VIII Congresso da ABRACE

 

Dramaturgia, tradição e contemporaneidade

Comunicação - Convenção e re-invenção no Teatro de Mamulengos

CARRICO, André. Convenção e re-invenção no Teatro de Mamulengos. Campinas: Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado em Artes da Cena; Neyde de Castro Veneziano Monteiro. Ator e pesquisador.

RESUMO
A presença do mamulengo na cena teatral das grandes cidades, por intermédio de companhias teatrais de migrantes pernambucanos, faz com que esse gênero de teatro de bonecos já não obedeça apenas aos valores da tradição de sua origem, a Zona da Mata. Inserido no contexto da cultura urbana e de massa das metrópoles, o mamulengo dialoga com discursos heterogêneos (indústria cultural, meios de comunicação) e com os códigos do teatro contemporâneo.  A presente pesquisa pretende investigar convergências entre a comédia popular e a cena contemporânea, por meio da análise do trabalho de três companhias: Teatro de Bonecos de Valdec de Garanhuns, Mamulengo da Folia e Grupo Imaginário.
PALAVRAS-CHAVE: Comédia Popular: Teatro de Formas Animadas: Teatro de Mamulengos.

ABSTRACT
The presence of the mamulengo in theater scene of the big cities, by theater companies from Pernambuco migrants, makes this kind of puppet theater no longer obey only to the values ​​of the tradition of its origin, the Zona da Mata. Situated in the context of urban and mass culture of the metropolis, the mamulengo dialogues with heterogeneous discourses (cultural industry, media) and the codes of contemporary theater. This study intends to investigate the convergence between popular comedy and contemporary scene, by analyzing the work of three companies: Teatro de Bonecos de Valdec de Garanhuns, Mamulengo da Folia and Grupo Imaginário.
KEY WORDS: Popular Comedy: Puppet Theatre: Mamulengos Theatre.



Comunicação - Entre a ofensa e o riso: o jogo entre público e intérprete no grotesco da comédia popular

SUN, ANDRÉ. Entre a ofensa e o riso: o jogo entre público e intérprete no grotesco da comédia popular. Campinas: Universidade Estadual de Campinas. Mestrado; Mario Alberto de Santana.
 
RESUMO
Este projeto pretende pesquisar a utilização do grotesco no teatro popular brasileiro. Tendo como enfoque a relação entre ator e público, essa estética é analisada a partir da obra de Dercy Gonçalves, cuja trajetória está intrinsecamente ligada à história do teatro popular no Brasil; do Circo de Teatro Tubinho, um dos maiores representantes do Circo-Teatro na atualidade; e do espetáculo de rua  Júlia, inspirado na linguagem do bufão, do grupo de teatro Cirquinho do Revirado.
O grotesco é parte inerente à cultura popular. No caso do teatro, desde a Antiguidade os cômicos exploram a escatologia, o palavreado chulo, as deformidades e a forte conotação sexual como forma de atingir o riso. Tais mecanismos foram utilizados em diversos gêneros teatrais no Brasil, obtendo grande sucesso junto ao público.
Por seu caráter insolente e libertário, a estética do grotesco trabalha nas fronteiras entre o risível e o ofensivo, onde o ator institui uma relação dúbia com a plateia entre a provocação e a cumplicidade. Assim, é estabelecido um jogo entre ambos, um pacto de confiança em que o intérprete desafia o público a fugir de sua zona de conforto mas está atento para não passar dos limites.
PALAVRAS-CHAVE: Teatro Popular: Comicidade: Grotesco
 
ABSTRACT
This project intends to research the use of grotesque’s aesthetics into brazilian’s popular theatre. Focused on the relation between actor and spectator, this aesthetic is analyzed from the work of Dercy Gonçalves – who’s profoundly connected to the history of brazilian popular drama –, Circo de Teatro Tubinho – one of the most representative group of brazilian’s “Circo-Teatro” genre –, and from the street spectacle  Júlia, based on buffoon’s language, created by the company Cirquinho do Revirado.
            The grotesque is part of the popular culture. Ever since Ancient Greece, comedians used to explore scatology, cursing, deformations and sexual connotation to make the audience laugh. In Brazil, many theatre genres used these mechanisms, making success with the public.
            The grotesque’s aesthetics has an insolent and freeing quality, which works between laughable and offensible. Therefore, the actor creates an ambiguous relation with the audience, between provocation and complicity – they play together, creating a confidence pact.
KEYWORDS: Popular Theatre: Comicality: Grotesque



Comunicação:Arbítrio: o Teatro Político e o Teatro Pós-Dramático como inspiração para uma prática dramatúrgica.

MARTINS, Annie.  Arbítrio: o Teatro Político e o Teatro Pós-Dramático como inspiração para uma prática dramatúrgica. Manaus: Universidade do estado do Amazonas – UEA.

RESUMO
A dramaturgia inédita chamada Arbítrio, como produto final de uma pesquisa de mestrado, inspira-se nas teorias acerca do Teatro Político de Bertolt Brecht (1898-1956) e Augusto Boal (1931-2009), bem como nas discussões e reflexões que se tem feito sobre as formas pós-dramáticas do fazer teatral. O teatro do século XX e XXI sofre mudanças radicais em relação as suas bases fundamentadas no drama. O espectador torna-se alvo e princípio do fazer teatral, e mais tarde a forma e o conteúdo do teatro se transformam, enaltecendo os elementos que vão além do drama, caracterizando o que atualmente chamamos de formas pós-dramáticas. Arbítrio vem suscitar a reflexão sobre a capacidade do homem em escolher o seu caminho em meio a várias formas de opressão, motivando a participação direta do espectador em cena. Para a composição da dramaturgia, a pesquisa investigou questões sobre o Teatro Épico de Bertolt Brecht e a Estética do Oprimido de Augusto Boal, e as formas pós-dramáticas do fazer teatral, cujas reflexões se pautam na necessidade urgente de repensarmos a nossa realidade social e individual, bem como o próprio fazer teatral, na tentativa de composição de sociedades mais solidárias e seres humanos mais éticos.
PALAVRAS-CHAVE: Teatro Político, Teatro Pós-Dramático, Opressão, Dramaturgia.

ABSTRACT
The unprecedented drama called Decision, as the final product of this research, inspired by the theories of Political Theatre of Bertolt Brecht (1898-1956) and Augusto Boal (1931-2009) as well as the discussions and reflections that has been done on post- dramatic forms of theater making. The theater of the twentieth and twenty-first century undergoes radical changes regarding its bases grounded in drama. The viewer becomes the target and principle of doing theater and later the form and content of the theater become extolling the elements that go beyond the drama, featuring what we now call post- dramatic forms. Decision comes elicit reflection on man's ability to choose your way through the various forms of oppression, encouraging the direct participation of the viewer in the scene. For the composition of dramaturgy, research has investigated questions about the epic theater of Bertolt Brecht and the Aesthetics of the Oppressed by Augusto Boal, and post- dramatic ways of doing theater, whose guided reflections on the urgent need to rethink our social reality and individual as well as doing theater in an attempt to composition more cohesive societies and more ethical human beings itself.
Keywords: Post- Dramatic Political Theater , Theatre , Oppression , Playwriting.


Comunicação - Estrela: apontamentos sobre a(s) dramaturgia(s)

HILDEBRANDO, Antonio. Estrela: apontamentos sobre a(s) dramaturgia(s). Belo Horizonte: UFMG. EBA/UFMG; Professor Associado. Diretor e dramaturgo.

RESUMO
Análise da dramaturgia do espetáculo “Estrela” a partir das premissas fundamentais do teatro épico-dialético, como proposto por Bertolt Brecht, dos princípios do chamado Teatro Documentário e de processos “rapsódicos” de composição dramatúrgica, na acepção de Jean-Pierre Sarrazac. O espetáculo, que estreará em outubro de 2014, tem como tema a vida e morte de Luiz Estrela, ativista homosexual e morador de rua que dá nome ao casarão da rua Manaus, em  Belo Horizonte, ocupado por artistas em 2013 e transformado no Espaço Comum Luiz Estrela.
PALAVRAS-CHAVE: Dramaturgia; Teatro épico dialético; Teatro documentário; Rapsódia;

HILDEBRANDO Antonio. Estrela: notes on dramaturgy(ies). Belo Horizonte: UFMG. EBA / UFMG; Associate Professor. Director and playwright.

ABSTRACT
Dramaturgical analysis of the play "Estrela" (Star) based on the fundamental assumptions of the epic-dialectical theater as proposed by Bertolt Brecht and on the principles of Documentary Theatre and rhapsodic composition dramaturgical processes within the meaning of Jean-Pierre Sarrazac. The play, which will premiere in October 2014, has its theme based on the life and death of the young homesexual activist and homeless, Luiz Estrela, who gives his name to the mansion on Manaus street, in Belo Horizonte. It has been occupied by artists in 2013 and converted into the “Luiz Estrela Common Space”.
KEYWORDS: dramaturgical analysis; Dialectical epic theater; Documentary theater; Rhapsody;


Comunicação - Strindberg e o Drama Autobiográfico

FREITAS, Camila Maria Grazielle. Strindberg e o Drama Autobiográfico. Salvador: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – PPGAC/UFBA. Doutoranda; CNPq; Orientadora: Cássia Lopes.

