouro Preto. Professor Adjunto I.



RESUMO

Partido – espetáculo do Galpão (1999)  foi uma transcriação da obra literária O visconde partido ao meio (1951) –  Italo Calvino; nele se apresentam alguns dos aspectos conceituais propostos pelo próprio escritor em Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas (1990) e, principalmente, há a atmosfera da busca de sentidos para a existência humana. Se a imagem tem sido, nas últimas décadas – seja no cinema, na fotografia, e principalmente no teatro – uma força criativa, a “visibilidade”, ao lado da “rapidez” e da “leveza”. A visibilidade consistiria na apresentação de personagens e situações imaginárias que concretizam aspectos psíquicos ou metapsicológicos nos planos da ficção, como é próprio da narrativa fantástica. A reinvenção da narrativa teatral, de fato, veio com a modificação da imagem final da fábula, o que acentuou o seu diálogo na atualidade, propondo uma imagem dialética. Essa encenação, portanto, traz o teatro para a discussão proposta acerca da criação de novas ordens da linguagem artística, pela via do pensamento em imagens, como é próprio da escritura. O espetáculo cênico-musical do Grupo Galpão – Partido (1999)–, criado a partir da primeira obra da trilogia, é um forte exemplo da dimensão da imagem na literatura de Calvino, reiteradamente recriada pelo teatro, entre outras artes.

PALAVRAS-CHAVE: Encenação, Imagem literária, Teatralidade.



Riassunto

Partido – espetáculo do Galpão (1999)  è stato trans-creazione dell'opera letteraria O visconde partido ao meio (1951) –  Italo Calvino;presenta alcuni degli aspetti concettuali proposti dallo scrittore stesso nel Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas (1990)e, soprattutto, c'è l'atmosfera delle direzioni di ricerca per l'esistenza umana. Se l'immagine è stata negli ultimi decenni - sia nel cinema, la fotografia, soprattutto nel teatro - una forza creativa, "visibilità", accanto a "veloce" e "leggerezza". La visibilità consiste nella presentazionedi personaggi e situazioni immaginarie che incarnano aspetti psichici o piani metapsicologiche di narrativa, come si addice il fantasticoracconto. La reinvenzione della narrazione teatrale, infatti, è venuto con la modifica dell'immagine finale della favola, che accentuava il suodialogo di oggi, proponendo una immagine dialettica. Questo scenario, tuttavia, porta il teatro per discutere la proposta sulla creazione dinuovi ordini di linguaggio artistico, dal modo di pensare per immagini, come si addice Deed. Lo spettacolo palcoscenico musicale delGrupo Galpão – Partido (1999)–, creata dal primo libro della trilogia, è un forte esempio della dimensione dell'immagine nella letteraturaCalvino ripetutamente ricreato il teatro, tra le altre arti.

Parole-chiave: Scena, Immagine letteraria;Teatralità.





Comunicação - Teatro para crianças: alteridade, clichê e tabu



BORGES, Paula. Teatro para crianças: alteridade, clichê e tabu. Salvador; UFBA; Doutorado; Claudio Cajaíba, Atriz, diretora e dramaturga.



RESUMO

O teatro produzido para crianças no Brasil é muito pouco explorado como campo de experimentação e pesquisa. A bibliografía sobre o assunto além de escassa, não investe em reposicionar criticamente as obras dirigidas a crianças, repensando modos de criação, circulação e formas de recepção. Um dos desdobramentos desse problema é que, recorrentemente, se arrisca muito pouco quando se trata de criar obras teatrais voltadas para esse público. O aqui e agora do Teatro parece fugir inescapavelmente da incurssão por temas considerados tabu que o cinema voltado para crianças vem desenhando com constância ao longo do tempo. Esse possível medo perpetua recorrências perigosas e formula estereotipos das mais diversas ordens para o campo. Refletir sobre essas relações entre o que é permitido ou não no teatro para crianças e seus porquês é repensar os poderes dessa alteridade adulta que constitui e arbitra sobre as necessidades infantis, deslocando certos engessamentos preconceituosos a fim de fomentar a diversidade como uma meta possível. Afinal, como afirma Laura Hansen, é preciso aproximar-se da infância como um problema, não como uma evidência.

