GT Teorias do Espetáculo e da Recepção – Anais do VI Congresso

 
  • O confronto com o implacável: o sujeito em 4.48 Psicose, de Sarah Kane

Adriana Delgado Santelli

Professora do Curso de Artes Cênicas – UFAC

Mestre em Letras, Linguagem e Identidade – UFAC

Resumo: O texto teatral Psicose 4.48, de Sarah Kane, desafia de modo intenso os conceitos da dramaturgia contemporânea. Inquietante e radical, prescinde da escrita dramática convencional para converter-se em texto-espetacular, tal sua força expressiva. Ao narrar o fluxo de consciência de um ser atormentado por seu inconsciente e sua inadaptação ao real, Kane abate o expectador, e insiste em apresentar o sofrimento como ele é – diante disso ficamos estarrecidos e desamparados. Por meio da leitura e encenação desse texto, que aponta para a tentativa de reconstrução de um sujeito singular, pretende-se, uma reflexão a respeito do binômio psicanálise/teatro.

Palavras-chave: Psicanálise, Teatro, Contemporâneo.

  • Estudos da Voz do Ator: Estado da Questão no Brasil

Adriana Fernandes
Profa. Adjunta Departamento de Artes Cênicas e PPG-Música UFPB
PhD em Etnomusicologia – University of Illinois at Urbana-Champaign

Resumo: Este trabalho pretende fazer um levantamento e organização dos estudos disponíveis no Brasil, em português, tratando sobre a voz do ator de teatro. O intuito é ter uma visão panorâmica destes estudos, considerando as publicações não só na área de teatro como também na área de fonoaudiologia e música.  O objetivo maior é, ao refletir sobre este levantamento, apontar possíveis rumos para as pesquisas sobre este assunto, detectando lacunas que ainda precisam ser investigadas e perguntas que ainda não foram respondidas, auxiliando assim no avanço destes estudos.

Palavras-chave: voz, ator, fonoaudiologia, musica.

  • O absoluto e o grotesco da derrota: 60 anos de uma tragédia brasileira

Adriana Silva Amorim
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA
Doutoranda – Dramaturgia, História e Recepção – Luiz Cláudio Cajaíba Soares
Bolsa CAPES

Resumo: O presente texto discute algumas recorrências encontradas na obra Shakespeare nosso contemporâneo, de Jan Kott (2003), mais precisamente na análise do que ele identifica como o absoluto nas tragédias clássicas e renascentistas e grotesco no drama contemporâneo. Estes elementos são identificados na partida de futebol ocorrida no dia 16 de Julho de 1950, no Estádio do Maracanã, quando o Brasil perdeu a chance de tornar-se campeã mundial de futebol, num evento onde todas as probabilidades apontavam para uma vitória da nossa seleção. A base para esta comparação é a relação entre o universo desta partida e seu impacto no público. Defende-se aqui, portanto, o lugar do espectador na constituição da dramaturgia do futebol, pois é apenas nesta relação que se lhe pode conferir um caráter trágico.

Palavras-chave: Tragédia, Futebol, Espectador.

  • Escrevendo Histórias: Experiências Significativas – Grupos de Teatro Zona Leste SP

Alexandre Mate
Programa de Pós-graduação em Artes – UNESP
Doutorado História USP

Resumo: A cidade de São Paulo tem 1.525 km² de área. A Zona Leste tem 298,8 km², quase sem infraestrutura: pouco se sabe do que nela se pratica e da gente que lá vive (4.000.000 de moradores). Sabe-se que a região é ocupada sobretudo por migrantes nordestinos. Apesar do abandono, uma ousada e significativa produção teatral tem sido apresentada por diversos grupos na região, dentre eles: II Trupe de Choque, Buraco d’Oráculo, Cia. Estável, Dolores Boca Aberta, Grupo XIX, Engenho e Pombas Urbanas. Estes grupos transitam com o épico, apresentam-se em qualquer espaço, juntam o popular e o erudito e dialogam.