RESUMO
O presente estudo é um recorte da pesquisa de doutorado desenvolvida na Universidade Federal da Bahia, intitulada “O Teatro Íntimo de Strindberg: autoficcionalidade e inconsciente na dramaturgia do eu”. Partindo desta perspectiva, pretende-se investigar, ao longo desse trabalho, os aspectos biográficos abordados nos textos dramáticos do autor sueco August Strindberg (1849-1912) e, relacioná-los às teorias acerca da autobiografia e da autoficcionalidade na contemporaneidade. O dramaturgo, conhecido pelo teor intimista explorado nos romances e nos dramas, participou de uma verdadeira transformação das estruturas dramáticas, seja de ordem formal e de conteúdo, no final do século XIX e início do século XX. Dessa forma, autores como Peter Szondi (2001) e Jean-Pierre Sarrazac (2012) destacam a importância de Strindberg no desenvolvimento de uma linha dramática conhecida pelo cunho psicológico, incorporando aos seus escritos elementos provindos da própria vivência. A “dramaturgia do eu”, linha dramática conhecida pelo foco nas questões relacionadas à subjetividade das personagens, põe o indivíduo e seus questionamentos no centro do debate. Sendo assim, o interesse desse estudo é analisar as estruturas que levam uma obra a ser denominada de autobiográfica e como isso é identificado na escrita dramática de Strindberg.  
Palavras-Chave: Strindberg: Autobiografia: Drama.

ABSTRACT
The present study is a brief of the doctor degree’s research developed at Universidade Federal da Bahia, entitled “O Teatro Íntimo de Strindberg: autoficcionalidade e insconciente na dramaturgia do eu”. In this perspective, aspire to investigate, at long of this work, the biographical aspects in the author Swedish August Strindberg’s dramatic texts and make connections with the modern autobiographical and autofictional theories. The playwright, known by the intimate content of your novels and dramas, take part in a real transformation of the dramatic structures, in both formal and contest aspects, occurred in the late nineteenth and early twentieth century. Therefore, authors as Peter Szondi (2001) and Jean-Pierre Sarrazac (2012) emphasize the importance of Strindberg in the development of a dramatic stile known by the psychological aspects, embody to their writing elements of their own life experience. The so-called “I dramaturgy”, dramatic field well-known by the focus in the matters related to the subjectivity of the characters, put the individual and your problems in the center of the debate. Thus, the objective of the present study is analyze the structures that carry a work to be considered as autobiographical and how this can be indentified in the dramaturgical writing of Strindberg.
Keywords: Strindberg: Autobiography: Drama.     



Comunicação - Reflexões sobre as noções de “corpo expandido” e “teatro expandido”.

SANT’ANNA, Catarina. Reflexões sobre as noções de  “corpo expandido” e “teatro expandido”. Salvador, Universidade Federal da Bahia; Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas-PPGAC; Profa Dra Associada 4; Proex-Capes.
 
RESUMO 
Esta comunicação propõe discutir as noções de “corpo expandido” e de “teatro expandido”, (1) detendo-se primeiramente às possibilidades semânticas do adjetivo “expandido”, e (2) examinando os referidos fenômenos emergentes em sua ligação com algumas outras noções em jogo no âmbito da cultura digital, para (3) refletir sobre as implicações do uso de tecnologias pelo teatro através do tempo, e suas implicações no texto dramatúrgico, que por vezes avança à revelia dos recursos disponíveis para a encenação, e outras vezes mesmo se aproveita poeticamente das possibilidades de algum recurso tecnológico e o faz entrar em cena, enriquecendo a arte da encenação. Tais reflexões levam em conta (4) as experiências da denominada “dança telemática”, cujas iniciativas podem sugerir ao teatro um caminho não necessariamente parecido quanto ao uso das tecnologias digitais, devido o teatro contar com uma longa tradição dramatúrgica textual sempre atenta, zelosa e crítica face aos destinos do humano.
Palavras-chave: Corpo expandido. Teatro expandido. Dramaturgia. Dança “telemática”.
 
RÈSUMÈ
Cette communication propose discuter les notions de corps “expansé” et de théâtre “expansé”, (1) tenant tout d’abord aux possibilités sémantiques de l’adjectif “expansé”, et (2) en examinant les phénomèmes émergeants référés dans leurs liaisons avec quelques d’autres notions en jeu dans le cadre de la culture numérique, pour (3) réflechir sur les enjeux de l’utilisation de technologies par le théâtre au fil des temps, et ses enjeux dans le texte dramaturgique, qui parfois avance en liberté créative à rébours des moyens disponibles pour la mise-en-scène, et d’autres fois même se profitant poétiquement des possibilites  d’un quiconque moyen technologique qui, de ce fait, entre en scène et enrichit l’art de la mise en scène. Ces refléxions prennent en compte les expériences de la dénommée “danse télématique”, dont les iniciatives peuvent suggérer au théâtre un chemin pas nécessairement pareil concernant l’utilisation des technologies numériques, dû le théâtre compter sur une longue tradition dramaturgique textuelle toujours attentive, zélée et critique face aux destins de l’humain.
Mots-clés: Corps “expansé”. Théâtre “expansé”. Dramaturgie. Danse télématique.

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Comunicação - Personagem histórica e enunciação


MENDES, Cleise Furtado. Personagem histórica e enunciação. Salvador: Universidade Federal da Bahia; professor associado IV; CNPQ: bolsa de produtividade; ensaísta e dramaturga.

RESUMO
Neste artigo são examinadas, em textos produzidos para a encenação, algumas estratégias de enunciação utilizadas na composição de personagens baseadas em figuras históricas. A partir de formações discursivas presentes em sua própria produção dramatúrgica, em confronto com outras obras do gênero, a autora discute o papel das referências históricas no processo de construção dialógica das personagens e de suas condições de enunciação. A presença de fatos e figuras que possuem registro no relato histórico, cujo conhecimento é partilhado com o público, afeta diretamente a interação verbal e os limites da forma dramática. Nesta aborda9gem, ganham destaque os poderes performativos da linguagem e as forças ilocucionárias que movem o jogo cênico.
Palavras –chave: Personagem histórica. Dialogismo. Enunciação.

ABSTRACT
This article examines some strategies of enunciation used in the composition of historical characters, in texts produced for the staging. From discursive formations present in her own production drama, in comparison with other works of this kind, the author discusses the role of historical references in the dialogical process of building the characters and its conditions of enunciation. The presence of facts and figures that are registered in the historical report, whose knowledge is shared with the public, directly affects the verbal interaction and the limits of dramatic form. This approach highlights the performative power of language and the illocutionary forces that drive the scenic action.
Key words: Historical character. Dialogism. Enunciation..


Comunicação - Considerações sobre como tratar de circo com os novos pesquisadores.

PIMENTA, Daniele.  Considerações sobre como tratar de circo com os novos pesquisadores. São Paulo: UNESP. FAINC/Santo André; professora de graduação e coordenadora de pós-graduação. Atriz e diretora musical.

RESUMO
O presente trabalho expõe reflexões surgidas ao longo do último semestre de convivência com novos pesquisadores, ao ministrar uma disciplina sobre Circo-Teatro na pós-graduação do Instituto de Artes da UNESP. Diante das experiências apresentadas e das discussões desenvolvidas, tornou-se evidente que há muitas diferenças na percepção desses pós-graduandos sobre conceitos básicos do circo e do circo-teatro, dependendo de suas experiências pessoais e escolas de origem. Essas diferenças, que vão do total desconhecimento teórico e grande carga de experiência prática a um referencial histórico consistente desvinculado de vivência artística, definem o grau de consciência com que desenvolvem e analisam técnica e esteticamente seus trabalhos. Um dos aspectos mais discutidos foi a percepção inicial de muitos deles de que o termo  circo-teatro indicaria uma linguagem híbrida de técnicas teatrais e circenses, em analogia direta com o termo dança-teatro, desconsiderando os conceitos estéticos e estruturais do Circo-Teatro propriamente dito e adotando o termo como definição para a abordagem corporal e dramatúrgica de determinadas criações contemporâneas. Essa discussão se repete em alguns encontros e bancas, ao se analisar obras híbridas de difícil classificação, e merece aprofundamento e difusão.
PALAVRAS-CHAVE: circo; circo-teatro; cena contemporânea; corpo; dramaturgia.

RÉSUMÉ
Cet article présente des réflexions q’ont émergé du contact avec des nouveaux enquêteurs pendant un cours dans l'Art Institute de UNESP. Compte tenu des expériences présentées et des discussions élaborées, il est devenu évident qu'il ya beaucoup de différences dans la perception des étudiants sur les concepts de base du cirque et le cirque-théâtre, en fonction de leurs expériences personnelles et leurs écoles. Ces différences définissent le degré de conscience qui se développent et analysent leur travail technique et esthétique. Une des questions les plus débattues est la perception initiale  que le terme  cirque-théâtre semble indiquer une language hybride de techniques de théâtre et de cirque, en analogie directe avec le terme danse-théâtre, sens considerer des concepts esthétiques et structurels du Cirque-Théâtre correctement dit et l'adoption du terme une définition pour le corps et l'approche dramaturgique de certaines créations contemporaines. Cette discussion est répétée lors de l'analyse hybride fonctionne difficile à classer, et mérite la poursuite du développement et de la diffusion.
MOTS-CLÉS: cirque; cirque-théâtre; scène contemporaine; corps; dramaturgie.



Comunicação - Aprendizagem ao prazer: uma análise do espetáculo teatral Prazer, da Cia. Luna Lunera, em relação com a literatura de Clarice Lispector

FRANÇA, Danilo. Aprendizagem ao prazer: uma análise do espetáculo teatral Prazer, da Cia. Luna Lunera, em relação com a literatura de Clarice Lispector. Belo Horizonte: CEFET-MG. CEFET-MG; Mestrado; Olga Valeska Soares Coelho. Ator e teatro-educador.

RESUMO
Este artigo refere-se às reflexões iniciais de minha pesquisa de mestrado (em andamento), que possui como objetivo investigar relações entre duas obras artísticas: o uso de textos não dramáticos na criação de um texto dramatúrgico. Investigam-se, por conseguinte, as particularidades e relações entre as obras de Clarice Lispector – sobretudo o romance  Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres – e o espetáculo teatral Prazer, da Cia. Luna Lunera de Belo Horizonte (MG). Este trabalho tem como pretensão contribuir para um aprofundamento dos estudos sobre o conceito de tradução intersemiótica entre a literatura e o teatro. Julio Plaza define o ato de traduzir criativamente como uma ampliação dos possíveis sentidos de uma obra original, e/ou colocar em foco um sentido especificamente. Deste modo, uma tradução não tem como objetivo completar o original, mas sim reverberá-lo, ou seja, criar com ele uma ressonância de sentidos. É nesse sentido que se pretende realizar a análise das relações intersemióticas entre Clarice Lispector ePrazer.
PALAVRAS-CHAVE: teatro; literatura; tradução intersemiótica; Cia. Luna Lunera; Clarice Lispector.

