VIII Congresso da ABRACE

 

Teatro Brasileiro

 

Comunicação - O futebol sobe ao palco: Análise de Chapetuba Futebol Clube, de Oduvaldo Vianna Filho

 

STEINBACH, Amanda Maira. Comunicação – O futebol sobe ao palco: Análise de Chapetuba Futebol Clube, de Oduvaldo Vianna Filho.Salvador: UFBA. Programa de Pós-Graduação e Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia; Doutorado; Catarina Sant’Anna.


RESUMO

Oduvaldo Vianna Filho foi personagem ativo de importantes movimentos do teatro no Brasil. Autor e ator, Vianinha participou do Teatro Paulista dos Estudantes, do Teatro de Arena de São Paulo, do primeiro CPC, o da UNE do Rio de Janeiro. Com o golpe, forma, com outros colegas, o Grupo Opinião e, de 1968 até 1974 (ano de sua morte), escreve vigorosa dramaturgia para teatro e televisão. Este trabalho, pequeno ensaio de um projeto de doutorado em andamento, buscará analisar sua primeira obra premiada, Chapetuba Futebol Clube - escrita durante sua vinculação com o Teatro de Arena, período marcado pela busca de uma dramaturgia que retratasse problemas, cultura e linguagem tipicamente nacionais - tentando delinear a estrutura narrativa e cênica erigida pelo autor, bem como irá destacar algumas características que emergem como germe de sua dramaturgia.

PALAVRAS-CHAVES: Teatro Brasileiro: Oduvaldo Vianna Filho: Estrutura do Drama: Dramaturgia.


ABSTRACT

Oduvaldo Vianna Filho was active character of important theater movements in Brazil. Author and actor, Vianinha attended the Paulista Student’s Theatre, The Arena Theatre of São Paulo, the first CPC, the UNE Theatre of Rio de Janeiro. With the military coup, he creates, with other colleagues, the Opinion Group and, from 1968 until 1974 (the year of his death), writes vigorous dramaturgy for theater and television. This work, small trial of a PhD project in progress, will be aiming at to provide an analysis of his first winning work, Chapetuba Football Club - written during his connection with the Arena Theatre, a period marked by the pursuit of a drama that depicted typically national problems, culture and language - trying to shape the narrative and scenic structure erected by the author and to highlight some features that emerge as the germ of his dramaturgy.

KEYWORDS: Brazilian Theater: Oduvaldo Vianna Filho: Structure of Drama: Drama.



Comunicação - O jovem Augusto Boal: da Penha à Nova Iorque


SILVA, Anderson S. Zanetti. Título do trabalho: O jovem Augusto Boal: da Penha à Nova Iorque. São Paulo: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Instituto de Artes; doutorando. Orientador; Mário Fernando Bolognesi. Instituição financiadora; CAPES.


RESUMO

Este trabalho é parte da pesquisa de doutorado acerca de Augusto Boal e dos encontros e desencontros de seu pensamento estético com a teoria e o teatro de Bertolt Brecht. Especificamente sobre esta exposição, é analisada a passagem de Boal em Nova Iorque entre 1953 e 1955. O objetivo é identificar porque Boal teve pouco contato com o teatro de Brecht nos Estados Unidos. Entre as hipóteses, duas são destacadas: o contexto pouco politizado da mocidade de Boal no Brasil, e a despolitização sofrida pelo teatro norte-americano nos anos 1940. Quanto à estrutura geral do trabalho, os seguintes procedimentos são adotados. Primeiro, traçar o eixo epistemológico do processo construtivo da poética teatral de Boal numa perspectiva histórica. Segundo, identificar o diálogo diacrônico de Boal com o pensamento de Brecht. Terceiro, apontar as contradições internas entre forma e conteúdo da poética de Boal.

Palavras-chave: Augusto Boal; Bertolt Brecht; teatro épico, Teatro-fórum; Teatro do Oprimido.


Abstract

This work is part of a PhD research about Augusto Boal and the comings and goings of his aesthetic ideas with the theory and the theater of Bertolt Brecht. Specifically for this exhibition, is analyzed passage of Boal in New York between 1953 and 1955.'s Goal is to identify why Boal had little contact with Brecht's theater in the United States. Among the hypotheses, two are highlighted: the little politicized context of youth Boal in Brazil, and depoliticization suffered by American theater in the 1940s The general structure of the work, the following procedures are adopted. First, to draw the epistemological path for the constructive process of Boal’s poetic theater in a historical perspective. Second, to identify Boal’s diachronic dialogue with the thought of Brecht. Third, to point out the internal contradictions between form and content on Boal's poetics.

Keywords: Augusto Boal; Bertolt Brecht; epic theater; forum-theatre; theater of the Oppressed. 



Comunicação - O teatro moderno no começo do século XX no Brasil: Roberto Gomes, texto e cena.


ALMEIDA, Bianca de C., O teatro moderno no começo do século XX no Brasil: Roberto Gomes, texto e cena. Campinas: Universidade Estadual de Campinas; mestrado em Artes da Cena; Orientadora Larissa de O. Neves Catalão. Atriz e bailarina.


RESUMO

Essse projeto se propõe a analisar as peças teatrais do dramaturgo Roberto Gomes (1892-1922), a fim de buscar informações sobre suas encenações, pensando-as no contexo teatral brasieliro da década de 1910 a 1920. Também tem como objetivo discutir a influência do simbolismo europeu em sua obra, além de avaliar seu contexto produtivo e assim, rever as avaliações críticas da historiografia do teatro brasileiro. O projeto  pretende vincular a análise textual ao estudo do contexto do teatro brasieliro literário do começo do século 20. Para tanto a pesquisa se darpa em primeiro plano pelas análises de materiais em fontes primárias como propagandas, imagens, anúncios, etc. As peças a serem analisadas são: Ao declinar do dia (1909), O canto sem palavras (1912), A bela tarde (1915), O sonho de uma noite de luar (1916), O jardim silencioso (1918) e Inocência"(1915).

PALAVRAS-CHAVE: Roberto Gomes, teatro brasileiro, simbolismo.


ABSTRACT

This project aims to analyse the plays of playwright Roberto Gomes (1892-1922), in order to get information about their performances, thinking them in the context of the brazilian theatrical 1910 to 1920. Also aims to discuss the influence of european symbolism in his work, as well as evaluate their productive context and so, review the critical assessments of brazilian theatre historiography. The project aims to link the textual analysis to study the context of brasilian literary theater from the beginning of the 20 century. for both the research will be in the foreground by the analyses of material in primary sources such as programs, images, ads, etc. The pieces to be analysed are: Ao declinar do dia (1909), O canto sem palavras (1912), A bela tarde (1915), O sonho de uma noite de luar (1916), O jardim silencioso (1918) andInocência (1915).

