VIII Congresso da ABRACE

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GT Pedagogia das Artes Cênicas

Resumos Expandidos

 


Comunicação - Teatro e Comunidade: Teoria e Prática no Contexto da Contemporaneidade


AYRES, Amanda. Teatro e Comunidade: Teoria e Prática no Contexto da Contemporaneidade. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas. UEA; Professora Efetiva. Diretora Teatral e Atriz.


O presente artigo reflete sobre parte da experiência de trabalho realizada pelo projeto de pesquisa “Teatro e Comunidade: Teoria e Prática no Contexto da Contemporaneidade” com estudantes do curso de teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a comunidade Colônia Antônio Aleixo, localizada na periferia da cidade de Manaus. A investigação propõe que ao articular o conhecimento acadêmico sistematizado com os saberes da comunidade é possível proporcionar a construção de novas experiências estéticas e pedagógicas significativas para todos os sujeitos envolvidos no projeto.

PALAVRAS-CHAVE: Teatro, Comunidade, Teoria, Prática.


This article reflects on part of the work experience undertaken by the research project "Theatre and Community: Theory and Practice in the Context of Contemporary" with students of theater at the State University of Amazonas (UEA) and the community Colônia Antonio Aleixo, located on the outskirts of the city of Manaus. The investigation suggests that the joint academic knowledge with the systematized knowledge of the community can provide of significant new aesthetic and educational experience for all those involved in the project.

KEYWORDS: Theatre,Community, Theory, Practice.




Comunicação - O corpo em Cena: estratégias de aprendizagem no Ensino médio


MORAES, Danielle Rodrigues de. O Corpo em cena: estratégias de aprendizagem no Ensino Médio. Viçosa/MG:Universidade Federal de Viçosa. Colégio de Aplicação Cap-COLUNI; Professora de Arte.


RESUMO

O artigo apresentará uma abordagem sobre o corpo como instrumento de trabalho para a criação cênica, desenvolvida na disciplina de Arte, do Colégio CAp-COLUNI da UFV/MG, com alunos do 1º ano do Ensino médio, no ano de 2014. Foi feito um trabalho sobre o corpo no teatro, através de dinâmicas de grupo, jogos dramáticos e teatrais, baseados em Jean Pierre Ryngaert e Viola Spolin, respectivamente, com objetivo de ampliação e sensibilização das possibilidades corpóreas nas artes cênicas, que resultou em montagens de pequenas cenas. A proposta fez parte de um projeto interdisciplinar entre as áreas de Arte, História, Geografia, Sociologia e Filosofia, com o intuito de refletir sobre o corpo a partir das diferentes abordagens das disciplinas e de estimular o amplo conhecimento sobre o tema.

PALAVRAS-CHAVE: corpo. teatro. interdisciplinaridade. ensino-aprendizagem.


RESUMÉ

Cet exposé vise à présenter une réfléxion sur le corps comme instrument de la création scènic dans le cadre de la discipline Arts, avec des étudiants du première niveau du “Ensino médio” au Colégio Cap- Coluni da UFV/MG. On a réflechi sur le corps dans le théâtre, a partir de l'utilizacion des dynamiques de groups, jeux dramatique et theatrale sur la base de Jean Pierre Ryngaert e Viola spolin, respectivement. D'objectif principal lé tait celui d'agrandir et de sensibiliser les élèves à propôs des possibilités corporalles dans les arts scènics, avec lesquelles c'est possible produire des petites scènes. La proposition fait partie d'un project interdisciplinaire entre les disicplines Arts, Histoire, Géographie, Sociologie e Philosophie avec l'objectif de réfléchir sur le corps de différents manières et d'estimuler une réfléxion plus large sur cet thème.

MOTS CLÉS: corps. thêátre. interdiscplinarité. Dénseignement-appentissagé.




Comunicação - A cultura popular em formas e objetos: conteúdos para o ensino doteatro na escola


AZEVEDO, Débora Silva de.A cultura popular em formas e objetos: conteúdos para o ensino doteatro na escola. Rio de Janeiro: Colégio de Aplicação da UFRJ.  CAp-UFRJ.Professora Substituta de Artes Cênicas. Professora e Diretora teatral.

