GT – Teorias do Espetáculo e da Recepção – Anais do V Congresso

 
  • Dalcroze, a música e o teatro: como transpor Dalcroze para as técnicas do ator

Adriana Fernandes

Universidade Federal de Goiás

Resumo: Esta comunicação é um aprofundamento de um trabalho apresentado em 2007, na IV Reunião Científica da ABRACE. O objetivo aqui é apresentar as relações que podem ser estabelecidas no campo interdisciplinar da música e do teatro tendo como referencial teórico o trabalho de Emile Jaques-Dalcroze (1865-1950) e seu método denominado de eurítmica. Proponho uma possibilidade de transposição da metodologia Dalcroziana no treinamento do ator, focando principalmente na questão vocal. Partindo dos parâmetros sonoros: altura, duração, intensidade e timbre eu intercalo práticas provenientes da educação musical e as necessidades dos atores/diretores teatrais com relação ao texto dramático.

Palavras-chave: Voz Dalcroze Parâmetros Musicais

  • Recepção estética no futebol – uma relação para além das partidas

Adriana Silva Amorim

Universidade Federal da Bahia

Resumo: O estudo trata de aspectos da recepção do futebol levando em consideração o comportamento dos torcedores durante a apresentação deste espetáculo e, ainda, sua relação com o evento mesmo quando as partidas não estejam acontecendo. Consideram-se conceitos modernos de apreciação estética, além de identificar no futebol uma forte manifestação cultural popular capaz de mobilizar agentes de diferentes estratificações sociais que vivenciam num mesmo tempo-espaço uma experiência estética geradora de outras instâncias de recepção. Parte de uma breve análise da história da chegada deste esporte ao Brasil para compreender a comoção promovida pelo esporte em todo o território nacional.

Palavras-chave: futebol recepção cultura popular

  • TERRA EM TRANSE E O REI DA VELA: CRIAÇÃO, REFLEXÃO CRÍTICA E ESTÉTICA DA RECEPÇÃO

Alcides Freire Ramos

Universidade Federal de Uberlândia

Resumo: No Brasil, o diálogo mantido entre o Teatro e o Cinema, em diversos momentos históricos, caracterizou-se do ponto de vista da criação artística por instigantes contribuições. Bons exemplos disso podem ser encontrados no modo como o Cinema tem contribuído para o revigoramento do Teatro. E essas contribuições não ocorreram apenas do ponto de vista da dramaturgia, mas também no trabalho dos encenadores.Nessa comunicação discutiremos o modo como o diretor José Celso Martinez Corrêa apropriou-se das conquistas estéticas e narrativas do filme “Terra em transe” (Glauber Rocha) para a concepção do espetáculo “O Rei da Vela”.

Palavras-chave: Teatro e Cinema Terra em transe – Glauber Rocha O Rei da Vela – José Celso Martinez Corrêa

  • APONTAMENTOS ACERCA DA PRODUÇÃO TEATRAL PAULISTANA NOS ESPETÁCULOS ADULTOS APRESENTADOS NA DÉCADA DE 1980: UM SURPREENDENTE PREDOMÍNIO DO FEMININO EM CENA

ALEXANDRE MATE

UNIVERSIDADE JULIO DE MESQUITA FILHO

Resumo: Fruto de pesquisa mais ampla, abarcando a produção teatral paulistana da década de 1980 (espetáculos adultos), a reflexão apresenta alguns dados mais gerais acerca daquela produção. Contrapondo-se a uma memória autoritária, construída pelo alto, segundo a qual – como aparece na totalidade da documentação – a década de 1980 teria sido uma “década perdida”, além de outros dados quantitativos e qualitativos, surpreende o quanto o feminino e as mulheres protagonizaram a cena apresentada na cidade. Apesar das crises políticas e mundiais (queda da URSS e do Muro de Berlim, Tatcher e Reagan no poder, queda do, da globalização e neoliberalismo)em São Paulo os espetáculos paulistanos começam a ser produzidos por nova consciência polític que na década posterior dá início ao chamado teatro de grupo.

Palavras-chave: HISTÓRIA DO TEATRO TEATRO PAULISTANO TEATRO PAULISTANO – DÉCADA DE 1980

  • Fluxo de Consciência: o termo e as perspectivas de análise no teatro

Angela Francisca Almeida de Oliveira

UFRGS

Resumo: A comunicação, que aqui se propõe, apresenta o Fluxo de Consciência enquanto proposta pertinente ao teatro. Pretende-se preencher parte de uma lacuna teórica que perdura, embora seja clara a presença desta proposta artística na cena teatral ao longo do século XX. A maioria dos estudos, desenvolvidos até hoje, versam sobre o Fluxo de Consciência em obras da literatura narrativa, sem adentrar especificamente ao campo teatral. Pretende-se contribuir para desvelar sua efetiva participação no teatro, abordando-o não como ponto adjacente, mas como foco principal de estudo. Na convergência de teorias da Psicologia, da Literatura e do Teatro se propõe uma compreensão de sua amplitude na contemporaneidade teatral.