ABSTRACT
This paper refers to the initial reflections of my Master thesis (in progress), which has as theme the intersemiotic translation between two artistic works: the use of non-dramatic texts in creating a dramaturgical text. In this work are investigated the particularities and relations between the literature of Clarice Lispector – especially the novel  Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres – and the theatrical spectacle Prazer (Cia. Luna Lunera, a theater company from Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil). This paper aims to contribute to a deepening of the studies on the concept of intersemiotic translation between literature and theater. Julio Plaza defines the act of translating creatively as an extension of the possible senses of an original work, and/or put into focus a sense specifically. Thus, a translation is not meant to complete the original, but it reverberates, creating with it a resonance of meaning. That is why intend here to analyze intersemiotic relationships between Clarice Lispector and Prazer.
KEYWORDS: theater; literature; intersemiotic translation; Cia. Luna Lunera; Clarice Lispector.



Comunicação-Reconfigurações do papel do dramaturgo na cena contemporânea.

RODRIGUES, Éder.   Reconfigurações do papel do dramaturgo na cena contemporânea. Porto Velho: Universidade Federal de Rondônia; Professor do Curso de Teatro. Encenador e dramaturgo.  

RESUMO
Atualmente operar o conceito de dramaturgia pressupõe uma tessitura que abrange articulações entre a materialidade dramatúrgica criada para o espetáculo e o processo que a concebe. Este pensamento dialógico envolvendo a obra e o seu caráter processual fomenta as linhas de força constituintes do espetáculo que ampliam o corpus teórico e prático da escritura teatral. A diversidade dos textos contemporâneos e dos seus processos de construção pluraliza os debates na área ao propor uma reconfiguração do papel do dramaturgo em função dos outros elementos em torno dos quais a cena é estruturada e também em relação aos outros profissionais da cena. Perspectiva que questiona os padrões ortodoxos e assinala rupturas na dinâmica processual do “escrever para a cena” ao confrontar concepções que atravessam o termo dramaturgia desde a “tessitura de ações” de Eugênio Barba até o “princípio da cumplicidade” de Ana Pais. O diálogo entre poéticas e processos se mostra fundamental para o debate acerca das articulações conceituais e funcionais referente ao papel do dramaturgo e em como, dialogicamente, se pensa e se efetiva seu campo de atuação. O trabalho do grupo Colectivo 84 de Portugal é analisado como suporte para se discutir as transformações que o termo dramaturgia vem sofrendo, principalmente quando pensado em consonância com o performativo.  
Palavras-chave: dramaturgia; processos de criação; teatro contemporâneo

ABSTRACT
Actually operate the concept of dramaturgy requires a fabric covering joints between the dramaturgical materiality created for the show and the process that conceives. This dialogical thinking involving the work and its procedural nature fosters the lines of force of the show constituents that extend the theoretical and practical corpus of theatrical writing. The diversity of contemporary texts and their construction processes pluralizes debates in the area by proposing a reconfiguration of the role of the playwright in relation to the other elements around which the scene is structured and also in relation to other professional scene. Perspective that questions the orthodox standards and points breaks the procedural dynamics of "writing for the scene" when confronting concepts that cross the term dramaturgy from the "tessitura de ações" of Eugenio Barba to the "princípio da cumplicidade" by Ana Pais. The dialogue between poetic and processes proves essential to the debate about the conceptual and functional joints on the role of the playwright and as dialogical, is thought and effective their field. The work of Colectivo 84 (Portugal) is considered to discuss how to support the changes that the term dramaturgy has been suffering, especially when thinking in line with the performative.
Keywords: dramaturgy; creation processes; contemporary theater


Comunicação - A imagem do corpo sofredor como operação estético-política: um estudo a partir da personagem do retirante na dramaturgia

MENDES, Edilberto. A imagem do corpo sofredor como operação estético-política: um estudo a partir da personagem do retirante na dramaturgia. Fortaleza: Faculdade Maurício de Nassau. Faculdade Maurício de Nassau; Docente. Dramaturgo.

RESUMO
Este trabalho faz parte de uma pesquisa sobre criação dramatúrgica e produção do imaginário. A partir da teoria do imaginário em Gilbert Durand (2012), Gaston Bachelard (2001; 2013) e Jacques Racière (2005) efetua-se uma leitura da peça teatral Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto (1994), evidenciando como a criação de imagens literárias do retirante nessa obra suscita sentimentos que determinam regimes de visibilidade e afirmam modos específicos de subjetivação e de posicionamento sensível diante do mundo, particularmente diante do sofrimento de seres humanos em estado extremo de exclusão. Opera-se numa perspectiva arqueológica, buscando, pela revisão crítica do processo de construção estética do retirante nas artes da escrita ficcional nacional, compreender e problematizar a sensibilidade social para com a pobreza e a exclusão social e o lugar da escrita dramática nessa dinâmica. Conclui-se que a peça põe em funcionamento um modelo de subjetivação de fundo religioso alicerçado numa relação pastoral entre Deus e os homens (Foucault, 2008) e um sentimento político para com a pobreza segundo o qual os pobres são a figura do próprio Deus encarnado.
PALAVRAS-CHAVE: Estética; Política; Dramaturgia; Exclusão Social; Imaginário.

ABSTRACT
This article is part of a research that investigates the relation between playwriting and the imaginary. The concept of imaginary as developed by Gilbert Durand (2012), Gaston Bachelard (2001; 2013) and Jacques Racière (2005) is applied to an analysis of the play Morte e Vida Severina, by João Cabral de Melo Neto (1994). The analysis focus on how literary images of the retirante, in this play, evoque certain feelings that determine regimes of visibility and patterns for subjetivity and sensibility, particularly regarding the suffering of those in extreme state of social exclusion. Through an archaeological perspective, it investigates the aesthetics construction of the “retirante” in brazilian literature and drama, so as to understand and discuss the social sensibility towards poverty and social exclusion, and the role of dramatic writing in this process. It is concluded that the play reaffirms a pattern of subjectivity which background is religious, based on a pastoral relationship between God and men (Foucault, 2008) and a political feeling towards poverty in which the poor are the figure of the incarnate God.
KEYWORDS: Aesthetics; Politics; Playwriting; Social Exclusion; Imaginary.



Comunicação - Ruptura de Cronotopos

SANTANA NETO, Edvard Passos. Ruptura de Cronotopos. Salvador: Universidade Federal da Bahia. Mestrando; Orientadora: Cleise Furtado Mendes; CAPES: bolsa de mestrado; encenador e dramaturgo.

RESUMO
O artigo é resultado da disciplina  Dramaturgia: Tradição e Contemporaneidade, ministrada pela Prof. Cleise Furtado Mendes, no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA. Um panorama da trajetória da dramaturgia, desde a Antiguidade até a contemporaneidade, é apresentado e debatido através de seminários instrumentalizados por textos teóricos, ficando o estudante facultado a escolher, dentre os tópicos apresentados, o tema de seu artigo como trabalho de conclusão. O tema provocador desse artigo é o termo cronotopo, importado da Teoria da Relatividade de Einstein por Mikhail Bakhtin para designar estruturas imbricadas de tempo e espaço nos romances literários. Valendo-se do mesmo sistema metafórico adotado por Bakhtin, o artigo pondera o uso do termo no fazer da dramaturgia e no fazer da encenação tendo como exemplo de aplicação prática o espetáculo Compadre de Ogum, realizado na cidade de Salvador em Março de 2014. O artigo é dividido em quarto partes: a metáfora cronotópica de Mikhail Bakhtin; a folclorização na representação das histórias de Jorge Amado; ruptura de cronotopo: encenação de Compadre de Ogumno Rio Vermelho; e Castro Alves descongelado: outra ruptura de uma imagem cronotópica; onde o autor busca o emprego do termo junto ao objeto de sua pesquisa, o personagem histórico Castro Alves.
PALAVRAS-CHAVE: Tempo. Espaço. Dramaturgia. Cidade. Encenação.

ABSTRACT
The article is the result of discipline  Drama: Tradition and Contemporary, taught by professor Cleise Furtado Mendes inthe Pos-Graduate Program in Performing Arts of Federal University of Bahia. An overview of the trajectory of dramaturgy,from antiquity to now a days, is presented and discussed through seminars exploited by theoretical texts. The student chooses among the topics presented the theme and develops the article as a conclusion work. The provocative theme of this work is the term chronotope, imported from Einstein's Theory of Relativity by Mikhail Bakhtin to describe overlappingstructures of time and space in literary novels. Relying on the same metaphorical system adopted by Bakhtin, the articleconsiders the use of the term in writing drama and staging taking as an example of practical application the playCompadre de Ogum, held in the city of Salvador in March 2014. The article is divided in four parts: the chronotopicmetaphor of Mikhail Bakhtin; folklorization in the representation of stories of Jorge Amado; chronotope break: stagingCompadre Ogum in Rio Vermelho; and Castro Alves thawed: another rupture of a chronotopic image, where the author applies the term in the object of his research, the historical character Castro Alves.
KEYWORDS: Time. Space. Dramaturgy. City. Staging. 


COMUNICAÇÃO- RESSONÂNCIAS DO PALHAÇO EM CRIAÇÕES CÊNICAS.

NOGUEIRA, E.D.  RESSONÂNCIAS DO PALHAÇO EM CRIAÇÕES CÊNICAS. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Belas Artes; Programa de Pós-Graduação em Artes; Doutorado em Artes; Antonio Barreto Hildebrando.
 