 

RESUMO

O presente artigo relata a experiência de trazer formas e objetos presentes nacultura popular para a prática de ensino de Artes Cênicas junto às turmas de 7° ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação daUFRJ. Pretende-se destacar a similaridade de aspectos da cultura popular com o universo teatral, com ênfase nas noções de grupo erepresentação. O trabalho foi desenvolvido em três fases que pretenderam organizar o resgate das experiências em cultura populardos alunos, a formação de grupos, a construção de suportes cênicos inspirados na Folia de Reis e no Mamulengo e, por fim, acriação e apresentação de cenas finais com período de compartilhamento do aprendizado com alunos do Fundamental I naescola. O projeto dialoga com pesquisa iniciada durante o Mestrado sobre o Mamulengo da Zona da Mata pernambucana.

Palavras-Chave:Cultura Popular; Ensino do Teatro; Objeto popular.

         

ABSTRACT

This article reports the experience of bringing forms and objects presentin popular culture for the practice of drama teaching alongside to the 7th year of Elementary School at Colégio de Aplicação da UFRJ.It is intended to highlight the similarity of popular culture aspects with those of the theatrical universe, with emphasizes the notion ofgroup and representation.The study was conducted in three phases that organize the rescue of experiences in popular culture of thestudents, the formation of groups, the construction of scenic props inspired by Folia de Reis and Mamulengo and, finally, the creationand presentation of final scenes with the shared learning period with elementary school students. The project dialogues with the researchinitiated during the Master thesis on Mamulengo from the Zona da Mata pernambucana.

Keywords:Popular Culture; Drama Teaching; Popular Object.


AZEVEDO, Débora Silva de.pdf




Comunicação - Estética Digital no Teatro Contemporâneo: apropriações datecnologia digital na formação de professores de teatro.


OLIVEIRA. Fernanda; Estética Digital no Teatro Contemporâneo: apropriações da tecnologiadigital na formação de professores de teatro. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Doutorado emInformática na Educação; Biasuz. Maria Cristina; Bolsa Capes ; Professora Assistente II Universidade Federal do Maranhão; DiretoraTeatral; Componente do Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho-MA.


Resumo

Este artigo esta inserido do processo de pesquisa doutoral Estética Digital no Teatro Contemporâneo: apropriações da tecnologiadigital na formação de professores de teatro. A pesquisa que pretende se apresentar aqui lança luz sobre aapropriação de conceitos oriundos da performance digital e sua possível reverberação no contexto das aulas de teatro do ensinoescolar formal.  À partir de levantamento bibliográfico  este artigo apresenta conceitos pertinentes a cena contemporânea epropõe possibilidades metodológicas de apropriações dos mesmos por professores de teatro através da utilização de softwareslivres nas aulas de arte. Os processos de interação entre teatro e tecnologias muitas vezes podem  parecer  um  evento recente,  no  entanto  um  olhar  mais  atento  a experimentações de alguns encenadores encontraremospropostas acerca deste tema, mesmo quando ele não era considerado um campo possível de criação significativa. Meyerhold reconhecidoencenador russo, tinha em suas  montagens  um  caráter  extremamente  investigativo,  seu legado  vai além da biomecânica, sendo um dos primeiros a perceber a potencialidade das  projeções cinematográficas  em  suas  encenações.  Sua  montagem  do espetáculo La  Terre  Cachée (1923) é  considerado  uma  referência  nas primeiras  experiências  de  inserção  do  vídeo na  cena  teatral .  No percurso  do  encenador  Russo  até  o  contemporâneo franco-canadense Robert Lapage o vídeo perseguiu sua inserção na cena teatral. Esta  pesquisa,  visa  aproximar a  pedagogia  do  teatro  de  novas metodologias  necessárias  dentro  deste recenteolhar  sobre  a  produção artística, permitindo aos professores de teatro leituras sobre  encenações que visem  espetáculos  híbridos  em  constante  diálogo  com  as  novas tecnologias  na arte  e   incentivando  também  a  ampliação  de  um  olhar docente sobre o tema.Tratamos  no  teatro  contemporâneo  de  uma  nova  materialidade, associada a construção depensamentos e percepções complexas, muitas vezes interligados a eventos cotidianos aos escolares, mas que ainda não encontraram parâmetros  metodológicos  na  pedagogia  do  teatro.  Então como preparar o docente de teatro no que tange aapreciação das novas formas dramáticas? Como desenvolver metodologias para a materialidade da cena contemporânea? Comoaproximar o professor de teatro de uma metodologia  associada  a  manipulação  de  software  livre que  permita experimentações com a performance digital em sala de aula? Em síntese, busca-se o desenvolvimento de uma metodologiaviável a ser  inserida  no  contexto  da  pedagogia  do  teatro  como área  possível decontemplação no  currículo  básico  de  formação  de  professores  de  teatro, paraisso a metodologia desta pesquisa dará especial atenção ao processo de  aquisição  cognitiva  dos conteúdos  de  performance  digital  por  esses docentes.