Palavras-chave:  Teatro. Criança. Clichê. Tabu.



ABSTRACT

Theater for kids in Brazil is a almost unexplored field of research and experimentation.  Bibliography about that does not invest in criticizing the theater produced for children by rethinking its ways of creation and circulation.  One of the problems arising from it is the lack of risk producers take when it comes to attend the demands of this target. Live performances seems to fear themes considered taboo more than cinema does, for exemple. This behavior ends up estimulating a bunch of stereotypes on the field. To think about what children is or is not supposed to see  and why rethinks the power that adults have when arbitrating on the needs of children. It is important to reconfigure certain prejudices in order to achieve diversity. Says Laura Hansen, childhood is a problem, not an evidence.

Key Words: Theater. Child. Cliche. Taboo. 





Comunicação - Públicos e democratização do acesso às artes cênicas em Salvador: a experiência do projeto Mediação Cultural do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia.



BICALHO, Poliana. Comunicação - Públicos e democratização do acesso às artes cênicas em Salvador: a experiência do projeto Mediação Cultural do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia. Salvador: Universidade Federal da Bahia. Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Ufba, mestrado, orientadora Profª Deolinda Vilhena;CNPQ.



RESUMO

O presente trabalho pretende-se debruçar sobre a da experiência da ação Mediação Cultural, ocorrida no Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia – Fiac, nos anos de 2011 a 2013 na cidade de Salvador (BA). Para tanto, busca-se problematizar sobre o âmbito da formação de público para as artes cênicas e da análise das políticas públicas voltadas paraa “fruição, consumo e públicos” (RUBIM, 2006) na referida cidade. Mediação Teatral (WENDELL, 2011) compreende a aproximação dos sujeitos, ao universo das linguagens artísticas, numa perspectiva de estimulo a produção, apreciação e reflexão destes espectadores, potencializando desta forma, a formação do cidadão cultural.

PALAVRAS-CHAVE: Artes Cênicas;Educação; Mediação Cultural; Públicos.



RÉSUMÉ

Le présent travail a pour objectif de faire des analyses sur l'expérience de l'action de Médiation Culturelle, a eu lieu au Festival international des Arts du Spectacle de Bahia - Fiac dans les années 2011-2013 à Salvador (BA). À cette fin, nous cherchons à problématiser sur la formation du public pour les arts de la scène et l'analyse axées sur la“fructification, et la consommation publique" (RUBIM, 2006) dans la ville de politique publique Salvador. Médiation Théätre (Wendell, 2011) vise à apporter les langages artistiques en question, en vue de stimuler la production, l'évaluation et la réflexion de ces téléspectateurs, maximiser cette façon, la formation du citoyen culturel.

MOTS-CLES: Arts de la scène; L'éducation; La médiation culturelle; Publique.





Comunicação - Sentidos do corpo em cena



MATSUMOTO, Roberta Kumasaka. Sentidos do corpo em cena. Brasília: Universidade de Brasília (UnB). Professora Adjunta do Departamento de Artes Cênicas, do Mestrado em Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Arte (UnB).



RESUMO

Para além das relações conflituosas que se estabeleceram ao longo do séc. XX, vídeo, teatro e cinema devem ser entendidos como produtores de experiências que potencializam a estesia, estimulando e modificando nossa percepção, nossa relação com o mundo e, consequentemente, nossas formas de saber. Podemos dizer o que quisermos sobre as relações entre o vídeo, o cinema e o teatro, seja de forma negativa ou positiva, mas refletir sobre um nos leva necessariamente a pensar o outro. Atualmente o teatro, seja ele denominado “pós-dramático” ou “performativo”, tem estabelecido um diálogo intenso com o audiovisual nos obrigando a refletir sobre o ator, a presença, os “efeitos de presença”, os desdobramentos do tempo e espaço cênicos e, neste sentido, os limites das artes da cena. Neste estudo, a partir do conceito de experiência, procuramos compreender as relações que se estabelecem entre os corpos orgânicos e inorgânicos na produção de sentidos e significados na cena contemporânea.

