GT Etnocenologia – Anais do VI Congresso

 
  • Palhaço, o ícone do riso no circo itinerante

Alda Laborda
Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas – UFBA
Mestranda – Matrizes Estéticas na Cena Contemporânea – Or. Profª Drª Eliene Benício
Coordenadora do Núcleo de Artes Circenses – FUNCEB
Bolsista CNPQ

Resumo: O presente artigo trata das diversas formas cômicas encenadas pelos palhaços nos circos que itineram pelo Brasil, mas especificamente no Nordeste, que levam o público ao riso. A comicidade e o riso, com base na fundamentação teórica de Propp, Minois, Bergson, Garcia, Benício e Bolognesi, são identificados e exemplificados neste artigo, através das Entradas, Reprises, Gags, Esquetes Cômicas, Paródias e Brincadeiras que são encenadas pelos palhaços, reforçando a teoria de que o palhaço é o grande ícone do circo itinerante.

  • Etnocenologia e comportamentos espetaculares: desejo, necessidade e vontade

Alexandra Gouvêa Dumas
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA/ Université Paris Ouest La Défense
Doutoranda – Artes Cênicas/ Arts du Spectacle – Or. Prof. Dr. Armindo Bião e Idelette Muzart Fonseca dos Santos
Bolsa CAPES/ CNPq

Resumo: O termo “espetacular” e seus derivados, como espetacularidade e espetacularização, são palavras e conceitos recorrentes nos textos e reflexões acerca da Etnocenologia. Entendendo que o caráter espetacular é inerente às expressões humanas, a disciplina se propõe a elaborar instrumentos e noções que alicercem os estudos que se debruçam sobre tais fenômenos. Conceituada como “estudo dos comportamentos humanos espetacularmente organizados” tal assertiva destaca, no amplo universo das expressões humanas, aquelas que se diferenciam pelo caráter de ser “espetacular”. Esta adjetivação aponta uma delimitação ou direcionamento nos fenômenos que podem ser investigados pelo olhar etnocenológico. Este texto se propõe a ver o espetacular como conceito e como é sua expressão no seio da Etnocenologia.

Palavras-chave: Etnocenologia, espetacular, espetacularidade

  • A mobilidade das funções de ator e diretor nas práticas de processo de criação do Núcleo de Investigação – Usina do trabalho do Ator

Ana Cecília de Carvalho Reckziegel
Programa de Pós-Graduação em Educação – UFRGS
Doutoranda – Estudos Teatrais e Educação – Or. Prof. Dr. Gilberto Icle
Professora do Departamento de Arte Dramática – UFRGS
Resumo: Este artigo discute a mobilidade das funções artísticas de ator e diretor nas práticas de processo de criação coletiva e de montagem de espetáculos do Núcleo de Investigação Usina do Trabalho do Ator. A reflexão sobre o tema considera três aspectos: o levantamento das principais transformações no papel do ator e do diretor nas práticas teatrais euro-americanas ao longo do século XX, a emergência dos grupos teatrais e a prática do processo de criação coletiva realizada pelos mesmos, e a configuração e o processo de criação do Núcleo de Investigação – Usina do Trabalho do Ator, o qual vem revelando uma peculiar mobilidade entre as funções artísticas da atuação e da direção teatral.
Palavras-chave: Etnocenologia, Teatro, ator, diretor, processos de criação.

  • Uma opção para atores encenadores em eventos no Brasil

Armindo Bião
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia
Professor Titular Associado – Doutor em Antropologia – Sorbonne Paris V
Bolsista PQ – CNPq
Ator e encenador

Resumo: Trata-se da apresentação de pesquisas em artes do espetáculo, em eventos científicos no Brasil. Antes, em nível de graduação e restrita ao teatro e, depois, ampliada para a dança e a pós-graduação, a formação acadêmica nessa área tem dado prioridade, historicamente, à preparação prática para o mercado profissional de artistas e professores. Nos últimos 20 anos, o crescimento da pesquisa e da produção teórica tem criado mais oportunidades para a apresentação de seus resultados e o consequente debate crítico. Uma opção, no âmbito do GT de Etnocenologia da ABRACE, para os professores e pesquisadores, que são, também, atores e encenadores, é alternarem exposição verbal teórica e curtas encenações solo em suas apresentações.