KEYWORDS: Roberto Gomes, brazilian theater, symbolism.



Comunicação - Teatro e Estado: Portugal e Brasil no debate sobre o apoio governamental ao teatro no século XIX.


SILVA, Charles Roberto. Teatro e Estado: Portugal e Brasil no debate sobre o apoio governamental ao teatro no século XIX. São Paulo: CAC-ECA-USP; Doutorando; Orientadora: Profa. Dra. Elizabeth F. C. R. Azevedo. Historiador / Educador Social.


RESUMO

O ideário iluminista que golpeou mortalmente as estruturas do Antigo Regime, ao longo do XIX, passou a orientar diversas iniciativas em diferentes países para que uma nova ordem laica e liberal pudesse existir efetivamente. No campo das propostas educacionais apareceram ideias como: educação ao encargo do Estado, obrigatoriedade e gratuidade do ensino, nacionalismo em oposição ao universalismo, ênfase no estudo das línguas nacionais, orientação prática, voltada para as ciências, técnicas e ofícios, entre outras coisas.

Na seara teatral, as jovens burguesias europeias que ascenderam ao poder nesse contexto, dentre os vários projetos que acalantaram, tinha um especialmente direcionado ao teatro, que envolvia o apoio à literatura dramática, passando pela criação de casas de espetáculos e à organização de curso para formação de atores.

Este trabalho procura apontar como ocorreu o processo de envolvimento do Estado português com as Artes Cênicas pós Revolução Liberal de 1820, o papel que o escritor e político Almeida Garrett teve nessa articulação entre o Estado e o Teatro e, ao mesmo tempo, busca refletir de que forma, vários escritores e políticos brasileiros, no período de 1850 a 1870, se apropriaram daqueles acontecimentos da cena europeia para proporem a criação do teatro nacional patrocinado pelo Estado brasileiro.

Palavras chave:Estado e Teatro. Brasil. Portugal. Revolução liberal de 1820. Almeida Garrett. Patrocínio às Artes. SéculoXIX.


RÉSUMÉ

Cet article cherche montrer comme l'État portugais a commencé investir dans les Arts après la Révolution libéral de 1820 et la participation que l'écrivain et politique Almeida Garrett a eu cette articulation entre l'Etat et le Théâtre. L´article veut réfléchir comme plusieurs écrivains et des politiques brésiliens, dans la période 1850-1870, ont aproprieces événements en scène européenne à proposer la création d'un théâtre national parrainé par l'Etat brésilien.

Mots-clés:État et Théâtre. Brésil. Portugal. Révolution libérale de 1820. Almeida Garrett. Mécénat des Arts. XIXe siècle.



Comunicação - Beatriz Costa e as estratégias de mídia do teatro português no Brasil em fins da década de 1930


JUNQUEIRA, Christine (Christine Junqueira Leite de Medeiros). Beatriz Costa e as estratégias de mídia do teatro português no Brasil em fins da década de 1930. Rio de Janeiro: UNIRIO/PPGAC. FAPERJ; Pós-Doutorado - PAPDRJ (2011). Jornalista e pesquisadora.


RESUMO

Esta comunicação pretende investigar - através de novas perspectivas e conceitos analíticos globais - o papel da mídia, a expansão da infraestrutura teatral e a esfera pública estabelecida nas relações de criação, produção e distribuição do teatro de revista português no Brasil. Durante a década de 1930, as companhias de teatro português em turnê pelo país, sobretudo na cidade do Rio de Janeiro, costumavam divulgar um farto material de publicidade e propaganda em periódicos locais. As notícias e os anúncios destinavam-se ao público em geral e principalmente à comunidade portuguesa. Neste contexto está o desdobramento da trajetória profissional da atriz portuguesa Beatriz Costa, cuja temporada carioca de 1939 será fortalecida pela mídia local através de veículos como o cinema e o rádio, além da imprensa. Estas novas tecnologias integraram a estratégia comercial de vendas das performances artísticas da atriz, legitimando o teatro de revista português, elemento atuante da indústria cultural brasileira.

PALAVRAS-CHAVE: Beatriz Costa: teatro de revista português: teatro português.


ABSTRACT

This paper intends to investigate - across new global analytical perspectives and concepts - the role of the media, the expansion of infrastructure, and the theatrical public sphere established in the relations of creation, production, and distribution of the Portuguese musical revue in Brazil. During the 1930s, Portuguese theatre companies on tour around Brazil, especially in the city of Rio de Janeiro, dissiminated substantial publicity and advertising material in local newspapers. News and ads were intended for the general public and, mostly, to the Portuguese community. In this context is the unfolding of the career of the Portuguese actress Beatriz Costa, whose carioca's season of 1939 will be strengthened by the local media through vehicles, such as the cinema, and the radio, besides the press. These new technologies were part of a business strategy to sell her artistic performances, legitimizing the Portuguese musical revue, an active element of the Brazilian cultural industry.

KEYWORDS: Beatriz Costa: Portuguese musical revue: Portuguese theatre.



Comunicação - A visita do Living Theatre ao Brasil e a Ditadura Militar


RIBEIRO, Cristina S. A visita do Living Theatre ao Brasil e a Ditadura Militar. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós Graduação em Teatro; Mestrado; Orientador: Edélcio Mostaço.

 

RESUMO

O presente trabalho aborda a visita realizada pelo Living Theatre ao Brasil entre 1970 a 1971 e os problemas que enfrentou com a Ditadura Militar brasileira, instaurada entre 1964 e 1985. A trupe veio a convite de José Celso Martinez Correa e do Teatro Oficina para a realização de um trabalho conjunto, o que acabou não ocorrendo. Sozinhos, lançam-se à criação de O Legado de Caim, mas acabam sendo encarcerados por 72 dias pelo DOPS (Departamento da Ordem Política e Social) de Belo Horizonte. Este artigo, primeiramente, apresenta informações sobre a fundação do grupo, seus trabalhos e os motivos do interesse do Living Theatre em vir ao Brasil naquele momento político opressor em que o país estava vivendo. Posteriormente faz uma análise das criações do grupo antes e durante sua estada no Brasil e, finalmente, trata da prisão de seus integrantes, do apelo internacional instaurado para a libertação do grupo e de que forma a censura prejudicou a produção cultural da época.

PALAVRAS-CHAVE: Living Teatre, Ditadura Militar, Brasil, Censura

 

ABSTRACT 

This paper discusses the visit by the Living Theatre in Brazil between 1970-1971 and the problems faced with the Brazilian military dictatorship, established between 1964 and 1985. The troupe came at the invitation of José Celso Martinez Correa and Teatro Oficina for performing joint work, which ended up not happening. Alone, throw themselves to the creation of The Legacy of Cain, but they ended up being jailed for 72 days by DOPS (Department of Political and Social Order) in Belo Horizonte. This article first presents information about the founding of the group, their works and the reasons for the interest of the Living Theatre in coming to Brazil in that oppressive political situation the country was living. Later analyzes the creations of the group before and during their stay in Brazil and, finally, deals with the arrest of its members, the international appeal filed to the liberation of the group and how censorship detracted the cultural production of the time.