Palavras chave: performance digital, formação de professores e metodologia


Abstract

This article is inserted in the doctoral research process in DigitalAesthetics in Contemporary Theatre: appropriation of digital technology in drama education. The research aims to present here  theappropriation of concepts from digital performance and the possible reverberation in the context of drama classes in formal schooleducation. For a literature this paper presents relevant concepts contemporary scene and proposes methodological possibilities forappropriation thereof for drama teachers through the use of free software in art classes. The processes of interaction between theaterand technology can often seems like a recent event, however a closer look at some trials meet directors looking proposals on this subject,even when it was not considered a possible field of significant creation. The russian director Meyerhold recognized, had their mountsan extremely investigative character, his legacy goes beyond biomechanics, being one of the first to realize the potential ofcinema projections in their staging. His mount the play La Terre Chache (1923) is considered a reference for earlier insertion ofvideo on the theater scene. In the course of the Russian director to contemporary French-Canadian Robert Lapage video pursued theirinclusion in theater scene. This research aims to bring new methodologies for  theater  pedagogy proposing a insed lookat this recent artistic production, enabling teachers readings on theater productions aimed hybrid spectacles in constant dialogue withthe new technologies in art and also encouraging the expansion of a Look teaching on the subject. We deal in a new contemporary theatermateriality associated with building complex thoughts and perceptions, often interconnected events everyday to school, but havenot yet found methodological parameters in theater pedagogy. So how prepare the college theater regarding the assessment of new dramaticforms? How to develop methodologies for the materiality of the contemporary scene? How to bring the drama teacher of a methodologyassociated with handling free software that allows experimentation with digital performance in the classroom? In short, it seeks todevelop a viable methodology to be placed in the context of pedagogy of theater as a possible area of ​​contemplation in the basiccurriculum of teacher training in theater, for that the methodology of this research will pay special attention to the cognitive processof acquiring digital content performance.

Key words: Digital performance, teacher training,  methodology


OLIVEIRA. Fernanda.pdf




Comunicação – Jogos de Revista: a elaboração de jogos teatrais a partir dasconvenções dramatúrgicas do teatro de revista brasileiro


MOTA, Jones Oliveira. Jogos de Revista: a elaboração de jogos teatrais apartir das convenções do teatro de revista brasileiro. Salvador: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, PPGAC-UFBA. MestradoAcadêmico, Orientação de Eliene Benício A. Costa.


RESUMO

A referida pesquisa debruça-se sobre o processo de elaboração dejogos teatrais a partir das convenções do teatro de revista brasileiro. Este gênero marcou o Brasil com seu caráter popular,cômico e crítico. Em mais de um século de existência, passou por diversas mutações sem perder a essência: a revisão da atualidade.Como as convenções de tal gênero podem ser transformadas em jogos teatrais? Estes serão capazes de estimular a leitura crítica domundo em estudantes do ensino médio? Para responder a tais perguntas serão realizadas duas atividades formativas. A primeira tem comofoco a elaboração e experimentação dos jogos com estudantes da graduação em Licenciatura em Teatro da Escola de Teatro da UFBA. Asegunda atividade formativa tem como objetivo analisar a aplicação dos jogos com estudantes do Ensino Médio de um colégio da redepública de Salvador-BA. No âmbito teórico-metodológico, pesquisadores como Neyde Veneziano dão aporte para o estudo dahistória e convenções da Revista no Brasil; Ingrid Koudela, Viola Spolin e Augusto Boal são importantes fontes para o entendimento doprocesso de criação de jogos teatrais; e Paulo Freire figura como o provedor dos conceitos que baseiam a fundamentaçãopolítico-pedagógica da pesquisa.

PALAVRAS-CHAVE: Teatro de Revista Brasileiro, Educação, Jogos Teatrais.