Palavras-chave: Apresentação em Evento. Ator. Encenador. Etnocenologia. Resultado de Pesquisa.

  • Corpo e Sociedade na Alemanha entre guerras

Carmen Paternostro
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – Ufba
Doutoranda – Artes Cênicas – Or. Prof. Dr. Armindo Bião
Bolsa Fapesb

Resumo: Por um diálogo com a sociologia de David Le Breton, são analisados aspectos relativos ao corpo como interface entre o social e o individual, entre a natureza e a cultura e entre o fisiológico e o simbólico. Serão analisadas de forma sucinta as iniciativas comunitárias de libertação corporal para a Lebens Reform (Reforma da Vida) que marcaram a história social alemã antes da 1ª Guerra (1914 a 1917), de um lado, e do outro, serão comentados os acontecimentos político-sociais que envolveram de forma radical e trágica a corporeidade humana, seja como fenômeno social seja como representação de imaginários racistas no período anterior à 2ª Guerra (1942 a 1945).

Palavras-chave: Alemanha. Lebens Reform. Sociologia do corpo.

  • Fé  em festa

Cristiano de Araujo Fontes
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA
Doutorando – Etnocenologia – Or. Prof. Dr. Armindo Jorge de Carvalho Bião.
Bolsa FAPESB

Resumo: Busca-se descrever, compreender e discutir a relação de fé e festa nos corpos dos praticantes e na movimentação espetacular dos fieis da Festa da Padroeira da cidade de Rio Real, na Bahia. Por um lado, mostra-se em que sentido a fé é o elemento decisivo e coesivo de uma comunidade que, durante nove dias de Oração do Terço (novenas), missas e quermesses, renova sua vida social e seus laços comunitários. Por outro lado, discute-se como o elemento festivo e lúdico, em torno do que é, também, uma confraternização pela Natividade de Maria, enquanto modo compartilhado e intenso da comunidade, retroalimenta a própria fé. Assim, os elementos lúdicos e religiosos se encadeiam numa dinâmica constante.

Palavras-chave: Etnocenologia. Fé. Festa. Comunidade-festiva.

  • Etnocenologia: conceitos e métodos a partir de um estudo sobre o samba de roda do Recôncavo baiano.

Daniela Amoroso
Escola de Dança- UFBA
Professora Adjunta– Doutora em Artes Cênicas – PPGAC
Resumo: A etnocenologia é uma disciplina recente e que constitui um campo fértil de questões e reflexões, algumas jà ressaltadas por outras ciências como a etnografia e a antropologia, e outras que estão sendo desenvolvidas no âmbito dos estudos das Artes do Espetàculo, do Espetàculo Vivant, do teatro e da dança. Este artigo aborda algumas questões metodologicas a partir de um estudo realizado sobre o samba de roda do Recôncavo baiano, nas cidades de São Félix e Cachoeira. O trajeto do sujeito/pesquisador,  a contextualização do objeto, o antietnocentrismo, a valorização e percepção da alteridade e a observação participante são entendidos como alguns dos métodos da pesquisa em etnocenologia.
Palavras-chave: etnocenologia; métodos; artes cênicas; samba de roda

  • Algumas observações preliminares sobre o desenvolvimento de epistemologias não-cartesianas em artes e humanidades

Denise Maria Barreto Coutinho
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA / Professora-adjunto / Pesquisadora
Doutorado em Letras (UFBA / Princeton University)
Professora do Instituto de Psicologia – UFBA

Resumo: Apresentação de aspectos preliminares da pesquisa em desenvolvimento sobre epistemologias não-cartesianas em artes e humanidades. Descrição de cada um dos seus termos, com ênfase para o plural “epistemologias”, que retoma um conceito freudiano – a Sobredeterminação – e uma categoria filosófica aristotélica – o Acidente –, buscando demonstrar que ambos constituem importantes ferramentas epistemo-metodológicas para pesquisas cujos objetos demandam abordagens não-cartesianas. É discutido ainda o papel do “não” como afirmação e como alternativa possível ao termo “anti”, bastante utilizado para designar oposição ao pensamento cartesiano. Por fim, são levantadas algumas conclusões preliminares sobre a eventual importância do tema no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas em artes e humanidades.