KEYWORDS: Living Teatre, Military Dictatorship, Brazil, Censorship



Comunicação - Corpos em transe: o inominável.


MOSTAÇO, E. Corpos em transe: o inominável. Florianópolis: Udesc; Efetivo. Bolsa PQ CNPq.


RESUMO

O inominável é uma categoria criada por Beckett para designar aquilo que não tem nome ou se encontra ainda numa zona indecifrável, seja pela semiótica das paixões seja pela linguagem em geral. Investigo aqui algumas reações corporais desencadeadas por alguns espetáculos contemporâneos como propedêutica a um alargamento da recepção, quando esta se encontra em territórios potencializados, sobretudo, por corpos em seus limites pulsionais de intensidade.

PALAVRAS-CHAVE: corpo: pulsão: inominável: intensidade


ABSTRACT

Nameless is a Beckett’s category created to design all that dont have name yet or there are in a indiscribable zone, it be whether by semiotics or current language. Here I investigate same provocative body reactions caused by contemporary theatre shows as a propaedeutics to a new and large reception, when them are farther up in territories situated on bodies pulsion intensities.

KEY-WORDS: body: pulsion: nameless: intensity



Comunicação - Nelson e a Cidade. Onde nasce o teatro rodriguiano?


GUZZO, Gil (CARDOSO, Gilson Guzzo). Nelson e a Cidade. Onde nasce o teatro rodriguiano? Florianópolis: Udesc. Udesc; Doutorado em Teatro; Edelcio Mostaço. Ator e diretor.


RESUMO

Este trabalho tem como objetivo explorar os anos iniciais da vida de Nelson Rodrigues no Rio de Janeiro, concentrando-se em fatos que marcaram a sua infância, juventude e começo da vida adulta, com o objetivo de encontrar pontos de convergência entre sua biografia e a sua vida como escritor e autor teatral.Num segundo momento o trabalho se concentra sobre o aspecto autobiográfico em Nelson Rodrigues, culminando com o desenvolvimento de sua escrita a partir de suas relações com a cidade.

Nelson e a cidade. Onde nasce o teatro rodriguiano? é parte integrante de uma pesquisa de doutorado que investiga o teatro de Nelson Rodrigues com o objetivo de comprovar a relação entre memória e experiência como elemento central da estrutura e da construção dramatúrgica urbana de suas peças. Isso está sendo construído a partir da análise textual e dos procedimentos de escrita empregados nas Tragédias Cariocas, tendo como ponto de partida o conceito de experiência desenvolvido por Walter Benjamin.

Palavras-chave:Teatro BrasileiroNelson Rodrigues. Dramaturgia. Experiência urbana. Walter Benjamin.


ABSTRACT

This work aims to explore the early years of the life of Nelson Rodrigues in Rio de Janeiro, focusing on events that marked his childhood, youth and early adulthood, trying to find points of convergence between his biography and his life as a writer and playwright. Secondly the work focuses on the autobiographical aspect in Nelson Rodrigues, culminating with the development of his writings from his relationship with the city.

Nelson and the city. Where is born Rodriguean theater? is part of a doctoral research that investigates the theater of Nelson Rodrigues, aiming to prove the relationship between memory and experience as a central element of urban structure and dramaturgical construction of its parts. This is being built from the textual analysis and writing procedures employed in Tragédias Cariocas, taking as its starting point the concept of experience developed by Walter Benjamin.

Keywords: Brazilian Theater. Nelson Rodrigues. Dramaturgy. Urban experience. Walter Benjamin.



Comunicação-Caminhos do teatro oitocentista em São Luís (1852-1867): uma análise do teatro através de jornais maranhenses


MENDES, Jacqueline Silva. Caminhos do teatro oitocentista em São Luís (1852-1867)uma análise do teatro através de jornais maranhenses. São Paulo: Universidade de São Paulo. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Mestranda; Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro Azevedo.


RESUMO

Buscou-se neste artigo ampliar os estudos sobre o teatro ludovicense em meados do século XIX, através das notícias, anúncios e crônicas veiculadas em três grandes jornais maranhenses, intitulados: Publicador Maranhense, O Paiz e Diário do Maranhão no período de 1852 a 1867. Identificou-se os empresários e atores que circularam nas províncias do norte, alguns com trajetórias de grande sucesso em todo o país. Analisou-se a influência das companhias teatrais no contexto cultural da cidade e a importância das mesmas para a formação de platéia ludovicense.

PALAVRAS-CHAVE: Teatro Ludovicense: História: Jornais


ABSTRACT

We sought in this article enlarge the studies on the theater ludovicense in middle of the 19th century, through the news, announcements, and chronic disseminated in three major Maranhão newspapers, titled: Publicador Maranhense, O Paiz and  Diario do Maranhão in the period of 1852 to 1867. We identified the entrepreneurs and actors that circulated in the northern provinces, some trajectories of great success all over the country. We analyzed the influence of these theatrical companies in the cultural context of the city and their importance for the formation of the ludovicense audience.

KEYWORDS: Ludovicense Theatre: History: Newspapers



Comunicação - Devir de gênero/Entre gênero: Análise do espetáculo Gente computada igual a você a partir do Queer e dos agenciamentos em Deleuze

 

PEREIRA, Jurandir Eduardo Junior. Devir de gênero/Entre gênero: Análise do espetáculoGente computada igual a você a partir doQueer  e dos agenciamentos em Deleuze. Florianópolis: UDESC. Universidade do Estado de Santa Catarina; Mestrado em Teatro; Edélcio Mostaço. Ator e figurinista.

  

RESUMO

“Nem homem, nem mulher, gente”, essa frase abria o espetáculo “Gente computada igual a você” do grupo Dzi Croquettes na conturbada zona histórica da década de setenta no Brasil. Frase que não só indicava o início do espetáculo, mas já propunha um fluxo contínuo de gêneros, deslocando as construções hegemônicas de homem e mulher, permitindo fissuras e entre lugares de gênero que o espetáculo iria abordar em cenas posteriores. O presente trabalho busca elaborar um diálogo entre a teoriaQueere a construção performática de gênero; duas visões que estão no bojo dos estudos de Judith Butler.  O estudo visa incluir, igualmente, os apontamentos do filósofo Gilles Deleuze, pois estamos em um campo deslocado/fluido/desarranjado, destacando os conceitos de agenciamento, rizoma e devir. Acredita-se que a partir da teoriaQueere da performance, assim como dos blocos de agenciamentos deleuzianos, abrem-se espaços para viabilizar debates sobre novos arranjos identitários, envolvendo novas interpretações de gênero e sexualidade, exploradas em cena pelo aludido espetáculo. Busca-se, ainda, apontar as possibilidades nômades que o grupo Dzi Croquettes estabeleceu em cena por meio dodesbunde em cena.