ABSTRACT

This research leans over the process of creation of theatre games fromBrazilian Revue Theatre’s conventions. This genre has marked Brazil’s history with its popular, comical and critical feature. Inover one century of existence, it has suffered many mutations, although not losing sight of its essence: the review of currentevents. How could such conventions be transformed into theatre games? Will the games be capable of stimulating the critical reading of theworld in High-School students? In order to answer these questions, two activities will be performed. The first one focuses on theelaboration and experimentation of the games by students who are graduating into drama teachers in Drama School of UFBA. The secondactivity aims for the analysis of the application of the games in High-School students from a public school in Salvador-BA. Concerningthe theoretic-methodological scope, researchers such as Neyde Veneziano provide materials for the studies on Brazilian Revuehistory and dramaturgical conventions; Ingrid Koudela, Viola Spolin and Augusto Boal are important sources for the understanding oftheatre games creation process; and Paulo Freire features as the provider of the concepts that will guide the political-pedagogicalsubstantiation of this research.

KEYWORDS: Brazilian Revue Theatre, Education, Theatre Games.

Mota Jones.pdf



Comunicação - Percepção musical e escuta interacional: uma reflexão sobre a formação musical do ator.


FERNANDINO, Jussara Rodrigues. Percepção musical e escuta interacional: uma reflexão sobre a formação musical do ator. Belo Horizonte: Escola de Belas Artes/UFMG.

Escola de Música/UFMG; Profª Adjunta.

Atriz e Musicista.


RESUMO

O trabalho é resultado das pesquisas de mestrado e doutorado da autora sobre a relação Música-Teatro e visa refletir sobre o ensino de aspectos da linguagem musical e sua pertinência quanto às necessidades da cena. A reflexão proposta é desenvolvida em 03 pontos fundamentais. O primeiro ponto descreve as principais funções dos aspectos musicais no âmbito do Teatro, identificadas no estudo de estéticas teatrais referenciais. O segundo apresenta as principais demandas de sujeitos envolvidos no contexto teatral (estudantes e profissionais) relativas à relação cena-música. E, por fim, o terceiro ponto aborda alguns apontamentos gerados em experimentações realizadas com um grupo de atores, que foram desenvolvidas a partir das referências dadas pelos pontos anteriores. Com base na investigação realizada, as inferências levantadas apontam para um melhor entendimento da interação cênico-musical. No cerne desse entendimento, encontra-se a importância de um desenvolvimento perceptivo, que alie as propriedades da percepção musical à escuta interacional requerida pela cena. A partir de então, foi possível identificar mecanismos ou eixos indicadores, considerados capazes de orientar o desenvolvimento de práticas pedagógicas e artísticas, no que tange a relação entre elementos musicais e teatrais.

PALAVRAS-CHAVE: interação cênico-musical; formação musical do ator.

 

ABSTRACT

This paper is a result of the researchs of master and doctorate developed by the author about the Music-Drama relationship and it aims to reflect on the teaching of aspects of musical language and its relevance for the needs of the scene. The proposed reflection is developed from 03 fundamental points. The first section describes the main functions of musical aspects in the drama scope, identified in the study of referential theatrical aesthetics. The second point presents the main demands of the subjects involved in the drama context (students and professionals) concerning the relationship between scene and music. Finally, the third section discusses some notes generated in experiments conducted with a group of actors, that were developed from the references given by the previous points. Based on the investigation, the raised inferences points to a better understanding of the scenic-musical interaction. At the center of this understanding, is the importance of perceptive development, which combines the properties of music perception and the interactional listening required by the scene. From then on, it was possible to identify mechanisms or indicators axes, considered able of guiding the development of educational and artistic practices, concerning the relationship between musical and theatrical elements.

KEYWORDS: scenic-musical interaction; musical training of the actor.




Comunicação - O papel de “espectador” na formação do professor de teatro


GIANINI, Marcelo. O papel de “espectador” na formação do professor de teatro. Maceió: UFAL. UFAL; Professor Assistente.


RESUMO

A experiência de fruir a obra artística é um dos três eixos norteadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino e a aprendizagem das artes na Educação Básica, ao lado das experiências da produção e da reflexão.

Sendo a fruição a função por excelência do espectador de teatro, saber ler a cena é intrínseco ao processo de alfabetização na linguagem teatral do futuro professor. Desta forma, a análise da legislação educacional brasileira, no que se refere à recepção artística, e o estudo sobre o papel do espectador, tanto no evento teatral como nas metodologias de Teatro Educação mais estudadas no país, podem ser indicativos pedagógicos para a alfabetização teatral.