Palavras-chave: Epistemologia. Pensamento não-cartesiano. Pesquisa acadêmica.

  • Aedos, cavaleiros e cantadores:o processo de inscrições memoriais e imaginárias na fabulação de um acervo mítico.

Eduardo Cavalcanti Bastos
Doutorando em Artes Cênicas
PPGAC/UFBA – Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas – Universidade Ferderal da Bahia

Resumo: Este é um estudo sobre a via memorial e imaginária por onde avança o acervo mítico-histórico dos performers cantantes inscritos desde o medievo e reconhecidos como aedos, rapsodos, menestréis, trovadores e, mais atualmente, cantadores. Através de fluxos antropológicos de imagens, se forma a tessitura da representação cênica, musical e poética. Esse acervo, por sua vez, transborda no universo extensivo da percepção sensível e ressoante – ou modos de sensibilidade – da imagem. Tais processos constroem, radicando nos estudos da etnocenologia, um panorama para a pesquisa em artes cênicas, a partir de certas realidades complexas, envolvendo dimensões ab origine, historiográficas, antropológicas entrecruzadas com a existencialidade do artista/pesquisador, seu processo criativo e heurística.
Palavras-chave: antropologia da imagem – tradição oral – poética – cancioneiro – etnocenologia

  • A benção e a peleja da Transdisciplinaridade na ciência e na arte

Frederico Ramos
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFMG
Mestrando – Psicofísica do ator – Or. Prof. Dr. Luis Otávio de Carvalho
Ator e professor

Resumo: O ambiente da Etnocenologia não só comporta, como demanda o aprofundamento das discussões acerca da Transdisciplinaridade. Nele, os estudos da teatralidade e da espetacularidade do comportamento humano são tratados de modo científico e artístico. Um flagrante de transdisciplinaridade é evidente quando notamos a ampliação das fronteiras, metodologias e instabilidades disciplinares nos trabalhos etnocenológicos. Essa benção na forma de evidência colabora para a discussão dessas duas evoluções gnoseológicas. Originadas no mesmo contexto cultural dos anos 1990 movimentado pela UNESCO, Etnocenologia e Transdisciplinaridade surgem como alternativa e reorientação disciplinar. Tal empreendimento não acontece sem grande peleja, pois os rigores e exigências da ciência e da arte podem divergir.

Palavras-chave: etnocenologia, transdisciplinaridade, gnoseologia

  • Para viver, não basta estar vivo.

Gisela Costa Habeyche
Programa de Pós-Graduação em Educação – UFRGS
Doutoranda – Educação e Arte – Or. Prof. Dr. Gilberto Icle
Professora do Departamento de Arte Dramática – UFRGS

Resumo: O artigo discute o que seria a presença do ator a partir de aspectos práticos descobertos no processo de criação de um espetáculo do grupo teatral gaúcho Usina do Trabalho do Ator (UTA), do qual a autora é atriz. Para tal, toma como instrumento de análise um exercício específico, praticado pelo UTA e que faz parte da história do teatro ocidental, tendo sido relatado por Thomas Leabhart, Decroux e Copeau. Para elaborar essa análise, são utilizados registros do diário do trabalho, que envolvem a descrição das subjetividades apreendidas na tarefa, para compreender a experiência vivida, o que favorece a constituição de pensamentos sobre a prática, em uma tentativa de aproximação dos estudos auto-etnográficos.
Palavras-chave – ator, presença, criação, auto-etnografia, Usina do Trabalho do Ator.

  • Festa e riso em Santa Helena

Gisele Vasconcelos
Curso de Licenciatura em Teatro – UFMA
Professora Assistente – Mestre em Ciências Sociais – UFMA
Pesquisadora CNPQ – Grupo de Pesquisa Pedagogias do Teatro e Ação Cultural

Resumo: A partir da comunicação cômica no bumba-meu-boi, este trabalho tem como eixo norteador para o estudo do riso, duas matanças observadas, no contexto da festa do boi Capricho de União, em Santa Helena – MA,  nos anos de 2005 e 2006, aqui vistas como referências para pensar a relação entre aquele que provoca a comicidade, aquilo do qual se ri e a pessoa que ri. A comédia é pensada a partir dos elementos da festa (reatualização dos mitos; mascarada; prática de inversão) e do teatro popular (tipificação, caráter improvisado; temas não aprofundados; pacto com a platéia e comicidade).