Palavras-chave: história do teatro paulistano – teatro de grupo paulistano – grupos paulistanos de teatro da Zona Leste

  • A imagem no teatro: considerações interdisciplinares do olhar e do sentir

Ângela Francisca Almeida de Oliveira
Mestre em Artes Cênicas – PPGAC/UFRGS
GT Teorias do espetáculo e da recepção
Comunicação oral

Resumo: Este artigo propõe reflexões sobre a imagem no teatro, suas especificidades e paradoxais implicações no contexto de espetáculos de linguagem híbrida de encenação. Através da ampla conceituação de imagem, abordaremos, sob a perspectiva da recepção, a concretização imagética no teatro em relação aos demais campos da arte. Traçaremos paralelos com o auxílio de teorias da percepção e do efetio estético, textos críticos e filosóficos, envolvendo, também, estudos teóricos representativos nas áreas do cinema e da literatura.

Palavras-chave: imagem, recepção, interdisciplinariedade, encenação

  • Condicionantes e Lugares do Espectador da Cena Contemporânea

Carmen Valdez
UNIRIO – Mestranda
Processos e Métodos da Criação Cênica – Orientador Prof. Dr. Walder G. V. de Souza
Bolsa CAPES/REUNI

Resumo: O trabalho versa sobre a atualização do conceito de obra aberta de Umberto Eco mediada por um diálogo com os pressupostos do teatro pós dramático de Hans Thies Lehmann, objetivando pensar a estruturação de novos lugares do espectador da cena contemporânea. Entende-se que o teatro dos últimos 50 anos é marcado por intensa desconstrução dos métodos tradicionais do fazer teatral, abrindo espaços para o desenvolvimento de novos processos de experimentação e elaboração cênicas. Estes processos não apenas redimensionaram a noção de “produto” final, como também passaram a redefinir as estratégias de acesso ao espectador – sustentadas por entendimentos diferenciados sobre a recepção teatral e o contexto atual de organização das relações sociais.

Palavras-chave: espectador contemporâneo; obra aberta; teatro pós dramático; recepção teatral

  • A Elaboração do Simbólico: Imanência e Transcendência no Processo de Recepção Teatral

Clóvis Dias Massa

Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFRGS
Professor Adjunto – Doutor em Letras – PUCRS

Resumo: A investigação dos vínculos e conexões que fazem os espectadores durante o processo de recepção teatral, a partir das noções de imanência e transcendência da obra de arte, segundo Gérard Genette. A pesquisa baseia-se na aproximação entre a teoria do efeito estético e o levantamento empírico do relato de um grupo heterogêneo de espectadores de Porto Alegre, composto de artistas e não-artistas, ao considerar o que é relevante para os sujeitos entrevistados, a maneira como cada espectador reelabora simbolicamente o que foi vivido e como a experiência estética é evocada, conforme o que foi memorizado. Tal estudo visa examinar em que medida a teatralidade consiste na realização simbólica dos seus desejos reprimidos, por meio da sensibilidade e da imaginação criadora do espectador.

Palavras-chave: recepção teatral – experiência estética – efeito estético

  • “A voz na cena goiana: entre a linguagem e a técnica”.

Cristhianne Lopes do Nascimento
Programa de Pós-Graduação em História – PUC/GO
Mestranda – História – Or. Profº Dr. Eduardo José Reinato – Co Or. Profº Dr. Robson Corrêa de Camargo
Especialista em História Cultural e Educação – PUC/GO
Coordenadora e Professora – Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França – GO

Resumo: Este trabalho apresenta os primeiros passos da pesquisa que realizo no meu curso de mestrado, intitulada: “Memória e representação: uma busca da identidade vocal para o ator goiano”. Pretendo descrever alguns dos elementos componentes na formação e prática dos atores goianos, especificamente em relação ao treinamento de voz. Para tanto, serão mencionados alguns grupos do movimento teatral em Goiás, visando, numa perspectiva histórica, um estudo sobre a voz do ator. Nesse sentido, os fenômenos culturais serão compreendidos como consolidadores da cena goiana e de seus processos criativos vocais.

Palavras-chave: voz, cena goiana, ator.