PALAVRAS CHAVES: Teatro; Gênero; Fluxo; Devir. 

 

PEREIRA, Jurandir Eduardo Junior. Becoming gender\Between gender: Analysis of the spectacle “Computed People like you” fron Queer theory and agencies in Deleuze.Florianópolis: UDESC. Universidade do Estado de Santa Catarina; Mestrado em Teatro; Edélcio Mostaço.Ator e figurinista.

 

ABSTRACT

“Neither man, nor a woman, people”, this slogan opened the show “ Computed People like you” of Dzi Croquettes group in the troubled historic time of seventies in Brazil. Slogan that not only signaled the beginning of the show, but already proposed a continuous flow of genders, shifting the hegemonic constructions of man and woman, allowing fissures between places of genre that show would approach in later scenes. This article aims to develop a dialogue between Queer theory and the performative construction of gender; thow visions inside studies of Judith Butler. The study included to the notes of the philosopher Giles Deleuze, because are in the field displaced\ flowing\ unsettled, highlighting the concepts of agency, rhizome and becoming. We believed that from Queer theory and performance, as well as at agency Deleuzian blocks, open up spaces to facilitate discussions on new identities, involving new  interpretations of gender and sexuality, explored in the scene of show. Search for, still, point out the possibilities nomads for Dzi Croquettes group established in scenes bydesbunde on the scene.

Keywords: Theatre; Gender; Flow; Becoming

PEREIRA Jurandir Eduardo.pdf



COMUNICAÇÃO - As Traduções de Martim Gonçalves


SANTANA, Jussilene. As Traduções de Martim Gonçalves e o Departamento de Tradução da Escola de Teatro da UFBA (1956-1961). Rio de Janeiro: Grupo de Pesquisa Design, Cultura e Comunicação. UVA; Professora TI. Atriz.


RESUMO

O presente artigo traça um panorama sobre o trabalho do diretor, crítico e cenógrafo Martim Gonçalves como tradutor e introdutor de textos dramatúrgicos e pedagógicos no repertório teatral brasileiro. Entre as ações, destaca o pioneirismo do Departamento de Tradução, um dos três existentes na Escola de Teatro da UFBA, instituição por ele fundada e administrada entre 1956 e 1961, tendo sido a primeira no Brasil dentro de uma universidade. As informações foram levantadas durante a pesquisa para a tese de doutoramento da autora. Além das traduções de próprio punho, Martim Gonçalves organizou traduções de Clarice Lispector, Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Saudade Cortesão, Barbara Heliodora, Brutus Pedreira e Pontes de Paula Lima, sendo este último responsável pela trilogia Stanislavsky.

PALAVRAS-CHAVE: Martim Gonçalves: Tradução: Escola de Teatro: UFBA.


ABSTRACT

This article presents an overview of the work of the director, critic and stage designer Martim Gonçalves as a translator and introducer dramaturgical and pedagogical texts in Brazilian theater repertoire. Among the actions, highlights the pioneering spirit of the Translation Bureau, created the School of Theatre in University Federal of Bahia, an institution founded and managed between 1956 and 1961 for him, having been the first in Brazil within a university. In addition to the translations of his own hand, organized translations of Clarice Lispector, Cecilia Meireles, Manuel Bandeira, Saudade Cortesão, Barbara Heliodora, Brutus Pedreira and Pontes de Paula Lima, which is responsible for Stanislavsky´s Trilogy.

KEYWORDS: Martim Gonçalves: Translation: School of Theatre: UFBA.



José de Anchieta: origens do teatro brasileiro?


NEVES, Larissa de Oliveira. José de Anchieta: origens do teatro brasileiro? Campinas: Unicamp. Professora do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp.


RESUMO

Esse trabalho pretende levantar e discutir alguns pontos de vista de críticos teatrais importantes do século XX sobre a obra de José de Anchieta, buscando levantar a questão sobre sua obra ser ou não a origem do teatro brasileiro.

PALAVRAS-CHAVE: José de Anchieta: teatro brasileiro: cultura brasileira.


ABSTRACT

This paper aims to ponder about some positions of important XX century theater critics about José de Anchieta’s plays, in order to discuss the matter of his work being or not the origins of Brazilian theater.

KEY-WORDS: José de Anchieta: Brazilian theater: Brazilian culture.



Comunicação - Texto, censuras e cesuras: na superfície, na alma e no fundo de Um Baú de Fundo Fundo.


OLIVEIRA, Luciano. Texto, censuras e cesuras: na superfície, na alma e no fundo de Um Baú de Fundo Fundo. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina; CAPES; bolsista de Doutorado; José Ronaldo Faleiro. Diretor, ator, professor e produtor de Teatro.


RESUMO

Um Baú de Fundo Fundo é um espetáculo infantil, ainda ativo, montado em 1975 pelo Giramundo Teatro de Bonecos. No seu texto, ocorre a representação escrita e oral do modo de falar, de pensar e de viver típicos dos habitantes do interior de Minas Gerais. Além disso, é notória a figuração de personagens representantes da ditadura militar brasileira e do desejo de liberdade de expressão e de pensamento. Madu, que escreveu algumas passagens desse texto, que é de autoria de Álvaro Apocalypse, dá informações preciosas dos seus processos de escrita, além de pontuar como burlaram os cortes feitos pela Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP) do Estado de Minas Gerais. Enfim, neste artigo é feita ainda uma breve análise de consequências dos anos de chumbo para o teatro brasileiro.

Palavras-chave: Teatro político infantil. Crítica. Emílio Garrastazu Médici.


ABSTRACT

Um Baú de Fundo Fundo” is an active child spectacle nowadays, created in 1975 by “Giramundo Teatro de Bonecos”. In its text it is seen, a written and oral representations in a manner of speaking, thinking and living of a typical Minas Gerais state´s  people. Beyond that, the figuration of representatives’ characters of   Brazilian military dictatorship and the desire for freedom of expression and thought is very clear. Madu, who wrote passages for this text, which is authored by Álvaro Apocalypse, gives valuable information of their writing processes, as well as mocked the cuts made by the “Divisão de Censura de Diversões Públicas” (DCDP) of Minas Gerais. Finally, it is made a brief analysis from the consequences for the hard years of   Brazilian theater throughout this article.

Keywords: Political child theater. Criticism. Emílio Garrastazu Médici.