RESUMO
Com a realização dessa pesquisa de Doutorado, no Programa de Pós Graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, pretende-se apresentar ressonâncias entre técnicas do palhaço e a construção cênica de atores com a realização de uma pesquisa-intervenção cartográfica de processos de criação. Busca-se operar discussões acerca de potências desse encontro que ocorre em treinamentos e prática de grupos e artistas cênicos contemporâneos, como, por exemplo, com a experimentação da improvisação e do contato com o espectador e, com isso, poder colaborar com os desafios das criações cênicas. Além disso, espera-se contribuir sobre as possibilidades da metodologia de pesquisa- intervenção cartográfica em diálogo com as artes cênicas.  Realizaremos visitas, entrevistas individuais e coletivas, oficinas, registros videográficos, diário de anotações ou outros recursos metodológicos que possam surgir a partir da aproximação com o campo. A pesquisa no momento encontra-se na fase de revisão bibliográfica de temas que colaboram com a discussão e algumas pistas desse encontro emergem e deverão ser expostas no VIII Congresso da ABRACE.
Palavras-chave: palhaço: dramaturgia: cartografia.
 
ABSTRACT
With this PhD research, at theGraduate Program in Arts of the Federal University from Minas Gerais, is intended to present resonances between the clown and the scenic building with actors, performing a cartographic research about processes of creation. Discussions about the powers of this meeting will be presented, which takes place in training and practice of contemporary performing artists and groups, for example, experimentation with improvisation and contact with the audience. Thus, it is expected to collaborate with the challenges of scenic creations. Moreover, it is expected to contribute about the possibilities of the methodology of cartographic research intervention in dialogue with the performing arts. Visits, individual and group interviews, workshops, videographic records, diary notes or other methodological features that may be chosen from the approach to the field. The research is currently in the process of literature review of issues that contribute to the discussion and some clues should be explained in ABRACE VIII Congress.
Keywords: clown: dramaturgy: cartography.


Comunicação - Perspectivas do corpo na configuração da dramaturgia.

COSTA, Felisberto Sabino da. Perspectivas do corpo na configuração da dramaturgia. São Paulo: Universidade de São Paulo  (USP). USP; dedicação integral. Dramaturgo e ator-animador.

RESUMO
O conceito de dramaturgia, para além da ideia de texto propriamente dito ou texto cênico/espetacular, suscita questões que ampliam as abordagens estritas.  Pensada pela perspectiva do corpo, a dramaturgia aporta um universo significativo, ao evidenciar implicações que congregam concepções como algo acabado que precede à cena; processos que se debruçam sobre os seus mecanismos e as configurações que superam ou põem em xeque a dramaturgia, suscitando outras possibilidades. O artigo reflete sobre essas questões, a partir de experiências contemporâneas, entendidas como aquelas que dialogam com o tempo agora, desenvolvidas em metrópoles brasileiras, nomeadamente São Paulo, envolvendo as artes da cena.
Palavras-chave: Dramaturgia, texto, processo, contemporaneidade.

ABSTRACT
The concept of dramaturgy, beyond the idea of the text itself or scenic / spectacular text, raises questions that extend the strict approaches. From the perspective of the body, dramaturgy brings significant implications concerning the scene, processes that focus on their mechanisms and configurations as well as other possibilities. The article reflects on these issues from contemporary experiences developed in Brazilian cities.
Key-words: Dramaturgy, text, process, contemporary theater
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Comunicação - Virtualidade e presença no espetáculo “E se elas fossem para Moscou?”

RESENDE, Flávia Almeida Vieira. Virtualidade e presença no espetáculo “E se elas fossem para Moscou?”. Belo Horizonte: UFMG. Pós-Lit/FALE - UFMG; Doutorado; Sara Rojo. CAPES. Atriz.
 
RESUMO
O presente trabalho pretende fazer uma análise da peça “E se elas fossem para Moscou?”, de Christiane Jatahy. A peça, estreada em 2014, apresenta uma livre inspiração na dramaturgia “As três irmãs”, de Anton Tchecov, e divide-se em dois produtos artísticos: o espetáculo teatral e um filme cinematográfico, apresentados separadamente, mas simultaneamente. Esta análise aborda esses dois produtos sob o ponto de vista da recontextualização do texto de Tchecov e das particularidades das imagens apresentadas no teatro e no cinema. “E se elas fossem para Moscou?” atualiza a virtualidade presente no desejo das irmãs tchekovianas, e estabelece uma relação entre presença e ausência, concreto e virtual, teatro e cinema, levando o público a olhar para a obra e deixar-se interrogar por ela. Trata-se de uma dramaturgia que aponta caminhos para o teatro contemporâneo, de confluência de mídias e de performatividade, sem abandonar os questionamentos oferecidos pela dramaturgia da tradição.
Palavras-chave: Teatro e Cinema. Dramaturgia contemporânea. Tchecov. Recontextualização.
 
RESUMÉ
Le présent ouvrage vise à une analyse de la pièce «E se elas fossem para Moscou?" de Christiane Jatahy. La pièce, créée en 2014, présente une libre inspiration dans le drame "Les Trois Sœurs" de Tchekhov, et est divisé en deux produits artistiques: le spectacle théâtral et un film, présentés separés, mais simultanément. Cette analyse examine ces deux produits du point de vue de la recontextualisation du texte de Tchekhov et des particularités des images affichées dans le théâtre et le cinéma. "E se elas fossem para Moscou?" met à jour la virtualité du désir des sœurs de Tchekov, et établit une relation entre présence et absence, concret et virtuel, le théâtre et le cinéma, conduisant le public à regarder l’œuvre et à se laisser demander par elle. C'est un drame qui montre quelques directions possibles pour le théâtre contemporain, de la confluence des médias et de la performativité, sans renoncer aux questions proposées par la dramaturgie de la tradition.
Mots-clés: Théâtre et Cinéma. Drame contemporain. Tchekhov. Recontextualisation.



Comunicação - O MATERIAL FATZER DE BRECHT: notas sobre o inacabado como nova forma de narrar

TEIXEIRA, Francimara Nogueira. O MATERIAL FATZER DE BRECHT: notas sobre o inacabado como nova forma de narrar.Fortaleza: IFCE. Professora da Licenciatura em Teatro. Encenadora.

RESUMO
Este artigo apresenta uma aproximação ao Material Fatzer de Brecht, através (i) da contextualização histórica de sua produção e (ii) da problematização em torno de algumas das questões formais presentes no texto inacabado, realizada a partir do levantamento bibliográfico e análise da dramaturgia dos textos referentes ao tópico mencionado. Dessa forma, pretende-se apontar pistas para abordar o texto da peça didática como modelo para novas formas de narrar, a partir do que o próprio material já apresenta em sua estrutura de documento e comentário. A aproximação ao material está estruturada como parte da teoria da pesquisa de Doutorado desenvolvida no PPGAC da UFBA, tomando por base para a discussão a contribuição de alguns comentadores da obra brechtiana: (BENJAMIN, 1996; KOUDELA, 1991; LEHMANN, 2009; McGOWAN, 2011; WILKE, 1999; WIRTH, 1999).
PALAVRAS-CHAVE: Fatzer; Brecht; fragmento; peça didática; modelo.

ABSTRACT
This paper presents an approach to Brecht’s Fatzer Material, through (i) the historical context of its production and (ii) the questioning around some of the formal issues presented in the unfinished text. The objetiv is to point out clues to address the learning play’s text as a model for new ways of narrating, since that the material itself is built as document and commentary. The approach to the material (dramaturgie and other studies) is structured as part of the theory of PhD research developed at the UFBA/PPGAC, based on the contribution of some commentators of Brecht’s work (BENJAMIN, 1996; KOUDELA, 1991; LEHMANN, 2009; McGOWAN, 2011; WILKE, 1999; WIRTH, 1999).
KEYWORDS: Fatzer, Brecht, fragment, learning play, model.


Comunicação - Atelanas, Mimus, jogulatores e bufões. I nonni – Os precursores dos cômicos dell´arte.

HUNZICKER, Frederick M. Atelanas, Mimus, jogulatores e bufões. I nonni – Os precursores dos cômicos dell´arte. Ouro Preto-MG: UNICAMP: Instituto de Artes;Doutorado em Artes da Cena;Neyde Veneziano.

RESUMO
O presente artigo visa apresentar a gênese dos cômicos dell´arte. De onde vieram? Quais foram as influencias artístico-teatrais que formaram os profissionais da cena italiana do séc. XV? Neste contexto, os cômicos da Fábula Atelana, os Mimus e os Pantomimus serão apresentados através dos tipos cômicos, como por exemplo: Maccus – malicioso e desajeitado, Bucco – gordo e simplório, o velho Pappus - bondoso, mas sua velhice era objeto de escarnio e Dossenus – filósofo glutão e corcunda, alvo favorito das gozações dos iletrados camponeses. Os Mimus são chamados assim por serem imitadores que usavam falsos rostos ou máscaras. Na Espanha eram chamados de momos ou remedadores. Os mimus e pantomimus foram celebrados e cortejados, porém também ficaram sujeitos a excomunhão da neófita Igreja Católica, pois os cristãos eram alvos constante de suas sátiras. Os mimos são como um fio que vai dos primórdios da Antiguidade, através de Roma e Bizâncio até a Idade Média. Era tão familiar ao homem da rua quanto ao erudito em sua mesa de estudo. A grande distinção da pantomima para outras formas teatrais é caracterizada por um único ator executando vários papéis numa só apresentação cênica. As máscaras certamente eram usadas pelos performers e aparentemente essas máscaras eram trocadas para mudanças de personagem. Palavras-chave: Artes Cênicas; História do ator; Commedia dell´arte. Keyword:

Performing Arts; Actor´s history, Commedia dell´arte. Abstract: The present article aims to present the genesis of the comedian dell'arte. Where did that come from? What were the influences artistic-theater that formed the professional Italian scene of the 15th century? In this context, the comedian of the Fable Atelana, Mimus and the Pantomimus will be presented by the comics types for example: Maccus - malicious and clumsy, Bucco Residential District - fat and shabby, the old Pappus - gracious, but his old age was the object of a derision and Dossenus - philosopher glutton and hunchback, favorite target of jeered at the illiterate peasants. The Mimus are called so be imitators who wore false faces or masks. In Spain were called momos or remedadores. The mimus and pantomimus were concluded and courted, but were also subject to excommunication of novice Catholic Church because Christians were constant targets of their the satires. The treats are as a wire that goes from the early Antiquity, through Rome and Byzantium until the Middle Ages. It was so familiar to the man in the street as the scholar in its table of study. The great distinction of pantomime to other theatrical forms is characterized by a single actor performing multiple roles in a single presentation scenic.