  • Dramaturgia, comicidade, Recepção: Análise da dramaturgia cômica de uma cena clownesca.

Denis Camargo
Programa de Pós-Graduação em Artes – UnB
Mestrando – em Artes – Or. Prof. Dr. Marcus Mota

Resumo: A análise do processo de construção da dramaturgia da cena clownesca tem como princípio de investigação a criação da cena cômica originária no improviso do palhaço. O palhaço utiliza o corpo como foco central de transposição da imagem, texto ou sensação. Sua relação com a receptividade é diferenciada da utilizada no teatro convencional. A comicidade utilizada pelo clown é baseada na exposição do ridículo pessoal. A comicidade sempre foi tema de interesse dos filósofos, sociólogos, mas é na psicanálise que ela é destrinchada. Contudo, não basta ser cômico por natureza, precisa saber aplicar a comicidade de forma que haja uma dramaturgia, o cômico – o ridículo pessoal e uma recepção. E é no trabalho do palhaço que analisarei essa tríade.

Palavras-chave: dramaturgia, comicidade, recepção e palhaço.

  • O Hábito Habitável: A Experiência de Ser Espectador

Fernanda Marília Rocha
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFRGS
Mestranda – Linguagem, Recepção e Conhecimento em Artes Cênicas – Or. Prof. Dr. Clóvis Dias Massa
Atriz e Professora de Teatro da Rede Estadual de Ensino de Porto Alegre

Resumo: O tema do projeto de pesquisa diz respeito ao processo de formação de espectadores, ou seja, trata de desvelar os pontos de intersecção entre o teatro e seus públicos possíveis. Parte-se do princípio de que o prazer estético advém do próprio experimentar, assim o hábito de ser espectador passa a ser construído, portanto, habitável. Os sujeitos da pesquisa são 20 alunos de 6° série do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Porto Alegre, que terão acesso a peças teatrais ao longo de uma experiência continuada. O objetivo é discernir princípios fundamentais para a construção do gosto estético na prática do “tornar-se” espectador. Busca-se verificar quais resultados essa experiência traz para os estudantes e como pode contribuir para a transformação dos seus horizontes estéticos.

Palavras-chave: Teatro, Recepção Teatral, Educação.

  • A mãe de Brecht e Hanns Eisler – Cena e música

Geraldo Martins
Programa de Pós-Graduação em Artes – UnB
Doutorando – Dramaturgia Musical – Orientador: Prof. Dr. Marcus Mota
Departamento de Artes Cênicas da UnB

Resumo: Em torno do trabalho colaborativo entre Brecht e Eisler está a peça A mãe, onde confluíram a música de Eisler e o teatro épico de Brecht, buscando articular a recepção através da encenação, construída a partir do romance homônimo de Máximo Gorki. Este trabalho busca analisar:
1. a música de Eisler como parte da construção da dramaturgia do espetáculo, na sua complexidade estilística e de arranjos;
2. a encenação brechtiana: os aspectos de articulação nas passagens de cena, interrupções e recortes; o uso do côro e do coral de operários; a peça no contexto histórico da época e no contexto do trabalho de Brecht.

Palavras-chave: encenação, música

  • Espaços virtuais: o marca-passo da crítica teatral

Helena Mello
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFRGS
Jornalista e mestranda em Artes cênicas – orientação Dr. Edélcio Mostaço
Bolsista Capes 2009/2010

Resumo: A crítica teatral sofreu um grande golpe na redução de espaços na mídia impressa no final do último século. Porém, as novas tecnologias da era digital propiciaram o surgimento de blogs e sites de pessoas vinculadas ao teatro, profissionais da crítica, acadêmicos e espectadores que aproveitam a liberdade concedida pela internet para escrever sobre espetáculos, deixando na berlinda antigos conceitos e levantando questões sobre a autoria e o poder da crítica e dos críticos. Enquanto o debate sobre este tema recém começou, a confluência de ideias na rede mantém uma conectividade sempre em pauta. Questionados sobre o assunto, os criadores dos espaços virtuais defendem que estes podem representar um alento no panorama atual e vir a ser o futuro da crítica.