PALAVRAS-CHAVE: experiência, estesia, corpo, teatro, audiovisual, efeitos de presença.



RÉSUME

Au delà des relations conflictuelles qu’ont établies tout au long du XXème siècle, la vidéo, le théâtre et le cinéma, ceci doivent être compris comme producteurs d`expériences, qui potentialisent l’esthésie en stimulant et changeant notre perception, notre rapport avec le monde, et, par conséquence, nos connaissances. Nous pouvons dire ce que nous voulons sur la relation entre la vidéo, le cinéma et le théâtre, que ce soit de manière positive ou négative, mais réfléchir sur l’un nous conduit nécessairement à penser à l'autre. Actuellement, le théâtre, que l’on peut appeler «post-dramatique» ou «performatif», a établi un dialogue intense avec l'audiovisuel nous obligeant à réfléchir sur l'acteur, la présence, les «effets de présence», le déroulement du temps, le déploiement de l'espace scénique et, par là même, les limites du spectacle vivant. Dans cette étude, en nous appuyant sur le concept d'expérience, nous cherchons à comprendre les relations qui s'établissent entre les corps organiques et non organiques pour la production des sens et des significations dans la scène contemporaine.

MOTS-CLÉS: expérience, esthésie, corps, théâtre, audiovisuel, effets de présence.





Comunicação - O Fragmento como Conceito Estético e Fato Artístico.

CAMARGO, Robson Corrêa de. O Fragmento como Conceito Estético e Fato Artístico. Goiânia: Universidade Federal de Goiás. Universidade Federal de Goiás; Coordenador do Programa Interdisciplinar de Pós Graduação em Performances Culturais; Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Goiás



RESUMO

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o fragmento como forma filosófica e fato artístico na contemporaneidade. O fragmento reflete as condições da modernidade e de sua arte, como já pontuou Walter Benjamin. Benjamin foi um dos primeiros que percebeu na filosofia romântica uma prefiguração da estética moderna e da vanguarda europeia no século XX, o que trouxe um crescente interesse pelo romantismo alemão. A partir de elementos das obras de Georg Philipp Friedrich von Hardenberg ou Novalis e dos irmãos Friedrich Schlegel e August Wilhelm von Schlegel editores do jornal Athenaeum, em diálogo com o discurso benjaminiano procura-se uma reflexão sobre o fragmento como definidor da expressão e recepção da cena contemporânea, procedimento fortemente presente no romantismo alemão.

PALAVRAS-CHAVE: Fragmento. Novalis. Friedrich Schlegel. August Wilhelm von Schlegel.



ABSTRACT

This paper presents a reflection of the fragment as philosophically and apparel in contemporary art. The fragment reflects the conditions of modernity and his art, as Walter Benjamin has pointed out. Benjamin was one of the first who realized the romantic philosophy a foreshadowing of modern aesthetics and the European avant-garde in the twentieth century, which brought a growing interest in German Romanticism. Based on elements from the works of Georg Philipp Friedrich von Hardenberg 'Novalis' and Friedrich Schlegel and brothers August Wilhelm von Schlegel, newspaper editors of Athenaeum, in dialogue with Benjamin's discourse seeks to reflect on the fragment as a strong definer of reception and expression of the contemporary scene, this procedure is present since the German Romanticism.

KEYWORDS: Fragment. Novalis. Friedrich Schlegel. August Wilhelm von Schlegel.





Comunicação Da cena como acontecimento: o espectador como participante do fenômeno teatral



SOARES, Stênio José Paulino. Da cena como acontecimento: o espectador como participante do fenômeno teatral. Curitiba: Universidade Estadual do Paraná (FAP/UNESPAR). Universidade de São Paulo (USP), doutorando, Orientadora Maria Thaís Lima Santos. Capes; bolsa de doutorado. (ator e professor).