Palavras-chave: festa; riso; teatro popular; bumba-meu-boi

  • Oralidade: Jogo sagrado e jogo profano

San Agustin-Caracas-Venezuela
Inés Pérez-Wilke
Universidad Bolivariana de Venezuela
Mestra em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA
Professora PFG Comunicação Social/UBV
Pesquisadora do programa Cátedra Libre África
Resumo: O estudo visa a análise, através da antropologia audiovisual e da etnocenologia, de formas orais e performáticas do povo afrodescendente venezuelano, no contexto urbano, encontradas em rituais coletivos que implicam jogos de improvisação oral. Veremos manifestações culturais com origem em festas sincréticas, dos povos afrodescendentes, principalmente da costa norte, migrados em direção a Caracas, e sua concentração, neste caso, no bairro San Agustín. Aqui se identificam celebrações de caráter híbrido onde a matriz africana está presente e é uma força aglutinadora. A hipótese é que essas práticas de jogo e ritual, com suas re-interpretações locais e urbanas, e justamente por elas, permanecem vivas no intrincado tecido do imaginário coletivo, com conseqüências sociais e políticas.

Palavras Chave: Oralidade, Etnocenologia, Diaspora africana, Audiovisual

  • NAS FESTAS DOS SANTOS DE PRETO: Uma Etnografia Interpretativa do Ritual Festivo dos Catopês na Cidade de Bocaiúva/MG

Jarbas Siqueira Ramos
Universidade Federal da Bahia – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – PPGAC/ Aluno do Mestrado em Artes Cênicas
Linha de Pesquisa: Matrizes Estéticas na Cena Contemporânea/ Etnocenologia
Professor de Ensino Superior no Curso de Artes Teatro da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar um resultado parcial dos estudos que vem sendo feitos para, de maneira geral, realizar uma etnografia interpretativa do Ritual Festivo dos Ternos de Catopês da cidade de Bocaiúva, no Norte de Minas Gerais. Nesta etapa, a intenção é apresentar os Ternos de Catopês de Bocaiúva, bem como as primeiras observações acerca da Festa e de suas Dinâmicas Rituais. Por meio de observação participante e de uma fundamentação teórica acerca dos conceitos de Congado, Catopês, Festa e Ritual, serão descritas as etapas do aqui denominado Ritual Festivo, com o propósito de ampliar o olhar das Artes do Espetáculo para o Ritual e para a Festa, no âmbito da Etnocenologia, como importantes campos para a atuação do pesquisador.

Palavras-Chaves: Catopês. Festa. Ritual.

  • O mestre morreu. Viva o novo mestre.

Jorge das Graças Veloso
Programa de Pós-Graduação em Artes VIS/IdA – UnB.
Professor Adjunto – Doutor em Artes Cênicas – UFBA.
Ator, Diretor, Dramaturgo, Professor/Universidade de Brasília – UnB.
Resumo: Estudo sobre os mecanismos de renovação e permanência dos grupos de Folias do Divino no entorno goiano do Distrito Federal, inclusive com o surgimento, anualmente, de novos cortejos. Em 2009 foi criada a Folia da Fazenda Choramar, no município de Santo Antônio do Descoberto, a 60 Km de Brasília, com a presença de aproximadamente 50 cavaleiros, número que passou de 130 em 2010. As principais características observadas no crescimento desse contingente foram as trocas intergeracionais, com a presença marcante de crianças e adolescentes em funções de destaque no giro. Com isto, a despeito dos discursos modernistas que cercam a capital federal, as tradições existentes antes de sua inauguração, ao invés de desaparecerem, tendem a, cada vez mais, se consolidarem e a se renovarem.