Palavras-chave: crítica; virtual; digital

  • A fábula das três racas no Buraco dos Capetas: corpo, máscara e f(r)icção

John C. Dawsey
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP
Doutorado e livre-docência em antropologia
Fapesp (coordenador de projeto temático)
Professor titular do Departamento de Antropologia da USP

RESUMO: Variadas tradições teatrais, desde Brecht ao teatro nô japonês, elaboram procedimentos para que máscaras não se apoderem dos corpos dos atores. A fricção entre corpo e máscara – que prefiro chamar de f(r)icção – pode gerar alguns dos momentos mais eletrizantes de uma performance. No exercício etnográfico que vem a seguir, a “fábula das três raças” apresenta-se como uma máscara extraordinária, de natureza caleidoscópica, capaz de expressar uma imensa variedade de formas e cores. No Jardim das Flores, o “buraco dos capetas”, pode-se ver como os corpos e máscaras se “f(r)iccionam”.

Antropologia da Performance, Corpo, Máscara, Fábula das três raças, F(r)icção

  • A transformação do conceito de dramaturgia: Reflexões preliminares

Laura Alves Moreira
Programa de Pós-Graduação em Artes – UnB
Mestranda – Dramaturgia – Or. Prof. Dr. Marcus Santos Mota
Bolsa Reuni
Integrante do grupo teatral BR-SA

Resumo: Nas últimas décadas o conceito de dramaturgia tem se expandido. Não encontrando espaço nas definições dramatúrgicas convencionais, novos grupos, atores, bailarinos e pensadores de teatro vêm cunhando outros conceitos como a dramaturgia do ator, a dramaturgia do movimento, a dramaturgia do som, a dramaturgia coletiva, a dramaturgia colaborativa, a dramaturgia da imagem e a dramaturgia da cena, entre outros. A democratização do processo criativo e o fim da supremacia do texto possibilitam a criação de conceitos de dramaturgia que se baseiam ora em outro conceito de palavra, ora no movimento, na imagem, na sonoplastia. Pensar este fenômeno começa por catalogar os usos conceito de dramaturgia, e perceber como se dá sua fragmentação, suas implicações e contribuções para a cena contemporanea.

Palavras-chave: dramaturgias, processo criativo, cena contemporânea.

  • O quarto criador da cena narrativa

Lígia Borges Matias
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – IA/UNESP
Orientador: José Manuel Lázaro de Ortecho Ramirez
Mestranda em Artes
Bolsista Fapesp

Resumo: Ao longo dos diversos momentos históricos a cena teatral assumiu diferentes posturas no concernente à relação proposta aos espectadores. De discursos diretamente direcionados a eles, à extrema independência palco-plateia, muitos foram os níveis de percepção e solicitação de participação da audiência na ação cênica. O presente artigo discute a maneira como essa interação se processa no teatro narrativo contemporâneo e investiga quais as condições ideais, nessa linguagem, para que o público seja um agente da criação e tenha igual importância dos demais elementos para a constituição do espetáculo.

Palavras-chave: teatro contemporâneo, teatro narrativo, dramaturgia do espectador

  • O Bumba meu boi maranhense em São Paulo: uma experiência estética com crianças e jovens.

Luciana Coin de Carvalho
Programa de Pós – Graduação em Artes – IA.UNESP
Mestranda em Artes Cênicas – Or. Marianna Francisca M. Monteiro
Professora de Artes da rede particular. Atriz e dançarina popular.

Acompanho os ensaios do grupo de dança do centro Educacional Gracinha, que fica em São Paulo. Esta entidade atende crianças e jovens entre 6 e 17 anos, no horário oposto ao escolar, oferecendo diversas atividades, entre elas o Grupo de Dança, com encontros aos sábados. Este grupo iniciou com um projeto sobre o Maranhão, há doze anos, desenvolvido pela arte educadora Rita Coelho, que com Henrique Menezes, músico maranhense, fixado em São Paulo, prepararam a dança do Bumba meu boi.
A proposta desta comunicação é  contar como se deu a escolha pelo tema de pesquisa e suas relações com a formação de arte educadora. Expor também os elementos, estéticos e de aprendizagem, ligados à cultura e à arte, observados na pesquisa de campo, nos encontros e apresentações do grupo, em 2010.