O papel do espectador como leitor é analisado a partir de três perspectivas: como “aquele que vem de fora”, denominação apresentada pela professora Marie-Madeleine Mervant-Roux (CNRS) em disciplina de pós-graduação da ECA-USP, no ano de 2013, em que o espectador é visto como estranho e estrangeiro ao evento teatral; como “aquele que vê de fora”, em que o alfabetizando na linguagem teatral reveza-se como atuante e como espectador em processos pedagógicos; e como “aquele que vê de dentro”, em que a leitura da cena é realizada dentro da própria cena, como nas peças didáticas de Bertolt Brecht.

Palavras-chave: Pedagogia do Teatro: Espectador: Educação Básica.

 

GIANINI, Marcelo. Le rôle de «spectateur» dans le théâtre enseignant de l'éducation. Maceió: UFAL. UFAL; professeur adjoint.


RESUMÉ

L'expérience à apprécier le travail artistique est l'un des trois principes directeurs des paramètres du programme national (PCN) à l'enseignement et l'apprentissage des arts dans l'enseignement primaire, ainsi que les expériences de la production et de la réflexion.

Avec une fonction de plaisir par excellence du spectateur de théâtre, de lire la scène est intrinsèque au processus de l'alphabétisation dans la langue théâtrale du futur enseignant. Ainsi, l'analyse de la législation brésilienne de l'éducation, en ce qui concerne la réception artistique, et l'étude sur le rôle de spectateurs, tant dans l'événement théâtral que les méthodes les plus étudiées enseignement du théâtre dans le pays, peut être le signe de l'alphabétisation de l'éducation théâtrale.

Le rôle du spectateur comme lecteur est analysée sous trois angles: comme «celui qui vient de l'extérieur" désignation présenté par le professeur Marie-Madeleine Mervant-Roux (CNRS) dans la discipline diplômé de la ECA-USP, dans l'année 2013 dans lequel le spectateur est considéré comme étrange et étranger à l'événement théâtral; comme «celui qui voit à l'extérieur", où l'alphabétisation prend des tours en langage théâtral comme actif et comme un spectateur dans les processus pédagogiques; et que «celui qui voit à l'intérieur", dans lequel la lecture de la scène est réalisée au sein de la scène elle-même, comme dans les pièces didactiques de Bertolt Brecht.

Mots clés: pédagogie du théâtre: spectacles: l'éducation de base.




Comunicação - Sistema Impro: uma prática em desenvolvimento no ensino de teatro na educação básica


MUNIZ, Mariana Lima. MAIA, Hortência Campos. Sistema Impro: uma prática em desenvolvimento no ensino de teatro na educação básica. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Titular e orientadora do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG. Bolsista CAPES.


RESUMO:

AImpro, sistema de ensino-aprendizagem da improvisação criado por Keith Johnstone na década de 1950, vem sendo paulatinamente praticada e discutida por artistas-pesquisadores-docentes no Brasil. No entanto, no contexto da educação teatral na Escola Básica, percebemos tratar-se de uma prática pouco conhecida e explorada como uma possível metodologia para o ensino do teatro. Portanto, essa comunicação objetivaapresentar uma experiência docente em andamento sobre a formação teatral na Escola Básica a partir do SistemaImpro em duas turmas (3º e 4º anos do Ensino Fundamental) em uma escola particular em Belo Horizonte. Como resultado parcial, percebemos que a prática da Impro tem possibilitado uma apreensão experenciada de conteúdos específicos do teatro, além de se configurar como um momento de diversão para os alunos e de percepção de uma criatividade "redescoberta" na relação com o outro (o colega de sala). Esperamos, assim, contribuir para a ampliação da reflexão sobre o sistema Impro como metodologia do ensino de teatro na escola, a partir dos contextos específicos da prática pedagógica descrita neste trabalho.

PALAVRAS-CHAVE: Improvisação; Ensino de Teatro; Escola Básica


ABSTRACT

Improv, the system of teaching and learning improvisation created by Keith Johnstone in the 1950s, has been gradually practiced and discussed by artists-researchers-profesors in Brazil. However, in the context of theatrical education in the School, we realize that it is a practice little known and explored as a possible methodology for teaching theater. Therefore, this communication aims to present a teaching experience in developing on the theatrical training at the School from Improv system in two classes (3rd and 4th year of elementary school) in a private school in Belo Horizonte. As a partial result, we realized that the practice of Impro has enabled a experenciada apprehension of specific contents of the theater, and is set as a time of fun for students and perception of creativity "rediscovered" in relationship with others (school coleagues). We thus hope to contribute to the broadening of the reflection on the Improv system as a methodology for teaching theatre in the School, from the specific contexts of teaching practice described in this paper.