Comunicação - Do sagrado e do jogo cênico.

NAVARRO Grácia Maria. Do Sagrado e do Jogo Cênico. Campinas: UNICAMP; Docente.

RESUMO
Este artigo pretende refletir sobre como foi elaborada e transformada em dramaturgia cênica a pesquisa de campo sobre a entidade Pomba Gira, pertencente as religiões brasileiras Umbanda e Candomblé. A reflexão terá como ponto de partida Ô DE DENTRO! Ô DE FORA? OU A HISTÓRIA DO HOMEM QUE PEDIU UMA FOLIA À POMBA GIRA CIGANA, espetáculo realizado pelo Grupo Pindorama (CNPq). Nessas religiões as entidades, ou santos, se fazem presente entre corpos, em um tête-à-tête direto entre homem e sagrado. Na escritura desta dramaturgia, a Umbanda além de fazer parte da gênese da personagem central, sua linguagem influencia a peça estruturalmente, onde as referências de pesquisa de campo, são sobrepostas pelo objetivo de formar uma obra cênica, adquirindo o status de material. Este material é friccionado no território conceitual e experimental da encruzilhada, espaço relacional primordial do novo, do erro, da mestiçagem e da liminaridade, reunindo nos laboratórios de experimentação prática a competência das áreas das artes da cena, das Artes Visuais e do repertório da tradição popular religiosa brasileira. Dessa fricção extraímos uma dramaturgia comprometida com a percepção estética e com o jogo teatral, na busca de estruturas inovadoras da organização do discurso cênico.
Palavras chave: teatro; dramaturgia; sagrado.

NAVARRO Maria Gracia. From Sacred and from the scenic game. Campinas UNICAMP; Professor.
ABSTRACT
This paper reflects on how it was prepared and transformed into scenic drama field research on the entity Pomba Gira belonging Brazilian religion Umbanda and Candomblé. The reflection will as a starting point Ô DE DENTRO! Ô DE FORA? OU A HISTÓRIA DO HOMEM QUE PEDIU UMA FOLIA À POMBA GIRA CIGANA, theater play performed by Pindorama Group (CNPq). In these religions the entities, or saints are present between bodies in a tête-à-tête between the man and the sacred. In this drama, the Umbanda is part of the genesis of the central character, her language influences the play structurally, where references to field research, are overlapped by the goal of forming a scenic play, acquiring the status of material. This material is rubbed on the conceptual and experimental territory of the encruzilhada, one new relational space, place of the error, of the miscegenation and the liminality. The practical experimentation laboratories met the competency areas of the performing arts, the visual arts and popular repertoire of Brazilian religious tradition. This friction, the group created a game. The piece was committed to aesthetic perception, which sought to create innovative organizational structures scenic speech.
Keywords: theater; dramaturgy; sacred.


COMUNICAÇÃO - O devir e a refundação do tempo ficcional em Nelson Rodrigues e Marguerite Duras

LAUREANO, Graziela D.O devir e a refundação do tempo ficcional em Nelson Rodrigues e Marguerite Duras . Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Doutoranda em Artes Cênicas; Orientador: José da Costa; Bolsa de doutorado da 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.
 
RESUMO
O trabalho propõe relacionar obras escolhidas de Nelson Rodrigues (1912-1980) e Marguerite Duras (1914-1996) à concepção deleuziana do tempo enquanto devir. A partir desta leitura deleuziana do tempo a análise vai mostrar uma refundação do tempo ficcional nas obras de Rodrigues e Duras. Constitui o pilar teórico da análise a filosofia de Gilles Deleuze (1925-1995). O olhar de Deleuze sobre o tempo derramado nas obras dos autores escolhidos permite uma compreensão não psicológica dos textos abordados. A escolha por Nelson Rodrigues e Marguerite Duras deve-se às abordagens temporais em suas obras, onde o tempo apresenta-se como uma “insistência” que subverte a ordem temporal sucessiva e onde a subjetividade pode ser vista mergulhada ou diluída em uma perspectiva temporal.
PALAVRAS-CHAVE: Devir, tempo, subjetividade, insistência.
 
RESUMÉ
Le travail propose une rapproche parmi les ouvres de Nelson Rodrigues et Marguerite Duras et la conception deleuzienne du temps comme devenir. La lecture deleuzienne du temps permettra voir une refondation du temps chez Nelson Rodrigues et Marguerite Duras. La philosophie de Gilles Deleuze constitue le fondement théorique de l’analyse. La perspective de Deleuze versé sur les ouvres de les auteurs choisies  permettra voir les textes abordées avec une compréhension non psychologique. La raison pour rapprocher Nelson Rodrigues  et Marguerite Duras  est l’abordage temporel de ces deux auteurs où le temps peut être vu comme une insistance  qui subverti l’ordre temporel successive et où la subjectivité peut être vu comme plongé ou dilué dans une perspective temporel.
MOST CLÉS:Devenir, temps, subjectivité, insistance


Comunicação - A poética da implosão na escrita de Sarah Kane

COPQUE, Hayaldo (Hayaldo Copque Fraga de Oliveira). A poética da implosão na escrita de Sarah Kane. Salvador: PPGAC-UFBA. Doutorado; Catarina Sant'Anna. CAPES.

RESUMO
Neste artigo são examinados alguns elementos da chamada poética da implosão na obra de Sarah Kane. Derivado da análise das peças de outro dramaturgo, Samuel Beckett, o termo é aqui utilizado como principal operador para o estudo panorâmico da composição da ação, tempo/espaço, caracteres,... no universo da artista inglesa.
PALAVRAS-CHAVE: Sarah Kane, poética da implosão, Samuel Beckett.

ABSTRACT
This article examines some elements of called poetic of implosion in the Sarah Kane's works. Derieved from the analysis of the Samuel Beckett's plays, this concept is used here as the main operator to study the composition of the action, time/space, characters,... in the universe of the English artist.
KEYWORDS: Sarah Kane, poetic of implosion, Samuel Beckett.


Comunicação - Princípios Brechtianos em Annie Hall de Woody Allen

PONTES, Hilda Lopes.Princípios Brechtianos em Annie Hall de Woody Allen. Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas – UFBA; Mestranda; CAPES; Orientador Prof.Raimundo Matos de Leão
 
Resumo
O trabalho propõe encontrar e destacar elementos brechtianos a partir da análise do filme Annie Hall.Brecht possui o estilo e encenação que insiste no caráter histórico da realidade representada e propõe que uma distância seja tomada pelo espectador. A característica da desconstrução de um gênero, do rompimento de um código preestabelecido, acontece não só no teatro, mas também no cinema. Muitos realizadores se usam algumas ferramentas para alcançar um efeito de estranhamento no público utilizando elementos e princípios que, de certa forma, se apropriam dos princípios propostos por Brecht. Um dos realizadores de cinema que mais quebra a "quarta parede" no cinema é Woody Allen. O mesmo realiza obras que possuem características brechtianas. O intuito do presente artigo é destacar elementos específicos de Brecht (a narração, o distanciamento e a metalinguagem - para expôr a obra artística como ficcional) e como os mesmos estão inseridos na obra de Allen.
Palavras- Chave: Brecht, Woody Allen, distanciamento

Abstract
This paper proposes to search Brecht`s element in the Woody Allen`s film Annie Hall. Brecht has a style and way of direct that insists on the historical way of showing reality and proposes that the audience takes a distance But this style and elements doesn`t happens just in the theather but also in the cinema. Lots of directors uses Brechts elements to cause this detachement. One of them is Woody Allen. He makes fims that breaks the fourth wall. The propose of this research is to point specifcs Brecht`s elements (narration, detachement and metalanguage- to expose the work as fictional) and how they are put in Allen`s Annie Hall. So, analyse those elements, pointing them.
Key-Words: Detachement, Brecht, Woody Allen


Comunicação - Das Sereias ao A Bao A Qu: o corpo que escuta e a dramaturgia para radionovelas

VILLAÇA, Iara. Das Sereias ao  A Bao A Qu: o corpo que escuta e a dramaturgia para radionovelas. Salvador: Universidade Federal da Bahia; mestrado; PROEX/CAPES; Antonia Pereira Bezerra. Atriz e dramaturga.

RESUMO
O presente artigo inspira-se no texto de Jorge Luís Borges e Margarita Guerrero “O livro dos seres imaginários”. E baseia-se na experiência do projeto “Nova Rádio Caleidoscópio”, de realização de radionovelas no século XXI, para propor uma reflexão sobre a escrita de roteiros para o rádio, levando em conta a escuta ativa do radio-ouvinte. Para tanto, discute as ideias de Mirna Spritzer (2005), cuja pesquisa de doutoramento propôs o uso da radionovela como instrumento pedagógico para o ator; Fernando Manoel Aleixo (2004) e seus estudos sobre a corporeidade da voz; e Cecília Borges (2004), que discute, em sua dissertação de mestrado, a voz como expansão do corpo e a palavra como materialidade sonora.
PALAVRAS-CHAVE: radionovela. Corpo. Escuta.