Palavras-chave: cultura popular, arte educação, danças brasileiras.

  • Cacuria: dinâmicas de uma tradição dançada

Luciana Hartmann – Prof. UNB
Doutorado Antropologia Social – Universidade Federal de Santa Catarina.
Esta comunicação apresenta uma reflexão sobre os processos de criação, transformação e sobrevivência de uma manifestação expressiva da cultura popular brasileira, o Cacuriá, através de um estudo de caso específico sobre o Grupo Cacuriá Filha Herdeira, sediado em Sobradinho – DF. O Cacuriá é uma dança folclórica maranhense, caracterizada por uma coreografia organizada a partir de duplas (casais), pelo forte ritmo marcado pelos tambores e pelo canto dos músicos, e pela alegria contagiante da movimentação corporal sinuosa dos dançarinos. Este trabalho, pautado em experiência prática junto ao Grupo e nos referenciais teóricos oferecidos pela Antropologia da Performance, busca construir de forma compartilhada com os sujeitos da pesquisa, uma reflexão sobre as dinâmicas desta tradição dançada.

Palavras-chave: dança tradicional, performance, cacuriá

  • Espectador: contemplar ou ser contemplado?

Luiz Cláudio Cajaiba Soares
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas – PPGAC-UFBA
Professor do Depto. de Técnicas do espetáculo da Escola de Teatro

Resumo: Tomando-se as obras sinópticas dos autores Balme e Lazarowicz (2000) e Marvin Carlson (1997), que congregam textos sobre a teoria do teatro, o trabalho se propõe a fazer um apanhado de autores que se dedicaram ao tema da recepção no início do século XX e nos anos de 1980, levando em conta alguns episódios históricos e considerações acerca da arte do espectador e da “descoberta” do espectador. A partir da provocação se o espectador deve contemplar ou ser contemplado, são tecidas considerações acerca da sua função e do seu papel no desenvolvimento das artes cênicas.
Recepção-Espectador-Teorias do Teatro

  • Teatralidade em Siron Franco: A Relação entre História, Artes Plásticas e Teatro em Goiás (1987-1998).

Luiz Davi Vieira Gonçalves
Programa de Pós Graduação em História – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Mestrando – História – Prof. Dr. Eduardo Reinato – Co Or. Prof. Dr. Robson Corrêa de Camargo
Professor Substituto – Universidade Federal de Goiás

Resumo: Este trabalho visa apresentar o desenvolvimento inicial da minha pesquisa de mestrado: Teatralidade em Siron Franco: A relação entre História, Artes Plásticas e Teatro em Goiás (1987 a 1998). Pretendo Investigar a relação do Teatro com a Artes Plásticas tendo como base o processo artístico do Siron Franco. Contribuindo de forma especifica para o conhecimento das relações performáticas da obra do autor investigado com o teatro. Portanto, viso identificar quais recursos que ator utiliza que possibilitam o despertar da imaginação criativa e espontânea no teatro que possam ser investigado a partir do processo histórico da obra do Siron Franco.

Palavra-chave: Teatralidade – Artes Plásticas – História – Siron Franco.

  • Do Ópera Studio de C. Stanislavski aos musicais de Brecht: por uma nova historiografia do teatro.

Marcus Mota
Professor de Teoria e História do Teatro na Universidade de Brasília
Doutorado UNB História

Resumo: Na recepção crítica da modernidade teatral pouco espaço se dá às relações entre teatro e música. A partir dos casos concretos de Stanislavski, Meyerhold e Brecht podemos observar que mais que recursos de encenação as relações entre teatro e musicalidade atualizam uma orientação interartística e multidisciplinar das artes da cena. Nesta comunicação me proponho a estudar, a partir dos casos supracitados, as implicações teorico-metodologicas de se levar em consideração a heterogeneidade material de eventos interartísticos.