Palavras-chave: Etnocenologia, Folias do Divino, Ritos espetaculares.

  • A IDADE DE CRISTO À IDADE DA RUA: Grupo Imbuaça 33 anos

Lindolfo Amaral
(doutorando/UFBA)
(Etonocenologia – Profa. Dra. Eliene Benício)
(integrante do Grupo Imbuaça)

Resumo: A rua é o grande palco da experiência do Grupo Imbuaça que teve seu início em 1977,  a partir da presença do Teatro Livre da Bahia no Festival de Arte de São Cristóvão. O Cordel e as danças dramáticas foram as fontes para a construção dos espetáculos. O Imbuaça também influenciou o surgimento de novos grupos e a reflexão sobre a produção do teatro de rua. O presente trabalho constroi uma radiografia dessa trajetória e o seus desdobramentos.

  • Aspectos dos rituais religiosos no teatro negro brasileiro contemporâneo

Marcos Antônio Alexandre
Programa de Pós Graduação em Estudos Literários – UFMG.
Professor Adjunto. Doutor em Literatura Comparada e pós-doutorado com pesquisa em teatro e cultura afrodescendente no ISA – La Habana, Cuba e na UFBA.

Resumo: A arte negra não retrata apenas as especificidades de sujeitos negros e sua integração na sociedade, mas também se nutre dos elementos que compõem e integram a cultura dos afrodescendentes em suas diversas manifestações artístico-performáticas: danças, músicas, jogos, mitos e ritos. Em se tratando dos ritos, observa-se que a religião desde sempre esteve presente na integração da cultura brasileira e, ao longo dos tempos, constitui-se como uma das formas do negro valorizar a sua cultura por meio dos rituais sagrados e profanos, sendo ainda um dos temas de pesquisa no campo dos estudos sobre a etnocenologia. A partir da análise de textos dramáticos/espetaculares, este trabalho se propõe a refletir sobre como elementos da religião afrodescendente vem sendo incorporados e utilizados no teatro negro brasileiro contemporâneo.

Palavras-chave: afrodescendente, negro, religião, teatro negro.

  • Corpus para a pesquisa contemporânea em Commedia dell’Arte

Marcus Villa Góis
Programa de Pós –Gradução em Artes Cênicas – Ufba
Doutorando – Artes Cênicas – Or. Prof. Dr. Armindo Bião
Bolsa Fapesb

Resumo: Procura-se definir um corpus de referência para a dramaturgia do ator na Commedia dell’Arte e indicar a multiplicidade e variedade de textos produzidos por seus atores/ autores, ordenados por nome e ano de publicação, com a indicação de cidades e editoras da primeira e posteriores edições. Esse corpus, descrito em duas notas de rodapé, contém, exclusivamente, textos do que se considera, tradicionalmente, como dramaturgia e, também, textos de outro tipo de dramaturgia, menos tradicional, conhecida pelo termo plural de zibaldoni, que, embora sejam de ficção, com personagens, monólogos ou diálogos, não possuem a configuração de uma fábula, argumento, mito ou história, e que foram produzidos com o objetivo de dar suporte à improvisação em cena e enaltecer os personagens e seus atores.
Palavras Chaves: Ator. Commedia dell’Arte. Corpus. Dramaturgia. Zibaldoni.

  • Do caixão da pátria ao pelô do novo mundo: Duas performances – instalações site-specific numa trajetória nômade.

Marios Chatziprokopiou
Universidad Paris8-PPGAC UFBA.
Doutorado – Etnocenologia – Or. Jean Marie-Pradier e Armindo Bião.
Bolsa CAPES.
Artista de performance, pesquisador.

Resumo: Trata este texto de apresentar e contextualizar dois trabalhos de performance-instalação site-specific: “Qual coisa sua este país está matando?”, realizado na Grécia (Thessaloniki e Atenas, Maio e Junho 2010), e “Lembrança da Bahia”, realizado no Brasil (Salvador de Bahia, Setembro 2010). Apesar de separadas por fronteiras lingüísticas, estas duas obras em progresso são frutos da mesma trajetória nômade e de uma estética e postura comum. Este comum é um país conceitual, imaginário; entre terras, territórios, e tempos diferentes. Ambos os trabalhos visam subverter as certezas da vida social, gerando vozes de reflexão, sobre a memória do passado e sobre o presente. Até que ponto seria possível transformar a vida através da performance, tendo em conta sua natureza precária e efêmera?