OLIVEIRA Luciano.pdf



Comunicação - Espaço do Grupo Opinião: posicionamentos sobre seu fechamento

 

MARQUES, Maria do P. Socorro Calixto. Espaço do Grupo Opinião: posicionamentos sobre seu fechamento.Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia. Professora Associada. Curso de Teatro e Pós-Graduação em Artes. Apoio: FAPEMIG.

 

Dando continuidade à pesquisa sobre as atividades do Grupo Opinião após dissolução do primeiro grupo que o fundou, trago para esse momento algumas vozes sobre o fechamento do espaço, sobre as condições de uso que levaram à sua interdição e, posteriormente, sua venda. Com algumas matérias de jornais do município do Rio de Janeiro, observo que nelas há vários posicionamentos sobre as condições do espaço conhecido não somente no meio artístico, mas também por um público que se construiu e se afinava com as atividades artísticas do Grupo. Para analisar as várias vozes publicadas nos jornais, em especial Jornal do Brasil, volto-me para algumas categorias teóricas sobre discurso e espaço, como os apresentados por Michel Foucault em sua conferência Outros Espaços, publicado na coleção Ditos e Escritos (2001), tema que ele localiza em espaços externos que, por sua vez, dividem-se em utopias e heterotopias. Além disso, possivelmente observando as vivências de algumas artistas do espaço Opinião, em especial, do diretor remanescente da primeira fase do Grupo, João das Neves, relacionarei a análise do espaço físico como o espaço interno, como nos ensinou Gaston Bachelard (1978) quando nos aponta que vivemos em espaços inteiramente carregados de qualidades, os quais também podem ser povoados de fantasmas.

Palavras-Chave: Memória; Espaço do Grupo Opinião; João das Neves.

 

MARQUES, Maria do P. Socorro Calixto. Opinion Group Space: positions about its closure. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia. Theater Course and Graduate Program in Arts.

Aiming at continuing the research about the Opinion Group’s activities after the end of the first group that founded it, I bring into the discussion some voices about the space closure, the conditions that triggered its ban and, lately, its sale. Based on the analysis of some reports published in newspapers from Rio de Janeiro, I call attention to the fact that these reports bring evaluations about a space that was not only known by the artistic métier, but also by a public that identified him/herself with the Group’s artistic activities. In order to analyze the several voices brought by the newspapers, especially by “Jornal do Brasil”, I refer to the theoretical conceptions of discourse and space presented by Michel Foucault in the conference Of Other Spaces and published in the collection “Ditos e Escritos” (2001), a theme that the author locates in external spaces that divide themselves in utopias and heterotopias. In addition to that, I will observe the experiences of some artists form the Opinion Group, especially those of João das Neves, remainder director of the Group first phase. The purpose of this observation is to relate the analysis of the physical space with that of the internal one, according to Gaston Bachelard’s (1978) assumption that we live in spaces filled with qualities, which can also be inhabited by ghosts 

Keywords: Memory; Opinion Group Space;João das Neves.



Comunicação - Antônio de Alcântara Machado e o contexto teatral paulista da década de 1920


PINTO, Maria Emília Tortorella Nogueira. Antônio de Alcântara Machado e o contexto teatral paulista da década de 1920. Campinas: Instituto de Artes da UNICAMP. Mestrado em Artes da Cena; Larissa de Oliveira Neves Catalão. FAPESP; Bolsa de Mestrado. Atriz e Acrobata.


RESUMO

O presente trabalho pretende apresentar o contexto teatral paulista da década de 1920, no sentido de apontar como a modernização do teatro brasileiro era ansiada por muitos críticos, dramaturgos e intelectuais, a fim de enfatizar as contribuições de Antônio de Alcântara Machado (1901 – 1935) nesse contexto. Tendo atuado como crítico teatral entre os anos de 1923 e 1933, Machado destacou-se como visionário preconizando um teatro moderno e genuinamente brasileiro que poderia nascer do aproveitamento das diversas manifestações populares brasileiras. Este trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado desenvolvida pela autora, intitulada “O popular no moderno teatro brasileiro: das projeções de Alcântara Machado às realizações de Carlos Alberto Soffredini”.

PALAVRAS-CHAVES: Antônio de Alcântara Machado; teatro brasileiro; contexto teatral paulista da década de 1920.


RÉSUMÉ

Ce travail a pour but présenter le contexte théâtral du État de São Paulo (Brésil) dans la décennie de 1920, en démontrant comment la modernisation du théâtre brésilien a été souhaitée par de nombreux critiques, dramaturges et intellectuels, afin de souligner les contributions de Antônio de Alcântara Machado (1901 – 1935) dans ce contexte. Critique théâtral pendant dix ans (1923 à 1933), Machado s’est imposé comme un visionnaire pour avoir préconisé un théâtre moderne et véritablement brésilien qui pourrait découler de l’utilisation des manifestations populaires brésiliennes. Ce travail fait partie de la recherche développée par l’autrice, intitulée “Le populaire dans le moderne théâtre brésilien: les projections de Alcântara Machado et les réalisations de Carlos Alberto Soffredini”.

MOTS-CLÉS : Antônio de Alcântara Machado; théâtre brésilien; contexte théâtral du État de São Paulo (Brésil) dans la décennie de 1920.



Comunicação - Entre a solidão e o devaneio: o tragicômico na dramaturgia de Leilah Assumpção e Vera Karam.


OLIVEIRA, Marina de. Entre a solidão e o devaneio: o tragicômico na dramaturgia de Leilah Assumpção e Vera Karam.Pelotas: UFPel. Universidade Federal de Pelotas. Professora adjunta do curso Teatro-Licenciatura.


RESUMO

O texto analisa o tragicômico como recurso dramatúrgico em Fala baixo senão eu grito, de Leilah Assumpção, e Maldito coração, me alegra que tu sofras, de Vera Karam. Mariazinha, na primeira peça, e a personagem referida apenas como Mulher, na segunda, constroem universos ficcionais paralelos como forma de fugir da solidão. Os devaneios das figuras femininas evidenciam a dimensão trágica de suas existências e, de modo paradoxal, potencializam a comicidade da situação em que vivem. A investigação dos elementos trágicos e cômicos das peças embasa a reflexão sobre em que medida o riso acentua ou atenua o caráter trágico das protagonistas.

Palavras-chave:  dramaturgia brasileira: tragicomédia: Leilah Assumpção: Vera Karam.

OLIVEIRA, Marina de. Between loneliness and reverie: the tragicomedy in the dramaturgy of Leilah Assumpção e Vera Karam. Pelotas: UFPel. Universidade Federal de Pelotas. Assistant Professor of Teather-Degree  course.