Palavras-chave: Stanislavski, Meyerhold, Brecht, Música.

  • Quando Portugal conheceu “A alma boa” de Brecht: reflexões sobre a censura lusa

Marina de Oliveira
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Doutora em Teoria da Literatura – PUCRS
Professora adjunta do curso de Licenciatura em Teatro – UFPel
Resumo: Este artigo discute a recepção da primeira peça de Brecht em Portugal, em Lisboa, a partir da encenação de A alma boa de Setsuan, pela Companhia Maria Della Costa, em 1960. A análise da estada do grupo brasileiro em terras estrangeiras e a posterior interdição do espetáculo constituem material de reflexão sobre os mecanismos de atuação da censura teatral durante o governo salazarista.

Palavras-Chave: História do Teatro – Brecht – Cia. Maria Della Costa – Censura salazarista

  • Imago Anima: sobre o ator e a marionete

Mauro R. Rodrigues
Doutor em Artes –Teatro – Universidade de São Paulo
Professor Adjunto no Departamento de Música e Teatro – Universidade Estadual de Londrina
Diretor Cia. Imago Teatro de Animação

Resumo: Este trabalho trata a necessidade de sistematizar práticas investigativas, nos Estudos de Poética e Pedagogia do Teatro empreendidos pelo Laboratório de Teatro de Animação, entre os anos 2007 e 2009, em Londrina_Pr. Formulados no entrelaçamento de práticas artísticas e pedagógicas, estes estudos se aprofundam num terceiro âmbito, artístico-formativo. Aqui se reúnem notas e reflexões sobre a montagem de “Vis Motrix: ensaio sobre a alma das marionetes”. Faz-se com a descrição densa de experimentos pedagógicos, com procedimentos de criação centrados na mediação pedagógica e o aprendizado de aspectos técnicos do teatro de animação por aprendizes com conhecimentos inciais sobre marionetes de manipulação direta. O resultado articula e compartilha processos simultâneos de conhecer e fazer teatral.

Teatro de Animação; Marionetes; Mediação pedagógica; Estética Formativa.

  • Metodologias de formação de públicos: experiências com ações artístico-pedagógicas nas escolas

Ney Wendell
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas UFBa
Doutorado – Recepção Teatral – Or. Profa. Dra. Eliene Benício Amancio Costa
Bolsa FAPESB
Professor e Diretor Teatral

Resumo: Esta pesquisa é sobre a formação de públicos para as artes cênicas nas escolas. Trará um levantamento de alguns métodos referenciais de ações artístico-pedagógicas antes, durante e depois dos espetáculos, seguindo as experiências desenvolvidas no Projeto Teatral Cuida Bem de Mim na Bahia e em outras ações como o Animação Cultural de Recife-PE, a Formação de Platéia e o Programa Vocacional de São Paulo, além das atividades do Culture Pour Tous no Canadá. Estes métodos sistematizados e apresentados na pesquisa serão orientados para serem utilizados com diversos espetáculos num processo de teatro-educação nas escolas. Com isso, os educadores em geral poderão trabalhar com a mediação cultural em sala de aula, ampliando-se em novos instrumentais pedagógicos e gerando possibilidades de impacto educacionais diferenciados pela abordagem cultural.

Palavras-Chave: Teatro-Educação – Recepção – Escola

  • As proposições de Brecht e as montagens blumenauenses de seus textos

Olívia Camboim Romano
Departamento de Artes, Curso Artes – Bacharelado em Teatro – Interpretação,
FURB Professora Associada – Mestre em Teatro – UDESC
Atriz, diretora, pesquisadora e professora efetiva do Departamento de Artes (Curso Artes – Bacharelado em Teatro) da FURB,

Resumo: Esta comunicação é fruto da pesquisa “Blumenau em cena: reflexões sobre as montagens de Brecht na cidade (PIPe FURB/Artigo 170)”. A partir do contexto em que foram efetivadas as montagens de peças de Brecht em Blumenau entre 1981 e 2009, esse trabalho analisa as proposições do autor alemão consideradas pelos encenadores blumenauenses e discute as possíveis implicações, do ponto de vista da recepção, de tais apropriações. O estudo revelou, dentre outras coisas, que a maior parte das montagens esteve atrelada ao processo de formação de atores e foram realizadas em contexto educacional. Além disso, o interesse dos teatreiros locais pelo dramaturgo de Augsburg deveu-se ao caráter pedagógico de suas obras e o potencial de reflexão que as mesmas podem despertar nos atores e no público.