  • Caboclinhos: Prática Espetacular em Dias de Festa

Mirian Walderez Oliva de Abreu
Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas – UFBA
Mestranda – Matrizes Estéticas na Cena contemporânea – Or. Antônia Pereira de Bezerra
Bolsa FAPEMIG
Professora do Departamento de Artes/ Teatro – Universidade Estadual de Montes Claros
Resumo: O trabalho tem como foco a manifestação cultural do Terno de Caboclinhos nas Festas de Agosto da cidade norte mineira de Montes Claros. O objetivo é descrever e refletir os elementos sígnicos e estéticos dessa prática espetacular, seu contexto sócio cultural, histórico e motivacional. A investigação encaminha-se para o âmbito das noções teóricas da Etnocenologia e estudos de pesquisadores acerca do tema, dentre eles Bião, Pradier, Burke, Ortiz, Duvignaud, Hall, Maffesoli, Strauss e Geerts. De caráter qualitativo, etnográfico, se desenvolve por observação participante em Diários de Campo, fotos e vídeo registro além de entrevista semi – estruturadas. Pode se tornar referência como modelo de ação para criações cênicas, para os estudos culturais e pesquisas em teatro.

  • Cantos e recantos: memória, oralidade e o reisado Discípulos de Mestre Pedro, em Juazeiro do Norte, Ceará.

Rafael Rolim Farias
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA
Mestrando – Etnocenologia – Or. Prof. Dr. Armindo Bião
Bolsa Capes
Ator e Brincante

Resumo: Trata-se de um breve estudo analítico e comparativo de duas variantes de duas letras de canções, recolhidas em reisados alagoanos, no final do século XIX e início do século XX, por Théo Brandão, e atualmente encontradas também no repertório do reisado Discípulos de Mestre Pedro, em Juazeiro do Norte, no Ceará. Os conceitos da etnocenologia e os de memória e oralidade são importantes para definir uma estratégia teórica e metodológica de análise e compreensão das práticas culturais que geram possíveis dispositivos de transformação, re-criação e re-apropriação na cena espetacular do reisado Discípulos de Mestre Pedro e de outros folguedos populares nordestinos.

Palavras-chave: Etnocenologia. Reisado. Memória. Oralidade.

  • Teatro, Antropologia e a Arte do Ator entre Oriente e Ocidente

Ricardo Gomes e Natali Bentley
Professor adjunto do Departamento de Artes – UFOP
Doutor em história, teoria e técnica do teatro e do espetáculo – Università degli Studi di Roma / Discente do bacharelado em artes cênicas (direção teatral) – UFOP

Resumo: Na busca de princípios norteadores para o trabalho do ator brasileiro, dentro de uma perspectiva transcultural que permita incorporar às técnicas ocidentais as tradições cênicas asiáticas, o Núcleo de Pesquisa sobre a Arte do Ator entre Oriente e Ocidente, sediado na UFOP, utiliza princípios oriundos da formação do ator no teatro-dança tradicional indiano para o treinamento do ator ocidental. Nesta comunicação serão abordados dois desdobramentos deste trabalho que percorrem caminhos que dialogam com a Antropologia Cultural, para além da Antropologia Teatral, que é um dos fundamentos da pesquisa: a possibilidade de diálogo com a técnica da mímesis corpórea e a pesquisa de campo realizada no Vale do Jequitinhonha durante o processo de construção do espetáculo “A casa de lá”.
Teatro – Antropologia – Trabalho do Ator

  • Hoje é dia de festa! É agosto em Montes Claros

Ricardo Ribeiro Malveira
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – PPGAC/UFBA.
Mestrando – Matrizes Culturais na Cena Contemporânea – Or. Lucia Fernandes Lobato
Bolsa FAPEMIG
Professor do Departamento de Artes/ Curso de Artes Teatro – Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES.