ABSTRACT

The text analyses the tragicomic as a dramaturgical resource in Fala baixo senão eu grito, by Leilah Assumpção, andMaldito coração, me alegra que tu sofras, Vera Karam. Mariazinha, in the first play, and the character referred to only as Mulher, in the second, they build parallel fictional universes as a way to escape from loneliness. The reveries of the female figures show the tragic dimension of their existences and, paradoxically, leverage the comicality in their living situation. The investigation of the comic and tragic elements of the plays supports the reflection about in what extent laughter accentuates or attenuates the tragic character of the protagonists.

Key-words: Brazilian dramaturgy: tragicomedy: Leilah Assumpção: Vera Karam.



Comunicação - Jogo político e o Departamento de Cultura: contribuições para um estudo historiográfico


SAITO, NÁDIA. Jogo político e o Departamento de Cultura: contribuições para um estudo historiográfico. São Paulo: ECA/USP. Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, ECA/USP; Doutorado; Profa. Elizabeth Azevedo. Gestora de projetos culturais.


RESUMO

De acordo com uma orientação de que os acontecimentos artísticos efetivam, também, um jogo político, pretende-se no presente artigo apresentar a investigação dos meios pelos quais o teatro criou bases identitárias forjadas para a unidade da nação nos anos iniciais da década de 1930. A partir da análise dos editais voltados para o teatro do Departamento Municipal de Cultura de São Paulo. O exercício aqui proposto aponta para uma contribuição historiográfica ao campo da história do teatro.

PALAVRAS-CHAVE: Cultura: Vargas: Editais: Nação: Identidade


ABSTRACT

Artistic events configure an important piece on the political field. According to it is intended in this paper to present an analisys of the means by which the theater movement created forged a Brazilian identity base by the name of the unity of the nation in the early years of the 1930´s. Edicts for a official representation of national, from the São Paulo Department of Culture were tools for this research. The essay proposed here points to a historiographical contribution to the history of theater field.

KEYWORDS: Culture: Vargas: Edicts: Nation: Identity



Comunicação - Impasses de um teatro periférico: as reflexões de Oduvaldo Vianna Filho sobre o teatro no Brasil entre 1958 e 1974


TOLEDO, Paulo V. Bio. Impasses de um teatro periférico: as reflexões de Oduvaldo Vianna Filho sobre o teatro no Brasil entre 1958 e 1974. São Paulo: ECA-USP; dissertação de mestrado recém-concluída; orientação: Prof. Dr. Sérgio de Carvalho.

 

RESUMO

O trabalho busca interpretar as reflexões teóricas de Oduvaldo Vianna Filho sobre teatro e engajamento entre 1958 e 1974 à luz do desenrolar da história do país e dos volteios no desenvolvimento da cultura naquele período. Vianinha, além de participar ativamente de momentos-chave da história do teatro brasileiro, como o Teatro de Arena, o CPC da UNE e o Grupo Opinião, tem uma significativa produção reflexiva sobre este desenvolvimento do teatro dito participante. Vianna passou a vida neste vaivém entre uma atuação prática, de comprometimento inigualável, e a simultânea especulação sobre o que via e sobre o que fazia. O material fraturado que resulta de seu trabalho reflexivo é o objeto central deste estudo.Por meio da análise de dois artigos exemplares do pensamento do autor, a saber, Do Arena ao CPC Um pouco de pessedismo não faz mal a ninguém, escritos em períodos absolutamente distintos, 1962 e 1968, respectivamente, separados pela bruta ruptura de 1964, o trabalho tenta observar a oscilação característica das ideias de Vianna como parte do desenvolvimento truncado e conservador do Brasil.

Palavras-chave: Teatro Brasileiro; Vianinha; Teatro de Arena; CPC; Grupo Opinião

 

ABSTRACT

The study aims to interpret the theoretical reflections of Oduvaldo Vianna Filho about theater and engagement between 1958 and 1974 in the light of the progress of the country's history and the spins in the development of culture in that period. Vianinha, besides actively participating in key moments in the history of Brazilian theater, such as Teatro de Arena (Arena Theatre), the CPC (Popular Centre of Culture) of UNE (National Students Union) and Grupo Opinião (Group Opinion), also has a significant reflexive production on the development of the so called participant theater. Vianna went on to this life shuttling between a performance practice, of unmatched commitment, and simultaneous speculation about what he saw and what he did. This fractured material resulting from his reflective work is the object of this study. Through the analysis of two exemplary articles of the author's thought, namely, Do Arena ao CPC (From Arena to CPC) and Um pouco de pessedismo não faz mal a ninguém (A little pessedismo does not hurt anyone), written in two completely different periods, 1962 and 1968, respectively, separated by the gross disruption of 1964, this work attempts to observe the oscillation characteristic of Vianna’s ideas as part of the truncated and conservative development of Brazil.

Keywords: Brazilian Theater; Vianinha; Teatro de Arena (Arena Theater); CPC (Popular Centre of Culture); Grupo Opinião (Opinion Group)



Comunicação - Gestão de Grupos de Teatro – Exercitando Fazeres no Campo da Produção Cultural


CARVALHO, Poliana Nunes Santos de. Gestão de Grupos de Teatro – Exercitando Fazeres no Campo da Produção Cultural. Salvador: Universidade Federal da Bahia – UFBA. Mestranda em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFBA. Professora Orientadora: Deolinda Catarina França de Vilhena. Bolsista CAPES. Atriz, Professora de Teatro, Produtora e Pesquisadora.

 

RESUMO

O presente texto discorrerá sobre algumas atividades que compreendem a gestão dos grupos de teatro brasileiros no intuito de afirmar que estas formam um conjunto de ações que predispõem os artistas destes grupos a exercitar atividades inerentes ao campo da Produção Cultural. Partimos da premissa de que os grupos que se formaram no Brasil a partir dos anos de 1970, o fizeram também com o ideal de promover a organização de seu cotidiano, delegando importância para a questão da administração de suas atividades, ressignificando os modos de fazer teatro até então presentes em diferentes estados e cidades brasileiras. Promovendo atividades como o intercâmbio de ideias com outros grupos e artistas nacionais e internacionais e a concretização de um espaço-sede, os grupos inauguraram uma nova forma de pensar o fazer teatral, ampliando a sua relação com aspectos sociais e políticos e alguns passando a atuar também na área da pedagogia teatral.

Palavras-Chave: Gestão: Grupo: Produção Cultural

 

ABSTRACT

The present paper will discuss some activities that comprehend the management of the groups of Brazilian theater in order to affirm that these form a set of actions that predispose the artists of these groups to exercise activities related to the field of Cultural Production. We start from the premise that the groups formed in Brazil from the 1970s, did also with the ideal of promoting the organization of their daily lives, delegating importance to the issue of managing their activities, giving new meaning to the ways of making theater so far present in different Brazilian states and cities. Promoting activities like the exchange of ideas with other groups and national and international artists and the concretization of a space-office, the groups inaugurated a new way of thinking about doing theater, expanding its relations with social and political aspects and some starting to act also in the area of ​​theater pedagogy.  