RESUMO

O presente trabalho resulta da nossa experiência com o work in progress “Negras memórias” e da observação de encenações contemporâneas brasileiras. Conforme refletiremos o fenômeno da interatividade na estética relacional, também buscaremos evidenciar o que foi alterado, especialmente, no estatuto da obra de arte cênica, observando encenações que revisitam o princípio das relações humanas como lugar da arte.

Palavras-chaves: espectador; acontecimento; fenômeno teatral.



RESUMÉ

Ce travail est le résultat de notre expérience avec le travail en cours "Negras Memórias" et de l'observation des mises en scène contemporaines brésiliennes. Alors que nous réfléchissons sur le phénomène de l'interactivité dans l'esthétique relationnelle, nous cherchons, également, à mettre en évidence ce qui a changé, en particulier dans le statut de l’oeuvre d’art scénique. Nous devons discuter des mise-en-scènes qui revisitent le principe de relations humaines comme un lieu de l'oeuvre d’art.

Mots-clés: le spectateur; l'événement; le phénomène théâtral.





Comunicação: Conversas imprevistas em experiências com o outro na rua: o que elas geram em nós?



SCHUNCK, Tatiana. CONVERSAS IMPREVISTAS EM EXPERIÊNCIAS COM O OUTRO NA RUA: O QUE ELAS GERAM EM NÓS? São Paulo: Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”. UNESP; Mestrado; Orientadora Luiza Helena da Silva Christov.



RESUMO:

O presente artigo é parte da pesquisa em Mestrado em Arte e Educação que pretende descobrir que narrativas podem ser criadas a partir da experiência de conversas entre desconhecidos nas ruas da cidade de São Paulo; sobretudo em conversas nem planejadas, nem combinadas a priori. A particularidade dessa experiência é estar vinculada a modalidades de encontro entre autores e passantes bastante próximas àquilo que Bourriaud1 descreve como sendo uma "estética relacional". O foco da reflexão está na relação que a conversa permite entre pesquisadora e público, revelando a necessidade da presença de um corpo disponível, tanto para o encontro com o outro, como para a produção da escrita.

Palavras-chave: Experiência; Narrativa; Diálogo; Alteridade.



RESUMEN:

Este articulo para Comunicación forma parte de la investigación de la Maestria en Arte y Educación que pretende descubrir que narrativas pueden crearse a partir de la experiencia de conversaciones entre desconocidos en las calles de la ciudad de São Paulo, accionadas por fragmentos literarios; sobretodo en experiencias de conversaciones no planeadas, ni combinadas a priori. La particularidad de esa experiencia es que esta vinculada a modalidades de encuentro entre autores y transeuntes  bastante próximas a lo que Bourriaud[1] describe como siendo una "estética relacional". El foco de la reflexión está en la relación que permite la conversación entre el investigador y pública, revelando la necesidad de la presencia de un cuerpo disponible tanto para el encuentro con el otro, como para la producción de la escritura.
Palavras-chave: Experiencia; Narrativa; Diálogo; Alteridad. 





Comunicação - O ator devoto: o trabalho atoral em Jerzy Grotowski.



SABINO, Thiago Miguel. O ator devoto: o trabalho atoral em Jerzy Grotowski. São Paulo: Unesp. Instituto de Artes- Unesp; Mestrando em Artes; Orientadora: Marianna Monteiro. Bolsista CAPES; Mestrado.



RESUMO

O presente estudo investiga a noção de ator santo desenvolvida por Jerzy Grotowski e a relação entre santidade e devoção em seu trabalho. Para tanto, a pesquisa desenvolve-se no plano teórico e bibliográfico, analisando alguns textos do próprio encenador e de estudos da antropologia sobre a devoção aos santos. Considerando que o santo não existe isoladamente, mas em uma relação com a comunidade de devotos, a pesquisa busca identificar de que modo é possível relacionar esse ator santo de Grotowski com o exercício da devoção, e como certa noção de santo interage tanto com o trabalho atoral, quanto com a participação do espectador. O estudo aponta que apesar do trabalho teatral de Grotowski se apresentar em um contexto laico, a adoção da devoção religiosa como foco para analisar os textos e propostas do encenador, permite pensar seu teatro não apenas como a realização de um espetáculo. Pode-se compreender esse teatro como uma prática que se estende, para além do campo artístico, à vida pessoal dos artistas, atingindo seus aspectos mais triviais, culminando em uma espécie de devoção no cotidiano.