ABSTRACT
This article draws on text from Jorge Luis Borges and Margarita Guerrero "The book of imaginary beings." And it’s based on the experienceof the project "Nova Rádio Caleidoscópio" by performing radio dramas in the XXI century, to propose a reflection on writing scripts for radio,taking into account the active listening of the radio listener. The discussion centers on the ideas of Mirna Spritzer (2005), whose doctoral research proposed the use of radio drama as an educational tool for the actor; Fernando Manuel Aleixo (2004) and his studies on thecorporeality of the voice; and Cecilia Borges (2004), which discusses, in her dissertation, the voice as an expansion of the body and the wordas a sound materiality.
KEYWORDS: Soap opera. Body. Listening.



Comunicação - Sujeito e Estranhamento da Fala em À Procura de Emprego de Michel Vinaver



Comunicação - Rapsódia: uma estratégia pós-moderna para o drama?

SANCHES, João (João Alberto Lima Sanches).  Rapsódia: uma estratégia pós-moderna para o drama?. Salvador: PPGAC-UFBA. Universidade Federal da Bahia; Doutorando; Cleise Furtado Mendes. Bolsa CAPES; Doutorado. Dramaturgo e Diretor.
 
RESUMO
O artigo apresenta uma reflexão sobre algumas estratégias de composição recorrentes em dramaturgias contemporâneas que podem ser relacionadas à noção de  rapsódia, formulada pelo dramaturgo e teórico francês Jean-Pierre Sarrazac, e ao princípio de multiplicidade, tal como abordado pelo escritor Ítalo Calvino no livro Seis propostas para o próximo milênio. O artigo desenvolve uma associação entre multiplicidade, procedimentos rapsódicos de construção dramática e considerações sobre a pós-modernidade. Para isso, escritos do filósofo Jean-François Lyotard e do sociólogo Michel Maffesoli são utilizados como referência, além da noção de princípio da escritora, atriz e pesquisadora Sônia Rangel.
Palavras-chave: Dramaturgia; Rapsódia; Pós-modernidade.
 
ABSTRACT
The article focuses on some strategies of  composition that are recurrent in contemporary dramaturgy and which can be related to the notion of rhapsody, formulated by  the french playwright and theorist Jean-Pierre Sarrazac, and to the principle of  multiplicity, approached by the writer Italo Calvino in the book Six proposals for the next millennium. The article develops an association between the principle of multiplicity, rhapsodic procedures of dramatic construction and considerations about postmodernity. Writings of the philosopher Jean-François Lyotard and of the sociologist Michel Meffesoli are used as reference, and also the notion of the principle as discussed by the actress and researcher Sonia Rangel.
Keywords: Dramaturgy; Rhapsody; Post-modernity.



Comunicação - Uma composição cênico-dramatúrgica: o dominó de fragmentos das mulheres de Nelson.

NASCIMENTO, Juliana M. G. Carvalho.  Uma composição cênico-dramatúrgica: o dominó de fragmentos das mulheres de Nelson. Salvador: UFBA; doutorado em artes cênicas; Hebe Alves; bolsista CAPES.

RESUMO
Este trabalho apresenta a etapa inicial de um processo de composição cênico-dramatúrgico, que envolve a construção de uma dramaturgia a partir das noções de fragmentação e colagem. A pesquisa parte do teatro de Nelson Rodrigues e tem como eixos norteadores a personagem D. Eduarda (de  Senhora dos Afogados), bem como duas categorias de personagens mulheres desse teatro: as mulheres castas, que negam a feminilidade; e as que são arrebatadas pelas pulsões sexuais. O objetivo é criar uma dramaturgia (textual e cênica) que entrelace D. Eduarda a outras personagens mulheres das referidas categorias, investindo na criação de uma (outra) personagem/cena ambivalente ao extremo. A primeira etapa dessa composição dramatúrgica se deu através de um jogo denominado dominó de fragmentos (oudominó de mulheres).
Palavras-chave: Composição dramatúrgica. Multiplicidade. Nelson Rodrigues.

RÉSUMÉ
Cet article présente les principes et la étape initiale d'um procès de composition scénique dramaturgi qui consiste à construire une dramaturgie basé sur les notions de fragmentation et collage. La recherche a pour base le théâtre de Nelson Rodrigues, e pour des guidages la personnage D. Eduarda ( Dame des noyés) et deux catégories des personnages féminins de leur théâtre: des femmes chastes, qui nient la féminité; et ceux qui sont dépassés par les pulsions sexuelles. L'objectif est de créer un dramaturgie (textuelle et scénique) qui entrelacent D. Eduarda a les autres personnages féminins de ces deux catégories mentionnées, en investissant dans la création d'um (autre) personnage / scène ambivalente à l'extrême. La première étape de cette composition dramaturgique était à travers un jeu appelé dominos de fragments (ou domino de femmes).
Mots clés: Composition dramaturgique. Multiplicité. Nelson Rodrigues.  


Comunicação - O corpo alegórico e a produção dramatúrgica em laboratório: A Deus Todomundo

LEITE, João Denys Araújo.  O corpo alegórico e a produção dramatúrgica em laboratório: A Deus Todomundo. Recife: Curso de Interpretação Teatral. SESC /PE. Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística; UFPE. Professor Assistente. Dramaturgo e Encenador.

RESUMO
Este trabalho faz parte da investigação experimental em laboratório de interpretação teatral e encenação no qual as alegorias criadas pelos corpos dos atores, em processo formativo, fornecem a matéria prima para a reescritura de Todomundo [Everyman], moralidade inglesa do século XV, resultando na montagem do espetáculo cujo novo texto é A Deus Todomundo. O procedimento teórico-metodológico adotado estrutura-se em três eixos: um modelo de reescrever obras teatrais experimentado por Bertolt Brecht; as noções de atuação alegórica e o estabelecimento de conexões entre a estética barroca na contemporaneidade e as dramaturgias que emergem no processo de encenação.
PALAVRAS-CHAVE: Alegoria. Laboratório teatral. Re-escritura teatral. Texto e Encenação.

ABSTRACT
The allegorical body and the dramaturgical production laboratory: A Deus  Todomundo.
This work is part of the experimental research in theatrical interpretation and direction laboratory in which the allegories created by the bodies of the actors, in the training process, provide the raw material for the rewriting of  Everyman, English morality of the fifteenth century, resulting in the performance whose the new text is A Deus Todomundo. The theoretical and methodological procedure adopted is structured around three axes: a model of rewriting theatrical works experienced by Bertolt Brecht; notions of allegorical acting and the establishment of connections between the Baroque aesthetic in contemporary times and dramaturgies that emerge in the staging process.
KEYWORDS: Allegory. Theatrical laboratory. Theatrical rewrite. Text and Staging.



Comunicação - O GROTESCO NO PALHAÇO: uma breve reflexão a partir dos aspectos característicos do grotesco na dramaturgia do palhaço moderno.

SANTOS, Leandro Lago.  O GROTESCO NO PALHAÇO: uma breve reflexão a partir dos aspectos característicos do grotesco na dramaturgia do palhaço moderno. São Paulo: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp; mestrando; Mário Fernando Bolognesi. Bolsista pela CAPES; mestrando.  
 
RESUMO 
O trabalho se propõe a discutir sobre o fenômeno grotesco, refletindo a propósito de sua origem, conceitos e suas características, bem como identificá-lo na constituição da dramaturgia do palhaço. Entende-se dramaturgia aqui em seu sentido amplo, ou seja, a partir da linguagem do palhaço, no aspecto compositivo deste arquétipo. A partir de uma análise histórica do palhaço, pretende-se identificar aspectos do grotesco na composição dessa figura cômica, desde os cômicos gregos até o palhaço moderno, pontuando como o marco inicial desse palhaço o clown inglês Joey Grimaldi. O estudo de sua dramaturgia possibilita pontuar os aspectos grotescos identificáveis, ainda, na concepção de outros palhaços. Assim, pretende-se compreender a importância do grotesco enquanto um fenômeno essencial na concepção dos palhaços ao longo da história, além da sua contribuição no entendimento da dramaturgia do palhaço moderno.
PALAVRAS-CHAVE: Grotesco: Palhaço: Dramaturgia: História.
 
ABSTRACT
The paper aims to discuss the grotesque phenomenon, reflecting the purpose of its origin, concepts and their characteristics and how to identify it in the constitution of dramaturgy clown. Means dramaturgy here in its broadestsense, from the language of the clown, the compositional aspect of this archetype. From a historical analysis of the clown, is intended to identify aspects of the grotesque in the composition of this comic figure, from the greeks to the modern comic clown, scoring as the starting point of this clown the clown english Joey Grimaldi. The study of his dramaturgy enables scoring identifiable grotesque aspects, even in the design of other clowns. Thus, we intend to understand the importance of the grotesque as an essential phenomenon in the design of clowns throughout history, in addition to its contribution to the understanding of the dramaturgy of modern clown.
KEYWORDS: Grotesque: Clown: Dramaturgy: History: 


Comunicação - A construção da pluralidade dramatúrgica por meio da desconstrução do drama na encenação de Anjo Negro, de Frank Castorf.

CANDEIAS Manoel.  A construção da pluralidade dramatúrgica por meio da desconstrução do drama na encenação de  Anjo Negro, de Frank Castorf. Campinas: Unicamp. Instituto de Artes; Doutor em Artes da Cena. Ator e dramaturgo.

RESUMO
Esta comunicação visa demonstrar algumas maneiras pelas quais o encenador alemão Frank Castorf cria um modo particular de desconstrução do drama. Suas montagens não se apresentam em fragmentos, fazendo referências sutis a outras obras, elas expõem em cena justamente o processo de desconstrução do fio narrativo das peças teatrais ou textos literários nos quais se inspiram. Assim, partindo de uma análise de sua encenação de  Anjo Negro, realizada em São Paulo, com profissionais brasileiros, este trabalho demonstrará que o foco do diretor no próprio movimento de desconstrução cria uma relação dialética bastante expressiva entre o drama e as outras dramaturgias que compõem uma obra teatral. Dessa forma, enquanto o drama se dilui, cenografia, iluminação, trilha sonora, recursos audiovisuais e, sobretudo, atores têm sua linha dramatúrgica potencializada.
PALAVRAS-CHAVE: Dramaturgia da cena: Desconstrução do drama: Teatro contemporâneo: Frank Castorf: Teatro alemão.