Keywords: Management: Group: Cultural Production



Comunicação - Les deux sergents franceses chegam ao interior da Bahia: melodrama nos palcos e picadeiros brasileiros.


CARVALHO, Reginaldo (Reginaldo Carvalho da Silva). Les deux sergents franceses chegam ao interior da Bahia: melodrama nos palcos e picadeiros brasileiros. Salvador: UFBA. Universidade do Estado da Bahia – UNEB; Professor Assistente.


RESUMO

Análise comparativa do melodrama francês Les deux sergents, escrito por D’Aubigny em 1823 e sua versão em língua portuguesa Os dois sargentos, a partir de uma edição de 1938. Baseado nos textos das duas peças e numa exaustiva pesquisa na internet para localizar seus pontos de circulação pelo país afora, caracterizamos o enredo da peça e suas representações mais emblemáticas no país. Consideramos a permanência desta peça como o triunfo do gênero melodramático e exemplo de circulação da teatralidade circense da França ao interior do Brasil, cujas repercussões ainda ecoam nos palcos e picadeiros espalhados na vasta geografia do nosso território.

PALAVRAS-CHAVE: Circo; Teatro; Melodrama; França; Brasil.


RESUMÉ

Analyse comparative du mélodrame français Les deux sergents, écrit par D'Aubigny en 1823 et sa version en langue portugaise Os dois sargentos, à partir d’une édition de 1938. Basé sur les textes des deux pièces et d’une recherche exhaustive sur internet afin de trouver ses points de circulations à travers le pays, nous caractérisons l'intrigue de la pièce et de ses représentations les plus emblématiques dans le pays. Nous considérons la permanence de cette pièce comme le triomphe du genre mélodramatique et un exemple de circulation de la théâtralité du cirque de la France à l’intérieur du Brésil, dont les répercussions résonnent encore sur les scènes et dans les arènes éparpillées dans la vaste géographie de notre territoire.

MOTS CLÉS: Cirque ; Théâtre ; Mélodrame; France; Brésil



Comunicação - A Formação da Historiografia Teatral Brasileira (1888-1938): Consonâncias e Dissonâncias


LEITE, Rodrigo Morais. A Formação da Historiografia Teatral Brasileira (1888-1938): Consonâncias e Dissonâncias. São Paulo: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp); Doutorado; Alexandre Luiz Mate.


RESUMO

O estudo disserta sobre uma parcela da historiografia literária e teatral brasileira. Na primeira parte do trabalho, reservada apenas à historiografia literária, foram examinados notadamente os seguintes autores e obras: Sílvio Romero (História da Literatura Brasileira, de 1888), José Veríssimo (História da Literatura Brasileira, de 1916) e Ronald de Carvalho (Pequena História da Literatura Brasileira, de 1919). Tais historiadores, cada um à sua maneira, teceram considerações relevantes a respeito da dramaturgia brasileira, o que explica a inclusão deles em uma pesquisa como esta, que teve a pretensão de abranger todos os elementos componentes do fenômeno teatral. Na segunda parte, dedicada à historiografia do teatro propriamente dito, o foco da análise recaiu sobre quatro autores e suas respectivas obras: Henrique Marinho (O Theatro Brasileiro, de 1904), Múcio da Paixão (O Theatro no Brasil, redigido em 1917 mas editado somente em 1936), Carlos Süssekind de Mendonça (História do Teatro Brasileiro, de 1926) e Lafayette Silva (História do Teatro Brasileiro, de 1938). Trata-se, em suma, de um trabalho de historiografia comparada, com vistas a enfatizar certos aspectos marcantes das obras supracitadas, como as fontes utilizadas, as teorias da história que conduziram o pensamento de seus autores e a forma como eles se posicionaram em relação a determinados temas (genealogia do teatro brasileiro, supostos períodos de ascensão e decadência, divisões em períodos cronológicos etc). O recorte proposto, que vai de 1888 a 1938, procurou destacar a etapa considerada formativa da historiografia teatral brasileira, anterior ao processo de modernização vivenciado por ela em especial a partir dos anos sessenta do século passado.

PALAVRAS-CHAVE: Historiografia teatral brasileira: história do teatro: história da dramaturgia: teoria teatral: filosofia da história.


ABSTRACT

The current thesis aims to study a portion of the Brazilian theatrical and literary historiography. The first part of the work, intended only for literary historiography, will look at the following authors and particular works will be examined: Sílvio Romero (History of Brazilian Literature, 1888), José Veríssimo (History of Brazilian Literature, 1916) and Ronald de Carvalho (Short History of Brazilian Literature, 1919). In their own way, such historians have made relevant contributions to the Brazilian Dramaturgy,which explains their inclusion in this work that aims to cover all the elements of the theatrical phenomenon. The second part is devoted to the history of the theater itself. The focus of the analysis is on four authors and their works: Henrique Marinho (The Brazilian Theater, 1904), Múcio da Paixão (The Theater in Brazil, written in 1917 but published only in 1936), Carlos Süssekind de Mendonça (History of Brazilian Theatre, 1926) and Lafayette Silva (History of Brazilian Theatre, 1938). The thesis is a work that compares historiography in order to emphasize certain important aspects of the works mentioned above. It looks at the sources, theories of history that led to the thinking of such authors and how they have positioned themselves in relation to certain topics (genealogy of Brazilian theater, supposed periods of rise and decay, divisions into chronological periods etc). The period to be analyzed runs from 1888 to 1938, and seeks to highlight the formative stage of Brazilian theatrical historiography, before the process of modernization it experienced mainly since the 1960s

KEYWORDS: Brazilian Theater Historiography: theater history: history of dramaturgy: theater theory: philosophy of history.



Comunicação - O Teatro dos Artistas e Operários de Itabaiana - PB.


PALHANO, Romualdo Rodrigues. O Teatro dos Artistas e Operários de Itabaiana - PB. João Pessoa – PB: Universidade Federal da Paraíba. Instituição de vínculo atual: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP; função: Professor dedicação exclusiva desde o ano de 1995.


RESUMO

Este trabalho analisa e revela uma história social do teatro na cidade de Itabaiana, Paraíba no início do século XX. Fundamenta e caracteriza a pesquisa crítica tanto das atividades teatrais que aconteceram efetivamente no interior das casas de espetáculos, quanto, os próprios edifícios teatrais, consequência física e urbana dessas práticas. O teatro na Paraíba reflete uma perspectiva histórico-social e esta pesquisa investiga os fatores que influenciaram o surgimento e o desenvolvimento dessa arte no interior da província. Este pequeno teatro está inusitadamente localizado no interior da província, lócus de grande expressão do teatro na Paraíba no período delimitado, o qual, no início do século XX, foi muito significativo e simbólico em função dos comerciantes que transitavam pelo Estado da Paraíba provenientes tanto do Rio Grandedo Norte como de Pernambuco. Com base nos fundamentos teóricos de Norbert Elias e de Roger Chartier, foram feitos levantamentos arquivísticos e de campo que permitiram acompanhar a sociogênese deste pequeno teatro, o qual já não existe na atualidade.