Palavras-chave: Jerzy Grotowski; ritual; devoção.



ABSTRACT

The research investigates the concept of holy actor developed by Jerzy Grotowski and the relationship between holiness and devotion in his work. Therefore, the study is developed in theoretical and bibliographic field, analysing some texts from the Polish director and anthropologycal studies on devotion to the saints. Considering the saint does not exist isolately, but in a relation with its devotional community, the study intends to identify witch way is possible to relate this Grotowski's holy actor and the exercise of devotion, and how a certain notion of saint interacts both with the acting work and with the participation of the spectator. The study points out that despite Grotowski's theatrical work gets presented in a laical context, the choice of the religious devotion aspects as the focus of analysis to the director's theories and practices, it allows to think his theatre not only as an accomplishment of theater plays. This theatre can be comprehended as a practice that is extended, beyond an artistic field, to the personal life of the artists, reaching its most trivial aspects, resulting into a kind of routine devotion.

Keywords: Jerzy Grotowski; ritual; devotion.





Comunicação - Teatro e interatividade:a bases para a conceituação de uma peça-game


OLIVEIRA, Vida (Lorena Oliveira). Teatro e interatividade: as bases para a conceituação de uma peça-game.  Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense. Mestrado em curso em Estudos Contemporâneos das artes; orientadora: Prof. Dra. Marina Tedesco (nome artistico: Nina Fabico). Bolsista de pós-graduação (CAPES). Diretora teatral e dramaturga.



RESUMO

Apresenta-se aqui uma comunicação integrada à pesquisa de mestrado teórico-prática voltada ao próprio processo artístico da autora que investiga seu trabalho de diretora teatral na construção de um espetáculo interativo, onde se tenta instaurar tal interatividade entre atores e espectadores de forma semelhante ao que acontece nos videogames, em que momentos de OUTPUT e INPUT permitem, por meio de aplicativo de celular ou outro mecanismo de votação, que o público opine sobre caminhos do enredo a serem seguidos, dentre diversos ensaiados, montando, à cada dia de apresentação, uma combinação de cenas diferentes. Pensando nos usos e significados dados às palavras Game e Jogo, tanto observando o uso cotidiano destas na língua portuguesa, como também tomando como marco teórico os pensadores Richard Schechner e Janet Murray, se discutirá uma possível nomenclatura para a prática teatral, que pode, posteriormente delinear este gênero.

PALAVRAS-CHAVE: game, interatividade, gênero teatral

 

RESUMÉE

Il se présente un étude qui est intégrée aux les études du Master. Ceux études sont théorique et pratique sur la propre démarche artistique d'enquêter sur le travaille de la metteuse-en-scène dans un théâtre que travailler sur la construction d'un spectacle interactif , qui tente d'introduire une telle interactivité entre les acteurs et les spectateurs similaire à celle qui se passe dans les jeux vidéo , dans lequel des moments de IMPUT et OUTPUT permettent , via l'application mobile ou un autre mécanisme de vote , où le spectateur se prononcer sur les chemins de l'intrigue à suivre, parmi beaucoup testé , à cheval sur chaque jour où un combinaison de différentes scènes . La réflexion sur les usages et significations données au Jeu de mots et de game, à la fois observer l'utilisation quotidienne de ces en portugais, ainsi que de prendre les penseurs de base théorique Richard Schechner et Janet Murray , il est prévu , dans cette communication , discuter d'un éventuel classement pour la pratique théâtre qui peut ensuite décrire ce genre .

MOTS-CLÉS : game, interactivité, genre du thêatre