ABSTRACT
This communication aim to demonstrate some ways by which German director Frank Castorf creates a particular way of deconstructing the drama. His theatrical productions are not presented in fragments, making subtle references to other works, they expose on the scene precisely the process of deconstruction of the narrative thread of the plays or literary texts in which they are inspired. Thus, starting from an analysis of his staging of  Anjo Negro (Dark Angel), held in São Paulo with Brazilian professionals, this paper will demonstrate that the focus of the director in the movement of deconstruction itself creates a very expressive dialectic relationship between drama and other dramaturgies that compose a theatrical work. Thereby, while the drama is diluted, set design, lighting, soundtrack, audiovisual resources and, above all, actors have their dramaturgical line enhanced.
KEYWORDS: Dramaturgy of the scene: Drama deconstruction: Contemporary theater: Frank Castorf: German theater.



Comunicação - Circo e teatro: aproximações e apropriações

BOLOGNESI, Mario Fernando.  Circo e teatro: aproximações e apropriações. São Paulo: Instituto de Artes da UNESP. Professor do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista; Pesquisador CNPq.

RESUMO
Com base no percurso histórico das artes circenses, investigar-se-á os  princípios estéticos que orientam as práticas levadas adiante nas lonas itinerantes, por parte de dinastias e companhias circenses, e as praticadas pelo autodenominado “novo circo” e “circo contemporâneo”. O intuito de “representação do mundo”, almejado pelo “novo circo”,  impõe uma necessidade de coerência interna ao enredo e à encenação, aproximando-o da categoria doverossímil. O “circo tradicional” norteia-se por paradigmas que não têm no verossímil sua sustentação estética; ele adotou o princípio da montagem de atrações, uma prática comum entre os espetáculos de matriz popular.
PALAVRAS-CHAVE: Circo; Teatro; Atrações.

ABSTRACTS
Based on the history of circus arts, will investigate the aesthetic principles that guide the practices carried in the circuses, by dynasties and companies, and practiced by the "new circus" and "contemporary circus". The purpose of "representation of the world", aimed at "new circus", imposes a need for internal coherence to the dramaturgy and staging, approaching the category of believable. The "traditional circus" is guided by the others paradigms; it adopted the principle of montage of attractions, a common practice among the popular shows.
KEYWORDS: Circus; Theater, Attractions.


COMUNICAÇÃO - A Teatralidade da dramaturgia rodriguiana

COMUNICAÇÃO - SANTANA, Mario. A Teatralidade da Dramaturgia Rodriguiana. Campinas: Unicamp; Professor efetivo; Diretor.

RESUMO
Devido à grande variedade de manifestações consideradas como eventos de teatro, pensar o que seja teatralidade transformou-se em tarefa complexa e polêmica. Mas pensar o que seja teatralidade, quando o objeto de estudo são as composições dramatúrgicas de Nelson Rodrigues, transforma-se em tarefa instigante e prazerosa em virtude do alto teor expressivo que o termo adquire nas suas peças. Nelson forjou uma dramaturgia intensamente teatral, porque lúdica, explícita e contaminada por expedientes cênicos. Este artigo abordará alguns dos procedimentos, recorrentes ou pontuais, presentes na sua escrita para o palco, e que podem ser considerados como recursos potencializadores da teatralidade para a criação da cena e o desempenho dos atores.
PALAVRAS-CHAVE: teatralidade : dramaturgia : Nelson Rodrigues : procedimentos cênicos : rubricas de atuação

ABSTRACT
SANTANA, Mario.
The theatricality of Nelson Rodrigues’ dramaturgy. Campinas: UNICAMP – elective professor; director.
Due to the enormous variety of contemporary manifestations commonly held as theatre events, it has become a complex and polemical task to think about what is and what is not truly theatrical nowadays. Nevertheless, when the object of study upon which this analytical task must be done is the dramaturgical compositions of an author like Nelson Rodrigues, the job becomes delightful and stimulant, especially due to the high levels of expressivity involved. Nelson has crafted an extremely theatrical dramaturgy, exactly because it is filled with lucidity and explicitly contaminated by scenic devices. This article will approach some of these proceedings that can be found in his playwriting – the occasional and the recurring ones – and can also be held as potentiating elements of theatricality for the creation of a scene.
Keywords: theatricality : dramaturgy : Nelson Rodrigues : scenic devices and proceedings : action rubric


Comunicação -Um teatro feito da matéria dos sonhos: Os Gigantes da Montanha e o Grupo Galpão

RIBEIRO, Martha. Um teatro feito da matéria dos sonhos: Os Gigantes da Montanha e o Grupo Galpão. Niterói: Universidade Federal Fluminense; Professor Adjunto. Diretora teatral.

RESUMO
Se em Pirandello estamos diante de um modo de pensar o teatro que revoga a representação de dentro, apontando como impossível o ato de representar um papel, seu projeto maior foi nos fazer ver o impensável, engendrando em sua dramaturgia personagens que se auto-representam. Tal pensamento se materializa de forma indiscutível em “Os Gigantes da Montanha” (1936), que na sua montagem pelo Grupo Galpão encontra os meios ideais para a composição dos sonhos.
Palavras-Chave: Luigi Pirandello; Experiência; Grupo Galpão.

ABSTRACT
So, if with Pirandello, we are above a way of thinking about theater that repeals representation from within, showing that is impossible the act of play a role, his biggest project was to make us see the unthinkable, engendering in his dramaturgy, characters that represent themselves. Such thought materializes in a unquestionable way in "Os Gigantes da Montanha" (1936) that in its presentation by Grupo Galpão finds the ideal mean for the composition of the dreams.
Key-words: Luigi Pirandello; Experience; Grupo Galpão.



Comunicação - Dramaturgia e encenação: uma questão de alteridade no processo teatral

SILVEIRA, Patrícia dos Santos.  Dramaturgia e encenação: uma questão de alteridade no processo teatral. Porto Alegre: PUCRS. Doutoranda em Escrita Criativa; Orientador: Luis Antonio de Assis Brasil. Bolsista Capes. Pesquisadora, dramaturga e diretora.

RESUMO
PALAVRAS-CHAVE: Dramaturgia: Encenação: Processo de criação: Alteridade.
Este trabalho reflete acerca da alteridade nos processos de criação teatral em que as funções de dramaturgia e encenação são exercidas pelo mesmo artista. Analisa as implicações quando dois papéis, inicialmente distintos, são desenvolvidos pelo mesmo criador. Toma exemplos da Grécia antiga até a atualidade, nos quais os dramaturgos participam presencialmente da construção do espetáculo, seja na função de direção, atuação ou nos chamados processos colaborativos. Os exemplos mostram que tal situação é recorrente no teatro ocidental, inclusive no teatro brasileiro contemporâneo. Além dos exemplos da história do teatro, utilizam-se como fonte de análise as experiências da própria autora na criação de três espetáculos:  Sonhos [Im]possíveis (2012), As Lágrimas de Heráclito (2014) eCongresso Internacional do Terrorismo (2014), apresentados em Porto Alegre. Essa forma de criação cênica coloca o seguinte problema: como exercer alteridade em relação ao texto quando se é encenador da própria dramaturgia? Para o trabalho da escrita, essa condição evidencia que o processo do dramaturgo está intimamente relacionado à cena desde sua gênese. Além disso, tal paradoxo também questiona o papel do texto e do espetáculo, suas aproximações, seus limites e transbordamentos.

ABSTRACT
KEYWORDS: Playwriting: Staging: Creative Process: Alterity.
This is a reflection on the alterity that is present on the processes of theatrical creation where the roles of playwriting and directing are carried out by the same artist. It analyzes what's implied when two different roles, distinct at start, are done by the same creator. It takes examples from Greece to the present day in which the playwright takes a present part in creating the play, whereas as a director, actor or in the so called collaborative processes. Examples show that this process is recurrent in western Theater, Brazilian theater included. In addition to examples from theatrical history, the author's experience as a creator is used for assessment from three shows:  Sonhos [Im]possíveis (2012), As Lágrimas de Heráclito (2014) and Congresso Internacional do Terrorismo (2014), all three presented in Porto Alegre (Brazil). This form of stage creation places an issue: how to exert authority towards the text when one directs his/her own playwriting? For writing, it conveys that the process of the playwright is intimately connected to the stage, from its very start. Besides, such paradox also questions the role of both text and show, their similarities, limits and excesses.


Comunicação - Uma crítica à supremacia do corpo no pensamento teatral pós-moderno.

BERTON, PAULO RICARDO. Uma crítica à supremacia do corpo no pensamento teatral pós-moderno. Florianópolis: UFSC. UFSC, professor adjunto. Dramaturgo e diretor teatral.

RESUMO
A partir de premissas do teórico marxista Zygmunt Bauman, este artigo contesta a supremacia do corpo quando se tenta definir o conceito de teatralidade. Mesmo sabendo que a dissolução das fronteiras entre as artes está em clara consonância com as estratégias teóricas da modernidade líquida, num momento histórico em que tanto se fala e se advoga a idéia de um teatro colaborativo, horizontal e equilibrado, contentar-se com um único elemento necessário para a atividade teatral acaba por paradoxalmente corroer estes princípios. Como pode haver colaboração entre as diferentes funções, se todas elas podem ser excluídas em benefício de apenas uma, a corporalidade do ator? Onde se encontra a horizontalidade entre estas funções, se uma delas ocupa uma hierarquia superior? E, por fim, nos perguntamos se é possível alcançar o meio termo entre o apolíneo e o dionisíaco, se temos apenas um dos tantos elementos que tradicionalmente estabelecem a especificidade do teatro sendo priorizado? Entender a relação entre o pensamento hegemônico do capitalismo tardio e a sua manifestação numa cena teatral auto-denominada alternativa se faz fundamental para que o teatro recupere tudo aquilo que o define como tal.
PALAVRAS-CHAVE: Teatralidade, corpo, pós-modernismo, crítica.