PALAVRAS CHAVE: teatro: história: cultura: sociedade.


RESUMÉ

Ce travail développe une analyse  qui  révèle une histoire sociale du théâtre dans la ville de Itabaiana, Paraíba au début du XXe siècle. Il fonde et permet de caractériser la recherche critique tant des activictés théâtrales qui ont eu lieu effectivement à l´intérieur des salles de spectacle improvisées que des édifices théâtraux eux-mêmes, conséquence physique et urbaine de ces pratiques.  Le théâtre en Paraíba traduit une perspective historique-sociale et cette recherce enquête les éléments qui ont influencé la naissance et le développement de cet art dans la province. Ce petit théâtre est inhabituellement situé à l´ intérieur  de la région, locus  de grande expression du théâtre en  Paraíba dans la période délimitée, laquelle, au début du XXe siècle, a été très significative et symbolique en fonction  de commerçants qui transitaient par l’État de Paraiba, venus tant de l’État de Rio Grande do Norte que de l’État de Pernambuco. Basé sur les théories de Norbert Elias et de Roger Chartier, on a realisé des recherches aux  archives  et sur le terrain qui ont permis accompagner la sociogenèse de ce petit théâtre qui n’existe plus dans l’actualité.

MOTS CLÉS : théâtre : histoire : culture ; société.



COMUNICAÇÃO - Oswald de Andrade ou Nelson Rodrigues: novas perspectivas para o marco da moderna dramaturgia brasileira


SANTANA, Tássio Ferreira. Oswald de Andrade ou Nelson Rodrigues?: novas perspectivas para o marco da moderna dramaturgia brasileira. Salvador: Universidade Federal da Bahia; Mestrando em Artes Cênicas; Professor Orientador Raimundo Matos de Leão; Diretor e Dramaturgo.


RESUMO

O presente trabalho se propõe a repensar os conceitos de modernidade, moderno e modernismo, segundo Teixeira Coelho (1986), justapondo ao processo de modernização da dramaturgia nacional. Na ocasião, revisitaremos a obra de Oswald de Andrade, em especial a peça O Rei da Vela (publicada em 1937), porque se percebe que a mesma já poderia ser enquadrada como moderna, perante o quadro dramatúrgico do início do séc. XX no Brasil. Alguns itens serão investigados especialmente como: 1)Originalidade da temática 2) Estrutura dramática 3)Relação da obra com a produção contemporânea da década de 30.

Palavras-Chave: Modernidade; Dramaturgia; Teatro Brasileiro.


ABSTRACT

This work intends to rethink the concepts of modernity, modernism and modern, according to Teixeira Coelho (1986),juxtaposing the process of modernizing national play. On occasion, revisit the work of Oswald de Andrade, in specific theplay The King of Candle (published in 1937), because they realize that it might already be framed as a modern,dramaturgical framework before the beginning of the century. XX in Brazil. Some categories will be investigatedespecially as: 1) Originality of theme 2) Dramatic Structure 3) Relationship of the work with the contemporary productionof the 30s. 

Keywords:Modernity; Dramaturgy; Brazilian Theater.



Comunicação - O MODO DE PRODUÇÃO TEATRAL NA DÉCADA DE 70 E OS SEUS REFLEXOS PÓS DITADURA MILITAR


CORREIA, Thiago Carvalho de Sousa. O MODO DE PRODUÇÃO TEATRAL NA DÉCADA DE 70 E OS SEUS REFLEXOS PÓS DITADURA MILITAR. Salvador – Bahia: Universidade Federal da Bahia, PPGAC-UFBA

Mestrando; Orientadora; Antonia Pereira Bezerra.

Bolsista CAPES.

Ator, pesquisador, produtor executivo e performer, atualmente desenvolve uma pesquisa teórica no Programa de Pós-Graduação em Artes cênica como aluno regular do mestrado, no campo da produção e gestão teatral, com foco na década de 70.


RESUMO

Este artigoinvestiga o modo de produção teatral na década de 70 e os seus reflexos pós-ditadura militar. Desenvolvo um percurso reflexivo que tem como via comum o modo de produção teatral em dois grupos que surgiram na década de 70, quais sejam: “Asdrúbal Trouxe o Trombone” e o “Teatro do Ornitorrinco”. Ambos iniciaram sua trajetória com o ideal de oferecer um novo sentido cênico para o Teatro Brasileiro tendo como estratégia o uso de alguns aspectos geralmente “escamoteados ou que não fossem compreendidos” pelos censores que sistematicamente vetavam tudo. A geração preocupada com um teatro de participação social passou a se dedicar cada vez mais à pesquisa da linguagem do espetáculo, segundo os princípios da tradição teatral. Em consequência de tudo isso, um dos desenvolvimentos mais interessantes do teatro brasileiro nos anos 70 foi a aproximação da intenção política com a investigação de vanguarda. Por esse viés, o presente trabalho se debruça sobre dois coletivos que se fortaleceram enquanto pesquisa experimental, na busca de um modo operante de autogestão em que o nível crítico da situação do teatro brasileiro precisava, inclusive, encontrar um vocabulário novo, ou contestar com veemência a utilização gratuita de conceitos consumidos ou deteriorados. 

Palavras-chave: produção, gestão, grupos.

 

THE MODE OF THEATRICAL PRODUCTION IN THE 70’S AND ITS POST MILITARY DICTATORSHIP REPERCUSSIONS

 

ABSTRACT

This paper investigates the mode of theatrical production in the 70s and its post-military dictatorship repercussions. I develop a reflective journey that has as common pathway the mode of theatrical production in two groups that emerged in the 70s, namely: "Asdrubal Trouxe o Trombone" and "Teatro do Ornitorrinco." Both started their career with the ideal to offer a new direction for scenic Brazilian theater with the strategy of using some aspects usually "concealed or that were not understood" by the censors that systematically vetoed everything. The worried generation with a theater of social participation began to devote more and more to research the language of the spectacle, according to the principles of theatrical tradition. In consequence of all this, one of the most interesting developments of the Brazilian theater in the '70s was the approach of political intent with the vangard research. For this bias, this study focuses on two groups that were strengthened while experimental research in pursuit of an operant self-management mode where the critical level of the situation of the Brazilian theater needed even find a new vocabulary, or contest vehemently the free use of consumed or deteriorated concepts.

Keywords: production, management, groups.