Resumo: Este trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar as festas de agosto e os Catopês de Montes Claros, representantes do Congado norte mineiro. Apresenta os elementos que caracterizam este espaço festivo a partir de uma investigação bibliográfica, documental e participante nas festas e no Terno de São Benedito. O horizonte teórico se ancora nos conceitos da Sociologia Compreensiva, Sociologia Interpretativa e na Etnocenologia. Levanto a hipótese de que os Catopês revivem e instauram uma resistência negra contemporânea no seio da cultura mineira através de rastros ancestrais, presentes no espetacular do corpo, de práticas extracotidianas e de dimensões ocultas. Eles festejam no estar junto das ruas em agosto, e assim revivem sua memória e seu imaginário.
Festas. Catopê, Rastros, Imaginário, Ritos Espetaculares.

  • Commedia dell´Arte: Silhuetas e reflexões sobre uma poética

Rosa Adelina Sampaio Oliveira
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UFBA
Mestranda – Poéticas e Processos da Encenação – Ora. Profa. Dra. Catarina Sant´Anna
Professora, Atríz e Produtora Cultural

Resumo: Este trabalho apresenta características da poética da Commedia dell´Arte, como o seu contexto histórico-social renascentista, elementos da encenação, os canovacci, a interpretação, a improvisação, os tipos – representações dos arquétipos e papéis sociais da Itália do sec. XVI -, o capocomico, o caráter do riso e sua função – desde sua utilização em rituais -, o teatro popular, o jogo cênico baseado em relações de opressão e antagonismos (patrão/ empregado, novo/velho, mulher/homem), etc. Explicita e define a poética enquanto inapreensível, refletindo sobre a utilização e análise documental em pesquisas dessa natureza que tratam de objetos de tempos passados. Concluindo com a definição acerca das características citadas no texto enquanto, apenas, possíveis silhuetas da poética da Commedia dell´Arte.
Palavras-chave: Commedia dell´Arte.Teatro popular. Artes cênicas.

  • Grotowski: arte, espiritualidade e subjetividade

Tatiana Motta Lima
Professora da Graduação em Artes Cênicas e do PPGAC – UNIRIO
Professora adjunta – doutora em Teatro pelo PPGAC – UNIRIO
Atriz, Diretora

Resumo: Este é um trabalho sobre o deslizamento entre arte e espiritualidade na trajetória de Grotowski. O artesanato teatral – e as noções de corpo e de técnica, por exemplo – foi relido, na sua obra, a partir de um confronto com uma pesquisa de viés místico ou espiritual ou energético (as palavras são tão carregadas que é difícil optar por qualquer uma delas). Ao mesmo tempo, é justamente no terreno artístico que Grotowski vai encontrar a possibilidade de ser um ‘investigador espiritual’, já que a arte permanece independente das correntes religiosas ou de fé. Investiga-se, a partir daí, a noção de ‘trabalho sobre si’ enquanto produção de subjetividades que se afastam das noções antropocêntricas de indivíduo.
Palavras chave: Grotowski, arte, espiritualidade, subjetividade

  • Uma reflexão ou devaneio sobre a etnocenologia como epistemologia não-cartesiana

Thales Branche Paes de Mendonça
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA
Mestrando – Matrizes estéticas da cena contemporânea – Or. Prof. Dr. Erico José de Oliveira
Bolsista da CAPES
Professor, ator e músico
Resumo: Este trabalho apresenta o estado atual de uma pesquisa de mestrado em artes cênicas, que toma como objeto a brincadeira dos mascarados na Marujada de São Benedito em Quatipuru (PA). Após uma primeira experiência participante em campo, e buscando efetivar o amadurecimento teórico necessário para a fase da pesquisa de campo, é desenvolvida uma reflexão que estabelece os princípios espistemo-metodológicos que orientam este processo de pesquisa. A pesquisa toma a etnocenologia como proposta epistemo-metodológica não-cartesiana, abrindo espaço para articulações transdisciplinares, processos de pesquisa que valorizam o sujeito em suas apetências e competências, e a apropriação da experiência sensorial e estética como elemento gerador de conhecimento.
Palavras-chave: Etnocenologia; epistemologia não-cartesiana; pesquisa e subjetividade.