Palavras-chave: Teoria do Espetáculo Fluxo de Consciência Teatro Contemporâneo

  • Evocação no Retiro do Artista Riograndense: Imagem-Lembrança e Memória Afetiva no Processo de Recepção Teatral

Processo de Recepção Teatral

Clóvis Dias Massa

PPGAC-UFRGS

Resumo: A pesquisa tenciona compreender o processo de evocação e refletir sobre o vínculo entre a imagem-lembrança e a memória afetiva neste subprocesso da recepção teatral, a partir do contato com moradores do Retiro do Artista Riograndense, instituição que acolhe idosos da classe teatral. O estudo optou por enfocar o olhar sobre o passado, mais precisamente a representação da experiência vivida a partir da constituição de imagens virtuais. Dona Laís Dias, de 81 anos, moradora do Retiro, possibilitou a articulação de vários aspectos em torno da proposta de uma investigação empírica acerca do assunto. A rememoração dos momentos mais emocionais faz com que as impressões sensoriais sejam retomadas pelo reconhecimento atento de que nos fala Deleuze.

Palavras-chave: Recepção Evocação Memória Afetiva

  • Performance e análise de molduras: a contribuição de Erving Goffman para o teatro

Geraldo Martins Teixeira Júnior

Universidade de Brasília

Resumo: Este trabalho apresenta a contribuição de Erving Goffman para o teatro em sua obra Frame analysis, na sua abordagem singular do cotidiano e da performance, e na sua utilização do conceito de moldura. O campo interacional é sistematizado conceitualmente a partir de uma prática de observação direta. As molduras implicam envolvimento e perspectivas de interpretação, podendo se transformar e sair da rigidez literal e naturalista do cotidiano. Ao falar em moldura do teatro como elemento transformador de molduras em determinadas situações, Goffman mapeia o teatro como manifestação cotidiana e vai além: reconhece nos espetáculos um lugar potencial para estas transformações, analisa textos teatrais, processos de montagem, apresentação e recepção; consolida, assim, uma teoria do teatro.

Palavras-chave: performance moldura recepção

  • Algumas reflexões sobre os modos de recepção das artes cênicas contemporaneamente

Luiz Cláudio Cajaiba Soares

Universidade Federal da Bahia

Resumo: Trata-se da abordagem dos padrões da experiência estética contemporaneamente, tendo como objeto central de discussão a performance e o caráter performativo presente nas artes. Discute-se o quanto os produtos artísticos atuais colaboram ou não para as mudanças dos modos de percepção do receptor, em particular, das artes cênicas e como se configura o envolvimento do espectador nas performances de caráter irreprodutível. Indaga-se quais as barreiras entre representação e realidade nestes casos. Outra discussão considerada chama a atenção para a “qualidade performativa de todo ato de ver”, e para o fato de que abordar o que foi visto e que está ausente, seria alterar o evento em si mesmo, para se concluir “que a arte é hoje o que foi ontem e o que será em qualquer tempo”.

Palavras-chave: Performance Recepção Ontologia

  • Meyerhold e a materialidade do evento cênico

Marcus Santos Mota

Universidade de Brasília

Resumo: A multifacetada carreira de V.Meyerhold (1874-1940) é muitas vezes reduzida a algumas rubricas (ruptura com Stanislaviski (1863-1938), biomecânica, teatralização do teatro, martirização) que, veiculadas pelos manuais e apressadas historiografias do teatro, contribuem para formar estereótipos intelectuais . No lugar de romancear Meyerhold, nos propomos a examinar sua decisiva participação no teatro moderno. Para tanto nos concentramos em sua recusa do sistema naturalista/ilusionista de representação.A partir de Meyerhold, a materialidade da cena não é um ato subsidiário, uma encarnação das idéias, um detalhamento de alguns aspectos pontuais da narrativa. A materialidade da cena é o espetáculo mesmo. Nessa tautologia refuta-se o autocentramento do sistema ilusionista do naturalismo teatral.

Palavras-chave: Meyerhold teatralidade Teoria

  • Formalismo e Recepção: Procedimentos para estranhar

Mauro Roberto Rodrigues

Universidade Estadual de Londrina

Resumo: Breves apontamentos a respeito da teoria estética formalista proposta por Victor Chklovsky permitem revisar algumas das concepções críticas da teoria da arte que abordaram o receptor, do ponto de vista do papel desempenhado por este sujeito, no processo artístico. Preocupação esta que percorre variadas vertentes críticas, no século XX, revisitada ela permitirá formular anotações sobre questões pertinentes à interação de sentidos entre obra e recepção. A pretensão é atualizar alguns elementos neste vasto território conceitual, demarcando princípios tais como objeto estético, desfamiliarização, procedimento e materialidade.