ABSTRACT
According to some premises developed by the Marxist thinker Zygmunt Bauman, this article criticizes the supremacy of the body whenever one tries to define theatricality. Even aware that the dissolution of frontiers between the arts resonates the theoretical strategies of the liquid modernity, in a historical moment in which people talk and defend the idea of a collaborative, horizontal and balanced theatre, to be glad with a sole necessary element for the theatrical practice ends up paradoxically distorting those principles. How is it possible to have a collaboration among different functions, if all of them can be excluded with the exception of one of them, the corporality of the actor? Where is it to find the horizontality among these functions, if one of them occupies the superior hierarchy? And, at last, we ask ourselves if it is possible to reach a mid-term between the apollonian and the dionysian, if we have as a priority only one of so many elements that traditionally establish the specificity of theater? To understand the relationship between the hegemonic thought of the late capitalism and its manifestation in a theatre scene self-entitled as alternative becomes basic for the theatre to recuperate everything that gives it its definition.
KEY-WORDS: Theatricality, body, post-modernism, critic. 


Comunicação - A importância do Circo-Teatro na formação do palhaço de picadeiro de famílias circenses itinerantes.

A importância do Circo-Teatro na formação do palhaço de picadeiro de famílias circenses itinerantes .

SILVA, Edu (Pedro Eduardo da Silva). A importância do Circo-Teatro na formação do palhaço de picadeiro de famílias circenses itinerantes.São Paulo: UNESP. Instituto de Artes da UNESP; mestrando. Mario Fernando Bolognesi. Palhaço, ator e diretor teatral.

RESUMO
Este trabalho se baseia em duas entrevistas que destacam a importância que a experiência com o Circo-Teatro teve na formação de palhaços de picadeiro de famílias circenses itinerantes, entre as décadas de 1920 e 1950. Roger Avanzi e Arlindo Pimenta, artistas de companhias e famílias distintas apresentam diversos aspectos coincidentes no processo de desenvolvimento de suas atuações como palhaços, chamando a atenção para a importância da experiência como atores de Circo-Teatro, sobretudo pela estruturação de um raciocínio dramatúrgico na criação e condução de esquetes para o picadeiro, bem como o aprimoramento da atuação verbal, em complemento às performances de base corporal acrobática.
PALAVRAS CHAVES:Palhaço; Circo-Teatro; atuação; formação.

RÉSUMÉ
Ce travail est basé sur deux entretiens qui mettent en évidence l'importance de l'expérience avec le Circus-Theatre dans le façonnement de clowns de familles de cirque itinérant, entre 1920 et 1950. Roger Avanzi et Arlindo Pimenta, artistes de entreprises et familles distinctes, ont plusieurs aspects coïncidents dans le développement de leurs rôles en tant que de clowns, attirant l'attention sur l'importance de l'expérience comme acteurs de cirque-théâtre, notamment la structuration d'une pensée dramaturgique dans la création et la réalisation des sketches, ainsi que la amélioration de la performance verbale, en plus des spectacles de base de corps acrobatique.
MOTS-CLÉS:clown; Cirque-Théâtre; la performance; la formation. 

Comunicação - A cabeça cortada da velha América.

RÊGO, Rafael Almeida Pereira do. A cabeça cortada da velha América. Salvador: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA; mestrando; Catarina Sant’Anna. Ator e diretor
 
RESUMO 
Proprõe-se a análise das imagens poético-dramáticas de decapitação presentes no texto dramático “Flores D’América” (1998) de João Denys Araújo Leite (1957). Está em jogo o imaginário sertanejo, onde figuram a seca, a pobreza, o poder autoritário de uns e outros, a solidão e notadamente o cangaço. Mas como pano de fundo dos aspectos históricos-culturais regionais nordestinos, encontra-se a sombra de todo um continente, na configuração da personagem Dona América, a degolada em questão. Essa comunicação faz parte da pesquisa de Mestrado desenvolvida dentro do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA, sob orientação da Prof. Dra. Catarina Sant’Anna.
 
Palavras-chave: dramaturgia; cangaço; América Latina; imaginário.
ABSTRACT
This presentation analyses the poetic-dramatic images of decapitation in the dramatic text "Flores d'America" (1998) by John Denys Araújo Leite (1957). It involves the  "sertanejo" imaginary, which includes drought, poverty, authoritarian power, loneliness and specially the "cangaço". But, as the background of the northeastern regional historical and cultural aspects, there is the shadow of an entire continent, in the configuration of the character of Dona América, who is beheaded in the piece. This presentation is a partial result of the research conducted within the activities intended to achieve a master of arts degree in Performing Arts at the UFBA, under guidance of Prof. Catarina Sant'Anna PhD. 
Keywords: dramaturgy; cangaço; Latin America; imaginary



Comunicação - A construção dialógica em novas diretrizes em tempos de paz: um estudo das dimensões do público e do privado a partir do conceito de polifonia.

OLIVEIRA, Ronaldo Magalhães.  A construção dialógica em novas diretrizes em tempos de paz: um estudo das dimensões do público e do privado a partir do conceito de polifonia. Salvador: Universidade Federal da Bahia. Mestrando em Artes Cênicas do PPGAC-UFBA; Bolsista do CNPq; Nível GM; Orientadora: Catarina Sant´Anna.
 
RESUMO
Este trabalho pretende analisar a construção dialógica presente na obra  Novas Diretrizes em Tempos de Paz (Bosco Brasil, 2001), identificando a partir da estrutura dramática do texto, a correlação entre discurso, poder e ideologia e de como se estabelecem as dimensões do público e do privado na criação textual do autor, a partir notadamente do conceito de polifonia como elemento constitutivo da heterogeneidade discursiva da obra. Como aporte teórico para o desenvolvimento desta presente comunicação, o autor utilizará as teorias de Mikhail Bakhtin, Cleise Mendes, Michel Foucault. Sendo assim, o que nos interessa é pontuar o confronto de discursos, o entrecruzamento de textos que se apresentam na estrutura da escrita dramatúrgica e confirmar a dimensão política presente na interação dos personagens. 
PALAVRAS-CHAVE: dialogismo, Polifonia, análise do discurso.
                                                          
ABSTRACT
This report intend to analysis the dialogical construction present in the work  Novas diretrizes em tempos de paz (Bosco Brasil, 2001) from identifying dramatic structure of text, the conexion among discourse, powerful and Ideology and how it establish public and private dimensions on the text from of concept ofpolyphony as a constitutive element of discursive heterogeneity of work. As a theoretical contribution to the development of this communication, the author uses the theories of Mikhail Bakhtin, Cleise Mendes, Michel Foucault. Thus, what matters is emphasizing of discourses, the intercrossing of texts that appear in the structure of the dramaturgical writing and to confirm political dimension in the interaction of the characters. 
KEYWORDS: Dialogism, polyphony, discourse analysis.


Comunicação - Processo Criativo: tendência, caos e acaso na escrita de Virginia Woolf – estudos para uma dramaturgia apropriativa.

SCHABBACH, Virginia Maria. Processo Criativo: tendência, caos e acaso na escrita de Virginia Woolf – estudos para uma dramaturgia apropriativa. Porto Alegre: UFRGS. PPGAC. 2014/1; Inês Marocco. CAPES; 1.

RESUMO
Esse artigo investiga o processo de escrita da obra “Entre os Atos”, de Virginia Woolf, segundo os conceitos de “tendência”, “caos” e “acaso” (SALLES, Cecília) assim como o conceito de apropriação e a contribuição destes na criação de uma composição dramatúrgica. Para isso será realizada uma revisão bibliográfica sobre esses conceitos, tendo como material de pesquisa, além da referida obra, os diários de Woolf no período que engloba a escrita literária e apoio documental das biografias sobre Woolf. Em sua pesquisa sobre o processo criativo, Salles traz a confluência de ações entre “tendência” e “acaso”, como forças impulsionadoras da criação em arte. Virginia escreve essa obra ao final de sua vida e nela, permanece a “tendência” em apresentar a interioridade das personagens, seu fluxo de consciência que, nesta obra, ganha contornos meta-teatrais por apresentar um espetáculo de teatro dentro da obra literária. Essa tendência é atravessada pela instabilidade emocional que a chegada do nazismo na Inglaterra causa na artista e com ela, imagens suscitadas pelo “acaso” são inseridas na obra. A análise da vida e obra da escritora, amparados por esses conceitos integram a pesquisa de mestrado “Uma Dramaturgia para Virginia Woolf”, onde múltiplas fontes literárias da escritora são utilizadas na composição de uma dramaturgia. Palavras-chave: processo criativo: dramaturgia: Virginia Woolf.

ABSTRACT

This article investigates the writing process of the book "Between the acts" by Virginia Woolf, according with the concepts of "tendency", "chaos" and "random" (SALLES, Cecilia) and the concept of appropriation and their contribution in the creation of a dramaturgic composition. For this, a bibliographical review about these concepts will be made, using as a research material the book aforementioned, Woolf’s Diary in the period that comprises the literary writing and biographies about her. In Salles’ research on the creative process, the confluence of actions between "tendency" and "random" is brought as forces of creation in art. Virginia writes this work at the end of her life, and in it remains the "tendency" in presenting the interiority of the characters, their stream of consciousness that, in this work, shows metatheater contours for presenting a theatrical spectacle within the literary work. This tendency is crossed by emotional instability that the arrival of the Nazis in England causes in the artist and with it; images provided by "chance" are inserted in the work. The analysis of the life and work of the writer, backed by these concepts are part of the master’s research "A Dramaturgy to Virginia Woolf", where multiple literary sources of the writer are used in the composition of a dramaturgy. Keywords: creative process: dramaturgy: Virginia Woolf.