KEYWORDS: Improvisation; Teaching Theatre; School.




Comunicação - A MEDIAÇÃO POÉTICA NA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA:Paralelos possíveis entre a mediação museal e teatral


A MEDIAÇÃO POÉTICA NA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA:

Paralelos possíveis entre a mediação museal e teatral

Patrícia Maciel1

PPGAC/UFRGS


RESUMO

Este artigo visa refletir sobre aproximações possíveis entre as metodologias utilizadas na atividade de mediação de obras de arte em museus e a atividade de mediação teatral. A proposta parte do estudo de obras que versam sobre o trabalho de mediação em diferentes contextos, tais como: Pedagogia no campo expandido, referente à 8ª Bienal do Mercosul (2011), organizado por Pablo Helguera e Mônica Hoff, que versa sobre a preparação de mediadores nas Artes Visuais; e Pedagogia do Espectador (2002), de Flávio Desgranges, que traz alguns apontamentos sobre a formação de espectadores de teatro, especialmente estudantes. Interagir com outras possibilidades de abordagens através da mediação teatral para qualificar a apreciação estética dos espetáculos de teatro é o objetivo condutor do presente estudo.

Palavras- chave: mediação museal; mediação teatral; formação de espectadores; educação.

 

EXPERIENCIA ESTETICA EN MEDIACIÓN POÉTICA

Los posibles paralelismos entre la mediación en el museo y la mediación teatral

RESUMEN

Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre las posibles similitudes entre las metodologías utilizadas en la actividad de mediación de las obras de arte en museos y la actividad de mediación teatral. El propósito del estudio de las obras que tienen que ver con el trabajo de mediación en contextos diferentes, como por ejemplo: la Pedagogía en el campo expandido, en referencia a la 8 ª Bienal del Mercosul (2011), organizado por Pablo Helguera y Mónica Hoff, que se ocupa de la preparación de mediadores en las Artes Visuales; y Pedagogía del Espectador (2002), de Flávio Desgranges, que trae algunas notas sobre la formación de espectadores de teatro, especialmente a los estudiantes. Interactuar con otros enfoques posibles a través de la mediación para calificar la apreciación estética teatral de obras de teatro es el objetivo de este estudio.

Palabras clave: mediación museo; mediación teatral; formación de los espectadores; educación.




Comunicação - Perfis de tutores e estudantes de Teatro na modalidade de Educaçãoa Distância.


SANTOS, Rosimeire Gonçalves. Comunicação - Perfis de tutores e estudantes de Teatro na modalidade de Educação aDistância. Uberlândia-MG: UFU. DINTER/UNIRIO/UFU; Doutorado; Adilson Florentino da Silva.


RESUMO

O foco considerado para estudo tratará dos perfis de pessoasenvolvidas com a modalidade de educação a distância, desenvolvendo parte do relato da pesquisa “Um olhar etnográfico com as lentes dopensamento complexo: Licenciatura em Teatro da UAB no Acre”. Quem foram os estudantes de determinado polo de Educação a Distância(EaD) do Acre que buscaram formação em Teatro e por que o fizeram? Quem foram os tutores engajados nesse processo formativo e o que oslevou a acreditar na EaD? De que maneira esse trabalho ou essa formação repercute em suas atividades profissionais, atualmente?Essas questões serão desenvolvidas em dois contextos diversos: os estudantes de quem se esboçarão os perfis serão selecionados entreos formados na Licenciatura em Teatro do polo Universidade Aberta do Brasil de Sena Madureira-AC, no ano de 2011; no segundo tópico,sobre a atuação em tutorias, serão considerados depoimentos de tutoras e tutores que atuaram junto à pesquisadora nas disciplinasHistória do Teatro no Brasil e Trabalho de Conclusão de Curso. Como objetivo geral, a pesquisa busca compreender a relevância daEducação a Distância na área de Teatro em comunidades acreanas, o que será considerado, prioritariamente, a partir do discurso dosprimeiros egressos. Neste momento inicial, no entanto, a pesquisa considerará depoimentos de estudantes e tutores a distância comexperiências recentes na formação a distância, no âmbito da Licenciatura em Teatro oferecida pela Universidade de Basília emcolaboração com a UAB.