Palavras-chave: Teoria Estética Recepção Formalismo russo

  • RECEPÇÃO DO ESPETÁCULO CUIDA BEM DE MIM

NEY WENDELL CUNHA OLIVEIRA

Resumo: O artigo “Recepção do Espetáculo Cuida Bem de Mim” é resultado de uma pesquisa de dissertação realizada no PPGAC-UFBA. Traz um estudo da recepção do espetáculo Cuida Bem de Mim que está em cartaz há 12 anos, tendo conquistado prêmios locais e nacionais, além de ter realizado 810 apresentações para mais de 250 mil pessoas. Uma peça que trata da violência nas escolas públicas e da reconstrução das relações afetivas no ambiente escolar e é encenada pelos jovens do Grupo de Teatro da Organização Não Governamental Liceu de Artes e Ofícios da Bahia na cidade de Salvador-Ba.

Palavras-chave: RECEPÇÃO TEATRO-EDUCAÇÃO JUVENTUDE

  • O ESPAÇO TEATRAL COMO UM ESPAÇO DE RELAÇÃO

Olívia Camboim Romano

Universidade Regional de Blumenau – FURB

Resumo: A comunicação discute o espaço teatral como um local de configuração de relação entre espetáculo e platéia, a partir da análise do espetáculo A Vida é Sonho?, apresentado em Blumenau/SC em 2007. A montagem foi desenvolvida com alunos do curso de Artes – Teatro, da FURB, sob direção de Roberto Murphy. A partir das reflexões sobre o espetáculo verificou-se que mesmo no contexto universitário é possível abordar o espaço teatral como um espaço capaz de gerar variadas possibilidades de relação: entre todos os envolvidos em sua realização, através de um processo colaborativo, entre os mediadores desta prática, por meio da interdisciplinaridade, entre o ator e a platéia, favorecida pela disposição do espaço cênico e, por fim, entre os espectadores, na medida em que estes também compõem a cena.

Palavras-chave: Espaço teatral relação teatro universitário

  • Dramas Circenses: Espetáculo e Memória

Paulo Roberto Vieira de Melo

Universidade Federal da Paraíba

Resumo: Apresentação e breve análise de seis textos recolhidos no Circo Canarinho, em João Pessoa – Pb, resultantes de um Projeto de Pesquisa sobre Dramas Circenses nos anos de 2003-2004. Esses dramas eram representados nos circos pequenos e eram extremamente populares numa época anterior ao surgimento da televisão. Entraram em decadência gradativa a partir da ampla cobertura nacional que a televisão criou. Desta maneira a televisão terminou por substituir os dramas circenses no gosto popular, até porque, fenômeno inevitável da comunicação de massa, a televisão atingiu os mais afastados rincões que somente as troupes circenses conseguiam chegar. Diante dos novos folhetins televisivos, tornou-se inevitável a decadência dos espetáculos teatrais circenses.

Palavras-chave: Teatro Popular Dramaturgia História

  • Razão Emocional

Robson Corrêa de Camargo

ECA/USP

Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir aspectos da sensibilidade, da emoção e da razão no drama e na relação ator, personagem e público. O trabalho demonstra, sobre diferentes perspectivas, a relação complementar e dependente entre estes, utilizando escritos de Marx (manuscritos de 1844 e Teses sobre Feuerbach, um poema de Fernando Pessoa, afirmações do neurologista Antonio Damásio e do tratado sânscrito sobre teatro Natyasastra.

Palavras-chave: Teatro e emoção Marx Natyasastra

  • NOTAS SOBRE A HISTÓRIA E A HISTORIOGRAFIA DO TEATRO BRASILEIRO DOS ANOS 1970

Rosangela Patriota Ramos

Universidade Federal de Uberlândia

Resumo: A História do Teatro Brasileiro no século XX tem sido construída a partir de diferentes referenciais e múltiplas experiências. No entanto, no que diz respeito aos estudos relativos ao período 1940-1970, há a predominância de temáticas como a modernização da cena teatral, de um lado, e a defesa de um teatro sintonizado com lutas sociais e políticas, de outro. E esta última promoveu uma intensa reflexão sobre o engajamento da arte. Tais manifestações artísticas estabeleceram um profícuo diálogo com segmentos intelectualizados da população (professores universitários, profissionais liberais, estudantes, etc.), e a repercussão dessas análises legou, para posteriores estudos historiográficos, a concepção do que deveria ser “teatro político”. Esse será o tema de nossa exposição.

Palavras-chave: História e Historiografia do Teatro Brasileiro Teatro Brasileiro – década de 1970 História e Crítica Teatral

  • “Platéias sem-teto” e “espectadores errantes” – reflexões acerca da recepção do teatro de rua

Taís Ferreira

Universidade Federal de Santa Maria

Resumo: Este trabalho trata-se de um estudo de recepção realizado com platéias de teatro de rua, a partir do acompanhamento de apresentações do espetáculo “Miséria, servidor de dois estancieiros”, da Cooperativa de Artistas Teatrais Oigalê (RS). A partir das observações realizadas junto às platéias, discorro acerca do espectador de teatro realizado em ruas, praças e locais públicos. As implicações da recepção do teatro em espaços públicos, alguns traços constantes e a relação dos espectadores com recursos próprios de uma linguagem do teatro de rua também são objeto de reflexão desta investigação.

Palavras-chave: recepção teatro de rua platéias