Palavras-chave: Brecht, Encenação, Contexto Regional, Blumenau.

  • Correspondência Incompleta – uma reflexão sobre a recepção do espetáculo infanto-juvenil “Miúda e o guarda-chuva”.

Paula Alice Baptista Borges
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA
Doutoranda – Teatro e Recepção – Or. Prof. Dr. Claúdio Cajaíba
Bolsa CAPES
Atriz, diretora, dramaturga, dançarina e professora.

Resumo: O objetivo deste trabalho é empreender uma metaleitura, uma compreensão dos modos de ler os produtos destinados à infância, através das perspectivas de alguns leitores/espectadores do espetáculo infanto-juvenil “Miúda e o guarda-chuva”, escrito e dirigido por mim, em parceria com Victor Cayres, em 2009. Os interesses decorrentes disso pretendem reler a produção artística em questão a partir da produtividade da leitura do outro, contribuir para a ampliação de repertório crítico sobre o teatro produzido para a infância, fomentar a discussão sobre o teatro infantil produzido por outras esferas culturais, discutir a manutenção de certos modelos instituídos e legitimados nas produções infantis e refletir sobre o papel do leitor como constante colaborador/criador daquilo a que assiste.

Palavras-chave – Teatro Infantil – Recepção – Leitura – Crítica Cultural

  • A filosofia dos sentimentos: prefácios de Orris Soares

Paulo Vieira
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFPB
Professor Associado – Doutor em Teatro – Dramaturgia e Espetáculo
Professor do Departamento de Artes Cênicas – Universidade Federal da Paraíba

Resumo: Entre os anos de 1914 e 1920, o dramaturgo Orris Soares escreveu os textos: A Cisma (1914), A Barreira (1917), Dentro da Fé (1917) e Rogério (1920). Escreveu igualmente prefácios às edições, nos quais aponta para um projeto de dramaturgia que pretendia indicar caminhos para o texto teatral, e esses estavam sintonizados com as vanguardas que no Brasil só começaria a se manifestar a partir da Semana de 22. Rogério é um texto com características expressionistas, veio que só será retomado por Oswald de Andrade nos anos 30. Mas são os prefácios de Orris que interessam analisar nesse momento. São manifestos de vanguarda sem o alarde comum aos manifestos. Nos prefácios, Orris Soares se mostra um inventor da modernidade a ser reconhecido.
Palavras-chave: dramaturgia, recepção, história e estética teatral

Título: Pulsações clariceanas e o Teatro do Instante

  • Rita de Cássia de Almeida Castro

Departamento de Artes Cênicas – UnB
Doutora Antropologia Social USP

Resumo: Reflexão sobre o processo de criação do grupo de pesquisa Teatro do Instante, que reúne artistas das áreas de artes cênicas, letras, música e arte computacional, em uma perspectiva interdisciplinar, e a montagem da peça Pulsações, com textos de Clarice Lispector. Em uma ambiência cênica intimista, propícia à liberação da imaginação, programas de arte computacional, criados especialmente para o espetáculo possibilitam aos participantes uma experiência interativa. Com foco na recepção, o processo de construção das cenas clariceanas leva em consideração o “itinerário de atenção do espectador” e estimula os diferentes sentidos olfato, tato, visão, paladar e audição. Esta análise se dará sob o meu ponto de vista, uma diretora em processo de experimentação estética do fazer teatral.

Palavras-chave: grupo, pesquisa, interdisciplinar, experiência, estética.