Palavras-chave: ensino de teatro; formação de professores; tutoria; educação adistância


ABSTRACT

As part of the research named "An ethnographic look through thelens of complex thinking: the Degree in Theatre of UAB in Acre", the aim of this paper consists on try to establish the profiles ofsome people involved with distance learning. Who were the students from a pole of Distance Education (DE) of the state of Acre whosought academic training in theater and why they did it? Who were the tutors engaged in the training process and what led them to believein DE? How this work or training has resonated in their current professional activities? These issues will be developed in twodifferent contexts: students who will have their profiles outlined will be selected from graduates from the Open University of Brazil[Universidade Aberta do Brasil (UAB)] polo of Sena Madureira-AC, in 2011; for the second topic on the tutors' performances will beconsidered testimonials from some of them who worked with the researcher on the subjects of “History of the Theater in Brazil”and “Monograph of Degree”. As a general goal, the research seeks to understand the relevance of distance education in the area ofTheater in some Acre communities through the sight from their first graduates. At first, however, the research will consider justspeeches from students and tutors who have worked faraway of them in recent experiences in the Degree Course of Theater at University ofBrasília in partnership with UAB.

Keywords: teaching theater; teacher training; tutoring; distance education





Comunicação - Encenação como dispositivo de jogo: uma relação com o espectador.


VELOSO, Verônica. Encenação como dispositivo de jogo: uma relação com o espectador. São Paulo: Universidade de São Paulo.

Universidade de São Paulo; Doutorado; Maria Lúcia de S. B. Pupo; bolsista Capes.


RESUMO

Esta comunicação pretende analisar duas manifestações cênicas apresentadas em São Paulo, que colocam em primeiro plano a discussão sobre a mobilidade urbana: O farol – uma contemplação da velocidade, de OPOVOEMPÉ, eEstrada do Sul, do Grupo XIX de Teatro. Ambas se caracterizam pela ocupação do espaço público, situando-se na fronteira entre arte e realidade e entre teatro e performance. Além disso, cada uma delas incorpora, a seu modo, o espectador como elemento constituinte do acontecimento, transformando-o no princípio ativo da ação.

No primeiro caso, cada ator é acompanhado por apenas dois espectadores, munidos de fones de ouvidos, ao longo de um percurso que parte de um bairro empresarial e chega à periferia de São Paulo. Durante o trajeto, todos caminham e utilizam diferentes meios de transporte, como carro, metrô e trem, explorando as dificuldades de locomoção dos grandes centros urbanos. No segundo caso, por volta de 60 espectadores acompanham a encenação como passageiros de 18 carros, instalados em uma Vila na periferia da cidade, representando um congestionamento. A encenação se baseia em um conto de Julio Cortazar, no qual retrata uma interrupção de fluxo automobilístico.

O interesse da pesquisa se volta para as proposições articuladas pelos artistas, que criam dispositivos de jogo específicos, colocando o espectador no centro do acontecimento. Cada encenação estrutura uma relação específica com o espectador, como se produzisse um “modo de usar” especialmente pensado para ela.

PALAVRAS-CHAVE: encenação; espaço público; espectador.

Staging as a game device: a relationship with the spectator


ABSTRACT

The purpose of thiscommunication is to analyze two scenic modalities presented  in São Paulo, that  highlight the discussion of urban mobility: O farol – uma contemplação da velocidade, by OPOVOEMPÉ, and Estrada do Sul, by Grupo XIX de Teatro. Both are characterized by the occupation of public space, placing themselves on the border between art and reality and theater and performance. In addition, each one of them incorporates, in its own way, the spectator as a constituent element of the event, turning him into the active principle of action.

In the first event, each actor is accompanied only by two spectators, fitted with headphones, along a path that starts from a business district and reaches a suburb of São Paulo. Along the way, everyone walks and uses different means of transportation such as car, subway and train, exploring the difficulties of locomotion in large urban centers. In the second event, around 60 spectators accompany the staging as passengers in 18 cars, which were installed in a village on the outskirts of the city, representing a traffic jam. The play is based on a short story by Julio Cortazar, which portrays an interruption of the automobile flow.

The research interest focuses on the propositions articulated by the artists that create specific game devices, putting the spectator in the center of the event. Each staging structures a specific relationship with the spectator, as if to produce a "way of using" specially designed for it.

KEY WORDS: staging; public space; spectator.