  • Poética em Fragmentos: Aristóteles, o espetáculo e seus duplos

Robson Corrêa de Camargo
Departamento de Música e Artes Cênicas e PPG-Música UFG
Prof. Adjunto – Mestrado e Doutorado ECA/USP
Rêde Goiâna de Pesquisa em Performances Culturais
Máskara – Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa do Teatro, da Dança e da Performance
Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Goiás
Encenador, Preparador de Atores.

Resumo: O objetivo desta apresentação é discutir a concepção de espetáculo na Poética de Aristóteles, a partir de suas várias traduções. Sublinha o papel fundamental da representação teatral na visão do professor grego. Sua concepção registra que a poesia dramática “supera o estabelecido pela poesia épica e lírica” graças a sua dupla existência, como texto e como espetáculo teatral, daí a sua “superioridade”. Discute o texto aristotélico dentro das questões levantadas pela teoria pós dramática de Hans Thies Lenrmann

Palavras-chave: Poética, pós dramático, Hans Thies Lehmann.

  • Companhia de Teatro Universitário La Barraca: teatro popular

Simone Aparecida dos Passos
Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás – CEPAE/UFG
Professora  Assistente – Mestre em Letras – UFU

Resumo: Federico García Lorca, na direção da Companhia de Teatro Universitário La Barraca propõe texto e encenação em que estão colocadas a tradição e a contemporaneidade em justaposição, possibilitando ao espectador, na presentificação do visto em cena, a catarse. Ele rompe com a linearidade do tempo histórico representado, inserindo o espectador no contexto da encenação para uma tomada de consciência. Neste teatro popular, levado ao interior do país, a cultura e a política espanhola e nacional são o centro da representação cumprindo a função clássica da representação: ação pedagógica e política (Festa e Conhecimento).

Palavras-chave: García Lorca, Teatro popular, La Barraca

  • O teatro amador como espaço de formação teatral: um estudo de caso na Serra Gaúcha

Taís Ferreira
Professora do Departamento de Música e Artes Cênicas – Universidade Federal de Pelotas
Mestre em Educação – PPGEdu – UFRGS
Resumo: O caminho percorrido do teatro amador ao teatro profissional, na maioria das vezes, é imbuído de uma importante dimensão pedagógica, já que, percebendo a educação a partir de um ponto de vista das pedagogias culturais, aprende-se teatro através das vivências teatrais às quais cada sujeito é submetido em sua história de vida, entre tantas outras instâncias culturais que nos ensinam modos de ser e estar no mundo. O teatro amador pode, portanto, ser encarado como um privilegiado espaço formativo na linguagem teatral. Destarte, a proposta deste trabalho é investigar, a partir de estudo de caso com sujeitos da região serrana do Rio Grande do Sul, como acontecem, contemporaneamente, processos formativos de profissionais do teatro a partir ou atravessados por experiências do teatro amador.

Palavras-chave: teatro amador, teatro profissional, pedagogia do teatro

  • A morte como poética no teatro de Tadeusz Kantor

Wagner Francisco Araujo Cintra
Programa de Pós-Graduação em Artes (mestrado) Área de Concentração: Artes Cênicas – UNESP
Doutor em Artes: programa de Artes Cênicas – área de concentração: teoria e prática do teatro – ECA-USP
Professor do Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação do Instituto de Artes da UNESP; e do Programa de Pós-Graduação em Artes – IA/UNESP
Resumo: Desde os primórdios da civilização, a angústia da morte criou a crença na imortalidade através da aceitação do sobrenatural e da admissão do divino e do sagrado como verdade fundamentada na fé. No teatro de Tadeusz Kantor, a morte é elevada à condição de elemento estético e é um processo criativo que nada tem de sobrenatural. A morte em Kantor significa conquistar outra dimensão na qual a arte se institui como realidade sensível e, ao mesmo tempo, desconhecida por estar oculta dos sentidos. Nesse caso específico, o teatro de Kantor dialoga com Malévich onde se observa a morte, que é o elemento substancial da sua poética, interpretada no contexto da arte abstrata.

Palavras-chave: encenação, teatralidade, arte abstrata